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Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba

Professor do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciado e bacharel em Ciências Biológicas (Genética) também pela UFRJ. É pesquisador associado ao grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq) e do Laboratório de Estudos Bioculturais da UEMG (Kaipora/UEMG/CNPq). Tem experiência e produções na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia e História da Educação, atuando principalmente em investigações sobre os seguintes temas: estudos dos currículos de Ciências e Biologia; formação e trajetórias de professores; história das instituições educacionais e da profissão docente. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) - Regional 2 (RJ/ES) desde 2017. Também é membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e do Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ/UFF). Desde 2013, leciona Ciências e Biologia na Educação Básica. Contato: rodrigo.borba@uemg.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4336934352042664 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Avenida São Paulo, nº 3.996 Vila Rosário 32415250 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (21) 26292695
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. PAPq/UEMG - Educacao em Ciencias em tempos de crise pandemica: experiencias, producoes didaticas e saberes docentes na regiao metropolitana de Belo Horizonte (MG)
      Descrição: Esta pesquisa, inserida no campo do Currículo, mais especificamente em diálogo com a Educação em Ciências, almeja conhecer experiências, produções didáticas e saberes docentes de professores de disciplinas escolares científicas, notadamente Ciências e Biologia, das redes de educação pública atuantes na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) diante do cenário de ensino remoto emergencial. Seu recorte temporal, compreendendo o período de março de 2020 até o tempo presente, remete-se à crise pandêmica de COVID-19 que tem gerado impactos significativos para os processos de escolarização. Perspectivada do ponto de vista teórico por debates curriculares em torno das particulares dinâmicas das disciplinas escolares (GOODSON, 1995, 1997, 2007) que, na interface com os debates sobre usos educacionais das tecnologias digitais de informação e comunicação, mobilizaram o acionamento de conceitos como zoomismo (ESTEVEZ, 2020) e digitalização das relações humanas (MORGADO, SOUSA e PACHECO, 2020), restauração conservadora (APPLE, 2001; 2015; 2017) e modos de fazer próprios da docência (CARMO e SELLES, 2013; 2018), nossa pesquisa embasa-se empiricamente na triangulação de diferentes materiais para a compreensão do fenômeno educativo na presente conjuntura. Dentre os quais se destacam testemunhos de professores, legislação educacional ligada às políticas de currículo em curso e bibliografia especializada da área. Em termos metodológicos, mobilizaremos narrativas docentes que permitirão uma melhor compreensão dos processos educacionais na conjuntura supracitada. Para isto, apostaremos na escuta compreensiva de professores viabilizadas por entrevistas e por grupos focais conduzidos segundo os subsídios de autores como Goodson (2019), que aposta em métodos de estudos direcionados à exploração das histórias de vida de professores para entender momentos de reforma ou crise educacional mirando ressignificações e reconfigurações operadas nos processos de transposição e mediação didáticas. Desta forma, almeja-se contribuir para o movimento que vem sendo estabelecido no interior do campo de Educação em Ciências voltado ao entendimento das singularidades, oportunidades e desafios dos fenômenos educativos em voga.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Coordenador / Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Eliane Ferreira de Sá - Integrante.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    2. 2019-Atual. Practicas de ensenanza de ciencias naturales: saberes y trayectorias docentes
      Descrição: Este projeto binacional, coordenado pelas professoras Nancy Fernandez (Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Argentina) e Sandra Escovedo Selles (Universidade Federal Fluminense, Brasil) contempla 3 eixos de trabalho que se interrelacionam: a caracterização das atividades práticas utilizadas no ensino de ciências naturais e sua relação com a história das disciplinas escolares nos últimos anos do Ensino Médio de Ushuaia (Argentina) e do Rio de Janeiro (Brasil); a investigação sobre processos de formação docente, contemplando narrativas de professores de Ciências e Biologia; e a análise de propostas educacionais inovadoras desenvolvidas pelos docentes. A metodologia de pesquisa valoriza as interações entre pesquisadores e os docentes participantes por meio de narrativas e métodos autobiográficos que buscam compreender a produção de conhecimento e dos modos de formação desses docentes no âmbito de sua ação pedagógica. O projeto toma por base resultados anteriores obtidos em projetos de pesquisa do grupo GIECiNyM e no Programa de Articulação da Universidade Secundária NEXOS e no Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Maria Jacqueline Girão Soares de Lima - Integrante / Mariana Lima Vilela - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Coordenador / Nancy Fernandez - Integrante / Luísa Machado - Integrante / Nathany Pacheco - Integrante.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    3. 2018-Atual. Praticas docentes, comunidades disciplinares e producao da disciplina escolar: memorias de professores de Biologia
      Descrição: No presente projeto, apoio-me nos estudos da história do currículo e da história de vida para compreender as dinâmicas de caráter social e cultural nas quais os professores de Biologia encontram-se imersos ? nessas entendidas as intricadas relações com seus percursos biográficos, com processos formativos e agentes normativos -, que concorrem para a produção da disciplina escolar. A hipótese de trabalho que norteia o presente projeto considera que o acesso à memória docente, compreendida como um tempo de reconstrução das experiências vividas por professores de Biologia, será capaz de contribuir de modo fértil para o estudo dessa disciplina escolar. Assim, o projeto tem como objetivo compreender as relações entre práticas e formação docente e a construção da disciplina escolar Biologia no período compreendido entre 1960-2000, utilizando como substrato metodológico a história de vida e os estudos da memória, por meio das narrativas de docentes desta disciplina. Utilizando entrevistas biográficas, o projeto pretende examinar práticas desenvolvidas pelos docentes de Biologia no período, caracterizando essa disciplina escolar a partir da compreensão destas práticas, associando-as a materiais curriculares e modos de ensino de conteúdos de importância histórica para o ensino de Biologia. Pretende-se ainda aprofundar, mais do que meramente inventariar, a compreensão sobre o uso que professores de Biologia fazem de metodologias e de seu suporte material na disciplina escolar. Em suma, sistematizar as memórias de professores de Biologia sob a forma escrita e em outras mídias, investigando dimensões da disciplina escolar e dos saberes docentes acessadas por meio do estudo dessas memórias. Justifica-se a escolha teórica e metodológica pela escuta da voz dos docentes, pelo papel desempenhado por eles na construção histórica das disciplinas escolares, conforme sustentam autores do campo do currículo. Considera-se que uma história geral não pode dar conta da compreensão de cada disciplina escolar específica, não só porque cada disciplina atende a finalidades próprias na sua relação com a sociedade, mediada pelo papel da escola, como também porque se reconhece que o foco na centralidade dos conteúdos de conhecimento são muito diferentes entre si. A relevância social do projeto assenta-se no propósito de dar visibilidade ao trabalho docente realizado no interior da disciplina escolar Biologia, buscando reconhecer sua legitimidade como instância de produção dessa disciplina. Além das contribuições epistemológicas que este projeto pode oferecer, o estudo histórico da disciplina escolar Biologia nestas bases, contribui para a valorização profissional e alimenta os processos de formação docente. O presente projeto será desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) do PPGE-UFF e pretende consolidar relações com grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros. São previstas ações conjuntas com esses pesquisadores e suas instituições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Mariana Lima Vilela - Integrante / Marise Basso Amaral - Integrante / Daniele Lima-Tavares - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Coordenador / Simone Rocha Salomão - Integrante / Marco Antonio Leandro Barzano - Integrante / Ana Cléa Braga Moreira Ayres - Integrante / Everardo Paiva de Andrade - Integrante / Maicon Azevedo - Integrante / Mariana Cassab Torres - Integrante / Edinaldo Medeiros Carmo - Integrante / Lisete Jaehn - Integrante / José Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Dinah Vasconcellos Terra - Integrante / shaula maíra vicentini de sampaio - Integrante.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    4. 2018-Atual. Perspectivas curriculares e historicas para o estudo da disciplina escolar Biologia
      Descrição: O presente projeto objetiva investigar os processos de produção curricular, destacando os saberes, as práticas das comunidades disciplinares e as instâncias formativas que vem concorrendo para os processos de estabilidade e mudança na disciplina escolar Biologia no Brasil. Refere-se a uma pesquisa no domínio dos estudos da história das disciplinas escolares, apoiada por referenciais do campo do currículo e da História da Educação. Nosso interesse particular é compreender os mecanismos de mudanças e de estabilidade no interior da disciplina escolar Biologia, em diálogo com forças seletivas que operam na produção curricular, ao longo dos anos 1930 a 1980. A disciplina escolar não é compreendida como previamente estruturada e fixa, ou reduzida ao curso de um programa a ser cumprido na escola, mas produzida por atores sociais que negociam sentidos e explicitam os interesses das comunidades disciplinares e de grupos sociais mais amplos. Assim, o entendimento da história da disciplina escolar Biologia apóia-se, por um lado, no exame do papel de tais grupos e atores sociais e, por outro, no contexto em que se desenvolve. Deste modo, o estudo pressupõe uma imersão no contexto escolar, incluindo suas relações com a formação e a ação docente, e a produção de materiais curriculares, de compêndios, livros didáticos, bem como seus autores. A história da disciplina escolar Biologia no Brasil é um objeto fértil para a investigação, sobretudo porque não são muitos os estudos que enfatizam caracterizações históricas apoiados nos referenciais teóricos que assumimos, nem abrangem o período focalizado pelo presente projeto. Os procedimentos metodológicos colocam em diálogo fontes documentais e orais examinando-as de modo inter-complementar e crítico. A relevância do presente projeto expressa-se na possibilidade de dar visibilidade ao trabalho docente realizado no interior da escola, localizando sujeitos e práticas históricas que nem sempre ganharam nota.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Mariana Lima Vilela - Integrante / Marise Basso Amaral - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Coordenador / Simone Rocha Salomão - Integrante / Ana Cléa Braga Moreira Ayres - Integrante / Everardo Paiva de Andrade - Integrante / Maicon Azevedo - Integrante / Mariana Cassab Torres - Integrante.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    5. 2017-Atual. Educacao Ambiental na articulacao universidade/escola: narrativas de professores e professoras da rede publica do Rio de Janeiro
      Descrição: A percepção de que existe uma educação ambiental de tipo escolar (LIMA, 2011) com ampla diversidade de práticas e fundamentos teórico-metodológicos é o principal pressuposto desta pesquisa. Busco investigar, por meio de entrevistas, questionários e observações, o impacto e os desdobramentos das ações do projeto de extensão que coordeno sobre o trabalho docente de um grupo de professores que participaram do minicurso oferecido a professores do município do Rio de Janeiro no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca em 2012 e 2013. Também serão sujeitos desta pesquisa os professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Escola Municipal Orlando Villas Boas (OVB), com os quais trabalhamos mais de perto no projeto ?Relação Universidade Escola: ampliando abordagens no Ensino de Ciências a partir da Educação Ambiental?, desenvolvido em 2013 nesta escola com apoio da FAPERJ, bem como de outras instituições atingidas pelo projeto. Ainda no âmbito desta pesquisa, investigaremos a dinamização de um Centro de Educação Ambiental (CEA) na Escola Municipal Chile, parceira do Projeto Fundão Biologia, do qual sou membro integrante. O Centro já foi implementado por um professor de Geografia, que nos procurou em busca de apoio teórico e metodológico para o mesmo. A dinamização do CEA começou no segundo semestre de 2014. O referencial teórico que fundamenta este trabalho é composto de autores que discutem a Educação Ambiental nos contextos escolares numa perspectiva crítica, tais como Carlos Frederico Loureiro (UFRJ), Mauro Guimarães (UFRRJ), Phillipe Layrargues dentre outros, além de autores da teoria de currículo, como Ivor Goodson, Alice Casimiro Lopes e Stephen Ball. A metodologia empregada compartilha a perspectiva de Goodson (2008), que defende a valorização do emprego de narrativas nos estudos que articulam a compreensão sobre currículo, escola e atuação docente. As narrativas e histórias de vida são ferramentas importantes para a compreensão das mudanças no currículo, fundamentadas na centralidade dos docentes no que concerne às decisões curriculares. Seus objetivos específicos são: 1) Investigar aspectos da relação Universidade-Escola produzida através da extensão universitária e as relações estabelecidas com as instituições parceiras; 2) Contribuir para a formação continuada e inicial dos sujeitos envolvidos nas atividades realizadas; 3) Produzir,socializar e investigar um conjunto de metodologias e materiais didáticos para a educação ambiental realizada nas escolas; 4) Contribuir para a pesquisa sobre educação ambiental nos contextos escolares; 5) Divulgar a produção acadêmica acerca da temática ambiental nos contextos escolares; 6) elaborar oficinas pedagógicas sobre temas ambientais da atualidade, tais como consumo, alimentação e agricultura, com viés crítico; 7) Articular teoria e prática, um dos pressupostos da Educação Ambiental crítica. Na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, inserimos na pesquisa quatro bolsistas de extensão e um bolsista de Iniciação Científica. Trabalhamos, também, com pesquisadores de outras instituições, tais como a Universidade Federal Fluminense, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Colégio Pedro II. Esta pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, do qual sou membro efetivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Maria Jacqueline Girão Soares de Lima - Coordenador.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    6. 2016-2018. Formacao de professores na cidade do Rio de Janeiro: instituicoes, sujeitos e praticas (1930-1970)
      Descrição: O projeto se propõe a estudar, em perspectiva histórica, o processo de formação inicial de professores tanto para as séries iniciais do atual ensino fundamental , realizado em escolas normais, quanto para o magistério secundário ou normal, efetivado em cursos superiores de pedagogia e licenciaturas. Adota-se aqui um recorte predominantemente institucional e marcos temporais considerados pela historiografia especializada como um dos momentos fortes de formação do magistério. Com esse objetivo, pretende-se analisar modelos, práticas e os principais sujeitos envolvidos de algumas das principais instituições formadoras de professores sediadas na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se, na verdade, de um projeto que engloba pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ e que se debruçam sobre os cursos de formação docente de instituições diversas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes - Coordenador / Maria Carolina granato da Silva - Integrante / Patricia Gurgel - Integrante / Gustavo Motta da Silva - Integrante / Fabio Souza Lima - Integrante / Jose Roberto Pereira Peres - Integrante / Geise de Moura Freitas - Integrante / Fabiana Maia Rodrigues - Integrante.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    7. 2011-2014. APQ1 FAPERJ - Papel dos receptores Toll-like na resposta imune inata contra o Corynebacterium diphtheriae
      Descrição: Infecções causadas pelo C. diphtheriae continuam sendo observadas em diferentes continentes, incluindo países onde ocorreu melhoria nas condições sócio-econômicas e a vacinação tem sido realizada de modo satisfatório. O aumento no número de casos de difteria em indivíduos vacinados e imunocomprometidos, assim como o isolamento de amostras não produtoras de toxina alertam para possibilidade da participação de outros fatores de virulência do bacilo diftérico, além da produção da toxina, que poderiam estar favorecendo o estabelecimento da doença. A capacidade de ativação e controle do sistema imune pelo microrganismo pode ser crucial para o estabelecimento da infecção favorecendo a permanência do microrganismo no hospedeiro ou levando a uma maior morbidade do quadro infeccioso. A interação bacilo diftérico/célula hospedeira tem sido alvo de estudo em nosso laboratório por muitos anos, entretanto pouco se sabe a respeito do reconhecimento do bacilo diftérico por células resposta imune inata como macrófagos e células dendríticas. Os receptores Toll (TLRs) são capazes reconhecer diversas moléculas microbianas e através deste reconhecimento gerar uma cascata de ativação que culmina na produção de diversas moléculas imunoativas como citocinas pró-inflamatórias. O C. diphtheriae expressa em sua superfície moléculas com capacidade adesiva, tais como pilinas denominadas Spa A, Spa D e Spa H, a proteína não-fimbrial de superfície 67-72p e uma lipoglicana denominada CdiLAM. Apesar da atividade adesiva associada a estas moléculas, ainda não há descrição da participação das mesmas no processo de interação com a células da resposta inata, como macrófagos por exemplo. Além disso não há na literatura disponível nenhum trabalho que demonstre a participação de receptores Toll no reconhecimento do bacilo diftérico. O presente projeto tem os seguintes objetivos gerais: Caracterizar o papel dos TLRs na geração da resposta imune inata contra o C. diphtheriae produtor ou não de toxina e det. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Lílian de Oliveira Moreira - Coordenador / Vinícius Mendes Vidal - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    8. 2009-2010. Observacao da microbiota presente em modelos de ecossitemas aquaticos estudados no Laboratorio Didatico da Coordenacao de Biologia
      Descrição: O projeto visa estruturar atividades práticas para auxiliar o ensino de Ecologia e Microbiologia; estudar a possível correlação entre sucessão ecológica de populações microbianas em ambiente aquático e simulações de poluição ambiental; incentivar o interesse pela construção do conhecimento científico nos alunos; divulgar a produção científica do Cefet-rj através de publicações e trabalhos de extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba - Integrante / Guilherme Inocêncio Matos - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológia Celso Suckow da Fonseca - Bolsa.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC.. 2019.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    2. Menção Honrosa pelo trabalho Educação Ambiental na Escola - 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2019.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    3. Menção Honrosa pelo trabalho Esquetes teatrais, exposição dialogada e jogo do tabuleiro como estratégias didáticas - 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2019.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    4. Menção honrosa pelo trabalho Teatro e conscientização sobre efeitos do consumo abusivo de álcool: uma proposta de abordagem didática fruto de uma atividade extensionista, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2019.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    5. Carta de agradecimento e reconhecimento, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - Gabinete do Secretário.. 2018.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    6. Menção Honrosa pelo trabalho intitulado Ensino de Biologia, Gênero e Sexualidade: desconstruindo estereótipos e complexificando o debate., I Congresso Internacional Multidisciplinar em Sexualidades.. 2018.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    7. Dignidade Acadêmica, Cum laude, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2017.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    8. Menção Honrosa - 8a SIAc - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2017.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    9. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, SBHE.. 2016.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    10. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBio.. 2016.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
    11. Diploma de Honra ao Mérito Professor Eugênio Trombini Pellerano, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.. 2010.
      Membro: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. Enfoques actuales en la enseñanza de las ciencias y la formación docente. Narrativas, Docencia y Enseñanza de las Ciencias: apuestas para la formación de profesores. 2020. (Congresso).
    2. X Congresso Brasileiro de História da Educação. História da Educação, História do Currículo e o desafio de (re)contar uma História do Ensino de Ciências e de Biologia no Rio de Janeiro (1970-1990). 2019. (Congresso).
    3. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa em História da Educação em Ciências: um convite ao diálogo com a História das Mulheres. 2019. (Congresso).
    4. O Golpe na Democracia e na Educação. 2018. (Seminário).
    5. V Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo Docência e Cultura ? CDC. 2018. (Congresso).
    6. V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense."Memórias que contam mais sobre o que foi aprendido do que aquilo que foi ensinado: narrativas biográficas docentes e a produção de histórias dos currículos. 2018. (Seminário).
    7. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A UNESCO e suas formulações para a educação: o ensino de ciências em debate. 2017. (Congresso).
    8. IX Congresso Brasileiro de História da Educação. A ESCOLA TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA EM TEMPOS DE AUTORITARISMO: UM ESTUDO A PARTIR DE OLHARES DISCENTES (1968-1974). 2017. (Congresso).
    9. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. RODA-VIVA DE MEMÓRIAS: MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA (1967 - 1977). 2017. (Congresso).
    10. A Base em Questão: desafios para educação e ensino no Brasil?sil l. 2016. (Outra).
    11. Bio na Rua 2016.A rota dos alimentos da produção ao consumo. 2016. (Oficina).
    12. III Encontro de Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ.Organizador. 2016. (Seminário).
    13. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2016 do CEFET/RJ. Experimentação no Ensino de Biologia. 2016. (Feira).
    14. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - UFRJ 2016. Alimentos veiculando medicamentos e organismos patogênicos. 2016. (Feira).
    15. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). A monitoria em didática das ciências biológicas: um contexto de formação docente. 2016. (Congresso).
    16. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) - Regional 3. O ensino experimental de biologia no CEFET/RJ através de minicursos: discutindo as contribuições para o corpo discente. 2016. (Congresso).
    17. VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: Memórias, Políticas e Formação Docente.O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA DURANTE OS ANOS DE CHUMBO (1968-1974): LEVANTAMENTO DAS PRIMEIRAS FONTES. 2016. (Seminário).
    18. Bio na Rua 2015.Arroz, feijão, saúde e Educação. 2015. (Oficina).
    19. Ciência na Floresta. Desconstruindo o Binário. 2015. (Exposição).
    20. III Encontro Regional de Ensino de Biologia - SBenBIO - Regional 4.Ensino de botânica na escola básica: questões e reflexões frutos de uma experiência de prática de ensino. 2015. (Encontro).
    21. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - UFRJ 2015. Organismos Unicelulares: simplicidade x diversidade. 2015. (Feira).
    22. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Organismos Unicelulares: Simplicidade X Diversidade.. 2015. (Feira).
    23. VII Encontro Regional de Ensino de Biologia - SBenBIO - Regional 2.ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E PROPOSTAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL / ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DUPLICANDO CONHECIMENTOS, TRANSCREVENDO SABERES E TRADUZINDO CONCEITOS NA PRÁTICA DE ENSINO. 2015. (Encontro).
    24. Bio na Rua 2014. Mamíferos da Mata Atlântica. 2014. (Feira).
    25. II Encontro de Prática de Ensino.EDUCAÇÃO E DESGUSTAÇÃO: SABOREANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DA PRÁTICA DE ENSINO. 2014. (Encontro).
    26. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - UFRJ - 2014. Vacinas: prevenir para não remediar. 2014. (Feira).
    27. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.. AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO DO CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE COM MODELO ANIMAL MURINO SELVAGEM E DEFICIENTE PARA AS MOLÉCULAS TLR2 E MYD88. 2014. (Congresso).
    28. Bio na Rua 2013. Higienização das mãos: prevenção simples de problemas graves. 2013. (Feira).
    29. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2013. Hortinho de Plantas Medicinais. 2013. (Feira).
    30. XVII Biosemana UFRJ. 2013. (Encontro).
    31. XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.. Participação do TLR 2 na resposta imune inata induzida por amostras de Corynebacterium diphtheriae. 2013. (Congresso).
    32. Bio na Rua 2012. Como nos protegermos das doenças causadas por micróbios que podem estar na água e nos alimentos.. 2012. (Feira).
    33. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2012.Micróbios na água e nos alimentos: Como combatê-los?. 2012. (Outra).
    34. XVI BioSemana UFRJ. 2012. (Outra).
    35. 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Aprimoramente de Estratégias Didáticas para o Ensino de Microscopia Ótica no Ensino Médio. 2011. (Congresso).
    36. Semana de Extensão 2011 do CEFET/RJ.Desenvolvimento de um jogo em Java inspirado no clássio Space Invaders® com a temática do filme Tropa de Elite®. 2011. (Seminário).
    37. XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Aprimoramente de Estratégias Didáticas para o Ensino de Microscopia Ótica no Ensino Médio. 2011. (Congresso).
    38. 4º Seminário de Iniciação Tecnológica do CEFET/RJ.Aplicações da Microscopia Ótica no Ensino da Biologia: (Re)elebaração de roteiros em busca do aprimoramento das estratégias de Ensino. 2010. (Seminário).
    39. I Encontro Discente da Biologia - Semana de Extensão 2010 do CEFET/RJ.Nós comemos DNA. 2010. (Oficina).
    40. Semana de Extensão 2009 do CEFET/RJ.A Importância dos corantes para a Microscopia Ótica. 2009. (Seminário).
    41. Semana de Extensão 2008 do CEFET/RJ.GEOMETRIZANDO: Aplicação das construções geométricas e planificações na elaboração de desenhos e objetos tridimensionais.. 2008. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. SANTIAGO, A. Q. F. ; AZEREDO, A. P. ; CUNHA, A. C. S. ; ALVES, B. M. ; MACIEL, C. M. ; CANDIDO, C. S. ; SILVA-PORTO, F. C. ; PESSANHA, G. G. C. ; LYRA, G. M. ; MATOS, M. C. F. G. ; RIOS, N. T. ; RAPOSO, N. ; LEMOS, P. M. F. ; BORBA, R. C. N. ; NASCIMENTO, R. S.. Matinê Docente: Educação Ambiental na Escola. 2019. Outro
    2. CHAVES, J. C. ; BORBA, R. C. N.. I Jornada de Afeto, Gênero e Sexualidade: diálogos entre universidade e escola. 2019. Outro
    3. GOMES, M. M. P. L. ; OLIVEIRA, C. S. ; BORBA, R. C. N. ; FERNANDES, K. O. B.. IX EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES. 2019. Congresso
    4. BORBA, R. C. N.; SELLES, S. E.. Docência e Liberdade: o que os professores de Ciências e Biologia têm a dizer sobre a ofensiva ultraconservadora?. 2018. Outro
    5. BORBA, R. C. N.; MACIEL, C. M. ; LIMA, I. V. D. L.. Roda de conversa: projetos de lei conservadores e o ensino de ciências. 2018. Outro
    6. COSTA, F. A. S. ; JESUS, A. P. ; VELASQUEZ, F. P. B. B. ; AVILA, M. A. ; ALMEIDA, D. S. ; BORBA, R. C. N.. Jornada de Educação 2017 do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral. 2017. Outro
    7. LIMA, J. G. S. ; GOMES, M. M. P. L. ; FERREIRA, M. S. ; MARSICO, J. ; BORBA, R. C. N.. III Encontro de Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba ⇔ Rogéria Cristina Alves (1.0)
      1. BORBA, R. C. N. Parecerista Ad Hoc da Revista Educação em Foco. 2020.
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    • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba ⇔ Fernanda de Jesus Costa (1.0)
      1. COSTA, F. J. ; BORBA, R. C. N.. Formação de professores de ciências e biologia no ensino remoto emergencial: controvérsias em debate. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06