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Solange Christina Carneiro Rodriguez

Mestre em Educação, Mestre Modelagem Matemática e Estatística, Especialização em Psicopedagoga Clínica e institucional, Gestão de Conflitos Psico-sociais , Educação Integral Integrada e Contabilidade Avançada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais , Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano e em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior . Possui experiência em Coordenação Pedagógica nos Cursos Superiores de Ciências Contábeis, Pedagogia, Pedagogia EAD, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Experiência em Gestão na área de Educação, com ênfase em Educação Ensino Superior. Coordenadora e Docente no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tutora da Universidade Vale do Sapucaí. Membro do NEPHES (Núcleo de Ensino Pesquisa em História Educação e Sociedade) da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8748866246053281 (12/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/Campanha. Rua Padre Natuzzi Centro 37400000 - Campanha, MG - Brasil Telefone: (035) 32612020
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. A INFLUENCIA CULTURAL NA EDUCACAO ESCOLAR DOS INDIGENAS XUCURU- KARIRI EM MINAS GERAIS
      Descrição: Os Xucurus-Kuriri que habitam o Sul de Minas Gerais é um povo indígena constituído pela associação de povos de duas etnias: os Xucuru e os Kariri e são naturais da cidade de Palmeira dos Índios em Alagoas. Inicialmente moradores da serra do Ororubá, terras que ofereciam recursos abundantes e necessários para a sobrevivência. Da mesma forma que ocorreu com os povos indígenas de outras etnias, os Xucuru- Kariri foram marcados por perseguições movidas por interesses econômicos de fazendeiros que, intentando ampliar seus domínios, apropriaram-se das terras ocupadas pelos indígenas. Este projeto tem por objetivo analisar elementos que constituem a formação escolar dos indígenas Xucuru-Kariri, considerando os mecanismos de construção das representações e apropriações culturais que vão sendo transmitidas de geração em geração e influenciam na educação nessa aldeia. Os Xucurus-Kuriri aqui referidos são os que habitam o Sul de Minas Gerais. Para tanto, fundamentar-se-á em Chartier (1991, 2002) e em Julia (2001). Serão realizadas entrevistas e observações de aulas e de apresentações culturais escolares, após aprovação da pesquisa de campo pela CONEP. Além disso, serão considerados nesse estudo, materiais digitais como: documentários sobre essa tribo e programas de TV disponíveis na rede internet; e materiais como: cantos, contos, arte, materiais didáticos, materiais colados em mural dessa escola, projeto pedagógico e planejamento escolar. Espera-se que possa contribuir para e educação de um modo geral e em especifico para a educação indígena.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Solange Christina Carneiro Rodriguez - Coordenador.
      Membro: Solange Christina Carneiro Rodriguez.
    2. 2016-Atual. Tecnologia da Linguagem e (re)existencia a escrita de si na materialidade digital
      Descrição: Tendo como discurso fundador Michel Pêcheux e a especificidade da sua articulação o entremeio com o materialismo histórico, a lingüística e a psicanálise, a Análise do Discurso possibilita o confronto de importantes noções para a compreensão do funcionamento dos sentidos em jogo para o processo de subjetivação, tomado por nós, nesta pesquisa, como um importante elemento para o qual devemos nos debruçar: como todo processo, este, o de subjetivar(-se) é impreciso e remoto ? sem início e sem fim. A partir disso, considerando que a prática de linguagem com e pela escrita é um processo essencialmente social, passível de ser observado em comunidades cujo valor dado à letra conduz o sujeito à diferentes constituições e lugares enunciativos, tomamos os processos de escrita no espaço digital como objeto desta pesquisa, voltando-nos para as práticas de escrita em aplicativos que permitem a produção de narrativas. Compreendemos que problematizar os processos de escrita que se produzem como materialidades digitais provocam, em si mesmos, outros desdobramentos pertinentes. Por se ocupar de estudar o discurso na relação entre linguagem e suas tecnologias produzindo diferentes efeitos de sentido na relação do sujeito com o conhecimento e a sociedade, vislumbramos alguns apontamentos específicos a partir do nosso objetivo geral: as práticas de escrita são afetadas pelos processos sociais que, inclusive, são constituídos por aquilo que se produz em termos de conhecimento humano/humanizatório, naturais e tecnológicos, entre outros aspectos. A partir disso, pretendemos empreender um percurso de pesquisa que objetiva, especificamente, (1) compreender os modos como a noção de tecnologia vem sendo articulada em práticas de escrita; e (2) de que modo as práticas de escrita, que se utilizam de ferramentas/instrumentos compreendidos como tecnologias, afetam e/ou mobilizam os processos de constituição de sentidos ? e, porque nossa posição analítica funda-se na compreensão de que língua(gem) e sujeito são indissociáveis, ou seja, estão em permanente relação de constituição ? e da constituição do sujeito afetado pela elaboração de si pela linguagem e suas formas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Christina Carneiro Rodriguez - Coordenador / Fernando Cesar Paulino Pereira - Integrante / Patrícia de Campos Lopes - Integrante / Maria Aparecida Dalt Vasconcelos - Integrante / Ana Carolina Sales Oliveira - Integrante / Diego Luís Silva - Integrante / Valdilene Fabrício de Menezes - Integrante / Renata Chrystina Bianchi de Barros - Integrante.
      Membro: Solange Christina Carneiro Rodriguez.
    3. 2016-Atual. Discurso da Escola em Tempo Integral- Significacoes e Deslocamentos
      Descrição: Analise do Discurso da Escola em Tempo Integral- Significações e Deslocamentos, Linguagem , história, sujeitos e ideologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Christina Carneiro Rodriguez - Coordenador.
      Membro: Solange Christina Carneiro Rodriguez.
    4. 2015-Atual. Escola em Tempo Integral perspectivas dos professores
      Descrição: A pesquisa destina-se ao levantamento de informações primárias dados junto à comunidade escolar para subsidiar o Programa Escola em Tempo Integral visando construir base de dados que possam subsidiar para a implementação da meta 06 do Plano Nacional de Educação, no que concerne ao Ensino Fundamental, nas esferas municipal e estadual, relativos à cidade de Campanha MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Christina Carneiro Rodriguez - Coordenador / Joana Beatriz Barros Pereira - Integrante / Samuel Vitor de Carvalho - Integrante.
      Membro: Solange Christina Carneiro Rodriguez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.Diversidade Racial e Cultural. 2016. (Seminário).
      2. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Oficina Diversidade fazendo Arte Africana e Indígena. 2016. (Seminário).
      3. 2º EREGE Encontro Regional de Gestão Empresarial. 2016. (Encontro).
      4. Mesa Redonda: Escola e Democracia.Discurso da Escola e Democracia. 2016. (Seminário).
      5. Mesa Redonda: O que é Educação.Sujeito e os Contextos Social, Cultural e Político. 2016. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. RODRIGUEZ, S. C. C.. PAINEL DA PESQUISA E EXTENSÃO DA PEDAGOGIA CAMPANHA/2018. 2018. (Outro).. . 0.
      2. RODRIGUEZ, S. C. C.. Dia D- Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Outro).. . 0.
      3. RODRIGUEZ, S. C. C.. Simpósio Internacional Transdisciplinar em História, Processos Gerencias e Pedagogia. 2018. (Congresso).. . 0.
      4. RODRIGUEZ, S. C. C.. Visita Técnica à aldeia Xucuru Kariri. 2016. (Outro).. . 0.
      5. RODRIGUEZ, S. C. C.. Jornada Acadêmica da Graduação em Ciências Contábeis. 2012. (Outro).. . 0.
      6. RODRIGUEZ, S. C. C.. Jornada Acadêmica da Graduação em Ciências Contábeis. 2011. (Outro).. . 0.
      7. RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana Científico-Cultural de Contabilidade. 2010. (Outro).. . 0.
      8. RODRIGUEZ, S. C. C.. Semana Científico-Cultural de Contabilidade. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01