teste-01

Andrea Cristina Ulisses de Jesus

Possui título de Mestre (2008) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Fale/UFMG, com desenvolvimento de pesquisa na Linha de Estudos em Línguas Estrangeiras: Ensino/Aprendizagem, Usos e Culturas, dissertação intitulada "A unidade informacional de apêndice no Português do Brasil". Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Possui pós-graduação lato sensu em Midias em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2020). Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacioanal (2017). Atua como professora de Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG); realiza formação continuada para professores alfabetizadores sobre alfabetização linguística, integra como pesquisadora os núcleos de pesquisas Nepel - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem e o Neper - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais com pesquisas que articulam linguagem e a questão racial negra, além de atuar como professora de Ensino Fundamental na Escola Municipal Gabriela Leite Araújo. Participou como professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Sabará. Trabalhou como acompanhante escolar pela Secretaria Municipal de Sabará através do programa de intervenção pedagógica. Participou do projeto de Educação Continuada para professores de Língua Estrangeira (Educonle) da Fale/UFMG como orientadora em módulos de pesquisa-ação colaborativa, coordenado pelas professoras Deise Dutra e Heliana Mello. Participou como pesquisadora colaboradora do projeto C-Oral Brasil, coordenado pelo Professor Tommaso Raso, e que teve por finalidade a constituição de um corpus do português falado no Brasil para realização de estudos sobre a fala espontânea, entre outros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem e em Pedagogia com ênfase na formação de professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da linguagem, aquisição de língua escrita, análise de textos orais e escritos, alfabetização e letramento, escola pública, pesquisa-ação, trabalho colaborativo, metodologia de ensino da língua portuguesa, língua inglesa, formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8757271696491619 (31/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba 29 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: http://uemg.br/fae/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (10)
        1. ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Os estudos linguísticos para a formação docente inicial: uma experiência de ensino no programa escola integrada. 2020. (Congresso).
        2. CONGRESSO BRASILEIRO E ALFABETIZAÇÃO. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. 2019. (Congresso).
        3. XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas.Sobre construções do conhecimento até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura? / História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário.. 2016. (Seminário).
        4. IV Conferência Linguística e Cognição - Questões Metodológicas. Uma primeira aplicação da Teoria da Língua em Ato ao português do Brasil. 2007. (Congresso).
        5. I CLAFPL (I CONGRESO LATINO AMERIANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA). A Pesquisação Colaborativa em uma Perspectiva Discursiva. 2006. (Congresso).
        6. IX CONGRESSO NACIONAL E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONÉTICA E FONOLOGIA. A Teoria da Língua em Ato e as Aplicações no Português do Brasil. 2006. (Congresso).
        7. I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CELiA - CENTRO DE ESTUDOSDE LINGÜÍSTICA APLICADA.A Adoção da Pesquisa-Ação Colaborativa para Aprimoramento da Prática. 2005. (Seminário).
        8. VI Seminário de Linguas Estrangeiras.A Pesquisa-ação Colaborativa e o seu Impacto no Desenvolvimento Profissional de uma Professora de Inglês de uma Escola Pública Regular. 2005. (Seminário).
        9. Seminar on Primary Projects: Teaching through real life situations and genre. 2003. (Seminário).
        10. Seminário sobre o papel das aulas de inglês no contexto escolar. 2002. (Seminário).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (3)
          • Andréa Cristina Ulisses de Jesus ⇔ Douglas Tomácio Lopes Monteiro (7.0)
            1. TOMÁCIO, Douglas; JESUS, A. C. U. ; ANDREA, J.S ; ALMEIDA, D. B. ; RIBEIRO, I. O. ; ROCHA, K. C. R. ; GOMES, L. A. M. ; ALMEIDA, R. B.. Diversidade Discente e Currículo Unificado: (de)formações a partir de uma instituição (des)qualificadora.. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 2, p. 98-113, issn: 2595-8569, 2018.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            2. ULISSES, A.; Andrade, Celly. ; TOMÁCIO, Douglas ; Nonato, Eliene ; Joelma Andrade ; SILVA, N.. Ecos de um Quilombo: que teriam sujeitos quilombolas a dizer da educação que recebem?. Em: Aciomar Fernandes de Oliveira; Antonio Carlos Figueiredo Costa. (Org.). Relações étnicas: conexões possíveis. 1ed.Ibirité - MG. : Poesias Escolhidas Editora. 2018.v. 1, p. 13-126.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            3. TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade ; SILVA, P. G. Sobre construções do conhecimento: até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. Em: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, 2016.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            4. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva. História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. Em: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, 2016.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            5. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva ; SILVA, P. G.. Sobre construções do conhecimento: até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
            6. TOMÁCIO, Douglas; ULISSES, A. ; ANDRADE, Joelma Silva. Do caráter rigidamente fluido para a compreensão da história da educação: \'res fictae\' e \'res factae\' no constante redesenhar de fronteiras. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
            7. TOMÁCIO, Douglas; ANDRADE, Joelma Silva ; ULISSES, A.. História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

          • Andréa Cristina Ulisses de Jesus ⇔ Daniela Perri Bandeira (2.0)
            1. BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-235. v. 6, p. 87342-87354, issn: 2525-8761, 2020.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            2. BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. Em: Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização ? Conbalf 2019., v. I, p. 883-897, 2019.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

          • Andréa Cristina Ulisses de Jesus ⇔ Antonio Carlos Figueiredo Costa (1.0)
            1. OLIVEIRA, A. F. (Org.) ; COSTA, Antonio Carlos Figueiredo (Org.) ; SALLES, A. (Org.) ; ULISSES, A. (Org.) ; ANDRADE, C. (Org.) ; TOMACIO, D. (Org.) ; NONATO, E. (Org.) ; ABBATEPIETRO, F. (Org.) ; BRITO, J. E. (Org.). Relações étnicas. Conexões possíveis. 1ª ed. Ibirité: Poesias escolhidas, 2018. v. 500, p. 196.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




        Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04