teste-01

Jairo Barduni Filho

Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB) Espanha. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Líder do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação. Interesses de pesquisa: Estudos Foucaultianos; Masculinidades; Gênero e Sexualidades; Cotidiano Escolar, Didática e Formação docente. E-mail - jairobardunifilho@gmail.com. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Homens na pedagogia: desafios, conflitos e tensoes pela presenca masculina no ensino de/com criancas
      Descrição: O presente projeto visa compreender e debater esse tema sensível e por vezes polêmico, mas, ao mesmo tempo urgente e necessário que é a presença do homem no trabalho com crianças em espaços escolares, um assunto de extrema relevância para os estudos de masculinidades, de gênero e, claro, para a formação de professores. É preciso que a sociedade compreenda que a formação não deve ficar apenas restrita ao formar-se para o mercado de trabalho, é preciso formar-se para a vida. Falar de gênero, masculinidades é mover uma peça de uma estrutura de gênero e masculinidade hegemônica historicamente construída. Assim, falar desses assuntos é promover uma educação crítica e reflexiva em relação ao preconceito de gênero, dominação masculina e maior equilíbrio nos espaços de escolarização em prol de uma parceria entre os gêneros. Também é sabido que na UEMG-Carangola, não existem disciplinas nos PPCs que possam trazer as discussões que esta pesquisa se propõe, assim, seria uma oportunidade de potencializar tais discussões e, trazer os estudantes para conhecimento do grupo de estudo ? Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação bem como para a comunidade da UEMG-Carangola que poderá se beneficiar com oficinas e palestras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    2. 2020-Atual. NEAB- Nucleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros
      Descrição: Linha de pesquisa: Diáspora Negro-Africana e Movimentos de Territorialização; História; Cultura e Relações Etnicorraciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / Custódio Jovêncio Barbosa Filho - Integrante / GABRIEL ROMAGNOSE FORTUNATO DE FREITAS MONTEIRO - Coordenador / Glauber Miranda Florindo - Integrante / Higor Mozard Geraldo Santos - Integrante / Adriani Lameira Theophilo de Almeida - Integrante / Emerson Costa de Melo - Integrante / Ana Luisa Candida Alves - Integrante / Leonardo Gomes de Souza - Integrante / Aline da Fonseca Sá da e Silveira - Integrante / Irinéia Maria de Jesus Costa - Integrante / Izabela Obolari Protasio - Integrante / Gisela Aparecida Soares dos Santos - Integrante / Danielly Souza de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
      Descrição: O NEAB surge como proposta interdisciplinar, multicultural com objetivos de expandir as discussões sobre a Educação das Relações Étnicorraciais e do Ensino da História da Cultura Afrobrasileira, Africana e dos povos indígenas além dos limites dos Cursos de Licenciatura. Com isso, o NEAB visa a parceria com demais áreas do saber científico, uma vez que, compreende a realidade social da população negra e indígena como um problema a ser discutido em âmbito cultural, social, político e econômico, já que se refere a constituição de valores históricos e socioeconômicos que nutrem as ?raízes do Brasil?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro - Coordenador / Adriani Lameira Theophilo de Almeida - Integrante / HIGOR MOZART GERALDO SANTOS - Integrante / JAIRO BARDUNI FILHO - Integrante / GLAUBER MIRANDA FLORINDO - Integrante / LEONARDO GOMES DE SOUZA - Integrante / Joane Victória Viana Bastos - Integrante / Ana Luisa Candida Alves - Integrante / Aryane Francisco Ferreira - Integrante / Danielly Souza de Oliveira - Integrante / Irinéia Maria de Jesus Costa - Integrante / Izabela Obolari Protasio - Integrante / João Vitor Silva Granja - Integrante / Gisele Aparecida Soares dos Santos - Integrante / Edilma da Silva Figueiras - Integrante / Luana Vitória Soares dos Santos - Integrante / Pedro Henrique Pereira Venâncio - Integrante.
      Membro: Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro.
    3. 2019-2020. VOCE SABE O QUE E ASSEDIO MORAL E SEXUAL? PENSANDO ACOES DE PREVENCAO E COMBATE NO AMBIENTE ACADEMICO.
      Descrição: O projeto Você sabe o que é assédio moral e sexual? Pensando ações de prevenção e combate no ambiente acadêmico; Visa a uma demanda urgente do ensino superior que é o combate a uma prática perniciosa gestada pela masculinidade dominante em ambientes acadêmicos, não se descarta, porém, que também existam docentes e discentes do sexo feminino também com posturas assediadoras. A intenção é cuidar da integridade física e moral de professores e estudantes em tempos em que tem ficado visível a incidência de casos de assédio moral e sexual em Universidades brasileiras , na verdade, parece que esta prática tem sido frequente, contudo, com as denúncias que tenderam a crescer no ano de 2018, muitos casos vieram a tona com destaque na imprensa brasileira. O projeto almeja práticas de: diagnóstico, prevenção e cobate entre os professores e estudantes, análise de entrevistas e a produção de um plano de ação para a uma unidade da UEMG no interior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Dagmar da Silva Melo Oliveira - Integrante / Bárbara Gonçalves da Silva - Integrante / Keren Laiane Ferreira de Faria e Almeida - Integrante / Ana Carolina Pessim - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    4. 2018-2019. Mapeando possibilidades para acoes de formacao continuada de professores da UEMG-Claudio, cuidar do proefssor e cuidar dos estudantes.
      Descrição: O projeto Mapeando possibilidades para ações de formação continuada na UEMG-Cláudio, cuidar do professor é cuidar dos estudantes, visa a uma demanda urgente dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Cláudio no sentido de aperfeiçoar a didática, a metodologia, o planejamento e a organização dos conteúdos de sala de aula para que assim, nos professores, possamos praticar ações pedagógicas atualizadas, significantes, historicizadas, tecnológicas versadas pela práxis do conhecimento (conhecimento dialético), pela curiosidade, pela ética acadêmica a fim de melhoras nossas condições de trabalho e, nossas condições de saúde professoral. O projeto almeja práticas de: diagnóstico entre os professores da unidade, análise de entrevistas e a produção de um plano de ação em prol das lacunas a serem identificadas após a análise de conteúdo das entrevistas com os professores da unidade. A intenção é cuidar da luta por melhores condições de trabalho no tocante a formação continuada dos professores da UEMG-Cláudio já que sabemos que a carreira docente tem vivido um processo de sucateamento histórico, e, a realidade desta unidade é que 100% de professores são designados, isso, por si só, produz uma rotatividade e dificuldades práticas de melhoria na formação continuada dentro da própria unidade além de possíveis outros fatores que dificultam a qualidade do ensino na unidade. Assim, o projeto possui a característica de pensar juntamente com os professores modos de aperfeiçoamento que, ao final do ano de 2018, comporá um plano de ação a ser executado para 2019, ou seja, este é uma fase a ser executada para um projeto de médio a longo prazo a ser definido pela análise do diagnóstico. Após a primeira fase, os resultados serão encaminhados a gestão da unidade que poderá em conjunto com a coordenadoria de pesquisa e extensão, gestar ações para a melhoria do trabalho docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Júnia Marina Sousa Freitas - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    5. 2018-2018. Uma educacao patrimonial de documentos historicos escolares da cidade de Claudio - MG: preservando o passado no tempo presente.
      Descrição: Esse projeto, já aprovado e recebendo bolsa da agência de fomento fapemig, é uma adaptação da escrita original: Uma educação patrimonial de documentos históricos escolares da cidade de Poços de Caldas - MG: preservando o passado no tempo presente do professor Jardel Costa Pereira. Após a rápida passagem deste professor pela Unidade de Cláudio/UEMG, este me convidou para participar como co-orientador do projeto, contudo, após sua transferência para a unidade da UEMG de Leopoldina, achamos por bem que o projeto ficasse sob minha orientação definitiva já que as ações de desenvolvimento do mesmo já haviam começado em Cláudio. Neste sentido, venho reafirmar que a escrita que segue é apenas uma adaptação da ideia para a realidade da cidade de Cláudio e, caracterizando a transferência do projeto em definitivo para minha orientação.São poucas as escolas no Brasil e até mesmo em vários países que contam com um local específico para guardar e preservar a sua arqueologia escolar, este é o caso das duas escolas mais antigas do município de Cláudio, falo da Escola Coronel Joaquin da Silva Guimarães e da Escola Estadual Inocêncio Amorim. Inúmeros são os documentos esquecidos, abandonados ou mal tratados e organizados em locais importantes e em especial nas escolas, o que é um problema para a preservação da memória escolar. Tais escolas, por serem as duas mais antigas de Cláudio, possuem um acervo de fotografias, folhetins, convites entre outras relíquias antigas que ficam guardados nas próprias instituições. Nessa direção aponta-se a necessidade emergente de um trabalho de implementação de comportamentos educativos nas duas escolas, no sentido de conscientizar sobre a importância de organização e preservação de seu patrimônio cultural, no intuito de resgatar a memória e a identidade escolar. Nessa perspectiva se insere os objetivos desse projeto, buscando recuperar a memória e a identidade de vários atores sociais que um dia foram produtores de uma cultura escolar, como também de resgatar e preservar os documentos produzidos ao longo dos anos e inseridos na história da educação da cidade de Cláudio-MG. Serão duas as escolas que iremos trabalhar com o patrimônio escolar, ambas, são as mais antigas da cidade de Cláudio: Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães foi tombada pelo conselho nacional do patrimônio cultural por ser um local importante para a história da cidade e a Escola Estadual Inocêncio Amorim foi fundada na década de 1950.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Gabriele Rodrigues da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    6. 2014-2015. Cultura Visual, Formacao Docente, Curriculo e Educacao
      Descrição: Este projeto surge como prolongamento ou mesmo um diálogo com a pesquisa realizada entre 2012 e 2013 em que buscava problematizar a produção de imagens entre adolescentes nas escolas de Juiz de Fora. Numa conjuntura mais ampla, tanto esta pesquisa realizada no interior das escolas com adolescentes, quanto esta proposta de pesquisa que ora se apresenta são desdobramentos do plano de estudos desenvolvido como estágio de pós doutorado entre 2010 e 2011, que tinha como foco o interesse na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade, incluindo os jovens e suas relações com a cultura visual e com o saber. Na pesquisa com os adolescentes um dado chamou atenção ? a presença constante de artefatos que são utilizados no cotidiano escolar para produção de imagens, tais como o computador e o celular, num jogo entre memória e esquecimento que dizia do movimento de constituição dos sujeitos ? algo que impacta a discussão de currículo e formação docente. Mais do que isso, eles e elas nos diziam da produção de imagens na sala de aula, sem que os professores e professoras dessem conta e mesmo percebessem essa vinculação. Por sua vez, os adolescentes pesquisados não reconheciam qualquer atividade com as imagens realizada pelas escolas, com exceção de uma escola pública federal que constava no seu currículo de Artes um trabalho com cinema. Desta forma, a pesquisa colocava um desafio para as escolas que passa pela formação docente e o currículo, entendendo que a sociedade imagética nos impõe um trabalho com a cultura visual como um campo de saber que diz dos sujeitos. Trabalhando na graduação, tanto na Licenciatura de História quanto na Pedagogia, estas questões da pesquisa me invocam a pensar a articulação entre os estudantes de graduação em História e Pedagogia, a formação docente e o currículo nas suas diferentes relações com as imagens e o saber, seja ele voltado para o conhecimento científico ou aquele que está direcionando a leitura, elaboração e entendimento e relação com as imagens. Por tudo isso, estou interessado em problematizar quais saberes são apropriados pelos alunos e alunas das Licenciaturas de História e da Pedagogia da UFJF nesta relação com as imagens e como elas constroem saberes, num processo de mão dupla que nos coloca o desafio de discutir a formação docente e o currículo. E, sendo fiel a minha trajetória de investigação quero pensar isso no campo das sexualidades, visto que o trabalho com educação está diretamente implicado nas relações de gênero. Neste sentido estou interessado também nas relações desses universitários e dessas universitárias com as sexualidades e com as imagens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Coordenador / Anderson Ferrari - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    7. 2012-2013. A invencao da vida discente nas moradias estudantis da Universidade Federal de Vicosa/MG
      Descrição: A presente investigação terá como objetivo pesquisar diferentes práticas sociais construídas no convívio discente nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa/MG, e o impacto social e acadêmico de tais práticas na vida estudantil. Tem como objetivos específicos: mapear as problemáticas que emergem no/do convívio dos moradores de alojamento; acompanhar e compreender as regras relacionais que ganham consistência no convívio de diferentes quartos; realizar o levantamento das histórias de vida de alguns (algumas) moradores (moradoras) do alojamento, interligando-as às diferentes maneiras que eles (elas) conceberam de habitar o campus universitário; identificar possíveis práticas inventivas engendradas no convívio nos alojamentos e problematizar como tais práticas podem vir a inaugurar maneiras de os discentes tanto transitarem pela universidade quanto também pensarem suas próprias particularidades de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / Eduardo Simonini Lopes - Coordenador / Grasiela Gomide de Souza - Integrante / Cristiane Roque Pereira - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    8. 2008-2009. Programas de politicas educacionais afirmativas: democratizacao, formacao e processo de trabalho
      Descrição: Buscamos com esta pesquisa identificar, classificar e analisar o processo de formação para a pesquisa, investigando-o em dois níveis: no da prescrição curricular pelo perfil analítico do material didatico empregado neste programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Integrante / Kelly da Silva - Integrante / Maria das graças Soares Floresta - Coordenador / Miltom Ramom Pires de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    9. 2008-2009. A homossexualidade e a educacao
      Descrição: A homossexualidade e a educação foi um projeto destinado ao estudo do tema como uma parte teórica e conceitual para a produção, fruto de um interesse particular em fazer um estudo da arte do assunto na segunda metade dos anos 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    10. 2007-2008. educacao ambiental na formacao dos estudantes nas escolas publicas municipais de Vicosa
      Descrição: Determinar, no âmbito da educação ambiental, que atividades podem contribuir de forma mais significativa com a consciência ambiental dos estudantes e educadoras de escola pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador / Laura Pronsato - Integrante / Michele Neto Luiz - Integrante / Lidiane Reis da Silva - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    11. 2007-2008. Educacao ambiental ensino fundamental de escolas municipais de Vicosa-MG
      Descrição: A educação entendida como um espaço formal torna-se um espaço propício a fim de avaliarmos qual é a educação buscada para dar mais qualidade as interações educativas. Entendemos a escola pública, espaço que privilegiaremos nessa pesquisa, como uma instituição convidada a (re)pensar sua maneira de interagir com os sujeitos e com a sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jairo Barduni Filho - Integrante / DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - Coordenador / Maria das graças Soares Floresta - Integrante / Fabiula Aparecida Ramos - Integrante / Luana Maria Gomides - Integrante.
      Membro: Jairo Barduni Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Edital Paex 01/2018 categoria 5. Prêmio para melhores projetos de extensão., Universidade Estadual de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    2. 3º Concurso Viçosense de Literatura Infantil ? autor adulto: categoria tema livre: Livro: O tênis Cor de Rosa, Editora - Universidade Federal de Viçosa.. 2009.
      Membro: Jairo Barduni Filho.
    3. Imagens da Vida-Sebastião Salgado-Concurso de redação, ASPUV - Seção Sindical dos Docentes da UFV.. 2008.
      Membro: Jairo Barduni Filho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (91)
    1. I Seminário online do curso de Pedagogia.Masculinidades e a presença de professores homens nos anos iniciais (educação infantil). 2020. (Seminário).
    2. Projeto Poéticas do Isolamento - Redes de Leitura.A função da arte 1 - Livro dos abraços de Eduardo Galeano. 2020. (Outra).
    3. VIII Simpósio Internacional, trabalho, relações de trabalho, educação e identidade (SITRE).MEN AT WORK: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NO TRABALHO SEXUAL. 2020. (Simpósio).
    4. X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Produção de Imagens experiências e pensamentos: O que pode a infância perguntar à educação?. 2020. (Oficina).
    5. X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Caminhada filosófica (Coordenada pelo professor Walter Kohan). 2020. (Outra).
    6. X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Como uma educação filosófica pode reinventar o ser homem?. 2020. (Outra).
    7. Mesa de debate Feminismos e políticas.Apresentação do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação. 2019. (Outra).
    8. Aula inaugural - acolhimento dos estudantes.Relações de gênero e sexualidades como temas transversais na formação de professores. 2018. (Encontro).
    9. I Encontro Acadêmico do Curso de Pedagogia/Unidade Cláudio, Formação do Professor ? A Extensão Universitária e o papel da Afetividade na Aprendizagem.Formação do Professor ? A Extensão Universitária e o papel da Afetividade na Aprendizagem. 2018. (Encontro).
    10. II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política.Participante. 2018. (Simpósio).
    11. V Congresso Nacional de Educação. GÊNERO E SEXUALIDADE OFERTADOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO: OUTROS MODOS DE VIVENCIAR A UNIVERSIDADE. 2018. (Congresso).
    12. Seminário Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG.Seminário Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG. 2017. (Seminário).
    13. VIII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero.. Alguns apontamentos sobre a construção da masculinidade hegemônica e sua representação nos comics norteamericanos. 2016. (Congresso).
    14. Acto presentación del documento de la UNESCO ?Rethinking Education? organizado por el Centre UNESCO de Catalunya en colaboración con la Fundació Jaume Bofill. 2015. (Outra).
    15. A l?acte Connectar talent pot transformar l?educació? Connectem talent, reinventem l'educació. 2015. (Outra).
    16. Biblioteca Aberta. 2015. (Outra).
    17. Com millorar el relleu de les direccions dels centres educatius? El procés de selecció de directors a debat. 2015. (Outra).
    18. ECER 2015 Budapest - European Conference on Educational Research. 2015. (Outra).
    19. Estrategies per aprender a ser un docent excelent. 2015. (Outra).
    20. Más que investigación: Sesión abierta del Foro para la Investigación- Transformación (ForIT)?. 2015. (Outra).
    21. XX Seminário Acadêmico APEC: O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interistitucional entre Catalunha e America Latina.Algumas refoexões sobre a construção das masculinidades em uma escola agrícola a partir da leitura do jornal estudantil O Bonde. 2015. (Seminário).
    22. Curso de Formação Inicial de Tutores para EaD. 2014. (Outra).
    23. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Corpos Disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar.. 2014. (Outra).
    24. XI Congresso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana. Discurso, regulamento e poder: a produção do sujeito esaviano no jornal estudantil: "O Bonde". 2014. (Congresso).
    25. Café e Cinema no Centro.Debate do filme: Terra Fria. 2013. (Encontro).
    26. Ciclo de Conferências. 2013. (Outra).
    27. Fazendo Genero 10: Desafios atuais do feminismo. TECENDO TEIAS DE SIGNIFICADOS ATRAVÉS DE MEMÓRIAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES. 2013. (Congresso).
    28. Fazendo Genero 10 - Desafios atuais dos feminismos. 2013. (Seminário).
    29. I Semana da faced, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora.O BONDE: CAPTURANDO AS SONORIDADES DISCURSIVAS DE UM JORNAL ESTUDANTIL. 2013. (Seminário).
    30. I Semana da faced, VI Semana da educação e IX seminário anual de pesquisa em educação do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora..ESEDRAT: CUTUCANDO, CURTINDO E COMPARTILHANDO O COTIDIANO DA TURMA 605 ATRAVÉS DA REDE SOCIAL FACEBOOK.. 2013. (Seminário).
    31. I Seminário Internacional Diferenças e Educação.A Marcha Nico Lopes: Transgressões e Liberdade em meio a jogos de poderes.. 2013. (Seminário).
    32. V Seminário Conexões: Deleuze e territórios e fugas e... XII Simpósio Internacional de Filosofia/ Nietzsche e Deleuze.Tempos e territórios das Homossexualidades. 2013. (Simpósio).
    33. V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.PODER, BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).
    34. Curso de Extensão: Poéticas no (não) lugar, literatura, errância e espaço queer.. 2012. (Outra).
    35. Diálogos II: Questões Contemporâneos da Educação. 2012. (Outra).
    36. X Colóquio sobre questões curriculares - VI Colóquio luso brasileiro de currículo. 2012. (Outra).
    37. I Seminário Nacional-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Comteporaneidade.Mesa 9 - Educação e Minorias I. 2011. (Seminário).
    38. Participou como ouvinte no mini curso: O discurso homoerótico: apontamentos sobre o processo de interdição e resistência - I Seminário Nacional - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Comteporaneidade - Minorias e suas representações.. 2011. (Seminário).
    39. Seminário Sobre Partilha de Experiências em Homeopatia no Meio Rural. 2011. (Seminário).
    40. V Seminário corpo, gênero e sexualidades: instâncias e práticas de produção nas políticas da própria vida, I seminário internacional corpo, gênero e sexualidades e I encontro nacional gênero e diversidade na escola - GDE. 2011. (Seminário).
    41. Ciências Sociais e Educação em Debate sob a temática: Perspectivas de Gênero: homofobia e violência contra as mulheres.. 2010. (Outra).
    42. Ciências Sociais em debate 6: Juventudes: Politicas e Diferenças.. 2010. (Outra).
    43. Dia internacional da mulher: enfrentamento à violência contra as mulheres; economia solidária e geração de renda de mulheres. 2010. (Seminário).
    44. I Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Mini Curso: Antropologia da Religião. 2010. (Outra).
    45. I Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Mini Curso: Políticas Públicas e Educação. 2010. (Outra).
    46. I Semana Acadêmica de Ciências Sociais - "Ciências Sociais e Vida Pública". 2010. (Outra).
    47. I Semana da Diversidade Sexual da Universidade Federal de Viçosa. 2010. (Outra).
    48. IV Encontro da Redes de Estudos Rurais..As novas perspectivas das relações de gênero no meio rural: o papel feminino em (re) construção.. 2010. (Encontro).
    49. Seminário de Educação do Campo e Práticas Educativas.. 2010. (Seminário).
    50. VI Seminário de Sociedade Inclusiva.O homossexual Universitário: e a sobrevivência no Alojamento Universitário a Marcenaria Construtora de Armários.. 2010. (Seminário).
    51. 4º Premio Construindo a Igualdade de Gênero.Dilemas e debates dentro do movimento social LGBT ontem e hoje. 2009. (Outra).
    52. 80ºSemana do Fazendeiro. 2009. (Outra).
    53. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação.. 2009. (Outra).
    54. ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual..POR DETRÁS DAS FACHADAS RURAIS: A visibilidade de novos modelos de família e conjugalidade no contexto de crescimento das ocupações rurais não agrícolas.. 2009. (Encontro).
    55. II Simpósio Cidadão. 2009. (Simpósio).
    56. IV Nepopó Festivao IV festival de teatro de São João Nepomuceno.Peça apresentada ( O casamento do pequeno Burguês)/ participação como ator.. 2009. (Outra).
    57. XII Ciclo de Estudos Pedagógicos - Educação Básica: Possibilidades e Desafios da Licenciatura em Pedagogia Minicursos: Educação prisional, e dinâmica de grupo.. 2009. (Outra).
    58. 3ºConferência Estadual de Direitos Humanos.Participação como delegado mineiro na eleição das propostas. 2008. (Outra).
    59. 3º Prêmio Contruindo a Igualdade de Gênero.A homossexualidade e a mídia. 2008. (Outra).
    60. 79ªSemana do fazendeiro.Participação de auxilio a coordenadoria. 2008. (Outra).
    61. A atuação do Pedagogo no Espaço Hospitalar. 2008. (Outra).
    62. Aula Magna do curso de Pedagogia: Politicas para a Educação no Brasil.. 2008. (Outra).
    63. Curso técnico em teatro Universitário TU/UFV Projeto Teatro Solidário.Peça de teatro No humor como na guerra vale tudo. 2008. (Outra).
    64. Fórum das Licenciaturas da UFV..Oficina ""Conteúdos e Métodos da Educação Infantil aos Anos Iniciais Fundamentais". 2008. (Oficina).
    65. Forúm Municipal GLBT "cidadania e politicas públicas".Forum Municipal GLBT"Cidadania e politicas públicas". 2008. (Encontro).
    66. I Conferência Estadual de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, e transexuais. 2008. (Outra).
    67. II Seminário Nacional de Trabalho e Gênero.Breves anotações entre a sexualidade e a mídia. 2008. (Seminário).
    68. Mesa redonda PDE: Uma visão de educador@s. 2008. (Outra).
    69. Palestra "Profissão: Professor". 2008. (Outra).
    70. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR e no Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas- CIAVE. A questão da homossexualidade e o bullying. 2008. (Congresso).
    71. 59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).
    72. Corpo dança corpo brinca. 2007. (Oficina).
    73. Curso relaçoes de gênero. 2007. (Outra).
    74. I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO: POLITICAS E PRATICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA. MINI-CURSO TEATRO E ARTE: EDUCAÇAO NA INFÂNCIA. 2007. (Congresso).
    75. I congresso estudantil da UFV oferecido pelo diretório central dos estudantes. 2007. (Congresso).
    76. I Encontro de professores da educação superior da zona da mata. 2007. (Encontro).
    77. II MESA REDONDA DEBATES EDUCACIONAIS ( MOVIMENTOS SINDICAIS).II MESA REDONDA DEBATES EDUCACIONAIS( MOVIMENTOS SINDICAIS). 2007. (Encontro).
    78. II Seminário de questão agrária e Iº feira do programa de segurança alimentar(PSA). 2007. (Seminário).
    79. I Mesa redonda (debates educacionais).I Mesa redonda ( debates educacionais). 2007. (Encontro).
    80. l CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA. EXPOSIÇAO DE PÔSTER. 2007. (Congresso).
    81. Mini-curso de libras.Projeto de extensão-matemática e surdez: questôes de linguagem e novas tècnicas de ensino. 2007. (Outra).
    82. Plano Museologico: Implantaçao Gestao e Organizaçao de museus. 2007. (Oficina).
    83. VII Forum regional de educação de jovens e adultos -SUDESTE DE MINAS. 2007. (Outra).
    84. XVIISimpósio de iniciação cientifica,VII simpós-mostra cientifica da pós-graduação, V Simpósio de extensão universitária e I Sen-simpósio de ensino. 2007. (Oficina).
    85. XVI Simposio de iniciaçao cientifica,VI mostra cientifica de pos-graduaçao e IV Simposio de extensao universitaria. 2007. (Simpósio).
    86. (Pedagogica MG 5) Congresso Internacional de Educaçao. 2006. (Congresso).
    87. 62º Fórum MIneiro de Educação de Jovens e Adultos - 5º Fórum Regional de Educação EJA - Sudeste de Minas.. 2006. (Outra).
    88. Evento de Extensão: Democracia e Cidadania. 2006. (Outra).
    89. I Seminario de Pesquisa em Educaçao. 2006. (Seminário).
    90. Oficina Cirandeia Cirandar. 2006. (Oficina).
    91. XI Ciclo de Estudos Pedagógicos.Ciclo de Estudos Pedagogicos. 2006. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (27)
    1. BARDUNI FILHO, J.. Planejamento de atividades didáticas para a educação sexual nas escolas. 2021. (Outro).. . 0.
    2. BARDUNI FILHO, J.. I Seminário online do curso de Pedagogia. 2020. (Outro).. . 0.
    3. BARDUNI FILHO, J.. Dia de luta, de resistência e de celebração; comemoração para o dia internacional contra a homofobia. 2020. (Outro).. . 0.
    4. BARDUNI FILHO, J.. Narrando Paulo Freire. 2020. (Outro).. . 0.
    5. BARDUNI FILHO, J.; PEREIRA, M.. Mesa redonda sobre Gestão e Organização Educacional. 2019. Outro
    6. BARDUNI FILHO, J.; OLIVIA, F. A. ; OLIVEIRA, C. A. V.. Visita técnica a museus e igrejas de São João Del Rey e Tiradentes. 2019. Outro
    7. BARDUNI FILHO, J.. Coordenação de comunicações orais com a temática: "formação e intervenção social". 2019. (Outro).. . 0.
    8. BARDUNI FILHO, J.. Aula inaugural acolhimento dos estudantes. 2018. (Outro).. . 0.
    9. BARDUNI FILHO, J.. Feira de ciências: gênero, sexualidade e reprodução humana do Curso Pedagogia /Unidade de Cláudio. 2017. .. . 0.
    10. BARDUNI FILHO, J.. Memórias, Histórias e Narrativas, 20 anos sem Paulo Freire, atividade de Extensão do Curso Pedagogia /Unidade de Cláudio. 2017. (Outro).. . 0.
    11. BARDUNI FILHO, J.. Seminário de Estágio da Pedagogia UEMG-Cláudio.. 2017. (Outro).. . 0.
    12. BARDUNI FILHO, J.. Sábado Letivo do curso de pedagogia: Conhecendo Paulo Freire.. 2017. (Outro).. . 0.
    13. BARDUNI FILHO, J.. Jornada Acadêmica: diversidade e direitos humanos - Curso Pedagogia-UEMG.. 2017. (Outro).. . 0.
    14. BARDUNI FILHO, J.. Viagem cultural aos museus de Belo Horizonte. 2017. (Outro).. . 0.
    15. BARDUNI FILHO, J.. XX Seminário Acadêmico da APEC: O impacto das novas mídias sociais na produção acadêmica interinstitucional entre a Catalunha e a América Latina. 2015. (Outro).. . 0.
    16. BARDUNI FILHO, J.. VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE 2014. 2014. (Outro).. . 0.
    17. BARDUNI FILHO, J.. Coordenação do eixo temático 21 Corpo, Gênero e Sexualidade do II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na escola. 2014. (Outro).. . 0.
    18. BARDUNI FILHO, J.; FRANÇA, F. G. R. I Seminário Internacional Diferenças e Educação: Temáticas atuais e novas perspectivas. 2013. Outro
    19. BARDUNI FILHO, J.. I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas. 2013. (Congresso).. . 0.
    20. BARDUNI FILHO, J.; COELHO, F. M. C.. Evento de Extensão: Seminários Sobre Afetividade e Sexualidade. 2011. Outro
    21. BARDUNI FILHO, J.; BARROS, R. F. G. M.. I Seminário de discursão LGBT. 2009. Outro
    22. BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L. ; Kelly da Silva. lX Fonepe(Forum Nacional de Entidades de Pedagogia). 2007. Congresso
    23. BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. I Mesa redonda ( debates educacionais). 2007. Outro
    24. BARDUNI FILHO, J.; SOUZA, D. D. L.. II Mesa redonda debates educacionais( movimentos sindicais). 2007. Outro
    25. BARDUNI FILHO, J.. I Seminário Regional de Educação do Campo. 2006. (Outro).. . 0.
    26. BARDUNI FILHO, J.. Palestra Sobre Universidade Pública. 2006. (Outro).. . 0.
    27. BARDUNI FILHO, J.. Evento de Extensão: Democracia e Cidadania. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01