teste-01

Adalcio Carvalho de Araujo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais -FaE/CBH/UEMG. Possui especialização em Supervisão Escolar (2012) Sociologia (2009) e Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Graduado em Pedagogia (FAEL). Possui graduação em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES e graduação em Matemática (2009) pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. É professor da UEMG. Assume a Coordenação do sistema Universidade Aberta da do Brasil -UAB/UEMG. Professor da Pós Graduação em Educação e Gestão Ambiental da Fundação Pedro Leopoldo. Foi Professor da UEMG- Unidade Ibirité, professor da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves -FaPP/CBH/UEMG e coord. adjunto da EaD da mesma faculdade, Coordenador Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Foi professor conteudista da disciplina Estado e Sociedade e tutor no curso de Formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio em Minas Gerais, ofertado pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais ? UTRAMIG. Membro dos Grupos de Pesquisa inscritos no CNPq: "Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDOC - UEMG" - linha "Ensino de Matemática: práticas e saberes docentes". Ensino de Ciências e Tecnologia (BIOTEC) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8762799145471927 (21/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Major Lopes, 574 São Pedro 30330050 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 31942508 Ramal: 2516
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. TRAJETORIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCACAO DA UEMG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / Juliana Cordeiro Soares Branco - Coordenador.
      Membro: Adalcio Carvalho de Araujo.
      Descrição: O projeto versa sobre pesquisa que almeja realizar estudo acerca das trajetórias profissionais dos egressos dos cursos de pedagogia, presencial e a distância, da Faculdade de Educação-FaE da UEMG. Para tal pretende identificar o índice de satisfação dos recém-formados pela Instituição em relação as demandas do mercado de trabalho; manter atualizados os registros de alunos egressos; divulgar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho; promover encontros, cursos de extensão, e palestras direcionadas a profissionais formados pela FaE/UEMG; identificar sucessos e fragilidades dos cursos oferecidos; identificar novas competências exigidas pelo mercado de trabalho. Isso em um cenário que irá comparar os dados coletados do curso presencial e do curso a distância. Para a coleta de dados enviaremos questionários para os alunos e realizaremos entrevistas com os coordenadores de curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Juliana Cordeiro Soares Branco - Coordenador / Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Elisa Carneiro Santos de Almeida - Integrante.
      Membro: Juliana Cordeiro Soares Branco.
      Descrição: O projeto investiga a adequação do currículo do curso de pedagogia da FAE/CBH/UEMG, em diálogo com os egressos , a partir de suas experiências profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Juliana Soares Branco - Coordenador.
      Membro: Carla Maria Nogueira de Carvalho.
      Descrição: Pesquisa realizada com egressos do curso de Pedagogia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bernarda Elane Madureira Lopes - Coordenador / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / juliana Cordeiro Soares Branco - Integrante.
      Membro: Bernarda Elane Madureira Lopes.
    2. 2016-2017. FINANCAS NA EDUCACAO BASICA: enfases e pesrpectivas interdisciplinares
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / ROBERT DELANO DE SOUZA CORREA - Coordenador / ANA CAROLINE GONÇALVES DE SOUZA - Integrante / MIRIAM LÚCIA BARBOSA - Integrante.
      Membro: Adalcio Carvalho de Araujo.
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo caracterizar a compreensão dos adolescentes da Educação Básica sobre a gestão financeira, visando ao exercício da cidadania e consumo consciente e responsável dos recursos financeiros. Especificamente, pretende-se: - abordar conceitos relacionados à gestão financeira com foco no planejamento e o consumo consciente dos recursos financeiros; - apresentar as políticas públicas existentes que norteiam a gestão financeira do país; - refletir sobre a compreensão dos adolescentes sobre a gestão financeira, tendo em vista as práticas adotadas pelas suas famílias; - possibilitar ao bolsista o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na gestão financeira, fundamentados na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Robert Delano de Souza Corrêa - Coordenador / Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / Miriam Lúcia Barbosa - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Robert Delano de Souza Correa.
    3. 2016-2016. EGRESSOS DA EJA NO CURSO DE ADMINISTRACAO PUBLICA EAD/FaPP/UEMG: um olhar fenomenologico as motivacoes para continuidade de estudos
      Descrição: ? Conhecer as motivações à continuidade de estudos e escolha pela modalidade a distância dos egressos da Educação de Jovens e Adultos matriculados no curso Bacharelado em Administração Pública, na modalidade a distância, da Universidade do Estado de Minas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Adálcio Carvalho de Araújo - Coordenador / Vera Lúcia Nogueiira - Integrante.
      Membro: Adalcio Carvalho de Araujo.
    4. 2015-2016. EGRESSOS DA EJA NO CURSO DE ADMINISTRACAO PUBLICA EAD/FaPP/UEMG: Uma analise dos fatores motivacionais da interrupcao e retomada das trajetorias escolares e a continuidade dos estudos em nivel superior na EAD
      Descrição: O acesso e a permanência dos jovens na educação formal ainda são um grande problema no Brasil. Concluir a Educação Básica na idade prevista na legislação e prosseguir com os estudos não tem sido uma possibilidade para todas as pessoas. Nesse contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem cumprido um relevante papel ao possibilitar que jovens e adultos com trajetórias escolares irregulares prossigam os estudos de nível superior, inclusive, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Esta pesquisa dedicou-se, portanto, a compreender os fatores envolvidos nas escolhas de quatorze estudantes, egressos da EJA, que se matricularam, no ano de 2014, no Curso de Bacharelado em Administração Pública (EAD), da Faculdade de Políticas Públicas ?Tancredo Neves? da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou os pressupostos teóricos e metodológicos da Fenomenologia Compreensiva e se desenvolveu em três fases: exploratória, pesquisa de campo e tratamento dos dados, sendo adotadas, para cada uma delas, técnicas distintas, tais como revisão da literatura e análise documental; aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, e, por fim, levantamento, identificação e análise das unidades de significação. Entre os fatores motivacionais para a interrupção dos estudos por parte dos sujeitos, pode-se destacar, além do trabalho e da família, a dificuldade de acesso à escola e a gravidez na adolescência, entre outros. Quanto aos fatores motivacionais para retomada das trajetórias escolares, destacam-se o incentivo de amigos, as questões vinculadas ao mundo do trabalho e, ainda, a satisfação pessoal. Já a continuidade dos estudos foi motivada, entre outros, pelo incentivo da família e dos professores da EJA, e, por fim, a escolha do Ensino Superior, na modalidade da EAD, se deu pela flexibilidade no uso do tempo e por ser essa a única opção disponível aos sujeitos. Palavras-chave: Egressos da EJA. Ensino Superior. Educação a Distância. Fatores motivacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Adálcio Carvalho de Araújo - Coordenador / Vera Lúcia Nogueiira - Integrante.
      Membro: Adalcio Carvalho de Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior.O reconhecimento da EaD na formação continuada. 2018. (Simpósio).
      2. Seminário Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG.Legislação e diretrizes da Educação a Distância. 2017. (Seminário).
      3. 9º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB."Participação como membro do fórum". 2016. (Outra).
      4. 4ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional do Sistema UAB.Atividades da UAB na UEMG. 2015. (Encontro).
      5. 8º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Atividades da UAB na UEMG. 2015. (Encontro).
      6. Diálogos sobre EAD: Práticas Pedagógicas.MEDIADOR DAS MESAS "A EAD NA UEMG - EXPERIENCIAS DAS UNIDADES" E DISCUSSÃO SOBRE A PORTARIA 4.059/2004. 2015. (Seminário).
      7. Fórum Nacional de Coordenadores UAB- ForUAB.Atividades da UAB na UEMG. 2015. (Encontro).
      8. ELEIÇÕES 2014: UM EXERCÍCIO DA CIDADANIA - A VOZ DOS ESPECIALISTAS. 2014. (Outra).
      9. MESA REDONDA : METODOLOGIAS DE ENSINO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Outra).
      10. Da Proposta às Práticas: Encontro de Professores do Reiventando o Ensino Médio.Interlocução do Pedagógico e Administrativo. 2013. (Encontro).
      11. I ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO CAMPO DE MINAS GERAIS.A ESCOLA QUE QUEREMOS. 2013. (Encontro).
      12. II SEMINÁRIO DO CURSO JUBEMI - JUVENTUDE BRASILEIRA E ENINO MÉDIO INOVADOR.Rodas de Conversa. 2013. (Seminário).
      13. I SEMINÁRIO DO CURSO JUBEMI - JUVENTUDE BRASILEIRA E ENINO MÉDIO INOVADOR.Rodas de Conversa. 2013. (Seminário).
      14. UNIVERSALIZAÇÃO DO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO. DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO REM. 2013. (Congresso).
      15. V CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALMENARA.A ATUAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA NA SAÚDE PÚBLICA DE ALMENARA. 2011. (Outra).
      16. I SEMINÁRIO EDUCACIONAL.Rodas de Conversa e Oficinas. 2005. (Seminário).
      17. Oficina Reuniões para Reflexão e Avaliação.Reflexão e Avaliação. 2003. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. ARAUJO, P. M. C. ; ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; TURCI, D. A. ; BREJO, J.A.. III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia. 2020. Congresso
      2. ARAÚJO, A. C.; BRANCO, J. C. S. ; NEVES, I. S. V. ; FIDALGO, F. S. R.. Simpósio Tecnologia e Educação a Distância no Ensino Superior. 2018. Outro
      3. ARAÚJO, A. C...et all. Seminário "Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG". 2017. (Outro).. . 0.
      4. ARAÚJO, A. C...et all. II Seminário Diálogos sobre EaD: as práticas pedagógicas. 2017. (Outro).. . 0.
      5. ARAÚJO, A. C.; ARAUJO, P. M. C. ; BRANCO, J. C. S.. Webconferência com o tema: "Escola sem Partido". 2016. Outro
      6. ARAÚJO, A. C.; GONTIJO, C. R. B.. I OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UAB/UEMG - UAB NO CONTEXTO DA UEMG: ONDE ESTAMOS? PARA ONDE VAMOS?:. 2014. Outro
      7. ARAÚJO, A. C...et all. I Encontro de Capacitação de Tutores Presenciais e a Distância. 2014. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Adálcio Carvalho de Araújo ⇔ Robert Delano de Souza Corrêa (8.0)
        1. ARAUJO, A. C. ; CORRÊA, R. D. S.. AS CONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE EaD NA UEMG. TICS & EAD EM FOCO. v. 3, p. 132-151, issn: 2447-5726, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GONTIJO, C. R. B. ; ARAÚJO, A. C. ; CORREA, R. D. S. ; BRESCIA, E. A. ; BANDEIRA, A. C. A.. A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO C ONTEXTO DA UEMG: adesão para a ampliação e flexibilização do acesso ao Ensino Superior. TICs & EAD em foco. v. 1, p. 106-124, issn: 2447-5726, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GONTIJO, C. R. B. (Org.) ; CORRÊA, R. D. S. (Org.) ; ARAUJO, A. C. (Org.). Educação a distância e gestão pública ? tecendo políticas. 11 ed. Contagem: Editora Escola Cidadã, 2019. v. 1, p. 134.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; CORREA, R. D. S.. Polo de apoio presencial: do locus institucional ao locus individual (versão impressa). Em: Cynthia Rúbia Braga Gontijo; Robert Delano de Souza Correa; Adálcio Carvalho de Araújo (Organizadores) e Autores. (Org.). Educação a distância e gestão pública ? tecendo políticas (E-Book). 1ed.Contagem. : Editora Escola Cidadã. 2019.v. 1, p. 79-98.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. GONTIJO, C. R. B. ; ARAÚJO, A. C. ; CORREA, R. D. S. ; BRESCIA, E. A. ; BANDEIRA, A. C. A.. Do quadro às telas: caminhos pedagógicos da EaD na Universidade do Estado de Minas Gerais. Do quadro às telas: caminhos pedagógicos da EaD na Universidade do Estado de Minas Gerais. 1ed.Florianópolis. Em: SOUSA, Antonio Heronaldo de; PANDINI, Carmen Maria Cipriani; BLEICHER,Sabrina; TRIDAPALLI, Ana Laura; SERRA, Ilka Marcia Ribeiro de Souza; RAUSKI, Eliane de Fátima; KNÜPPEL, Maria Aparecida Crissi; CAMPOS, Valter Gomes.. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências, reflexões. 1ªed.Florianópolis. : UDESC. 2015.p. 159-170.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; CORREA, R. D. S.. Polo de apoio presencial: do locus institucional ao locus individual. Em: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD [recurso eletrônico] ; IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância., v. XV, p. 1-14, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CORREA, R. D. S. ; SOUZA, ANA CAROLINE G. ; BARBOSA, M. L. ; ARAÚJO, A. C.. Educação Financeira na adolescência: uma revisão sistemática de artigos publicados no Brasil no período de 2010 a 2015. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Belo Horizonte. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CORREA, R. D. S. ; SOUZA, ANA CAROLINE G. ; BARBOSA, M. L. ; ARAÚJO, A. C.. Educação Financeira na adolescência: uma revisão sistemática de artigos publicados no Brasil no período de 2010 a 2015. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Adálcio Carvalho de Araújo ⇔ Juliana Cordeiro Soares Branco (2.0)
        1. ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; CORREA, R. D. S.. Polo de apoio presencial: do locus institucional ao locus individual (versão impressa). Em: Cynthia Rúbia Braga Gontijo; Robert Delano de Souza Correa; Adálcio Carvalho de Araújo (Organizadores) e Autores. (Org.). Educação a distância e gestão pública ? tecendo políticas (E-Book). 1ed.Contagem. : Editora Escola Cidadã. 2019.v. 1, p. 79-98.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; CORREA, R. D. S.. Polo de apoio presencial: do locus institucional ao locus individual. Em: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD [recurso eletrônico] ; IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância., v. XV, p. 1-14, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Adálcio Carvalho de Araújo ⇔ Patrícia Maria Caetano de Araújo (2.0)
        1. ARAÚJO, A. C.; ARAUJO, P. M. C.. UAB como Fortalecimento do Aparato Educacional dos Municípios de Pequeno e Médio Porte: reflexões e adversidades. Em: Cynthia Rúbia Braga Gontijo; Robert Delano de Souza Correa; Adálcio Carvalho de Araújo (Organizadores) e Autores.. (Org.). Educação a distância e gestão pública ? tecendo políticas (E-Book). 1ed.Contagem. : Editora Escola Cidadã. 2019.v. 1, p. 1-134.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ARAÚJO, A. C.; ARAUJO, P. M. C. ; BURGARELLI, F.. Vídeo-Apresentação do curso: Fundamentos Teóricos e Práticos da EaD-1ª edição. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Adálcio Carvalho de Araújo ⇔ Vera Lúcia Nogueira (1.0)
        1. ARAÚJO, A. C.; NOGUEIRA, Vera Lúcia. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um olhar sobre as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em EAD apresentadas na ANPEd /2011-2013. Em: Inajara de Sales Viana Neves; wagner Corradi; Carmem Lucia Freitas de Castro; Juliana Cordeiro Soares Branco. (Org.). EAD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. 1ed.Barbacena. : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016.v. 1, p. 33-46.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Adálcio Carvalho de Araújo ⇔ Fernanda de Jesus Costa (1.0)
        1. ARAUJO, A. C. ; COSTA, F.J. ; COSTA, R. R.. O Reconhecimento da Formação Continuada Realizada a Distância: O que Pensam os Professores e Gestores da Educação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em: Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no ensino superior, v. 1, p. 1-9, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05