Lattes UEMG

Liliane Rezende Anastacio

Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestre em Matemática pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e graduação em Pedagogia pele Centro Universitário de Maringá (2013). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas e leciona as disciplinas de Cálculo Diferencial Integral I, Fundamentos de Álgebra e Aritmética e Cálculo Diferencial Integral III (EAD) no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG - Ibirité. É professora concursada na PBH e atua com o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência no ensino de Matemática para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atua com linhas de pesquisa em Geometria e Educação Matemática. Tem experiência profissional e atua em linhas de pesquisa sobre Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE/UEMG e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência LEDOC-UEMG. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Demandas da pratica pedagogica e os conhecimentos docentes necessarios aos professores polivalentes que ensinam Matematica nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas publicas da cidade de Ibirite.
      Descrição: O objetivo geral desse projeto de pesquisa é investigar as demandas da prática pedagógica necessárias para ensinar Matemática e os conhecimentos importantes na sua formação. A pesquisa é direcionada aos professores polivalentes que atuam com Matemática nos anos iniciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Liliane Rezende Anastácio - Coordenador / Rafaela Machado Colácio - Integrante.
      Membro: Liliane Rezende Anastacio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora premiada na 15ª Olimpíadas Brasileiras de Matemática, OBMEP - IMPA.. 2019.
      Membro: Liliane Rezende Anastácio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. 1° Congresso Nacional EAD Faculdade Única. Roda de Conversa: Metodologias de Aprendizagem Ativa em Sala de Aula. 2020. (Congresso).
    2. Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. MAPAS MENTAIS: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UNIVERSITÁRIO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. 2020. (Congresso).
    3. III CONGRESSO AMAZONICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0. 2020. (Congresso).
    4. ?ESTUDO DE CASO SOBRE CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO PARA O ?NUNCA MAIS? ?.III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia. 2020. (Seminário).
    5. III SENPE (Seminário Nacional de Pesquisa em Educação).APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. 2020. (Seminário).
    6. VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática.O USO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA WEBINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Encontro).
    7. 2° Congresso Boas Práticas dos profissionais da rede municipal de educação de Belo Horizonte.. Tsuru: Origami como contribuição no ensino de Matemática e Educação Física. 2019. (Congresso).
    8. 21° Seminário de Pesquisa e Extensão 2019.Conhecimentos Docentes Necessários aos professores polivalentes que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental das Escolas públicas da cidade de Ibirité. 2019. (Seminário).
    9. I ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES Y TESISTAS EN EDUCACION.PERFIL DE LOS PROFESORES POLIVALENTES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICA EN LOS AÑOS INICIALES DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE IBIRITÉ, MINAS GERAIS, BRASIL. 2019. (Encontro).
    10. VII SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO DIANTE DOS DESAFIOS NOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PELA PERSPECTIVA DE BOLSISTAS DO PIBID. 2019. (Seminário).
    11. V Jornada Pedagógica.A formação do professor de Matemática - as perspectivas no espaço da escola integrada. 2019. (Seminário).
    12. XIV Eide - Encontro Ibero-americano de Educação.PERFIL DE PROFESSORES POLIVALENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE IBIRITÉ, MINAS GERAIS, BRASIL. 2019. (Encontro).
    13. II Encontro de Mestrados Profissionais em Educação e Ensino do Estado de Minas Gerais.NÚMEROS IRRACIONAIS: A RAZÃO ÁUREA COMO ALIADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Encontro).
    14. VI Encuentro Latioamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.DIÁLOGOS ENTRE ALUMNOS DEL CURSO DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICA Y TRABAJADORES DE LA CONSTRUCCIÓN CIVIL DE LA COMUNIDAD DE IBIRITÉ: UNA AYUDA MUTUA. 2018. (Encontro).
    15. III Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación. 2017. (Encontro).
    16. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.Numeramento - diálogos entre Matemática e Pedagogia. 2016. (Encontro).
    17. Pedagógica. 2009. (Congresso).
    18. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. 2009. (Congresso).
    19. 15ª Seminário de Iniciação Científica.A matemática e as concepçõs de mundo do homem. 2007. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. CAVALCANTE FILHO, A. A. ; VIANA, G. C. A. ; LIMA, E. A. ; DAUANNY, E. B. ; MOREIRA, F. M. C. ; MARQUES, G. P.. V Semana da Matemática - UEMG Ibirité. 2019. Outro
    2. ANASTÁCIO, L. R.. II Exposição de Desenho Geométrico. 2018. (Exposição).. . 0.
    3. ANASTÁCIO, L. R.. I Exposição de Construções Geométricas - UEMG Ibirié. 2017. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Liliane Rezende Anastácio ⇔ Anita Lima Pimenta (3.0)
      1. ANASTÁCIO, Liliane Rezende; PIMENTA, A. L.. O USO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA WEBINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA. Em: VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática, v. 8, p. 1-8, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PIMENTA, A. L.; SILVAMATOS, Nilson de ; FRADE, Renato ; PUJONI, D. G. F. ; LIMA, E. A. ; DAUNNY, E. B. ; VIANA, G. C. A. ; SANTOS, S. G. ; RIBEIRO, H. T. ; ANASTACIO, L. R. ; LIMA, J. C.. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMG - Ibirité. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. ANASTÁCIO, L. R.; PIMENTA, A. L.. Educação Matemática a Distância. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para disciplina EaD em Matemática
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Liliane Rezende Anastácio ⇔ Carla Maria Nogueira de Carvalho (1.0)
      1. ANASTÁCIO, L. R.; CARVALHO, C. M. N. ; MORAIS, R. A.. O parecer Nº 05/2020 : do chão da sala de aula às telas digitais. Em: CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO, LILIANA BORGES, PATRÍCIA MARIA CAETANO DE ARAÚJO. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS: PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Cidadã. 2020.v. 1, p. 33-54.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Liliane Rezende Anastácio ⇔ Nilson de Matos Silva (1.0)
      1. PIMENTA, A. L.; SILVAMATOS, Nilson de ; FRADE, Renato ; PUJONI, D. G. F. ; LIMA, E. A. ; DAUNNY, E. B. ; VIANA, G. C. A. ; SANTOS, S. G. ; RIBEIRO, H. T. ; ANASTACIO, L. R. ; LIMA, J. C.. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMG - Ibirité. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Liliane Rezende Anastácio ⇔ Renata de Souza França (1.0)
      1. ANASTÁCIO, Liliane Rezende; FRANCA, R. S.. FERRAMENTAS DIGITAIS PARA PROFESSORES. 1 ed. Contagem: Editora Escola Cidadã, 2020. v. 1, p. 76.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06