Graduada em Pedagogia (1989) e Estudos Sociais (1992), Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em Educação - Área Educação e Sociedade (2003) pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e Doutora em Humanidades e Artes - com Menção em Ciências da Educação (2016) pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). É professora efetiva na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) , na Área de Políticas Públicas Educacionais , no Departamento de Administração Educacional (DAE). Atua como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência - Linha: Desafios Contemporâneos na Formação de Educadores ); NEPHES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Sociedade- Linha: Espaços Formativos, Sujeitos e Currículos) e NEPPPE ( Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - Linhas: Políticas Educacionais para a Diversidade, Inclusão e Cotidiano escolar / Currículo, Formação, Trabalho Docente e Políticas Públicas), sendo coordenadora do último .Tem experiência na área de Educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e ead, com ênfase em Fundamentos, Organização e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e trabalho docente, gestão , políticas públicas ,educação inclusiva, híbrida e de tempo integral. (Texto informado pelo autor)
CARVALHO, C. M. N.; PENHA, L. D. S. ; SILVA, L. D. S.. A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. v. 12, p. 7, issn: 1517-0276, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, CARLA. EL EDUCADOR DE LAS ESCUELAS MUNICIPALES EN LA REGIÓN DEL VALLE DEL RÍO VERDE: PARTICIPACIÓN E IDENTIDAD. CEU Arkos La Universidad Vallartense. v. 9, p. 61-83, issn: 2236-5362, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (3)
CARVALHO, C. M. N.; BORGES, L. (Org.) ; ARAUJO, P. M. C. (Org.). Políticas públicas: Processos Educativos em Tempos de Pandemia e Isolamento Social. 1 ed. Belo Horizonte: Escola Cidadã, 2020. v. 1, p. 180. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Maria do Carmo Junqueira Gonçalves (Org.) ; CARVALHO, C. M. N. (Org.). Conjunto Habitacional Jardim Esperança. Três Corações: SEDUC / Prefeitura Municipal de Três Corações. Conjunto Habitacional Jardim Esperança. Três Corações: SEDUC / Prefeitura Municipal de Três Corações, 1995. v. 300, p. 64. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (10)
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, T. S. ; CARVALHO NETO, P. A.. Espaços comunitários de Campanha/MG e a implementação da Escola de Tempo Integral Integrada. Em: Márcio Eurélio Rios de Carvalho;Vânia Maria Siqueira Alves; Joana Beatriz Barros Pereira. (Org.). Atuação docente em espaços públicos extraescolares de aprendizagem. 1ªed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2020.v. 1, p. 13-27. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; BOVO, A. P. M. C. ; COSTA, M. L. R.. Hábitus e Formação Docente. Em: Rui Pedro Lopes, Cristina Mesquita, Elisabete Mendes Silva, Manuel Vara Pires. (Org.). V Encontro International de Formação na Docência | Livro de Atas. 1ed.Bragança. : Instituto Politécnico de Bragança. 2020.v. 1, p. 125-136. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; ANASTACIO, L. R. ; MORAIS, R. A.. O Parecer Nº05/2020: do Chão da Sala de aula às Telas Digitais. Em: Carvalho, Carla Maria Nogueira de; Borges, Liliana; Araujo, Patrícia Maria Caetano. (Org.). Políticas públicas: Processos Educativos em Tempos de Pandemia e Isolamento Social. 1ed.Belo Horizonte. : Escola Cidadã. 2020.v. 1, p. 33-54. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; AMARAL, C. T. ; OLIVEIRA, C. F. C. ; MORAIS, R. A.. Crise Pandêmica e Fragilidade do Direito à Educação das Pessoas com Deficiência. Em: Carvalho, Carla Maria Nogueira de; Borges, Liliana; Araujo, Patrícia Maria Caetano. (Org.). Políticas públicas: Processos Educativos em Tempos de Pandemia e Isolamento Social. 1ed.Belo Horizonte. : Escola Cidadã. 2020.v. 1, p. 70-93. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; PENHA, L. D. S.. Interfaces da Violência Escolar. Em: Antonio Carlos Rocha Botelho;Claudionor Alves da Silva;Fernando Avendaño; Ronney Pereira Cabral; Tereza Cristina Nascimento;Yeda Maria Aguiar Portela. (Org.). Educação na Contemporaneidade: Novos gestos de ensino e aprendizagem. 1ªed.Rio de Janeiro. : Autografia Edição e Comunicação Ltda. 2019.v. 01, p. 06-396. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N. A concepção pedagógica vivenciada na formação de pedagogos na Universidade Aberta do Brasil. Em: Antonio Carlos Rocha Botelho; Ronney Pereira Cabral; Claudionor Alves da Silva. (Org.). Diálogos sobre Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas no século XXI. 1ed.Rio de Janeiro. : Autografia Edição e Comunicação Ltda. 2018.v. 1, p. 121-138. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, J. B. B. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Educação Ambiental: Tema Àgua na Transversalidade. Em: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas. (Org.). Psicologia,educação e o debate ambiental:questões históricas e contemporâneas. Ied.Belo Horizonte. : FAE/UFMG-CDPHA. 2017.v. I, p. 09-462. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, J. B. ; SANTIAGO.., F. S.. Cibercultura e educação: estudo nas Escolas do Ensino Fundamental II e Médio Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. Em: Otávio Luiz Machado. (Org.). Universidade de ideias. 01ed.Frutal. : Editora Prospectiva. 2016.v. 01, p. 172-197. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PENHA, L. D. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Conhecimento significativo como necessidade para aprender a aprender. Em: Sanjurjo, Liiliana Olga. (Org.). . Libro de Actas del VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior.. 1ed.Rosario. : UNR Editora. 2015.v. 1, p. 1841-1847. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; Maria Terezinha da C. T. dos Santos. O Educador das Escolas Municipais na Região do Vale do Rio Verde:Participação e Identidade. Em: Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos. (Org.). Saberes e Fazeres. 01ed.Três Corações. : SEDUC / Prefeitura Municipal de Três Corações. 2004.v. 01, p. 22-23. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (7)
PIEDADE FILHO, L. F. R. ; CARVALHO, CARLA. A Escola-Fábrica e a Educação no Brasil na Era da Cibercultura. VIII Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e Cultura na Era de Tecnologias Midiáticas Onipresentes e Oniscientes,, São Paulo, p. 20-21, 05 dez. 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; Gomez,Margarita Victoria. El educador de las escuelas municipales en la región del Valle del Río Verde:prticipación e identidad. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, p. 61-83, 02 nov. 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (7)
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B.. A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA NA UAB. Em: II Seminário Diálogos sobre a EaD:as práticas pedagógicas, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A. ; SILVA, T. S.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. Em: II Seminário de Educação Integral: Concepções e Práticas no Brasil, v. 1, p. 236-242, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; FRASCARI, A. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A gestão de conflitos como base para a formação de um gestor ambiental. Em: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - COBEAI, v. 1, p. 1728-1730, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. Cibercultura e Educação no Brasil: em que passo estamos?. Em: V Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos II Congreso Internacional de Filosofía y Educación en Nuestra América, v. 1, p. 699-708, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N. A Educação a Distancia na Universidade Aberta do Brasil. Em: V Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos II Congreso Internacional de Filosofía y Educación en Nuestra América, v. 1, p. 1196-1205, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PENHA, L. D. S. ; CARVALHO, C. M. N. ; PEREIRA, J. B. B.. ?TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS PLANOS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS EM LETRASMINAS GERAIS?. Em: VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 8, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (6)
PEREIRA, J. B. B. ; ALVES, G. C. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; CARVALHO, C. M. N.. Os conflitos dos professores na adesão à escola de tempo integral. Em: XXXV Encontro Anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité. Experiência de Helena Antipoff em Educação na Rússia Soviética (1917 - 1924). Belo Horizonte: CDPHA, v. 1, p. 173-174, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A concepção pedagógica do trabalho docente na formação de licenciados em Pedagogia na UAB. Em: XXXV Encontro Anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité. Experiência de Helena Antipoff em Educação na Rússia Soviética. Belo Horizonte: CDPHA, v. 1, p. 207-209, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A. ; SILVA, T. S.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. Em: 19º Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG, 2017, Carangola. 19º Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; FERREIRA, B. A.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas de Educação Infantil Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Divinópolis. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; LEFOL, J. F.. Cibercultura e Educação: estudo nos Cursos de Licenciaturas Presenciais sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. Em: 18º Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG, 2016, Divinópolis. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, J. B.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas do Ensino Médio Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. Em: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (3)
CARVALHO, C. M. N.; BOVO, A. P. M. C. ; COSTA, M. L. R.. Habitus e Formação Docente. Em: V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2020, Bragança. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Communication and Design Edition Jacinta Carlos Casimiro da Costa | Instituto Politécnico de Bra, v. 5, p. 13-13, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LEFOL, J. F. ; CARVALHO, C. M. N.. Cibercultura e Educação: estudo nos cursos de licenciatura presenciais sul-mineiros sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. Em: XXXV Encontro Helena Antipoff, 2017, Ibirité. Experiência de Helena Antipoff em Educação na Rússia Soviética ( 1917-1924). Belo Horizonte: CDPHA, v. 1, p. 210-211, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; RODRIGUEZ, S. C. C. ; CARVALHO, C. M. N.. Educação Ambiental: Tema água na transversalidade. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia,Educação e o debate ambiental- retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em História da Psicologia, 2016, Mariana. Boletim do CDPHA ( Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff). Belo Horizonte: CDPHA, v. 01, p. 218-219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (25)
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHO, C. M. N.. FIC no Campos: Experiência Estética em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N.; FREITAS, R. A. ; CORREA, S. B. C. C. ; SAGAWA, S. H. P.. Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N.; AMARAL, C. T. ; OLIVEIRA, C. F. C. ; MORAIS, R. A.. ?CRISE PANDÊMICA E FRAGILIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N.; COSTA, C. O. ; OLIVEIRA, C. F. C. ; ANASTACIO, L. R.. Dedo de prosa com NEPPPE: Infância, Pandemia e Políticas Educacionais. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N. Resultados das Pesquisas desenvolvidas pelo NEPPPE. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N.; FREITAS, R. A. ; ALMEIDA, F. M.. Plataforma Digital : Diálogos em Educação Especial. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N.; ALMEIDA, L. C.. Pedagogia: Revisitando a Formação. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N.; ALMEIDA, F. M. ; FREITAS, R. A.. Plataforma Digital : Diálogos em Educação Especial. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CARVALHO, C. M. N. Formação Docente: Contribuição da Trilogia Analítica. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A.. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte e da Região Sul-Mineira. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A.. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte e da Região Sul-Mineira. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARVALHO, C. M. N. Base Nacional Curricular. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, N. M.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município de Três Corações. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, T. S. ; CARVALHO NETO, P. A.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARVALHO, C. M. N.; BOVO, A. P. M. C.. A Educação a Distância e a Formação Docente. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A. ; SILVA, T. S.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N. La concepción pedagógica del trabajo docente en la formación de licenciados en Pedagogia en la Universidad Abierta de Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, J. B. ; SANTIAGO.., F. S.. Cibercultura e Educação: estudo nas escolas do E.Fundamental II e Médio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARVALHO, C. M. N. A Educação a Distancia na Universidade Aberta do Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, C. M. N. Formación Docente en Brasil. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N. El Sistema Educativo Brasilero. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N. A Educação a Distância na Universidade Aberta do Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: em que passo estamos?. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PENHA, L. D. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Conhecimento significativo como necessidade para aprender a aprender. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
CARVALHO, C. M. N. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2020? Demanda Induzida/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, Paulo Roberto. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A. ; SILVA, T. S.. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; SANTIAGO.., F. S.. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; CARVALHO NETO, P. A.. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I da Região Sul-Mineira. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, N. M.. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL INTEGRADA AOS ESPAÇOS DO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Licenciaturas em Educação Física. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. PPC de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Análise das Alterações no PPC do Curso de Pedagogia. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unidade Passos. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Politico Pedagógico do Curso de Física - Licenciatura da Unidade de Passos. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação da Unidade Acadêmica de Divinópolis. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Politico Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura da Unidade de Ibirité. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Campanha. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação numa Perspectiva Inclusiva da Unidade Acadêmica de Campanha. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Projeto Politico Pedagógico do Curso de Pedagogia - Licenciatura da Unidade de Ituiutaba. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; FERREIRA, B. A.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas de Educação Infantil Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; LEFOL, J. F.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nos Cursos de Licenciatura Presenciais Sul-Mineiros sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; SILVA, J. B.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas do Ensino Médio Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; COSTA, C. O.. Dedo de prosa com NEPPPE: Infância, Pandemia e Políticas Educacionais.. 2020. (Programa de rádio ou. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHO, C. M. N.. Política e Estética em tempos de pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
RODRIGUES, S. M. ; AMARAL, C. T. ; CARVALHO, C. M. N.. Inclusão escolar no Ensino Superior: Experiência do Núcleo de Apoio à Inclusão-NAI-FaE/CBH/UEMG. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Roda de Conversa: Café com Política : Juventudes. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; COSTA, C. O. ; CARVALHAR, D. L.. NEPPPE discute: Políticas Públicas para a Educação Básica. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Trajetória dos egressos dos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; KAHAN, G. M.. Atualidades na Formação de Professores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; MOL, S.. Realidades da Educação em Tempo Integral. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Plan Vuelvo a Estudiar. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. Seminário Cibercultura@UEMG Campanha:Educação,Informação e Comunicação na Era Digital. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; FREITAS, R. A.. Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2020; Tema: Educação Especial numa perspectiva inclusiva. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (19)
BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Filosofia da Educação. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Filosofia da Educação (web aula). 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Guia de Orientações e Matriz Curricular da Educação Infantil. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Curso de Atualização em Coordenação Pedagógica. 2016. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Personalizado e Musculação. 2016. 2016. Relatoria (Parecer [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Curso de Licenciatura em Educação Física. 2016. 2016. Relatoria (Parecer [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. PPC-Licenciatura Física da UEMG- Unidade Acadêmica de Passos. 2016. Parecer [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. Parecer de Projeto Político Pedagógico [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Licenciatura em Pedagogia. 2016. Parecer de Projeto Politico Pedagógico [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Brincadeiras e Jogos Matemáticos. 2015. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. Educação,Ciência e Tecnologia. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil e Ensino Fundamental: Linguagem e Alfabetização. 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil e Ensino Fundamental: Linguagem e Alfabetização II. 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Gestão Educacional. 2007. Curso de curta duração ministrado/Especialização [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Alfabetização e Letramento. 2003. 2003. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Alfabetização e Letramento. 2003. 2003. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Alfabetização numa concepção Construtivista. 1994. 1994. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N. Alfabetização numa concepção construtivista. 1990. 1990. [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (2)
CARVALHO, C. M. N.; FERREIRA, J. H. ; COSTA, C. O.. Eu vou no bloco dessa mocidade. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUES, S. M. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; AMARAL, C. T.. Políticas Públicas para a Educação numa Perspectiva Inclusiva. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (3)
Noélly Marta da Silva. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município de Três Corações. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação/UEMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Início: 2018. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Paulo Ayres de Carvalho Neto. Cibercultura e Educação: estudo nas escolas do Ensino.Fundamental I Sul-Mineiras. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Início: 2018. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Fernanda Martins de Almeida. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação/UEMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Início: 2018. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (4)
Elise Duarte Leivas. Alfabetização e Letramento:um desafio contemporâneo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2009. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Vânia Maria Tibúrcio Mitidiéri. O Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pedagógica) - CNEC, . 2007. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Adriene Barbosa. A importância do pedagogo nos diversos setores da empresa institucional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pedagógica) - CNEC, . 2007. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Eugênia R. Couto Ramos Frota. Uma análise sobre gestão e liderança escolar na visão pedagógica institucional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pedagógica) - CNEC, . 2007. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (18)
Maiza Bispo Zanateli Cota;Simone de Fátima Oliveira Lopes. Atuação de professores através do CAT nas escolas estaduais de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação/UEMG, . 2018. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Joana D'arc da Silva Tiburcio. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Joelma do Carmo Ribeiro e Silvana Lemes de Souza Ayruth. Projeto de Intervenção Pedagógica. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Lucimára Santos Dias Arantes. O brincar como ferramenta pedagógica na Educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Altieres Arantes Cesarino. O estudo nas escolas do Ensino Médio de Campanha sobre o impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Roberta Paiva Fonseca. O brincar na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Laura Maria dos Santos Carvalho. O processo de alfabetização vivenciado pelos alunos da EJA na cidade de Campanha. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Enara Cristina Baldim Gabriel. O uso das novas tecnologias no ambiente escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Luany Arantes Meijon Campolina. Síndrome de Down no processo de inclusão escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Larissy Arantes Meijon Campolina. Educação Inclusiva no Ensino Regular: história e desafios. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Cláudia Lúcia A.F. Silva. A importância da Literatura Infantil na alfabetização de crianças. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Tânia de Souza Leles Fonseca. O Lúdico como instrumento de construção de conhecimentos na Educação Infantil. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Amimosina Rocha da Silva. A importância da avaliação do ensino e da aprendizagem nos níveis:cognitivo,afetivo e psicomotor. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Geralda Gomes de Souza. Escola Rural:Possibilidades e Desafios. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Rosely Cristina Duarte Santos. O papel do professor no processo de alfabetização. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Erica Aparecida Gravito de Carvalho Rodrigues. Alfabetização cartográfica na Educação Infantil. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Salete da Soledade Rodrigues Carvalho. Indisciplina na Escola Estadual "Francisco Sales". (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Éden de Cássia Maia de Carvalho. A violência na sala de aula. (Graduação em Formação Superior de Professores) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2005. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Iniciação científica (5)
Paulo Ayres de Carvalho Neto e Taciane Sebastiana da Silva. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. (Graduando em Pedagogia) - UEMG-Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Bruna Aparecida Ferreira. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas de Educação Infantil Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. (Graduando em Pedagogia) - UEMG-Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Joana Ferreira Lefol. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nos Cursos de Licenciatura Presenciais Sul-Mineiros sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. (Graduando em Pedagogia) - UEMG-Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Altieres Arantes Cesarino. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Estudo nas Escolas do Ensino Fundamental II Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestão do Conhecimento. (Graduando em Pedagogia) - UEMG-Campanha, . 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Jéssica Brito Silva. Cibercultura e educação: estudo nas escolas do ensino médio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. (Graduando em Pedagogia) - UEMG-Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (18)
2020-Atual. MAPEAMENTO DE ACOES DE APOIO AO ALUNO DA EDUCACAO ESPECIAL NA UEMG ) Descrição: O projeto de pesquisa em tela dá continuidade ao mapeamento das ações de apoio ao aluno da Educação Especial na Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Sonia Maria Rodrigues - Coordenador / Clara Tatiana do Amaral - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2020-Atual. O uso das TIC nas escolas de ensino fundamental I dos bairros Santa Monica e Rio Branco em BH Descrição: A presente investigação pretende conhecer e analisar as formas de gestão do conhecimento nas instituições públicas e privadas de ensino fundamental I dos Bairros Santa Mônica e Rio Branco em Belo Horizonte, a partir do uso das TIC como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar . A pesquisa será desenvolvida dentro das abordagens quantitativa e qualitativa, com característica exploratória e interpretativa. Utilizará questionário que fornecerá subsídios para selecionar as instituições e as experiências que serão nosso objeto de análise. As experiências serão interpretadas dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica. Posteriormente, serão selecionadas, considerando-se o critério ?inovação?, e registradas, construindo-se um banco de dados com os resultados da mesma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Juliana Soares Branco - Integrante / Vitoria Maria Magalhães Gomes - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2020-Atual. A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL: FORMACAO, VIDA E TRABALHO PELO OLHAR DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS Descrição: Objetivo: Analisar, a partir do olhar dos egressos da graduação em licenciatura, a ontologia do ser social, relacionando a formação vivenciada, o trabalho e a qualidade da vida cotidiana. Os resultados da análise nos permitirão avaliar, sob a ótica ontológica, o(s) valor(es) dados aos percursos formativos vivenciados, possibilitando a reflexão necessária para o redimensionamento de tais processos formativos na docência. O trabalho se insere no rol de propostas que tentam pensar a licenciatura na atualidade considerando a materialidade e historicidade das vivências e a multidimensionalidade da formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Ana Paula Martins Correa Bovo - Integrante / Mara Lúcia Rodrigues Costa - Integrante / Erica Costa Chaves - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2019-2019. MAPEAMENTO DE ACOES DE APOIO AO ALUNO DA EDUCACAO ESPECIAL NA UEMG Descrição: Na perspectiva de efetivação de ações para viabilizar o processo educacional dos alunos da Educação Especial na UEMG, este projeto de pesquisa propõe conhecer as ações empreendidas nas diversas unidades da UEMG para apoio pedagógico aos alunos público alvo da educação especial que estejam em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Sonia Maria Rodrigues - Coordenador / Clara Tatiana do Amaral - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2019-2019. Pedagogia: Revisitando a Formacao Descrição: O presente projeto pretende analisar, a partir do olhar dos egressos, o currículo do Curso de Pedagogia da UEMG ? Unidade Acadêmica de Campanha, relacionando a pertinência da formação obtida com as necessidades vivenciadas na prática profissional.Será desenvolvido dentro das abordagens quantitativa e qualitativa. A pesquisa, de característica interpretativa, utilizará questionário, para ouvir os egressos, e entrevista semi-estruturada, para diálogo com a coordenação de curso, que fornecerão os subsídios para nosso objeto de análise, ou seja, o currículo do Curso de Pedagogia da UEMG/Unidade Acadêmica de Campanha, Os dados serão interpretados dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica e, posteriormente, selecionados e registrados, construindo-se um banco de dados com os resultados da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Larissa Costa de Almeida - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2018-2019. O uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao nas Escolas de Ensino Fundamental I da Regiao Sul-Mineira Descrição: O projeto em questão busca experiências inovadoras, a favor da construção do conhecimento, com o uso das TIC´S nas escolas de ensino fundamental I da região sul-mineira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Paulo Ayres de Carvalho Neto - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2018-2019. Trajetoria dos Egressos dos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educacao da UEMG Descrição: O projeto investiga a adequação do currículo do curso de pedagogia da FAE/CBH/UEMG, em diálogo com os egressos , a partir de suas experiências profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Juliana Soares Branco - Coordenador. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho. Descrição: Pesquisa realizada com egressos do curso de Pedagogia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bernarda Elane Madureira Lopes - Coordenador / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / juliana Cordeiro Soares Branco - Integrante. Membro: Bernarda Elane Madureira Lopes.
2018-2018. O uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros Sao Lucas e Barreiro em Belo Horizonte Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Fernanda Martins de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2018-2018. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL INTEGRADA AOS ESPACOS DO MUNICIPIO DE TRES CORACOES Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2017-2018. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espacos do Municipio Descrição: O projeto de pesquisa em questão investigou os espaços comunitários existentes no município de Campanha para se vivenciar práticas educativas adequadas ao tempo integral escolar, suscitando a leitura e compreensão da comunidade como espaço educativo integrado, a favor de todos, viabilizando recriar e otimizar os recursos na coletividade.Assim, a investigação foi desenvolvida dentro das abordagens qualitativa e quantitativa.A pesquisa de campo foi vivenciada através de observação, com característica classificatória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Paulo Ayres de Carvalho Neto - Integrante / Taciane Sebastiana da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2016-2017. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nas Escolas de Educacao Infantil Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento Descrição: investiga-se no presente projeto como as TIC têm sido utilizadas nas escolas de educação infantil públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Bruna Aparecida Ferreira - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2016-2016. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nos Cursos de Licenciatura Presenciais Sul-Mineiros sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento Descrição: Investiga-se no presente projeto como as TIC têm sido utilizadas nos cursos de licenciatura presenciais das IES públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas, uma vez que tais cursos formam os professores que irão atuar na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Joana Ferreira Lefol - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2016-2016. Aguas da UEMG:experiencias de educacao ambiental na escola de tempo integral Descrição: Este projeto, sob a coordenação da Profª Dra. Joana Beatriz Barros Pereira, investiga as experiências de educação ambiental que ocorrem nas escolas de turmas de tempo integral no município de Campanha- MG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Joana Beatriz Barros Pereira - Coordenador. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2015-2019. El perfil academico de los alumnos del ultimo ano de las carreras de formacion docente Descrição: Con este trabajo, se pretende brindar un insumo para el diagnósticos de los planes de estudios de la formación docente tanto en el ámbito de la Universidad como de la jurisdicción provincial.Interesa generar conocimientos acerca del perfil de los estudiantes de los últimos años de las carreras de formación docente para fundamentar las tareas de planeamiento, programación y evaluación de la formación docente.Pretendemos conocer quienes son los estudiantes, qué hacen, qué piensan, cuáles fueron sus trayectorias, qué expectativas tienen, cómo se constituyen sus experiencias educativas en los diferented espacios curriculares que les toca transitar, profundizando en este aspecto, la mirada en los últimos años de las carreras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Gerardo Marcelo Kahan - Coordenador. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2015-2016. Cibercultura e educacao: estudo nas escolas do ensino medio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestao do conhecimento Descrição: A pesquisa, de característica exploratória, interpretativa, classificatória e descritiva, utilizará técnica padronizada de coleta de dados que fornecerá subsídios para selecionar as instituições e as experiências que serão nosso objeto de análise. As experiências serão interpretadas dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica e, posteriormente, selecionadas e registradas, construindo-se um banco de dados, bem como uma publicação em formato impresso e/ou eletrônico com os resultados da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Jéssica Brito Silva - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2015-2016. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nas Escolas do Ensino Fundamental II Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento Descrição: Será investigado como as TIC têm sido utilizadas nas escolas de ensino fundamental II públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas. A sondagem inicial, o levantamento e o registro que visamos desenvolver cimentará as bases para futuros projetos de pesquisa/extensão e ações afirmativas da UEMG/Campanha dentro do seu perímetro de abrangência, na zona de entroncamento educação-ciência-tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2013-2015. A concepcao pedagogica do trabalho docente na formacao de licenciados em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil Descrição: A pesquisa objetiva conhecer a concepção pedagógica de educação aberta construída no trabalho de formação docente nas licenciaturas em Pedagogia da UAB, no contexto da cibercultura, e interpretar a evolução e perspectivas de desenvolvimento da educação virtual dentro do Sistema UAB. A investigação qualitativa e quantitativa, buscará, em sua primeira etapa bibliográfica, de leitura de mundo, subsídios para um melhor entendimento e uma análise mais consistente do tema em questão.Em sua segunda etapa,serão realizadas entrevistas com informantes chaves,aplicados questionários com docentes,tutores e discentes das IES que oferecerem em 2014 a licenciatura em Pedagogia em parceria com o Sistema UAB e,ainda, analisados os Projetos Políticos Pedagógicos de cada IES. A ênfase será dada na forma de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação virtual na formação de professores , pois a questão central da discussão não está na ferramenta tecnológica mas na questão pedagógica, nas modalidades de ensino por simulação e experimentação como processos de leitura e compreensão da realidade. Mais que uma dimensão tecnológica a educação virtual apresenta novas possibilidades pedagógicas, políticas e sociais e somente assumindo estes novos aspectos se poderá avaliá-la.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Joana Beatriz Barros Pereira - Coordenador / Luis Pedro Antunes - Integrante. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
2001-2003. O educador das escolas municipais na Regiao do Vale do Rio Verde:participacao e identidade Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Margarita Victoria Gomez - Coordenador. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (3)
Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Três Corações e Associação da Mulher Tricordiana.. 2002. Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência.?Habitus e formação docente?. 2020. (Encontro).
Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.NEPPPE discute: como tem se dado a concretização do Parecer Nº05/2020 nas escolas de Educação Básica? O Parecer Nº 05/2020: do chão da sala de aula às telas digitais. 2020. (Outra).
Seminário Internacional Integrar a América Latina a partir da Educação: 10 Anos do Doutorado Latino-americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2020. (Seminário).
21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Seminário).
21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Pedagogia : Revisitando a Formação. 2019. (Seminário).
3ª FEMIC. Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Feira).
Debate com o Grupo de Pesquisa sobre Universidade ? Universitátis UFMG/CNPq em parceria com o ILAESE - Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos. 2019. (Outra).
Seminário Políticas Públicas para a Ed numa Perspectiva Inclusiva va.Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Seminário).
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Mesa Redonda: NEPPPE discute: políticas públicas para a educação básica. 2018. (Seminário).
25ª Bienal Internacional do Livro. A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2018. (Exposição).
II Fórum de Internacionalização da UEMG:Caminhos a seguir. 2018. (Outra).
III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação. 2018. (Seminário).
Integra-Hippe.Formação Docente: Contribuição da Trilogia Analítica. 2018. (Simpósio).
Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia.O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte e da Região Sul-Mineira. 2018. (Simpósio).
Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia.Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município de Três Corações. 2018. (Simpósio).
III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática.A Educação a Distância e a Formação Docente. 2017. (Outra).
II Seminário" Diálogos sobre EaD: as práticas pedagógicas".A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2017. (Seminário).
II Seminário de Educação Integral: concepções e práticas no Brasil.Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. 2017. (Seminário).
XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Cibercultura e Educação: estudo nos Cursos de Licenciaturas Presenciais sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. 2017. (Encontro).
18º Seminário de Pesquisa e Extensão.A Educação a Distancia na Universidade Aberta do Brasil. 2016. (Seminário).
2º Encontro Regional de Gestão Empresarial. 2016. (Encontro).
I Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2016. (Encontro).
II Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.Cibercultura e Educação: estudo nas escolas do E.Fundamental II e Médio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. 2016. (Encontro).
Sensibilização e capacitação do corpo docente da UEMG. 2016. (Outra).
VII Congresso de Educação Campanha - MG. 2016. (Congresso).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia,Educação e o debate ambiental- retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em História da Psicologia.Educação Ambiental : Tema água na transversalidade. 2016. (Encontro).
Encontro de Formadores da IES UEMG Pacto/Etapa II.Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. 2015. (Encontro).
I Encontro de Coordenadores /as das Licenciaturas da UEMG. 2015. (Encontro).
III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Seminário).
VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS PLANOS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS EM LETRASMINAS GERAIS?. 2015. (Seminário).
Água:Direito Humano e Bem Público. 2014. (Outra).
Capacita I:NEPHES e Pesquisa na UEMG Campanha. 2014. (Outra).
Conferência Municipal de Educação da Campanha.Plano Decenal Municipal de Educação. 2014. (Outra).
Encontro de preparação de Formadores da UEMG no PNFEM. 2014. (Encontro).
Seminário Cibercultura@UemgCampanha.Educação,Informação e Comunicação na era digital. 2014. (Seminário).
V CONGRESO INTEROCEÁNICO DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOSCONGRESO INTERNACIONAL DE FILOSOFÍA Y EDUCACIÓN EN NUESTRA AMÉRICA. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: em que passo estamos?; A Educação a Distância na Universidade Aberta do Brasil. 2014. (Congresso).
VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Conhecimento Significativo como necessidade para aprender a aprender. 2014. (Congresso).
Jornada do Conhecimento Bernoulli. 2013. (Outra).
Diálogo com José Pacheco da Escola da Ponte. 2012. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (16)
BORGES, L. ; CARVALHO, C. M. N.. 1ºFIC no Campos Internacional-Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2020. Outro
CARVALHO, C. M. N.; COSTA, C. O. ; OLIVEIRA, C. F. C. ; ANASTACIO, L. R.. Dedo de prosa com NEPPPE: Infância, Pandemia e Políticas Educacionais. 2020. Outro
FERREIRA, J. H. ; CARVALHO, C. M. N.. Café com Política : Juventudes II. 2020. Outro
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B.. Seminário Políticas Públicas para a educação numa Perspectiva Inclusiva. 2019. Outro
CARVALHO, C. M. N.. Roda de Conversa: Café com Política: Juventudes. 2019. (Outro).. . 0.
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; COSTA, C. O. ; FERREIRA, J. H. ; MAGALHAESPENNA, J.. As políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais: reflexos na educação básica e superior. 2018. Outro
BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Trajetória dos egressos dos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG. 2018. Outro
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana da Pedagogia - Humanismo Integral: Questão de Educação?. 2017. Congresso
CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C. ; PEREIRA, J. B. B.. Visita Técnica a Tribo Indígena em Caldas. 2016. Outro
CARVALHO, C. M. N.. Visita Técnica ao Museu Catavento e Pinacoteca. 2016. (Outro).. . 0.
PEREIRA, J. B. B. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; NASCIMENTO, J. P. R. B.. Sarau Literário "Café com Arte na Paulista". 2016. 2016.
CARVALHO, C. M. N.. Consumo, Educação Financeira e Cidadania. 2015. (Outro).. . 0.
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B.. Semana da Pedagogia. 2015. Outro
CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C.. Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re) Conhecimento. 2015. Outro
CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana da Pedagogia. 2015. Outro
CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. Seminário Cibercultura@UEMG Campanha:Educação,Informação e Comunicação na Era Digital. 2014. Outro
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; FRASCARI, A. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A gestão de conflitos como base para a formação de um gestor ambiental. Em: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - COBEAI, v. 1, p. 1728-1730, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; RODRIGUEZ, S. C. C. ; CARVALHO, C. M. N.. Educação Ambiental: Tema água na transversalidade. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia,Educação e o debate ambiental- retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em História da Psicologia, 2016, Mariana. Boletim do CDPHA ( Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff). Belo Horizonte: CDPHA, v. 01, p. 218-219, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; MOL, S.. Realidades da Educação em Tempo Integral. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
BRANCO, J. C. S.; PEIXOTO, M. C. L.. A concepção pedagógica vivenciada na formação de pedagogos na Universidade Aberta do Brasil. Em: Antonio Carlos Rocha Botelho; Ronney Pereira Cabral; Claudionor Alves da Silva. (Org.). Diálogos sobre Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas no século XXI. 1ed.Rio de Janeiro. : Autografia Edição e Comunicação Ltda. 2018.v. 1, p. 667-670. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Metodologias Ativas para uma Aprendizagem Significativa. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
BORGES, Liliana; CARVALHO, Carla M. N. (Org.) ; ARAUJO, P. M. C. (Org.). Políticas públicas: processos educativos em tempos de pandemia e isolamento social. 1 ed. Contagem - MG: Editora Escola Cidadã, 2020. v. 1, p. 180. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHO, C. M. N.. FIC no Campos: Experiência Estética em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARVALHO, C. M. N.; BOVO, A. P. M. C. ; COSTA, M. L. R.. Habitus e Formação Docente. Em: V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2020, Bragança. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Communication and Design Edition Jacinta Carlos Casimiro da Costa | Instituto Politécnico de Bra, v. 5, p. 13-13, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; FRASCARI, A. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A gestão de conflitos como base para a formação de um gestor ambiental. Em: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - COBEAI, v. 1, p. 1728-1730, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. Criação da disciplina Filosofia da Educação para o Curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância da Faculdade de Educação/CBH/UEMG em parceria com a UAB. Disciplina obrigatória com carga horária de 90h/a. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
ANASTÁCIO, L. R.; CARVALHO, C. M. N. ; MORAIS, R. A.. O parecer Nº 05/2020 : do chão da sala de aula às telas digitais. Em: CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO, LILIANA BORGES, PATRÍCIA MARIA CAETANO DE ARAÚJO. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS: PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Cidadã. 2020.v. 1, p. 33-54. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACIEL, M. G.; COELHO, L. S. ; OLIVEIRA, J. R. V. ; GUIMARÃES, J. B. ; REIS, M. B. ; DORNELAS, N. M. L. ; KANITZ, R. C. M. ; RIBEIRO, S. P. ; BICALHO, C. C. F. ; LIMA, C. D. M. D.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unidade Passos. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]