Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB) Espanha. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Líder do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação. Interesses de pesquisa: Estudos Foucaultianos; Masculinidades; Gênero e Sexualidades; Cotidiano Escolar, Didática e Formação docente. E-mail - jairobardunifilho@gmail.com. (Texto informado pelo autor)
BARDUNI FILHO, J.; FIGUEIREDO, A. C. S.. A ATUAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL ENQUANTO UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. v. 7, p. 285-297, issn: 2358-8322, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, G. A. ; BARDUNI FILHO, J.. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: DUAS INSTÂNCIAS MUTUAMENTE DEPENDENTES. REVISTA CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. v. 4, p. 12-33, issn: 2525-2879, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CELESTINO SANTOS, Guilherme; MONTEIRO, G. R. F. F. ; BARDUNI FILHO, J.. As relações étnico-raciais nos currículos das licenciaturas na UEMG-Carangola: notas sobre a proposição de novas epistemologias críticas e construtivas. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). v. 25, p. 50-70, issn: 1676-840X, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FERRARI, A. ; LOPES, E. S.. UM JORNAL NA FRONTEIRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES NO SEMANÁRIO ESTUDANTIL ?O BONDE?.. Margens Interdisciplinar. v. 11, p. 11-28, issn: 1982-5374, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARTINS, Frederico Cordeiro; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. ASPECTOS LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO UMA EXTENSÃO COM AS ESCOLAS DE CLÁUDIO-MG.. Ciências Gerenciais em Foco. v. 9, p. 199-211, issn: 2317-5265, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
HERNECK, H. R. ; TURNES, M. G. E. ; BARDUNI FILHO, J.. GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA. Revista Communitas. v. v.1, p. 435-451, issn: 2526-5970, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERRARI, A. ; BARDUNI FILHO, J. ; LOPES, E. S.. Um jornal na fronteira: breves considerações sobre a produção de masculinidades no semanário estudantil 'O Bonde'. Margens. v. 11, p. 11-27, issn: 1982-5374, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; LEITE, A. S.. Breves olhares sobre a cultura juvenil nos anos de 1998 e 1999: subjetividades e identidades em cartas. Vox. v. 1, p. 27-37, issn: 2359-5183, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FERRARI, A.. Discurso, Regulamento e poder: a produção do sujeito esaviano no jornal estudantil 'O Bonde'. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. v. 17, p. 47-58, issn: 1984-5499, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; LOPES, E. S. ; PEREIRA, C. R. ; SOUZA, G. G.. O julgamento de ?Peter Lorre?: masculinidades e diferença em uma Escola Superior de Agricultura. Educacao em Perspectiva (Online). v. 5, p. 73-90, issn: 2178-8359, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. Sexualidade e afetividade na EFA-Puris, MG: o controle dos pais e a religiosidade das famílias. Série-Estudos (UCDB). v. 35, p. 185-198, issn: 1414-5138, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: A CONSTRUÇÃO DAS MASCULINIDADES NO COTIDIANO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Pesquiseduca. v. 5, p. 199-216, issn: 2177-1626, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; LEITE, A. S. ; POVOA, G. A. S.. Peles negras, escolas brancas: um estudo de caso. Revista África e Africanidades. Revista África e Africanidades. v. 4, p. 1-12, issn: 1983-2354, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; Maria das Graças Soares Floresta ; FIUZA, A. L. C.. Programas de Politicas Educacionais afirmativas: uma análise do projeto veredas e a formação de professores. Oikos (Viçosa, Mg). v. 21, p. 145-159, issn: 0101-5273, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (2)
AMORIN, E. O. (Org.) ; BARDUNI FILHO, J. (Org.). Mulheres, crianças e negritudes: ensino, pesquisa e extensão suscitando debates interdisciplinares. 1 ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais | EDUEMG, 2019. v. 1, p. 115. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. A revista playboy e a pornografia enquanto dispositivos para transformar meninos em homens. Em: Raimundo Expedido dos Santos Souza. (Org.). Literatura erótica e pornográfica: estudos teóricos críticos. 1ed. : Catu. 2020.v. 1, p. 148-163. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARTINS, Frederico Cordeiro; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. Aspectos legais para uma Educação Ambiental: Pensando uma extensão com as escolas de Cláudio-MG. Meio Ambiente em Foco Volume 5. 5ed.Belo Horizonte. Em: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio Ambiente em Foco. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 5, p. 136-143. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E SUA REPRESENTAÇÃO NOS COMICS NORTEAMERICANOS. Em: Anderson Ferrari e Roney Polato. (Org.). VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desafios e potencialidades de nos re-inventarmos. 21ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2017.p. 1-1659. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS. O CINEMA E A OPORTUNIDADE DE PROBLEMATIZAÇÕES NA ESCOLA. Em: Anderson Ferrari e Roney Polato. (Org.). VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desafios e potencialidades de nos re-inventarmos. 21ed.Campina Grande. : Editora Realize. 2017.v. 1, p. 1-1659. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. Uma realidade desigual. Em: ASPUV - Seção Sindical dos Docentes da UFV. (Org.). Imagens da Vida. 1ed.Viçosa - MG. : Ficha catalográfica preparada pela seção de catalogação e classificação da biblioteca central UFV. 2008.v. 1, p. 71-72. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CHEIM, Érika Oliveira Amorim Tannus; Filho, Barduni J. ; NADER, M. B.. Violência de gênero numa cidade do interior: rompendo silenciamentos. Em: II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Filho, Barduni J. ; CHEIM, Érika Oliveira Amorim Tannus. CONSTRUINDO UM MOMENTO DE SUSPENSÃO PARA AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM UM CURSO DE EXTENSÃO. Em: Anais do II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política: Mulheres e resistência em tempos de violação de direitos, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; Ferrari, A. Uma pausa na 'canseira' que é hora da 'zoação', o nascimento do jornal O Bonde no cotidiano esaviano. Em: V Colóquio Internacional de estudios sobre varones y masculinidades, p. 1-17, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; VERONA, P. S. B.. Corpos Disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar. Em: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, v. VII, p. 1-17, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; Gomes, E.C.S. Morte, amores e vidas arrastados pela contracorrente: um filme, dois olhares e uma disciplina. Em: II Seminário Internacional corpo, p. 1-4437, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LOPES, Rita Alice ; BARDUNI FILHO, J. ; HERNECK, H. R.. Cartografando redes que compõem as tramas cotidianas da turma 605 na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres - ESEDRAT-Viçosa/MG. Em: VII Seminário Internacional - AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. A fofoca enquanto protagonista do jornal O Bonde. Em: V Seminário Conexõee - Deleuze e Território e Fugas e... XII Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche/Deleuze, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; De Castro. TECENDO TEIAS DE SIGNIFICADOS ATRAVÉS DE MEMÓRIAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES. Em: Fazendo Genero 10 - Desafios atuais dos feminismos, p. 1-11, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes. A MARCHA NICO LOPES: TRANSGRESSÕES E LIBERDADE EM MEIO A JOGOS DE PODERES. Em: I Seminário Internacional Diferenças e Educação, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; MONTEIRO, Igor Ramon Lopes. REPENSAR A ESCOLA, REPENSAR OS SUJEITOS: TECENDO CAMINHOS DE PROBLEMATIZAÇÃO E RESIGNIFICAÇÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. Em: I Seminário Internacional Diferenças e Educação, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. Educação do campo: namoro, disciplina, liberdade e gestão escolar. Em: I Seminário Nacional: Laboratório de Estudo e Pesquisa de Contemporaneidade, p. 155-165, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; DELESPOSTE, A. G. ; FIUZA, A. L. C.. As novas perspectivas das relações de gênero no meio rural: o papel feminino em (re) construção. Em: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais., 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; LEITE, A. S. ; FIUZA, A. L. C.. O homossexual Universitário: e a sobrevivência no Alojamento Universitário a Marcenaria Construtora de Armários. Em: VI Seminário Sociedade Inclusiva: os discursos sobre o outro e as práticas sociais., 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FIUZA, A. L. C. ; AMORIN, E. O. ; COSTA, A. M. S.. A transformaçao das relaçoes afetivas do meio rural: breves anotações das relaçoes oficiosas e oficiais na perspectiva de genero. Em: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
AMORIN, E. O. ; FIUZA, A. L. C. ; BARDUNI FILHO, J. ; EUCLIDES, M. S.. Sindicalizadas Rurais: uma nova face do empoderamento da mulher no meio rural. Em: VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Maria das Graças Soares Floresta ; SOUZA, D. D. L. ; MELLO, R. M. A. V. ; BARDUNI FILHO, J.. Formar Professores Pesquisadores em Curso Superior a Distância: A experiência da UFV com a Formação de Professores em Serviço. Em: VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 1, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; Kelly da Silva ; SOUZA, D. D. L.. A homossexualidade e o bullying. Em: V Seminário Sociedade Inclusiva: propostas de ações inclusivas: impasses e avanços., 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUIZ, M. N. ; lidiane Reis e Silva ; BARDUNI FILHO, J. ; Dayana Gonzaga ; GOMIDES, L. M. ; PRONSATO, L ; SOUZA, D. D. L.. A percepção ambental propiciando um despertar artistico. Em: CONFAEB- congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
pamela ; BARDUNI FILHO, J. ; MARCIA ; SOUZA, D. D. L.. O cursinho popular do DCE/UFV: Uma experiência Inovadora. Em: 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 1, p. 1-1, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
BARDUNI FILHO, J.; FREITAS, J. M. S. ; SOUSA, C. M. C. L. ; LIMA, D. R. ; OLIVEIRA, G. A.. O fenômeno bullying como uma interface da violência escolar - trabalhando ações de prevenção e combate com duas escolas públicas do município de Claudio/MG. Em: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Divinópolis. 19o Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Editora UEMG, v. 19, p. 1-2, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, D. D. L. ; BARDUNI FILHO, J. ; jOAO ; MARCIA. Alternativas de educação ambiental em espaços públicos no ensino fundamental de escolas municipais em Viçosa-MG. Em: Conferência Internacional (Educação. globalização, e cidadania, 2008, Joaõ Pesoa. Cd-room (conferência internacional Educação, Globalização, e Cidadania. João Pessoa-PB, v. 1, p. 1-2, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (12)
BARDUNI FILHO, J.; SILVA, G. R.. Patrimônio histórico escolar entrevistando e diagnosticando para ações de preservação. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão., 2019, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão.. Belo Horizonte: Editora UEMG, v. 20, p. 1-2, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARTINS, F. C. ; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. Aspectos legais para uma Educação Ambiental: pensando uma extensão com as escolas de Cláudio-MG. Em: 15o Congresso Nacional do Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. 15o Congresso Nacional do Meio Ambiente. Poços de Caldas, v. 1, p. 1-5, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. ; MARTINS, Frederico Cordeiro. GÊNERO E SEXUALIDADE OFERTADOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO: OUTROS MODOS DE VIVENCIAR A UNIVERSIDADE. Em: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V Conedu. Recife: Realize, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; GONCALVES, L. C. F. ; SOUSA, R. L.. UM OLHAR PARA O PATRIMÔNIO ESCOLAR: AS NARRATIVAS DE DIRETORAS SOBRE AS DIFICULDADES DE PRESERVAÇÃO. Em: V Congresso Nacional de educação, 2018, Recife. Anais V Conedu. Recife: Realize, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. A MARCHA NICO LOPES E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES EM UM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA. Em: VI Coloquio internacional de estudos sobre homens e masculinidades, 2016, Recife. VI Coloquio internacional de estudos sobre hombres y masculinidades/homens e masculinidades. Recife, v. 1, p. 74-74, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FIUZA, A. L. C.. Por detrás das fachadas rurais. Em: VII Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2011, Belo Horizonte. VII Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual. Belo Horizonte: Apoio: (SEDH/PR)Programa Conexões de Saberes da UFMG, v. 7, p. 51-51, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FIUZA, A. L. C.. Do rural agrícola ao pluriativo: a contribuição das concepções de gênero para a compreensão das novas conjugalidades familiares e afetivas em localidades rurbanas. Em: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. Alojamento Universitário um Panopticon coercitivo das identidades. Em: 5° Coloquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, e 1° Simpósio Nacional de psicologia e critica a cultura, 2009, Campina Grande. 5° colóquio de nacional representações de gênero e de sexualidades/1° simposio nacional de psicologia e critica da cultura.. Campina Grande: Editora Universitária da Paraiba, v. 1, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; MARCIA ; pamela ; FERNANDA ; SOUZA, D. D. L.. O cursinho popular do DCE/UFV uma experiência inovadora. Em: 59a Reunião anual da SBPC, 2008, Belém. Anais/resumos da 59a Reunião anual da SBPC. Belém: São Paulo : SBPC/UFPA, 2007, v. 1, p. 1-2, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Kelly da Silva ; BARDUNI FILHO, J. ; SOUZA, D. D. L. ; Maria das Graças Soares Floresta. PROGRAMAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFIRMATIVAS:DEMOCRATIZAÇÃO, FORMAÇÃO E PROCESSO DE TRABALHO. Em: I Simpósio nacional, sobre politica,ética e educação, 2008, Campinas. I Simpósio nacional, sobre politica,ética e educação, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; FERNANDA ; LIVYAN ; MARCIA ; SOUZA, D. D. L.. Educaçao ambiental em espaços públicos no ensino fundamental de escolas municipais em Viçosa. Em: I Congresso brasileiro de eucaçao: Politicas e práticas educativas para a infância 2007, 2007, Bauru. I Congresso Brasileiro de educaçao: Politicas e práticas educativas para infância 2007, v. 1, p. 1-2, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARCIA ; LIVYAN ; BARDUNI FILHO, J. ; FERNANDA ; SOUZA, D. D. L.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS PÚBLICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE VIÇOSA - MG. Em: Reunião Anual da SBPC (59. : 2007 : Belém), 2007, Belém. Anais/Resumos da 59a Reunião SBPC. Belém: São Paulo : SBPC/UFPA, 2007, v. 1, p. 1-2, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (31)
BARDUNI FILHO, J. Gênero e masculinidades: um debate contemporâneo'. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J. Viçosa grita contra a homofobia, pode ser seu pai, sua mãe ou sua tia. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARDUNI FILHO, J.; GOMES, J. V. L.. Gênero e comportamento político: um estudo com eleitores de Bolsonaro. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J.; OLIVEIRA, B. C. N.. O estágio supervisionado: buscando a práxis em momentos de experiência-aprendizagem. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J.; MARTINS, F. C.. GÊNERO E SEXUALIDADE OFERTADOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO: OUTROS MODOS DE VIVENCIAR A UNIVERSIDADE. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
BARDUNI FILHO, J. UM OLHAR PARA O PATRIMÔNIO ESCOLAR: AS NARRATIVAS DE DIRETORAS SOBRE AS DIFICULDADES DE PRESERVAÇÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
BARDUNI FILHO, J.; AMORIN, E. O.. Construindo um momento de suspensão para as discussões de gênero e sexualidades em um curso de extensão. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
AMORIN, E. O. ; BARDUNI FILHO, J. ; NADER, M. B.. Violência de gênero numa cidade do interior: rompendo silenciamentos. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
BARDUNI FILHO, J. A construção social da masculinidade. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J. Diversidade sexual e o cotidiano escolar. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J. Perspectivas e Desafios para se trabalhar gênero e sexualidade na escola. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J. Spotlight - segredos revelados. O cinema e a oportunidade de problematizações na escola. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
BARDUNI FILHO, J. Alguns apontamentos sobre a construção da masculinidade hegemônica e sua representação nos comics norteamericanos. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
BARDUNI FILHO, J. Sexo e Sexualidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J. Construção da Masculinidade. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARDUNI FILHO, J. Seguindo as pistas das produções de masculinidades da escola superior de agricultura a partir das páginas do jornal estudantil o bonde. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J.; POVOA, G. A. S.. Corpos no tobo: Jogos de amor. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J. Namoro, Disciplina e Liberdade: Afetividade e Sexualidades na Pedagogia da Alternância. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J. Filosofia da Educação. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J. Currículo e Gênero. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C. ; BOTELHO, M. I. V.. Sexualidades e Afetividades indidíveis no meio rural. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. Educação do campo: namoro, disciplina, liberdade e gestão escolar. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARDUNI FILHO, J.; LEITE, A. S. ; FIUZA, A. L. C.. O homossexual Universitário: e a sobreviência no alojamento Universitário a Mercenaria Construtora de Armários. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J.; DELESPOSTE, A. G. ; FIUZA, A. L. C.. As novas perspectivas das relações de gênero no meio rural: o papel feminino em (re)construção. 2010. Apresentação de Trabalho/Simpósio
BARDUNI FILHO, J.; FIUZA, A. L. C.. POR DETRÁS DAS FACHADAS RURAIS: A visibilidade de novos modelos de família e conjugalidade no contexto de crescimento das ocupações rurais não agrícolas. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. Breves anotações entre a sexualidade e a mídia. 2008. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. A questão da homossexualidade e o bullying. 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L. ; Kelly da Silva. A homossexualidade e o bullying. 2008. Apresentação de Trabalho/Seminário
MARCIA ; BARDUNI FILHO, J. ; FERNANDA ; LIVYAN ; pamela ; SOUZA, D. D. L.. Educação ambiental ensino fundamental de escolas municipais de Viçosa - MG. 2007. Apresentação de Trabalho/Congresso
MARCIA ; LIVYAN ; BARDUNI FILHO, J. ; FERNANDA ; SOUZA, D. D. L.. Educação Ambiental em Espaços Públicos no Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Viçosa/ MG. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
BARDUNI FILHO, J.; MARCIA ; pamela ; FERNANDA ; SOUZA, D. D. L.. O cursinho popular do DCE/UFV uma experincia inovadora. 2007. Apresentação de Trabalho/Simpósio
AMORIN, E. O. ; EUCLIDES, M. S. ; BARDUNI FILHO, J. ; FIUZA, A. L. C.. Sindicalizadas Rurais e Ativistas Políticas: Fatores de Empoderamento da mulher no meio rural?. 2010. Grupo de Pesquisa [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SARANTE, A. L. ; SOUZA, D. D. L. ; BARDUNI FILHO, J.. Síntense do livro: Educação sindical entre o conformismo e a crítica. 2007. Disciplina EDU 497 - Educação e Movimento Sindical. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (1)
BARDUNI FILHO, J. Oficina: tecendo teias de significação através da memória de gênero e sexualidade no II Seminário de currículo, gênero e sexualidade da UEMG - Ubá. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Trabalhos técnicos (20)
BARDUNI FILHO, J. Parecerista no periódico: Oikos: familia e sociedade em debate - manuscrito código 9861. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; DEZOTTI, M. ; CABRAL, S. A. B. ; BARBOSA FILHO, C. J.. Manual de normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Comitê científico interno para avaliação de projetos da Unidade Cláudio ano 2019. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Avaliador dos trabalhos enviados para o 9o SIEPEX: Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão da UERGS. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Avaliador do 4o prêmio Inova Minas Gerais. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Parecerista de resumos submetidos no 20 seminário de pesquisa e extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Avaliador do salão intgrado de ensino, pesquisa e extensão da UERGS: área temática - ciências humanas - inclusão, corpo, arte e cultura. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Avaliação de projeos e ou currículo lattes de concorrentes ao edital 01/2018 - Programa institucional de apoio e pesquisa - PAPQ/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Avaliador do Programa de Apoio e Projetos de Extensão da UEMG/PAEX. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. I Seminário Internacional Diferenças e Educação. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Estágio Supervisionado no Hospital São João Batista. 2007. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Discutindo sobre os desafios de falar gênero e cotidiano escolar. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Possibilidades de trabalhar currículo no cotidiano na perspectiva do embichamento. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Contribuições para o entendimento sobre o cotidiano escolar. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Confissões de uma máscara. 2007. (Programa de rádio ou. 2007. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; FILHO, L. ; Carvalho C.. Filosofia EDU 123 UFV - Temas para debate pedagógico. 2012; Tema: Educação e Filosofia. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
LOPES, E. S. ; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, C. R. ; HERNECK, H. R. ; ZANETTI, J. ; MORAES, L. C. Cotidianos em Devir. 2012; Tema: Educação e Cotidiano. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (11)
BARDUNI FILHO, J. Currículo e democratização da escola. 2020. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; FILHO, L. ; Carvalho C.. Filosofia EDU 123 UFV: Temas para o diálogo filosófico. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. As relações homoafetivas em contextos rurais. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. A contribuiçao das Concepçoes de Gênero para a Compreensão das Novas Conjugalidades Familiares e Afetivas em Localidades Rurbanas. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Combate as opressões. 2009. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
SOUZA, D. D. L. ; PRONSATO, L ; SILVA, L. R. ; LUIZ, M. N. ; BARDUNI FILHO, J.. A educaçao ambiental sob foco artistico no ensino fundamental e espaço público de Viçosa. 2008. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. A homossexualidade e a Educação. 2008. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Maria das Graças Soares Floresta ; BARDUNI FILHO, J. ; SOUZA, D. D. L. ; Kelly da Silva. Programas de politicas educacionais afirmativas: Democratizãçao formação e processo. 2008. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J. Representações Sociais do curso de Pedagogia. 2008. PESQUISA [ busca Google | busca Bing ]
SOUZA, D. D. L. ; GOMIDES, L. M. ; Maria das Graças Soares Floresta ; RAMOS, Aparecida F ; BARDUNI FILHO, J.. Educação ambiental na formação dos estudantes nas escolas públicas municipais de Viçosa. 2007. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Welington ; BARDUNI FILHO, J. ; André ; Leone ; João ; Mirian ; Carolina. Confissões de uma máscara. 2007. documentário multimídia [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (5)
BARDUNI FILHO, J.; ADAME, K. ; BARROS, C. L. ; MORETTI, S. ; MATURANA, A. ; FABRICIO, H. ; MIRANDA, D.. Peça teatral: O casamento do pequeno burguês reapresentação UFV. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; MATURANA, A. ; CARNEIRO, R. ; MOISES, ; LONINI, R. ; MARCOSTULIO,. Peça teatral: ?Visita de P. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.; BARROS, C. L. ; MATURANA, A. ; MORETTI, S. ; ADAME, K. ; MIRANDA, D. ; FABRICIO, H.. IV Festival Nepopó: Peça teatral:O casamento do pequeno burguês. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Joane Victória Viana Bastos. Infâncias queer e dissidentes: o brinquedo não tem gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Elisiara de Oliveira Medeiros. A importância da pedagogia em espaços não escolares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Deividy Conrado de Oliveira. O ensino de história para a construção de um pensamento histórico através de metodologias ativas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (15)
Gabriele Rodrigues Silva. Formação de Professores: relação entre teoria e prática. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
André Magalhães Amorim. Ensino religioso: presença, ausência e desafios. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Amanda Istéfany Cecote Borges. O aluno-problema: historicizando o conceito de indisciplina. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Glauciana Alice de Andrade. A ludicidade e a arte como forma de desenvolver a criatividade e os saberes na infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Daniela de Fátima Reis. Coisas de meninas, coisas de meninos: Problematizando as relações de gênero na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Ana Clara Siqueira Figueiredo. A atuação do(a) pedagogo(a) em espaço não escolares. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Juliana da Silva Lopes. Sala de aula, que espaço é esse?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Marli Cristina de Souza. Reciclagem e cidadania: uma reflexão sócioambiental dos catadores de resíduos sólidos do município de Corinto-MG.. (Graduação em Gestão Pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Jose Sousa Ramos. Reciclagem e Cidadania. (Graduação em Gestão Pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Laura Rocha Lopes. Relação família e escola: os encontros, desencontros e seus desdobramentos para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Beatriz Gomes Cornélio. O TEATRO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: CAMINHOS, LIMITES E POSSIBILIDADES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2013. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Eleine Silva Pesker. ENCONTRANDO JANAÍNA: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2013. Orientador: Jairo Barduni Filho.
ROBERTA APARECIDA DA SILVA. Um mosaico de singularidades: capturando pistas dos alojamentos novo e feminino. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2013. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Rita Alice de Carvalho Lopes. Tecnologia da informação e desenvolvimento profissional docente: a utilização do laboratório de informática da escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2012. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Leila Cristina Moraes. Cuidadores do recreio. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2012. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (7)
Luana Costa da Fonseca Gonçalves. Debatendo diversidade sexual e de gênero na escola por meio do cinema: um modo de endereçamento visando à formação continuada dos educadores.. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Minas Gerais, PAEX-UEMG. 2018. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Roberta Lúcia de Sousa. Debatendo diversidade sexual e de gênero na escola por meio do cinema: um modo de endereçamento visando à formação continuada dos educadores.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PAEX-UEMG. 2018. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Glaciele Aparecida de Oliveira. Projeto de Extensão: O FENÔMENO BULLYING COMO UMA INTERFACE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR - TRABALHANDO AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE COM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIO/MG.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Daisy Ribeiro Lima. Projeto de Extensão: O fenômeno bullying como uma interface da violência escolar - trabalhando ações de prevenção e combate com duas escolas públicas do município de Cláudio/MG. ? Universidade do Estado de Minas Gerais/MG.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Maria Cristina Lebron de Sousa. Projeto de extensão: O fenômeno bullying como uma interface da violência escolar - trabalhando ações de prevenção e combate com duas escolas públicas do município de Cláudio/MG. ? Universidade do Estado de Minas Gerais/MG.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Junia Marina Sousa de Freitas. Projeto de extensão: O fenômeno bullying como uma interface da violência escolar - trabalhando ações de prevenção e combate com duas escolas públicas do município de Cláudio/MG. ? Universidade do Estado de Minas Gerais/MG.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Ana Carolina da Costa Carvalho(Pós-Graduação - Mestrado). Relatório de Atividades do Bolsista Reuni. (Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa, . 2012. Orientador: Jairo Barduni Filho.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (11)
2021-Atual. Homens na pedagogia: desafios, conflitos e tensoes pela presenca masculina no ensino de/com criancas Descrição: O presente projeto visa compreender e debater esse tema sensível e por vezes polêmico, mas, ao mesmo tempo urgente e necessário que é a presença do homem no trabalho com crianças em espaços escolares, um assunto de extrema relevância para os estudos de masculinidades, de gênero e, claro, para a formação de professores. É preciso que a sociedade compreenda que a formação não deve ficar apenas restrita ao formar-se para o mercado de trabalho, é preciso formar-se para a vida. Falar de gênero, masculinidades é mover uma peça de uma estrutura de gênero e masculinidade hegemônica historicamente construída. Assim, falar desses assuntos é promover uma educação crítica e reflexiva em relação ao preconceito de gênero, dominação masculina e maior equilíbrio nos espaços de escolarização em prol de uma parceria entre os gêneros. Também é sabido que na UEMG-Carangola, não existem disciplinas nos PPCs que possam trazer as discussões que esta pesquisa se propõe, assim, seria uma oportunidade de potencializar tais discussões e, trazer os estudantes para conhecimento do grupo de estudo ? Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação bem como para a comunidade da UEMG-Carangola que poderá se beneficiar com oficinas e palestras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador. Membro: Jairo Barduni Filho.
2020-Atual. NEAB- Nucleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros Descrição: Linha de pesquisa: Diáspora Negro-Africana e Movimentos de Territorialização; História; Cultura e Relações Etnicorraciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / Custódio Jovêncio Barbosa Filho - Integrante / GABRIEL ROMAGNOSE FORTUNATO DE FREITAS MONTEIRO - Coordenador / Glauber Miranda Florindo - Integrante / Higor Mozard Geraldo Santos - Integrante / Adriani Lameira Theophilo de Almeida - Integrante / Emerson Costa de Melo - Integrante / Ana Luisa Candida Alves - Integrante / Leonardo Gomes de Souza - Integrante / Aline da Fonseca Sá da e Silveira - Integrante / Irinéia Maria de Jesus Costa - Integrante / Izabela Obolari Protasio - Integrante / Gisela Aparecida Soares dos Santos - Integrante / Danielly Souza de Oliveira - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho. Descrição: O NEAB surge como proposta interdisciplinar, multicultural com objetivos de expandir as discussões sobre a Educação das Relações Étnicorraciais e do Ensino da História da Cultura Afrobrasileira, Africana e dos povos indígenas além dos limites dos Cursos de Licenciatura. Com isso, o NEAB visa a parceria com demais áreas do saber científico, uma vez que, compreende a realidade social da população negra e indígena como um problema a ser discutido em âmbito cultural, social, político e econômico, já que se refere a constituição de valores históricos e socioeconômicos que nutrem as ?raízes do Brasil?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro - Coordenador / Adriani Lameira Theophilo de Almeida - Integrante / HIGOR MOZART GERALDO SANTOS - Integrante / JAIRO BARDUNI FILHO - Integrante / GLAUBER MIRANDA FLORINDO - Integrante / LEONARDO GOMES DE SOUZA - Integrante / Joane Victória Viana Bastos - Integrante / Ana Luisa Candida Alves - Integrante / Aryane Francisco Ferreira - Integrante / Danielly Souza de Oliveira - Integrante / Irinéia Maria de Jesus Costa - Integrante / Izabela Obolari Protasio - Integrante / João Vitor Silva Granja - Integrante / Gisele Aparecida Soares dos Santos - Integrante / Edilma da Silva Figueiras - Integrante / Luana Vitória Soares dos Santos - Integrante / Pedro Henrique Pereira Venâncio - Integrante. Membro: Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro.
2019-2020. VOCE SABE O QUE E ASSEDIO MORAL E SEXUAL? PENSANDO ACOES DE PREVENCAO E COMBATE NO AMBIENTE ACADEMICO. Descrição: O projeto Você sabe o que é assédio moral e sexual? Pensando ações de prevenção e combate no ambiente acadêmico; Visa a uma demanda urgente do ensino superior que é o combate a uma prática perniciosa gestada pela masculinidade dominante em ambientes acadêmicos, não se descarta, porém, que também existam docentes e discentes do sexo feminino também com posturas assediadoras. A intenção é cuidar da integridade física e moral de professores e estudantes em tempos em que tem ficado visível a incidência de casos de assédio moral e sexual em Universidades brasileiras , na verdade, parece que esta prática tem sido frequente, contudo, com as denúncias que tenderam a crescer no ano de 2018, muitos casos vieram a tona com destaque na imprensa brasileira. O projeto almeja práticas de: diagnóstico, prevenção e cobate entre os professores e estudantes, análise de entrevistas e a produção de um plano de ação para a uma unidade da UEMG no interior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Dagmar da Silva Melo Oliveira - Integrante / Bárbara Gonçalves da Silva - Integrante / Keren Laiane Ferreira de Faria e Almeida - Integrante / Ana Carolina Pessim - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2018-2019. Mapeando possibilidades para acoes de formacao continuada de professores da UEMG-Claudio, cuidar do proefssor e cuidar dos estudantes. Descrição: O projeto Mapeando possibilidades para ações de formação continuada na UEMG-Cláudio, cuidar do professor é cuidar dos estudantes, visa a uma demanda urgente dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Cláudio no sentido de aperfeiçoar a didática, a metodologia, o planejamento e a organização dos conteúdos de sala de aula para que assim, nos professores, possamos praticar ações pedagógicas atualizadas, significantes, historicizadas, tecnológicas versadas pela práxis do conhecimento (conhecimento dialético), pela curiosidade, pela ética acadêmica a fim de melhoras nossas condições de trabalho e, nossas condições de saúde professoral. O projeto almeja práticas de: diagnóstico entre os professores da unidade, análise de entrevistas e a produção de um plano de ação em prol das lacunas a serem identificadas após a análise de conteúdo das entrevistas com os professores da unidade. A intenção é cuidar da luta por melhores condições de trabalho no tocante a formação continuada dos professores da UEMG-Cláudio já que sabemos que a carreira docente tem vivido um processo de sucateamento histórico, e, a realidade desta unidade é que 100% de professores são designados, isso, por si só, produz uma rotatividade e dificuldades práticas de melhoria na formação continuada dentro da própria unidade além de possíveis outros fatores que dificultam a qualidade do ensino na unidade. Assim, o projeto possui a característica de pensar juntamente com os professores modos de aperfeiçoamento que, ao final do ano de 2018, comporá um plano de ação a ser executado para 2019, ou seja, este é uma fase a ser executada para um projeto de médio a longo prazo a ser definido pela análise do diagnóstico. Após a primeira fase, os resultados serão encaminhados a gestão da unidade que poderá em conjunto com a coordenadoria de pesquisa e extensão, gestar ações para a melhoria do trabalho docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Júnia Marina Sousa Freitas - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2018-2018. Uma educacao patrimonial de documentos historicos escolares da cidade de Claudio - MG: preservando o passado no tempo presente. Descrição: Esse projeto, já aprovado e recebendo bolsa da agência de fomento fapemig, é uma adaptação da escrita original: Uma educação patrimonial de documentos históricos escolares da cidade de Poços de Caldas - MG: preservando o passado no tempo presente do professor Jardel Costa Pereira. Após a rápida passagem deste professor pela Unidade de Cláudio/UEMG, este me convidou para participar como co-orientador do projeto, contudo, após sua transferência para a unidade da UEMG de Leopoldina, achamos por bem que o projeto ficasse sob minha orientação definitiva já que as ações de desenvolvimento do mesmo já haviam começado em Cláudio. Neste sentido, venho reafirmar que a escrita que segue é apenas uma adaptação da ideia para a realidade da cidade de Cláudio e, caracterizando a transferência do projeto em definitivo para minha orientação.São poucas as escolas no Brasil e até mesmo em vários países que contam com um local específico para guardar e preservar a sua arqueologia escolar, este é o caso das duas escolas mais antigas do município de Cláudio, falo da Escola Coronel Joaquin da Silva Guimarães e da Escola Estadual Inocêncio Amorim. Inúmeros são os documentos esquecidos, abandonados ou mal tratados e organizados em locais importantes e em especial nas escolas, o que é um problema para a preservação da memória escolar. Tais escolas, por serem as duas mais antigas de Cláudio, possuem um acervo de fotografias, folhetins, convites entre outras relíquias antigas que ficam guardados nas próprias instituições. Nessa direção aponta-se a necessidade emergente de um trabalho de implementação de comportamentos educativos nas duas escolas, no sentido de conscientizar sobre a importância de organização e preservação de seu patrimônio cultural, no intuito de resgatar a memória e a identidade escolar. Nessa perspectiva se insere os objetivos desse projeto, buscando recuperar a memória e a identidade de vários atores sociais que um dia foram produtores de uma cultura escolar, como também de resgatar e preservar os documentos produzidos ao longo dos anos e inseridos na história da educação da cidade de Cláudio-MG. Serão duas as escolas que iremos trabalhar com o patrimônio escolar, ambas, são as mais antigas da cidade de Cláudio: Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães foi tombada pelo conselho nacional do patrimônio cultural por ser um local importante para a história da cidade e a Escola Estadual Inocêncio Amorim foi fundada na década de 1950.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Gabriele Rodrigues da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Jairo Barduni Filho.
2014-2015. Cultura Visual, Formacao Docente, Curriculo e Educacao Descrição: Este projeto surge como prolongamento ou mesmo um diálogo com a pesquisa realizada entre 2012 e 2013 em que buscava problematizar a produção de imagens entre adolescentes nas escolas de Juiz de Fora. Numa conjuntura mais ampla, tanto esta pesquisa realizada no interior das escolas com adolescentes, quanto esta proposta de pesquisa que ora se apresenta são desdobramentos do plano de estudos desenvolvido como estágio de pós doutorado entre 2010 e 2011, que tinha como foco o interesse na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade, incluindo os jovens e suas relações com a cultura visual e com o saber. Na pesquisa com os adolescentes um dado chamou atenção ? a presença constante de artefatos que são utilizados no cotidiano escolar para produção de imagens, tais como o computador e o celular, num jogo entre memória e esquecimento que dizia do movimento de constituição dos sujeitos ? algo que impacta a discussão de currículo e formação docente. Mais do que isso, eles e elas nos diziam da produção de imagens na sala de aula, sem que os professores e professoras dessem conta e mesmo percebessem essa vinculação. Por sua vez, os adolescentes pesquisados não reconheciam qualquer atividade com as imagens realizada pelas escolas, com exceção de uma escola pública federal que constava no seu currículo de Artes um trabalho com cinema. Desta forma, a pesquisa colocava um desafio para as escolas que passa pela formação docente e o currículo, entendendo que a sociedade imagética nos impõe um trabalho com a cultura visual como um campo de saber que diz dos sujeitos. Trabalhando na graduação, tanto na Licenciatura de História quanto na Pedagogia, estas questões da pesquisa me invocam a pensar a articulação entre os estudantes de graduação em História e Pedagogia, a formação docente e o currículo nas suas diferentes relações com as imagens e o saber, seja ele voltado para o conhecimento científico ou aquele que está direcionando a leitura, elaboração e entendimento e relação com as imagens. Por tudo isso, estou interessado em problematizar quais saberes são apropriados pelos alunos e alunas das Licenciaturas de História e da Pedagogia da UFJF nesta relação com as imagens e como elas constroem saberes, num processo de mão dupla que nos coloca o desafio de discutir a formação docente e o currículo. E, sendo fiel a minha trajetória de investigação quero pensar isso no campo das sexualidades, visto que o trabalho com educação está diretamente implicado nas relações de gênero. Neste sentido estou interessado também nas relações desses universitários e dessas universitárias com as sexualidades e com as imagens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Anderson Ferrari - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2012-2013. A invencao da vida discente nas moradias estudantis da Universidade Federal de Vicosa/MG Descrição: A presente investigação terá como objetivo pesquisar diferentes práticas sociais construídas no convívio discente nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa/MG, e o impacto social e acadêmico de tais práticas na vida estudantil. Tem como objetivos específicos: mapear as problemáticas que emergem no/do convívio dos moradores de alojamento; acompanhar e compreender as regras relacionais que ganham consistência no convívio de diferentes quartos; realizar o levantamento das histórias de vida de alguns (algumas) moradores (moradoras) do alojamento, interligando-as às diferentes maneiras que eles (elas) conceberam de habitar o campus universitário; identificar possíveis práticas inventivas engendradas no convívio nos alojamentos e problematizar como tais práticas podem vir a inaugurar maneiras de os discentes tanto transitarem pela universidade quanto também pensarem suas próprias particularidades de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / Eduardo Simonini Lopes - Coordenador / Grasiela Gomide de Souza - Integrante / Cristiane Roque Pereira - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2008-2009. Programas de politicas educacionais afirmativas: democratizacao, formacao e processo de trabalho Descrição: Buscamos com esta pesquisa identificar, classificar e analisar o processo de formação para a pesquisa, investigando-o em dois níveis: no da prescrição curricular pelo perfil analítico do material didatico empregado neste programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Integrante / Kelly da Silva - Integrante / Maria das graças Soares Floresta - Coordenador / Miltom Ramom Pires de Oliveira - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2008-2009. A homossexualidade e a educacao Descrição: A homossexualidade e a educação foi um projeto destinado ao estudo do tema como uma parte teórica e conceitual para a produção, fruto de um interesse particular em fazer um estudo da arte do assunto na segunda metade dos anos 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador. Membro: Jairo Barduni Filho.
2007-2008. educacao ambiental na formacao dos estudantes nas escolas publicas municipais de Vicosa Descrição: Determinar, no âmbito da educação ambiental, que atividades podem contribuir de forma mais significativa com a consciência ambiental dos estudantes e educadoras de escola pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador / Laura Pronsato - Integrante / Michele Neto Luiz - Integrante / Lidiane Reis da Silva - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
2007-2008. Educacao ambiental ensino fundamental de escolas municipais de Vicosa-MG Descrição: A educação entendida como um espaço formal torna-se um espaço propício a fim de avaliarmos qual é a educação buscada para dar mais qualidade as interações educativas. Entendemos a escola pública, espaço que privilegiaremos nessa pesquisa, como uma instituição convidada a (re)pensar sua maneira de interagir com os sujeitos e com a sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador / Maria das graças Soares Floresta - Integrante / Fabiula Aparecida Ramos - Integrante / Luana Maria Gomides - Integrante. Membro: Jairo Barduni Filho.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (3)
Edital Paex 01/2018 categoria 5. Prêmio para melhores projetos de extensão., Universidade Estadual de Minas Gerais.. 2018. Membro: Jairo Barduni Filho.
3º Concurso Viçosense de Literatura Infantil ? autor adulto: categoria tema livre: Livro: O tênis Cor de Rosa, Editora - Universidade Federal de Viçosa.. 2009. Membro: Jairo Barduni Filho.
Imagens da Vida-Sebastião Salgado-Concurso de redação, ASPUV - Seção Sindical dos Docentes da UFV.. 2008. Membro: Jairo Barduni Filho.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (91)
I Seminário online do curso de Pedagogia.Masculinidades e a presença de professores homens nos anos iniciais (educação infantil). 2020. (Seminário).
Projeto Poéticas do Isolamento - Redes de Leitura.A função da arte 1 - Livro dos abraços de Eduardo Galeano. 2020. (Outra).
VIII Simpósio Internacional, trabalho, relações de trabalho, educação e identidade (SITRE).MEN AT WORK: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NO TRABALHO SEXUAL. 2020. (Simpósio).
X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Produção de Imagens experiências e pensamentos: O que pode a infância perguntar à educação?. 2020. (Oficina).
X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Caminhada filosófica (Coordenada pelo professor Walter Kohan). 2020. (Outra).
X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Como uma educação filosófica pode reinventar o ser homem?. 2020. (Outra).
Mesa de debate Feminismos e políticas.Apresentação do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação. 2019. (Outra).
Aula inaugural - acolhimento dos estudantes.Relações de gênero e sexualidades como temas transversais na formação de professores. 2018. (Encontro).
I Encontro Acadêmico do Curso de Pedagogia/Unidade Cláudio, Formação do Professor ? A Extensão Universitária e o papel da Afetividade na Aprendizagem.Formação do Professor ? A Extensão Universitária e o papel da Afetividade na Aprendizagem. 2018. (Encontro).
II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política.Participante. 2018. (Simpósio).
V Congresso Nacional de Educação. GÊNERO E SEXUALIDADE OFERTADOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO: OUTROS MODOS DE VIVENCIAR A UNIVERSIDADE. 2018. (Congresso).
Seminário Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG.Seminário Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG. 2017. (Seminário).
VIII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero.. Alguns apontamentos sobre a construção da masculinidade hegemônica e sua representação nos comics norteamericanos. 2016. (Congresso).
Acto presentación del documento de la UNESCO ?Rethinking Education? organizado por el Centre UNESCO de Catalunya en colaboración con la Fundació Jaume Bofill. 2015. (Outra).
A l?acte Connectar talent pot transformar l?educació? Connectem talent, reinventem l'educació. 2015. (Outra).
Biblioteca Aberta. 2015. (Outra).
Com millorar el relleu de les direccions dels centres educatius? El procés de selecció de directors a debat. 2015. (Outra).
ECER 2015 Budapest - European Conference on Educational Research. 2015. (Outra).
Estrategies per aprender a ser un docent excelent. 2015. (Outra).
Más que investigación: Sesión abierta del Foro para la Investigación- Transformación (ForIT)?. 2015. (Outra).
XX Seminário Acadêmico APEC: O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interistitucional entre Catalunha e America Latina.Algumas refoexões sobre a construção das masculinidades em uma escola agrícola a partir da leitura do jornal estudantil O Bonde. 2015. (Seminário).
Curso de Formação Inicial de Tutores para EaD. 2014. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Corpos Disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar.. 2014. (Outra).
XI Congresso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana. Discurso, regulamento e poder: a produção do sujeito esaviano no jornal estudantil: "O Bonde". 2014. (Congresso).
Café e Cinema no Centro.Debate do filme: Terra Fria. 2013. (Encontro).
Ciclo de Conferências. 2013. (Outra).
Fazendo Genero 10: Desafios atuais do feminismo. TECENDO TEIAS DE SIGNIFICADOS ATRAVÉS DE MEMÓRIAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES. 2013. (Congresso).
Fazendo Genero 10 - Desafios atuais dos feminismos. 2013. (Seminário).
I Semana da faced, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora.O BONDE: CAPTURANDO AS SONORIDADES DISCURSIVAS DE UM JORNAL ESTUDANTIL. 2013. (Seminário).
I Semana da faced, VI Semana da educação e IX seminário anual de pesquisa em educação do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora..ESEDRAT: CUTUCANDO, CURTINDO E COMPARTILHANDO O COTIDIANO DA TURMA 605 ATRAVÉS DA REDE SOCIAL FACEBOOK.. 2013. (Seminário).
I Seminário Internacional Diferenças e Educação.A Marcha Nico Lopes: Transgressões e Liberdade em meio a jogos de poderes.. 2013. (Seminário).
V Seminário Conexões: Deleuze e territórios e fugas e... XII Simpósio Internacional de Filosofia/ Nietzsche e Deleuze.Tempos e territórios das Homossexualidades. 2013. (Simpósio).
V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.PODER, BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).
Curso de Extensão: Poéticas no (não) lugar, literatura, errância e espaço queer.. 2012. (Outra).
Diálogos II: Questões Contemporâneos da Educação. 2012. (Outra).
X Colóquio sobre questões curriculares - VI Colóquio luso brasileiro de currículo. 2012. (Outra).
I Seminário Nacional-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Comteporaneidade.Mesa 9 - Educação e Minorias I. 2011. (Seminário).
Participou como ouvinte no mini curso: O discurso homoerótico: apontamentos sobre o processo de interdição e resistência - I Seminário Nacional - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Comteporaneidade - Minorias e suas representações.. 2011. (Seminário).
Seminário Sobre Partilha de Experiências em Homeopatia no Meio Rural. 2011. (Seminário).
V Seminário corpo, gênero e sexualidades: instâncias e práticas de produção nas políticas da própria vida, I seminário internacional corpo, gênero e sexualidades e I encontro nacional gênero e diversidade na escola - GDE. 2011. (Seminário).
Ciências Sociais e Educação em Debate sob a temática: Perspectivas de Gênero: homofobia e violência contra as mulheres.. 2010. (Outra).
Ciências Sociais em debate 6: Juventudes: Politicas e Diferenças.. 2010. (Outra).
Dia internacional da mulher: enfrentamento à violência contra as mulheres; economia solidária e geração de renda de mulheres. 2010. (Seminário).
I Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Mini Curso: Antropologia da Religião. 2010. (Outra).
I Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Mini Curso: Políticas Públicas e Educação. 2010. (Outra).
I Semana Acadêmica de Ciências Sociais - "Ciências Sociais e Vida Pública". 2010. (Outra).
I Semana da Diversidade Sexual da Universidade Federal de Viçosa. 2010. (Outra).
IV Encontro da Redes de Estudos Rurais..As novas perspectivas das relações de gênero no meio rural: o papel feminino em (re) construção.. 2010. (Encontro).
Seminário de Educação do Campo e Práticas Educativas.. 2010. (Seminário).
VI Seminário de Sociedade Inclusiva.O homossexual Universitário: e a sobrevivência no Alojamento Universitário a Marcenaria Construtora de Armários.. 2010. (Seminário).
4º Premio Construindo a Igualdade de Gênero.Dilemas e debates dentro do movimento social LGBT ontem e hoje. 2009. (Outra).
80ºSemana do Fazendeiro. 2009. (Outra).
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação.. 2009. (Outra).
ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual..POR DETRÁS DAS FACHADAS RURAIS: A visibilidade de novos modelos de família e conjugalidade no contexto de crescimento das ocupações rurais não agrícolas.. 2009. (Encontro).
II Simpósio Cidadão. 2009. (Simpósio).
IV Nepopó Festivao IV festival de teatro de São João Nepomuceno.Peça apresentada ( O casamento do pequeno Burguês)/ participação como ator.. 2009. (Outra).
XII Ciclo de Estudos Pedagógicos - Educação Básica: Possibilidades e Desafios da Licenciatura em Pedagogia Minicursos: Educação prisional, e dinâmica de grupo.. 2009. (Outra).
3ºConferência Estadual de Direitos Humanos.Participação como delegado mineiro na eleição das propostas. 2008. (Outra).
3º Prêmio Contruindo a Igualdade de Gênero.A homossexualidade e a mídia. 2008. (Outra).
79ªSemana do fazendeiro.Participação de auxilio a coordenadoria. 2008. (Outra).
A atuação do Pedagogo no Espaço Hospitalar. 2008. (Outra).
Aula Magna do curso de Pedagogia: Politicas para a Educação no Brasil.. 2008. (Outra).
Curso técnico em teatro Universitário TU/UFV Projeto Teatro Solidário.Peça de teatro No humor como na guerra vale tudo. 2008. (Outra).
Fórum das Licenciaturas da UFV..Oficina ""Conteúdos e Métodos da Educação Infantil aos Anos Iniciais Fundamentais". 2008. (Oficina).
Forúm Municipal GLBT "cidadania e politicas públicas".Forum Municipal GLBT"Cidadania e politicas públicas". 2008. (Encontro).
I Conferência Estadual de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, e transexuais. 2008. (Outra).
II Seminário Nacional de Trabalho e Gênero.Breves anotações entre a sexualidade e a mídia. 2008. (Seminário).
Mesa redonda PDE: Uma visão de educador@s. 2008. (Outra).
Palestra "Profissão: Professor". 2008. (Outra).
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR e no Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas- CIAVE. A questão da homossexualidade e o bullying. 2008. (Congresso).
59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).
Corpo dança corpo brinca. 2007. (Oficina).
Curso relaçoes de gênero. 2007. (Outra).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO: POLITICAS E PRATICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA. MINI-CURSO TEATRO E ARTE: EDUCAÇAO NA INFÂNCIA. 2007. (Congresso).
I congresso estudantil da UFV oferecido pelo diretório central dos estudantes. 2007. (Congresso).
I Encontro de professores da educação superior da zona da mata. 2007. (Encontro).
l CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA. EXPOSIÇAO DE PÔSTER. 2007. (Congresso).
Mini-curso de libras.Projeto de extensão-matemática e surdez: questôes de linguagem e novas tècnicas de ensino. 2007. (Outra).
Plano Museologico: Implantaçao Gestao e Organizaçao de museus. 2007. (Oficina).
VII Forum regional de educação de jovens e adultos -SUDESTE DE MINAS. 2007. (Outra).
XVIISimpósio de iniciação cientifica,VII simpós-mostra cientifica da pós-graduação, V Simpósio de extensão universitária e I Sen-simpósio de ensino. 2007. (Oficina).
XVI Simposio de iniciaçao cientifica,VI mostra cientifica de pos-graduaçao e IV Simposio de extensao universitaria. 2007. (Simpósio).
(Pedagogica MG 5) Congresso Internacional de Educaçao. 2006. (Congresso).
62º Fórum MIneiro de Educação de Jovens e Adultos - 5º Fórum Regional de Educação EJA - Sudeste de Minas.. 2006. (Outra).
Evento de Extensão: Democracia e Cidadania. 2006. (Outra).
I Seminario de Pesquisa em Educaçao. 2006. (Seminário).
Oficina Cirandeia Cirandar. 2006. (Oficina).
XI Ciclo de Estudos Pedagógicos.Ciclo de Estudos Pedagogicos. 2006. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (27)
BARDUNI FILHO, J.. Planejamento de atividades didáticas para a educação sexual nas escolas. 2021. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. I Seminário online do curso de Pedagogia. 2020. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Dia de luta, de resistência e de celebração; comemoração para o dia internacional contra a homofobia. 2020. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Narrando Paulo Freire. 2020. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.; PEREIRA, M.. Mesa redonda sobre Gestão e Organização Educacional. 2019. Outro
BARDUNI FILHO, J.; OLIVIA, F. A. ; OLIVEIRA, C. A. V.. Visita técnica a museus e igrejas de São João Del Rey e Tiradentes. 2019. Outro
BARDUNI FILHO, J.. Coordenação de comunicações orais com a temática: "formação e intervenção social". 2019. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Feira de ciências: gênero, sexualidade e reprodução humana do Curso Pedagogia /Unidade de Cláudio. 2017. .. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Memórias, Histórias e Narrativas, 20 anos sem Paulo Freire, atividade de Extensão do Curso Pedagogia /Unidade de Cláudio. 2017. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Seminário de Estágio da Pedagogia UEMG-Cláudio.. 2017. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Sábado Letivo do curso de pedagogia: Conhecendo Paulo Freire.. 2017. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Viagem cultural aos museus de Belo Horizonte. 2017. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. XX Seminário Acadêmico da APEC: O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interinstitucional entre a Catalunha e a América Latina. 2015. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE 2014. 2014. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Coordenação do eixo temático 21 Corpo, Gênero e Sexualidade do II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na escola. 2014. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.; FRANÇA, F. G. R. I Seminário Internacional Diferenças e Educação: Temáticas atuais e novas perspectivas. 2013. Outro
BARDUNI FILHO, J.. I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas. 2013. (Congresso).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. Evento de Extensão: Seminários Sobre Afetividade e Sexualidade. 2011. Outro
BARDUNI FILHO, J.; BARROS, R. F. G. M.. I Seminário de discursão LGBT. 2009. Outro
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L. ; Kelly da Silva. lX Fonepe(Forum Nacional de Entidades de Pedagogia). 2007. Congresso
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. I Mesa redonda ( debates educacionais). 2007. Outro
BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. II Mesa redonda debates educacionais( movimentos sindicais). 2007. Outro
BARDUNI FILHO, J.. I Seminário Regional de Educação do Campo. 2006. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Palestra Sobre Universidade Pública. 2006. (Outro).. . 0.
BARDUNI FILHO, J.. Evento de Extensão: Democracia e Cidadania. 2006. (Outro).. . 0.
MARTINS, Frederico Cordeiro; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. ASPECTOS LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO UMA EXTENSÃO COM AS ESCOLAS DE CLÁUDIO-MG.. Ciências Gerenciais em Foco. v. 9, p. 199-211, issn: 2371-5265, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARTINS, Frederico Cordeiro; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. Aspectos legais para uma Educação Ambiental: Pensando uma extensão com as escolas de Cláudio-MG. Meio Ambiente em Foco Volume 5. 5ed.Belo Horizonte. Em: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio Ambiente em Foco. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 5, p. 136-143. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J. ; MARTINS, Frederico Cordeiro. GÊNERO E SEXUALIDADE OFERTADOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO: OUTROS MODOS DE VIVENCIAR A UNIVERSIDADE. Em: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V Conedu. Recife: Realize, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; VERONA, P. S. B.. Corpos disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar. Em: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, v. VII, p. 1-17, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes. A MARCHA NICO LOPES: transgressões e liberdade em meio a jogos de poderes. Em: Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; MONTEIRO, Igor Ramon Lopes. REPENSAR A ESCOLA, REPENSAR OS SUJEITOS: tecendo caminhos de problematização e resignificação no cotidiano de uma escola da periferia na região metropolitana de Belo Horizonte. Em: Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CHEIM, Érika Oliveira Amorim Tannus; Filho, Barduni J. ; NADER, M. B.. Violência de gênero numa cidade do interior: rompendo silenciamentos. Em: II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Filho, Barduni J. ; CHEIM, Érika Oliveira Amorim Tannus. CONSTRUINDO UM MOMENTO DE SUSPENSÃO PARA AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM UM CURSO DE EXTENSÃO. Em: Anais do II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política: Mulheres e resistência em tempos de violação de direitos, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARDUNI FILHO, J.; Kelly da Silva ; SOUZA, D. D. L.. A homossexualidade e o bullying. Em: V Seminário Sociedade Inclusiva: propostas de ações inclusivas: impasses e avanços., 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CELESTINO SANTOS, Guilherme; MONTEIRO, G. R. F. F. ; BARDUNI FILHO, J.. As relações étnico-raciais nos currículos das licenciaturas na UEMG-Carangola: notas sobre a proposição de novas epistemologias críticas e construtivas. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). v. 25, p. 50-70, issn: 1676-840X, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CELESTINO SANTOS, Guilherme; MONTEIRO, G. R. F. F. ; BARDUNI FILHO, J.. As relações étnico-raciais nos currículos das licenciaturas na UEMG-Carangola: notas sobre a proposição de novas epistemologias críticas e construtivas. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). v. 25, p. 50-70, issn: 1676-840X, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARBOSA FILHO, C. J. ; Barduni Filho, Jairo ; DEZOTTI, Magda ; CABRAL, S. A. B.. Manual de normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
MARTINS, Frederico Cordeiro; BARDUNI FILHO, J. ; PEREIRA, M.. ASPECTOS LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO UMA EXTENSÃO COM AS ESCOLAS DE CLÁUDIO-MG.. Ciências Gerenciais em Foco. v. 9, p. 199-211, issn: 2371-5265, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BARDUNI FILHO, J.. Avaliador de Trabalhos na X Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética: CICIC 2020. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. Apresentação de artigo no Encontro Nacional de Ensino de Filosofia. Tema da comunicação: Filosofia da Educação: Reflexões a partir da ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Local: PUC Minas. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]