teste-01

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon

Professor Efetivo e Pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Detém formação em três áreas, a saber: I) Filosofia: Mestrado Acadêmico pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Mestrado Eclesiástico pela Faculdade de Filosofia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília, Bacharelado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e Bacharelado (Diploma Eclesiástico) pela Faculdade de Filosofia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. II) Pedagogia: Especialização em Educação (Inspeção Escolar e Supervisão Escolar) e Licenciatura em Pedagogia, títulos estes obtidos através da Faculdade de Educação e Tecnologia - Fetremis. III) Teologia e Ciências da Religião: Especialização em Ciências da Religião pela Faculdade de Educação e Tecnologia - Fetremis e Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (FATE-BH). Possui interesse em pesquisas nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Educação e Direitos Humanos, Filosofia da Religião. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5198604754664502 (24/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, n° 29 Funcionários 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: http://fae.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Educacao e direitos humanos: dialogos com Paulo Freire (Programa Egbara Wa)
      Descrição: O programa Egbara Wa cujo significado em linguagem Iorubá diz respeito 'a nosso conhecimento, nosso território e nossas coisas' pretende se envolver com as linhas da Gabinetona, Educação e cultura, Direitos humanos e território e bem viver, a partir da perspectiva acadêmico, político e social em confluência direta com as lutas e movimentos sociais, promovendo percursos formativos e de construção de conhecimento. Trata-se de um programa construído coletivamente por professores dos diversos Núcleos de Pesquisa e docentes integrantes do Centro de Extensão e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER). Os 8 projetos de pesquisa e extensão universitária que compõe o Programa, estão direcionados a formação de pessoas em situação de exclusão social, endereçando à elas a educação cidadã e fortalecimento dos vínculos sociais, a fim de adensar a luta por uma sociedade justa e igualitária. Dessarte, compomos o Programa Egbara Wa com o Projeto de Pesquisa e Extensão denominado Educação e Direitos Humanos em Paulo Freire. O referido projeto objetiva realizar uma investigação sobre a relação entre educação e direitos humanos a partir da pedagogia freiriana. Com efeito, o resgate dos postulados da pedagogia do oprimido(a) para a reflexão e ação na luta pelos direitos humanos se configura como o aspecto central desta investigação acadêmica. Os oito projetos que compõe o Programa Egbara Wa foram aprovados no edital público da Emenda Parlamentar da Deputada Federal Áurea Carolina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Coordenador / Aline Choucair Vaz - Integrante. Financiador(es): Emenda Parlamentar - Bolsa.
      Membro: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon.
    2. 2020-Atual. Estudos Enunciativos da opressao em Paulo Freire: A semantica argumentativa aplicada as praticas de liberdade no ensino
      Descrição: A presente pesquisa desenvolve-se na Faculdade de Educação, em colaboração com a École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, na França. Nosso escopo basal é tomar a opressão, eixo problemático que funda e organiza a teoria proposta na obra ?Pedagogia do Oprimido?, de Paulo Freire (2018), enquanto um objeto da teoria de Enunciação do campo da Linguística, a Teoria da Argumentação Polifônica, desenvolvida atualmente por Marion Carel e Oswald Ducrot, na França, e por um grupo de pesquisadores brasileiros. O método base é tomar a opressão, elemento organizador do eixo teórico freireano, enquanto um fenômeno de enunciação (modos de se dizer a opressão) operável pela teoria polifônica (várias vozes opressoras, explícitas e implícitas, presentes em cada enunciado). Mobilização que dá caráter de ineditismo à pesquisa. Nossos trabalhos vão na direção centrífuga de aprofundar os dois arcabouços teóricos mobilizados, freireano e ducrotiano, e centrífuga, ao poder investigar, com maior acuidade e robustez científica, enunciados sobre o fenômeno da opressão em várias subáreas e acontecimentos da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Integrante / Julio Cesar Machado - Coordenador / Patrícia Obreque - Integrante / Samuel Ponsoni - Integrante / Israel de Sá - Integrante.
      Membro: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon.
    3. 2020-Atual. Educacao em diretos humanos: o ideario humanista em questao
      Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a problematizar a questão do ideário humanista no horizonte da formação em direitos humanos. Considerando, pois, a amplitude e complexidade da designação humanista, intenciona-se investigar as contribuições do humanismo de origem freiriana para a debate nacional e hodierno da educação em direitos humanos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Coordenador / Matheus Pimenta da Silva - Integrante / Aline Choucair Vaz - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a problematizar a questão do ideário humanista no horizonte da formação em Direitos Humanos. Considerando, pois, a amplitude e complexidade da designação humanista, intenciona-se investigar as contribuições do humanismo de origem freiriana para o debate nacional e hodierno da educação em direitos humanos... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Choucair Vaz - Integrante / Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Coordenador / Matheus Pimenta da Silva - Integrante.
      Membro: Aline Choucair Vaz.
    4. 2018-2019. Educacao e Direitos Humanos: a questao dos refugiados a luz do humanismo de Paulo Freire
      Descrição: A presente pesquisa intenciona investigar os contributos do humanismo freiriano para a questão da educação para refugiados. Com efeito, a pesquisa incide das provocações da obra Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire e dos postulados da Declaração Universal dos Direitos Humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Coordenador / Douglas Alexandre Nascimento de Souza - Integrante / Naiara Estrela Abreu Caldeira - Integrante / Paloma Caroline Rodrigues Silva - Integrante.
      Membro: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon.
    5. 2018-2018. A 'antropologia filosofica' em Karl Marx e sua incidencia no humanismo freiriano.
      Descrição: Embora, a rigor, não exista em Karl Marx uma teoria sobre a natureza humana, o presente projeto de pesquisa intenciona investigar a forma como Marx desenvolve suas principais categorias da expressão dos modos de ser do humano e, posteriormente, procuramos relacioná-las com o humanismo freiriano. Com efeito, o que denominamos, com reservas, de 'antropologia filosófica em Marx', à luz do exposto, será estudada considerando: I) a influência de Feuerbach; II) as obras escritas por Marx entre os anos de 1843 à 1849, entre elas: 'Crítica da filosofia do direito de Hegel', 'Manuscritos econômico-filosoficos', 'A ideologia alemã', 'A miséria da filosofia' e o 'Manifesto comunista' e III) o contributo dos intérpretes György Lukács, István Mészáros e Lima Vaz. Ainda, o esforço de assinalar o eco de dos modos de ser do humano em Marx na constituição do humanismo freiriano se concentrará na obra 'Pedagogia do oprimido'. Projeto em execução com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PAPq/UEMG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - Coordenador / Guilherme Oliveira e Silva - Integrante / Walter Silva Lopes - Integrante / Ana Luiza Fontoura Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. III Colóquio: As séries de TV e Streaming: diálogos com Literatura, Filosofia e Educação.Homero e os mitos gregos em Troia: a queda de uma cidade - com o Dr. Jacyntho Lins Brandão. 2020. (Simpósio).
      2. Moderador no 22º Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Política e estética em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
      3. XIII Colóquio Vaziano Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada. Participação: Moderador.XIII Colóquio Vaziano Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada. 2020. (Outra).
      4. Colóquio As séries de TV: diálogos com Literatura e Educação. Participação: Moderador.Sessão de palestras. 2018. (Simpósio).
      5. CHARLES TAYLOR - Conferência e Minicurso: Pensar o lugar da religião numa sociedade secularizada. Palestrante: Charles Taylor. Local FAJE.. 2013. (Outra).
      6. CICLO DE ATIVIDADES: VERDADE E PLURALISMO DE MÉTODOS E CORRENTES FILOSÓFICAS COM PROF. DR. LORENZ B. PUNTEL. Local: FAJE. 2013. (Outra).
      7. II Semana Teológica Colégio Santo Antônio: Teologia, Literatura e Arte. O cuidado na Educação . Palestrante Leonardo Boff. 2012. (Congresso).
      8. O Ano da Fé: um tempo para refletir. Dom Luis Ladaria Ferrer SJ. Secretário da Congregação da Doutrina da Fé/Vaticano. Local: FAJE. 2012. (Outra).
      9. Simpósio de Teologia Pastoral: 50 anos do Concílio Vaticano II. Cenários da igreja na América Latina. Palestrante: João Batista Libânio. Local: Puc Minas. 2012. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. OLIVEIRA, C. M. R. ; CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. XIII Colóquio Vaziano Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada. 2020. Congresso
      2. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; VAZ, A. C.. Minicurso na 24° Semana Paulo Freire - Belo Horizonte. Titulo do minicurso: Pedagogia do oprimido: legado para uma educação humanizadora. Promoção FaE/CBH/UEMG, Coletivo Paulo Freire e Fórum Político Inter-religioso. 2020. Outro
      3. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PASSOS, D. O. R. ; CAETANO, P. R. B.. Minicurso Joker em perspectiva. Minicurso online do projeto de extensão universitária "As séries (de TV e streaming): diálogos com Literatura, Filosofia e Educação" da FaE/CBH/UMEG. 2020. Outro
      4. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PASSOS, D. O. R. ; CAETANO, P. R. B.. III Colóquio: As séries de TV e Streaming: diálogos com Literatura, Filosofia e Educação. 2020. Congresso
      5. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PASSOS, D. O. R. ; CAETANO, P. R. B.. II Colóquio "As séries de TV e Streaming: diálogos com Literatura, Filosofia Educação". 2019. Congresso
      6. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; GOMES, L. V. ; PASSOS, D. O. R. ; SOUZA, J. A. ; ANDRADE, A. P.. VIII Diálogos Extemporâneos. 2019. Congresso
      7. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; MALETTA, A. P. ; PORTES, N. E.. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo- identidade, formação e atuação profissional no tempo presente. 2019. Congresso
      8. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; SOUZA, T. S. P.. Organização do Evento de Extensão Universitária intitulado "Introdução à vida Intelectual". Local: Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG/FaE/CBH. 2018. Outro
      9. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; GOMES, L. V. ; PASSOS, D. O. R. ; SOUZA, J. A.. VII Diálogos Extemporâneos. 2018. Congresso
      10. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; SILVA, M. V. ; CARDOSO, D.. I Encontro de Pesquisa em Filosofia do Programa de Pós-Graduação da FAJE. 2015. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon ⇔ Jairo Barduni Filho (1.0)
        1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. Apresentação de artigo no Encontro Nacional de Ensino de Filosofia. Tema da comunicação: Filosofia da Educação: Reflexões a partir da ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Local: PUC Minas. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon ⇔ Aline Choucair Vaz (1.0)
        1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; VAZ, A. C. ; SILVA, M. P.. Apresentação de pesquisa no 22º Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG. Título da apresentação: Educação em direitos humanos: o ideário humanista em questão. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon ⇔ Carla Maria Nogueira de Carvalho (1.0)
        1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA. Criação da disciplina Filosofia da Educação para o Curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância da Faculdade de Educação/CBH/UEMG em parceria com a UAB. Disciplina obrigatória com carga horária de 90h/a. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon ⇔ Vitoria Regia Izau (1.0)
        1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; BARBOSA, F. V.. Palestra e coordenação de mesa temática no VII Diálogos Extemporâneos. Tema da apresentação: Educação e Diálogo Inter-religioso. Local: FaE/CBH/UEMG. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon ⇔ Laura Paola Ferreira (1.0)
        1. CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PINHEIRO, A. L. F.. Palestra no Simpósio Reflexões sobre o saber docente: os saberes da docência nos 50 anos da Pedagogia do oprimido Tema: A antropologia filosófica em Karl Marx e sua incidência no humanismo freiriano. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04