teste-01

Erika Barroso Dauanny

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte(1981), especialização em Supervisão em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte(1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP (2015). Professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte de 1985 até 2008. Analista de Pesquisa, pesquisadora no campo da formação docente e professora do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, das disciplinas de Funções, Fundamentos Históricos e Científicos da Matemática, Diretrizes Metodológicas para a Educação Matemática e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática de 2006 a 2009. Formadora de tutores no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental – Proletramento, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências da UFRJ (2008-2010). Atualmente é membro do GEPEFE: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da Faculdade de Educação da USP e do LEDOC: Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência. É professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Ibirité), do qual foi coordenadora de 03/2027 até 08/2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5096970478344819 (15/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Av. São Paulo, 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35332157
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-2019. Pibid, espaco de pesquisa e de formacao
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe um estudo acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para as pesquisas da UEMG-Ibirité, e para o processo de formação docente inicial e continuada dos professores envolvidos. A questão central da pesquisa é “quais são as contribuições do Pibid para o desenvolvimento das pesquisas da UEMG Ibirité e para o processo de formação docente dos seus alunos, professores e demais participantes do projeto? ” Tem como objetivo geral identificar a contribuição do Pibid, para o fomento das pesquisas e para o processo formativo do futuro professor de matemática e para a formação continuada dos professores diretamente envolvidos no referido programa. Os procedimentos metodológicos envolvem: análise dos documentos oficiais que orientam o Pibid, dados estatísticos, memoriais, diários, fichas de acompanhamento e outros relativos ao programa, realização de entrevista semiestruturada com estudantes e professores do Pibid. Destaca-se aqui a importância do diário de bordo escrito pelo aluno bolsista, assim como as fichas de acompanhamento que são preenchidas pelo aluno bolsista, avaliadas pelos professores coordenadores e supervisores e então enviados para a CAPES. Esses dados sofrerão uma abordagem qualitativa e serão submetidos à análise de conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Erika Barroso Dauanny - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Erika Barroso Dauanny.
    2. 2008-2010. As possibilidades de ampliar a formacao do professor de matematica a partir das praticas de investigacao pedagogicas
      Descrição: O objetivo deste trabalho é evidenciar as contribuições do estágio no contexto da formação inicial de professores de matemática da Educação Básica, para a superação de uma formação fundamentada no modelo da “racionalidade técnica”.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Erika Barroso Dauanny - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Erika Barroso Dauanny.
    3. 1991-1994. Para alem da socializacao do conhecimento matematico: uma experiencia na 5a serie do 1o grau
      Descrição: Partindo de problemas levantados na prática de ensino de Matemática, procura-se situar este ensino em um complexo mais amplo que o engloba, ou seja, na esfera das relações sociais, e analisar a possibilidade de alterações na prática do professor de Matemática, em decorrência de alterações nas relações sociais desenvolvidas em sala de aula.#10;#09;Usa para fazer essa análise o desenvolvimento de um processo de intervenção em uma prática de ensino de Matemática, que procura articular o ensino dessa disciplina com os interesses e necessidade dos alunos das camadas populares da nossa sociedade.#10;#09;A experiência vivida, permite dizer que trabalhar as relações entre as pessoas, no sentido de torná-las mais igualitárias e também nossa relação com o conhecimento no sentido de a ele não nos submetermos, é de fundamental importância quando se pretende desenvolver uma prática pedagógica voltada para as necessidades e interesses de uma classe social menos favorecida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Erika Barroso Dauanny - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Erika Barroso Dauanny.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professora homenageada, Formandos da Licenciatura em Matemática, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.. 2008.
      Membro: Erika Barroso Dauanny.
    2. Paraninfa, Formandos da Licenciatura em Matemática, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.. 2008.
      Membro: Erika Barroso Dauanny.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG.Grupo Colaborativo de Formação de Professores que ensinam Matemática. 2019. (Seminário).
    2. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão-UEMG.Pibid, espaço de pesquisa e formação. 2019. (Seminário).
    3. IV SEMINÁRIO PIBID/UEMG-- i SEMINÁRIO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.Formação de Professores de Matemática com as Escolas de Educação Básica: interfaces entre pesquisas e sala de aula. 2019. (Seminário).
    4. X ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA- X EEPEM.O Estágio Supervisionado na Formação Inicial Universitária de Professores de Matemática: percepções de discentes da UEMG-Ibirité. 2019. (Encontro).
    5. XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. O ESTÁGIO E A POSSIBILIDADE DA PRÁXIS FORMATIVA NO CONTEXTO DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Congresso).
    6. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática.Formação do professor intelectual crítico reflexivo. 2017. (Outra).
    7. II Semana da Matemática.GEOMETRIA. 2017. (Oficina).
    8. II Semana da Matemática.Jogos e Matemática. 2017. (Oficina).
    9. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.Era uma vez na Matemática: uma concexão com a Literatura Infantil. 2016. (Outra).
    10. Semana da Matemática - O ensino da Matemática na era Digital.I Encontro de professores de Matemática das escolas Públicas de Ibirité e docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. (Encontro).
    11. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Parcerias e diálogos entre a escola, comunidade e a universidade: práxis e produção de saberes. 2016. (Encontro).
    12. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. O Estágio no contexto dos processos formativos dos professores de Matemática para a Educação Básica. 2015. (Congresso).
    13. Seminário em Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.O estágio e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Seminário).
    14. Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.O estágio e a formação do professor de Matemática intelectual crítico reflexivo. 2015. (Seminário).
    15. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.A Reflexão no estágio e o desejo de ser professor. 2015. (Encontro).
    16. XVII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.A reflexão como núcleo essencial da formação de professores. 2014. (Encontro).
    17. 35ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.O estágio e as possibilidades de ressignificação das concepções, práticas e crenças de futuros professores acerca do ensino de Matemática. 2012. (Outra).
    18. IV Jornada das Licenciaturas da USP.Contribuições do Estágio para a construção da Identidade Docente do Professor de Matemática da Educação Básica. 2012. (Outra).
    19. XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DE.Contribuições da Didática e do Estágio para a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo. 2012. (Encontro).
    20. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Professor reflexivo: um campo de luta na formação docente. 2011. (Encontro).
    21. Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática.As práticas de formação docente em Matemática a partir do Estágio. 2011. (Encontro).
    22. I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).
    23. IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2011. (Outra).
    24. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2011. (Congresso).
    25. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Estágio e TCC: um contexto formativo mediado pela investigação sobre a prática pedagógica na formação do professor de Matemática. 2010. (Encontro).
    26. XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE.O Estágio Reflexivo: um espaço para a superação da racionalidade técnica na formação do professor de matemática. 2010. (Encontro).
    27. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2009. (Encontro).
    28. Minicurso: Questões Atuais de Pesquisa, na XXXII Reunião Anual da Anped. 2009. (Congresso).
    29. XXXII Reunião Anual da Anped. 2009. (Congresso).
    30. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
    31. IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).
    32. Seminário quot;Formação de Professores para a Educação Básica - 10 anos da LDBquot;. 2007. (Seminário).
    33. IV Encontro Mineiro de Educação Matemática.O Ensino de Matemática no Ciclo Inicial de Alfabetização. 2006. (Encontro).
    34. 1º Seminário Internacional Trabalho e Educação: processos de produção e legitimação de saberes. 2003. (Seminário).
    35. 3º Seminário Internacional de Educação, sobre Desenvolvimento de Competências, Pedagogia de Projetos e Organização do Trabalho Escolar. 2003. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. DAUANNY, Erika Barroso. V Semana da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática - UEMG-Ibirité - 2019. 2019. (Outro).. . 0.
    2. DAUANNY, Erika Barroso. IV SEMINÁRIO DE ESTÁGIO-UEMG-IBIRITÉ. 2018. (Outro).. . 0.
    3. DAUANNY, Erika Barroso. O quot;NOVOquot; ENSINO MÉDIO. 2018. (Outro).. . 0.
    4. DAUANNY, Erika Barroso. IV Semana da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática - UEMG-Ibirité. 2018. (Outro).. . 0.
    5. DAUANNY, Erika Barroso. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática. 2017. (Outro).. . 0.
    6. DAUANNY, Erika Barroso. I Encontro de professores de Matemática das escolas Públicas de Ibirité e docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Caroline Alvarenga de Assis Santana (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Karla Cunha Padua (1.0)
      1. DAUANNY, Erika Barroso. Comitê de Avaliação de Área do Conhecimento da EdUEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Geisiane Rodrigues dos Santos (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Loyana Christian de Lima Tomaz (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Rozaine Aparecida Fontes Tomaz (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Anita Lima Pimenta (1.0)
      1. DAUANNY, Erika Barroso; PERES, G. J.. Oficina de Matemática. 2008. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Antonio Carlos Figueiredo Costa (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Hipólito Ferreira Paulino Neto (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Karina Maciel Pádua (1.0)
      1. DAUANNY, Erika Barroso. Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de 2017 concorrentes ao Edital 09/2015 - PIBIC-FAPEMIG/UEMG, Edital 10/2015 - BIC JR - FAPEMIG/UEMG e Edital 03/2017 03/2017 PAPQ/UEMG da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Marlon Vilela de Brito (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Erika Barroso Dauanny ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. SANTANA, Caroline Alvarenga de Assis. A. Fontes. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06