Lattes UEMG

Tania Rezende Silvestre Cunha

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus da Fundação Educacional de Ituiutaba-MG - FEIT (1984). Possui Especialização em Didática do Magistério do 3º Grau pela Universidade de Franca - UNIFRAN (1986) e Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2000). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2011). Possui Pós Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU (2019). Foi professora da Fundação Educacional de Ituiutaba - FEIT (2002-2014). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG , Unidade Ituiutaba.Foi membro do Neiap da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, educação infantil, Didática, Literatura infantil, Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, educação de jovens e adultos, educação infantil, Gestão democrática, Didática, Psicologia Educacional e Educação Inclusiva. Atuou por 33 anos na Educação Básica. Foi professora alfabetizadora por 9 anos (1985-1993), diretora de uma escola municipal de educação infantil por 9 anos, assessora pedagógica na Secretaria Municipal De Educação do município de Ituiutaba de 2005 a 2008, Coordenadora das Creches e da Educação Infantil na zona urbana e rural da Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba de 1994 a 1996, coordenadora do CEMAP (Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Professores do município de Ituiutaba) por 4 anos ( 2005 à 2008). Atuou como pedagoga de ensino na Superintendência Regional de Ensino na década de 1990, como Coordenadora do programa Vídeo Escola na década de 1990, como Coordenadora da Rede Nacional de Formação de Professores (RENAFOR). Pesquisadora do CNPq no grupo de pesquisa História da Alfabetização: Lugares de formação, Cartilhas e Modos de fazer, atuando na linha de HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. É líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E INCLUSÃO (GEPEI), certificado pelo CNPq. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia da UEMG- Unidade Ituiutaba em 2018 e 2019. Foi Tutora da Pós graduação (especialização) em EAD: Docência na Educação Infantil de maio de 2018 à dezembro de 2019, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como tutora da Pós -graduação Ciências é 10 em EAD pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Coordenadora do NAPP/ Núcleo de Apoio Pedagógico do curso de Pedagogia da Uemg-unidade Ituiutaba. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3865628617333139 (09/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Educacional de Ituiutaba-MG - FEIT. Rua Vereador Geraldo Moises da Silva, s/nº - Campus Universitário Setor Universitário 38302-192 - Ituiutaba, MG - Brasil - Caixa-postal: 431 Telefone: (34) 32719900 Ramal: 9927 Fax: (34) 32719970 URL da Homepage: www.ituiutaba.uemg.br/biologia
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2018-2019. Pesquisando a RODA DE CONVERSA E O DIALOGO INTERATIVO na educacao infantil e ensino fundamental I como recurso pedagogico modificador de Comportamento social no enfrentamento contra o BULLYING em uma escola municipal de Ituiutaba Minas Gerais
      Descrição: Esta pesquisa é de caráter qualitativo e nos aproximará da realidade do bullying através das rodas de conversa e dos diálogos interativos a serem realizados com os alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Machado de Assis. Será utilizada a técnica de grupo focal junto aos alunos, com o objetivo de escutá-los em relação a determinada temática. Neste caso, a violência emocional, a discriminação e a intimidação (bullying) no ambiente escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / KARINNE SOUZA SANTOS - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    2. 2018-2019. Pesquisando a Roda de Conversa e o Dialogo Interativo no ensino fundamental I e II como recurso pedagogico modificador de comportamento social no enfrentamento contra a AUTO MUTILACAO na maior escola publica municipal de Ituiutaba/MG
      Descrição: A pratica da auto mutilação é hoje uma realidade extremamente preocupante no interior das escolas públicas da cidade de Ituiutaba, causando depressão, ansiedade, estresse, perda de auto- estima, problemas de se relacionar, abuso de drogas e álcool. Pouco sabemos sobre essa prática. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar o fenômeno da auto mutilação entre os alunos do ensino fundamental do turno matutino, da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a partir dos tipos de preconceitos, intimidações, sentimentos e conseqüências da experiência; e avaliar a efetivação das rodas de conversa como estratégia de resolução não violenta de conflitos em situações envolvendo a auto mutilação na referida escola, bem como descobrir as melhores intervenções para a prevenção deste ato, além de fornecer dados estatísticos para uma maior intervenção da sociedade, e do poder público no sentido de ajudar a escola a diminuir estas situações. A auto mutilação está presente em várias escolas, em todo o nosso país e, possivelmente em todo o mundo, independente de cultura e níveis sociais. Uma das conclusões que chegamos através das rodas de conversas que nos motivou a desenvolver esse projeto foi que as crianças e adolescentes que tem falta de limite no seio familiar, ausência de valores; punição físicas; exposição a ambientes violentos que se utiliza de agressividade e de explosão para a solução de conflitos e sobretudo a violência sexual e/ou abuso sexual, são fatores que os induz a praticarem a auto mutilação. Um dado que nos preocupa que percebemos também nas rodas de conversa é como a prática da auto mutilação é ignorada pelos docentes e gestores. Entendemos que esse projeto de iniciação científica é de fundamental importância para a conscientização dos discentes e docentes da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, pois a roda de conversa é um momento que oportuniza o diálogo entre os pares, ou seja, entre os alunos. Através desse diálogo forma-se uma conscientização não só coletiva mas também individual. Pretendemos que ao término desse projeto em dezembro desse ano os discentes e docentes possam compreender melhor o fenômeno da auto mutilação e as ações praticadas na escola possam ter diminuído drasticamente. Devido a sua importância esse é um projeto a ser desenvolvido a longo prazo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    3. 2017-2018. Praticas artisticas e musicais como forca potente na revelacao de dificuldades de aprendizagem e socializacao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Priscila Queiroz Messias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    4. 2017-2018. Pesquisando a Roda de Conversa e o Dialogo Interativo na Educacao Infantil e Ensino Fundamental I como Recurso Pedagogico Modificador de Comportamento Social no enfrentamento contra o Bullying em Uma Escola Municipal de Ituiutaba Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Clara Franco Gomes - Integrante / Isabella Fernanda Pereira Dantas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    5. 2017-2018. Pesquisando a Roda de Conversa e o Dialogo Interativo na Educacao infantil e ensino fundamental I como recurso pedagogico modificador de Comportamento social no enfrentamento contra o Bullying em uma escola municipal de Ituiutaba Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Clara Franco Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    6. 2017-2018. AVERIGUANDO AS PERCEPCOES DOS PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PUBLICA DE ITUIUTABA EM RELACAO AO BULLYING
      Descrição: A relevância social desta pesquisa está em entender como os pais dos adolescentes do ensino fundamental II, compreendem e percebem o fenômeno bullying, no ambiente escolar de seus filhos, para que a instituição, de posses dos dados obtidos pela pesquisa possa atuar concretamente no cotidiano desta instituição em um futuro próximo e com a ajuda dos pais transformar assim sua realidade. Levando em consideração que a Escola Municipal Machado de Assis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, é a maior instituição escolar do município de Ituiutaba, acreditamos que esta pesquisa, poderá ajudar e orientar o poder público municipal, na execução das ações das políticas públicas para os próximos anos nas escolas públicas municipais na cidade de Ituiutaba. Ao encerrarmos essa pesquisa em fevereiro de 2019, teremos dados substanciais e importantíssimos para apresentarmos à direção da escola, aos docentes e discentes, aos pais e aos poderes públicos municipais e estaduais como a Secretaria Municipal de Edu-cação e a Superintendência Regional de Ensino para auxilia-los na elaboração de políti-cas públicas para combater o bullying nas instituições escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Laura Almeida Diniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    7. 2016-2017. Pesquisando a Roda de Conversa e o Dialogo Interativo na Educacao Infantil e Ensino Fundamental I como Recurso Pedagogico Modificador de Comportamento Social no enfrentamento contra o Bullying em Uma Escola Municipal de Ituiutaba Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Clara Franco Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    8. 2016-2017. Pesquisando a Roda de Conversa e o Dialogo Interativo na Educacao Infantil e Ensino Fundamental I como Recurso Pedagogico Modificador de Comportamento Social no enfrentamento contra o Bullying em Uma Escola Municipal de Ituiutaba Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Livia Soares Feo Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    9. 2016-2017. Averiguando as Percepcoes dos Docentes do Turno Vespertino da Maior Escola Municipal de Ituiutaba/MG em relacao ao Bullying
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Laura Almeida Diniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    10. 2015-2016. Averiguando as percepcoes dos educadores de uma escola municipal em Ituiutaba em relacao ao bullying
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Laura Almeida Diniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    11. 2015-2016. Pesquisando a roda de conversas e o dialogo interativo na educacao infantil e no ensino fundamental I como recurso pedagogico modificador de comportamento social no enfrentamento contra o bullying em uma escola municipal de Ituiutaba MG
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante / Luana Franco Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    12. 2014-2015. Compreendendo e enfrentando o bullying na educacao infantil na Escola Municipal Machado de Assis/ Ituiutaba
      Descrição: Esta pesquisa é de caráter qualitativo e nos aproximará da realidade do bullying através das rodas de conversa, e de diálogos a serem realizados com os alunos da educação infantil da Escola Municipal Machado de Assis. Está sendo utilizada a técnica de grupo focal junto aos alunos, com o objetivo de escutá-los em relação a temática escolhida para esta pesquisa. Neste caso, a violência, a discriminação e a intimidação (bullying) no ambiente escolar. Serão realizadas rodas de conversa, com cada turma de 40 alunos, da EDUCAÇÃO INFANTIL, do turno vespertino da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Os objetivos desta pesquisa são investigar, analisar e compreender as situações de violência entre pares no corpo discente, desvelando suas significações na tentativa de combatê-las futuramente e reduzir sua continuidade, conhecer e analisar o fenômeno bullying entre os alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no turno vespertino, da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a partir dos tipos de preconceitos, intimidações, sentimentos e conseqüências da experiência, além de descobrir através das rodas de conversa as melhores intervenções, para a prevenção deste ato. Em 2013, foram desenvolvidas várias atividades na Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, com o intuito de discutir esta temática nas rodas de conversas com alunos dos turnos matutino e vespertino. A partir desta trajetória, identificamos o bullying como um tipo de violência recorrente no ambiente escolar. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar o fenômeno bullying entre os alunos da educação infantil, do turno vespertino, da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a partir dos tipos de preconceitos, intimidações, sentimentos e conseqüências da experiência; e avaliar a efetivação das rodas de conversa como estratégia de resolução não violenta de conflitos em situações envolvendo bullying na referida escola, bem como descobrir as melhores intervenções para a prevenção deste ato, além de fornecer dados estatísticos para uma maior intervenção da sociedade, e do poder público no sentido de ajudar a escola a diminuir estas situações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante / Luana Franco Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    13. 2014-2015. Bullying: compreende-lo para enfrenta-lo
      Descrição: Esse projeto de pesquisa procurou compreender como o bullying acontece para que possamos enfrenta-lo com muita eficácia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante / Luana Franco Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    14. 2013-2015. Caminhos e interfaces da Formacao continuada no Triangulo Mineiro
      Descrição: O presente projeto de PESQUISA é fruto do envolvimento COLETIVO de docentes e discentes da UFU como também das redes públicas de ensino de Uberlândia. A Universidade Federal de Uberlândia conhecida como UFU foi criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, oferece atualmente 60 cursos de graduação, 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão. Neste contexto, a perspectiva deste projeto de pesquisa é interdisciplinar que tem como prioridade mapear, analisar, redefinir as propostas a formação continuada de educadores, realizadas no Triângulo Mineiro nos últimos 15 anos. O grupo de pesquisadores atua em vários projetos geridos com o auxílio da PROEX-Pro-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, todos ligados de à ?Formação Continuada? de Profissionais do Ensino Básico. Elaborar este projeto não foi uma tarefa difícil, pois já era desejo do grupo, mapear, avaliar e redirecionar as práticas de formação continuada na nossa região, uma vez que temos docentes no grupo de pesquisa que atuam há mais de vinte anos formando professores tanto nos cursos de licenciaturas como na pós-graduação, e em cursos de extensão... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Integrante / Francisca Izabel Pereira Maciel - Integrante / ANDREIA DEMETRIO JORGE MORAES - Integrante / SONIA MARIA SANTOS - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    15. 2013-2014. COMPREENDENDO O BULLYING PARA ENFRENTA-LO: ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS NO MUNICIPIO DE ITUIUTABA/MG
      Descrição: A pratica do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, é uma forma de abuso psicológico, físico e social. No ambiente escolar se referem às agressões de caráter físico causando depressão, ansiedade, estresse, perda de auto- estima, problemas de se relacionar, abuso de drogas e álcool. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar o fenômeno bullying entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental do turno vespertino, da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a partir dos tipos de preconceitos, intimidações, sentimentos e conseqüências da experiência; e avaliar a efetivação das rodas de conversa como estratégia de resolução não violenta de conflitos em situações envolvendo bullying na referida escola, bem como descobrir as melhores intervenções para a prevenção deste ato, além de fornecer dados estatísticos para uma maior intervenção da sociedade, e do poder público no sentido de ajudar a escola a diminuir estas situações. O Bullying está presente em todas as escolas, sem exceções, em todo o nosso país e, possivelmente em todo o mundo, independente de cultura e níveis sociais. Uma das conclusões que chegamos através das rodas de conversas foi que as crianças que tem falta de limite no seio familiar, ausência de valores; punição físicas; exposição a ambientes violentos que se utiliza de agressividade e de explosão para a solução de conflitos e sobre tudo a falta de supervisão dos pais, são as mais propensas a praticarem bullying. Um dado que nos preocupa e que percebemos também nas rodas de conversa é como a prática do bullying é entendido por muitos como ?algo? normal, sem maiores consequências. Entendemos que esse projeto de iniciação científica é de fundamental importância para a conscientização dos alunos da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, pois a roda de conversa é um momento que oportuniza o diálogo entre os pares, ou seja, entre os alunos. Através desse diálogo forma-se uma conscientização não só coletiva mas também individual. Pretendemos que ao término desse projeto em dezembro desse ano os discentes possam compreender melhor o conceito de bullying e as ações praticadas na escola possam ter diminuído drasticamente. Devido a sua importância esse é um projeto que pretendemos continuar em 2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    16. 2013-2014. Conhecendo e Identificando o bullying no ensino medio na Escola Municipal Machado de Assis no municipio de Ituiutaba/MG
      Descrição: Esse é um projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG, que tem por objetivo conhecer e identificar em quais espaços e como o bullying ocorre na maior escola pública da zona urbana da rede municipal de Ituiutaba/MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / kimberlli Silva Ferreira de Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    17. 2013-2013. CONHECENDO E IDENTIFICANDO O BULLYING NO ENSINO MEDIO NA ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS NO MUNICIPIO DE ITUIUTABA/MG
      Descrição: O bullying é hoje um sério e grave problema a ser enfrentado, na sociedade brasileira, que se manifesta em formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou mais indivíduo, contra outro(s), causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor, angústia, medo, entre outros. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência. Os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. As vítimas de intimidação e chantagem recorrente do bullying, são normalmente indivíduos sem defesas, incapazes de reagir e de baixa auto estima. Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores da nossa sociedade, mas principalmente na escola. As poucas pesquisas existente nessa área, mostram que o bullying é uma prática realizada em vários países. Há, ainda, escolas que negam a existência deste tipo de prática entre seus alunos, não o enfrentando, ou mesmo desconhecendo a existência deste problema.A principal justificativa para se criar um projeto para conhecer e identificar o bullying na Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, no município de Ituiutaba/ MG, está em compreender como o fenômeno bullying acontece no dia a dia da escola, e a porcentagem de alunos que sofrem esta violência na Escola Municipal Machado de Assis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, para que a instituição escolar, de posses dos dados obtidos pela pesquisa possa atuar concretamente no cotidiano desta instituição em um futuro próximo, transformando assim sua realidade. Levando em consideração que a Escola Municipal Machado de Assis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, é a maior instituição escolar do município de Ituiutaba, acreditamos que esta pesquisa, poderá ajudar e orientar o poder público municipal, na execução das ações das políticas públicas para os próximos anos nas escolas municipais. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar, analisar e compreender as situações de violência entre pares no corpo discente, desvelando suas significações na tentativa de combatê-las futuramente e reduzir sua continuidade. Utilizamos como recurso metodológico um questionário com perguntas objetivas, para que todos os 500 (quinhentos) alunos do Ensino Médio do turno matutino da referida escola respondessem e através da tabulação e análise dos dados obtidos possamos ter ações concretas para diminuirmos e erradicarmos essa prática no interior da escola. De acordo com os resultados parciais já obtido por nós podemos observar que uma grande porcentagem de alunos que já responderam o questionário disseram sentir-se felizes ao praticar bullying com o colega. Além de se sentirem felizes também se sentiram bem ao praticar essa ação. Outro dado demonstrado e muito preocupante para nós foi percebermos que o cyberbullying (bullying virtual), já é uma prática existente entre os alunos da escola e muitos consideram uma atitude ?normal? sem graves consequências. Ao término da pesquisa os dados e as porcentagens obtidas nos ajudarão e nos orientarão nas ações imediatas e futuras para que possamos mudar a realidade hoje existente na escola em relação ao bullying. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Anderson Martins de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    18. 2012-2013. IDENTIFICANDO E ENFRENTANDO O BULLYING NA ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS NO MUNICIPIO DE ITUIUTABA/MG
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar o fenômeno bullying entre os alunos do primeiro ao quinto ano do turno vespertino, da Escola Municipal Machado de Assis, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a partir dos tipos de preconceitos, intimidações, sentimentos e conseqüências da experiência; e avaliar a efetivação das rodas de conversa como estratégia de resolução não violenta de conflitos em situações envolvendo bullying na referida escola, bem como descobrir as melhores intervenções para a prevenção deste ato nessa faixa etária, além de fornecer dados estatísticos para uma maior intervenção da sociedade, e do poder público no sentido de ajudar a escola a diminuir estas situações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Isabella Fernandes Muniz - Integrante / Maria Elisa Fratari Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    19. 2012-2013. Identificando e enfrentando o bullying no ensino medio na Escola Municipal Machado de Assis no municipio de Ituiutaba/MG
      Descrição: Esse projeto de pesquisa teve por objetivo trabalhar o bullying no interior da maior escola pública municipal da rede de ensino de Ituiutaba.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Isabella Fernandes Muniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    20. 2012-2012. IDENTIFICANDO E ENFRENTANDO O BULLYING NA ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS NO MUNICIPIO DE ITUIUTABA/MG
      Descrição: Esse projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no ano de 2012, na Escola Municipal Machado de Assis de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, no município de Ituiutaba/MG, Pontal do Triangulo Mineiro com os 700 alunos, do turno matutino, das séries finais do ensino fundamental (sétimo ao nono ano),tendo como objetivo desvelar como os alunos compreendem o bullying e também identificá-lo no contexto escolar para podermos enfrentá-lo e consequentemente aboli-lo de nosso cotidiano. Foi feito uma pesquisa com todos os 700 alunos através da qual constatamos informações importantes, como o local que mias se pratica bullying na escola, foi possível fazer um levantamento do perfil do aluno que mais sofre e que mais pratica bullying. De posses desses dados poderemos realizar atividades futuras no interior da escola para inibir esse ato tão prejudicial ao ser humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Coordenador / Dinair Tomaz Dutra de Andrade - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de Apoio À Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.
    21. 2004-2006. Desenvolvimento Profissional: Saberes e praticas de alfabetizadoras
      Descrição: Esta pesquisa representa o esforço de um grupo de estudiosos e pesquisadores do Núcleo de Alfabetização e Educação Infantil/NEIAPE/EDI com mais de 10 anos de existência, inicialmente como núcleo de extensão e estudos atuando em 22 municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Hoje reconhecido como núcleo de ensino, pesquisa e extensão atuando no curso de pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação, Núcleo este que compõe a linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Com ela pretende-se investigar como os alfabetizadores egressos do curso de pedagogia da UFU desenvolve-se profissionalmente, que saberes e práticas permeiam sua atuação na prática, ou seja, quem são, o que pensam e o que sabem fazer os/as alfabetizadores/as que atuam no contexto da Educação Pública Municipal de Uberlândia. Para tanto, o olhar dos investigadores pauta-se na figura e fala desses/as alfabetizadores/as para, inicialmente, desvelar pontos relacionados à sua visão de formação básica e competência profissional frente às limitações e as condições de trabalho na esfera pública e, a seguir, focalizar suas práticas pedagógicas consideradas como bem sucedidas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Rezende Silvestre Cunha - Integrante / Sônia Maria dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Tania Rezende Silvestre Cunha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (19)
    1. PREMIAÇÃO PAEX, PAEX- PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO DA UEMG PAEx/UEMG EDITAL Nº 01/2018.. 2018.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    2. Classificação em 1º lugar na vaga 66 do Edital Nº 020/2018 para a Designação de Professores de Educação Superior da UEMG- Unidade Ituiutaba., UEMG.. 2018.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    3. Classificação em 1º lugar na vaga 78 do Edital Nº 020/2018 para a Designação de Professores de Educação Superior da UEMG- Unidade Ituiutaba., UEMG.. 2018.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    4. Classificação em 1º lugar na vaga 81 do Edital Nº 020/2018 para a Designação de Professores de Educação Superior da UEMG- Unidade Ituiutaba., UEMG.. 2018.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    5. Homenagem intitulada " Ajudou a preparar mentes do futuro, mas também pessoas com ética e solidariedade, nossa homenagem!, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 2017.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    6. PREMIAÇÃO PAEX, PAEX- PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO DA UEMG PAEx/UEMG EDITAL Nº 01/2017.. 2017.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    7. Escola Destaque de 2013 no II Simpósio Internacional de Educação, por meio do projeto intitulado "Conhecendo e Identificando o Bullying no Ensino Médio na Escola Municipal Machado de Assis no Municípi, Lima Ribeiro Consultoria e Assessoria - UNESCO.. 2013.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    8. Destaque de 2013 no II Simpósio Internacional de Educação, por meio do projeto intitulado "Compreendendo o Bullying para enfrentá-lo: Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba/MG, Lima Ribeiro Consultoria e Assessoria - UNESCO.. 2013.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    9. Escola Destaque de 2013 no II Simpósio Internacional de Educação, por meio do projeto intitulado "Educação Emocional na Escola, o Educando Aprendendo Novas Formas de Ser e Conviver", Lima Ribeiro Consultoria e Assessoria - UNESCO.. 2013.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    10. Escola Destaque 2012 no I Simpósio Internacional de Educação, por meio do projeto intitulado "Identificando e Enfrentando o Bullyng na Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba/MG, Lima Ribeiro Consultoria Assessoria - UNESCO.. 2012.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    11. Concurso para professor substituto - 2º lugar - FACIP/UFU, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal.. 2011.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    12. Concurso Público para Especialista - 1º lugar, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 2003.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    13. Concurso Público da SEE-MG - Cargo de Especialista da Educação Superior - 7º Lugar, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.. 2002.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    14. Concurso Público nº 01/2001, Especialista em Educação, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 2002.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    15. Sócio Honorário do Rotary Club de Ituiutaba 16 de Setembro, Rotary Club de Ituiutaba 16 de Setembro.. 2001.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    16. Homenagem Especial - Melhores 98/99, Associação de Imprensa e Cultura do Triângul Mineiro e Alto Paranaíba - AITMAP e Diário Regional.. 1999.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    17. Concurso Público para P2 - 1º lugar, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 1998.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    18. Aprovada para professor III - Área de Magistério, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 1993.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.
    19. Concurso Público para Pl - 1º lugar, Prefeitura Municipal de Ituiutaba.. 1991.
      Membro: Tânia Rezende Silvestre Cunha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (204)
    1. Aula inaugural do curso de Pós -Graduação Lato Sensu. 2018. (Encontro).
    2. Curso Introdução em EAD para docentes. 2018. (Oficina).
    3. III Congresso étnico-racial: vozes da diversidade. 2018. (Congresso).
    4. IX Encontro Mineiro sobre investigação na escola. 2018. (Encontro).
    5. IX Encontro Mineiro sobre investigação na escola. 2018. (Encontro).
    6. Jornada Pedagógica: a escola dos meus sonhos. 2018. (Outra).
    7. Deixa eu dançar, pro meu corpo ficar odara:Dança afro-brasileira. 2017. (Oficina).
    8. Etnomatemática e História da matemática: jogos e relações culturais. 2017. (Oficina).
    9. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: repensar a História da Educação, pensar a política na História da Educação - UFU. Percursos Históricos da Alfabetização no período de 1957 a 1971. 2017. (Congresso).
    10. Projeto Rodas de ConverSamba: Não deixe o samba morrer- entrelaçando cultura e educação. 2017. (Oficina).
    11. Seminário Regional de Inclusão do Pontal: Globalização e Diversidade e iii IIIII. 2017. (Seminário).
    12. 5º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - SERIPI - FTM/UEMG/IFTM/FACIP/UFU.Somos todos iguais nas próprias diferenças: educação emocional na escola. 2016. (Seminário).
    13. 5º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - SERIPI - FTM/UEMG/IFTM/FACIP/UFU.A roda de conversa na educação infantil e ensino fundamenal I como recurso pedagógico modificador do Comportamento social no enfrentamento contra o BULLYING em uma escola municipal de Ituiutaba Minas Gerais. 2016. (Seminário).
    14. 5º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - SERIPI - FTM/UEMG/IFTM/FACIP/UFU.Averiguando as percepções dos educadores de uma Escola Municipal em Ituiutaba em relação ao Bullying. 2016. (Seminário).
    15. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - COLUBHE. História oral entre o status de metodologia e a técnica. 2016. (Congresso).
    16. XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Somos todos iguais nas próprias diferenças: educação emocional na escola. 2016. (Seminário).
    17. XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Averiguando as percepções dos educadores de uma escola municipal em Ituiutaba/MG em relação ao bullying. 2016. (Seminário).
    18. XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar - 30h. 2016. (Seminário).
    19. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência - Interações, Mediação e (RE) Conhecimento.Roda de Conversa A Inclusão no Processo Educacional. 2015. (Outra).
    20. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência - Interações, Mediação e (RE) Conhecimento.Monitora. 2015. (Outra).
    21. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência - Interações, Mediação e (RE) Conhecimento.Roda de Conversa Universidade e Escola: Um Diálogo Possível, .... 2015. (Outra).
    22. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência - Interações, Mediação e (RE) Conhecimento.Roda de Conversa Educação na e para a Diversidade. 2015. (Outra).
    23. III SEPPES - Seminário de Prática Educativa e Estágio Supervisionado e I Seminário do Pibid Pedagogia e Interdisciplinar: Relação universidade-escola: aproximação e diálogos - FACIP/UFU - 30h. 2015. (Seminário).
    24. III SEPPES - Seminário de Prática Educativa e Estágio Supervisionado e I Seminário do Pibid Pedagogia e Interdisciplinar: Relação universidade-escola: aproximações e diálogos - FACIP/UFU.Bullying: Pesquisando as intervenções pedagógicas como instrumento de comportamento social. 2015. (Seminário).
    25. Seminário Estadual de Formação Inicial e Continuada pela REDE/UFU de Formação de Professores em parceria com FACED/UFU, PACTO ENSINO MEDIO-MEC, PROEX/UFU e PROGRAD/UFU. 2015. (Seminário).
    26. XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. 2015. (Congresso).
    27. XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. "Práticas de alfabetização vivenciadas no Grupo Escolar Clóvis Salgado no período de 1957-1971". 2015. (Congresso).
    28. 4º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/UEMG Unidade Ituiutaba/IFTM-ITBA/FACIP-UFU. 2014. (Seminário).
    29. 4º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/UEMG Unidade Ituiutaba/IFTM-ITBA/FACIP-UFU.Bullying: compreendê-lo para enfrenta-lo. 2014. (Seminário).
    30. 4º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/UEMG Unidade Ituiutaba/IFTM-ITBA/FACIP-UFU.Bullying: compreendê-lo para enfrenta-lo. 2014. (Seminário).
    31. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Compreendendo e enfrentando o bullying: educação emocional na escola, o educando aprendendo novas formas de ser e conviver. 2013. (Seminário).
    32. 3º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Compreendendo o bullying para enfrentá-lo. 2013. (Seminário).
    33. 3º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Conhecendo e Identificando o Bullyng no ensino médio na Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba/MG. 2013. (Seminário).
    34. 3º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Bullying: Educação emocional na escola, o educando aprendendo novas formas de ser e conviver. 2013. (Seminário).
    35. 3º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Bullying: Educação emocional na escola, o educando aprendendo novas formas de ser e conviver. 2013. (Seminário).
    36. CONAE - Conferência Municipal de Educação de Ituiutaba. 2013. (Outra).
    37. CONAF - 2014 - Conferência Municipal de Educação de Ituiutaba. 2013. (Outra).
    38. Encontro Municipal de Educação: O Contexto Escolar como espaço de sociabilidade e cultura, oferecido pelo CEMAP/SMEEL, em parceria com FACIP/UFU - 4h. 2013. (Encontro).
    39. II Simpósio Internacional de Educação.Educação Emocional na Escola, o Educando Aprendendo Novas Formas de Ser e Conviver. 2013. (Simpósio).
    40. II Simpósio Internacional de Educação.Conhecendo e Identificando o Bullyng no Ensino Médio na Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba/MG. 2013. (Simpósio).
    41. II Simpósio Internacional de Educação.Compreendendo o Bullyng para enfrentá-lo: Escola Municipal Machado de Assis no município de Ituiutaba/MG. 2013. (Simpósio).
    42. IX Jornada Científica - Pesquisa e Ensino: Tendências e Perspectivas - FTM - 3h.Compreendendo e enfrentando o bullying: educação emocional na escola, o educando aprendendo novas formas de ser e conviver. 2013. (Outra).
    43. Palestra: "A Escola na Era Digital", ministrada pela Professora Guilhermina Jardim, oferecida pelo CEMAP/SMEEL - 4h. 2013. (Outra).
    44. Seminário de Estudos e Pesquisas - 2013, promovido pelo NEPE-FACIP - 2h.Participou como ouvinte da palestra "Laicidade e Educação na Modernidade" , ministrada por José Antonio Moreno Afonso. 2013. (Seminário).
    45. Seminário de Estudos e Pesquisas - promovido pelo NEPE-FACIP -. 2013. (Seminário).
    46. 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Identificando e enfrentando o Bullyng na Escola Municipal Machado de Assis no município de Ituiutaba - MG. 2012. (Seminário).
    47. 2º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/FEIT/IFTM-ITBA/FACIP-UFU.Identificando e enfrentando o bullying no ensino Fundamental e Médio na Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba/MG. 2012. (Seminário).
    48. 2º Seminário Regional Integrado de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/FEIT/IFTM-ITBA/FACIP-UFU.Identificando e enfrentando o Bullyng na Escola Municipal Machado de Assis no município de Ituiutaba - MG. 2012. (Seminário).
    49. II Seminário de Acompanhamento de Atividades PIBID/FACIP - 12h. 2012. (Seminário).
    50. II Seminário Regional das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Identificando e enfrentando o bullying do primeiro ao sexto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Machado de Assis no Município de Ituiutaba - MG. 2012. (Seminário).
    51. Roda de Debates sobre Políticas de Ações Afirmativas.Inclusão produtiva: necessidades especiais e baixa escolarização. 2012. (Outra).
    52. Seminário Encerramento - Proletramento, Aprendizagem Escolar, Programa de Formação Continuada e Renafor II - Palestrante Prof. Dr. José Pacheco - Portugal. 2012. (Seminário).
    53. VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil e EJA: Práticas de Leitura e de Escrita na Constituição do Sujeito - FACED/UFU - 40h. 2012. (Congresso).
    54. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.História da Alfabetização de Ituiutaba: Vivências no Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado - 1957-1971. 2011. (Seminário).
    55. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Mesa Coordenada. 2011. (Seminário).
    56. 1º Seminário Regional de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro - FTM/FEIT/IFTM-ITBA/FACIP-UFU.História da alfabetização de Ituiutaba: Vivências no grupo escolar Governador Clóvis Salgado. 2011. (Seminário).
    57. II Encontro Coletivo "Transformando a Realidade: Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade", com o Prof. Silvio Gallo no Curso Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - 4h. 2011. (Outra).
    58. II Jornada Científica do Curso de Pedagogia, promovida pelo curso de Pedagogia da FEIT.Apresentou a tese de doutorado intitulada "História das alfabetizadoras do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado 1957-1971. 2011. (Outra).
    59. Oficina "Interdisciplinaridade" do Curso de Graduação em Pedagogia da FACIP/UFU - 4h. 2011. (Oficina).
    60. XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar - FACED/UFU - 26h. 2011. (Seminário).
    61. Terceiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2010. (Outra).
    62. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: polítcas e práticas educacionais".A prática dos professores alfabetizadores no munícipio de Ituiutaba. 2010. (Encontro).
    63. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais". 2010. (Encontro).
    64. III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 Anos do nacimento de John Dewey.Professores alfabetizadores no município de Ituiutaba - MG e seus desafios. 2009. (Simpósio).
    65. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. 2009. (Congresso).
    66. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste "Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI".Professores alfabetizadores da rede municipal de Ituiutaba. 2009. (Encontro).
    67. V Fórum EJA do Pontal do Triângulo Mineiro Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Outra).
    68. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2008. (Outra).
    69. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2008. (Outra).
    70. Debate: Ética e valores pessoais. 2008. (Outra).
    71. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.A Inclusão Escolar: por que nas escolas públicas regulares, é incomum encontrar alunos com necessidades educativas especiais?. 2008. (Encontro).
    72. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Uma experiência voltada para ampliar os horizontes do aluno. 2008. (Encontro).
    73. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.PRAEME - Uma proposta de educação cidadã e solidária. 2008. (Encontro).
    74. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Estágio de observação e regência no ensino fundamental. 2008. (Encontro).
    75. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Relato de experiência da realização de estágio supervisionado no ensino fundamental da rede pública de ensino em Uberlândia-MG. 2008. (Encontro).
    76. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Alfabetização de alunos deficientes mentais incluidos na rede pública de ensino. 2008. (Encontro).
    77. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Alfabetização de idosos e a presença do sentimento de auto-estima. 2008. (Encontro).
    78. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Jogar aprendendo: contribuição dos jogos no processo de letramento. 2008. (Encontro).
    79. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Novas tecnologias: da formação docente à prática de sala de aula. 2008. (Encontro).
    80. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.O desafio da inclusão no âmbito escolar. 2008. (Encontro).
    81. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.O impacto dos ritmos biológicos nos processos de inclusão / exclusão escolar. 2008. (Encontro).
    82. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Disgrafia: um desafio para os educadores. 2008. (Encontro).
    83. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Dislexia: dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita por estudantes matriculados na APAE - Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Serra do Salitre-MG. 2008. (Encontro).
    84. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Da teoria à prática do estágio supervisionado em geografia; vivências no ensino fundamental. 2008. (Encontro).
    85. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares - ENESCPOP.Da teoria a prática: a vivência do estágio supervisionado em Geografia. 2008. (Encontro).
    86. I Simpósio Internacional: Política, Gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.O desenvolvimento dos alunos das séries iniciais da rede pública municipal de Ituiutaba-MG. 2008. (Simpósio).
    87. I Simpósio Internacional de Educação: política, gestão e educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Cartilhas e métodos de alfabetização: memória e representação no município de Ituiutaba de 1907 a 1950. 2008. (Simpósio).
    88. Oficina: Pedagogia de Projetos. 2008. (Outra).
    89. Palestra: A educação a serviço do amor - Pais brilhantes X professores fascinantes. 2008. (Outra).
    90. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania. 2008. (Congresso).
    91. 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2007. (Outra).
    92. II Encontro dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Brasileiras. 2007. (Encontro).
    93. I Simpósio de Letras e Educação de Tupaciguara. 2007. (Simpósio).
    94. Programa de Formação Continuada para Docentes - Eixo temático 01: linguagens e culturas.Pedagogia de Projetos: diferentes linguagens e áreas do conhecimento. 2007. (Outra).
    95. V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil: alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos. A importância do Microcentro na formação continuada dos professores da Escola Ativa. 2007. (Congresso).
    96. V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil: alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos. Educação para o pensar: o resultado visível nos alunos da rede municipal de Ituiutaba. 2007. (Congresso).
    97. V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil: alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos. Implantação e implementação dos conselhos escolares nas escolas municipais de Ituiutaba. 2007. (Congresso).
    98. V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil: alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos. Arte-Educadores fazem a diferença na educação e Ituiutaba. 2007. (Congresso).
    99. VI CENSU - Ciclo de Estudos do Curso de Normal Superior da FEIT/UEMG. 2007. (Outra).
    100. VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG:pesquisas e práticas em política e gestão da educação.Fios e tramas, um projeto de formação continuada em serviço no municipio de Ituiutaba: a esperança de uma educação de qualidade. 2007. (Encontro).
    101. 2º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime.2º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de educação. 2006. (Outra).
    102. II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Representações de Alfabetizadoras: modos de saber e ser. 2006. (Congresso).
    103. III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Compôs a Mesa Redonda intitulada: História, Memória e Profissão Docente. 2006. (Outra).
    104. III SIMPEDUC - Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro: A importância da educação para as mudanças globais.Compreendendo os caminhos e descaminhos da alfabetização no Brasil. 2006. (Simpósio).
    105. III SIMPEDUC - Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro: A importância da educação para as mudanças globais.O Jogo de Xadrez: Um recurso lúdico no desenvolvimento da aprendizagem. 2006. (Simpósio).
    106. III Simpósio de Educação do triângulo Mineiro; "A importância da educação para as mudanças globais".Coordenou o GT - Educação, Inclusão e Metodologias Alternativas. 2006. (Simpósio).
    107. VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).
    108. 28a. Reunião Anual da ANPEd. 2005. (Congresso).
    109. Encontro de Educadores de Ituiutaba. 2005. (Encontro).
    110. IV Congresso de alfabetização e II Congresso de educação infantil: práticas docentes: desafios e compromissos. Xadrez na escola: brincando e aprendendo. 2005. (Congresso).
    111. VI Seminário Uno e o Diverso na Educação Escolar, XI Seminário Regional sobre a Formação do Educador: Universidade Democrática - Educação Superior em Debate.Análise dos diagnósticos docentes sobre possíveis causas da dificuldade de aprendizagem. 2005. (Seminário).
    112. VI Seminário Uno e o Diverso na Educação Escolar, XI Seminário Regional sobre a Formação do Educador: Universidade Democrática - Educação Superior em Debate.A constituição da alfabetizadora: cotidiano e subjetividade. 2005. (Seminário).
    113. 27° Reunião Anual da ANPED. 2004. (Congresso).
    114. II Jornada de educação da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Tupaciguara.Oficina: A arte como expressão criadora na pré-escola e ensino fundamental. 2004. (Outra).
    115. VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Saberes e práticas de alfabetizadores/as: outros desafios. 2004. (Encontro).
    116. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: conhecimento local e conhecimento universal.Histórias de alfabetizadoras mineiras. 2004. (Encontro).
    117. 26ª Reunião Anual da ANPED - Novo governo, novas políticas?. 2003. (Congresso).
    118. 3º Congresso de alfabetização. Curso: Jogos matemáticos: saberes e práticas. 2003. (Congresso).
    119. 3º Congresso de Alfabetização. Literatura infantil - o uso de histórias, poesias e dramatização nas salas de aula de alfabetização. 2003. (Congresso).
    120. 3º Congresso de Alfabetização. Desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático através dos jogos. 2003. (Congresso).
    121. 3º Congresso de Alfabetização. Ambiente alfabetizador e de letramento no cotidiano da sala de aula. 2003. (Congresso).
    122. 3º Congresso de Alfabetização. Projeto Filosofia para crianças - a prática do filosofar e o cultivo de atitudes democráticas. 2003. (Congresso).
    123. 3º Congresso de Alfabetização. Mesa Redonda: Imagens e representações da filosofia para criança. 2003. (Congresso).
    124. 4ª Seminário sobre Saberes e Práticas Educativas: o uno e o diverso na educação escolar.Repensando os saberes e práticas dos/as alfabetizadores/as. 2003. (Seminário).
    125. II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Saberes e Práticas dos professores alfabetizadores: o contraponto teoria e prática. 2003. (Congresso).
    126. III Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Capinópolis.Oficina: A construção do raciocínio lógico matemático: desafios e perspectivas. 2003. (Outra).
    127. I Mostra Científica de Graduação e Pós-Graduação do CESUC.Alfabetização: uma questão muito debatida, porém mal resolvida. 2003. (Outra).
    128. IX Seminário Regional sobre a Formação do Educador e II Encontro Estadual da ANFOPE - Propostas curriculares e formação do profissional de educação: caminhos em construção.Professores alfabetizadores: avanços e retrocessos. 2003. (Seminário).
    129. Jornada pela Alfabetização: analfabetismo zero. 2003. (Outra).
    130. Oficina: A compreensão dos textos expositivos. 2003. (Outra).
    131. Seminário Regional de Educação - Educar para viver, viver para eduicar: as muitas faces do educador.Minicurso: Alfabetização e letramento. 2003. (Seminário).
    132. VI EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2003. (Encontro).
    133. 25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação. 2002. (Congresso).
    134. Curso de Metodologia do Ensino Superior. 2002. (Outra).
    135. Curso de Metodologia do Ensino Superior. 2002. (Outra).
    136. Curso para Gerenciamento de Escolas. 2002. (Outra).
    137. Curso preparatório para implantação do Ciclo de Formação Humana. 2002. (Outra).
    138. I Congresso Nacional de Educação - Formação de professores: história, política e desafios. Professores alfabetizadores de Ituiutaba: saberes e práticas. 2002. (Congresso).
    139. V EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.Saberes e Práticas e alfabetização: abordagens, desafios e perspectivas. 2002. (Encontro).
    140. VIII Seminário Regional sobre a formação do Educador e I Encontro Nacional da ANFOP.Saberes e Práticas e alfabetização: abordagens e perspectivas. 2002. (Seminário).
    141. XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Práticas educativas no ensino fundamental com o tema: alfabetização em debate: abordagens, desafios, perspectivas. 2002. (Congresso).
    142. I Congresso Nacional de Educação. 2001. (Outra).
    143. III Seminário de Educação - o uno e o diverso na educação escolar: história, política, saberes e práticas.A brinquedoteca como espaço formador. 2001. (Seminário).
    144. II Seminário Reginal de Educação. 2001. (Seminário).
    145. IV Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.Professor alfabetizador - acertos X desacertos. O professor alfabetizador bem sucedido e os fatores que infuem no processo de alfabetização. 2001. (Encontro).
    146. Palestra: Motivação Empresarial com o instrutor Professor Luiz Marins. 2001. (Outra).
    147. Projeto de Capacitação de Dirigentes das Escolas Públicas - Fase Escola Sagarana - Procad. 2001. (Outra).
    148. XII Conferência Distrital: Conferencia da Consciência e Ação. 2001. (Outra).
    149. XXIV Reunião da ANPED - Associação Nacional de Pós. 2001. (Encontro).
    150. 4º Encontro de Professores das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino de Ituiutaba - MG. 2000. (Outra).
    151. II Seminário de Saberes e Práticas Escolares.Pedagogia de Projetos: um novo caminho para a construção do saber. 2000. (Seminário).
    152. II Simposio Regional de Alfabetização - Alfabetização e Letramento: a diversidade de Contexto e a busca de novos referenciais.Pedagogia de Projetos: um novo caminho ou um novo modo de caminhar?. 2000. (Simpósio).
    153. II Simposio Regional de Alfabetização - Alfabetização e Letramento: a diversidade de Contexto e a busca de novos referenciais.O desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil. 2000. (Outra).
    154. I Seminário de Formação e Profissionalização Docente.Profissionalização do Magistério. 2000. (Seminário).
    155. I Seminário Reginal de Educação. 2000. (Seminário).
    156. Seminário de Saberes e Práticas Escolares. 2000. (Seminário).
    157. Curso: Aprendizagem - Estilos e dificuldades. 1999. (Outra).
    158. Curso: Uma nova maneira de ensinar a matemática da 1ª a 4ª série. 1999. (Outra).
    159. Curso de Arte e Educação. 1999. (Outra).
    160. Curso de Educação Infantil - Plantão I.A.C. ao vivo. 1999. (Outra).
    161. Curso de Legislação. 1999. (Outra).
    162. I Simposio Regional de Alfabetização.A utilização dos jogos pedagógicos na construção do raciocínio lógico-matemátcio. 1999. (Seminário).
    163. Curso: A função do Pedagogo na escola. 1998. (Outra).
    164. Curso: Construindo a Inteligência Emocional nas Escolas. 1998. (Outra).
    165. Curso de Reciclagem a professores, oficina de Brinquedos Pedagógicos. 1998. (Outra).
    166. IV Seminário Regional Parceria Empresa. 1998. (Seminário).
    167. Oficina Pedagógica: Alfabetização e Pedagogia de Projeto. 1998. (Outra).
    168. 29º Encontro Nacional da AMAE. 1997. (Encontro).
    169. Curso: Atividades Estruturantes e Conhecimento. 1997. (Outra).
    170. Curso: Psicomotricidade - Arte e Movimento. 1997. (Outra).
    171. Curso: Trabalhando com Projetos: Uma Nova Proposta de Intervenção Pedagógica. 1997. (Outra).
    172. Curso de Pré-Escola. 1997. (Outra).
    173. Encontro do PROCAP e Repasse do 1º Encontro técnico do CEA. 1997. (Encontro).
    174. Encontro palavra Imagem - Biblioteca - Vídeo Escola (julho). 1997. (Outra).
    175. Encontro palavra Imagem - Biblioteca - Vídeo Escola (novembro). 1997. (Encontro).
    176. III Seminário Regional Parceria Empresa -Escola. 1997. (Seminário).
    177. Oficina: A Tradição da Oralidade - Trabalhando com o Folclore. 1997. (Outra).
    178. Oficina: Miscelânea de Contos. 1997. (Outra).
    179. Curso: Fábulas e Contos de fadas: uma integração à educação. 1996. (Outra).
    180. Curso: História e literatura: dos anos 1960 ao Impeachment. 1996. (Outra).
    181. Curso: Luiz Carlos Prestes: do tenentismo ao comunismo. 1996. (Outra).
    182. Curso: Produção de texto, da teoria à prática. 1996. (Outra).
    183. Curso: Produção de texto nas séries iniciais. 1996. (Outra).
    184. Encontro temático: Projeto de leitura e elementos da semiologia e linguística. 1996. (Outra).
    185. Curso: O projeto pedagógico para educação infantil. 1995. (Outra).
    186. Curso de pré-escolas. 1995. (Outra).
    187. Encontro para especialistas - Oficina pedagógica de Matemática, Geografia e História do ciclo básico de alfabetização à 4ª série do ensino fundamental. 1995. (Outra).
    188. Curso: O ensino da matemática - visão construtivista. 1993. (Outra).
    189. Encontro palavra/imagem - Projeto biblioteca/video-escola. 1993. (Outra).
    190. I e II Etapas das oficinas de alfabetização. 1993. (Outra).
    191. Curso de atualização de professores da pré-escola. 1992. (Outra).
    192. Curso de Reciclagem de Educadores de Creches. 1992. (Outra).
    193. Curso de aperfeiçoamento para professores de CBA a 4ª série. 1991. (Outra).
    194. Curso de teoria construtivista na pré-escola. 1991. (Outra).
    195. Curso de Educação Pré-escolar. 1989. (Outra).
    196. Curso de Educação Pré-escolar. 1987. (Outra).
    197. Curso de Educação Pré-escolar. 1987. (Outra).
    198. Curso de Regencia de Classes de Jardim de Infância. 1986. (Outra).
    199. Curso de treinamento sobre conteúdos de 1ª a 4ª séries, para professores da rede municipal urbana. 1985. (Outra).
    200. Curso de Educação Física Infantil. 1984. (Outra).
    201. Curso de treinamento para especialistas de educação e professores de ensino religioso do 1º e 2º graus. 1983. (Outra).
    202. Curso de treinamento pré-escolar. 1983. (Outra).
    203. XVIII Encontro da AMAE e III Congresso Nacional de Educação Pré-escolar. 1983. (Congresso).
    204. Curso de atualização de professores de 1ª a 4ª série do 1º grau. 1982. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (27)
    1. CUNHA, T. R. S.. II semana da educação emocional na escola. 2018. (Outro).. . 0.
    2. CUNHA, T. R. S.. I semana da educação emocional na escola. 2018. (Outro).. . 0.
    3. CUNHA, T. R. S.. I semana da educação emocional na escola. 2018. (Outro).. . 0.
    4. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. QUEST/ QUAL É O SEU TALENTO?. 2017. Festival
    5. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. Caminhada educativa. 2017. Outro
    6. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R.. Iª SEMANA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EMMA. 2017. Outro
    7. CUNHA, T. R. S.. PALESTRA: OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Outro).. . 0.
    8. CUNHA, T. R. S.. CONCURSO DA LOGOMARCA E SLOGAN DOS 80 ANOS DA EMMA. 2017. (Outro).. . 0.
    9. CUNHA, T. R. S.. EXPOSIÇÃO: EMMA 80 ANOS: É NO PRESENTE QUE SE FAZ O FUTURO. 2017. (Exposição).. . 0.
    10. CUNHA, T. R. S.. I semana da educação emocional na escola. 2017. (Outro).. . 0.
    11. CUNHA, T. R. S.. 80 anos construindo o futuro. 2017. (Outro).. . 0.
    12. CUNHA, T. R. S. ; CASTRO, R. B. R. ; MONTALVAO, G. F. ; RAMOS, J. I. ; BONATO, A. M. O. ; MORAIS, K. S. F.. 80 ANOS CONSTRUINDO O FUTURO. 2017. Exposição
    13. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. QUEST/QUAL É O SEU TALENTO?. 2016. Festival
    14. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. MÓDULO II - um espaço de reflexão sobre o ensino-aprendizagem. 2016. Outro
    15. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F. ; ANDRADE, D. T. D.. BULLYING NÃO É BRINCADEIRA É COISA SÉRIA E TEM QUE SER COMBATIDO. 2016. Outro
    16. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R.. FEIRA CULTURAL MULTIDISCIPLINAR DA EMMA. 2016. 2016.
    17. CUNHA, T. R. S.. JORNAL ESCOLAR. 2016. (Outro).. . 0.
    18. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. QUEST/ QUAL É O SEU TALENTO?. 2015. Festival
    19. CUNHA, T. R. S.; CASTRO, R. B. R. ; MORAIS, K. S. F.. CAMINHADA PELA CIDADANIA. 2015. Outro
    20. CUNHA, T. R. S.. Comissão Executora da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - RENAFOR III - 200h. 2013. (Outro).. . 0.
    21. CUNHA, T. R. S.. Comissão Organizadora da Roda de Debates sobre Políticas de Ações Afirmativas. 2012. (Outro).. . 0.
    22. CUNHA, T. R. S.. Seminário de Encerramento RENAFOR 2. 2012. (Outro).. . 0.
    23. CUNHA, T. R. S.. Comissão organizadora da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PROEX/UFU - 180h. 2011. (Outro).. . 0.
    24. CUNHA, T. R. S.. Comissão Organizadora da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PROEX/UFU - 180h. 2011. (Outro).. . 0.
    25. CUNHA, T. R. S.. I Simpósio de Letras e Educação de Tupaciguara - Educação e Sociedade: Desafios e Possibilidades. 2007. (Congresso).. . 0.
    26. CUNHA, T. R. S.; RIBEIRO, R. I. M. A. ; MORAES, V. C. O. ; NASCIMENTO, V. A. ; MACIEL, S. M. P. ; RIBEIRO, B. O. L. ; MIRANDA, C. G. ; ASSIS, J. M. F.. III SIMPEDUC - Simpósio de Educação do Triangulo Mineiro: a importância da educação para as mudanças globais. 2006. Congresso
    27. CUNHA, T. R. S.. I Seminário de Formação e profissionalização docente. 2000. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07