teste-01

Carla Maria Nogueira de Carvalho

Graduada em Pedagogia (1989) e Estudos Sociais (1992), Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em Educação - Área Educação e Sociedade (2003) pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e Doutora em Humanidades e Artes - com Menção em Ciências da Educação (2016) pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). É professora efetiva na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) , na Área de Políticas Públicas Educacionais , no Departamento de Administração Educacional (DAE). Atua como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência - Linha: Desafios Contemporâneos na Formação de Educadores ); NEPHES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Sociedade- Linha: Espaços Formativos, Sujeitos e Currículos) e NEPPPE ( Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - Linhas: Políticas Educacionais para a Diversidade, Inclusão e Cotidiano escolar / Currículo, Formação, Trabalho Docente e Políticas Públicas), sendo coordenadora do último .Tem experiência na área de Educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e ead, com ênfase em Fundamentos, Organização e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e trabalho docente, gestão , políticas públicas ,educação inclusiva, híbrida e de tempo integral. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2020-Atual. MAPEAMENTO DE ACOES DE APOIO AO ALUNO DA EDUCACAO ESPECIAL NA UEMG )
      Descrição: O projeto de pesquisa em tela dá continuidade ao mapeamento das ações de apoio ao aluno da Educação Especial na Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Sonia Maria Rodrigues - Coordenador / Clara Tatiana do Amaral - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    2. 2020-Atual. O uso das TIC nas escolas de ensino fundamental I dos bairros Santa Monica e Rio Branco em BH
      Descrição: A presente investigação pretende conhecer e analisar as formas de gestão do conhecimento nas instituições públicas e privadas de ensino fundamental I dos Bairros Santa Mônica e Rio Branco em Belo Horizonte, a partir do uso das TIC como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar . A pesquisa será desenvolvida dentro das abordagens quantitativa e qualitativa, com característica exploratória e interpretativa. Utilizará questionário que fornecerá subsídios para selecionar as instituições e as experiências que serão nosso objeto de análise. As experiências serão interpretadas dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica. Posteriormente, serão selecionadas, considerando-se o critério ?inovação?, e registradas, construindo-se um banco de dados com os resultados da mesma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Juliana Soares Branco - Integrante / Vitoria Maria Magalhães Gomes - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    3. 2020-Atual. A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL: FORMACAO, VIDA E TRABALHO PELO OLHAR DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS
      Descrição: Objetivo: Analisar, a partir do olhar dos egressos da graduação em licenciatura, a ontologia do ser social, relacionando a formação vivenciada, o trabalho e a qualidade da vida cotidiana. Os resultados da análise nos permitirão avaliar, sob a ótica ontológica, o(s) valor(es) dados aos percursos formativos vivenciados, possibilitando a reflexão necessária para o redimensionamento de tais processos formativos na docência. O trabalho se insere no rol de propostas que tentam pensar a licenciatura na atualidade considerando a materialidade e historicidade das vivências e a multidimensionalidade da formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Ana Paula Martins Correa Bovo - Integrante / Mara Lúcia Rodrigues Costa - Integrante / Erica Costa Chaves - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    4. 2019-2019. MAPEAMENTO DE ACOES DE APOIO AO ALUNO DA EDUCACAO ESPECIAL NA UEMG
      Descrição: Na perspectiva de efetivação de ações para viabilizar o processo educacional dos alunos da Educação Especial na UEMG, este projeto de pesquisa propõe conhecer as ações empreendidas nas diversas unidades da UEMG para apoio pedagógico aos alunos público alvo da educação especial que estejam em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Sonia Maria Rodrigues - Coordenador / Clara Tatiana do Amaral - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    5. 2019-2019. Pedagogia: Revisitando a Formacao
      Descrição: O presente projeto pretende analisar, a partir do olhar dos egressos, o currículo do Curso de Pedagogia da UEMG ? Unidade Acadêmica de Campanha, relacionando a pertinência da formação obtida com as necessidades vivenciadas na prática profissional.Será desenvolvido dentro das abordagens quantitativa e qualitativa. A pesquisa, de característica interpretativa, utilizará questionário, para ouvir os egressos, e entrevista semi-estruturada, para diálogo com a coordenação de curso, que fornecerão os subsídios para nosso objeto de análise, ou seja, o currículo do Curso de Pedagogia da UEMG/Unidade Acadêmica de Campanha, Os dados serão interpretados dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica e, posteriormente, selecionados e registrados, construindo-se um banco de dados com os resultados da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Larissa Costa de Almeida - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    6. 2018-2019. O uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao nas Escolas de Ensino Fundamental I da Regiao Sul-Mineira
      Descrição: O projeto em questão busca experiências inovadoras, a favor da construção do conhecimento, com o uso das TIC´S nas escolas de ensino fundamental I da região sul-mineira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Paulo Ayres de Carvalho Neto - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    7. 2018-2019. Trajetoria dos Egressos dos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educacao da UEMG
      Descrição: O projeto investiga a adequação do currículo do curso de pedagogia da FAE/CBH/UEMG, em diálogo com os egressos , a partir de suas experiências profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Juliana Soares Branco - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
      Descrição: Pesquisa realizada com egressos do curso de Pedagogia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bernarda Elane Madureira Lopes - Coordenador / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / juliana Cordeiro Soares Branco - Integrante.
      Membro: Bernarda Elane Madureira Lopes.
    8. 2018-2018. O uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros Sao Lucas e Barreiro em Belo Horizonte
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Fernanda Martins de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    9. 2018-2018. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL INTEGRADA AOS ESPACOS DO MUNICIPIO DE TRES CORACOES
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    10. 2017-2018. Escola de Tempo Integral Integrada aos Espacos do Municipio
      Descrição: O projeto de pesquisa em questão investigou os espaços comunitários existentes no município de Campanha para se vivenciar práticas educativas adequadas ao tempo integral escolar, suscitando a leitura e compreensão da comunidade como espaço educativo integrado, a favor de todos, viabilizando recriar e otimizar os recursos na coletividade.Assim, a investigação foi desenvolvida dentro das abordagens qualitativa e quantitativa.A pesquisa de campo foi vivenciada através de observação, com característica classificatória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Paulo Ayres de Carvalho Neto - Integrante / Taciane Sebastiana da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    11. 2016-2017. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nas Escolas de Educacao Infantil Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento
      Descrição: investiga-se no presente projeto como as TIC têm sido utilizadas nas escolas de educação infantil públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Bruna Aparecida Ferreira - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    12. 2016-2016. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nos Cursos de Licenciatura Presenciais Sul-Mineiros sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento
      Descrição: Investiga-se no presente projeto como as TIC têm sido utilizadas nos cursos de licenciatura presenciais das IES públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas, uma vez que tais cursos formam os professores que irão atuar na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Joana Ferreira Lefol - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    13. 2016-2016. Aguas da UEMG:experiencias de educacao ambiental na escola de tempo integral
      Descrição: Este projeto, sob a coordenação da Profª Dra. Joana Beatriz Barros Pereira, investiga as experiências de educação ambiental que ocorrem nas escolas de turmas de tempo integral no município de Campanha- MG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Joana Beatriz Barros Pereira - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    14. 2015-2019. El perfil academico de los alumnos del ultimo ano de las carreras de formacion docente
      Descrição: Con este trabajo, se pretende brindar un insumo para el diagnósticos de los planes de estudios de la formación docente tanto en el ámbito de la Universidad como de la jurisdicción provincial.Interesa generar conocimientos acerca del perfil de los estudiantes de los últimos años de las carreras de formación docente para fundamentar las tareas de planeamiento, programación y evaluación de la formación docente.Pretendemos conocer quienes son los estudiantes, qué hacen, qué piensan, cuáles fueron sus trayectorias, qué expectativas tienen, cómo se constituyen sus experiencias educativas en los diferented espacios curriculares que les toca transitar, profundizando en este aspecto, la mirada en los últimos años de las carreras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Gerardo Marcelo Kahan - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    15. 2015-2016. Cibercultura e educacao: estudo nas escolas do ensino medio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestao do conhecimento
      Descrição: A pesquisa, de característica exploratória, interpretativa, classificatória e descritiva, utilizará técnica padronizada de coleta de dados que fornecerá subsídios para selecionar as instituições e as experiências que serão nosso objeto de análise. As experiências serão interpretadas dentro de uma perspectiva hermenêutico-crítica e, posteriormente, selecionadas e registradas, construindo-se um banco de dados, bem como uma publicação em formato impresso e/ou eletrônico com os resultados da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Jéssica Brito Silva - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    16. 2015-2016. CIBERCULTURA E EDUCACAO Estudo nas Escolas do Ensino Fundamental II Sul-Mineiras sobre o Impacto das TIC na Gestao do Conhecimento
      Descrição: Será investigado como as TIC têm sido utilizadas nas escolas de ensino fundamental II públicas e privadas da região sul-mineira, considerando as formas de gestão do conhecimento por ela permitidas. A sondagem inicial, o levantamento e o registro que visamos desenvolver cimentará as bases para futuros projetos de pesquisa/extensão e ações afirmativas da UEMG/Campanha dentro do seu perímetro de abrangência, na zona de entroncamento educação-ciência-tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    17. 2013-2015. A concepcao pedagogica do trabalho docente na formacao de licenciados em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil
      Descrição: A pesquisa objetiva conhecer a concepção pedagógica de educação aberta construída no trabalho de formação docente nas licenciaturas em Pedagogia da UAB, no contexto da cibercultura, e interpretar a evolução e perspectivas de desenvolvimento da educação virtual dentro do Sistema UAB. A investigação qualitativa e quantitativa, buscará, em sua primeira etapa bibliográfica, de leitura de mundo, subsídios para um melhor entendimento e uma análise mais consistente do tema em questão.Em sua segunda etapa,serão realizadas entrevistas com informantes chaves,aplicados questionários com docentes,tutores e discentes das IES que oferecerem em 2014 a licenciatura em Pedagogia em parceria com o Sistema UAB e,ainda, analisados os Projetos Políticos Pedagógicos de cada IES. A ênfase será dada na forma de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação virtual na formação de professores , pois a questão central da discussão não está na ferramenta tecnológica mas na questão pedagógica, nas modalidades de ensino por simulação e experimentação como processos de leitura e compreensão da realidade. Mais que uma dimensão tecnológica a educação virtual apresenta novas possibilidades pedagógicas, políticas e sociais e somente assumindo estes novos aspectos se poderá avaliá-la.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Joana Beatriz Barros Pereira - Coordenador / Luis Pedro Antunes - Integrante.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
    18. 2001-2003. O educador das escolas municipais na Regiao do Vale do Rio Verde:participacao e identidade
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Margarita Victoria Gomez - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência.?Habitus e formação docente?. 2020. (Encontro).
    2. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.NEPPPE discute: como tem se dado a concretização do Parecer Nº05/2020 nas escolas de Educação Básica? O Parecer Nº 05/2020: do chão da sala de aula às telas digitais. 2020. (Outra).
    3. Seminário Internacional Integrar a América Latina a partir da Educação: 10 Anos do Doutorado Latino-americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2020. (Seminário).
    4. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Seminário).
    5. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Pedagogia : Revisitando a Formação. 2019. (Seminário).
    6. 3ª FEMIC. Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Feira).
    7. Debate com o Grupo de Pesquisa sobre Universidade ? Universitátis UFMG/CNPq em parceria com o ILAESE - Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos. 2019. (Outra).
    8. Seminário Políticas Públicas para a Ed numa Perspectiva Inclusiva va.Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial. 2019. (Seminário).
    9. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Mesa Redonda: NEPPPE discute: políticas públicas para a educação básica. 2018. (Seminário).
    10. 25ª Bienal Internacional do Livro. A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2018. (Exposição).
    11. II Fórum de Internacionalização da UEMG:Caminhos a seguir. 2018. (Outra).
    12. III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação. 2018. (Seminário).
    13. Integra-Hippe.Formação Docente: Contribuição da Trilogia Analítica. 2018. (Simpósio).
    14. Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia.O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas de Ensino Fundamental I dos Bairros São Lucas e Barreiro em Belo Horizonte e da Região Sul-Mineira. 2018. (Simpósio).
    15. Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerenciais e Pedagogia.Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município de Três Corações. 2018. (Simpósio).
    16. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática.A Educação a Distância e a Formação Docente. 2017. (Outra).
    17. II Seminário" Diálogos sobre EaD: as práticas pedagógicas".A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2017. (Seminário).
    18. II Seminário de Educação Integral: concepções e práticas no Brasil.Escola de Tempo Integral Integrada aos Espaços do Município. 2017. (Seminário).
    19. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Cibercultura e Educação: estudo nos Cursos de Licenciaturas Presenciais sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. 2017. (Encontro).
    20. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.A Educação a Distancia na Universidade Aberta do Brasil. 2016. (Seminário).
    21. 2º Encontro Regional de Gestão Empresarial. 2016. (Encontro).
    22. I Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.A concepção pedagógica presente na formação docente da licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil. 2016. (Encontro).
    23. II Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.Cibercultura e Educação: estudo nas escolas do E.Fundamental II e Médio sul-mineiras sobre o impacto das TIC na gestão do conhecimento. 2016. (Encontro).
    24. Sensibilização e capacitação do corpo docente da UEMG. 2016. (Outra).
    25. VII Congresso de Educação Campanha - MG. 2016. (Congresso).
    26. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia,Educação e o debate ambiental- retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em História da Psicologia.Educação Ambiental : Tema água na transversalidade. 2016. (Encontro).
    27. Encontro de Formadores da IES UEMG Pacto/Etapa II.Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. 2015. (Encontro).
    28. I Encontro de Coordenadores /as das Licenciaturas da UEMG. 2015. (Encontro).
    29. III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Seminário).
    30. VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS PLANOS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS EM LETRASMINAS GERAIS?. 2015. (Seminário).
    31. Água:Direito Humano e Bem Público. 2014. (Outra).
    32. Capacita I:NEPHES e Pesquisa na UEMG Campanha. 2014. (Outra).
    33. Conferência Municipal de Educação da Campanha.Plano Decenal Municipal de Educação. 2014. (Outra).
    34. Encontro de preparação de Formadores da UEMG no PNFEM. 2014. (Encontro).
    35. Seminário Cibercultura@UemgCampanha.Educação,Informação e Comunicação na era digital. 2014. (Seminário).
    36. V CONGRESO INTEROCEÁNICO DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOSCONGRESO INTERNACIONAL DE FILOSOFÍA Y EDUCACIÓN EN NUESTRA AMÉRICA. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: em que passo estamos?; A Educação a Distância na Universidade Aberta do Brasil. 2014. (Congresso).
    37. VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Conhecimento Significativo como necessidade para aprender a aprender. 2014. (Congresso).
    38. Jornada do Conhecimento Bernoulli. 2013. (Outra).
    39. Diálogo com José Pacheco da Escola da Ponte. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. BORGES, L. ; CARVALHO, C. M. N.. 1ºFIC no Campos Internacional-Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2020. Outro
    2. CARVALHO, C. M. N.; COSTA, C. O. ; OLIVEIRA, C. F. C. ; ANASTACIO, L. R.. Dedo de prosa com NEPPPE: Infância, Pandemia e Políticas Educacionais. 2020. Outro
    3. FERREIRA, J. H. ; CARVALHO, C. M. N.. Café com Política : Juventudes II. 2020. Outro
    4. CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B.. Seminário Políticas Públicas para a educação numa Perspectiva Inclusiva. 2019. Outro
    5. CARVALHO, C. M. N.. Roda de Conversa: Café com Política: Juventudes. 2019. (Outro).. . 0.
    6. CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; COSTA, C. O. ; FERREIRA, J. H. ; MAGALHAESPENNA, J.. As políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais: reflexos na educação básica e superior. 2018. Outro
    7. BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Trajetória dos egressos dos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG. 2018. Outro
    8. CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana da Pedagogia - Humanismo Integral: Questão de Educação?. 2017. Congresso
    9. CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C. ; PEREIRA, J. B. B.. Visita Técnica a Tribo Indígena em Caldas. 2016. Outro
    10. CARVALHO, C. M. N.. Visita Técnica ao Museu Catavento e Pinacoteca. 2016. (Outro).. . 0.
    11. PEREIRA, J. B. B. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; NASCIMENTO, J. P. R. B.. Sarau Literário "Café com Arte na Paulista". 2016. 2016.
    12. CARVALHO, C. M. N.. Consumo, Educação Financeira e Cidadania. 2015. (Outro).. . 0.
    13. CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B.. Semana da Pedagogia. 2015. Outro
    14. CARVALHO, C. M. N.; RODRIGUEZ, S. C. C.. Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re) Conhecimento. 2015. Outro
    15. CARVALHO, C. M. N.; PEREIRA, J. B. B. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana da Pedagogia. 2015. Outro
    16. CARVALHO, C. M. N.; PIEDADE FILHO, L. F. R.. Seminário Cibercultura@UEMG Campanha:Educação,Informação e Comunicação na Era Digital. 2014. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (22)
    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Joana Beatriz Barros Pereira (3.0)
      1. PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; FRASCARI, A. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A gestão de conflitos como base para a formação de um gestor ambiental. Em: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - COBEAI, v. 1, p. 1728-1730, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; RODRIGUEZ, S. C. C. ; CARVALHO, C. M. N.. Educação Ambiental: Tema água na transversalidade. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia,Educação e o debate ambiental- retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em História da Psicologia, 2016, Mariana. Boletim do CDPHA ( Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff). Belo Horizonte: CDPHA, v. 01, p. 218-219, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C. ; MOL, S.. Realidades da Educação em Tempo Integral. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Juliana Cordeiro Soares Branco (2.0)
      1. BRANCO, J. C. S.; PEIXOTO, M. C. L.. A concepção pedagógica vivenciada na formação de pedagogos na Universidade Aberta do Brasil. Em: Antonio Carlos Rocha Botelho; Ronney Pereira Cabral; Claudionor Alves da Silva. (Org.). Diálogos sobre Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas no século XXI. 1ed.Rio de Janeiro. : Autografia Edição e Comunicação Ltda. 2018.v. 1, p. 667-670.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRANCO, J. S. ; CARVALHO, C. M. N.. Metodologias Ativas para uma Aprendizagem Significativa. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Liliana Borges (2.0)
      1. BORGES, Liliana; CARVALHO, Carla M. N. (Org.) ; ARAUJO, P. M. C. (Org.). Políticas públicas: processos educativos em tempos de pandemia e isolamento social. 1 ed. Contagem - MG: Editora Escola Cidadã, 2020. v. 1, p. 180.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHO, C. M. N.. FIC no Campos: Experiência Estética em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Mara Lúcia Rodrigues Costa (1.0)
      1. CARVALHO, C. M. N.; BOVO, A. P. M. C. ; COSTA, M. L. R.. Habitus e Formação Docente. Em: V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2020, Bragança. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Communication and Design Edition Jacinta Carlos Casimiro da Costa | Instituto Politécnico de Bra, v. 5, p. 13-13, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ André Spuri Garcia (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Solange Christina Carneiro Rodriguez (1.0)
      1. PEREIRA, JOANA BEATRIZ BARROS; FRASCARI, A. ; CARVALHO, C. M. N. ; RODRIGUEZ, S. C. C.. A gestão de conflitos como base para a formação de um gestor ambiental. Em: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - COBEAI, v. 1, p. 1728-1730, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Fabiano Santos Saito (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Jairo Barduni Filho (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Paulo Roberto de Oliveira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Tatiane Kelly Pinto de Carvalho (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Fabíola Silva Tasca (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (1.0)
      1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. Criação da disciplina Filosofia da Educação para o Curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância da Faculdade de Educação/CBH/UEMG em parceria com a UAB. Disciplina obrigatória com carga horária de 90h/a. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Gustavo Rodrigues Cunha (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Marli Graniel Kinn (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Priscila Kalinke da Silva (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Sérgio Carlos Portari Júnior (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Antonio Carlos Figueiredo Costa (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Liliane Rezende Anastácio (1.0)
      1. ANASTÁCIO, L. R.; CARVALHO, C. M. N. ; MORAIS, R. A.. O parecer Nº 05/2020 : do chão da sala de aula às telas digitais. Em: CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO, LILIANA BORGES, PATRÍCIA MARIA CAETANO DE ARAÚJO. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS: PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Cidadã. 2020.v. 1, p. 33-54.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Marcos Gonçalves Maciel (1.0)
      1. MACIEL, M. G.; COELHO, L. S. ; OLIVEIRA, J. R. V. ; GUIMARÃES, J. B. ; REIS, M. B. ; DORNELAS, N. M. L. ; KANITZ, R. C. M. ; RIBEIRO, S. P. ; BICALHO, C. C. F. ; LIMA, C. D. M. D.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unidade Passos. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Shirley de Lima Ferreira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Tânia Rezende Silvestre Cunha (1.0)
      1. CARVALHO, C. M. N. Alfabetização e Letramento. 2003. 2003. Minicurso
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla Maria Nogueira de Carvalho ⇔ Itamar Teodoro de Faria (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04