Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ibirité. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, currículo, discursos, subjetividades e práticas docentes. (Texto informado pelo autor)
DOROTÉIO, P. K. S. S. A experiência de jovens professoras feministas e a rede social como lócus de militância. Cadernos de Gênero e Tecnologia. v. 13, p. 202-219, issn: 2674-5704, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. ; BOVO, A. P. M. C. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S.; COSTA, R. A.. O uso do livro didático de História nos anos iniciais do ensino fundamental: por uma formação crítica e autônoma. Bantu Revista de Educação, História e Patrimônio Cultural. v. 1, p. 112-126, issn: 2595-9506, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S.; SILVA, C. Z. ; ROCHA, K. E. ; WERNECK, C. S.. Direitos humanos: o que dizem futuros professores?. SCIAS. Direitos Humanos e Educação. v. 1, p. 18-37, issn: 2596-1772, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, PATRÍCIA KARLA SOARES SANTOS. Ensinar história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios conceituais e metodológicos. História & Ensino (UEL). v. 22, p. 207-228, issn: 1414-3488, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
BOVO, A. P. C. (Org.) ; COSTA, F.J. (Org.) ; CANETE, L. S. C. (Org.) ; DOROTEIO, P. K. S. S. (Org.). Docência: Formação, Trabalho, Vivências. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 265. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (1)
DOROTÉIO, P. K. S. S. Formação docente no Brasil: desafios contemporâneos e questões em cena. Em: Patricia Karla Soares Santos Dorotéio; Ana Paula Martins Correa Bovo, Lilian Sípoli Carneiro Canete; Fernanda de Jesus Costa. (Org.). Docência: Formação, Trabalho, Vivências. 1ed.Belo Horizonte. : EdUEMG. 2018.v. 1, p. 22-42. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (10)
DOROTÉIO, P. K. S. S. Práticas discursivas de jovens professoras militantes: produção de verdades e condução de condutas. Em: VI Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida, v. 1, p. 1-13, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. O professor pedagogo e o ensino de História para crianças: métodos, conteúdos e concepções. Em: IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, p. 1-17, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. Concepções, Conteúdos e Metodologias do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, p. 18849-18864, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. O ensino de História no Ciclo de formação Humana: o currículo na prática. Em: X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, v. 1, p. 1-16, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S.; SOUZA, M. I. S.. O Ensino de história no Ciclo de Formação Humana: um estudo sobre as práticas curriculares desenvolvidas em uma escola municipal de Contagem/MG. Em: X Congresso Nacional de Educação / I Seminário Internacional de Representações Sociais, v. 1, p. 12006-12016, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (5)
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; SILVA, C. Z.. Avanços e desafios do Projeto 'Escola de Helena' na implementação de uma educação integral. Em: XXXV Encontro Anual Helena Antipoff, 2017, Ibirité. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, v. 27, p. 177-178, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. Em: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, v. 1, p. 214-217, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. O Projeto ?Escola de Helena?: uma experiência de escola de tempo integral. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, p. 1-2, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. Avanços e desafios do Ciclo de Formação Humana: o currículo prescrito em Contagem/MG. Em: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, p. 1-3, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. O ensino de História para crianças, entre conteúdos e métodos. Em: 16º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2014, Belo Horizonte. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, p. 1-2, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (3)
DOROTÉIO, P. K. S. S.; CRUZ, A. C.. Perspectivas de formação cidadã pelo projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construção de um currículo de um escola de tempo integral. Em: XXI Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais XXI Seminário de Pesquisa e Extensão Cadernos de Resumos. Belo Horizonte: UEMG, p. 191-191, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. A emergência do discurso de militância sindical docente: contribuições genealógicas. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; SILVA, C. Z.. ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (16)
DOROTÉIO, P. K. S. S. Práticas discursivas de jovens professoras militantes: produção de verdades e condução de condutas. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. Voos iniciais sobre a experiência da docência militante. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; SILVA, C. Z.. A constituição do currículo no 'Projeto Escola de Helena': uma experiência de educação integral. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; SILVA, C. Z.. Avanços e desafios do Projeto 'Escola de Helena' na implementação de uma educação integral. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. O sindicalismo docente e a emergência do discurso de militância. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. Formação docente e os desafio contemporâneos. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S.; LAGES, E. D. M. ; SILVA, C. Z.. Educação Integral e o projeto 'Escola de Helena': a construção do currículo e os desafios da prática. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ARAUJO, C. V. L. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. O museu como espaço educativo: a prática docente em questão. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. O professor pedagogo e o ensino de História para crianças: métodos, conteúdos e concepções. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
DOROTÉIO, P. K. S. S.; MEIRA, C. J. ; OLIVEIRA, R. A.. A pesquisa e sua importância na formação de professores: diálogos entre o contexto nacional e o Instituto Superior Anísio Teixeira. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra
DOROTÉIO, P. K. S. S.; LAGES, E. D. M.. Colóquios em Gestão Pública: reflexões a partir do NEGEPE. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. Trabalho docente e política curriular: o ensino de História no Ciclo de Formação Humana. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. O ensino de História para crianças, entre conteúdos e métodos. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. Ensino de História e política educacional: o currículo na prática. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S. O ensino de História no Ciclo de Formação Humana: o currículo na prática. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DOROTÉIO, P. K. S. S.; SOUZA, M. I. S.. O enisno de História no Ciclo de Formação Humana: um estudo sobre as práticas curriculares desenvolvidas em uma escola municipal de Contagem/MG. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (2)
MEIRA, C. J. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; ALMEIDA, M. O.. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - UEMG/ Unidade Ibirité. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
FIGUEIREDO, B. G. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Matriz de Referência Curricular de História. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (5)
DOROTÉIO, P. K. S. S.; CRUZ, A. C.. Relatório Técnico Científico - Perspectivas de formação cidadã pelo Projeto ?Escola de Helena?. 2020. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; BOVO, A. P. M. C.. Relatório Técnico Científico - Formação Docente: novos desafios, novos saberes, novas práticas - Edital PaPq 2018. 2018. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, E. D. M. ; DOROTÉIO, P. K. S. S. ; SILVA, C. Z.. Relatório Técnico Científico - Projeto ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral. 2017. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SECRETARIA ESCOLAR. 2008. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
DOROTÉIO, P. K. S. S. HISTÓRIA E CINEMA. 2007. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (8)
Raiany Aparecida Costa. Ensino de História, Formação Crítica e Cidadã: potencialidades e limites do livro didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Juditi Maria de Oliveira; Silvia M. Oliveira; Wilson Teles. A contribuição da História Cultural no Ensino Fundamental I: discutindo a Base Nacional Comum Curricular. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Ana Carolina Soares Gonçalves; Estefânia Caroline Gonçalves. O negro e sua representação em livros didáticos de História das séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, . 2017. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Carolina Zimer Silva. Direitos Humanos: o que dizem os alunos do curso de graduação em Pedagogia de uma instituição do Estado de Minas Gerais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Cristiny Victória Lopes Araújo. Aulas-passeios em museus: Análise das práticas adotadas pelos Professores dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia (56134)) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Edinélia Ramos Pereira; Érica Alves Martins; Rayane Santos. Influências do IDEB no currículo: o que dizem os trabalhos da Associação Nacional de Poós Graduação em Educação (ANPED). (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Amanda Alves Sousa de Oliveira. História da infância e da Educação Infantil: um estudo das proposições curriculares do município de Belo Horizonte. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Thaís Maria Braga. OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise da prática docente em uma Escola Estadual de Ibirité. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Iniciação científica (1)
Amanda Carla da Cruz. Perspectivas de formação cidadã pelo Projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construção de um currículo de uma escola em tempo integral. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2019-2019. Perspectivas de formacao cidada pelo Projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construcao de um curriculo de uma escola em tempo integral Descrição: Entendemos a educação integral como um processo que visa a formação humana de maneira global e pressupõe o ambiente escolar como um espaço de vivências significativas. Nesse viés, o ?Projeto Escola de Helena? se dedica a educação integral e está em atividade na Fundação Helena Antipoff. Essa pesquisa busca compreender a constituição do currículo do ?Projeto Escola de Helena? tendo como foco a formação para cidadania. Adotamos como metodologia a análise documental do ?Programa Mais Educação?, ?Programa Novo Mais Educação?, ?e do ?Projeto Escola de Helena?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Coordenador / Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Amanda Carla da Cruz - Integrante. Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio. Descrição: Tendo como perspectiva e foco de investigação as oficinas desenvolvidas no projeto de educação integral "Escola de Helena: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral? desenvolvido em 2016, pergunta-se como tem se dado a constituição do currículo nas escolas parceiras do ?Projeto Escola de Helena?, após o convênio da Fundação Helena Antipoff com as escolas e, com implementação até o final de 2018, haja vista que em 2019 ainda não se tem certeza de sua continuidade? Em especial questionamos: como tem sido influenciado o currículo das escolas parceiras, em seus aspectos práticos e teóricos, bem como tem se dado a ação docente no trabalho com os alunos das escolas envolvidas, face a tarefa de parceria das escolas com as oficinas ofertadas pelo projeto de educação integral nos contraturnos escolares? Mais ainda especificamente, buscam-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras, enquanto proposta de formação para a cidadania dos alunos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante / Amanda Carla da Cruz Santos - Integrante. Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
2018-Atual. Formacao Docente: novos desafios, novos saberes, novas praticas Descrição: O projeto é parte de um percurso de dois grupos de pesquisa da UEMG/ Ibirité que se uniram para compreender questões relativas à formação docente tais como atualização curricular, incorporação de práticas pedagógicas variadas, inserção da TIC. O diálogo culminou neste projeto que busca entender os desafios que se impõem às licenciaturas e contribuir com a construção de novos saberes e de novas práticas para a formação docente. Selecionamos como corpus os PPPC da nossa própria unidade para refletir também sobre a práxis do professor em exercício na licenciatura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Correa Bovo - Integrante. Número de produções C, T A: 2 Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio. Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Patrícia K S S DOROTÉIO - Integrante / Dina M P DANTAS - Integrante. Membro: Andrea Lourdes Ribeiro. Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante. Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
2016-2016. Projeto ?Escola de Helena?: Vivencia e experiencia de construcao de um curriculo de uma escola de tempo integral Descrição: A pesquisa tem como como perspectiva, a partir dos macro campos da educação integral,verificar como tem se dado a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, em seus aspectos práticos e teóricos. Mais especificamente, objetiva-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além disso, almeja-se entender como são oferecidas as oficinas, buscando-se os seus objetivos e evidenciando-se o que está implícito em seu currículo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 4 Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio. Descrição: O projeto ?Escola de Helena? se constitui em um projeto de educação integral, financiado em parte pelo Programa Mais Educação, e que se configura em uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff (FHA) e três escolas estaduais do entorno da UEMG, no município de Ibirité. Atualmente, este projeto ampliou o seu atendimento a mais duas escolas estaduais, na proporção de mais de 600 crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, no contra turno escolar. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar na prática o funcionamento do Projeto ?Escola de Helena? em sua articulação com os macro campos do Programa Mais Educação, buscando-se as ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além de buscar também compreender os objetivos das oficinas ofertadas, evidenciando-se o que está implícito em seu currículo e, verificando junto aos monitores e professores do projeto as possíveis incongruências entre o previsto e o praticado na execução desse programa de educação integral. Para proceder com a investigação científica proposta, tornou-se imprescindível o estudo da arte que contemplasse a concepção de educação integral segundo diversos teóricos da atualidade, bem como bibliografia que subsidiasse a temática da construção do currículo escolar. Importante destacar também a análise dos documentos legais que versam sobre o assunto. Em sua concepção metodológica, tendo como orientação tal natureza da pesquisa qualitativa e tendo em vista o objeto de interesse pesquisado, no caso a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, foram realizadas visitas de sensibilização às escolas envolvidas no projeto e, a partir do resultado destas visitas e da leitura da bibliografia utilizada foi elaborado o questionário aplicado aos professores e coordenadores de oficinas. Como instrumento que subsidia a pesquisa também foi realizada entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma das gestoras principais do projeto. Verifica-se como resultado, portanto, a partir da análise dos dados, a inexistência de interação entre escolas, o projeto ?Escola de Helena? e a Fundação Helena Antipoff, situação que pode comprometer a eficácia do projeto nos moldes como fora proposto. Além disso, ainda que se perceba um interesse em uma formação global do sujeito, a partir das temáticas ofertadas pelas oficinas, também se percebe um distanciamento em relação ao currículo efetivado pela escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante. Número de produções C, T A: 2 Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
2014-2016. Enisno de Historia para criancas: conteudos, metodos e conepcoes Descrição: Tendo como ponto de partida o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetiva-se verificar a interação do sujeito professor/pedagogo com o conhecimento histórico, seus conteúdos e seus métodos, além de aspectos da formação, da cultura e da identidade desse profissional. Em consonância, busca-se avaliar a inserção dos avanços historiográficos na prática pedagógica dos professores nessa fase de escolarização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio - Coordenador. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 1 Membro: Patricia Karla Soares Santos Doroteio.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (30)
VI Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida.Práticas discursivas de jovens professoras militantes: produção de verdades e condução de condutas. 2019. (Encontro).
13º Reunião Regional Sudeste ANPED. Voos iniciais sobre a experiência da docência militante. 2018. (Congresso).
V Colóquio Nacional Michel Foucault: a arte neoliberal de governar.O sindicalismo docente e a emergência do discurso de militãncia. 2017. (Seminário).
X Simpósio Nacional de Pesquisa e Educação X Simpósio de Pedagogiaago.A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. 2017. (Simpósio).
XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Avanços e desafios do Projeto "Escola de Helena" na implementação de uma educação integral. 2017. (Encontro).
XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Educação Integral. 2017. (Encontro).
18º Seminário de Pesquisa e Extensão.O Projeto "Escola de Helena": uma experiência de escola de tempo integral. 2016. (Seminário).
II Jornada Pedagógica: diversidade em foco.O Projeto "Escola de Helena": uma experiência de escola de tempo integral; O museu como espaço educativo: a prática docente em questão. 2016. (Seminário).
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.: ENSINAR HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: ENTRE CONCEPÇÕES, CONTEÚDOS E MÉTODOS. 2015. (Encontro).
IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação."O professor pedagogo e o ensino de História para crianças: métodos, conteúdos e concepções". 2015. (Simpósio).
XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff.A pesquisa e sua importância na formação de professores: diálogos entre o contexto nacional e o Instituto Superior Anísio Teixeira. 2015. (Encontro).
16º Seminário de Pesquisa e Extensão.O ensino de História para crianças, entre conteúdos e métodos. 2014. (Seminário).
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Trabalho docente e política curricular: o ensino de História no Cilo de Formação Humana. 2014. (Seminário).
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff XII Encontro Interdisciplina de Pesquisadores em História da Psicologia.Diálogos entre Helena Antipoff e Paulo Freire Acerca da Intervenção Social e da Educação. 2014. (Encontro).
Semana do Conhecimento ISEAT.Ensino de História e política educacional: o currículo na prática. 2013. (Seminário).
X Colóquio sobre questões curriculares VI Colóquio luso brasileiro de currículo. O ensino de História no ciclo de formação humana: o currículo na prática. 2012. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE I SIRSSE Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. O Ensino de História no Ciclo de Formação Humana: um estudo sobre as práticas curriculares desenvolvidas em uma escola municipal de Contagem / MG.. 2011. (Congresso).
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED). 2010. (Congresso).
Diálogos entre o Samba e a Escola. 2010. (Seminário).
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E ENSINO (ENDIPE). 2010. (Congresso).
Seminário EDUC 2ª Edição Pesquisas em Educação. 2010. (Seminário).
VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2010. (Seminário).
A conversação em sala de Aula: Interações Discursivas no Ensino Fundamental de História - LABEPEH / FAE /UFMG. 2008. (Seminário).
A Prática pedagógica mediada pelo livro didático: instituindo princípios e práticas culturais na sala de aula - LABEPEH / FAE / UMFG. 2008. (Seminário).
Leitura e Escrita no Ensino de História - LABEPEH / FAE / UFMG. 2008. (Seminário).
Letramento: responsabilidade de todos os professores - LABEPEH / FAE / UFMG. 2008. (Seminário).
Formação de Professores para a Educação Básica - 10 anos da LDB - FAE / UFMG. 2007. (Seminário).
História e cultura afro-brasileira: a produção histórica e suas articulações com o ensino de História e formação docente - LABEPEH / FAE / UFMG. 2007. (Seminário).
II Conferência Municipal de Educação. 2007. (Outra).
II Seminário de Educação Inclusiva. 2006. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
PUJONI, D. G. F. ; LIMA, E. A. ; LIMA, J. C. ; FRADE, R. ; ANASTACIO, L. R. ; VIANA, G. C. A. ; SILVA, Nilson de Matos ; GOMES, S. O.. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática: contradições de uma educação silenciada. 2017. Outro
MEIRA, C. J. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. II Jornada Pedagógica: diversidade em foco. 2016. Outro
DOROTÉIO, P. K. S. S.. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, educação e inclusão social: dimensões transdiciplinares XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em Históriada Psciologia: continuando o debate. 2014. (Congresso).. . 0.
RIBEIRO, A. L. ; BOVO, A. P. M. C. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BOVO, A. P. C. (Org.) ; COSTA, F.J. (Org.) ; CANETE, L. S. C. (Org.) ; DOROTEIO, P. K. S. S. (Org.). Docência: Formação, Trabalho, Vivências. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 265. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. ; BOVO, A. P. M. C. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. Em: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, v. 1, p. 214-217, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BOVO, A. P. C. (Org.) ; COSTA, F.J. (Org.) ; CANETE, L. S. C. (Org.) ; DOROTEIO, P. K. S. S. (Org.). Docência: Formação, Trabalho, Vivências. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 265. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]