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Rozaine Aparecida Fontes Tomaz

Doutoranda no programa bi-institucional entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM e a Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Curso Biocombustíveis, projeto multidisciplinar (inicio 1/2019). Possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (área de concentração: Educação e Comunicação; Linha de Pesquisa: Educação, Arte e Linguagem), Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais pelo Instituto Superior Miguel Torga Coimbra/PT. Especialista em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/PT; Especialista em Psicopedagogia; Psicanálise Clínica; Educação Especial: ênfase inclusão; entre outras. Graduada em Pedagogia; Filosofia; Estudos Sociais e Artes (Educação Artística) e Graduanda em Psicologia. Possui experiência em docência e coordenação de cursos no ensino básico e superior, atendimentos psicopedagógicos e implementação de projetos sociais, tanto na esfera privada quanto na esfera pública (Poderes Executivo e Judiciário). Docente Efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Frutal, atuando como professora nos cursos de Direito, Administração, Sistema de Informação e Geografia (disciplinas: Filosofia; Filosofia e Ética Profissional; Ética Profissional; Planejamento Educacional ); professora convidada de cursos de pós-graduação. Participa dos seguintes grupos de pesquisa CNPq: ?Observatório de Violência e Práticas Exemplares? - USP/Ribeirão Preto; Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião?- UFU/CEDIRE/Uberlândia; Núcleo de Estudos em Gestão e Impactos Ambientais - NEGIA; sendo líder do grupo ?Direito e (In)Tolerância Religiosa? - UEMG/Frutal. Coordenadora de projetos de extensão e de iniciação científica aprovados por agências de fomento como FAPEMIG, PAPq, PAEx/UEMG. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4634958929998535 (01/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Frutal. Av. Professor Mário Palmerio, 1001 Bairro Universitário 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700 Ramal: 2727 URL da Homepage: http://www.uemgfrutal.org.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (24)
    1. 2020-Atual. DIREITO INDIVIDUAL: A INTERFERENCIA DO ESTADO NA DECISAO DA MULHER EM RELACAO AO PROCESSO DE ESTERILIZACAO TUBARIA ?
      Descrição: EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 06/2019 PAPq/UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / BRUNA GOMES MENDONÇA - Integrante / ANA CAROLINA PERCIO RODRIGUES - Integrante / VALENTINA DA MATA GRANEL - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    2. 2020-Atual. DA LAMA AO CAOS: OS DESASTRES DAS MINERADORAS E A RESPONSABILIDADE CIVIL E AMBIENTAL
      Descrição: Projeto de Pesquisa, iniciação científica, aprovado no Edital 06/2019 PAPq/UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    3. 2020-Atual. OS RISCOS EMINENTES A PSEUDODEMOCRACIA SOBREPOSTA NO BRASIL: UMA ANALISE CRITICA ACERCA DO ALCANCE EFETIVO DO DIREITO A LIBERDADE RELIGIOSA
      Descrição: EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 06/2019 PAPq/UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Ana Julia Moro Paganotti - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    4. 2020-Atual. A LEI DA IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMILIA (LEI No 8.009/90) E AS SUAS RELATIVIZACOES.
      Descrição: Projeto de Pesquisa, iniciação cientifica, aprovado no Edital PAPq/UEMG 06/2019. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Projeto aprovado no Edital 01/2020 de Projetos de Pesquisa Sem Bolsa - Unidade Frutal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Tainá Fagundes Lente - Integrante / César Augusto Zacheo - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    5. 2019-2019. A SEGREGACAO ARABE NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE DO ODIO E DA INTOLERANCIA: UMA ANALISE INTERDISCIPLINAR
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica, aprovado PIBIC/ UEMG/ FAPEMIG, como condição primeira à seleção no processo de bolsas no Edital 08/2018. Porém, a FAPEMIG suspendeu a bolsa - aguardando posicionamento da agência.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    6. 2019-2019. DIREITO E (IN)TOLERANCIA RELIGIOSA: UMA REFLEXAO SOBRE OS IMIGRANTES SIRIOS NA CONTEMPORANEIDADE
      Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq/UEMG, como condição primeira à seleção no processo de bolsas para discente de docentes do Edital 01/2019. Conseguiu-se aprovação para bolsa para a discente Raianny Cora Adão Ita e também uma bolsa para o professor orientador (BPO), Rozaine A. Fontes Tomaz. Esta proposta de trabalho tem seus alicerces fincados, entre outros, nos anseios, estudos e escopos do Grupo de Pesquisa ?Direito e (In)Tolerância Religiosa?, cadastrado no DGP-CNPq, certificado pela Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG e sediado na Unidade de Frutal. O referido grupo de Pesquisa realiza encontros mensais na unidade entre os discentes e docentes pesquisadores e encontros com apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas, com a participação de docentes e discentes de diferentes universidades, tais como a Universidade Federal de Uberlândia-UFU; Universidade Católica de Brasília- UCB, entre outras instituições de ensino superior da região. Em meio ao contexto caótico em que se encontra o Brasil ? repleto de ódio, explicito pela mídia ? conforme demonstra a ascensão dos ataques xenofóbicos, preconceito, intolerância religiosa, aumento da criminalidade e assim por diante, os refugiados árabes (em especial o grupo sírio) que aqui permanecem, ficam à mercê dos ataques e agressões dessa população brasileira inconformada, reprimida, que se sente desamparada pelo Estado em função da recente crise econômica, da falta de representatividade e da descrença nas instituições democráticas, ou que incutem dentro de si uma forte repulsa por grupos de refugiados. Deste modo, o trabalho se baseia na corresponsabilidade da universidade, ou seja, da pesquisa acadêmica com os assuntos sociais mais relevantes, na busca do entendimento, da análise e da contribuição científica, diante de um fenômeno eminentemente importante e de grandes proporções.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Raianny Cora Lucas Adão Ita - Integrante / Rafael de Carvalho Cariri de Lima - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    7. 2018-2019. CONTEXTUALIZACAO DO CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A LUZ DA JURISPRUDENCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES
      Descrição: COORIENTAÇÃO Edital 01/2018 PAPq ? UEMG 08/2017. Período: (01/05 a 14/12/2018). Código: 1114586-18. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador / Mateus Luiz Marques - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    8. 2018-2019. CONTROLE SOCIAL E TRANSPARENCIA NA GESTAO PUBLICA: EXPERIENCIA NO MUNICIPIO DE FRUTAL
      Descrição: COORIENTAÇÃO Projeto aprovado no . BIC JR - UEMG / CNPq / FAPEMIG. Edital 02/2018. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Pablo Martins Bernardi Coelho - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: O presente projeto “Observatório de Gestão Municipal de Frutal”,tem o objetivo de disponibilizar informações sobre a gestão pública do município de Frutal para que a sociedade civil , em especial os alunos da educação básica, possam encontrar suporte de informação e análise que auxiliem a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas e no controle social da gestão municipal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Pablo Martins Bernardi Coelho - Coordenador / CARLLOS SANDRIOSHY AYRES OLIVEIRA - Integrante / Cristina Veloso de Castro - Integrante / ROZAINE APARECIDA FONTES TOMAZ - Integrante / LOYANA CHRISTIAN DE LIMA TOMAZ - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Pablo Martins Bernardi Coelho.
    9. 2018-2018. ESTATUTO DA JUVENTUDE: ANALISE DA EFETIVACAO DOS DIREITOS E DEVERES DOS JOVENS E DISSEMINACAO DA LEI No 12.852/2013
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi aprovado no processo de seleção de bolsas do Edital 01/2018 PAPq ? UEMG. O trabalho coloca em análise, principalmente, os dispositivos e ações desenvolvidos por órgãos governamentais que tornem efetivos os direitos dos jovens, possuindo, como objetivo, o estudo e a divulgação do Estatuto da Juventude no meio acadêmico e na educação básica da cidade de Frutal/MG. A orientadora (Rozaine A. Fontes tomaz) e a coorientadora (Loyana Christian de Lima Tomaz) do projeto, coordenam os trabalhos desenvolvidos pela aluna bolsista, Tainá Fagundes Lente. Projeto aprovado no Edital 01/2018 PAPq ? UEMG. O Estatuto da Juventude determina os direitos dos jovens os quais devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro - Lei 12.852/2013, detalhando garantias já previstas pela Constituição Federal de 1988. O Estatuto da Juventude é alicerçado em princípios, diretrizes e direitos com reflexos da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Código Civil (CC), da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras normas. O estatuto trata de direitos já previstos em lei, tais como ao direito à educação, ao trabalho, à saúde e a cultura. No entanto, tais direitos são aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens, respeitando as suas trajetórias e diversidade. Nossa proposta é, portanto, aprofundar os estudos e analisar tal Lei, com o suporte da Lei Magna, a Constituição de 1988, a fim de promover debates e a necessária disseminação deste instrumento legal, que determina quais são os direitos dos jovens, os quais devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro, independente de quem esteja à frente da gestão dos poderes públicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Tainá Fagundes Lente - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    10. 2018-2018. Fatores de protecao em drogadicao: estrategias preventivas desenvolvidas na Escola Estadual Lauriston de Souza, da cidade de Frutal-MG
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica: BIC JR - UEMG / FAPEMIG, Edital 02/2018 com bolsa para alunos da Educação Básica. A preocupação com o uso de drogas, um dos problemas sociais mais propensos a estudos interdisciplinares, levou-nos a esta tentativa de trabalhar em grupo, a partir da futura interação da nossa esquipe de trabalho com o corpo docente e discente de uma escola de educação básica e pública de Frutal-MG, a fim de colaborar com os fatores de proteção à drogadição e verificar quais medidas protetivas a escola tem desenvolvido, contribuindo assim como prática pedagógica dos componentes curriculares.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Pablo Martins Bernardi Coelho - Integrante / Michel Rezende de Paula e Silva - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: A preocupação com o uso de drogas, um dos problemas sociais mais propensos a estudos interdisciplinares, levou-nos a esta tentativa de trabalhar em grupo, a partir da futura interação da nossa esquipe de trabalho com o corpo docente e discente da Escola Estadual Lauriston de Souza, Frutal-MG, a fim de colaborar com os fatores de proteção à drogadição na referida escola e verificar quais medidas protetivas a escola tem desenvolvido, contribuindo assim como prática pedagógica dos componentes curriculares. Assim, o projeto de pesquisa tem como escopo geral contribuir com estratégias preventivas e protetivas ao uso de drogas, desenvolvidas na Escola Estadual Lauriston de Souza, na cidade de Frutal-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Pablo Martins Bernardi Coelho - Integrante / ROZAINE APARECIDA FONTES TOMAZ - Coordenador / LOYANA CHRISTIAN DE LIMA TOMAZ - Integrante / Michell Rezende de Paula e Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Pablo Martins Bernardi Coelho.
    11. 2018-2018. A ESCRAVIDAO REMANESCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA BRASILEIRA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS E PRECEITOS DA CONSTITUICAO CIDADA DE 1988
      Descrição: Este projeto foi aprovado no processo de seleção de bolsas do Edital 01/2018 PAPq ? UEMG -Aluno bolsista: Leonardo de Andrade Alberto. Professora orientadora: Rozaine A. Fontes Tomaz, Professora coorientadora: Loyana de Christian de Lima Tomaz. Com a comemoração em 2018, de diversos documentos importantes para proteção do homem e de sua dignidade, a exemplo dos 130 anos da Lei Áurea, os 70 anos da Declaração Universal dos Direito Humanos, além dos 30 anos da Constituição Federal Brasileira, considerada a constituição cidadã, fica latente a questão: cercado por leis universais, nacionais e regionais, o homem contemporâneo tem tido sua dignidade preservada, embasada nos direitos fundamentais e preceitos constitutivos do Estado Democrático de Direito, ou continua exposto à sorte e à mercê da ditadura do capitalismo selvagem? A partir de levantamentos e análises bibliográficas e da legislação, pretende-se apresentar os diversos conceitos de trabalho escravo atualmente considerados, as consequências dessa atividade a trabalhadores que possuem sua integridade ferida, além de fazer um breve relato sobre o trabalho escravo infantil no Brasil e o consequente abandono da escola por parte de tais crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Leonardo de Andrade Alberto - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    12. 2017-2017. O metodo da Associacao de Protecao e Assistencia aos Condenados-APAC como alternativa de execucao penal no sistema carcerario brasileiro: uma analise sobre sua metodologia e o processo de ressocializacao dos condenados
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica, Edital 03/2017 PAPq ? UEMG. O presente trabalho não se restringe à análise dos problemas do sistema carcerário brasileiro e sua atual crise, mas tem por intuito maior analisar a eficácia de um modelo alternativo que vem sendo aplicado em algumas cidades brasileiras, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC. Esta, trata-se de uma parceria público-privada na qual as unidades prisionais primam pela ressocialização em detrimento a segurança. O objetivo principal deste projeto é portanto, analisar a (in)eficácia dos métodos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), comparados à atual situação carcerária brasileira, números e causas de reincidência. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se os seguintes: Realizar um estudo comparativo entre um presídio comum e um sistema alternativo de prisão (APAC) na forma de preparar o apenado para retornar à convivência na sociedade; Analisar a Lei de Execução Penal e apontar em seus artigos algumas controvérsias com a realidade brasileira; Traçar uma linha do tempo a respeito do sistema carcerário brasileiro vigente, o estudando a partir do momento em que foi proposto até a crise atual; Estudar o método APAC, com intuito de verificar a sua (in)eficiência na ressocialização do apenado. Orientadora do Projeto: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Co-orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz. Bolsita: Leonardo de Andrade Alberto. Discente voluntária: Mariana Borges Alves Marçal. Período da bolsa: 01/05/2017 a 15/12/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Leonardo de Andrade Alberto - Integrante / Mariana Borges Alves Marçal - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica, Edital 03/2017 PAPq ? UEMG. O presente trabalho não se restringe à análise dos problemas do sistema carcerário brasileiro e sua atual crise, mas tem por intuito maior analisar a eficácia de um modelo alternativo que vem sendo aplicado em algumas cidades brasileiras, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC. Esta, trata-se de uma parceria público-privada na qual as unidades prisionais primam pela ressocialização em detrimento a segurança. O objetivo principal deste projeto é portanto, analisar a (in)eficácia dos métodos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), comparados à atual situação carcerária brasileira, números e causas de reincidência. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se os seguintes: Realizar um estudo comparativo entre um presídio comum e um sistema alternativo de prisão (APAC) na forma de preparar o apenado para retornar à convivência na sociedade; Analisar a Lei de Execução Penal e apontar em seus artigos algumas controvérsias com a realidade brasileira; Traçar uma linha do tempo a respeito do sistema carcerário brasileiro vigente, o estudando a partir do momento em que foi proposto até a crise atual; Estudar o método APAC, com intuito de verificar a sua (in)eficiência na ressocialização do apenado. Orientadora do Projeto: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Co-orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz. Bolsita: Leonardo de Andrade Alberto. Discente voluntária: Mariana Borges Alves Marçal. Período da bolsa: 01/05/2017 a 15/12/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Leonardo de Andrade Alberto - Integrante / Mariana Borges Alves Marçal - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    13. 2017-2017. UMA ANALISE DO ATUAL MOVIMENTO IMIGRATORIO PARA O BRASIL E AS GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS REFUGIADOS NO AMBITO DO ORDENAMENTO JURIDICO BRASILEIRO
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica, Edital 03/2017 PAPq ? UEMG. A expansão das imigrações atuais no Brasil vem acompanhada por uma série de fatores, como por exemplo, o aumento da xenofobia: sobretudo para com as populações advindas de países subdesenvolvidos. Para uma parte da população brasileira, os grupos estrangeiros trazem doenças, ?roubam? vagas de empregos e ?ameaçam? a identidade cultural do país. O curioso é que esses argumentos são semelhantes aos impostos aos brasileiros no exterior, notadamente na Europa; condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português. Diante do exposto, nosso principal objetivo neste projeto é o de verificar quais são os direitos e garantias fundamentais dos refugiados no âmbito do ordenamento jurídico brasileiro e os objetivos específicos são: analisar a legislação aplicável ao caso em tela; Investigar a existência (ou não) de políticas públicas para inclusão dos refugiados no âmbito da educação e da comunicação por meio da linguagem; Constatar se existe alguma forma de discriminação religiosa com os imigrantes muçulmanos no contexto escolar e demais setores sociais; Verificar de que maneira acontece o ingresso dos refugiados no mercado de trabalho; Constatar e listar a existência ou não de benefícios sociais concedidos aos refugiados; Analisar como se dá a assistência à saúde; Verificar os reflexos da condição do refugiado no âmbito psicossocial e as possíveis contribuições dos profissionais da área; Certificar os dados referentes à entrada de estrangeiros no Brasil nos últimos cinco anos; e, finalmente, constatar de que maneira ocorre o acesso à assistência judiciária aos refugiados. Orientadora do Projeto: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Co-orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz. Bolsista: Otávio Rezende. Período da bolsa: 01/05/2017 a 15/12/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Otávio Rezende - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: rojeto de Iniciação Científica, Edital 03/2017 PAPq ? UEMG. A expansão das imigrações atuais no Brasil vem acompanhada por uma série de fatores, como por exemplo, o aumento da xenofobia: sobretudo para com as populações advindas de países subdesenvolvidos. Para uma parte da população brasileira, os grupos estrangeiros trazem doenças, ?roubam? vagas de empregos e ?ameaçam? a identidade cultural do país. O curioso é que esses argumentos são semelhantes aos impostos aos brasileiros no exterior, notadamente na Europa; condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português. Diante do exposto, nosso principal objetivo neste projeto é o de verificar quais são os direitos e garantias fundamentais dos refugiados no âmbito do ordenamento jurídico brasileiro e os objetivos específicos são: analisar a legislação aplicável ao caso em tela; Investigar a existência (ou não) de políticas públicas para inclusão dos refugiados no âmbito da educação e da comunicação por meio da linguagem; Constatar se existe alguma forma de discriminação religiosa com os imigrantes muçulmanos no contexto escolar e demais setores sociais; Verificar de que maneira acontece o ingresso dos refugiados no mercado de trabalho; Constatar e listar a existência ou não de benefícios sociais concedidos aos refugiados; Analisar como se dá a assistência à saúde; Verificar os reflexos da condição do refugiado no âmbito psicossocial e as possíveis contribuições dos profissionais da área; Certificar os dados referentes à entrada de estrangeiros no Brasil nos últimos cinco anos; e, finalmente, constatar de que maneira ocorre o acesso à assistência judiciária aos refugiados. Orientadora do Projeto: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Co-orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz. Bolsista: Otávio Rezende. Período da bolsa: 01/05/2017 a 15/12/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Otávio Rezende - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    14. 2016-2017. Os Contratos Eletronicos na Era Digital
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 ? FAPEMIG. Objetivo principal do projeto: construir uma base jurídico-científica que aborde elementos importantes sobre a tutela jurídica em torno dos contratos eletrônicos. Quanto aos objetivos específicos, são: elucidar a evolução da internet; apontar as mudanças ocorridas na sociedade na era digital; descrever os efeitos advindos da era digital, na forma de celebrar contratos; analisar se a legislação brasileira é eficaz quanto aos contratos eletrônicos. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Ituiutaba-MG, na modalidade Pôster, com resumo nos anais. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Bolsista: Thalita Nascimento de Jesus. Período da bolsa: 01 de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Thalita Nascimento de Jesus - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    15. 2016-2017. A Teoria da Perda de uma Chance: Uma Nova Vertente de Responsabilidade Civil
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 ? FAPEMIG. A teoria da perda de uma chance é uma nova vertente de responsabilidade civil, no afã de ampliar a reparação civil, aplicada no direito brasileiro. O objetivo geral deste projeto foi o de verificar os fundamentos utilizados pelos Tribunais Superiores em seus julgados para aplicação ou não, da teoria da perda de uma chance. Objetivos Específicos: apresentar a origem da responsabilidade civil pela perda de uma chance, suas controvérsias e características; elencar a legislação atual aplicável a essa espécie de responsabilidade; comparar o direito pátrio com outros ordenamentos jurídicos no que se refere ao tema; analisar decisões do STJ ao concedeu danos em decorrência da perda de uma chance. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Ituiutaba-MG, na modalidade Pôster, com resumo nos anais. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz; Co orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz, Bolsita: Gabriela Pinotti. Período da bolsa: 01 de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Gabriela Pinoti - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Projeto aprovado no Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Aluno(a) bolsista sob coordenação: Gabriela Pinoti. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Gabriela Pinoti - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    16. 2016-2017. Filosofia para Criancas: a Literatura como Ferramenta na Educacao do Pensamento
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 10/2015 ? BIC.JR. eguindo a metodologia proposta por Matthew Lipman (filosofia para criança por meio de literatura infantil), aconteceram respectivamente: leitura dos textos literários específicos, problematização, classificação e escolha da pergunta para discussão, discussão filosófica e avaliação da sessão. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e artísticas para o encerramento do trabalho com cada história trabalhada. Público Alvo: alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Bandeira, cidade de Frutal/MG, com a participação direta de dois bolsistas na execução do trabalho, em conjunto com as orientadoras do projeto. Objetivo principal do projeto: Implementar o projeto Filosofia para Criança, na EE Professor Bandeira, com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, no contra turno, ou seja, no horário das aulas de reforço. Objetivos Específicos: Capacitar os alunos bolsistas a trabalhar de forma autônoma e criativa, por meio da investigação filosófica e trabalho em equipe; introduzir de forma intencional e sistemática a investigação filosófica na formação das crianças; criar condições para que as crianças aprendam conceitos por meio da reflexão, de forma a educar seus pensamentos. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Co orientadoras: Geisiane Rodrigues dos Santos; Loyana Christian de Lima Tomaz. Bolsistas: Kephany Cristine de Souza Pereira; Daniel Mateus Bertoldo Silva. Início em 01 de março de 2016 e término em 28 de fevereiro de 2017, estendido até 31/03/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Geisiane Rodrigues dos Santos - Integrante / Daniel Mateus Bertoldo Silva - Integrante / Kephany Cristine de Souza Pereira - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Geisiane Rodrigues dos Santos - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Rodrigues dos Santos - Integrante / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Daniel Mateus Bertoldo Silva - Integrante / Kephany Cristine de Souza Pereira - Integrante.
      Membro: Geisiane Rodrigues dos Santos.
    17. 2016-2017. Tratamento da Informacao em Matematica: Conceito, Analises e Aplicacoes de Graficos e Tabelas com Criancas de Escolas Publicas na Cidade de Frutal-MG
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 01/2016 ? BIC.JR. Este projeto se fundamenta nos aspectos dos Registros de Representação Semiótica e sua interpretação e ainda, as dificuldades enfrentadas por estudantes, no quesito bloco tratamento da informação, quanto ao ensino e a aprendizagem de gráficos e tabelas e suas representações. O objetivo Geral deste trabalho foi o de compreender dados, saber organizá-los adequadamente em tabelas e gráficos e tirar informações, a partir do tratamento da informação. Objetivos Específicos: capacitar os alunos a trabalhar de forma autônoma e criativa, por meio da investigação e análises de conteúdos e trabalho em equipe; introduzir de forma intencional e sistemática o tratamento da informação; trabalhar com diferentes tipos de tabelas e gráficos, diferentes de registros de representação semiótica; investigar quais tipos de representação as crianças apresentam maiores dificuldades; desenvolver uma(s) sequência(s) didática(s) que possibilite baixo índice de erros; criar condições para que as crianças aprendam conceitos matemáticos por meio da reflexão e exercícios práticos. Orientadora: Geisiane Rodrigues dos Santos. Co orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Início em 01 de março de 2016 e término em 28 de fevereiro de 2017, estendido até 31/03/2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Geisiane Rodrigues dos Santos - Coordenador / Felipe Davi Jordão - Integrante / Gabriel Gomes da Cunha - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    18. 2016-2017. A Escola Inclusiva Sob a Egide do Principio Democratico, a Dignidade e a Eficiencia da Educacao
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 ? FAPEMIG. O objetivo geral desta pesquisa foi o de verificar se tem sido aplicado o princípio da inclusão escolar nas escolas de educação básica, em especial às de educação infantil e de ensino fundamental, da rede municipal da cidade de Frutal-MG. Início em 01 de março de 2016 e término em 28 de fevereiro de 2017. Quanto aos objetivos específicos foram os de verificar se tem acorrido inclusão, e, em caso positivo, de que forma; pesquisar se as escolas estão preparadas para receber adequadamente todos os alunos, bem como, avaliar se o plano de ensino das escolas estão em acordo com a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais - LDBEN. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Ituiutaba-MG, na modalidade Pôster, com resumo nos anais. E ainda, publicamos o relatório final em formato artigo, como capítulo do livro: ?Dignidade da Pessoa Humana: Temas contemporâneos?, ISBN: 978-85-69882-24-4, editora Composer, Uberlândia 2016. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Bolsista: Yohana Cavatao Pinheiro. Período da bolsa: março 2016 a fevereiro de 2017. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Yohana Cavatão Pinheiro - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    19. 2016-2017. A Violacao da Dignidade da Mulher e a Descaracterizacao do Genero Feminino no Carcere Brasileiro
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 ? FAPEMIG. O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, aproximadamente 550 mil presos, dos quais 35 mil são mulheres, o que corresponde a 7% do total. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, a população carcerária feminina triplicou, cresceu 256% entre 2000 e 2012. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar a violabilidade da dignidade da mulher e a possível opressão do gênero feminino nas prisões. Objetivos específicos: analisar a situação da população feminina encarcerada em Frutal/MG; avaliar através de dados estatísticos a população feminina carcerária e os presídios que as mesmas se encontram; traçar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres presas brasileiras, devido à falta de infraestrutura para suprir as necessidades específicas das mulheres; verificar se as relações familiares são afetadas pela falta de estrutura do sistema penitenciário, analisar a situação vivida pelas detentas grávidas e que possuem filhos menores, como também a dificuldade na obtenção de visita íntima; verificar se as funções da pena estão sendo aplicadas de maneira eficiente; constatar se há ou não a necessidade de criação de novas políticas públicas penitenciárias eficientes para as mulheres; mensurar a distância entre teoria e prática com relação aos direitos das presas no que concerne aos princípios da dignidade humana e da igualdade a essa população, previstos na Constituição, bem como em todo o ordenamento jurídico que aborda o tema. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Ituiutaba-MG, na modalidade Pôster, com resumo nos anais. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz; Co orientadora: Loyana Christian de Lima Tomaz, Aluna Bolsista: Vanessa Rudolph. Período da bolsa: março 2016 a fevereiro de 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Vanessa Rudolph Ferreira - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Projeto aprovado no Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 09/2015 PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Aluno(a) bolsista sob coordenação: Vanessa Rudolph Ferreira. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Vanessa Rudolph Pereira - Integrante.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    20. 2016-2016. Projeto de Lei 1057/2007: Consideracoes Criticas Sobre o Constitucionalismo Simbolico Frente ao Infanticidio nas Comunidades Indigenas
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Edital 02/2016 ? PAPq. Orientadora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz. Bolsista: Gabriel Lucas Tonaco Carvalho. O objetivo geral desta pesquisa foi traçar um paralelo crítico entre o Direito Positivado no âmbito dos Direitos Humanos e a cultura de etnias em matéria de exercê-la para preservar certos hábitos. Nesse contexto, destaca-se a prática do infanticídio em povos indígenas e o Projeto de Lei 1057/2007 que dispõe sobre o combate a práticas tradicionais nocivas e à proteção dos direitos fundamentais das crianças, bem como pertencentes a outras sociedades ditas não tradicionais. Objetivos complementares: compreender o exercício do genocídio indígena de maneira antropológica e verificar o ordenamento jurídico que rege em tal contexto na esfera dos Direitos e Garantias Fundamentais, inerentes a qualquer indivíduo; ressaltar a questão da prática do infanticídio observado sobre dois ângulos, o do relativismo radical e o da fundamentação da universalidade ética; definir e analisar os elementos que envolvem a liberdade das comunidades indígenas de resolver sobre o futuro de suas crianças e o Estado como agente interventor ou observador a esta pratica, levando em conta os direitos humanos; analisar até que ponto a cultura de um povo é estática a ponto de se sobrepor aos valores da humanidade; abordar a questão do infanticídio sobre o ponto de vista dos próprios indígenas; comparar as questões que tratam da discrepância entre a função hipertroficamente simbólica e a insuficiente concretização jurídica de diplomas constitucionais; traçar os pressupostos doutrinários acerca do direito à vida em conflito com a proteção à cultura indígena e observar a viabilidade de sua garantia por via judicial, elucidando os limites constitucionais e conflitos em questão. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Ituiutaba-MG, na modalidade Pôster, com resumo nos anais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Gabriel Lucas Tonaco Carvalho - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    21. 2016-Atual. Grupo CNPq: DIREITO E (IN)TOLERANCIA RELIGIOSA
      Descrição: Contribuir para a construção de um diálogo efetivo sobre a tolerância religiosa e respeito à diversidade cultural, nos espaços sociais, em especial no âmbito acadêmico e nas escolas de educação básica, conforme preconiza a Constituição Federal Brasileira (Brasil, 1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), entre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Coordenador / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Geisiane Rodrigues dos Santos - Integrante / Andréa das Graças Souza Camacho Gimenez Garcia - Integrante / Izabel Cristina Taceli - Integrante / Maiza Rodrigues da Silva - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Projeto CNPq - Líder e pesquisadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Coordenador.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    22. 2015-Atual. Grupo CNPq: NUCLEO DE ESTUDOS EM GESTAO E IMPACTOS AMBIENTAIS
      Descrição: ESTUDOS EM GESTÃO E ANÁLISES DE IMPACTOS AMBIENTAIS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Geisiane Rodrigues dos Santos - Integrante / Andréa das Graças Souza Camacho Gimenez Garcia - Coordenador / Glauber Camacho Gimenez Garcia - Integrante.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    23. 2014-Atual. Grupo CNPq: CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS EM DIREITO E RELIGIAO
      Descrição: Grupo de Pesquisa Direito e Religião (CNPq - FADIR/UFU). O Grupo de Pesquisa Direito e Religião é vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Rodrigo Vitorino Souza Alves - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
      Descrição: Grupo de pesquisa CNPq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) . Integrantes: Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Rodrigo Vitorino Souza Alves - Coordenador.
      Membro: Loyana Christian de Lima Tomaz.
    24. 2014-Atual. Grupo CNPq: OBSERVATORIO DE VIOLENCIA E PRATICAS EXEMPLARES
      Descrição: Observatório de Violência e Práticas Exemplares, da USP, de Ribeirão Preto, coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Kodato: Pesquisar o fenômeno da violência nas instituições, a agressividade e bullying entre pares, visando minimizar seus efeitos, desenvolver estratégias preventivas e auxiliar os agentes institucionais a recuperarem seu papel educativo e civilizatório.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Sérgio Kodato - Coordenador.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Destaque entre os melhores trabalhos do 19º PE: "O método da associação de proteção e assistência aos Condenados APAC como alternativa de execução penal no sistema carcerário brasileiro: uma análise", Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    2. MENÇÃO HONROSA: 25º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP: O MÉTODO DA APAC COMO ALTERNATIVA DE EXECUÇÃO PENAL..., Universidade de São Paulo/USP.. 2017.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    3. Reconhecimento Profissional, Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação.. 2016.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    4. Destaque melhores trabalhos no 18º PE: O ensino religioso nas escolas públicas estaduais de Frutal-MG; uma ferramenta no combate à intolerância religiosa?, UEMG - 18º Seminário PE 2016.. 2016.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    5. Destaque melhores trabalhos no 18º PE:Mapeamento de projetos de responsabilidade social e de práticas exemplares para crianças e adolescentes na cidade de Frutal-MG, UEMG - 18º Seminário PE 2016.. 2016.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    6. Destaque melhores trabalhos no 18º PE:Mapeamento de projetos de responsabilidade social e de práticas exemplares para crianças e adolescentes na cidade de Frutal-MG, UEMG - 18º Seminário PE 2016.. 2016.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    7. Moção de Reconhecimento Rotary, Rotary Club de Frutal - Rotary Distrito 4770.. 2015.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    8. Certificado de Reconhecimento (Projetos Educacionais de Atenção Social), Missão de Apoio Social - MAS.. 2014.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    9. Honra ao Mérito, Poder Legislativo do Município de Uberlândia.. 2003.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.
    10. Admiração e Empenho Profissional, Centro Social de São João, Coimbra/PT.. 2001.
      Membro: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2020. polo 4..OS RISCOS EMINENTES À PSEUDODEMOCRACIA SOBREPOSTA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DO ALCANCE EFETIVO DO DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA. 2020. (Seminário).
    2. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2020. polo 4..: DIREITO INDIVIDUAL: A INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA DECISÃO DA MULHER EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO TUBÁRIA.. 2020. (Seminário).
    3. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2020. polo 4..GRUPOS DE ATENÇÃO SOCIOEDUCATIVOS PARA MULHERES QUE CUMPREM PENA NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS-APAC. 2020. (Seminário).
    4. I Congresso de empreendedorismo contemporâneo. A medida provisória da liberdade economica (MP 881/2019) e a alteração do Art. 1052 do código civel. 2019. (Congresso).
    5. II Encontro de Direito e (In)tolerância religiosa:.?A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO DIGITAL?. 2019. (Encontro).
    6. II Encontro de Pesquisa Direito e (In)Tolerância Religiosa ?Imigração e Intolerância Religiosa: Desafios para a Sociedade Democrática? ?l.?O RESSENTIMENTO NA FILOSOFIA NIETZSCHIANA ENQUANTO ESTOPIM PARA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL. 2019. (Encontro).
    7. III simpósio de liberdade de gênero e diversidade sexual.A uniao estavel homoafetiva no Brasil e o ativismo judicial. 2019. (Simpósio).
    8. II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis UFVJM-UFU,.A produção agroecológica no assentamento Dom José Mauro em Uberlândia (MG). 2019. (Outra).
    9. VI Encontro de Direito e Religião - UFU/CEDIRE.'DIREITO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: A SEGREGAÇÃO ÁRABE NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE DO ÓDIO'. 2019. (Encontro).
    10. 1º Seminário de Direitos Humanos e Capital. 2018. (Seminário).
    11. 1º Seminário de Direitos Humanos e Capital.?LEI Nº 12.852/2013? ESTATUTO DA JUVENTUDE: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO E DIFUSÃO DOS DIREITOS E DEVERES DOS JOVENS NA CIDADE DE FRUTAL-MG?. 2018. (Seminário).
    12. 1º Seminário de Direitos Humanos e Capital.INFÂNCIA,JUVENTUDE E DIGNIDADE:UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO INFANTIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES?. 2018. (Seminário).
    13. 1º Seminário de Direitos Humanos e Capital.?O DIREITO DO OUTRO NA SOCIEDADE E O PAPEL DO ESTADO E SEU CAPITAL?. 2018. (Seminário).
    14. 5º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião.ANÁLISE DA LEI N. 15434/2005, QUE DISPÕE SOBRE O ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS, À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA. 2018. (Encontro).
    15. 5º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião. 2018. (Encontro).
    16. 5º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião.Grupo de Trabalho 1: Educação, Direitos Humanos e Religião. Coordenação do GT: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz e Loyana Christian de Lima Tomaz. 2018. (Encontro).
    17. 1º Encontro de Pesquisa Sobre Direito e (In)Tolerância Religiosa.Dignidade da Pessoa Humana. 2017. (Encontro).
    18. I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG: Colaboração e Internacionalização.Debates sobre a produção científica da UEMG. 2017. (Outra).
    19. III Seminário Internacional "Sociedade Cultura e Saúde mental" e III Seminário Internacional sobre ?Representações Sociais?.CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: O ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA COMO FONTE DE CONHECIMENTO (SCIENCES OF RELIGION: STUDY OF THE RELIGIOUS PHENOMENON AT SCHOOL AS A SOURCE OF KNOWLEDGE). 2017. (Seminário).
    20. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Filosofia.Educação, Tecnologias, Familia. 2017. (Encontro).
    21. 4º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião.Estado Laico e a Tutela Religiosa no Ordenamento Jurídico Brasileiro". 2016. (Encontro).
    22. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Filosofia.Educação Inclusiva. 2016. (Encontro).
    23. "Direitos Humanos e Religião: Em Busca do Respeito à Diferença".Palestra. 2015. (Outra).
    24. 2º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia.'AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO EM MINAS GERAIS'. 2015. (Seminário).
    25. 2º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia.'UMA ANÁLISE DA IDEIA DE (IN)TOLERÂNCIA EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU SOB A OPTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL'. 2015. (Seminário).
    26. 2º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Seminário).
    27. 3º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião Oxford Journal of Law and Religion Colloquium. 2015. (Encontro).
    28. 3º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião Oxford Journal of Law and Religion Colloquium.A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO: ENTRE DILEMAS E CAMINHOS. 2015. (Encontro).
    29. 3º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião Oxford Journal of Law and Religion Colloquium.COORDENADORA GRUPO DE TRABALHO 4 - Epistemologia do Ensino Religioso e o fazer interdisciplinar. 2015. (Encontro).
    30. 4ª Semana UEMG.Violência Contra a Juventude Negra no Brasil. 2015. (Oficina).
    31. 4ª Semana UEMG.Cotas Raciais: Uma forma de inclusão?. 2015. (Outra).
    32. Antropologia ? Abordagens Interdisciplinares: II Semana de Teologia e VI Semana de Filosofia.(Im)Possibilidades do Fazer Epistemológico em Ensino Religioso. 2015. (Simpósio).
    33. I Curso de Extensão "Direitos Humanos e Religião: Em busca do respeito à diferença" do.Direitos Humanos e Religião no espaço educacional.. 2015. (Outra).
    34. VI Simpósio Uberlandense de Psicologia.A Vivência da Menopausa e seus impactos nas relações e papéis sociais estabelecidos na família e no trabalho. 2015. (Simpósio).
    35. VI Simpósio Uberlandense de Psicologia. 2015. (Simpósio).
    36. 1º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião.'O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INOVAÇÃO OU REPETIÇÃO. 2013. (Encontro).
    37. 1º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião. 2013. (Encontro).
    38. 3ª Semana UEMG: Saberes em diálogo - UEMG em movimento.Saberes em Diálogo. 2013. (Outra).
    39. Escola Regional MOST/UNESCO/CLACSO Juventude, Participação e Desenvolvimento Social na América Latina e Caribe. Juventude, Participação e Desenvolvimento Social na América Latina e Caribe. 2013. (Congresso).
    40. Escola Regional MOST Brasil: Juventude, Participação e Desenvolvimento Social na América Latina. Relator de Grupo. 2013. (Congresso).
    41. Escola Regional MOST Brasil: Juventude, Participação e Desenvolvimento Social na América Latina. 2013. (Congresso).
    42. VIII Seminário de Psicologia Senso Religioso.O Ensino Religioso Na Educação Integral: Inovação ou Repetição?. 2012. (Seminário).
    43. VIII Seminário de Psicologia Senso Religioso. 2012. (Seminário).
    44. A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica. 2010. (Seminário).
    45. I Conferência Regional de Saúde Mental do Pontal do Triângulo Mineiro.Debates de Construção da política de Saúde Mental da Região de Frutal. 2010. (Outra).
    46. I Seminário de Estudos Sobre o Método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac)- Formação de Voluntários. 2010. (Seminário).
    47. IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - IV ENESCPOP. 2010. (Encontro).
    48. IV ENESCPOP: Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares.Droga: Uma estratégia para diminuir a angústia e a solidão?. 2010. (Encontro).
    49. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Encontro).
    50. Conferência: Justiça Restaurativa - Um novo Foco Sobre a Justiça. 2008. (Outra).
    51. I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial. 2008. (Congresso).
    52. III Seminário e Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas: Construindo Redes de Proteção para os Jovens. 2008. (Seminário).
    53. I Simpósio Sul-Americano de Magistrados - Políticas Públicas de Enfrentamento de Narcotráfico. 2008. (Simpósio).
    54. I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas. 2007. (Seminário).
    55. e-Learning, oportunidades e desafios. 2002. (Seminário).
    56. Simpósio Internacional e Multidisciplinar: Crianças e Jovens em risco - Da investigação à intervenção. 2002. (Simpósio).
    57. 2º Jornadas Modelos e Práticas em Educação de Adultos. 2001. (Outra).
    58. Dia da Família.Oficinas e dinâmicas sobre a importância da família, participação alunos, professores e pais. 2001. (Oficina).
    59. II Fórum Nacional Antidrogas. 2001. (Outra).
    60. Simpósio Internacional: Comportamento Anti-social - Escola e Família. 2001. (Simpósio).
    61. I Congresso Hispano-Portugués de Psicologia: ?hacia uma psicología integradora. 2000. (Congresso).
    62. II Jornadas de Ciências da Educação. 2000. (Outra).
    63. 8º Congresso Pedagógico da ANEB. Capacitando para a excelência. 1998. (Congresso).
    64. Atualização para professores de Estudos Sociais: Geografia.Curso de Atualização. 1984. (Outra).
    65. Curso de Extensão METODOLOGIA CIENTÍFICA.Metodologia Científica. 1984. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (26)
    1. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; MARTIN, A.. WEB REUNIÃO. Tema: Limites ao exercício do direito à liberdade religiosa. 2020. Outro
    2. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; FERREIRA, D. S. I.. WEB REUNIÃO. Tema: A Fé na Justiça dos Homens. 2020. Outro
    3. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; HAMMADEH, S.J.. WEB REUNIÃO - Tema: A intolerÂncia religiosa na visão islâmica e como combater. 2020. Outro
    4. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; ILLES, Paulo. WEB REUNIÃO. Tema: Imigração, Refugiados, apátridas e politicas públicas. 2020. Outro
    5. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. 2º Encontro de Direito e (In)tolerância Religiosa. 2019. Outro
    6. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. 1º Encontro Direito e (In)Tolerância Religiosa. 2017. Outro
    7. TOMAZ, R. A. Fontes. III Seminário Internacional ?Sociedade, Cultura e Saúde Mental? e III Seminário Internacional sobre ?Representações Sociais?. 2017. (Outro).. . 0.
    8. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Panorama da Violência Escolar nas Instituições Estaduais de Ensino Básico no Município de Frutal-MG. 2016. (Outro).. . 0.
    9. TOMAZ, R. A. Fontes. Tutela Jur[idica do Idoso:Direitos e Deveres Lei 10.2511/2003. 2016. (Outro).. . 0.
    10. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Cotas Raciais: o Direito à Inclusão de fato. 2015. (Outro).. . 0.
    11. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Fábulas Filosóficas: resgatando valores em sala de aula. 2015. (Outro).. . 0.
    12. TOMAZ, R. A. Fontes. Literatura Infantil: Projetos Interdisciplinares. 2015. (Outro).. . 0.
    13. TOMAZ, R. A. Fontes. Seminários de Banca de Defesa: Apresentação de Monografias. 2015. (Outro).. . 0.
    14. TOMAZ, R. A. Fontes. Seminário: Convivência, um exercício de valores.. 2015. (Outro).. . 0.
    15. TOMAZ, R. A. Fontes. Palestra: Educação e Interdisciplinaridade: Diálogos com a Psicologia, a Filosofia e o Direito. 2015. (Outro).. . 0.
    16. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Aprendizagem Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    17. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Leitura e Letramento. 2015. (Outro).. . 0.
    18. TOMAZ, R. A. Fontes. Seminário: Fazendo Arte na Escola: dramatização e dança.. 2015. (Outro).. . 0.
    19. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: ARTE. 2015. (Outro).. . 0.
    20. TOMAZ, R. A. Fontes. IV Jornada Interna de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2014. (Outro).. . 0.
    21. TOMAZ, R. A. Fontes. Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. 2014. (Outro).. . 0.
    22. TOMAZ, R. A. Fontes. Seminários Banca de Defesa: Apresentação de Monografias curso Licenciatura em Filosofia. 2013. (Outro).. . 0.
    23. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Filosofia da Linguagem: A Ética e a Estética na Comunicação. 2013. (Outro).. . 0.
    24. TOMAZ, R. A. Fontes. Oficina: Filosofia e Arte em Sala de Aula: Quando a Teoria Abre Espaço para a Criatividade. 2013. (Outro).. . 0.
    25. TOMAZ, R. A. Fontes. Seminários da Banca de Defesa: Apresentação de Monografias. 2012. (Outro).. . 0.
    26. TOMAZ, R. A. Fontes. Reunião com mães de alunos da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Loyana Christian de Lima Tomaz (35.0)
      1. TOMAZ, R. A. Fontes ; TOMAZ, L. C. L. ; Lente, T. F.. SER JOVEM NO BRASIL: A EFETIVIDADE DOS DIREITOS E DEVERES JUVENIS E O ESTATUTO DA JUVENTUDE. UNIVERSITAS JURÍDICA (UNIRP). v. 13, p. 52, issn: 1982-3924, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TOMAZ, R. A. Fontes ; TOMAZ, L. C. L. ; PINOTI, G.. RECONHECIMENTO DA TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE NOS TRIBUNAIS SUPERIORES: ANÁLISE JURISPRUDENCIAL. UNIVERSITAS JURÍDICA (UNIRP). v. 11, p. 148-169, issn: 1982-3924, 2017.
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      3. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Laicidade e Religião: Um Percurso Histórico da Disciplina Ensino Religioso no Brasil. Revista Trilhas Pedagógicas. v. 6, p. 131-150, issn: 2237-0153, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Brincar e Jogar: A Importância da Aprendizagem Lúdica. SCIAS - Arte/Educação. v. 4, p. 62-73, issn: 2318-8537, 2015.
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      5. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. O USO DE DROGAS: UMA FORMA DE EXPRESSÃO?. Revista Mediação - UEMG-Ubá/MG. v. v.2, p. 1-10-10, issn: 2317-4838, 2013.
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      6. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, R. A. F. (Org.). A. Fontes. Dignidade da Pessoa Humana: Temas Contemporâneos. 1 ed. Uberlândia: Composer, 2016. v. 1, p. 200.
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      7. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. (Org.) ; FINOTTI, L. F. T. (Org.). Educação e interdisciplinaridade: diálogos com psicologia, a filosofia e o direito. 1ª ed. Uberlândia: Composer, 2015. v. 400, p. 256.
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      8. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; Lente, T. F.. A Medida Provisória da liberdade econômica (MP 881/2019) convertida na lei nº 13.874/2019 e a alteração do art. 1052 do Código Civil. Em: Leonardo Andrade Alberto; Pablo Martins Bernardi Coelho. (Org.). ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. 1ed.Frutal-MG. : Avance - Consultoria Junior. 2020.v. 1, p. 104-117.
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      9. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; TOMAS, L. F.. Empresabilidade e empregabilidade frente as transformações sociais e evolução digital da contemporaneidade. Gestão, Economia e Sociedade (Vol.1). 1ed.Uberlandia. Em: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz; Júlio Afonso Alves Dutra.. (Org.). Gestão, economia e sociedade. 1ed.Uberlândia. : Regencia e Arte Editora. 2018.v. 1, p. 151-165.
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      10. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Escola de Tempo Integral, educação integral e sujeito integral: breves considerações. Em: DUARTE, Adriana Otoni Silva Antunes; CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas.. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte. : FAE/UFMG; Coleção Encontros Anuais Helena Antipoff. 2017.v. 1, p. 139-150.
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      11. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; Lente, T. F.. A medida provisória da liberdade economica (MP 881/2019) e a alteração do Art. 1052 do código civel. Em: I CONGRESSO DE EMPREENDEDORISMO CONTEMPORÂNEO, 2019, Frutal. ANAIS DO I CONGRESSO DE EMPREENDEDORISMO CONTEMPORÂNEO; gestão tecnológica e jurídica para crescimento jurídico e sustentável. Frutal: UEMG, v. 1, p. 1, 2019.
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      12. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, R. A. Fontes ; GARCIA, A. G. S.. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Cidadania e Ética: Por uma Educação de Valores. Em: XXXV Encontro anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité-MG. Boletim do CDPHA, Número 27. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, v. 1, p. 190-192, 2017.
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      13. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Direito e (In)Tolerância Religiosa: Dignidade da Pessoa Humana. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG., 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
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      14. TOMAZ, R. A. Fontes; REZENDE, O. ; FRATTARI, M. B. ; TOMAZ, L. C. L.. Uma Análise do Atual Movimento Migratório Para o Brasil e as Garantias Fundamentais dos Refugiados no Âmbito do Ordenamento Jurídico Brasileiro. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2017.
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      15. TOMAZ, R. A. Fontes; ALBERTO, L. A. ; MARCAL, M. B. A. ; TOMAZ, L. C. L.. O Método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC como Alternativa de Execução Penal no Sistema Carcerário Brasileiro: Uma Análise Sobre Sua Metodologia e o Processo de Ressocialização dos Condenados. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2017.
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      16. TOMAZ, R. A. Fontes; FINOTTI, L. F. T. ; TOMAZ, L. C. L.. A Contribuição do(a) Professor(a) Para a Identificação de Casos de Alienação Parental. Em: XXXV Encontro Anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité-MG. Boletim do CDPHA, Número 27.. Belo Horizonte-MG: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, v. 1, p. 240-241, 2017.
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      17. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; MORAES, N.P.. O Atual Movimento Imigratório para o Brasil e as Consequências do Crescente Número de Refugiados. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Ituiutaba-MG. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2016.
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      18. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; PINOTI, G.. A Teoria da Perda de uma Chance: uma Nova Vertente da Responsabilidade Civil. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Ituiutaba-MG. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba-MG: UEMG, 2016.
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      19. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, R. A. F. ; BENETTI, B. H. ; CAMPOS, G. S. ; SILVA, P. R. O.. O Ensino Religioso nas Escolas Públicas Estaduais de Frutal-MG: Uma Ferramenta no Combate à Intolerância Religiosa?. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Ituiutaba-MG. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2016.
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      20. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; TOMAZ, A. F.. Avanços na Legislação do Ensino Religioso em Minas Gerais?. Em: 2ª Encontro de Pesquisa Sobre Direito e Religião, 2015, Uberlândia-MG. Estado Secular e Liberdade Religiosa. Uberlândia-MG: Grupo de Pesquisa Direito e Religião, v. 1, p. 17-17, 2015.
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      21. TOMAZ, L. C. L. A. Fontes. Tutela Jurídica do Idoso: Direitos e Deveres (Lei nº 10.251/2003). 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      22. TOMAZ, L. C. L. A. Fontes. A Importância da Mediação de Conflitos Frente à Violência no Ambiente Escolar. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      23. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Escola de Tempo Integral, Educação Integral e Sujeito Integral: Breves Considerações. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      24. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, A. F. ; TOMAZ, R. A. F.. 'UMA ANÁLISE DA IDEIA DE (IN)TOLERÂNCIA EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU SOB A OPTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL'. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      25. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, A. F. ; TOMAZ, R. A. F.. AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO EM MINAS GERAIS'. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      26. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO: ENTRE DILEMAS E CAMINHOS. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      27. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. 'O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INOVAÇÃO OU REPETIÇÃO?'. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      28. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. I Encontro de Pesquisa Direito e (In)Tolerância Religiosa ?Dignidade da Pessoa Humana e Tolerância Religiosa nos Espaços Sociais?.. Frutal. 2017. In)Tolerância Religiosa ?Dignidade da Pessoa Humana e Tolerância Religiosa nos Espaços Sociais?.. Frutal, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação
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      29. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Apresentação livro: Dignidade da Pessoa Humana: temas contemporâneos. Uberlândia. 2016. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
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      30. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; FINOTTI, L. F. T.. Apresentação livro: Educação e Interdisciplinaridade: Diálogos com a Psicologia, a Filosofia e o Direito. Uberlândia. 2015. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
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      31. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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      32. TOMAZ, R. A. Fontes; GALLI, R. A.. Organização ANAIS - I Encontro de Pesquisa Direito e (In)Tolerância Religiosa ?Dignidade da Pessoa Humana e Tolerância Religiosa nos Espaços Sociais?. 2017.
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      33. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; FOLLONI, R.. Cotas Raciais: Uma Forma de Inclusão?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015.
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      34. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L.. Anais do 1º ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE DIREITO E (IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA: Dignidade da Pessoa Humana e Tolerância Religiosa nos Espaços Sociais. 2017. Editoração/Anais
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      35. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, R. A. F. ; SANTOS, G. R. dos. A. Fontes. Recursos Tecnológicos na Elaboração de Materiais Didáticos. 2015. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Geisiane Rodrigues dos Santos (4.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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      2. SANTOS, G. R. A. Fontes. Segurança na Escola: de quem é a responsabilidade?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015.
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      3. SANTOS, G. R. A. Fontes. Ciências: Jogos Digitais para Trabalhar Alimentação e Saúde do Corpo. 2015. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático
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      4. SANTOS, G. R. A. Fontes. Jogos e Atividades de Matemática para as Operações Básicas. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos Matemáticos
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Andréa das Graças Souza Camacho Gimenez Garcia (2.0)
      1. TOMAZ, L. C. L.; TOMAZ, R. A. Fontes ; GARCIA, A. G. S.. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Cidadania e Ética: Por uma Educação de Valores. Em: XXXV Encontro anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité-MG. Boletim do CDPHA, Número 27. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, v. 1, p. 190-192, 2017.
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      2. TOMAZ, R. A. Fontes; TOMAZ, L. C. L. ; GARCIA, A. S.. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Cidadania e Ética: Por uma Educação de Valores. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Caroline Alvarenga de Assis Santana (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Antonio Carlos Figueiredo Costa (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Erika Barroso Dauanny (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Hipólito Ferreira Paulino Neto (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Marlon Vilela de Brito (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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    • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05