teste-01

Fernanda de Jesus Costa

Graduada em Ciências Biológicas com bacharelado e licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Mestre em Ensino de Ciências (2010) e Doutora em Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, tem experiência nas disciplinas: Prática de Ensino, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente é Coordernadora de Colegiado do Curso de Ciências Biológicas e Supervisora de Estágio do Curso de Ciências Biológicas. Desenvolve pesquisas na área de Formação de professores, educação a distância, inserção pedagógica das tecnologias digitais de informação e comunicação e ainda metodologias alternativas nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9387752688292084 (01/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Avenida São Paulo, 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (031) 97816069 URL da Homepage: www.fha.mg.gov.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (29)
    1. 2019-2019. Genetica na escola: o uso de metodologias alternativas para favorecer os processos de ensino e aprendizagem
      Descrição: A genética é um conteúdo que desperta o interesse de estudantes e professores e além disso, encontra-se consa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    2. 2019-2019. Criacao de um aplicativo para o ensino de genetica no ensino medio
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Edital PaPq - UEMG 01/2019. O projeto em questão tem por objetivo desenvolver um aplicativo para o ensino de genética e verificar a contribuição deste para os processos de ensino e aprendizagem de genética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Izinara Rosse da Cruz - Integrante / Sayonara Quaresma Alves Campos - Integrante / André Victor Rocha Viana - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    3. 2019-Atual. Clube de Ciencias: como este projeto pode beneficiar o aprendizado da rede de ensino estadual de Minas Gerais
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital 04/2019 - PIBIC/CNPQ/UEMG. O presente projeto tem por objetivo desenvolver atividades de um Clube de Ciências em escolas públicas e verificar a contribuição dele nos processos de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Matheus Felipe dos Reis Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    4. 2019-Atual. Clube de Ciencias: como esta metodologia pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem de disciplinas cientificas
      Descrição: O presente projeto foi aprovado no Edital 08/2018 PIBIC / FAPEMIG, o qual vem sendo realizado de forma voluntária na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Matheus Felipe dos Reis Rodrigues - Integrante / Márcio Pedro de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    5. 2018-2019. O ensino a distancia como instrumento democratico de capacitacao profissional e promocao da emancipacao cidada
      Descrição: Projeto aprovado pelo Edital 08/2017 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Thiago Penido Martins - Coordenador / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Kelvin Kelton Mendes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
      Descrição: Projeto aprovado pelo Edital 08/2017 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) . Integrantes: Thiago Penido Martins - Coordenador / Fernada de Jesus Costa - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Isabela Silva Nogueira - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Thiago Penido Martins.
    6. 2018-2019. Jogos no ensino de parasitologia
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital 08/2017 - PIBIC / UEMG / FAPEMIG, cadastrado no MAP 13338 - 18212929-17. A parasitologia é um conteúdo da disciplina de Biologia, na qual verifica-se dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem, neste sentido, a utilização de diferentes metodologias pode ser compreendida como um possibilidade de favorecer os processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo verificar a contribuição que os jogos podem gerar neste cenário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Maria Cecília de Freitas - Integrante / Larissa de Souza Lobo - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    7. 2018-2019. Dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem de parasitologia
      Descrição: Projeto aprovado no edital02/2018 BIC JR - UEMG / CNPq / FAPEMIG, cadastrado no MAP 14460 - 18214460-18. parasitologia é um conteúdo no qual verifica-se dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, é preciso compreender quais são as dificuldades existentes nos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo. Sendo assim, o presente projeto busca compreender as dificuldades existentes nos ensino da referida disciplina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / HANDILANY THAMIRIS DE ARAÚJO SOUZA DE OLIVEIRA - Integrante / PALOMA APARECIDA DE CASTRO RIBEIRO - Integrante / Pâmela de Castro Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    8. 2018-2018. Adesao e evasao em cursos a distancia: estudo realizado com estudantes do curso de Pos Graduacao de Gestao Publica Municipal da Universidade do Estado de Minas Gerais
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital 01/2018 PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais, tem por objetivo verificar os motivos de adesão, evasão e permanência com estudantes do curso de Pós Graduação em Gestão Pública Municipal ofertado a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Thiago Penido Martins - Coordenador / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Kelvin Kelton Mendes - Integrante.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital 01/2018 PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais, tem por objetivo verificar os motivos de adesão, evasão e permanência com estudantes do curso de Pós Graduação em Gestão Pública Municipal ofertado a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thiago Penido Martins - Coordenador / Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Kelvin Kelton Mendes - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Thiago Penido Martins.
    9. 2018-2018. Motivos de adesao, permanencia e evasao no curso de Pos Graduacao a distancia de Gestao Publica ofertado pela Universidade do Estado de Minas Gerais
      Descrição: O presente projeto foi aprovado no edital 01/2018 PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais, com um bolsista. Tem por objetivo verificar os motivos (intrínsecos e extrínsecos) de adesão, evasão e permanência em cursos de pós graduação a distância da UEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Thiago Penido Martins - Integrante / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante / Kelvin Kelton Mendes - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
      Descrição: O presente projeto foi aprovado no edital 01/2018 PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais, com um bolsista. Tem por objetivo verificar os motivos (intrínsecos e extrínsecos) de adesão, evasão e permanência em cursos de pós graduação a distância da UEMG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thiago Penido Martins - Integrante / Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Laura Maria Braga - Integrante / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Kelvin Kelton Mendes - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Thiago Penido Martins.
    10. 2018-2018. Ensino de Parasitologia: dificuldades e solucoes
      Descrição: Projeto aprovado no edital 01/2018 PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais, com um bolsista. O projeto tem por objetivo verificar as dificuldades existentes nos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Maria Cecília de Freitas - Integrante / Larissa de Souza Lobo - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    11. 2017-2018. As tecnologias digitais de informacao e comunicacao (TDIC) no ensino de ecologia
      Descrição: Projeto que tem por objetivo inserir as tecnologias digitais no ensino de ecologia em escolas básicas. É um projeto aprovado no edital 07/2016 PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Marina Lorentz Rocha - Integrante / Priscilla Ferreira Torres - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    12. 2017-2018. Ensino de genetica: dificuldades de aprendizagem deste conteudo
      Descrição: O referido projeto foi aprovado no Edital Fapemig BIC JR - UEMG / CNPq / FAPEMIG. O projeto tem por objetivo verificar as dificuldades existentes no ensino de genética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Pâmela de Castro Ribeiro - Integrante / Jean Henrique Gonçalves de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Dias Faria - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    13. 2017-2017. Educacao a Distancia: concepcoes da comunidade academica
      Descrição: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo na atualidade. É preciso compreender aspectos desta modalidade. O objetivo deste projeto é entender como os estudantes de cursos de licenciatura entendem esta modalidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Ana Paula Correa Bovo - Integrante / Isabela Silva Nogueira - Integrante / Laura Maria Braga - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    14. 2016-2017. Ensino de genetica no ambiente escolar: Problemas e Solucoes
      Descrição: Projeto aprovado no edital 09/2015 - com uma bolsa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Keli Eloide Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    15. 2016-2017. Tecnolgias Digitais de Informacao e Comunicacao no ambiente escolar: por que ainda existe um distanciamento?
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Edital 01/2016 BIC Jr UEMG/CNPq/ FAPEMIG com duas bolsistas de ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Pâmela de Castro Ribeiro - Integrante / Jaqueline Romualdo Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    16. 2016-2016. Dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de Parasitologia: Utilizacao de metodologias alternativas
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no Edital 02/2016 da Universidade do Estado de Minas Gerais. Edital PAPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Quézia Dias Teixeira - Integrante / Marianne Cecília dos Santos - Integrante / Isabela Gaipo Costa - Integrante / Lea Marcia Ferreira Nicácio - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    17. 2015-2016. Ensino de genetica: Utilizacao de diferentes metodologias para melhorar o ensino e contribuir para a formacao docente
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no edital 07/2014 PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Érica Molfetti Martins - Integrante / Keli Eloide Ferreira - Integrante / HANDILANY THAMIRIS DE ARAÚJO SOUZA DE OLIVEIRA - Integrante / PALOMA APARECIDA DE CASTRO RIBEIRO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    18. 2015-2016. Jogos no Ensino de Genetica: contribuir para os processos de ensino e aprendizagem
      Descrição: Edital: 04/2016 - PIBIC/CNPq/UEMG - Nº de processo: 155528/2015-7 A genética é uma disciplina que atrai alunos devido aos conteúdos abordados, apesar disto, verificamos uma dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem. Os alunos terminam o ensino médio, sem conhecer aspectos relevantes desta disciplina, acreditamos que seja necessário investir em metodologias diferenciadas para contribuir para a aprendizagem. Os jogos são ferramentas importantes para os processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste projeto foi elaborar e testar jogos voltados para o ensino de genética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Érica Molfetti Martins - Integrante / Keli Eloide Ferreira - Integrante / HANDILANY THAMIRIS DE ARAÚJO SOUZA DE OLIVEIRA - Integrante / PALOMA APARECIDA DE CASTRO RIBEIRO - Integrante / Marina Lorentz Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    19. 2015-2015. Educacao em Saude: elaboracao, avaliacao e divulgacao de materiais didaticos direcionados ao processo de ensino e aprendizagem de conteudos relacionados a alimentacao na escola
      Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Busca desenvolver e avaliar metodologias alternativas no ensino de alimentação. Financiado pelo PAPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Nayara da Silva Santos - Integrante / Quézia Dias Teixeira - Integrante / Marianne Cecília dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    20. 2015-Atual. Tecnologias digitais e/na formacao inicial de professores: representacoes sociais de docentes de licenciatura
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender motivos da carência e da insuficiência da formação para o uso educacional das tecnologias digitais, apesar de sua necessidade, tomando-se como referências representações sociais de docentes de licenciaturas de instituições de ensino superior em Belo Horizonte. A pesquisa tomará como referência a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Será feito, ainda, um estudo sobre as culturas de uso das tecnologias digitais, na vida pessoal e profissional, de docentes, de modo a caracterizar o grupo junto ao qual as representações sociais serão identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / DE ARAÚJO, PATRÍCIA MARIA CAETANO - Integrante / MARINHO, SIMÃO PEDRO P. - Coordenador / DE OLIVEIRA, NÉDIA - Integrante / Gustavo Pereira Pessoa - Integrante / Edson Moura da Silva - Integrante / Flávia Cardoso Carneiro - Integrante / Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende - Integrante / Ricardo Nicolau - Integrante / Gisele Cristina Boucherville - Integrante / Ramon Orlando de Oliveira Flauzino - Integrante / Vanda Arantes de Araújo - Integrante / Raquel Leite Barbosa - Integrante.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    21. 2014-2014. O Estagio Supervisionado na Formacao de alunos da UEMG ? Unidade Ibirite: Conhecer os aspectos positivos e aprimorar esta atividade
      Descrição: Projeto aprovado PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Ricardo Ribeiro Martins - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    22. 2012-2013. Elaboracao e avaliacao de objetos de aprendizagem digitais voltados para a educacao nutricional dos adolescentes
      Descrição: Pretendemos elaborar e divulgar objetos de ensino/aprendizagem digitais que possam ser usados na promoção da educação nutricional entre os adolescentes. A opção pela elaboração de objetos digitais foi baseada na literatura que defende o uso desses objetos no processo de ensino/aprendizagem de uma maneira geral e na promoção da educação nutricional (GRANDO, KONRATH e TAROUCO, 2003; BEZERRA et. al., 2011; PONTE, OLIVEIRA e VARANDAS, 2003) e também pela manifestação dos adolescentes que participaram da pesquisa FIP. Quando questionados quanto às mídias que eles acham mais interessantes para obter informações nutricionais, os adolescentes citaram os sites da internet (40,74%), vídeos (19,44%), simulações (14,81%) e animações (10,19). Isto justifica a utilização dos recursos digitais no processo de educação nutricional buscando uma aprendizagem multimídia. Contemplando a temática: condutas nutricionais adequadas, serão criados objetos de aprendizagem digitais a partir das dificuldades e necessidades apresentadas pelos participantes da pesquisa FIP; e, de artigos e materiais atualizados sobre este tema existentes na literatura e divulgados na mídia especializada. Será elaborado, também, um para o depósito dos objetos criados. Desta forma, pretendemos ampliar o entendimento dos indivíduos sobre a alimentação saudável. Queremos despertar nos adolescentes curiosidades e questionamentos, que proporcionarão análise e reflexão sobre a importância do tema e da sua interferência na qualidade de vida. Portanto, o desejo de continuar contribuindo para a educação nutricional de adolescentes nos fez propor este projeto buscando intervenções educativas que fujam do ensino meramente conceitual, utilizando atividades contextualizadas, lúdicas e interativas que incentivem a curiosidade e focalizem a atenção do aprendiz no objeto de conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Andréa Carla Leite Chaves - Coordenador / Nayara da Silva Santos - Integrante / Bruno de Carvalho Firmino - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    23. 2011-2012. SHA - APQ-03215-11- Proposta de oficinas: Conhecendo o Impacto ambiental e o risco para a saude da contaminacao das aguas por cianobacterias
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal produzir e desenvolver oficinas sobre a temática cianobactérias direcionadas a alunos e professores do ensino médio. Este se justifica pelas pesquisas que mostram que professores e alunos têm dificuldades em entender questões ambientais, especialmente as questões relacionadas às águas; pela alta ocorrência de contaminação por cianobactérias nas bacias hidrográficas de Minas Gerais e, pelo impacto negativo que esta contaminação produz no meio ambiente e na saúde. A finalidade é contribuir para um processo ensino-aprendizagem efetivo sobre as cianobactérias, com enfoque nos impactos no meio ambiente e riscos para a saúde produzidos pela contaminação das águas com estes microrganismos. O projeto irá gerar produtos educacionais, entre eles destacamos: objetos de aprendizagem multimodais, oficinas e material didático de apoio aos professores. Estes produtos serão elaborados com base na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Esperamos com a realização do projeto, contribuir para: (1) Aproximar os saberes científicos da sala de aula e do cotidiano de alunos e professores; (2) Informar e conscientizar alunos e professores sobre o problema da contaminação das águas por cianobactérias utilizando como base informações científicas corretas e atualizadas. (3) Despertar o interesse dos alunos e professores pelo problema da contaminação das águas pelas cianobactérias, utilizando atividades lúdicas; (4) Propiciar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento sobre o tema; (5) Contribuir para a formação de indivíduos melhor informados e atuantes nas questões de responsabilidade ambiental e ligadas a saúde; (6) Incentivar e divulgar o uso produtivo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC s) nas Escolas; (7) Provocar mudanças nas atitudes dos docentes e discentes em relação aos temas da pesquisa, e (8) Promover melhoria na qualidade do ensino de Ciências... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Andréa Carla Leite Chaves - Coordenador / Nayara da Silva Santos - Integrante / Wolney Lobato - Integrante / Vanessa Araújo Dias - Integrante / Cláudia de Vilhena Sabino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Pontifícia Universidade de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    24. 2011-2011. Piramide alimentar: conhecendo as dificuldades de entendimento para elaborar um objeto de aprendizagem que facilite sua compreensao
      Descrição: A pirâmide alimentar pela importância na educação nutricional vem sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação, tendo se tornado, rapidamente, de domínio publico. Seu objetivo principal é informar para promover mudanças nos hábitos alimentares, favorecendo uma alimentação equilibrada. Portanto, são de extrema importância investigações acerca do entendimento da pirâmide alimentar pela população, pois, trata-se de algo que está presente no cotidiano das pessoas e que pode contribuir para a sua saúde. Para funcionar como uma ferramenta efetiva na promoção da educação nutricional a pirâmide alimentar deve ser readaptada de acordo com as particularidades do grupo com o qual se quer trabalhar, ou seja, a pirâmide deve ser sempre avaliada e adaptada em função da população a ser atingida. Entretanto, não existe uma adaptação específica da pirâmide alimentar para o público adolescente. A pirâmide alimentar é um recurso multimídia, pois, combina múltiplos recursos técnicos com o propósito de apresentar a informação desejada em múltiplos formatos através de múltiplas modalidades sensoriais. Entretanto, sabemos que a simples adição de imagens e de textos no material instrucional não garante a aprendizagem. É necessário que estes recursos sejam construídos alinhados as informações disponíveis sobre o processo cognitivo humano para que promovam uma aprendizagem efetiva. Portanto, o desejo de contribuir para a educação nutricional associada às preocupações com a elaboração e efetividade de objetos de aprendizagens multimodais eficientes nos fez propor este projeto que tem como objetivo principal compreender e aperfeiçoar o entendimento da pirâmide alimentar pela população adolescente. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Andréa Carla Leite Chaves - Coordenador / Nayara da Silva Santos - Integrante / Bruno de Carvalho Firmino - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    25. 2009-2010. Projeto de Mestrado: O uso de imagens e palavras com base na teoria da carga cognitiva: elaboracao de material de apoio para o professor
      Descrição: Projeto de mestrado desenvolvido sob a orientação da Dra. Andréa Carla Leite Chaves e Dr. Francisco Ângelo Coutinho, no qual foi elaborado um material de apoio para professores a respeito da teoria da carga cognitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Andréa Carla Leite Chaves - Integrante / Francisco Ângelo Coutinho - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    26. 2008-2008. Purificacao, caracterizacao e identificacao de proteinas tumorais humanas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Waleska Kerllen Martins - Coordenador.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    27. 2008-2008. Estagio Bacharelado: Elaboracao e Implantacao do Plano de Gerenciamento dos Residuos de Servicos de Saude (PGRSS) da PUC-Barreiro
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Coordenador / Eugênio Batista Leite - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    28. 2007-2007. Analise proteomica de populacoes de Schistosoma mansoni
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Regina Coeli - Coordenador / Rosiane A. Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    29. 2006-2006. Projeto FIP : Resistencia do Schistosoma mansoni ao praziquantel: um estudo atraves da proteomica - Iniciacao Cientifica realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Rene Rachou e Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Andréa Carla Leite Chaves - Coordenador.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. BPO - Bolsa para professor orientador de Bolsista, UEMG.. 2019.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    2. Projeto de extensão EaD premiado, UEMG - PAEx.. 2019.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    3. Prêmio de Estímulo à Produção Docente - Edital 03/2018, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    4. 3o Mehor projeto de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, UEMG - Ibirité.. 2016.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    5. 2o Melhor Projeto de Extensão da Universidade do Estado de Minas - Unidade Ibirité, Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité.. 2015.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    6. 2 melhor trabalho I Prêmio de Pesquisa do Curso de Nutrição da PUCMINAS - Análise do potencial efetivo de ensino-aprendizagem de pirâmides alimentares utilizadas no Brasil do ponto de vista dos adoles, PUCMINAS.. 2011.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    7. Aprovada em 1 lugar no concurso de provimento para a vaga de professor da disciplina de Bioquímica Celular, Fundação Helena Antipoff.. 2010.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    8. Láurea Acadêmica - Medalha de ouro do Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2008.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    9. Concurso para Provimento da Vaga de Monitor em Bioquímica, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2007.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    10. Destaque Acadêmico do Curso de Ciências Biológias - Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2007.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.
    11. Concurso para Provimento da Vaga de Monitor em Bioquímica, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2005.
      Membro: Fernanda de Jesus Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. 21 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Clube de Ciências: Experiência em uma escola da rede estadual de Ibirité. 2019. (Seminário).
    2. 7o Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. Concepções dos estudantes de licenciatura sobre educação à distância: a necessidade de (re) conhecer sobre a modalidade. 2018. (Congresso).
    3. Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior.Adesão a EAD: O que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia de uma Universidade Pública de Minas Gerais. 2018. (Simpósio).
    4. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O ensino de genética: a contribuição através de um projeto de extensão. 2017. (Congresso).
    5. III Encontro Regional de Ensino de Bioloiga.Os aspectos positivos do estágio supervisionado: o que dizem os estudantes de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do estado de minas gerais. 2015. (Encontro).
    6. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Techonological pedagogical content knowledge (TPACK) no ensino de Ciências: algumas contribuições. 2015. (Simpósio).
    7. X ENPEC.Utilização de oficinas no ensino de cianobactérias: estudo em uma escola estadual de Belo Horizonte ? MG. 2015. (Encontro).
    8. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Avaliação preliminar das leituras complementares presentes nos livros didáticos de Bioquímica. 2013. (Encontro).
    9. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação docente: uma investigação preliminar com estudantes de pedagogia. 2013. (Outra).
    10. Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE GESTÃO INTEGRADA DE TECNOLOGIAS EM ESCOLAS UCA EM MINAS GERAIS. 2013. (Congresso).
    11. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências e da Saúde.Concepção de estudantes de ciências biológicas sobre a imunização: aspectos relevantes para a educação em saúde e formação docente. 2012. (Oficina).
    12. III Encontro Internacional de Linguagem Cultura e Cognição. 2011. (Encontro).
    13. Seminário Internacional de Educação em Ciências.Cognição e Aprendizagem: implicações para o Ensino de Ciências. 2011. (Seminário).
    14. VIII ENPEC e I CIEC. Concepções de visão de mundo em alunos do ensino médio: um estudo preliminar. 2011. (Congresso).
    15. VII Semana do Conhecimento do Instituto Superior de Educação Anísio Texeira.Carga Cognitiva e sua aplicação na pedagogia. 2011. (Encontro).
    16. XXIX Encontro Nacional Helena Antipoff.A música como ferramenta da Inclusão Escolar para o portador de Necessidades Educativas Especiais Visuais - A inclusão de alunos portadores de Sindrome de Down no Ensino Regular: uma breve revisão da literatura. 2011. (Encontro).
    17. 1o Seminário do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.Teoria da Carga Cognitiva: aspectos relevantes para a formação docente. 2010. (Seminário).
    18. III Encontro Nacional de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. Detecção de aspectos que podem dificultar a aprendizagem nas imagens de fotossintese dos livros didáticos de biologia. 2010. (Congresso).
    19. XV ENDIPE.Carga Cognitiva: Concepções e Expectativas dos professores de Ensino Médio e Fundamental. 2010. (Encontro).
    20. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudos preliminares sobre restrições cognitivas na abordagem de glicólise em livros de Bioquímica. 2009. (Encontro).
    21. Bate-Papo Universitário Sobre Zoneamento Ecológico Economico do Estado de Minas Gerais. 2008. (Outra).
    22. Jornada de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa René Rachou. Análise Proteõmica de populações de Schistosoma mansoni tratadas com praziquantel. 2007. (Congresso).
    23. VI Semana de Meio Ambiente da PUC Minas - Betim. 2007. (Outra).
    24. XII Congresso Brasileiro de Primatologia. 2007. (Congresso).
    25. COMBIO - Congresso Mineiro de Biodiversidade. 2006. (Congresso).
    26. I Encontro de Ciência, Arte e Cultura da PUC-Minas em Betim. 2006. (Encontro).
    27. I Simpósio Acadêmico de Genética. 2006. (Simpósio).
    28. Percurso Acadêmico e Formação de Pesquisador. 2006. (Oficina).
    29. V Semana de Meio Ambiente. 2006. (Outra).
    30. XIV Jornanda de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz.Susceptibilidade do Schistomosa Mansoni ao praziquantel: um estudo através da proteômica. 2006. (Outra).
    31. Biologia na Rua - 2005 e 2007. 2005. (Oficina).
    32. I Simpósio de Biologia Molecular - Recursos Biotecnológicos e Meio Ambiente. 2005. (Simpósio).
    33. IV Semana de Meio Ambiente.Fertilização Humana e I Simpósio de Biologia Molecular. 2005. (Outra).
    34. Mini-Curso: Avaliação do Risco baseado na saúde humana. 2005. (Encontro).
    35. Situação da Leishmaniose Visceral no Estado de Minas Gerais. 2005. (Outra).
    36. VIII Simpósio de Biologia Marinha. 2005. (Simpósio).
    37. Amigo da Água. 2004. (Encontro).
    38. III Semana de Meio Ambiente. 2004. (Outra).
    39. Manejo e Conservação das Aves de Rapina. 2004. (Seminário).
    40. VII Semana de Introdução aos Estudos da Biologia. 2004. (Outra).
    41. XVIII Jornada de Biologia - Princípios de Oceanografia e ecologia bêntica marinha. 2004. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. CASTELUBER, M. C. F. ; BARROS, C. F. A. ; GAMES, P. D. ; RODRIGUES, M. F. R. ; COSTA, F. J.. VII Semana da Biologia do Curso de Ciências Biológicas - UEMG. 2020. Congresso
    2. COSTA, F.J.; CASTELUBER, M. C. F. ; BARROS, C. F. A.. Semana do Meio Ambiente: O bem-viver e o cuidado da diversidade da vida. 2020. Congresso
    3. COSTA, F.J.; CASTELUBER, M. C. F. ; BARROS, C. F. A. ; SANTOS, J. R. ; GOMES, F. M.. VI Semana da Biologia. 2019. Outro
    4. COSTA, F.J.; SILVA, F. R.. Dengue: Um problema de saúde pública no século XXI. 2019. Outro
    5. COSTA, F.J.; MENDES, R. S. M. ; CRUZ, I. R. ; MARCON, L.. II Biologia de Verão - UEMG Ibirité. 2018. Outro
    6. COSTA, F. J.; CASTELUBER, M. C. F. ; VIANA, A. V. R.. V Semana das Ciências Biológicas. 2018. Outro
    7. COSTA, F. J.; BOVO, A. P. C. ; SOUZA, I. A. M.. I Diálogos sobre EaD. 2016. Outro
    8. COSTA, FERNANDA DE JESUS; OLIVEIRA, M. A. M. ; CUNHA, D. M. ; ZANARDI, T. A. C.. I Workshop Trabalho, Formação/Profissionalização de Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Minas Gerais. 2014. Outro
    9. ZANARDI, T. A. C. ; SANTOS, Lorene dos ; RODRIGUES, S. M. F. M. ; REIS, M.. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2013. Congresso
    10. COSTA, FERNANDA DE JESUS. Semana do Conhecimento. 2013. (Outro).. . 0.
    11. COSTA, F. J.. I Seminário Temático do curso de Pedagogia - Educação em Redes. 2012. (Congresso).. . 0.
    12. COSTA, F. J.. I Seminário Temático do curso de Ciências Biológicas - Educação para a Sustentabilidade. 2012. (Congresso).. . 0.
    13. COSTA, F. J.. VII Semana do Conhecimento ISEAT - Profissão docente: atuação, formação e política. 2011. (Congresso).. . 0.
    14. COSTA, F. J.. Primeiro Simpósio de Biologia Molecular. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06