Lattes UEMG

Patricia Karla Soares Santos Doroteio

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ibirité. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, currículo, discursos, subjetividades e práticas docentes. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-2019. Perspectivas de formacao cidada pelo Projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construcao de um curriculo de uma escola em tempo integral
      Descrição: Entendemos a educação integral como um processo que visa a formação humana de maneira global e pressupõe o ambiente escolar como um espaço de vivências significativas. Nesse viés, o ?Projeto Escola de Helena? se dedica a educação integral e está em atividade na Fundação Helena Antipoff. Essa pesquisa busca compreender a constituição do currículo do ?Projeto Escola de Helena? tendo como foco a formação para cidadania. Adotamos como metodologia a análise documental do ?Programa Mais Educação?, ?Programa Novo Mais Educação?, ?e do ?Projeto Escola de Helena?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Coordenador / Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Amanda Carla da Cruz - Integrante.
      Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio.
      Descrição: Tendo como perspectiva e foco de investigação as oficinas desenvolvidas no projeto de educação integral "Escola de Helena: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral? desenvolvido em 2016, pergunta-se como tem se dado a constituição do currículo nas escolas parceiras do ?Projeto Escola de Helena?, após o convênio da Fundação Helena Antipoff com as escolas e, com implementação até o final de 2018, haja vista que em 2019 ainda não se tem certeza de sua continuidade? Em especial questionamos: como tem sido influenciado o currículo das escolas parceiras, em seus aspectos práticos e teóricos, bem como tem se dado a ação docente no trabalho com os alunos das escolas envolvidas, face a tarefa de parceria das escolas com as oficinas ofertadas pelo projeto de educação integral nos contraturnos escolares? Mais ainda especificamente, buscam-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras, enquanto proposta de formação para a cidadania dos alunos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante / Amanda Carla da Cruz Santos - Integrante.
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    2. 2018-Atual. Formacao Docente: novos desafios, novos saberes, novas praticas
      Descrição: O projeto é parte de um percurso de dois grupos de pesquisa da UEMG/ Ibirité que se uniram para compreender questões relativas à formação docente tais como atualização curricular, incorporação de práticas pedagógicas variadas, inserção da TIC. O diálogo culminou neste projeto que busca entender os desafios que se impõem às licenciaturas e contribuir com a construção de novos saberes e de novas práticas para a formação docente. Selecionamos como corpus os PPPC da nossa própria unidade para refletir também sobre a práxis do professor em exercício na licenciatura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Correa Bovo - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Patrícia K S S DOROTÉIO - Integrante / Dina M P DANTAS - Integrante.
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    3. 2016-2016. Projeto ?Escola de Helena?: Vivencia e experiencia de construcao de um curriculo de uma escola de tempo integral
      Descrição: A pesquisa tem como como perspectiva, a partir dos macro campos da educação integral,verificar como tem se dado a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, em seus aspectos práticos e teóricos. Mais especificamente, objetiva-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além disso, almeja-se entender como são oferecidas as oficinas, buscando-se os seus objetivos e evidenciando-se o que está implícito em seu currículo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio.
      Descrição: O projeto ?Escola de Helena? se constitui em um projeto de educação integral, financiado em parte pelo Programa Mais Educação, e que se configura em uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff (FHA) e três escolas estaduais do entorno da UEMG, no município de Ibirité. Atualmente, este projeto ampliou o seu atendimento a mais duas escolas estaduais, na proporção de mais de 600 crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, no contra turno escolar. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar na prática o funcionamento do Projeto ?Escola de Helena? em sua articulação com os macro campos do Programa Mais Educação, buscando-se as ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além de buscar também compreender os objetivos das oficinas ofertadas, evidenciando-se o que está implícito em seu currículo e, verificando junto aos monitores e professores do projeto as possíveis incongruências entre o previsto e o praticado na execução desse programa de educação integral. Para proceder com a investigação científica proposta, tornou-se imprescindível o estudo da arte que contemplasse a concepção de educação integral segundo diversos teóricos da atualidade, bem como bibliografia que subsidiasse a temática da construção do currículo escolar. Importante destacar também a análise dos documentos legais que versam sobre o assunto. Em sua concepção metodológica, tendo como orientação tal natureza da pesquisa qualitativa e tendo em vista o objeto de interesse pesquisado, no caso a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, foram realizadas visitas de sensibilização às escolas envolvidas no projeto e, a partir do resultado destas visitas e da leitura da bibliografia utilizada foi elaborado o questionário aplicado aos professores e coordenadores de oficinas. Como instrumento que subsidia a pesquisa também foi realizada entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma das gestoras principais do projeto. Verifica-se como resultado, portanto, a partir da análise dos dados, a inexistência de interação entre escolas, o projeto ?Escola de Helena? e a Fundação Helena Antipoff, situação que pode comprometer a eficácia do projeto nos moldes como fora proposto. Além disso, ainda que se perceba um interesse em uma formação global do sujeito, a partir das temáticas ofertadas pelas oficinas, também se percebe um distanciamento em relação ao currículo efetivado pela escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    4. 2014-2016. Enisno de Historia para criancas: conteudos, metodos e conepcoes
      Descrição: Tendo como ponto de partida o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetiva-se verificar a interação do sujeito professor/pedagogo com o conhecimento histórico, seus conteúdos e seus métodos, além de aspectos da formação, da cultura e da identidade desse profissional. Em consonância, busca-se avaliar a inserção dos avanços historiográficos na prática pedagógica dos professores nessa fase de escolarização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Coordenador. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. VI Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida.Práticas discursivas de jovens professoras militantes: produção de verdades e condução de condutas. 2019. (Encontro).
      2. 13º Reunião Regional Sudeste ANPED. Voos iniciais sobre a experiência da docência militante. 2018. (Congresso).
      3. V Colóquio Nacional Michel Foucault: a arte neoliberal de governar.O sindicalismo docente e a emergência do discurso de militãncia. 2017. (Seminário).
      4. X Simpósio Nacional de Pesquisa e Educação X Simpósio de Pedagogiaago.A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. 2017. (Simpósio).
      5. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Avanços e desafios do Projeto "Escola de Helena" na implementação de uma educação integral. 2017. (Encontro).
      6. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Educação Integral. 2017. (Encontro).
      7. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão.O Projeto "Escola de Helena": uma experiência de escola de tempo integral. 2016. (Seminário).
      8. II Jornada Pedagógica: diversidade em foco.O Projeto "Escola de Helena": uma experiência de escola de tempo integral; O museu como espaço educativo: a prática docente em questão. 2016. (Seminário).
      9. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.:
 ENSINAR HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: ENTRE CONCEPÇÕES, CONTEÚDOS E MÉTODOS. 2015. (Encontro).
      10. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação."O professor pedagogo e o ensino de História para crianças: métodos, conteúdos e concepções". 2015. (Simpósio).
      11. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff.A pesquisa e sua importância na formação de professores: diálogos entre o contexto nacional e o Instituto Superior Anísio Teixeira. 2015. (Encontro).
      12. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão.O ensino de História para crianças, entre conteúdos e métodos. 2014. (Seminário).
      13. X Seminário Internacional da Rede Estrado.Trabalho docente e política curricular: o ensino de História no Cilo de Formação Humana. 2014. (Seminário).
      14. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff XII Encontro Interdisciplina de Pesquisadores em História da Psicologia.Diálogos entre Helena Antipoff e Paulo Freire Acerca da Intervenção Social e da Educação. 2014. (Encontro).
      15. Semana do Conhecimento ISEAT.Ensino de História e política educacional: o currículo na prática. 2013. (Seminário).
      16. X Colóquio sobre questões curriculares VI Colóquio luso brasileiro de currículo. O ensino de História no ciclo de formação humana: o currículo na prática. 2012. (Congresso).
      17. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE I SIRSSE Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. O Ensino de História no Ciclo de Formação Humana: um estudo sobre as práticas curriculares desenvolvidas em uma escola municipal de Contagem / MG.. 2011. (Congresso).
      18. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED). 2010. (Congresso).
      19. Diálogos entre o Samba e a Escola. 2010. (Seminário).
      20. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E ENSINO (ENDIPE). 2010. (Congresso).
      21. Seminário EDUC 2ª Edição Pesquisas em Educação. 2010. (Seminário).
      22. VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2010. (Seminário).
      23. A conversação em sala de Aula: Interações Discursivas no Ensino Fundamental de História - LABEPEH / FAE /UFMG. 2008. (Seminário).
      24. A Prática pedagógica mediada pelo livro didático: instituindo princípios e práticas culturais na sala de aula - LABEPEH / FAE / UMFG. 2008. (Seminário).
      25. Leitura e Escrita no Ensino de História - LABEPEH / FAE / UFMG. 2008. (Seminário).
      26. Letramento: responsabilidade de todos os professores - LABEPEH / FAE / UFMG. 2008. (Seminário).
      27. Formação de Professores para a Educação Básica - 10 anos da LDB - FAE / UFMG. 2007. (Seminário).
      28. História e cultura afro-brasileira: a produção histórica e suas articulações com o ensino de História e formação docente - LABEPEH / FAE / UFMG. 2007. (Seminário).
      29. II Conferência Municipal de Educação. 2007. (Outra).
      30. II Seminário de Educação Inclusiva. 2006. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. PUJONI, D. G. F. ; LIMA, E. A. ; LIMA, J. C. ; FRADE, R. ; ANASTACIO, L. R. ; VIANA, G. C. A. ; SILVA, Nilson de Matos ; GOMES, S. O.. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática: contradições de uma educação silenciada. 2017. Outro
      2. MEIRA, C. J. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. II Jornada Pedagógica: diversidade em foco. 2016. Outro
      3. DOROTÉIO, P. K. S. S.. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, educação e inclusão social: dimensões transdiciplinares XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em Históriada Psciologia: continuando o debate. 2014. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06