Lattes UEMG

Shirley de Lima Ferreira

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Psicologia Social. Graduada em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora adjunta de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão focados nos temas da iniciação científica; educação científica; inclusão social; educação básica; educação superior; disposições sociais; condições sócio-educacionais; formação de professores e autismo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1253127538394696 (13/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Avenida São Paulo, 3966 Vila do Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (032) 34419003
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. As influencias da iniciacao cientifica nas escolhas profissionais e de carreira de estudantes do ensino medio
      Descrição: A pesquisa busca identificar e descrever os desdobramentos das experiências da iniciação científica vividas por egressos de programas do ensino médio na escolha de carreira e profissões dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Diego Alves Simão - Integrante.
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    2. 2019-Atual. Estudo com egressos dos Programas de Bolsas de Iniciacao Cientifica da UEMG: desdobramentos da iniciacao cientifica nas trajetorias
      Descrição: A presente proposta consiste em desenvolver um estudo com egressos dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o objetivo de compreender os desdobramentos da iniciação científica nas trajetórias biográficas dos egressos, avaliar os impactos da iniciação científica nos estudos pós-graduados e nas carreiras profissionais, e investigar seu envolvimento com a cultura científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Bruno Otávio Arantes - Integrante / Mariane Mozelli Betti - Integrante.
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    3. 2019-Atual. Iniciacao Cientifica e Formacao de Professores: a visao dos professores orientadores
      Descrição: Esta pesquisa aborda o tema da iniciação científica no âmbito da formação de professores. Busca-se compreender as contribuições da iniciação científica para a formação inicial em docência, a partir da visão dos professores orientadores de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Bruno Otávio Arantes - Integrante / Diego Alves Simão - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    4. 2017-Atual. Formacao de Professores e Iniciacao Cientifica no Ensino Medio: pesquisa participante
      Descrição: Busca-se compreender o papel e a função da educação em ciências, da educação científica e da iniciação científica nos percursos formativos empreendidos pelos estudantes dos cursos de licenciatura mediante a importância de seus desdobramentos na educação básica. Aprovado no Edital 08/2017 PIBIC FAPEMIG - UEMG. Aprovado no Edital 03/2017 PAPq-UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Petúnia Caroline de Sousa - Integrante / Diego Alves Simão - Integrante. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    5. 2017-Atual. Iniciacao Cientifica e Juventude: o que pensam os estudantes das licenciaturas sobre a ciencia e a tecnologia?
      Descrição: Tendo em vista que a iniciação científica configura política pública voltada a educação básica, busca-se compreender o papel e a função da educação em ciências, da educação científica e da iniciação científica nos percursos formativos empreendidos pelos estudantes dos cursos de licenciatura. A partir da pesquisa participante, são problematizadas as lacunas de sua formação, assim como valorizadas as iniciativas que contribuem neste âmbito, para uma formação mais ampla, mediante a importância de seus desdobramentos na educação básica. Aprovado no Edital 03/2017 PAPq/UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Petúnia Caroline de Sousa - Integrante / Diego Alves Simão - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    6. 2014-2015. Plantas Medicinais da Flora Brasileira: usos cotidianos, caracterizacao basica e propriedades fitoterapicas
      Descrição: Projeto de iniciação científica de estudantes do ensino médio, oriundos do sistema público de ensino, da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), por meio do desenvolvimento de pesquisa científica em caráter interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a capacidade do aluno de interpretar cientificamente fenômenos experimentados em seu cotidiano, cotejando o saber científico e o saber popular e tradicional e estimulando o comprometimento com a preservação do meio ambiente e as necessidades da espécie humana. Para o alcance deste objetivo, duas grandes áreas do conhecimento, as ciências humanas e as ciências naturais, são colocadas em interface por meio das estratégias metodológicas de abordagem ao objeto de investigação, as plantas medicinais, mediante os seguintes eixos estruturantes: na perspectiva qualitativa, os usos cotidianos e os significados atribuídos pela população as plantas medicinais; na perspectiva da pesquisa básica em botânica, as características e as propriedades fitoterápicas destas plantas. Aprovado no Edital 01/2014 (BIC JR - UEMG/CNPq/FAPEMIG). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Reisila Migliorini Mendes - Integrante / Arthur Duarte Barros - Integrante / Maria Clara Valadares Pinto - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
      Descrição: O presente projeto tem por finalidade a iniciação científica de estudante do ensino médio, oriundo do sistema público de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), por meio do desenvolvimento de pesquisa científica em caráter interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a capacidade do aluno de interpretar cientificamente fenômenos experimentados em seu cotidiano, cotejando o saber científico e o saber popular tradicional e estimulando o comprometimento com a preservação do meio ambiente e as necessidades do desenvolvimento da espécie humana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Reisila Simone Migliorini Mendes - Integrante / Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Emmanuel Almada - Integrante.
      Membro: Reisila Simone Migliorini Mendes.
    7. 2014-Atual. Acesso e permanencia das camadas populares no ensino superior: o caso dos cursos de licenciatura da UEMG/Unidade Ibirite
      Descrição: Estudo das trajetórias sociais de estudantes oriundos dos meios populares que ingressaram em cursos de Licenciatura de uma universidade pública brasileira, investigando as condições e os fatores importantes para o seu acesso ao ensino superior bem como para sua permanência e os sentidos que atribuem à condição de estudante universitário. Busca-se construir o perfil dos estudantes dos Cursos de Licenciatura ofertados pela UEMG/Unidade Ibirité em determinado momento histórico, com o objetivo de identificar, descrever e dar visibilidade às suas características socioeconômicas, demográficas, aos percursos formativos e à origem social e familiar destes estudantes. Com base na literatura voltada para o tema das desigualdades do acesso e da permanência das camadas populares no ensino superior brasileiro a pesquisa está voltada à discussão do perfil discente dos Cursos de Licenciatura, seus projetos e suas expectativas. Aprovado no Edital 07/2014 (PIBIC/UEMG/FAPEMIG). Aprovado no Edital 08/2015 PAPq UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Fernando Márcio Viana Ferreira - Integrante / Érica Fernanda Barboza de Oliveira - Integrante / Anna Cesária dos Santos - Integrante / Ismailton Ferreira Martins - Integrante. Número de produções C, T A: 10
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    8. 2011-2015. Os Programas de Iniciacao Cientifica para o Ensino Medio: a participacao dos segmentos sociais desfavorecidos
      Descrição: Pesquisa de tese. Estudo focado em jovens das camadas populares que participam de programas de iniciação científica voltados para o ensino médio, desenvolvidos no Brasil a partir de meados da década de 1980. Realiza um levantamento descritivo desses programas para a construção de um cenário mais amplo da institucionalização da modalidade no país, buscando compreender a inclusão de jovens que tradicionalmente não têm acesso a estes espaços sociais. O objetivo da tese é investigar as relações entre as disposições sociais envolvidas na iniciação científica e a trajetória biográfica de jovens dos segmentos sociais desfavorecidos. Entendendo que essas disposições são necessárias para o acesso e a permanência em ambientes formais de pesquisa, a tese propõe uma reflexão sobre a necessidade de mudança nas disposições sociais de origem. Para tanto, a pesquisa se volta para o estudo da participação desses jovens em uma modalidade de programa, o modelo pioneiro desenvolvido pela Fiocruz desde 1986, e defende que a socialização nos ambientes formais de pesquisa implicará a adaptação, atualização, transferência, abandono e construção de disposições para a compatibilização das práticas sociais dos jovens. Analisa empiricamente esse pressuposto através de abordagem qualitativa e compreensiva por meio do estudo de trajetórias biográficas de jovens moradores da favela da Maré egressos de um programa de IC/EM. A tese defende que os jovens dos segmentos desfavorecidos podem sair das escolhas estatisticamente mais associadas à sua classe social por razões tão diversas quanto são infinitas as variações interindividuais. Entende que as escolhas e decisões dos jovens estão entrelaçadas às suas condições de vida, à sua interpretação dessas condições, às relações sociais que constroem, aos investimentos que realizam em melhores e mais seguras possibilidades para a sobrevivência e para a autorrealização, e às atitudes que tomam com os recursos que o contexto lhes permite para concretizá-las. Neste sentido, uma das principais características da iniciação científica no ensino médio para a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social é sua capacidade de outorgar condições mais favoráveis para a heterogeneização das práticas, aspirações e projetos de futuro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Simone Ouvinha Peres - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    9. 2006-2008. Identidade, Participacao e Memoria nas Trajetorias Coletivas de Congadeiros de Sao Joao del-Rei (MG)
      Descrição: A pesquisa buscou identificar, a partir do trabalho de recordar e narrar efetuado por congadeiros negros, residentes em São João del-Rei (MG), o processo coletivo presente nas trajetórias individuais. A pesquisa evidenciou que estes congadeiros têm se organizado contra o preconceito, o desrespeito e a discriminação racial através da agência em processos grupais de revitalização, penetração e infiltração dos negros na Festa do Divino celebrada nesta cidade e constituição de grupos afro-descendentes, bandas e associações de Congado. A participação nestes grupos, suporte da memória, da identificação e do pertencimento, articula produções individuais e coletivas que revelam a posição central da família, primeiro lugar de enraizamento na dinâmica de transmissão e produção de uma memória coletiva sobre o contexto ritual do Congado, e do trabalho-emprego, trabalho-comunitário, trabalho-religioso, como espaços de fixação e dispersão do prestígio e desprestígio social, do poder. Ser negro, tornado negro nestes espaços coletivos, é das mais importantes categorias a partir das quais localizar a identidade e a diferença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Coordenador / Marcos Vieira silva - Integrante / Mahfoud, Miguel - Integrante. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 4
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.
    10. 2003-2005. Banco de Dados: perfil de clientela e levantamento de demandas de grupos, associacoes, organizacoes e instituicoes de Sao Joao-Del-Rei (MG) e arredores
      Descrição: Pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A primeira etapa da pesquisa consistiu na construção de um Formulário para Cadastro de Conjuntos Sociais (FCCS), questionário semi-estruturado padronizado contendo 422 variáveis itemizadas, com o propósito de desenvolvimento de um Banco de Dados útil ao registro, organização e consulta de dados e informações dos conjuntos sociais localizados em cidades do entorno da UFSJ, demandas destes à universidade, mapeamento das atividades já desenvolvidas pela universidade e subsidios para novos projetos. Esta etapa foi realizada com financiamento de órgãos de fomento por diversos colaboradores (Mata-Machado, M. N.; Passos, C. F.; Vieira Silva, M. e bolsistas). A segunda etapa, FASE DE EXTENSÃO (2003-2005), esteve focada na coleta de dados e informações por meio da aplicação do questionário, análise dos dados e informações em perspectiva qualitativa e quantitativa e discussão dos instrumentos. As principais atividades realizadas: 1. aplicação do FCCS aos informantes privilegiados dos C.S. 2. aplicação do FCCS a responsáveis da universidade por atividades desenvolvidas nestes C.S.; 3. transcrição destas entrevistas de aplicação do FCCS; 4. indexação dos dados e informações das transcrições no Banco de Dados; 5. catalogação dos produtos referentes aos C.S. no Formulário para Cadastro de Produtos (FCP); 6. revisão dos instrumentos de coleta (FCCS/FCP) - organização, sequência, adequação e pertinências das questões ás características específicas dos C.S., dentre outros aspectos; 7. construção de perfil individuais dos C.S. e análise mais geral do contexto e das instituições. 8. Elaboração de um documento introdutório contendo instruções mais específicas sobre os procedimentos de entrevista de aplicação do FCCS, seleção e treinamento de estagiários. Permitiram a construção de um panorama contextualizado de uma parcela de C.S. em atuação nas cidades de São João del-Rei, Barroso, Prados e Tiradentes; de sugestões de aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados (FCCS e FPC); sugestões de aperfeiçoamento dos procedimentos de indexação no Banco de Dados informatizado assim como para a construção de uma interface mais amigável com o usuário. No período da pesquisa foi possível evidenciar por meio do perfil sumariado da clientela cadastrada as dificuldades econômicas, relacionais e técnicas, como o número reduzido de profissionais especializados, vivenciadas pelos C.S., por conseguinte, as demandas mais específicas de trabalho para a Universidade.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Shirley de Lima Ferreira - Integrante / Marcos Vieira silva - Coordenador / Leandro Rocha Damásio - Integrante / Alide Altivo Gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 11
      Membro: Shirley de Lima Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (35)
      1. IV Jornada Pedagógica.Não há pesquisa sem ensino e ensino sem pesquisa: considerações dos professores a respeito da iniciação científica. 2019. (Seminário).
      2. Simpósio Internacional Tecnologias e Educação à Distância no Ensino Superior. Barbacena.Divulgação científica de ações extensionistas: o blog como ferramenta útil para a popularização da CTI.. 2018. (Simpósio).
      3. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática UEMG/Unidade Ibirité.Formação Docente e pesquisa científica: técnicas de entrevista e abordagem psicossocial. 2017. (Oficina).
      4. IV Semana UEMG. 2015. (Seminário).
      5. III Semana Uemg.O PIBID e a perspectiva comportamental na educação: apontamentos sobre a prática docente. 2013. (Oficina).
      6. III Semana UEMG.A teoria dos grupos operativos de Pichon-Riviére: contribuições para a prática da coordenação pedagógica. 2013. (Seminário).
      7. II Semana UEMG.O processo dialético de aprender e ensinar: a atuação do pedagogo. 2012. (Seminário).
      8. II Semana UEMG.Por uma educação das relações étnico-raciais: a memória social e a identidade afro-descendente. 2012. (Seminário).
      9. II Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência.Sentidos atribuídos ao trabalho em narrativas de congadeiros sanjoanenses. 2010. (Seminário).
      10. II Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência.O Congado: localização histórica. 2010. (Seminário).
      11. II Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência.Missa Inculturada: e eles nem têm a ousadia de perguntar por quê?. 2010. (Seminário).
      12. I Colóquio em EAD, Cultura e Produção de Subjetividade. 2009. (Outra).
      13. III Seminário de Saúde e Educação; III Encontro de Arte e Saúde Mental; Seminário regional da ABRAPSO, psicologia social, extensão e saúde.Saúde Mental e Comunidade: refletindo o conceito de saúde a partir da promoção do bem estar e do trabalho. 2009. (Seminário).
      14. IV Encontro de Psicologia UFSJ.O Sujeito na Pós-Modernidade. 2009. (Encontro).
      15. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Adolescentes e seus dilemas na contemporaneidade. 2009. (Congresso).
      16. VIII Congresso de Produção Científica Universidade Federal de São João del-Rei. A Igreja Católica e as práticas comunitárias: tensões entre o poder e a solidariedade. 2009. (Congresso).
      17. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica: Homenagem a Eugène Enriquez.Trajetórias Coletivas de Congadeiros Sanjoanenses. 2009. (Outra).
      18. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Experiência de um projeto de extensão: o papel do psicólogo na comunidade. 2009. (Encontro).
      19. Conferência de Yves Clot - Clínica da Atividade e sua dupla herança: a ergonomia e psicopatologia do trabalho. 2007. (Outra).
      20. Conferência de Yves Clot - Inovações tecnológicas e o 'erro humano': o caso dos acidentes aéreos. 2007. (Outra).
      21. 15º Encontro Regional da ABRAPSO - Minas. 2006. (Encontro).
      22. IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. 2006. (Simpósio).
      23. 14º Encontro Mineiro de Psicologia Social.Banco de Dados: perfil de clientela e levantamento de demandas de grupos, associações, organizações e instituições de São João del-Rei e arredores. 2004. (Encontro).
      24. 14º Encontro Mineiro de Psicologia Social - ABRAPSO.O surgimento do eu e a questão do conhecimento em Vygotsky e Wallon. 2004. (Encontro).
      25. 14º Encontro Mineiro de Psicologia Social - ABRAPSO.Laudos de Psicologia Clínica do Laboratório de Psicologia da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei dos anos 1960, 70 e 80. 2004. (Encontro).
      26. XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Banco de Dados: perfil de clientela e levantamento de demandas de grupos, associações, organizações e instituições de São João del-Rei e arredores. 2004. (Seminário).
      27. XII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. Banco de Dados: perfil de clientela e levantamento de demandas de grupos, associações, organizações e instituições de São João del-Rei e arredores. 2004. (Congresso).
      28. XVII Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas da UFSJ. Eu e conhecimento em Vygotsky e Wallon. 2004. (Congresso).
      29. XVII Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas da UFSJ. Grupos, Associações, Instituições, Organizações, Comunidades e Movimentos Sociais: levantamento e organização de dados. 2004. (Congresso).
      30. XVII Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas da UFSJ. Laudos de psicologia clínica no Laboratório de Psicologia da Faculdade Dom Boco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei. 2004. (Congresso).
      31. I Encontro de Psicologia.Banco de Dados: contribuições do instrumento à memória institucional. 2003. (Encontro).
      32. XII Encontro Nacional da ABRAPSO.A situação de entrevista com uso de questionário misto. 2003. (Encontro).
      33. XI Seminário de Iniciação Científica da UFOP.O qualitativo e o quantitativo na situação de entrevista: uma estratégia mista de investigação psicossocial.. 2003. (Seminário).
      34. XI Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. Criação de Banco de Dados para Construção de Perfis Psicossoais. 2003. (Congresso).
      35. VI Semana da Psicologia. 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. ARANTES-FERREIRA, S. L.. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. (Congresso).. . 0.
      2. ARANTES-FERREIRA, S. L.; OLIVEIRA, A. F. ; MIRANDA, V. R. E. ; CRUZ, I. M. N. F.. 4ª Semana UEMG "Diversidade e Afrodescendência: mediações, interações e (re)conhecimento". 2015. Congresso
      3. ARANTES, B. O. ; LIMA-FERREIRA, S.. Palestra: Resolução de Conflitos e Motivação: teorias do campo psicológico e trabalho. 2014. Outro
      4. MAIA, L. B. M. ; SILVA, N. A. ; LIMA-FERREIRA, S.. Palestra: Socialização da Experiência: O Trabalho Psicossocial no Centro de Referência em Assistência Social/CRAS. 2008. Outro
      5. MEMBROS, V. ; LIMA-FERREIRA, S.. 14º Encontro Mineiro de Psicologia Social: Políticas Públicas: saberes e práticas psicossociais. 2004. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06