teste-01

Douglas Tomacio Lopes Monteiro

Mestre em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é especialista em docência e gestão do ensino superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), graduado em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em história, bacharelado e licenciatura, também pela PUC-MG. Perpassou pela graduação em letras/língua inglesa na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambas interrompidas. Profissionalmente, atuou como professor e pedagogo, nas redes pública e privada de ensino (nos âmbitos médio, fundamental I e II, infantil e educação profissional); como tutor e professor formador na EaD, em curso de aperfeiçoamento e formação de professores. Atualmente, para além das atividades de pesquisa e da educação social, dedica-se à docência no âmbito da graduação e pós-graduação em Educação e em Direitos Humanos e Cidadania. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7621281963860238 (28/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Ibirité. Avenida São Paulo, 3996 Vila Rosário 32415250 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219500 URL da Homepage: http://www.uemg.br/unidades-2019/160-ibirite
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-2015. Conversas entre maes e filhas: resgatando o que muda e o que permanece na transmissao do patrimonio cultural imaterial em comunidades rurais e quilombolas na zona da mata mineira
      Descrição: O trabalho, que tem por base metodológica a História Oral, visa resgatar e sistematizar conhecimentos e histórias de diferentes gerações de mulheres que vivem em seis distintas comunidades rurais e quilombolas, localizadas em cinco municípios da Zona da Mata mineira: Miradouro (Comunidade Santa Bárbara), Bias Fortes (Comunidade Quilombola Colônia do Paiol), Tabuleiro (Comunidade Remanescente de Quilombo de Botafogo), Divino (Comunidade São Pedro de Cima) e Santos Dumont (Comunidades São Sebastião da Boa Vista e São Bento). Intenta-se resgatar as histórias de vida dessas mulheres, enfatizando as estratégias de transmissão de conhecimentos tradicionais e/ou populares intergeracional (entre mães e filhas) nessas comunidades, de modo a perceber como estes conhecimentos se relacionam com outros no processo de transmissão intergeracional e estabelecer pontes entre o conhecimento prático e as relações entre estes conhecimentos e o que as novas gerações aprendem nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Douglas Tomácio Lopes Monteiro - Integrante / Simone da Silva Ribeiro - Coordenador / Michelle Netto Luiz - Integrante / Bruna Mendes Silva - Integrante / Raquel Santiago Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Douglas Tomacio Lopes Monteiro.
    2. 2013-2016. A EDUCACAO BASICA DO CAMPO NA ESCOLA PUBLICA E A PARTICIPACAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NAS PRATICAS ESCOLARES E NAO ESCOLARES NA CIDADE DE MIRADOURO - MG.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa, a fim de fortalecer e consolidar a rede de cooperação de Educação do Campo entre a UFJF/FACED/PPGE e a Prefeitura Municipal de Miradouro, que vem se dando desde 2010, tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação básica do campo, na sua interface com os processos de construção profissional, dos saberes e das práticas docentes na escola municipal Santa Bárbara, bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos escolar e não escolar. No campo, além das tensões relativas ao exercício da docência, se acrescenta o fato de que muitos são filhos ou netos de agricultores, nascidos em comunidades rurais e que vivem a realidade de negação de valores, experiências, costumes e conhecimentos familiares, em detrimento de conhecimentos escolares/acadêmicos. Este conflito é latente ou ocultado pela estrutura de poder na qual estão inseridos? O que pensam as professoras/es que trabalham no campo sobre o campo? Como relacionam os conteúdos escolares e os conhecimentos saberes das famílias/crianças? O que pensam disso os MSC, que historicamente lutaram em Miradouro por uma Educação básica do Campo? Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Pois os MSC assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade e que suas identidades, costumes e experiências sejam a referência desse processo educacional. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), e incorporação desta no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Miradouro, se torna o lócus privilegiado deste projeto, em que pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação básica do campo, mas também refletir com os MSC as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Douglas Tomácio Lopes Monteiro - Integrante / Simone da Silva Ribeiro - Coordenador / Dileno Dustan Lucas de Souza - Integrante / Simone de Almeida Evangelista Weitzel - Integrante / Patricia Rejane da Silva Uchôa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Douglas Tomacio Lopes Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Educação Física Escolar: Prática Docente, Universidade de São Paulo - USP.. 2013.
      Membro: Douglas Tomácio Lopes Monteiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. Conversa entre educadores.Precarização do trabalho docente: conversa entre educadores. 2020. (Seminário).
    2. Docência, Discência e Docência. 2020. (Seminário).
    3. Pedagogia entre e além dos muros da escola.Campos de atuação das/os pedagogas/os. 2020. (Seminário).
    4. III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias.Jacques Rancière, Igualdade e Democracia Radical: um paradoxo para a noção de povo e hegemonia.. 2019. (Simpósio).
    5. Celebrando a Educação em Museus..Roda de |Conversa: celebrando a educação em museus. 2018. (Simpósio).
    6. Educação Social, Direitos Humanos e Rede.Estratégias Metodológicas nas Ações pelos Direitos Humanos. 2018. (Simpósio).
    7. III Colóquio sobre Direitos Humanos, Cidadania e Educação.Educação em Direitos Humanos: uma roda de muitas conversas. 2018. (Simpósio).
    8. IV Jornada Pedagógica. Trabalhos variados. 2018. (Congresso).
    9. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo da Ortopedia Mental à Educação Inclusiva: H. Saberes Docentes no Cotidiano Escolar: aprendizagens possíveis na relação com aluno TDA/H. 2018. (Congresso).
    10. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo da Ortopedia Mental à Educação Inclusiva: H. Memorial de estudantes do curso de pedagogia: repensando a complexidade do espaço escolar a partir da própria trajetória discente. 2018. (Congresso).
    11. V Seminário de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT.Qualificando como e quem? Sobre que educação profissional falamos?. 2017. (Seminário).
    12. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.História da educação a partir das práticas docentes; Do caráter rigidamente fluido para a compreensão da história da educação; Literatura e cordel: processos transplantação e fixação do português no território nacional brasileiro. 2016. (Seminário).
    13. II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades: Relações Étnico-Raciais, Gênero, Juventudes e Inclusão de PNE?s na Sociedade Brasileira.Educação, Diversidade e Enfrentamento: práticas formativas como construção de horizontes mais habitáveis.. 2016. (Seminário).
    14. XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas.Sobre construções do conhecimento; Língua portuguesa e diáspora; História da educação a partir das práticas docentes;. 2016. (Seminário).
    15. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.História do ser pedagogo e da pedagogia no Brasil / Ludicidade e educação: o processo lúdico na aprendizagem da criança com deficiência intelectual na educação infantil.. 2015. (Seminário).
    16. 1º Encontro de Diversidade Sexual UFSJ. Cotidiano escolar: problematizando contextos, (re)fazendo o hoje e tecendo algumas possibilidades de mudanças.. 2015. (Congresso).
    17. V Semana de Pedagogia: Dilemas e Desafios da Educação no Século XXI. Desafios da educação contemporânea no trato com a diversidade sexual. 2015. (Congresso).
    18. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Sobre um modelar pupilo imperial / Sociolinguística e a atuação de professoras das séries iniciais. 2014. (Seminário).
    19. I Colóquio Internacional de Literatura Ibero-Americana. Conversas possíveis em espaços transfronteiriços: novas formas de se fazer e conceber a historiografia.. 2014. (Congresso).
    20. I Encontro de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Minas gerais. 2014. (Encontro).
    21. IV Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade.Programa Mais Educação:contribuições para a valorização da história, cultura, memória e identidades de alunos de escolas rurais de Juiz de Fora / Relações entre Estado, Movimentos Sociais do Campo e Educação. 2014. (Seminário).
    22. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente..Plantadores de Batatas de Nava: estudos sobre a as práticas e saberes docentes no interior da cultura escolar do Colégio Pedro II. 2014. (Seminário).
    23. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Corpos Disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar.. 2014. (Outra).
    24. VII Congresso de Pesquisa e Extensão e II Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ? Unidade Barbacena.Matemática Prazerosa: dizeres de algumas ?novas? possibilidades de aprendizado.. 2014. (Seminário).
    25. VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação e políticas públicas no contexto capitalista atual: alguns desafios na educação contemporânea. 2014. (Outra).
    26. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.Historiografia revisitada: história e literatura em diálogos.. 2014. (Seminário).
    27. X Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.Práticas Educativas na Incipiente República Brasileira / Disciplina, docilização e educação física escolar / Metodologia de história oral: resgatando o patrimônio cultural imaterial em comunidades rurais e quilombolas. 2014. (Seminário).
    28. X Seminário Anual de Pesquisa em Educação - PPGE/UFJF.Coordenação Sessão de Comunicação - Históra da educação, Educação e Política. 2014. (Seminário).
    29. X Seminário Internacional Rede Estrado.PNE - 2011-2020 - e o ensino médio: alguns apontamentos preliminares. 2014. (Seminário).
    30. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE "A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade..EM ?CHÃO DE FERRO? DO NAVA ANGÉLICO-DEMONÍACO: História(s) da Educação através cultura escolar de inícios do século XX no Colégio Pedro II. 2014. (Encontro).
    31. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Gênero, sexualidade e educação/Educação Física Escolar e seus múltiplos dizeres. 2013. (Seminário).
    32. Encontro Pedagogia histórico-crítica e Educação Física.Pedagogia crítico-superadora e prática docente: olhares sobre a Educação Física em uma escola no município de Juiz de Fora. 2013. (Encontro).
    33. III Seminário Internacional Hegemonia, Lutas Sociais e Serviço Social. 2013. (Seminário).
    34. II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos.Nas trilhas educativas entre o currículo e a prática efetiva. 2013. (Seminário).
    35. Internacional Conference on Teacher Education/IV Seminário de Formação de Professores.Educação sem homofobia e enfrentamento ao sexismo/Saberes, práticas e cotidiano. 2013. (Seminário).
    36. I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas.Repensar a escola, repensar os sujeitos: tecendo caminhos de problematização e ressignificação no cotidiano de uma escola da periferia na região metropolitana de Belo Horizonte/A Marcha Nico Lopes: transgressões e liberdade em meio a jogos de poderes. 2013. (Seminário).
    37. IV Seminário Internacional Teias de Cidadania: Ocupar a cidade: educação integral em movimento.Teatro do oprimido e violência escolar: ações de enfrentamento em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte. 2013. (Seminário).
    38. IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE/VI Semana da Educação. 2013. (Seminário).
    39. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. Impressões do/no caminho investigativo, o cotidiano em foco. 2013. (Congresso).
    40. VII Seminário sobre a produção do conhecimento em educação - política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades.Educação Física Escolar: alguns dizeres. 2013. (Seminário).
    41. XII Seminário de Educação Física Escolar - A Prática Docente da Educação Física Escolar: da inspiração à ação.Visita ao "Gigante da Pampulha"/Nem machões e nem mocinhas/A Educação Física Escolar no contexto da lei 10.639/03. 2013. (Seminário).
    42. 2ª Conferência de Políticas Públicas para a Juventude. Sexualidade e respeito às diferenças. 2012. (Congresso).
    43. II Seminário Educação sem Homofobia. 2010. (Seminário).
    44. I Mostra Audiovisual Diversidade em Foco. 2010. (Outra).
    45. Nome Social: Travestis e Transexuais na Escola. 2010. (Simpósio).
    46. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XV ENDIPE. 2010. (Encontro).
    47. Práticas Pedagógicas e a Pesquisa.Índio(s) quem é (são) esse(e)?. 2008. (Seminário).
    48. As ciências do Humano no Universo do Conhecimento. 2007. (Simpósio).
    49. Oriente:outros olhares. 2007. (Simpósio).
    50. Ciclo de Debates - Cidadania, Ética e Política. 2006. (Simpósio).
    51. IV Simpósio de Mostra de Pesquisas Integradas. 2006. (Simpósio).
    52. Mídia Escola e Família: interfaces para a mudança. 2006. (Seminário).
    53. 2ª Guerra Mundial: do eurocentrismo à mundialização do mundo. 2005. (Seminário).
    54. A Polícia Política da República ? Arquivos e Trajetórias do DOPS. 2005. (Seminário).
    55. Ética e Corrupção. 2005. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. TOMÁCIO, Douglas; SILVA, Walesson Gomes. Seminário Internacional de Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Congresso
    2. TOMÁCIO, Douglas; MACHADO, Eliane S.. Debates Contemporâneos sob prismas Educativos. 2020. Congresso
    3. TOMÁCIO, Douglas; ROSÁRIO, Janaína. Seminário Nacional "Precarização e trabalho docente em contextos de Pandemia". 2020. Congresso
    4. TOMÁCIO, Douglas; MACHADO, Eliane S. ; SILVA, Walesson Gomes. Seminário Internacional "Literatura e Docência: possibilidades formativas na (re)invenção pedagógica?. 2020. Congresso
    5. TOMÁCIO, Douglas. Circuito Integrado: Escola, Trabalho, Saber e Formação. 2019. (Congresso).. . 0.
    6. MONTEIRO, D. T. L.. XV ENDIPE. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Douglas Tomácio Lopes Monteiro ⇔ Andréa Cristina Ulisses de Jesus (7.0)
      1. TOMÁCIO, Douglas; JESUS, A. C. U. ; ANDREA, J.S ; ALMEIDA, D. B. ; RIBEIRO, I. O. ; ROCHA, K. C. R. ; GOMES, L. A. M. ; ALMEIDA, R. B.. Diversidade Discente e Currículo Unificado: (de)formações a partir de uma instituição (des)qualificadora.. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 2, p. 98-113, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ULISSES, A.; Andrade, Celly. ; TOMÁCIO, Douglas ; Nonato, Eliene ; Joelma Andrade ; SILVA, N.. Ecos de um Quilombo: que teriam sujeitos quilombolas a dizer da educação que recebem?. Em: Aciomar Fernandes de Oliveira; Antonio Carlos Figueiredo Costa. (Org.). Relações étnicas: conexões possíveis. 1ed.Ibirité - MG. : Poesias Escolhidas Editora. 2018.v. 1, p. 13-126.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade ; SILVA, P. G. Sobre construções do conhecimento: até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. Em: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva. História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. Em: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva ; SILVA, P. G.. Sobre construções do conhecimento: até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      6. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva. Do caráter rigidamente fluido para a compreensão da história da educação: \'res fictae\' e \'res factae\' no constante redesenhar de fronteiras. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      7. TOMÁCIO, Douglas; ANDRADE, Joelma Silva ; ULISSES, A.. História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Douglas Tomácio Lopes Monteiro ⇔ Jairo Barduni Filho (3.0)
      1. MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; VERONA, P. S. B.. Corpos disciplinados: um olhar sobre a educação física escolar. Em: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, v. VII, p. 1-17, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BARDUNI FILHO, J.; MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes. A MARCHA NICO LOPES: transgressões e liberdade em meio a jogos de poderes. Em: Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MONTEIRO, Douglas Tomácio Lopes ; BARDUNI FILHO, J. ; MONTEIRO, Igor Ramon Lopes. REPENSAR A ESCOLA, REPENSAR OS SUJEITOS: tecendo caminhos de problematização e resignificação no cotidiano de uma escola da periferia na região metropolitana de Belo Horizonte. Em: Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Douglas Tomácio Lopes Monteiro ⇔ Walesson Gomes Da Silva (1.0)
      1. TOMÁCIO, Douglas; SILVA, Walesson Gomes. Protagonismo: ecos de uma EJA diversa. O Pensar a Educação Em Pauta ? Um Jornal para a Educação Brasileira, , v. 8 - nº 292, p. 1-2, 18 set. 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Douglas Tomácio Lopes Monteiro ⇔ Maurício Rubens de Carvalho Guilherme (1.0)
      1. SILVA, P. G. ; TOMÁCIO, Douglas. Língua portuguesa e diáspora: o lugar da literatura de cordel na fixação da língua portuguesa no Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Douglas Tomácio Lopes Monteiro ⇔ Ana Paula Ferreira Pedroso (1.0)
      1. DEBIAN, W. R. G. ; TOMÁCIO, Douglas ; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.. Revista Interdisciplinar Sulear. v. Ano 1, p. 121-130, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06