Doutor em História (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Conceito CAPES 7), Brasil. Título da Tese: As Luzes de Ithaca: a imaginação histórica na Primeira República no Brasil (Nação, Território, Civilização). Palavras-chave: Primeira República, Institutos Históricos, Historiografia. Possui Mestrado em História (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Conceito CAPES 7), Brasil. Título: A República na Praça: manifestações do Jacobinismo Popular em Minas Gerais (1893-1899). Possui Graduação (Licenciatura) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1999), Possui Graduação (Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001). Possui ainda Especializações em Docência do Ensino Superior (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/2001), História Social (Universidade Norte do Paraná ), História e Cultura Afro-Brasileira (Universidade Cândido Mendes ) e Museografia e Patrimônio Cultural (Centro Universitário Claretiano ). É Professor Efetivo, egresso por Concurso Público de Provas e Títulos (nível 6-C) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Instituição na qual ingressou no ano de 2013, possuindo experiência em administração acadêmica, exercendo atividades como presidente e membro de comissões de avaliação de projetos de pesquisa e de extensão, recredenciamento de cursos, membro do Comitê Científico Interno da Unidade Acadêmica, membro de Câmara Departamental e de Colegiados de Cursos. Possui experiência em organização de eventos acadêmicos como seminários e mesas-redondas, bem como de elaborador de provas em processos seletivos (exames vestibulares). Avaliador externo de Projetos da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui experiência em Docência de Ensino Superior nas disciplinas de História Moderna, Arquivos e Museus Históricos, História da Educação, História da Infância, História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Teoria e Metodologia da História, História do Brasil e Metodologia do Trabalho Científico. Líder do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui (CNPq.endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7638591738838950) e membro do NIEHLAFRO. Desenvolve atualmente projetos de Ensino , Pesquisa e Extensão . Editor-Gerente das revistas acadêmicas Bantu (http://revista.uemg.br/index.php/bantu/login). Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos estampados na imprensa universitária. Avaliador do MEC (BASIS) (Texto informado pelo autor)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; DEBIAN, W. R. G. ; FONTES, L. F. N. ; SILVA, P. L. A.. Teatro na Escola e realidade sócio-educacional: porque devemos re-entronizar a '2ª Arte' nas atividades escolares?. Anais do V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação. v. 1, p. 1-12, issn: 9786-5860, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Da História acadêmica à Disciplina escolar: convergências e roteiros sinuosos de desafios e possibilidades. Revista Querubim (Online). v. 2, p. 13-19, issn: 1809-3264, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; ALMEIDA, D. C. ; SILVA, T. A.. Os temas transversais e a Lei 10.639/03: o desafio da sua aplicação nas séries iniciais de ensino.. Revista Querubim (Online). v. 1, p. 119-124, issn: 1809-3264, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; LOPES, L. R. ; CARVALHO, S. C.. Muito além da 'bonequinha preta': jogos, brincadeiras e 'contação' de histórias. CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. v. 4, p. 106-121, issn: 2447-6943, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Gilberto Freyre no século XXI: a validade cognoscente em Casa-Grande. Bantu revista de Educação, História e Patrimônio Cultural. v. 1, p. 73-95, issn: 2595-9506, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Karl Marx, Antonio Gramsci e a ominidimensionalidade: o marxismo 'atualizado' e a 'racionalidade' da História. Sapere Aude: Revista de Filosofia. v. 9, p. 195-208, issn: 2177-6342, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Sobre os conceitos de liberdade e virtude: notas exploratórias ao estudo do republicanismo. SABERES (NATAL). v. 18, p. 45-58, issn: 1984-3879, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; NUGAS, R. ; PINHEIRO, V. S. O. F.. Anísio Teixeira Traveller. Bantu, revista de Educação, História e Patrimônio Cultural. v. 1, p. 40-59, issn: 2595-9506, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A prática historiadora de Mestre Capistrano: a renovação temática e metodológica no ambiente dos Institutos Históricos. BOLETIM HISTORIAR. v. 23, p. 03-20, issn: 2357-9145, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ordálio de Can: Mestiçagem, teorias raciais e educação na primeira república no Brasil. Revista Transverso. v. 5, p. 62-78, issn: 2236-4129, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (6)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; MONTEIRO, D. T. L. (Org.) ; AGUIAR, M. C. G. (Org.) ; SILVA, O. H. F. (Org.) ; CAETANO, R. S. O. (Org.) ; NANO, J. P. L. (Org.) ; SANTOS, E. C. B. (Org.). Relações Étnico-Raciais: interlocuções. 01 ed. Contagem: Escola Cidadã, 2020. v. 01, p. 90. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; CAMPOS, M. D. (Org.) ; FERREIRA, O. H. (Org.) ; PEREIRA, K. (Org.) ; PEDROSO, A. P. (Org.) ; VIANNA, D. (Org.) ; ARROYO, M. G. (Org.) ; SILVA, W. G. (Org.). Para sempre Paulo Freire. 1 ed. Contagem: Editora Escola Cidadã, 2020. v. 1, p. 1. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
OLIVEIRA, A. F. (Org.) ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo (Org.) ; SALLES, A. (Org.) ; ULISSES, A. (Org.) ; ANDRADE, C. (Org.) ; TOMACIO, D. (Org.) ; NONATO, E. (Org.) ; ABBATEPIETRO, F. (Org.) ; BRITO, J. E. (Org.). Relações étnicas. Conexões possíveis. 1ª ed. Ibirité: Poesias escolhidas, 2018. v. 500, p. 196. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. As luzes de Ithaca: a imaginação histórica na Primeira República no Brasil (nação, território e civilização). 1ª ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 500, p. 358. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A Nova História Cultural e a produção do saber histórico: Edward Palmer Thompson, Georges Duby e Hayden White. 1 ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1, p. 112. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. (RE) APRENDENDO A ENSINAR: DESAFIOS TEMPESTIVOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Em: David Anderson Zanoni; Leandro Mayer. (Org.). Ensino de Ciências Humanas e Sociais em tempos de pandemia. 1ed.Itapiranga/SC. : Schreiben. 2021.v. 1, p. 217-234. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; AMORIM, K. I.. Clio em tempos de Web: relato de um curso EaD de formação continuada para professores de História. Em: Milena Moretto. (Org.). A educação à distância no contexto brasileiro: perspectivas e impasses. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 61-78. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Jörn Rüsen na sala de aula: sentido do passado, interpretação do presente, conformação do futuro. Em: André Bueno; Everton Crema; Nilson Javier Martín. (Org.). Ensino e Apredizagem Histórica. 1ed.Rio de Janeiro. : Sobre Ontens/ UNESPAR. 2020.v. 1, p. 1-802. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A 'Revolta da Chibata': um balanço historiográfico. Em: OLIVEIRA, Aciomar Fernandes de; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. (Org.). Relações Étnico-Raciais: interlocuções. 1ed.Contagem. : Escola Cidadã. 2020.v. 1, p. 8-28. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Resgatando o espaço público: teatro do oprimido escola. Em: SOUSA, Ivan Vale de. (Org.). Linguística, Letras e Artes: Cânones, Ideias e Lugares 2. 1ed.Ponta Grossa. : Atena. 2020.v. 1, p. 225-233. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Paulo Freire e o Programa Nacional de alfabetização: populismo e cultura popular em uma era de nacional desenvolvimentismo. Em: COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. (Org.). Para sempre Paulo Freire. 1ed.Contagem. : Escola Cidadã. 2020.v. 1, p. 29-42. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, P. L. A.. O Teatro do Oprimido e a Ominidimensionalidade Humana. Em: SALGADO, Karine. (Org.). Arte, Política e Direito. 1ed.Belo Horizonte. : Initia Via. 2020.v. 1, p. 55-68. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ensino da História, entre a produção historiográfica e a cultura escolar. In: PEREIRA, Denise; CARNEIRO, Maristela. (Org.). O Brasil dimensionado pela História, v. 2. 1ed.Ponta Grossa. Em: . : Atena. 2020.v. 1, p. 208-216. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Promissores Canteiros de Clio:Teatro, Jogos e Quadrinhos (HQs) como estratégias ao ensino da História. Em: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; SOUSA NETO, José Maria de. (Org.). Aprendendo História: Mídias. 1ed.União da Vitória/PR. : Sobre Ontens Editora. 2019.v. 1, p. 1-388. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. ?Lançando ?pontes? entre o ensino e a pesquisa: a produção de artigos. Em: Silvana Rodrigues Quintilhano. (Org.). ?Lançando ?pontes? entre o ensino e a pesquisa: a produção de artigos científicos enquanto estímulo ao desenvolvimento acadêmico de alunos de graduação. 1ed.Jundiaí - SP. : Paco Editorial. 2019.v. 4, p. 22-31. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; AMORIM, K. I.. O Antigo Regime Católico Português no Oriente e suas razões extraeconômicas. Em: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli Tonet; CREMA, Everton. (Org.). Orientalismo Conectado. 1ed.Rio de Janeiro. : Edições especiais sobre ontens. 2019.v. 1, p. 107-116. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. "Apenas" um projeto de ensino de História... In: RODRIGUES, Michelle G.; PEREIRA, Thiago Torres Costa.. (Org.). Experiências de Ensino. Coleção 30 anos UEMG, v. 1. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2019.v. 1, p. 60-75. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Vôos TeóricosAventuras Epistemológicas: a vivência da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira em cursos de formação de professores. In: Ana Paula Correa Bovo, Lilian Sipoli e Patrícia Karla Santos Doroteio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 01ed.Belo Horizonte. Em: . : Editora UEMG. 2018.v. 01, p. 122-145. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM QUESTÃO: AS ONDAS TEÓRICAS DO PENSAMENTO RACIAL BRASILEIRO E O RACISMO TRANS-HISTÓRICO. Em: OLIVEIRA, Aciomar Fernandes de; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. (Org.). Relações étnicas: Conexões possíveis. 1ed.Ibirité. : Poesias Escolhidas. 2018.v. 1, p. 17-27. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A Cultura Política do Republicanismo Radical Antiliberal nos anos iniciais da República no Brasil. Em: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. (Org.). Culturas Políticas na História: Novos Estudos. 1ªed.Belo Horizonte. : Argvmentvm. 2009.v. Único, p. 81-104. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (6)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, P. L. A.. O Teatro do Oprimido e a Ominidimensionalidade Humana. Em: IV Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana, v. 1, p. 55-60, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, P. L. A. ; FONTES, L. F. N. ; DEBIAN, W. R. G.. Teatro na Escola e realidade sócio-educacional: porque devemos re-entronizar a '2ª Arte' nas atividades escolares?. Em: V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFMG), v. 1, p. 1-179, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, Tayane Alves da ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A estratégia do teatro do oprimido como denúncia da lógica neoliberal. Em: II Simpósio Nacional Educação Marxismo e Socialismo, v. 1, p. 1-1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A atualidade do pensamento de José Carlos Mariátegui: marxismo e decolonialidade. Em: II Simpósio Nacional Educação Marxismo e Socialismo, v. 1, p. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Costa, Antonio Carlos Figueiredo Costa ; COSTA, A. C. F. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Sobre as teorias raciais na Primeira República no Brasil. Em: II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia, v. 2, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Raça, Classe Social e Nação: sobre a teoria do 'branqueamento racial' e outras 'aventuras' teóricas. Em: IX Seminário Racismo e Educação VIII Seminário de Gênero, v. 1, p. 1-1, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (3)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em tempos sombrios: reflexões teóricas e tempestivas. Em: Currículo e Cultura: Encontros antifascistas, 2020, Niterói-RJ. Curriculo e Cultura: encontros antifascistas. Niterói: edUFF, v. 1, p. 128-132, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. No encalço de Marx: a estética marxista e a construção da consciência política do cidadão. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018, Belo Horizonte. Anais do 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Eduemg, v. 1, p. 1-1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. C. F.; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Quando o clarim não pediu silêncio, mas combate: apontamentos sobre a Revolta dos Marinheiros de 1910. Em: III Jornada Pedagógica da Unidade Acadêmica Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2017, Ibirité-MG. Anais da III Jornada Pedagógica, v. 1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (2)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O Ensino da História: entre a produção historiográfica e a cultura escolar. Em: VIII Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2019, Belo Horizonte/MG. Caderno de Resumos do VIII EPHIs. Belo Horizonte: UFMG, v. 1, p. 541-541, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. C. F.; ALMEIDA, D. C. ; SILVA, T. A. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A Lei 10.639/03: conquistas, embaraços e possibilidades. Em: III Jornada Pedagógica da Unidade Acadêmica Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2017, Ibirité. Anais da III Jornada Pedagógica, v. 1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (3)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TEMPOS SOMBRIOS: REFLEXÕES TEÓRICAS E TEMPESTIVAS. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE). 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Raça, Classe Social e Nação: Sobre a Teoria do 'Branqueamento Racial' e outras aventuras teóricas. Anais do Seminário Racismo e Educação Seminário de Gênero, Raça e Etnia. 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Apresentações de trabalho (19)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Jörn Rüsen na sala de aula: sentido do passado, interpretação do presente, conformação do futuro. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Helena Antipoff e a Reforma Mineira: Escola de Aperfeiçoamento. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Promissores canteiros de Clio: Teatro, Jogos e Quadrinhos (HQs) como estratégias ao ensino da História. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ensino da História, entre a produção historiográfica e a cultura escolar. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; AMORIM, K. I.. A educação patrimonial no museu Helena Antipoff: uma proposta de intervenção. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A historiografia e a disciplina escolar de História: continuidades e rupturas. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; AMORIM, K. I. ; ROCHA, S. R.. O ensino de História e as novas linguagens: relatando uma experiência extensionista de curso à distância. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Oficina de artigos científicos: relatando experiências. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; AMORIM, K. I. ; ROCHA, S. R.. Capacitação em novas linguagens para o ensino de História. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. TeatroDesenvolvimento Humano. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Sobre a importância do Projeto Afrobetizando. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O impacto da Revolução Cubana no contexto da América Latina. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. No encalço de Marx: a estética marxista e a construção da consciência política do cidadão. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Sobre o racismo transhistórico. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
JARDIM, C. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Considerações tempestivas ao trabalho docente: desafios da Pós-Modernidade. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Sobre Moiras, Parcas, Mestre-escolas e Professoras. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O Ensino de História Indígena e Afrobrasileira. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O que devemos saber sobre a História e Cultura Afro-Brasileira. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A República na Praça. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (4)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Quando Karl Marx começou a se interessar pelas contradições da sociedade burguesa (Resenha do livro: MARX, Karl. Debates sobre a lei referente ao furto da madeira. São Paulo: Boitempo, 2017. 150p. Maringá/PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2019. Resenha [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, A. X. ; CUSATI, R. C. ; GUERRA, M. G. G. V. ; RAMOS, F. S. ; SILVA, W. G. ; PEREIRA, A. C. ; CUSATI, I. C. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Livro Interdisciplinaridade: origem, sentidos e significados. Pará de Minas: Virtual Books. 2018. Membro de Conselho Editorial [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O Teatro do Oprimido aplicado à Educação. Resenha do livro 'Teatro do Oprimdo na Educação de Jovens e Adultos'. Autor: Dimir Viana. Maringá: UEM. 2018. Resenha [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (15)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental e a valorização da vida humana - Debatedor. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
PEREIRA, K. L. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Bildung como Práxis para a Liberdade: análise da obra da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire - Mediador de Conferência. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliadora de resumos do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliação de projetos do Edital 06/2018 - PIBIC-CNPq/UEMG e Edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliador de projetos do edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. III Jornada Pedagógica UEMG Unidade Ibirité. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Presidência da Comissão Local de Avaliação de Projetos Edital 3/2017 da UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; OLIVEIRA, A. F. ; REIS, M. P.. Comissão de Organização das atividades da 6ª Semana UEMG - Unidade Acadêmica Ibirité. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Comissão de Avaliação de Projetos Edital PAEx nº 01/2016. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, G. F. ; REIS, M. P. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. V Semana de Letras UEMG Unidade Ibirité. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; GOMES, W. ; FARIA, W. C. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Programa Roda de Conversa. Tv UEMG. História e Cultura Afro-Brasileira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
Costa, Antonio Carlos Figueiredo ; Stacanelli, Jairo ; CALVO, J. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Horizonte Debate. República.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Jacobinos em Minas Gerais. 2010. (Programa de rádio ou. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (20)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; COSTA, F. J. ; BENFICA, W. A.. Edital PAEx 03/2020, Seleção de servidores docentes e técnico-administrativos para composição do banco de consultores ad hoc da Pró-Reitoria de Extensão da UEMG para 2020/2021. 2020. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliador Externo de Atividades de Extensão Universidade de Pernambuco. 2020. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Membro avaliador de resumos do 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2020. Membro de Comitê Científico [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2020. Trabalho técnico de cunho didático-pedagógico [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. História - A Redemocratização do Brasil: República Nova. 2020. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. História - Primeira Guerra Mundial. 2020. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. História - II Segundo Reinado: Política, Economia e Abolicionismo. 2020. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Curso de Capacitação de Novas Linguagens para o Ensino de História. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, P. L. A. ; DEBIAN, W. R. G. ; FONTES, L. F. N.. TeatroRevolução: introduzindo o Teatro do Oprimido na Escola. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; BRAGA, Ana Elisa. ; PINTO, Franciele Fernanda dos Santos ; SOUZA, Nayriana. G. de. Jogos e brincadeiras para ensinar e aprender na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva de Paulo Freire e outros autores. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Membro do Conselho Editorial da Editora Escola Cidadã. 2019. Membro de Conselho Editorial [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Revista Tempos Históricos. 2019. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Revista Cadernos de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). 2019. Parecerista [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, T. A. ; SILVA, P. L. A.. Minicurso Oficinas do Teatro do Oprimido. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; SILVA, P. L. A. ; SILVA, Tayane Alves da ; SILVA, R. N. G. S. D.. Minicurso Introdução ao Teatro do Oprimido. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Disciplina Optativa ?Tópicos Especiais em História do Brasil: o ensino de História nos anos iniciais, novas linguagens?. 2018. Trabalho técnico de cunho didático-pedagógico [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Disciplina Optativa ?Tópicos Especiais em História do Brasil: novos temas, novas abordagens. 2018. Produção de trabalho técnico de cunho didático pedagógico: criação de disciplina optativa. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; NICODEMOS, E. R. ; CAMPOS, B. C. ; NUGAS, R. ; MENEZES, S. M. ; SILVA, T. A. ; ALMEIDA, D. C.. Minicurso de Práticas Pedagógicas: Yoté e ?contação? de histórias. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Questões de Vestibular História e Geografia 1/2013. 2013. Confecção de Questões do Processo Seletivo aos Cursos de Educação Superior do ISEAT [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Questões de Vestibular História e Geografia 2/2013. 2013. Confecção de Questões do Processo Seletivo aos Cursos de Educação Superior do ISEAT [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (7)
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. História em Folhetim: o Samba no Estado Novo. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Aula de apresentação do curso de capacitação em novas linguagens para o ensino de História. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Aula passo a passo do curso de capacitação. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. História, estudo do ?presente do passado?. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Afinal, porque o uso de ?novas linguagens? para o ensino de História?. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. A História seria (somente) a escrita acerca do passado?. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Como surgiu a História? (duração 10 min.). 2019. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (8)
Sônia Maria Menezes. O Congado e suas potencialidades heurísticas para a Educação Patrimonial nas Escolas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Tayane Alves da Silva. O Teatro do Oprimido: intervenção no ambiente escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Érika Poliana dos Santos. A Cultura Afro-Brasileira no curriculo da Educação de jovens e adultos. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Clauberto Pinheiro. A Escola como meio de reinserção e ressocialização do sujeito privado de liberdade. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Edenilson Ivo da Silva. Estudo sobre Alternativas Construtivas Técnicas e Econômicas para Rede de Esgotos Sanitários.. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientadores: Antonio Carlos Figueiredo Costa, Ivana Prado de Vasconcelos.
Denise Borges. A Educação para a Sustentabilidade no estudo de teoria nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientadores: Letícia Crespo Grandinetti, Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Cibele Gomes Amorim. Preconceito de Marca: processos de estereótipos na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Marinete Mendes de Souza Rodrigues. Bullying no Contexto Escolar. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2013. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Iniciação científica (2)
Tayane Alves da Silva. O Teatro do Oprimido em momento Maquiaveliano. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Paula Lopes Aquino da Silva. Ser cidadão não é simplesmente viver em sociedade mas trabalhar para transformá-la. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2019-2019. Como a nova historiografia academica pode contribuir com a disciplina escolar de Historia? Descrição: O movimento que se pretende imprimir a esse Projeto de Pesquisa é tomar como ponto de partida as necessidades que se apresentam às Escolas Públicas, agregadora de um alunado que é o público-alvo da(o)s graduada(o)s egressa(o)s dos Curso de Formação de Professores, especialmente das Licenciaturas em Pedagogia. Vale ressaltar então que, para a fundamentação teórica do nosso Projeto de Pesquisa, não partimos somente das carências manifestadas por nossa(o)s graduanda(o)s, que a disciplina optativa supramencionada vem procurando mitigar, mas das necessidades que afrontam ao alunado e seus Professores nas Escolas das Redes Públicas, municipais e estadual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Sheila Rodrigues da Rocha - Integrante. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
2018-2018. O Teatro do Oprimido em momento maquiaveliano Descrição: Este projeto de pesquisa inquire acerca das potencialidades heurísticas da utilização do método, das técnicas e dos joguexercícios do T.O. em instituições como escolas públicas, sindicatos profissionais e associações comunitárias, ou seja, em quaisquer agremiações onde a classe trabalhadora esteja congregada em sua luta por direitos e garantias sociais. Além disso, procura apontar para a tempestividade da sua utilização enquanto instrumental de luta, em um cenário que se apresenta promissor à sua aplicação, face a uma conjuntura sombria que acena para uma progressiva perda de direitos e garantias já conquistados pelos trabalhadores. Esse seria então o momento maquiaveliano para a utilização do potencial de ação política contida no Teatro do Oprimido. A proposta do Teatro do Oprimido não é a catarse, como no sistema teatral aristotélico, nem a conscientização, como na poética brechtiana, mas a própria ação na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Tayane Alves da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
2017-2018. Estudante que se aplica, le, pesquisa, debate e publica. Descrição: No projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica? uma das condições precípuas é que as leituras, pesquisas, e escritas sejam realizadas em pequenos grupos, sempre mediados pelo orientador, em debate que venha a encorajar o gosto pela investigação científica. A outra condição fundamental consiste em que a vivência nas lides do projeto venha a contribuir para estimular a prática da escrita e a procura pelo cogito de um pensamento logicamente formulado e racionalmente conduzido, em suma, que reúna as condições iniciais daquilo que sabemos ser um extenso roteiro em busca dos primeiros passos que poderão, no futuro, levar à tão almejada autonomia intelectual. A articulação entre leitura, pesquisa, debate e publicação, princípios basilares do projeto que aparecem materializados em seu título, representam também algumas das condições da produção científica, e indo mais adiante, da inscrição dessa produção literária no vasto universo da pesquisa científica, compartilhada e reconhecida sob os parâmetros acolhidos por uma vasta legião de pesquisadores, reconhecida portanto como partícipe das realizações científicas que a priori passam a ser vinculadas aos vários paradigmas científicos atualmente praticados e reconhecidos enquanto soluções modelares encontradas pelos praticantes de uma ciência, ainda que por tempo determinado, conforme observou em obra clássica Thomas S. Kuhn. Neste projeto, a leitura ocupa um papel de cunho fundacional para que a produção científica venha a ocorrer, o que sabemos constituir-se em uma espécie de topoi no discurso acadêmico, e nesse sentido parcela importante dos roteiros de leitura acaba sendo desenvolvido ao longo das disciplinas que ocupam parcela dos encargos docentes dos professores nele envolvidos. Com efeito, o projeto estabelece três pontes entre a docência e a pesquisa. As atividades partem das leituras ordinárias previstas no cronogramas disciplinares, em cujo viés se procura apontar as possibilidades de pesquisa. Essa é a primeira ponte que se estabelece entre a prática docente e a pesquisa. Na relação entre a compreensão crítica do ato de ler, conforme escreveu Paulo Freire, se procura estabelecer uma segunda ponte entre a docência e a pesquisa. Para as escolhas de temas, a proposta é utilizar das chamadas lições da experiência, conforme alinhadas na obra de Salomon (1979), dentre as quais destacamos o uso dos seminários enquanto campo propício ao surgimento das chamadas ?idéias novas?, momento no qual fica estabelecida a terceira e últimas das pontes entre a prática docente e a pesquisa. o que se pretende é partir do conhecimento do professor em relação às disciplinas que costuma ministrar para aprofundar as várias possibilidades de pesquisa nelas existente, contando com o interesse dos alunos envolvidos e interessados em tais pesquisas, sob a finalidade de revelar a esses últimos os arcanos da produção científica, conforme propostos em abordagens, metodologias e normalizações em autores diversos tais como Eco (1983), Salomon (1979), Lessa (2001) ou Rocha (2005), inclusos os trâmites atinentes à sua divulgação, tais como o conhecimento e a freqüência a sites como a Plataforma 9 (http://plataforma9.com), a Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/) ou a Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/). ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983;FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 5. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001; FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32. ed. São Paulo: Cortez, 1996;KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001;PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. V.1. São Paulo: Cortez, 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Daniella Custódia de Almeida - Integrante / Tayane Alves da Silva - Integrante / Raquel Nugas - Integrante / Leticia Ribeiro Lopes - Integrante / Samara Cristina de Carvalho - Integrante / Viviane Silva de Oliveira Fernandes Pinheiro - Integrante. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
2017-Atual. Grupo de Pesquisa Jose Carlos Mariategui Descrição: O grupo de Pesquisa José Carlos Mariátegui, nome escolhido em homenagem ao intelectual marxista peruano José Carlos Mariátegui (1894-1930), vem proporcionando um novo sentido para algumas disciplinas ministradas no âmbito do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica Ibirité. Através dos seminários propostos nas disciplinas eletivas História da Educação, História e Cultura Afro-brasileira, Curriculo Mínimo Comum de História-I, mas também da disciplina optativa Tópicos Especiais em História do Brasil, tem ocorrido o estímulo às investigações científicas. Trata-se de um Grupo de Pesquisas bastante adaptado ao grupo discente da Unidade Acadêmica Ibirité, formado em boa parte por trabalhadores, e portanto, cumpridores de uma dupla jornada.Como vemos, justifica-se a escolha de Mariátegui para batizar o Grupo de Pesquisas. Os Alunos ingressam no Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui mediante freqüência aos debates semanais promovidos pelo Grupo de Estudos SociedadeEducação Anísio Teixeira. Assim, participando das rodadas de textos básicos desse grupo de estudos, em horários externos às aulas, os discentes passam qualificar-se para fazer parte, logo após o 4º encontro desse grupo de estudos do Grupo de Pesquisa José Carlos Mariátegui. As 4 primeiras rodadas de cada ciclo do grupo de estudos SociedadeEducação Anísio Teixeira são consideradas como discussões preliminares de ingresso no projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica?. Sendo assim, aquilo que é iniciado no Grupo de estudos em SociedadeEducação Anísio Teixeira, passa a ser complementado no Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui. Cabe a esse grupo a produção de artigos científicos, sempre de autoria coletiva, o cadastro em revistas acadêmicas, a submissão de artigos nessas revistas, o acompanhamento dessas submissões, bem como a orientação e encorajamento à participação discente nos seminários de Pesquisa e Extensão porventura abertos à participação. No Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui os discentes passam a ser divididos em grupos menores, em média de dois a cinco alunos, participando das diversas fases de escrita de artigos científicos. Esses artigos são elaborados e submetidos às revistas especializadas, dentro de um prazo médio de 4 a 5 meses, devendo ser assinalado que tais produções acadêmicas contam sempre com a participação do Professor coordenador, ou ainda de um Professor colaborador, e podem ser realizados com até 5 autores. Cabe esclarecer que o Professor coordenador mantém cadastro junto às revistas acadêmicas afinadas com esse perfil de publicação. Cabe ainda ao Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui instruir os discentes a criar e atualizar constantemente (com a recomendada periodicidade de seis meses) seu currículo na Plataforma Lattes, bem como a acompanhar a evolução dos temas dos quais são pesquisadores nos sites mantidos pelas diversas revistas acadêmicas. O grupo de Estudos em SociedadeEducação Anísio Teixeira prossegue no auxílio ao trabalho do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui pois mantém uma pequena biblioteca composta por cerca de 400 títulos, entre livros e revistas especializadas em sua área de estudos, bem como uma biblioteca virtual de cerca de 600 títulos. As obras físicas são emprestadas aos discentes e professores colaboradores, em um limite de cinco livros por empréstimo, comp prazos de 21 dias para a renovação, havendo inclusive empréstimos de férias escolares. Cabe ainda ressaltar que o grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui já submeteu, pela lavra do Professor Coordenador e duas discentes integrantes do projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica?, conforme sabemos, parte integrante do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui, o primeiro artigo (artigo piloto) à uma revista acadêmica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Walesson Gomes da Silva - Integrante. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (7)
Professor homenageado da Turma de Formandos do Curso de Pedagogia/ I Sem 2019, Unidade Acadêmica Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2019. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Medalha do Mérito Resgate da Cidadania, Rede Mineira da Cidadania/Câmara Municipal de Belo Horizonte.. 2008. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Medalha Marechal Teixeira Lott, Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez.. 2008. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Medalha Tenente Antonio João/Relevantes Serviços Prestados à História do Mato Grosso, Academia de Estudos Históricos/Terenos-MS.. 2008. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.. 2007. Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (15)
6º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Jörn Rüsen na sala de aula: sentido do passado, interpretação do presente, conformação do futuro. 2020. (Simpósio).
Simpósio Currículo e Cultura: encontros antifascistas.O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em tempos sombrios: reflexões teóricas e tempestivas. 2020. (Simpósio).
V Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana.Democracia e Direitos Humanos: reinvenção contínua na Política do Ocidente?. 2020. (Simpósio).
3º Simpósio Eletrônico de História Oriental.O Antigo regime católico português no Oriente e suas razões extraeconômicas. 2019. (Simpósio).
5º Simpósio Internacional Eletrônico de Ensino de História.Promissores canteiros de Clio: teatro, jogos e quadrinhos (HQs) como estratégias ao ensino da História. 2019. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana -- Arte, Direito e Política".O Teatro do Oprimido e a Ominidimensionalidade Humana. 2019. (Simpósio).
II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Mesa de discussão 32. 2018. (Simpósio).
Seminário "As conquistas de Cuba após a Revolução".A Revolução Cubana, seu contexto, repecussão e exemplo para a América Latina. 2018. (Seminário).
5ª Semana UEMG.Mostra do Cinema Revolucionário Soviético de Sergei Eisenstein. 2017. (Outra).
III Jornada Pedagógica da Unidade Acadêmica Ibirité-UEMG.Conferência: Pedagogia Socialista e Revolução Russa. Palestrante Prof. Dr. Pablo Lima FAE/UFMG. Mediador Prof. Dr. Antonio Carlos Figueiredo Costa/UEMG. 2017. (Simpósio).
Mesa Redonda: O Ensino de História Indígena e Afrobrasileira.A História da Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Outra).
6º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.. A NOVA HISTÓRIA CULTURAL E A PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM 3 MODELOS.. 2012. (Congresso).
Workshop Categorias de classificação social e mobilidade no Antigo Regime. 2011. (Outra).
Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira.As Muralhas da República. Um Breve Revisão da Historiografia do Radicais da República. 2004. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (4)
OLIVEIRA, A. F. ; ABBATEPIETRO, F. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Seminário virtual " A luta antirracista ontem e hoje". 2020. Congresso
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. II Seminário A Ditadura (1964-1985). 2017. (Outro).. . 0.
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Seminário A Ditadura (1964-1985). 2016. (Outro).. . 0.
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. I Seminário Liberdade, Educação e Negritude. 2015. (Outro).. . 0.
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliadora de resumos do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Membro avaliador de resumos do 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2020. Membro de Comitê Científico [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Vôos TeóricosAventuras Epistemológicas: a vivência da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira em cursos de formação de professores. In: Ana Paula Correa Bovo, Lilian Sipoli e Patrícia Karla Santos Doroteio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 01ed.Belo Horizonte. Em: . : Editora UEMG. 2018.v. 01, p. 122-145. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliação de projetos do Edital 06/2018 - PIBIC-CNPq/UEMG e Edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, A. F. (Org.) ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo (Org.) ; SALLES, A. (Org.) ; ULISSES, A. (Org.) ; ANDRADE, C. (Org.) ; TOMACIO, D. (Org.) ; NONATO, E. (Org.) ; ABBATEPIETRO, F. (Org.) ; BRITO, J. E. (Org.). Relações étnicas. Conexões possíveis. 1ª ed. Ibirité: Poesias escolhidas, 2018. v. 500, p. 196. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; MONTEIRO, D. T. L. (Org.) ; AGUIAR, M. C. G. (Org.) ; SILVA, O. H. F. (Org.) ; CAETANO, R. S. O. (Org.) ; NANO, J. P. L. (Org.) ; SANTOS, E. C. B. (Org.). Relações Étnico-Raciais: interlocuções. 01 ed. Contagem: Escola Cidadã, 2020. v. 01, p. 90. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliação de projetos do Edital 06/2018 - PIBIC-CNPq/UEMG e Edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017. [ busca Google | busca Bing ]