Lattes UEMG

Ana Paula Ferreira Pedroso

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH), no curso de Pedagogia da Unidade Ibirité. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência em Educação, sobretudo na formação docente. Atua na formação continuada de professores da educação básica, na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a formação docente e a escolarização de jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2531412916563460 (30/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG Unidade Ibirité. Av. São Paulo (Rod MG 040 URB), 3996 Vila Rosário 32412190 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (031) 35219500 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Especificidades da EJA e suas implicacoes para a formacao docente: um estudo no contexto da rede estadual de educacao de Ibirite
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Wanderley Ruan Gomes Debian - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    2. 2019-2019. Especificidades da EJA e suas implicacoes para a formacao docente: um estudo no contexto da rede municipal de educacao de Ibirite um estudo no contexto da rede municipal de educacao de Ibirite
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Lorena Chaves dos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    3. 2018-2018. Formacao docente na EJA: possibilidades e desafios no contexto da rede municipal de educacao de Ibirite
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Débora Cristina Leão Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    4. 2018-2018. Formacao docente na EJA: possibilidades e desafios no contexto da rede estadual de educacao de Ibirite
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Lettícia Paula de Araújo Veloso - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    5. 2011-2015. Formacao docente na EJA: possibilidades e desafios na construcao de saberes de educadores de jovens e adultos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Leôncio José Gomes Soares - Integrante. Número de produções C, T A: 10
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    6. 2010-2012. O reconhecimento das especificidades da Educacao de Jovens e Adultos: constituicao e organizacao de projetos de EJA
      Descrição: O presente trabalho é a continuidade da pesquisa As especificidades na formação do educador de jovens e adultos iniciada em 2009, na qual foi realizado um levantamento de IES que desenvolvem algum tipo de iniciativa de EJA, este resultou em 63 projetos. Com base em elementos como tempo de existência, tradição, história e impacto na comunidade, selecionamos quatro projetos em distintas regiões do país: Projeto Escola Zé Peão/PB, Projeto Paranoá/DF, PROEF/MG e CMET/RS. No processo de escuta dos entrevistados desta pesquisa eram recorrentes as falas sobre a existência de uma especificidade na EJA que indicava a necessidade de formação própria para seus educadores, o que nos remeteu às seguintes indagações: que especificidades são essas? Como caracterizá-las? Como definí-las? Constatamos que seria de extrema importância investigar, na perspectiva dos educandos, os sentidos e significados atribuídos por eles aos trabalhos desenvolvidos pelos projetos, considerando que eles constituem figuras centrais na sua elaboração (ARROYO, 2006). Com base na análise de documentos tais como projetos, relatórios, ementas das atividades desenvolvidas, publicações, artigos, dissertações e teses investigaremos como estão contempladas as especificidades da EJA na constituição da proposta de trabalho dos quatro projetos. Para isso, aprofundaremos nossa análise e ampliaremos nosso olhar em um retorno aos quatro projetos em que serão entrevistados educandos atuais e egressos. Da análise documental destacamos algumas características em comum nos projetos investigados como: o surgimento nos anos 80 com a construção de uma proposta curricular voltada para o educando; a realização de formação continuada dos educadores e a precariedade de financiamento observada em três dos quatro projetos. Pretendemos subsidiar nossa busca pelo reconhecimento das especificidades da EJA a partir das propostas de trabalho existentes nesses projetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Integrante / Leôncio José Gomes Soares - Coordenador / Fernanda Aparecida Rodrigues Silva - Integrante / Ana Catharina Mesquita de Noronha - Integrante / Ana Rosa Venâncio - Integrante / Rafaela Carla e Silva - Integrante / Priscila Márcia da Silva Soares - Integrante.
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    7. 2006-2008. Informacao e pratica pedagogica: possibilidades e desafios
      Descrição: O projeto teve como objetivo apreender e discutir a relação existente entre informação e prática pedagógica de professoras atuantes no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH). Orientou-se no sentido de identificar o comportamento informacional das docentes, integrantes do referido projeto, bem como de analisar os reflexos desse processo em sua prática pedagógica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Alcenir Soares dos Reis - Integrante. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    8. 1998-1999. Memoria e situacao atual das escolas infantis da rede estadual de ensino/MG em Belo Horizonte: um estudo exploratorio
      Descrição: O projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Especial de Treinamento - PET - visou o resgate histórico das escolas de educação infantil integrantes da rede estadual de ensino/MG em Belo Horizonte, na tentativa de se elucidar questões referentes ao contexto em que essas escolas surgiram, em que local e como elas foram instaladas, que tipo de profissionais atuavam nelas e que tipo público elas atingiam. Para a sua realização, tomou-se como principais fontes os documentos referentes a essas escolas e ao momento em que elas foram criadas, além de relatos obtidos através de entrevistas relacionadas com profissionais diretamente ligados a elas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Paula Ferreira Pedroso - Coordenador / Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professora homenageada da turma de formandos 1/2019 do Curso de Pedagogia., UEMG Ibirité.. 2019.
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    2. Professora homenageada da turma de formandos 1/2018 do Curso de Pedagogia, UEMG Ibirité.. 2018.
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    3. Professora paraninfa da turma de formandos 2/2018 do Curso de Pedagogia, UEMG Ibirité.. 2018.
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.
    4. Professora homenageada da turma de formandos 2/2017 do Curso de Pedagogia, UEMG Ibirité.. 2017.
      Membro: Ana Paula Ferreira Pedroso.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. 21o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.AS ESPECIFICIDADES DA EJA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IBIRITÉ. 2019. (Seminário).
    2. 21o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE IBIRITÉ. 2019. (Seminário).
    3. Seminário História das constituições / A Constituição Federal de 1998.Seminário História das constituições / A Constituição Federal de 1998. 2019. (Seminário).
    4. 20o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: possibilidades e desafios no contexto da rede municipal de educação de Ibirité. 2018. (Seminário).
    5. 20o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: possibilidades e desafios no contexto da rede estadual de educação de Ibirité. 2018. (Seminário).
    6. 20o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE IBIRITÉ. 2018. (Seminário).
    7. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Dialogicidade em Paulo Freire: contribuições para a prática pedagógica e para a formação de educadores no campo da Educação de Jovens e Adultos. 2018. (Congresso).
    8. IV Jornada Pedagógica da UEMG Ibirité.FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EJA: aprimoramento da prática pedagógica no contexto da rede pública de educação de ibirité.. 2018. (Outra).
    9. IV Jornada Pedagógica da UEMG Ibirité.ALUNOS DA TERCEIRA IDADE NA EJA: expectativas e desafios. 2018. (Outra).
    10. IV Jornada Pedagógica da UEMG Ibirité.TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fios e desafios. 2018. (Outra).
    11. IV Jornada Pedagógica da UEMG Ibirité.UM NOVO OLHAR DOS DOCENTES SOBRE OS DISCENTES DA EJA PELA PRÁTICA FORMATIVA. 2018. (Outra).
    12. VII Simpósio Internacional SITRE.Trajetória formativa de professores da Educação de Jovens e Adultos: fios e desafios. 2018. (Simpósio).
    13. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática / UEMG Ibirité.Oficina - Dengue: formas de prevenção. 2017. (Outra).
    14. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática / UEMG Ibirité.FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Outra).
    15. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática / UEMG Ibirité.Formação de educadores na EJA. 2017. (Outra).
    16. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática / UEMG Ibirité.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2017. (Outra).
    17. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática / UEMG Ibirité.Desconstrução da teoria liberal tradicional e sua implicância no planejamento escolar e na ação pedagógica crítica e transformadora. 2017. (Outra).
    18. I Seminário de Educação de Jovens e Adultos.Roda de conversa com gestores e professores da EJA. 2017. (Seminário).
    19. IV Seminário do Sind-Rede/BH.Autonomia das UMEIS e Escolas de Educação Infantil: financeira, política e pedagógica. 2017. (Seminário).
    20. 11o Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste.Possibilidades e desafios na formação de educadores de jovens e adultos. 2014. (Encontro).
    21. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Formação de Educadores na EJA: fios e desafios. 2014. (Encontro).
    22. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.Formação de educadores na EJA: Possibilidades e desafios na construção dos saberes de educadores de jovens e adultos. 2013. (Encontro).
    23. I Seminário de Intercâmbio entre propostas de EJA. 2012. (Seminário).
    24. Seminário Internacional "A investigação em trabalho, profissão e condição docente". 2012. (Seminário).
    25. I Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio.Informação e práticas pedagógicas na EJA. 2010. (Seminário).
    26. Encontro dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação.Sociedade da Informação: o indivíduo e a rede. 2007. (Encontro).
    27. IV Congresso Nacional da Rede Unida. Compreendendo o PROFAE em Minas Gerais: a realidade apreendida em Barbacena. 2005. (Congresso).
    28. 7o Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Avaliação dos cursos PROFAE: uma nova estratégia de monitoramento e avaliação utilizada pela Agência Regional de Minas Gerais. 2003. (Seminário).
    29. 25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2002. (Encontro).
    30. Ceale Debate. 2002. (Outra).
    31. Ceale Debate. 2002. (Outra).
    32. VI Encontro Nacional das Redes PROFA e PCN em Ação. 2002. (Encontro).
    33. 13º Congresso de Leitura do Brasil. O processo de apropriação da escrita por alunos jovens e adultos. 2001. (Congresso).
    34. 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2001. (Encontro).
    35. Ceale Debate. 2001. (Outra).
    36. Jogo do Livro IV. 2001. (Outra).
    37. V Encontro de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. 2001. (Encontro).
    38. III Encontro de Extensão.O processo de apresentação da escrita por alunos jovens e adultos. 2000. (Encontro).
    39. Seminário Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2000. (Seminário).
    40. Seminário Nacional do Programa Alfabetização Solidária. 2000. (Seminário).
    41. Simpósio Internacional da UNESCO sobre Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Simpósio).
    42. I Encontro Nacional dos Grupos PET - Programa Especial de Treinamento. 1999. (Encontro).
    43. IV Congresso de Ciências Humanas. 1999. (Congresso).
    44. VI Encontro de Pesquisa da FAE / UFMG.Memória e situação atual das escolas infantis da rede estadual de ensino/MG em Belo Horizonte: um estudo exploratório. 1999. (Encontro).
    45. V Encontro de Pesquisa da FAE / UFMG. 1998. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. III Seminário de Educação de Jovens e Adultos da UEMG Ibirité. 2019. (Outro).. . 0.
    2. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. II Seminário de Educação de Jovens e Adultos da UEMG Ibirité. 2018. (Outro).. . 0.
    3. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. I Seminário de Educação de Jovens e Adultos da UEMG Ibirité. 2017. (Outro).. . 0.
    4. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. X Colóquio sobre Questões Curriculares / IV Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).. . 0.
    5. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. XII UFMG Jovem e V Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais. 2011. (Outro).. . 0.
    6. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Programa de Capacitação para Gestão dos Postos e Agentes do SINE-MG. 2000. (Outro).. . 0.
    7. PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Mostra da Graduação/Profissões. 1999. .. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05