Lattes UEMG

Gustavo Rodrigues Cunha

Doutor em Business Administration (UNIVERSITÀ DI BOLOGNA, 2011), mestre em Administração (UFMG, 2002) e bacharel em Ciências Contábeis (UFMG, 1997). Professor e Pesquisador do Mestrado do Centro Universitário Unihorizontes, das disciplinas Finanças Comportamentais e Governança e Sustentabilidade Corporativa. Professor na Graduação das disciplinas: Gestão de Custos, Mercado de Capitais, Administração Financeira e Ciências Atuariais. Membro dos Núcleos de Pesquisa NUCONT e NUPEC (FNH). Coordenador dos Projetos " Comportamento do Investidor sob as Perspectivas das Finanças Modernas, Sociologia e Finanças Comportamentais" e "Fatores sociais e Ilusões Cognitivas no Contexto de Decisões de Investimento Coletivas" financiados pela Fapemig. Pesquisador dos Projetos "Neurociência e Marketing na Construção de Políticas Públicas: um estudo sobre a captação de doadores de sangue" e "Estratégias Organizacionais na Contemporaneidades integrando metodologias para o entendimento das relações de consumo e produção e suas vertentes sociais, organizacionais e individuais". Temas de interesses em pesquisa: ilusões cognitivas em decisões financeiras; criação de valor baseada em governança, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa; governança de tecnologia de informação; composição do conselho de administração e performance empresarial; e comunicação interna e desempenho organizacional. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2017-Atual. Sustentabilidade em Organizacoes do Estado de Minas Gerais: Concepcoes, Estrategias, Avaliacao e Fiscalizacao
      Descrição: A multidimensionalidade e abrangência do constructo "sustentabilidade" justifica a atenção recebida pela mesma nos últimos anos, por acadêmicos e profissionais de várias áreas de conhecimento. Além das consequências nefastas, o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco na cidade de Mariana trouxe a tona questões de profunda relevância, entre elas, a de como considerar os interesses no mínimo parcialmente conflituosos de um número de expressivo de stakeholders, e de quanto abdicar dos resultados da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. Embora não exista um senso comum sobre a concepção do constructo, a sustentabilidade tem sido definida em termos de equilíbrio, sendo o baricentro deste equilíbrio função das ações de diversos agentes internos e externos as organizações. Neste sentido, o presente trabalho investigará: a) a concepção, a visão estratégica e os modelos de avaliação de sustentabilidade mantidos por gestores organizacionais; b) a percepção e as dinâmicas desenvolvidas por servidores de instituições públicas responsáveis pela fiscalização socioambiental; e c) a percepção de coordenadores de cursos relacionados diretamente com a gestão socioambiental em instituições de ensino superior, onde se espera, sejam desenvolvidas e difundidas práticas capazes de traduzir diretrizes estratégicas em ações efetivas de sustentabilidade. Para tanto, entrevistar-se-á gestores, servidores públicos e coordenadores locados na principal cidade de cada uma das 10 (dez) regiões de planejamento do estado de Minas Gerais, a fim considerar diferenças culturais e obter-se um quadro mais compreensivo do fenômeno afrontado no quarto maior estado brasileiro. Espera-se, por fim, que tal diversidade auxilie-nos a compreender melhor as variáveis envolvidas nas dinâmicas da sustentabilidade, a semelhança do que observa-se em países desenvolvidos onde academia, governo e empresas trabalham juntas com o objetivo de criar conhecimento e desenvolvimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Coordenador / Alfredo Alves de Oliveira Melo - Integrante / Reynaldo Maia Muniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    2. 2016-Atual. Decisoes Coletivas de Investimento e Vieses Cognitivos Individuais e de Grupo
      Descrição: O objetivo do presente projeto consiste em investigar o processo de decisão de investimentos a fim de compreender melhor as atitudes e comportamentos do investidor, baseado em perspectivas diferentes assumidas nas finanças modernas, na sociologia e nas finanças comportamentais. Neste sentido, o presente projeto foca sobre as decisões coletivas de investimento com o intuito de analisar os efeitos de variáveis sociais no processo de tomada de decisões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Coordenador.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    3. 2015-2018. ESTRATEGIA E MARKETING EM AMBIENTE DE INOVACAO: uma analise na perspectiva das organizacoes contemporaneas
      Descrição: O presente projeto verte-se sobre o as organizações contemporâneas, frente às mudanças ocorridas no cenário internacional e nacional e suas vertentes sociais, organizacionais e individuais, decorrentes de processos de inovação, em diferenciados contextos. Tais mudanças, mais evidentes após a segunda metade do século XX, contemplam, não estando restritas, transformações econômicas e sociais que impactaram em diversos aspectos, tanto no cotidiano dos indivíduos como organizacional e que, o âmbito dos interesses da área de Marketing, especificamente, faz-se possível identificar relações de consumo que transcendem o valor utilitário dos bens, assumindo este características mais hedônicas e menos explícitas, demandando dos atores envolvidos esforços diferenciados para o seu entendimento. Nesse contexto, relaciona-se o desenvolvimento das tecnologias da informação e a intensificação da globalização, como condutoras das organizações, sejam essas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, a um processo de transformação (e reestruturação) interna e no relacionamento com os seus stakeholders. Ressalta-se que nesse ambiente se incluem as organizações públicas, que necessitam interagir com seu público alvo, na condução de estratégias que suportem uma melhora no bem estar social e promovam comportamentos socialmente desejáveis. Exemplos desses interesses que podem compreender escopo de interesse de determinados órgãos públicos são: doação de sangue, doação de órgãos, campanhas antitabagistas, campanhas antidrogas, entre outros. Considerando esse cenário, as discussões sobre o papel do marketing, bem como das estratégias organizacionais, passam por um contexto histórico e diferenciador, que devem considerar não apenas as organizações, como a sociedade e o indivíduo, como entes presentes no processo de transformação. Tais argumentações ensejam o desenvolvimento de quatro questões, que norteiam o projeto, a saber: i) como são formuladas as estratégias nas organizações contemporâneas?; ii) como se dão as relações de consumo e de produção no cenário contemporâneo e de inovação?; iii) é possível analisar os fenômenos que permeiam as relações de consumo, a partir de abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, a partir de metodologias distintas, porém complementares? iv) como o marketing social pode contribuir para uma melhora do bem estar social? Espera-se que os estudos iniciados a partir desse projeto contemplem abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa, além de métricas que permitam a triangulação na exposição do mesmo fenômeno, ou de fenômenos similares. Nesse sentido, além dos estudos que envolvem entrevistas (individuais ou em grupos) este estudo utilizará técnicas de observação e projeção para a identificação de fenômenos relacionados ao Marketing e as Organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Integrante / Caissa Veloso e Sousa - Coordenador / André F. A. Fagundes - Integrante / Danilo O. Sampaio - Integrante / Erich V. Sousa - Integrante / Eliane Bragança de Matos - Integrante / Reynaldo Maia Muniz - Integrante.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    4. 2014-2016. O COMPORTAMENTO DO INVESTIDOR SOB AS PERSPECTIVAS DAS FINANCAS MODERNAS, SOCIOLOGIA E FINANCAS COMPORTAMENTAIS
      Descrição: O objetivo do presente projeto consiste em investigar o processo de decisão de investimentos a fim de compreender melhor as atitudes e comportamentos do investidor, baseado em perspectivas diferentes assumidas nas finanças modernas, na sociologia e nas finanças comportamentais, e também, analisar o impacto no desempenho e performance empresarial de variáveis destacadas na literatura, como por exemplo, governança corporativa e de tecnologia da informação; sustentabilidade e responsabilidade social empresarial; comunicação interna; vieses e ilusões cognitivas individuais, vieses de grupo (groupthinking e polarization); poder, liderança e status; estrutura de capital e propriedade; composição do conselho de administração; empreendedorismo e comportamento de gestores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Coordenador / Caissa Veloso e Sousa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 12
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    5. 2014-Atual. ESTRUTURA DE CAPITAL EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DA REGIAO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
      Descrição: A estrutura de capital é um assunto de grande importância na área de finanças e, apesar de haver vários estudos abordando o tema, há muito ainda a ser pesquisado e aprofundado. Por exemplo, é possível investigar se a decisão do tipo de financiamento usado pela empresa pode levar a uma diminuição do custo de capital, propiciando a realização de mais investimentos e visando a maximização da rentabilidade para os sócios-proprietários. A composição do capital pode também trazer algumas implicações para a empresa, tais como a diminuição da flexibilidade da empresa, devido o aumento da dívida; conflitos de interesse entre gerentes e acionistas; aumento dos riscos devido à possibilidade de não alcançar os retornos obtidos. Burkowski (2008) defende que estudos sobre estrutura de capital, principalmente nas pequenas empresas, geralmente pouco abordadas neste contexto, são necessários para aumentar a compreensão acerca do assunto. Este trabalho visa, portanto, abordar questões referentes à estrutura de capital em empresas de pequeno porte da região metropolitana de Belo Horizontes/MG, pois se reúnem os principais segmentos, em matéria de densidade e formação de novos empreendimentos. Optou-se por não realizar um estudo em grandes empresas devido ao grande número de pesquisas já existentes sobre o tema. Considera-se, portanto, que uma pesquisa direcionada às EPP pode contribuir para o crescimento de estudos neste segmento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Integrante / Alfredo Alves de Oliveira Melo - Coordenador / Wendel Alex Castro Silva - Integrante / Christian Moisés Tomaz - Integrante / Lousanne Cavalcanti Barros - Integrante / Elisson Alberto Tavares Araujo - Integrante / Robert José Silva de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    6. 2013-2015. Neurociencia e Marketing na Construcao de Politicas Publicas: um estudo sobre a captacao de doadores de sangue
      Descrição: Nas três últimas décadas nota-se avanços significativos das Neurociências, que além de contribuírem com as Ciências Médicas, passam a desenvolver métricas nas Ciências Sociais, dando origem aos estudos de Neuromarketing e Neuroeconomia. No presente estudo pretende-se entender o comportamento do doador de sangue a partir da integração de metodologias aplicadas às Neurociências e às Ciências Sociais. De forma mais específica, tem-se como objetivos: i) identificar, por meio de entrevistas em profundidade, aspectos relacionados ao processo decisório do doador de sangue em relação a sua opção por doar ou não doar; ii) identificar, por meio de survey, perfis diferenciados de doares e não doadores de sangue, produzindo mensuradores que possam contribuir para o melhor entendimento dos anseios, expectativas e motivos envoltos na doação de sangue; iii) investigar as ações implantadas pelo órgão em termos de gestão pela qualidade e sua conformidade com os preceitos da Administração Pública Gerencial; iv) analisar a utilidade cardinal de três filmes publicitários produzidos pelo ou com o apoio do Hemomias, a partir da aplicação de métricas neurocientíficas; v) produzir um sistema para a edição dos filmes publicitários, com vistas à produção de versões enxutas, compostas estritamente dos aspectos de valência e saliência elevados, a partir da aplicação de métricas neurocientíficas; vi) desenvolver e aplicar instrumento neuropsicológico capaz de avaliar o perfil projetado de doadores de sangue, por meio de um software online associado a um sistema automatizado de exportação, filtragem e análise elementar de banco de dados; vii) desenvolver análise integrada entre os diversos achados, com vista à otimização das estratégias de Marketing, com enfoque nas ferramentas neurais. Para atender aos objetivos propostos será realizada a triangulação (teórica e de métodos), a partir de uma abordagem qualitativa; uma abordagem quantitativa; e um experimento com métricas neurofisiológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Integrante / Caissa Veloso e Sousa - Coordenador / Adriana Gonçalves Menezes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    7. 2012-2016. Fatores sociais e Ilusoes Cognitivas no Contexto de Decisoes de Investimento Coletivas
      Descrição: Pesquisadores na área de finanças comportamentais têm focado quase exclusivamente na atitude e comportamento de indivíduos isolados, embora muitas decisões financeiras sejam tomadas em contextos de grupo, como ocorre, por exemplo, em grandes corporações, fundos de pensão e clubes de investimento. Nesse sentido, o projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre fatores sociais presentes no contexto de decisões financeiras coletivas e um cluster de biases de grande relevância na literatura de finanças (e.g., overconfidence, optimism e illusion of control), o que poderia auxiliar na compreensão dos processos de julgamentos e de tomada de decisões financeiras de investidores sujeitos às distorções cognitivas prevalentes. A análise desta relação conduz a utilização de técnicas qualitativas e quantitativas na coleta (entrevistas, questionários, e observação não-participante) e análise de dados (social network analysis, análise de conteúdo, e hierarchical regression models).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    8. 2012-2015. ESTRATEGIAS ORGANIZACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: integrando metodologias para o entendimento das relacoes de consumo e producao e suas vertentes sociais, organizacionais e individuais
      Descrição: A segunda metade do século XX foi marcada por transformações econômicas e sociais que impactaram em diversos aspectos, tanto no o cotidiano dos indivíduos como organizacional. Se consideradas as relações de consumo, especificamente, faz-se possível pontuar transformações que tangenciam contextos diversificados, o que torna imperativo às organizações a necessidade de diferenciação de seus concorrentes por caminhos distintos daqueles antes fundamentados. Esse contexto, decorrente principalmente do desenvolvimento das tecnologias de informação e da intensificação da globalização, conduziu as organizações, sejam essas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, a um processo de transformação (e reestruturação) interna e no relacionamento com os stakeholders. Considerando esse cenário, as discussões sobre o papel do marketing não são recentes. De forma geral, sua evolução se apresenta a partir de um contexto histórico e dá origem a algumas orientações ou filosofias: produção; produto; vendas; marketing; marketing de relacionamento; e mais recentemente, o marketing para causas sociais. Nessa perspectiva, este projeto verte-se sobre o cenário contemporâneo das organizações frente às mudanças ocorridas no cenário internacional e nacional e suas vertentes sociais, organizacionais e individuais. Ainda, pretende-se contemplar abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, a partir de metodologias distintas, porém articuladas, para entendimento dos fenômenos analisados. Tais argumentações ensejam o desenvolvimento de três questões, que norteiam o projeto, a saber: i) como são formuladas as estratégias nas organizações contemporâneas ; ii) como se dão as relações de consumo e de produção no cenário contemporâneo ?; iii) é possível analisar os fenômenos que permeiam as relações de consumo, a partir de abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, a partir de metodologias distintas, porém complementares ? Para atender as questões norteadoras, tem como objetivo geral o propósito de entender como são formuladas as estratégias organizacionais contemporâneas, bem como as relações de consumo e produção, a partir da integração de metodologias e fronteiras transdisciplinares de estudo. Espera-se que os estudos iniciados a partir desse projeto contemplem abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa, além de métricas que permitam a triangulação na exposição do mesmo fenômeno, ou de fenômenos similares. Nesse sentido, além dos estudos que envolvem entrevistas (individuais ou em grupos), técnicas de observação e projeção, pretende-se iniciar estudos que contemplem a utilização das neurociências para a identificação de fenômenos relacionados ao Marketing, a partir da condução de experimentos, que se pautem especialmente na aplicação das seguintes medições: exames de imagem (fMRI); exames de neurofisiologia central (EEG); exames de neurofisiologia periférica (resposta galvânica da pele, medição da variabilidade cardíaca, batimentos cardíacos); rastreamento ocular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Rodrigues Cunha - Integrante / Caissa Veloso e Sousa - Coordenador / José Edson Lara - Integrante. Número de produções C, T A: 7
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Paraninfo do Curso de Administração, Faculdade Novos Horizontes.. 2016.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    2. Best Paper Award / Power and Cognitive Biases in Investment Club Settings, XXV Jornadas Hispanolusas de Gestión Científica, Internacional Conference.. 2015.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    3. Professor Homenageado do Curso de Ciências Contábeis - 2o. semestre de 2013, Faculdade Novos Horizontes.. 2014.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.
    4. Best Paper Award / Âncoras de Decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas, TMS Algarve 2014 - Management Studies, Internacional Conference.. 2014.
      Membro: Gustavo Rodrigues Cunha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Comitê Corporativo de Finanças - IBMEC.Finanças Comportamentais e Decisões Coletivas de Investimento. 2017. (Encontro).
    2. Academy of Management Meeting.Cognitive Biases and Power in Investment Clubs. 2016. (Encontro).
    3. XXV Jornadas Hispanolusas de Gestión Científica. Power and Cognitive Biases in Investment Club Settings. 2015. (Congresso).
    4. Publication Ethics and Optimizing your Chances of Acceptance in Journals. 2014. (Seminário).
    5. XX Seminário Pedagógico. 2014. (Seminário).
    6. III TMS Tourism Management Studies International Conference. Copa do Mundo de 2014: o turismo na marca do pênalti. 2013. (Congresso).
    7. III TMS Tourism Management Studies International Conference. A percepção de qualidade sobre a hospedagem no circuito turístico da Serra do Cipó/Brasil: uma avaliação dos gestores dos estabelecimentos. 2013. (Congresso).
    8. International Conference on Marketing Consumer Behaviour - ICMC 2013. Determinants for Purchases of Agricultural Pesticides: a study on the buying behavior of rural producer of coffee in Brazil.. 2013. (Congresso).
    9. TMS Management Studies International Conference - Algarve 2012. Sustainability, Social Responsibility and Value Creation in the ISE Participating Companies in Brazil.. 2012. (Congresso).
    10. V Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2005. (Outra).
    11. 1º Encontro Brasileiro de Finanças.A Influência da Estrutura de Propriedade no Retorno de Mercado das Empresas. 2001. (Encontro).
    12. III Seminário Mineiro de Cooperativas de Crédito Mútuo. 1998. (Seminário).
    13. 1ª Conferência Ibero Americana. 1993. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. CUNHA, G. R.. Tourism Management Studies International Conference. 2016. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05