Lattes UEMG

Antonio Carlos Figueiredo Costa

Doutor em História (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Conceito CAPES 7), Brasil. Título da Tese: As Luzes de Ithaca: a imaginação histórica na Primeira República no Brasil (Nação, Território, Civilização). Palavras-chave: Primeira República, Institutos Históricos, Historiografia. Possui Mestrado em História (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Conceito CAPES 7), Brasil. Título: A República na Praça: manifestações do Jacobinismo Popular em Minas Gerais (1893-1899). Possui Graduação (Licenciatura) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1999), Possui Graduação (Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001). Possui ainda Especializações em Docência do Ensino Superior (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/2001), História Social (Universidade Norte do Paraná ), História e Cultura Afro-Brasileira (Universidade Cândido Mendes ) e Museografia e Patrimônio Cultural (Centro Universitário Claretiano ). É Professor Efetivo, egresso por Concurso Público de Provas e Títulos (nível 6-C) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Instituição na qual ingressou no ano de 2013, possuindo experiência em administração acadêmica, exercendo atividades como presidente e membro de comissões de avaliação de projetos de pesquisa e de extensão, recredenciamento de cursos, membro do Comitê Científico Interno da Unidade Acadêmica, membro de Câmara Departamental e de Colegiados de Cursos. Possui experiência em organização de eventos acadêmicos como seminários e mesas-redondas, bem como de elaborador de provas em processos seletivos (exames vestibulares). Avaliador externo de Projetos da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui experiência em Docência de Ensino Superior nas disciplinas de História Moderna, Arquivos e Museus Históricos, História da Educação, História da Infância, História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Teoria e Metodologia da História, História do Brasil e Metodologia do Trabalho Científico. Líder do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui (CNPq.endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7638591738838950) e membro do NIEHLAFRO. Desenvolve atualmente projetos de Ensino , Pesquisa e Extensão . Editor-Gerente das revistas acadêmicas Bantu (http://revista.uemg.br/index.php/bantu/login). Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos estampados na imprensa universitária. Avaliador do MEC (BASIS) (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-2019. Como a nova historiografia academica pode contribuir com a disciplina escolar de Historia?
      Descrição: O movimento que se pretende imprimir a esse Projeto de Pesquisa é tomar como ponto de partida as necessidades que se apresentam às Escolas Públicas, agregadora de um alunado que é o público-alvo da(o)s graduada(o)s egressa(o)s dos Curso de Formação de Professores, especialmente das Licenciaturas em Pedagogia. Vale ressaltar então que, para a fundamentação teórica do nosso Projeto de Pesquisa, não partimos somente das carências manifestadas por nossa(o)s graduanda(o)s, que a disciplina optativa supramencionada vem procurando mitigar, mas das necessidades que afrontam ao alunado e seus Professores nas Escolas das Redes Públicas, municipais e estadual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Sheila Rodrigues da Rocha - Integrante.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    2. 2018-2018. O Teatro do Oprimido em momento maquiaveliano
      Descrição: Este projeto de pesquisa inquire acerca das potencialidades heurísticas da utilização do método, das técnicas e dos joguexercícios do T.O. em instituições como escolas públicas, sindicatos profissionais e associações comunitárias, ou seja, em quaisquer agremiações onde a classe trabalhadora esteja congregada em sua luta por direitos e garantias sociais. Além disso, procura apontar para a tempestividade da sua utilização enquanto instrumental de luta, em um cenário que se apresenta promissor à sua aplicação, face a uma conjuntura sombria que acena para uma progressiva perda de direitos e garantias já conquistados pelos trabalhadores. Esse seria então o momento maquiaveliano para a utilização do potencial de ação política contida no Teatro do Oprimido. A proposta do Teatro do Oprimido não é a catarse, como no sistema teatral aristotélico, nem a conscientização, como na poética brechtiana, mas a própria ação na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Tayane Alves da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    3. 2017-2018. Estudante que se aplica, le, pesquisa, debate e publica.
      Descrição: No projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica? uma das condições precípuas é que as leituras, pesquisas, e escritas sejam realizadas em pequenos grupos, sempre mediados pelo orientador, em debate que venha a encorajar o gosto pela investigação científica. A outra condição fundamental consiste em que a vivência nas lides do projeto venha a contribuir para estimular a prática da escrita e a procura pelo cogito de um pensamento logicamente formulado e racionalmente conduzido, em suma, que reúna as condições iniciais daquilo que sabemos ser um extenso roteiro em busca dos primeiros passos que poderão, no futuro, levar à tão almejada autonomia intelectual. A articulação entre leitura, pesquisa, debate e publicação, princípios basilares do projeto que aparecem materializados em seu título, representam também algumas das condições da produção científica, e indo mais adiante, da inscrição dessa produção literária no vasto universo da pesquisa científica, compartilhada e reconhecida sob os parâmetros acolhidos por uma vasta legião de pesquisadores, reconhecida portanto como partícipe das realizações científicas que a priori passam a ser vinculadas aos vários paradigmas científicos atualmente praticados e reconhecidos enquanto soluções modelares encontradas pelos praticantes de uma ciência, ainda que por tempo determinado, conforme observou em obra clássica Thomas S. Kuhn. Neste projeto, a leitura ocupa um papel de cunho fundacional para que a produção científica venha a ocorrer, o que sabemos constituir-se em uma espécie de topoi no discurso acadêmico, e nesse sentido parcela importante dos roteiros de leitura acaba sendo desenvolvido ao longo das disciplinas que ocupam parcela dos encargos docentes dos professores nele envolvidos. Com efeito, o projeto estabelece três pontes entre a docência e a pesquisa. As atividades partem das leituras ordinárias previstas no cronogramas disciplinares, em cujo viés se procura apontar as possibilidades de pesquisa. Essa é a primeira ponte que se estabelece entre a prática docente e a pesquisa. Na relação entre a compreensão crítica do ato de ler, conforme escreveu Paulo Freire, se procura estabelecer uma segunda ponte entre a docência e a pesquisa. Para as escolhas de temas, a proposta é utilizar das chamadas lições da experiência, conforme alinhadas na obra de Salomon (1979), dentre as quais destacamos o uso dos seminários enquanto campo propício ao surgimento das chamadas ?idéias novas?, momento no qual fica estabelecida a terceira e últimas das pontes entre a prática docente e a pesquisa. o que se pretende é partir do conhecimento do professor em relação às disciplinas que costuma ministrar para aprofundar as várias possibilidades de pesquisa nelas existente, contando com o interesse dos alunos envolvidos e interessados em tais pesquisas, sob a finalidade de revelar a esses últimos os arcanos da produção científica, conforme propostos em abordagens, metodologias e normalizações em autores diversos tais como Eco (1983), Salomon (1979), Lessa (2001) ou Rocha (2005), inclusos os trâmites atinentes à sua divulgação, tais como o conhecimento e a freqüência a sites como a Plataforma 9 (http://plataforma9.com), a Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/) ou a Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/). ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983;FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 5. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001; FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32. ed. São Paulo: Cortez, 1996;KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001;PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. V.1. São Paulo: Cortez, 2002.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Daniella Custódia de Almeida - Integrante / Tayane Alves da Silva - Integrante / Raquel Nugas - Integrante / Leticia Ribeiro Lopes - Integrante / Samara Cristina de Carvalho - Integrante / Viviane Silva de Oliveira Fernandes Pinheiro - Integrante.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    4. 2017-Atual. Grupo de Pesquisa Jose Carlos Mariategui
      Descrição: O grupo de Pesquisa José Carlos Mariátegui, nome escolhido em homenagem ao intelectual marxista peruano José Carlos Mariátegui (1894-1930), vem proporcionando um novo sentido para algumas disciplinas ministradas no âmbito do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica Ibirité. Através dos seminários propostos nas disciplinas eletivas História da Educação, História e Cultura Afro-brasileira, Curriculo Mínimo Comum de História-I, mas também da disciplina optativa Tópicos Especiais em História do Brasil, tem ocorrido o estímulo às investigações científicas. Trata-se de um Grupo de Pesquisas bastante adaptado ao grupo discente da Unidade Acadêmica Ibirité, formado em boa parte por trabalhadores, e portanto, cumpridores de uma dupla jornada.Como vemos, justifica-se a escolha de Mariátegui para batizar o Grupo de Pesquisas. Os Alunos ingressam no Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui mediante freqüência aos debates semanais promovidos pelo Grupo de Estudos SociedadeEducação Anísio Teixeira. Assim, participando das rodadas de textos básicos desse grupo de estudos, em horários externos às aulas, os discentes passam qualificar-se para fazer parte, logo após o 4º encontro desse grupo de estudos do Grupo de Pesquisa José Carlos Mariátegui. As 4 primeiras rodadas de cada ciclo do grupo de estudos SociedadeEducação Anísio Teixeira são consideradas como discussões preliminares de ingresso no projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica?. Sendo assim, aquilo que é iniciado no Grupo de estudos em SociedadeEducação Anísio Teixeira, passa a ser complementado no Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui. Cabe a esse grupo a produção de artigos científicos, sempre de autoria coletiva, o cadastro em revistas acadêmicas, a submissão de artigos nessas revistas, o acompanhamento dessas submissões, bem como a orientação e encorajamento à participação discente nos seminários de Pesquisa e Extensão porventura abertos à participação. No Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui os discentes passam a ser divididos em grupos menores, em média de dois a cinco alunos, participando das diversas fases de escrita de artigos científicos. Esses artigos são elaborados e submetidos às revistas especializadas, dentro de um prazo médio de 4 a 5 meses, devendo ser assinalado que tais produções acadêmicas contam sempre com a participação do Professor coordenador, ou ainda de um Professor colaborador, e podem ser realizados com até 5 autores. Cabe esclarecer que o Professor coordenador mantém cadastro junto às revistas acadêmicas afinadas com esse perfil de publicação. Cabe ainda ao Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui instruir os discentes a criar e atualizar constantemente (com a recomendada periodicidade de seis meses) seu currículo na Plataforma Lattes, bem como a acompanhar a evolução dos temas dos quais são pesquisadores nos sites mantidos pelas diversas revistas acadêmicas. O grupo de Estudos em SociedadeEducação Anísio Teixeira prossegue no auxílio ao trabalho do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui pois mantém uma pequena biblioteca composta por cerca de 400 títulos, entre livros e revistas especializadas em sua área de estudos, bem como uma biblioteca virtual de cerca de 600 títulos. As obras físicas são emprestadas aos discentes e professores colaboradores, em um limite de cinco livros por empréstimo, comp prazos de 21 dias para a renovação, havendo inclusive empréstimos de férias escolares. Cabe ainda ressaltar que o grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui já submeteu, pela lavra do Professor Coordenador e duas discentes integrantes do projeto ?Estudante que se aplica, lê, pesquisa, debate e publica?, conforme sabemos, parte integrante do Grupo de Pesquisas José Carlos Mariátegui, o primeiro artigo (artigo piloto) à uma revista acadêmica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Antonio Carlos Figueiredo Costa - Coordenador / Walesson Gomes da Silva - Integrante.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Professor homenageado da Turma de Formandos do Curso de Pedagogia/ I Sem 2019, Unidade Acadêmica Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2019.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    2. Medalha do Mérito Resgate da Cidadania, Rede Mineira da Cidadania/Câmara Municipal de Belo Horizonte.. 2008.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    3. Medalha Olavo Bilac, Academia de Estudos Históricos - MT.. 2008.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    4. Medalha Mérito Maria Quitéria, Academia de Estudos Históricos - MT.. 2008.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    5. Medalha Marechal Teixeira Lott, Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez.. 2008.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    6. Medalha Tenente Antonio João/Relevantes Serviços Prestados à História do Mato Grosso, Academia de Estudos Históricos/Terenos-MS.. 2008.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.
    7. Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.. 2007.
      Membro: Antonio Carlos Figueiredo Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 6º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Jörn Rüsen na sala de aula: sentido do passado, interpretação do presente, conformação do futuro. 2020. (Simpósio).
    2. Simpósio Currículo e Cultura: encontros antifascistas.O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em tempos sombrios: reflexões teóricas e tempestivas. 2020. (Simpósio).
    3. V Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana.Democracia e Direitos Humanos: reinvenção contínua na Política do Ocidente?. 2020. (Simpósio).
    4. 3º Simpósio Eletrônico de História Oriental.O Antigo regime católico português no Oriente e suas razões extraeconômicas. 2019. (Simpósio).
    5. 5º Simpósio Internacional Eletrônico de Ensino de História.Promissores canteiros de Clio: teatro, jogos e quadrinhos (HQs) como estratégias ao ensino da História. 2019. (Simpósio).
    6. IV Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana -- Arte, Direito e Política".O Teatro do Oprimido e a Ominidimensionalidade Humana. 2019. (Simpósio).
    7. II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Mesa de discussão 32. 2018. (Simpósio).
    8. Seminário "As conquistas de Cuba após a Revolução".A Revolução Cubana, seu contexto, repecussão e exemplo para a América Latina. 2018. (Seminário).
    9. 5ª Semana UEMG. Exposição de Cartazes Revolucionários Soviéticos (1918-1930). 2017. (Exposição).
    10. 5ª Semana UEMG.Mostra do Cinema Revolucionário Soviético de Sergei Eisenstein. 2017. (Outra).
    11. III Jornada Pedagógica da Unidade Acadêmica Ibirité-UEMG.Conferência: Pedagogia Socialista e Revolução Russa. Palestrante Prof. Dr. Pablo Lima FAE/UFMG. Mediador Prof. Dr. Antonio Carlos Figueiredo Costa/UEMG. 2017. (Simpósio).
    12. Mesa Redonda: O Ensino de História Indígena e Afrobrasileira.A História da Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Outra).
    13. 6º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.. A NOVA HISTÓRIA CULTURAL E A PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM 3 MODELOS.. 2012. (Congresso).
    14. Workshop Categorias de classificação social e mobilidade no Antigo Regime. 2011. (Outra).
    15. Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira.As Muralhas da República. Um Breve Revisão da Historiografia do Radicais da República. 2004. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. OLIVEIRA, A. F. ; ABBATEPIETRO, F. ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Seminário virtual " A luta antirracista ontem e hoje". 2020. Congresso
    2. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. II Seminário A Ditadura (1964-1985). 2017. (Outro).. . 0.
    3. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Seminário A Ditadura (1964-1985). 2016. (Outro).. . 0.
    4. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. I Seminário Liberdade, Educação e Negritude. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (29)
    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Fabíola Silva Tasca (2.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliadora de resumos do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2019.
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      2. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ André Spuri Garcia (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Fabiano Santos Saito (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Jairo Barduni Filho (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Paulo Roberto de Oliveira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Adriana Gonçalves da Silva (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Membro avaliador de resumos do 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2020. Membro de Comitê Científico
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Caroline Alvarenga de Assis Santana (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Tatiane Kelly Pinto de Carvalho (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Lorena D'Arc Menezes de Oliveira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Vôos TeóricosAventuras Epistemológicas: a vivência da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira em cursos de formação de professores. In: Ana Paula Correa Bovo, Lilian Sipoli e Patrícia Karla Santos Doroteio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 01ed.Belo Horizonte. Em: . : Editora UEMG. 2018.v. 01, p. 122-145.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Aline Choucair Vaz (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliação de projetos do Edital 06/2018 - PIBIC-CNPq/UEMG e Edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Andréa Cristina Ulisses de Jesus (1.0)
      1. OLIVEIRA, A. F. (Org.) ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo (Org.) ; SALLES, A. (Org.) ; ULISSES, A. (Org.) ; ANDRADE, C. (Org.) ; TOMACIO, D. (Org.) ; NONATO, E. (Org.) ; ABBATEPIETRO, F. (Org.) ; BRITO, J. E. (Org.). Relações étnicas. Conexões possíveis. 1ª ed. Ibirité: Poesias escolhidas, 2018. v. 500, p. 196.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Carla Maria Nogueira de Carvalho (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Gustavo Rodrigues Cunha (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Geisiane Rodrigues dos Santos (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Loyana Christian de Lima Tomaz (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Marli Graniel Kinn (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Priscila Kalinke da Silva (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Rodrigo Ney Millan (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliador de projetos do edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Rozaine Aparecida Fontes Tomaz (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Sérgio Carlos Portari Júnior (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Aciomar Fernandes de Oliveira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo; MONTEIRO, D. T. L. (Org.) ; AGUIAR, M. C. G. (Org.) ; SILVA, O. H. F. (Org.) ; CAETANO, R. S. O. (Org.) ; NANO, J. P. L. (Org.) ; SANTOS, E. C. B. (Org.). Relações Étnico-Raciais: interlocuções. 01 ed. Contagem: Escola Cidadã, 2020. v. 01, p. 90.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Ana Paula Ferreira Pedroso (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Avaliação de projetos do Edital 06/2018 - PIBIC-CNPq/UEMG e Edital 07/2018 - PIBIT-CNPq/UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Erika Barroso Dauanny (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Shirley de Lima Ferreira (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Hipólito Ferreira Paulino Neto (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Itamar Teodoro de Faria (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Juliano Fiorelini Nunes (1.0)
      1. COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. Comissão de Avaliação de Projetos Edital PAEx nº 01/2016. 2016.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Marlon Vilela de Brito (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Antonio Carlos Figueiredo Costa ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05