Lattes UEMG

Polyana Aparecida Valente

Pós-Doutorado pelo Instituto de Pesquisas René Rachou Fiocruz/MG no campo da Saúde Coletiva. Doutorado em Ciência e Cultura na História/UFMG (2016). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz/RJ (2010). Possui graduação em História (2005). Tem experiência como docente no Ensino Superior, especialmente no ensino de História da Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena . Trabalha atualmente com os temas: educação, saúde, ciências, feminismo negro, filantropia e assistência, mulheres na ciência e divulgação científica. Participou do Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2020-Atual. Observatorio Covid 19 - Ciencias Sociais: Iniciativas para o enfrentamento a Pandemia no Brasil
      Descrição: O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função articular diferentes redes, grupos, laboratórios, setores e unidades da Fiocruz para monitorar e produzir informação de qualidade para tomada de decisão, auxiliando à formulação de políticas públicas da Fundação Oswaldo Cruz, bem como do Sistema Único de Saúde no contexto do Ministério da Saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / Gustavo Matta - Integrante / Carlos Machado - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    2. 2020-Atual. Gender Norms in Vector Control Programmes ? sharing experiences between Africa and Brazil
      Descrição: This project analyses gender as a neglected factor in arbovirus control within past and contemporary vector control programmes in Brazil. Brazil has been chosen due to the exponential growth in these vector-borne diseases in the last 5 years (PAHO, 2019). It aims to explore gender in arbovirus control through qualitative fieldwork in Rio de Janeiro to understand how gender affects programmatic activity and by sharing parallel experiences between African and Brazilian experts. It directly correlates with the GC2019 focus area of gender norms and programmatic impact and seeks to continue the meeting?s focus on strengths of African innovation, exchanging knowledge between localities. Moreover, this project directly follows from the panel at GC2019 ?Beyond silos and boundaries? offering a pertinent example of how social science and gender is vital to the success of programmatic health activities.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / Clare Wenham - Integrante / Gabriela Lotta - Integrante / Theresia Nkya - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    3. 2020-Atual. Fiocruz Minas, patrimonio do Brasil - Historia, memoria, ciencia e comunidade
      Descrição: O projeto visa a implementação de uma política inicial de gestão integrada dos acervos arquivísticos e museológicos da Fiocruz Minas, organizando seu tratamento técnico, desenvolvendo ações de divulgação da memória institucional, de forma a promover o conhecimento científico, considerando que a transmissão e a utilização coletiva do patrimônio da saúde, são direitos fundamentais. O projeto pretende realizar inventário, catalogação, organização e preservação dos acervos arquivísticos dos pesquisadores João Carlos Pinto Dias, José Pellegrino, Zigman Brener, Naftale Katz, além da conservação preventiva de objetos museológicos, produção de pesquisa sobre os acervos e divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Integrante / Roberto Sena Rocha - Coordenador / Natascha Ostos - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    4. 2020-Atual. A Covid-19 no Brasil: analise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saude e populacao em isolamento
      Descrição: Esta é uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com financiamento da FINEP por meio do convênio 0464-20 FINEP/UFRGS. Tem por objetivo avaliar o impacto e produzir respostas à pandemia do coronavírus (Sars-COV-2) entre os profissionais de saúde, grupos vulneráveis entre a população em situação de isolamento social para subsidiar ações no enfrentamento da doença, considerando as implicações científicas, sociais, políticas, históricas e culturais da pandemia. A partir da Rede Covid-19 Humanidades mobiliza-se pesquisadores de diferentes áreas das ciências sociais e humanas e de institutos e universidades de diversas regiões do Brasil com o objetivo de produzir conhecimentos que permitam compreender os impactos da pandemia no Brasil. Assim, almeja-se oferecer subsídios para respostas aos seus impactos, a partir de duas frentes: i) profissionais de saúde expostos à pandemia e ii) população em situação de isolamento social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Integrante / Jean Segata - Coordenador / Arlei Sander Damo - Integrante / Ceres Gomes Victora - Integrante / Patrice Schuch - Integrante / Marcia Grisotti - Integrante / Monalisa Dias de Siqueira - Integrante / Jonathan Madeira Rocha - Integrante / Everson Fernandes Pereira - Integrante / Alexandro Cardoso - Integrante / Tifani Isabele de Fraga Medeiros - Integrante / Renan Giménez Azevedo - Integrante / Moisés Kopper - Integrante / Larissa Schwedersky - Integrante / Maria Conceição de Oliveira - Integrante / Daniel Granada da Silva Ferreira - Integrante / Eliana Elisabeth Diehl - Integrante / Gustavo Correa Matta - Integrante / Marko Synésio Alves Monteiro - Integrante / Paloma Porto Silva - Integrante / Raquel Paiva Dias Scopel - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    5. 2019-Atual. Evocando o legado de Virginia Schall: memorias, ciencia, saude e educacao para o SUS
      Descrição: Descrição: Integrar ciência, saúde e educação: este foi um dos principais e mais inovadores legados de Virgínia Schall (1954-2015). Por meio da trajetória de vida da pesquisadora, mulher na ciência, contadora de histórias, poetisa, o presente projeto almeja mapear, compreender e problematizar a construção do campo da Educação em Saúde e da Divulgação Científica no Brasil. Evocar é resgatar, lembrar ou tornar (algo) presente pelo exercício da memória e, é neste sentido, que almeja-se evocar o legado de Schall. O projeto tem por base os seguintes objetivos: 1) Mapear a produção acadêmica da pesquisadora; 2) Auxiliar na organização do acervo Virgínia Schall, por meio da identificação dos registros imagéticos que o integram e da digitalização de documentos relevantes para este estudo, que informam sobre a trajetória de vida da pesquisadora e trabalhos inovadores no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS); 3) Organizar a produção acadêmica e de materiais informativos/educativos no repositório temático da Fiocruz (ARCA); 4) Realizar entrevistas e remontar a biografia e história oral de vida da pesquisadora; 5) Produzir um registro audiovisual por meio da linguagem do cinema documentário abordando e divulgando o legado de Schall; 6) Produzir um livro sobre a biografia e trajetória de vida de Schall no campo da Educação em Saúde e Divulgação Científica. Desse modo os objetivos se justificam, pois um ?estado da arte? ou história da educação em saúde e da divulgação científica no país ainda não foi realizado e o legado de Schall, pioneira nos campos no país guarda esse potencial. Devido ao caráter interdisciplinar da pesquisadora, agregou-se diversos saberes e competências no intercâmbio de pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições e campos do saber dentro e fora da Fiocruz. A trajetória acadêmica e científica de Virgínia também dialoga com o processo de institucionalização do SUS no período de redemocratização do país. Nesse sentido, sua produção propõem reflexões e ações no acesso aos serviços de educação e saúde de forma participativa e territorializada. Ao se resgatar seu legado, abre-se possibilidades e estratégias de inovação das políticas de saúde e de educação no contexto do SUS. Propomos assim, o desenvolvimento de uma pesquisa cuja a análise do passado tornará possível a compreensão do presente, inspirando políticas que integrem e valorizem os campos da Educação em Saúde, Divulgação Científica e Saúde Coletiva no Brasil... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    6. 2019-Atual. As mulheres na Educacao em Saude e Medicina Tropical: entrelacando genero e ciencia com a trajetoria de Virginia Schall
      Descrição: Esta proposta está inserida no contexto do projeto "Evocando o legado de Virgínia Schall: memórias, ciência, saúde e educação para o SUS? (Inova/Fiocruz). O objetivo geral do projeto é, por meio da trajetória profissional e de vida de Schall, mapear e analisar a presença feminina nos campos da Educação em Saúde e Medicina Tropical no Brasil durante a segunda metade do século XX. Os objetivos específicos são: 1) Mapear e analisar a presença feminina nos campos da Educação em Saúde e Medicina Tropical nas principais revistas acadêmicas dos referidos campos; 2) Mapear a produção acadêmica de Virgínia Schall e relacionar com as demais cientistas femininas do período histórico, em especial com relação à produção acadêmica de Hortênsia de Hollanda; 3) Auxiliar na organização do fundo/acervo Virgínia Schall; 4) Realizar entrevistas e remontar a biografia e história oral de vida da pesquisadora; 4) Produzir um livro sobre a biografia e trajetória de vida de Schall no campo da Educação em Saúde e da Divulgação Científica. Este estudo pauta- se em uma perspectiva histórica e em metodologias de história oral de vida e da categoria analítica de gênero. Baseia-se também numa perspectiva qualitativa, com uma metodologia que abrange procedimentos bibliográficos, documentais, iconográficos e estudo de caso. Ao se realizar este levantamento e, dado o caráter multi e interdisciplinar da trajetória de vida de Schall, espera-se compreender melhor a inserção das mulheres no campo das ciências e da saúde no Brasil no período pós-guerra, sobretudo, nas discussões de Educação e Medicina Tropical. Os poucos estudos históricos sobre a presença feminina na institucionalização das ciências no Brasil revelam que esse é um fenômeno coletivo que amplia a compreensão sobre as mudanças institucionais e a constituição dos diferentes campos científicos. Desse modo, tomando a trajetória de Virgínia Schall como fio condutor, pretende-se mapear a presença feminina no campo da Educação em Saúde e da Medicina Tropical no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / Maria José Nogueira - Integrante / Luiz Otávio Ferreira - Integrante / Ana Clara Diegues Castilho - Integrante / Simone Monteiro - Integrante / Aline Lacerda - Integrante / Miriam Struchiner - Integrante / Juniele Rabelo - Integrante / Rita de Cassia Marques - Integrante / Débora Reis - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    7. 2018-2019. Trajetorias escolares e ingresso no ensino superior: percursos e mobilizacoes de estudantes no acesso a Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Coordenador / tatiana carvalho - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
      Descrição: Considerando os diferenciados percursos que indivíduos ou grupos de indivíduos realizam ao longo do processo de escolarização, esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias e mobilizações escolares dos estudantes de uma Universidade Pública, considerando os fatores que contribuíram para o ingresso no Ensino Superior. A hipótese problematizada é a de que cada uma das espécies de capital (econômico, cultural, social) associada às trajetórias e investimentos escolares (individuais e familiares) teve influência na escolha do curso e subsequente aprovação no vestibular, bem como os percursos escolares traçados no Ensino Fundamental e Médio de melhor qualidade. Através de uma abordagem qualitativa, os instrumentos de investigação que serão adotados compreendem questionários e entrevistas narrativas, de modo a levantar aspectos da trajetória social e escolar dos sujeitos que permitiram a inserção no ensino superior. Busca-se, nesse sentido, contribuir com as discussões sobre as trajetórias e mobilizações escolares e, consequentemente, as estratégias de escolarização das classes populares, das camadas médias e das mais abastadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / RODRIGO CARREGAL - Integrante / MARAÍSA INÊS DE ASSIS - Integrante / Paulo Roberto de Souza Anastácioq - Integrante / Mateus Henrique Silva Moura - Integrante.
      Membro: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.
    8. 2018-2019. O Vale do Rio Doce: a Historia dos Movimentos Sociais de luta pela terra
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Integrante / Maria Terezinha Bretas Vilarinho - Coordenador.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    9. 2017-2019. Women's social movements and the response to Zika and microcephaly in Brazil: Addressing neglect through community centred approaches
      Descrição: A epidemia Zika têm revelado fragilidades do sistema de saúde brasileiro, evidenciando como a vida das mulheres brasileiras tem sido marcada por vulnerabilidades e iniquidades históricas. Almeja-se formar parceria sustentável com doze movimentos sociais femininos que representam setores negligenciados do estado de Minas Gerais. Primeiramente, pretende-se compreender a perspectiva dessas mulheres pertencentes aos movimentos sociais com relação à epidemia de Zika. Em segundo lugar, objetiva-se estabelecer uma ponte entre a sociedade civil, gestores e profissionais de saúde para proporcionar um fórum onde as políticas públicas de saúde possam ser delineadas e discutidas colaborativamente. Com qualitativa, o percurso metodológico estrutura-se: 1) Levantamento e análise do quadro epidemiológico de Zika, Dengue e Chikungunya em MG; 2) Grupo focal com coordenadoras dos 12 movimentos sociais, conhecidos como Articulação Nacional de Mulheres do Campo; 3) Grupo focal com Agentes Comunitários de Saúde; 4) Entrevistas com: mulheres-chave dos movimentos sociais; mulheres grávidas portadoras (ou não) do Zika vírus pertencentes às comunidades representadas pelos movimentos sociais); gestores da atenção primária; 5) Workshop com todos setores envolvidos (sociedade civil, profissionais de saúde e gestores) para articulação de fórum de necessidades e demandas; 6) À luz das necessidades levantadas, capacitação dos ACS para enfrentamento da epidemia de Zika; 7) A partir dos resultados gerados no workshop, produção e disseminação de um policy brief para auxiliar gestores de MG na tomada de decisão, norteando políticas de saúde com relação às arboviroses. Todas as análises das entrevistas e grupos focais serão realizadas conforme análise do conteúdo. Desta forma, ao se conjugar atores dos movimentos sociais e da sociedade civil, com os formuladores de políticas no estado, almeja-se auxiliar na proposição de políticas de saúde para a epidemia de Zika no estado de Minas Gerais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / Maria José Nogueira - Integrante / João Nunes - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    10. 2017-2018. UMA VIDA PELA EDUCACAO E PELA SAUDE: A TRAJETORIA DE VIRGINIA SCHALL NA CONSTRUCAO DA EDUCACAO EM SAUDE E SAUDE COLETIVA
      Descrição: Levantamento e discussão sobre a constituição do campo de Educação em Saúde e Saúde Coletiva no Brasil desenvolvida por meio da trajetória de vida da pesquisadora, poetisa, mulher na ciência, contadora de histórias, Virgínia Torres Schall (1954-2015). Almeja-se de forma geral mapear, analisar e problematizar o campo da Educação em Saúde e da Saúde Coletiva no Brasil por meio da biografia e história oral de vida de Virgínia Schall. Também objetiva-se sistematizar e divulgar sua produção acadêmica e de produtos informativos/educacionais por meio de desenvolvimento de um repositório temático de materiais informativos/educativos. Além disto, um acervo contendo documentos escritos, imagens/fotos, ntrevistas e outros registros sobre a educação em saúde no Brasil a partir da trajetória da pesquisadora também será organizado. Tais objetivos se justificam, pois um ?estado da arte? da educação em saúde no Brasil inda não foi realizado. Devido ao caráter extremamente interdisciplinar da trajetória e currículo da Virgínia Schall tornou-se necessário agregar diversos saberes e competências, portanto, o projeto proposto se apoia no intercâmbio acadêmico de pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições e campos do saber. É preciso refletir acerca da educação em saúde numa perspectiva mais ampla, possibilitando uma visão integrada das ações aos fatos históricos decorrentes dos processos econômicos, sociais, políticos e culturais que direcionaram a história da saúde e da educação do país. Diante disso, propomos o desenvolvimento de uma pesquisa onde a análise do passado tornará possível a compreensão do presente e servirá de instrumento para orientar as políticas futuras em relação à Educação em Saúde e Saúde Coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Maria José Nogueira - Integrante / Celina Modena - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    11. 2017-2018. A Historia de Vida de Virginia Schall: uma trajetoria da educacao em saude e saude coletiva
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Coordenador / Ana Luisa Ennes Murta de Sousa - Integrante / Luiza Lima Dias - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    12. 2017-2017. Os Clubes de Saude e Puericultura da Escola Normal Sandoval Soares de Azevedo: Associativismo feminino, Educacao e Saude. Ibirite (1951- 1964)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Coordenador / Ana Diegues Castilho - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    13. 2016-2017. Escravidao, Cidadania e Identidade
      Descrição: Trabalho desenvolvido em parceria com OAB/MG e UEMG como desdobramento do trabalho da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Beatriz Bento de Souza - Coordenador.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    14. 2016-Atual. Rede Zika e Ciencias Sociais
      Descrição: Integrar competências e ações de pesquisa e ensino com foco nas contribuições das ciências sociais para enfrentamento da crise sanitária relacionada tanto com o Zika vírus e seus transtornos, quanto com outras arborviroses, considerando as implicações científicas, sociais e políticas das epidemias no curto e médio prazo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / João Nunes - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / Nísia Trindade Lima - Integrante / Gustavo Matta - Integrante.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    15. 2007-2008. Belo Horizonte do lixo e das letras: historia oral de vida de Dona Eliuza Mara de Carvalho - Producao de Artigo Cientifico e Video-Documentario
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa pretende, em uma construção histórico-comunicacional, estudar os modos de viver e pensar a cidade de Belo Horizonte a partir das narrativas de Dona Eliuza Mara de Carvalho, uma mulher negra e pobre, catadora de latinhas, com destacado talento poético e grande capacidade de articulação social. Por meio da história oral de vida de Dona Eliuza, a ser também documentada em vídeo, objetiva-se discutir: as relações do sujeito contemporâneo com a cidade; as manifestações de cidadania e identidade; as relações entre memória individual, memória coletiva e história.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Juniele Rabêlo de Almeida - Coordenador / Juliana Duran Lima - Integrante / Maurício Siqueira Terra Neto - Integrante / Andréa Nunes Gaspar - Integrante / Débora da Silva Lucas - Integrante / Gabriela Giorgini - Integrante / Carlos Versiani - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Outra.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    16. 2004-2005. Um completo e variado sortimento: a cidade atraves dos anuncios de jornais. Belo Horizonte (1895/1926)
      Descrição: Projeto cujo objetivo era indexar os anúncios publicados em jornais belorizontinos entre 1895 e 1926, construindo um banco de dado. Análise dos dados organizados em categorias temáticas e seriações, construindo interpretações históricas sobre aspectos da vida cotidiana de Belo Horizonte no período. Identificação e interpretação de informações relativas a duas linhas principais de análise: características do mercado local (produtos consumidos, origem, produtor, preços, etc.) e cultura urbana (a relação entre hábitos e valores tradicionais e aqueles vinculados ao progresso, iconografia, etc.).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / James William Goodwin Júnior - Coordenador. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    17. 2003-2004. Diamantina Rupestre: percepcao e contrucao da paisagem em uma abordagem historica, geografica e arqueologica do Antigo Distrito Diamantino
      Descrição: Projeto cujo objetivo era, através dos relatos dos viajantes, das pinturas rupestres e de um leitura atual da paisagem, perceber a maneira em que as paisagens são percebidas e construídas de disintas formas por diferentes culturas e diferentes momentos históricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Polyana Aparecida Valente - Integrante / Vanessa Sávio Linke - Integrante / James William Goodwin Júnior - Integrante / Cláudio Lima Júnior - Integrante / Andrei Isnardis - Coordenador / José Newton Coelho de Menezes - Integrante / Daniela Lage - Integrante / Marcelino dos Santos Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Polyana Aparecida Valente.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Melhor Pesquisa de Iniciação Científica Regional 2004/2005, Funadesp.. 2006.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.
    2. Prêmio Melhor Pesquisa de Iniciação Científica Regional e Nacional 2003/2004, Funadesp.. 2005.
      Membro: Polyana Aparecida Valente.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. GHH Seminar 149: Women in the History of Tropical Medicine.Mulheres na Medicina Tropical no Brasil na interface educação em saúde. 2020. (Seminário).
    2. XIX Encontro de História da Anpuh-Rio..História, Cuidado e Práticas de Cura. 2020. (Simpósio).
    3. XIX Encontro de História da Anpuh-Rio.. 2020. (Encontro).
    4. 30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação no Brasil. Uma vida pela educação e pela saúde: ensaios sobre a trajetória de vida de Virgínia Schall. 2019. (Congresso).
    5. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. As Mulheres na Educação em Saúde e Medicina Tropical no Brasil (1950 a 1980). 2019. (Congresso).
    6. EPHIS.Resgatando memórias e saberes: mulheres dos movimentos dos sem terra na bacia do Rio Doce. 2019. (Encontro).
    7. SEMANA DA MULHER DE CIÊNCIAS SOCIAIS.Resposta das mulheres: entre a necessidade e a quase impossibilidade do fortalecimento identitário. 2019. (Seminário).
    8. SEMANA DA MULHER DE CIÊNCIAS SOCIAIS,.O "PRESENÇAS FEMININAS NO CAMPO DA MEDICINA TROPICAL E DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: AS CARREIRAS CIENTÍFICAS DE HORTÊNSIA DE HOLANDA E VIRGÍNIA SCHALL". 2019. (Seminário).
    9. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIA SCHALL. 2018. (Congresso).
    10. XIII Encuentro Nacional y VII Congreso Internacional de Historia Oral de la República Argentina:. HORTÊNSIA DE HOLLANDA E VIRGINIA SCHALL, MULHERES FAZENDO CIÊNCIA: HISTÓRIA ORAL DE VIDA, MEMÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL. 2018. (Congresso).
    11. XIV Encontro Nacional de História Oral.Mulheres fazendo ciência: história oral de vida, memórias e a construção do campo de Educação em Saúde no Brasil. 2018. (Encontro).
    12. Encontro Regional Sudeste de História Oral.Encontro Regional Sudeste de História Oral. 2017. (Encontro).
    13. Workshop Pobreza e Assistência. 2015. (Outra).
    14. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff.A pesquisa e sua importância na formação de professores: diálogos entre o contexto nacional e o Instituto Superior Anísio Teixeira, discutindo o tema o acervo do Memorial Helena Antipoff e a Pesquisa Historiográfica.. 2015. (Encontro).
    15. Circulação do conhecimento: séculos XVII-XX..A confederação católica feminina: caridade, saúde e moral - Saberes e Instituições.. 2014. (Outra).
    16. Seminário da Sociedade Brasileira de História das Ciências. Um tal feminismo católico.. 2014. (Congresso).
    17. II Encontro de Pesquisa em História da UFMG_EPHIS.Minicurso "Pensar A História das Ciências através do Cinema". 2013. (Encontro).
    18. Sábado Temático.Cinema em Cena: análise de filmes e a educação.. 2013. (Outra).
    19. VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.História da Educação: professor em foco. 2012. (Seminário).
    20. VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e suas possibilidades. 2012. (Seminário).
    21. VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.História da Matémática e a Educação Matemática:a postura do professor e as possibilidades pedagógicas. 2012. (Seminário).
    22. A História Indígena no ensino de História. 2011. (Encontro).
    23. IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Intelectuais católicos, saúde e educação em Minas Gerais (1923-1924). 2010. (Encontro).
    24. II Seminário Internacional de Estudiantes de Postgrado en Estudios Americanos.?Um tal feminismo católico?: o jornal, a igreja católica e as controvérsias entre visões conservadoras e progressistas sobre o feminismo em Belo Horizonte (1923-1934). 2009. (Seminário).
    25. XVI Encontro Regional de História da ANPUH.Entre a ciência e a religião: divulgação e popularização científica nos períodicos católicos de Belo Horizonte (1897/1930). 2008. (Simpósio).
    26. Novos materiais didáticos de História da Africa e cultural afro-brasileiras. 2007. (Outra).
    27. VII Encontro Regional Sudeste de História Oral Mémoria e Política.Historia Oral e Vídeo Documentário. 2007. (Encontro).
    28. Mostra Conhecimento e Ação.Exposição de Banners dos Alunos de História. 2005. (Seminário).
    29. Sessões Comentadas das Obras Literárias para candidatos aos processos Seletivos.A interface entre história e literatura. 2005. (Outra).
    30. XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.A cidade através dos anúncios de jornais. 2005. (Simpósio).
    31. I Simpósio de Mostra de Pesquisas Integradas do Instituto de Ciências Humanas."Diamantina Rupestre: Percepções e construções da paisagem nos períodod pr-e-colonial e colonial no Distrito Diamantino. 2004. (Simpósio).
    32. Uma história das olimpíadas e outras histórias gragas antigas. 2003. (Outra).
    33. Aspectos da Historiografia Colonial. 2002. (Outra).
    34. Diálogos Históricos. 2002. (Outra).
    35. História, cultura e arte da Grécia Antiga. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. Valente, Polyana Aparecida; OLIVEIRA, A. ; NOVAES, F. ; LABORNE, A. P.. Seminário virtual " A luta antirracista ontem e hoje". 2020. Congresso
    2. PIMENTA, D. N. ; NUNES, JOÃO ; VALENTE, P. A.. Workshop: Tecendo Redes: "Liderança feministas e o enfrentamento a violência de gênero". 2019. Outro
    3. PIMENTA, DN. ; VALENTE, P. A.. Seminário Pensando a Zika pelas lentes das Ciências Sociais: integrando ciência, políticas e sociedade civil. 2018. Outro
    4. VALENTE, P. A.. Entrevista Candidatos à prefeitura de Ibirité. 2016. (Outro).. . 0.
    5. VALENTE, P. A.. 1º Passeio Cultural à cidade de São João Del Rey e Tiradentes. 2014. (Outro).. . 0.
    6. VALENTE, P. A.; OLIVEIRA, D. C.. 3º Semana UEMG. 2013. Outro
    7. COSTA, Fernanda J. ; FERREIRA, Léa ; VALENTE, P. A.. I Seminário Temático do Curso de Ciências Biológicas: Educação para Sustentabilidade. 2012. Outro
    8. BENFICA, W. A. ; ANTUNES, A. O. ; VALENTE, P. A.. I Seminário Temático do Curso de Pedagogia: Educação em Redes. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Polyana Aparecida Valente ⇔ Lavínia Rosa Rodrigues (1.0)
      1. RODRIGUES, Lavínia Rosa. Audiência Publica: o contingenciamento dos repasses para programas de pós-graduação e em bolsas de pesquisa e de iniciação científica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra). 0.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Polyana Aparecida Valente ⇔ Fernanda de Jesus Costa (1.0)
      1. SANTOS, J.S. ; FERRAZ, R. J. C. ; VALENTE, P. A. ; COSTA, Fernanda J.. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia: concepções deste tema em estudantes de Ciências Biológicas. Em: VII Semana do Conhecimento Iseat., 2011, Ibirité. Profissão Docente: atuação, formação e políticas, p. 51-52, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Polyana Aparecida Valente ⇔ Débora Cazelato de Souza (1.0)
      1. CAMILO ROCHA, I. T. ; ANDRADE, M. R. ; SILVA, K. C. ; ARAUJO, R. M. ; SOUZA, Débora Cazelato.. Organização do dossiê 'Instituições, poderes e magistrados no mundo luso-brasileiro. Séculos XVIII e XIX' Edição n.12 da Revista Temporalidades (jan./abr. 2014). 2014. Organização de dossiê
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06