Lattes UEMG

Paulo Roberto de Oliveira

Possui Mestrado em Filosofia pela FAJE, Graduação em filosofia pela FAFIDIA. Curso de Introdução à Psicologia pela Universidade de Yale, Estados Unidos. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa quot;Formação Psico-Social do Direitoquot; (Certificado pela Instituição/CNPQ), pesquisador e coordenador do projeto de pesquisa (UEMG/FAPEMIG) quot;Análise Antropológica da Violência e da Criminalidade: Aportes Filosóficos e Psicológicosquot;. Editor da Revista Zeitgeist (Unidade Diamantina/UEMG). Atua principalmente sobre as seguintes áreas: Filosofia, Psicologia, Sociologia, História; subáreas de atuação: psicanálise existencial, fenomenologia, política, ética, religião, filosofia da ciência, psicologia jurídica, direitos humanos e metafísica. Atuando principalmente sobre os seguintes temas: existência, ser, morte, suicídio, liberdade, crimes passionais, Deus, ateísmo e ética do discurso. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0187905851450869 (30/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha. Rua da Glória, 394. Centro 39100-000 - Diamantina, MG - Brasil Telefone: (038) 35319666
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-2019. ANALISE ANTROPOLOGICA DA VIOLENCIA E DA CRIMINALIDADE: APORTES FILOSOFICOS E PSICOLOGICOS
      Descrição: A nossa pesquisa pretende acompanhar a discussão sobre as práticas de violência e criminalidade do ser humano, tendo como razão e problema, o crescente número desses fenômenos na era atual. O mal da violência e da criminalidade, conduzem ao sofrimento do outro e portanto, volta-se para o mal novamente em uma amplitude psicológica ainda maior.. O descritivo círculo vicioso, destrói e coloca em risco o nosso ideal de civilização, lembrando que não há uma civilização pronta, mas, um projeto de conduta da humanidade inteira, que abole a força como direito e racionaliza as nossas ações. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.
    2. 2014-2019. A IMPORTANCIA DA PSICANALISE EXISTENCIAL E DA PSICOLOGIA NA FUNDAMENTACAO JURIDICA: DIREITO DE MORRER
      Descrição: O principal objetivo desse projeto é mostrar a importância da análise psicológica para a fundamentação do Direito; de um modo específico, pretendemos aplicar os resultados dessa pesquisa na problemática: Direito de Morrer. Psicologia e Psicanálise Existencial nos ajuda à compreender as ações humanas a partir do horizonte da liberdade (psicanálise existencial) e do inconsciente (psicologia). Somos livres para morrer? Diante dessa questão encontramos um ponto fundamental: o sentido da existência. O homem que pergunta sobre o seu papel no mundo e sobre o seu próprio ser é livre ao ponto de ter que afirmar a cada dia a própria vida e buscar um significado para ela.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Coordenador / Hayan Daniel Duarte Souza - Integrante / Vanessa da Cruz Silva - Integrante / Renan Esteves Ribas - Integrante / Amanda Nayara Ribeiro Soares - Integrante / Vanessa Aparecida Abreu - Integrante.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.
    3. 2013-2016. Fundamentacao Filosofico-Antropologica da ideia de Natureza
      Descrição: Ementa: A idéia de natureza é um tema clássico nas Ciências Humanas, clássico no sentido de ser uma pergunta recorrente sejam nas análises filosóficas como antropológica assim como em outras áreas de conhecimento. #10;O mundo atual com a questão dos alimentos transgênicos, do projeto genoma, da manipulação das células tronco, nos remete a discussão de saber se um milho transgênico é natural ou não? Já que uma das definições do que não é natureza: é tudo aquilo que sofreu a ação do homem, ou seja, a criação do artifício, neste sentido somos levados a outra questão: se o homem é aquele que artificializa, poderia se pensar o homem como um ser que não participa do mundo natural? Mas, como não, se ele (o homem) participa dos mesmos processos biológicos que qualquer ser vivo? Principalmente o morrer e o viver. Além dessas questões, que não se perderam no tempo, que não se tornaram anacrônica, há também os processos de reflexão sobre esse tema que sempre acompanhou as preocupações dos filósofos. Compreendemos dessa maneira que a temática sobre a idéia da natureza ou sobre o conceito de natureza se faz urgente num mundo que sofre de uma crise ambiental flagrante, que escancara a finitude que o agir humano deve seguir em seus projetos de futuro, além de trazer a tona a necessária animalidade/natureza que o homem deve redescobrir em seu próprio ser.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Integrante / Reginaldo Rocha Duarte - Integrante / Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.
    4. 2013-2015. FUNDAMENTACAO FILOSOFICA DA PSICANALISE A PARTIR DO EXISTENCIALISMO E DA FENOMENOLOGIA
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que possui uma amplitude muito grande. O objetivo do grupo é sistematizar uma nova visão psicanalítica a partir da filosofia, isto é, buscamos uma ontologia existencial nos fenômenos psicológicos. Devido a amplitude desse projeto, dividimos a pesquisa em etapas:#10;1ª Etapa: Análise da psicologia Clássica: Freud, Lacan e outros#10;2ª Etapa: Estudo da estrutura da fenomenologia: Husserl e Heidegger.#10;3ª Etapa: Sistematização das primeiras fontes de significação onto-psicanalítica: Paul Ricaer, Jean Paul Sartre, Bauman, Luc Ferry e outros.#10;4ª Etapa: Fundamentação Filosófica da Psicanálise. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Coordenador / Mário Gomes Ferreira - Integrante / Reginaldo Rocha Duarte - Integrante / Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho - Integrante.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.
    5. 2011-2013. Fundamentos Filosoficos das Relacoes entre Etica e Economia
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como finalidade o exame histórico-sistemático das articulações entre Ética e Economia nos esforços de fundamentação do ethos nas sociedades modernas. Pretende-se compreender os processos pelos quais se promove a aparente abstração da origem ética da abordagem econômica, ao mesmo tempo em que a economia, seus fins e sua racionalidade, afirmam-se como instância normativa privilegiada da vida moderna.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Integrante / Edil Carvalho Guedes Filho - Coordenador.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.
    6. 2011-2013. Formacao e Significado Filosofico da Fenomenologia Hermeneutica
      Descrição: Serão lidos e discutidos textos filosóficos em Fenomenologia, Filosofia da Existência e Hermenêutica e serão feitas exposições dos projetos e pesquisas dos alunos. Assim o grupo de pesquisa poderia contribuir para estimular a produção de dissertações na área de filosofia contemporânea. Assim, o grupo terá como fio condutor a vertente filosófica que abrange: Edmund Husserl - Martin Heidegger - Henri Bergson - Jean Paul Sartre - Maurice Merleau Ponty - Hans G. Gadamer - Paul Ricoeur. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Roberto de Oliveira - Integrante / Prof. Dr. Carlos Roberto Drawin - Coordenador / Prof. Dr. Álvaro M. Pimentel - Integrante / Prof. Dr. João A. Mac Dowell - Integrante / Cleverson Lino Fernando Batista - Integrante / Henrique Fernandes de Castro - Integrante / Jacimar Cruz de Souza - Integrante / Thiago Teixeira Santos - Integrante.
      Membro: Paulo Roberto de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (65)
      1. A Terra que Deus nos confiou: Bem comum e Doutrina Social da Igreja. 2017. (Simpósio).
      2. El bien comun desde una virada filosofica y teologica latinoamericana. 2017. (Simpósio).
      3. Solidão e Comunidade: a busca do bem comum nas sociedades contemporâneas. 2017. (Simpósio).
      4. XIII Simpósio Internacional Filosófico Teológico.Os limites do poder do Estado na Teoria Contratualista. 2017. (Simpósio).
      5. 13ª Semana Filosófico - Teológica. 2016. (Congresso).
      6. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.A BIOÉTICA E O PROBLEMA DO MAL: AS DORES DO MUNDO. 2016. (Seminário).
      7. A transformação da teologia no impacto com a racionalidade moderna. 2016. (Simpósio).
      8. Blondel e as relações entre Filosofia e Teologia. 2016. (Seminário).
      9. Fenomenologia (husserliana na versão francesa) e onde reside o problema central?. 2016. (Seminário).
      10. Filosofia e Teologia: como pensar sua distinção e sua unidade?. 2016. (Simpósio).
      11. III Simpósio de História do Direito.Direitos Humanos, Teoria Política e Diversidade Cultural. 2016. (Simpósio).
      12. III Simpósio de História do Direito.A ética na Contemporaneidade: é possível uma ética universal para uma sociedade plural?. 2016. (Simpósio).
      13. III Simpósio de História do Direito.Direitos Humanos, Tolerância e a questão dos imigrantes. 2016. (Simpósio).
      14. Que Filosofia para que Teologia?. 2016. (Simpósio).
      15. XII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico.A Estrutura da Antropologia Filosófica de Lima Vaz e a necessidade do pensamento Teológico. 2016. (Simpósio).
      16. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG.A CONDIÇÃO HUMANA COMO BASE PARA UMA ANÁLISE DO SUICÍDIO NA CIÊNCIA DO DIREITO. 2015. (Seminário).
      17. Filosofia Política para um tempo de conflito. 2015. (Seminário).
      18. II Simpósio de História do Direito.Cidadania no Brasil: uma questão de Direitos Humanos?. 2015. (Simpósio).
      19. II Simpósio de História do Direito.A Declaração Universal dos Direitos Humanos como síntese dos ideais direitos individuais, difusos e coletivos. 2015. (Simpósio).
      20. Sexta Filosófica: Por que Nietzsche?. 2015. (Outra).
      21. XII Semana Filosófico - Teológica: Violência e Religião no Debate Contemporâneo. 2015. (Congresso).
      22. XI Simpósio Filosófico-Teológico.A fenomenologia da alteridade como caminho para uma compreensão da revelação cristã em Edith Stein. 2015. (Simpósio).
      23. Conferência plenária: Corpo e pós-modenidade. 2014. (Simpósio).
      24. Conferência plenária: Pós-humano e neurociências. 2014. (Simpósio).
      25. Conferência plenária: Realidade, virtualidade e relação: utopias neo-gnósticas do pós-humano na cibercultura- P. 2014. (Simpósio).
      26. I SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO.HUMANISMO OCIDENTAL E A PRODUÇÃO DO DIREITO. 2014. (Simpósio).
      27. Seminário : Übermensch - sobre o além do homem no Zaratustra dede Nietzsche. 2014. (Seminário).
      28. X Simpósio Internacional Filosófico-Teológico.O Ser na Psicanálise Existencial. 2014. (Simpósio).
      29. Conferência Entre a Lógica do Desencanto e os Rumores da Transcendência: a Europa da Secularização, ministrado pelo(a) Prof. Dr. João Vila-Chã (PUG / Roma). 2013. (Simpósio).
      30. Conferência Gauchet e Habermas: O papel das confissões religiosas nas sociedades seculares , ministrado pelo(a) Prof. Dr. Manfredo de Oliveira (UFC/CE). 2013. (Simpósio).
      31. IX Simpósio Internacional Filosófico-Teológico - FAJE e V Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião - PUC Minas. 2013. (Simpósio).
      32. Mesa redonda Consequências da secularização e tarefas para o futuro, ministrado pelo(a) Prof. Dr. José Maria Vigil (EATWOT). 2013. (Simpósio).
      33. Mesa redonda Consequências da secularização e tarefas para o futuro, ministrado pelo(a) Prof. Dr. José Maria Vigil (EATWOT). 2013. (Outra).
      34. Mesa redonda Gauchet e Habermas - O papel das confissões religiosas nas sociedades seculares, ministrado pelo(a) Prof. Dr. Manfredo de Oliveira (UFC/CE). 2013. (Outra).
      35. Semana Jurídica. 2013. (Outra).
      36. X SEMANA FILOSÓFICO-TEOLÓGICO. 2013. (Outra).
      37. A emergência do paradigma ecológico no mundo da Tecnociência e do Mercado. 2012. (Seminário).
      38. Confêrencia Plenária A ética do cuidado e problemas ambientais contemporâneos. 2012. (Simpósio).
      39. Confêrencia Plenária Fé cristã e consciência planetária. 2012. (Simpósio).
      40. Confêrencia Plenária O que faremos com a Terra que Deus nos confiou? Cenários e caminhos para a construção da Consciência Planetária. 2012. (Simpósio).
      41. I Semana de Filosofia e História: Confluências.. 2012. (Encontro).
      42. VIII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico. 2012. (Simpósio).
      43. Conferencia: “ A humanidade de Jesus e a Humanidade de Deus”.. 2011. (Encontro).
      44. Palestra: “Descobrir Deus através do belo”.. 2011. (Encontro).
      45. Palestra: Violence et Compassion”. Ministrada pelo professor de filosofia da Universidade Gregoriana: Paul Gilbert. 2011. (Encontro).
      46. Projeto Sexta Filosófica. Tema: Pensar o Iluminismo. Conferência: “Iluminismo Ontem e Hoje”.. 2011. (Encontro).
      47. Seminário: “A Racionalidade da Fé e a Religião frente ao Poder Político”. Parte do VII Simpósio Filosófico – Teológico.. 2011. (Simpósio).
      48. VII Simpósio Filosófico – Teológico, tema: “Política e Religião: Perspectivas em um mundo plural”.. 2011. (Simpósio).
      49. Programa Educação em Rede.. 2010. (Congresso).
      50. Seminário: “Cosmologia contemporânea, física quântica e fé judeu-cristã”.. 2010. (Seminário).
      51. VII Semana Filosófica, de tema: “Quem é o homem pós-moderno? Análise e Prospectivas na abordagem filosófica – teológica. 2010. (Encontro).
      52. VI Simpósio Filosófico – Teológico, tema: “Ciências-Filosofia-Teologia: Discussões possíveis”. 2010. (Simpósio).
      53. VI Simpósio Filosófico – Teológico, tema: “Ciências-Filosofia-Teologia: Discussões possíveis”. 2010. (Simpósio).
      54. #61656;#09;Conferência: A Atividade Docente na Atualidade: Princípio Filosófico e Saberes Necessários. 2009. (Encontro).
      55. Conferência: As Novas Tendências Mundiais e a Posição dos Estados Unidos. 2009. (Encontro).
      56. Conferência: Juventude e Violência. 2009. (Encontro).
      57. Palestra: Neurologia e Neurociência na Arte. 2009. (Encontro).
      58. VII Ciclo de Conferências e Debates Filosóficos em Interface com Outras Áreas do Saber. 2009. (Encontro).
      59. I Seminário de Turismo de Inclusão, com o tema: “Ecoturismo”. 2008. (Seminário).
      60. IV Ciclo de Conferências e Debates Filosóficos em Interface com outras áreas do saber.. 2008. (Encontro).
      61. V Ciclo de Conferências e Debates Filosóficos em Interface com Outras Áreas do Saber. 2008. (Encontro).
      62. V Semana Filosófica, de tema: Filosofia e Linguagem: Problema de Interpretação. 2008. (Encontro).
      63. IV Semana Filosófica, de tema: Filosofia e Política: A corrupção dos Melhores.. 2007. (Encontro).
      64. IV Semana Teológica, de tema: Pensamento e Modo de Pensar a Teologia Católica e Protestante. 2007. (Encontro).
      65. VI Semana Filosófica, de tema: Filosofia e Religião: Fenômeno Religioso e seus aspectos filosóficos. 2007. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. Dia de Integração da UEMG - Diamantina. 2018. (Outro).. . 0.
      2. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. Aula Inaugural do Curso de Direito da UEMG Diamantina. 2018. (Outro).. . 0.
      3. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão - Unidade Diamantina. 2018. (Congresso).. . 0.
      4. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. Mini Curso: Crime Organizado, corrupção e Mecanismos de Atuação Estatal. 2018. (Outro).. . 0.
      5. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. Mini Curso Direito Eleitoral e Democracia. 2018. (Outro).. . 0.
      6. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. 5ª Semana UEMG - Cultura e Arte de Rua. 2017. (Outro).. . 0.
      7. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2017. (Outro).. . 0.
      8. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. Organização do IV Simpósio de História do Direito. 2017. (Congresso).. . 0.
      9. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. II Ciclo de Reflexões sobre temas de filosofia e direito. 2016. (Outro).. . 0.
      10. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; PINTO, L. ; SANTOS, F. S. ; FERREIRA, M. G.. III Simpósio de História do Direito. 2016. Congresso
      11. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; PINTO, L. ; SANTOS, F. S. ; FERREIRA, M. G.. II Simpósio de História do Direito. 2015. Congresso
      12. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. I Ciclo de Reflexões sobre Psicologia e Direito. 2015. (Congresso).. . 0.
      13. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; SILVA, F. M. E. ; FERREIRA, M. G. ; SANTOS, F. S. ; PINTO, L. R.. I SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO - HUMANISMO OCIDENTAL E A PRODUÇÃO DO DIREITO. 2014. Outro
      14. CARVALHO, P. D. M. A. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto. ; FERREIRA, M. G.. SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS HUMANOS : PERSPECTIVAS ATUAIS DO ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO. 2014. Outro
      15. OLIVEIRA, Paulo Roberto.. I Semana Filosófica: Principais problema da filosofia contemporânea. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02