teste-01

Ana Paula Martins Correa Bovo

Fez o bacharelado em Linguística, a licenciatura em Letras e o mestrado em Letras na UNICAMP. Fez o doutorado em Letras na PUCMinas. Possui também especialização em Educação pelo Centro Universitário do Sul de Minas, onde atuou como professora e coordenadora de curso. Foi também coordenadora do Laboratório de Produção de Materiais Didáticos do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG. Atualmente, é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Seus principais interesses de pesquisa e trabalho estão ligados a práticas de linguagem no domínio acadêmico, à formação de professores e à relação entre aprendizagens e tecnologias, temas sobre os quais desenvolve projetos de ensino e pesquisa junto aos seguintes grupos: NELLF - Núcleo de Estudo em Linguagens, Letramentos e Formação, LEDoc - Laboratório de Estudos sobre a Docência e o grupo Aprendizagem, Linguagens e Tecnologias Digitais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6002360486930674 (19/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Avenida São Paulo, 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (35) 32219500 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. A ontologia do ser social:formacao, vida e trabalho pelo olhar de egressos de licenciaturas
      Descrição: O objetivo central do projeto é analisar, a partir do olhar dos egressos da graduação em licenciatura, a ontologia do ser social, relacionando a formação vivenciada, o trabalho e a qualidade da vida cotidiana. Os resultados da análise nos permitirão avaliar, sob a ótica ontológica, o(s) valor(es) dados aos percursos formativos vivenciados, possibilitando a reflexão necessária para o redimensionamento de tais processos formativos na docência. O trabalho se insere no rol de propostas que tentam pensar a licenciatura na atualidade considerando a materialidade e historicidade das vivências e a multidimensionalidade da formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Coordenador / Mara Lúcia Rodrigues Costa - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    2. 2019-Atual. Escola e Universidade: demandas de formacao continuada no entorno universitario
      Descrição: O atual cenário de formação docente tem adicionado novos desafios a práticas e percursos vivenciados por professores em formação inicial e em serviço. Há inúmeros aspectos relativos à formação docente sobre os quais é necessário se debruçar para que ela seja mais qualificada e condizente com as demandas relativas às atividades de trabalho docente. Com base nesse cenário é que projetamos a pesquisa em pauta, cuja problemática está centrada na necessidade de estreitar os laços entre as universidades e as escolas no que tange especialmente ao desenvolvimento de percursos de formação continuada que atendam às expectativas dos professores em serviço, o que incidirá, por sua vez, também nos percursos formativos da universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Coordenador / Ricardo Martins Ribeiro - Integrante / Jaqueline dos Santos Veloso - Integrante / Fernanda Abbatepietro Novaes - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    3. 2018-2019. Formacao docente: novos desafios, novos saberes, novas praticas
      Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    4. 2018-Atual. Escrita academica/escrita cientifica: das formas de presenca do autor, do outro, das areas de conhecimento e seus dominios disciplinares
      Descrição: As denominações escrita acadêmica e escrita científica podem marcar oscilações significativas a depender das especificidades dos diferentes modos de conduzir o fazer acadêmico-pedagógico e científico numa mesma ou em diferentes áreas de conhecimento. No entanto, a possibilidade de alternância entre as duas denominações será facultada no decurso desta proposta como forma provisória e recurso aberto a refinamentos no interior das várias frentes de pesquisa conduzidas pelos participantes, inclusive a de se pensar a conveniência de uma denominação como ?escrita acadêmico-científica? ou a proposição de uma outra mais adequada a suas descobertas. Escrita acadêmica ou escrita científica estudadas em torno de um gênero específico, os artigos científicos, são, pois, o núcleo de preocupação que esta proposta divide com várias instâncias ligadas ao ensino e à pesquisa, tais como: as disciplinas curriculares, as conferências, os seminários, os estudos de textos teóricos, a análise e a escrita de textos acadêmicos, as devolutivas dos professores sobre um texto produzido, todo o seu locus de elaboração técnica dessas escritas. Nessas instâncias, está presente a relação pesquisador em formação/pesquisador formador, que caracteriza duas das frentes de pesquisa que organizam esta proposta, a saber: (a) as formas de presença das áreas de conhecimento em artigos científicos e (b) as formas de presença de seus domínios disciplinares em artigos científicos. Uma outra relação, sobreposta à primeira, é a do pesquisador em formação com a (sua) própria escrita, consideradas as áreas de conhecimento e os domínios disciplinares em que é produzida. Dessa relação decorrem duas outras frentes de pesquisa contempladas nesta proposta: (c) as formas de presença do autor em artigos científicos; e (d) as formas de presença do outro em artigos científicos. Naturalmente, as frentes de pesquisa concebidas nesta proposta não são necessariamente isoladas e frequentemente ultrapassam suas próprias fronteiras. Um aspecto que marca uma intervenção crítica pretendida como mais geral para todas elas é o de recusar a suposta unidade e invariabilidade dessa escrita, propriedades que lhe têm sido impostas, em parte, em função da hierarquia marcada entre pesquisadores em formação e pesquisadores experientes. Também a direção que tem sido entendida como característica das relações de internacionalização têm atuado na pauta da unidade e da homogeneidade, orientação que a presente proposta questiona ao defender que se reconheça o caráter local das produções científicas e a importância de compor uma comunidade científica global que seja marcada não só por pontos comuns, mas também por diferenças. A conformação teórica básica da proposta baseia-se em trabalhos provenientes das Ciências da Educação e das Ciências da Linguagem: Santos (2009), Reuter, (2004), Delcambre e Lahanier-Reuter (2015), Schwarze (2008), Volóchinov (2017), Bakhtin (2002 e 2003), Grossmann (2015), Boch e Grossmann (2002), Hyland e Bondi (2006), Signorini (2017), Assis (2014 e 2018), dentre outros. No interior do desenho teórico que leva em conta uma perspectiva crítica quanto à homogeneização generalizada dessa produção escrita, caberá aos responsáveis pelos projetos individuais a delimitação teórico-metodológica específica a ser adotada. A conformação metodológica, baseada em conceitos-chave sobre o tema central da proposta (STREET, 1984, 2003; KLEIMAN, 1999, 2003; KLEIMAN; MATENCIO, 2005; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998; LEA; STREET, 2006; BARTLETT, 2007, 2010, entre outros) parte do cuidado em refutar uma visão instrumental dos usos da escrita e conceber as práticas de letramento como atividades transformadoras dos sujeitos que nelas se engajam (GEE, 1996; BARTLETT; HOLLAND, 2002). Corrobora essa visão o tratamento dos dados segundo o dialogismo de Bakhtin e o Círculo (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003), considerad. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Jane Quintiliano Guimarães Silva - Integrante / Maria Angela Paulino - Integrante / Juliana Alves Assis - Coordenador / Daniella Lopes Ignácio Rodrigues - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    5. 2017-2017. Formacao docente: entre o local e o global
      Descrição: O projeto se insere na agenda de trabalho da linha de pesquisa Desafios Contemporâneos da Formação de Educadores, do grupo LEDoc - Laboratório de Estudos sobre a Docência e prevê, até dezembro de 2017, algumas ações que visam a, principalmente, consolidar e divulgar a linha. O objetivo específico é um mapeamento dos trabalhos produzidos no âmbito institucional na(s) temática(s) de interesse do grupo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Coordenador / Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Lílian Sípoli Carneiro Canete - Integrante / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    6. 2016-2017. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de lingua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto
      Descrição: Descrição: O grupo de pesquisa tem como principal interesse o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às novas formas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais; ao surgimento de novos gêneros textuais em circulação nos computadores, tabletes, celulares, etc; ao letramento digital de professores de língua materna em processo de formação inicial e continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Eliane Silva Fonseca - Integrante / Carmen Junqueira Maciel - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    7. 2016-2016. Aspectos do letramento academico: estrategias enunciativas de apropriacao da voz alheia
      Descrição: O principal objetivo do presente projeto é a descrição e a análise das estratégias e mecanismos de apropriação do discurso de outrem ou do agenciamento de vozes em textos do corpus de pesquisa, os quais foram produzidos em eventos de letramento do ambiente universitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. Conversando na pandemia.Conversando sobre a poesia de Gildes Bezerra. 2020. (Outra).
      2. Internacional Conference on Teacher Education - INCTE 2020.Habitus e formação docente. 2020. (Encontro).
      3. Projeto Fique em casa com UEMG.Conversando sobre pílulas poéticas. 2020. (Outra).
      4. TEIAS. Rotas de produção em processos educativos na universidade: a cena contemporânea. 2019. (Congresso).
      5. VIII SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Simpósio Professores de português na cena contemporânea (coordenação). 2019. (Simpósio).
      6. VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Escrita acadêmica: uma experiência de roteirização. 2019. (Simpósio).
      7. Congresso Internacional Educação e Tecnologias - CIET. Blogário. 2018. (Congresso).
      8. I Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas.Autoria - uma noção em estudo. 2018. (Seminário).
      9. Simpósio Educação e Tecnologias.Blogário - uma experiência de escrita colaborativa no curso de Letras. 2018. (Simpósio).
      10. 35º Encontro Anual Helena Antipoff.Formação de professores. 2017. (Encontro).
      11. 35º Encontro Anual Helena Antipoff.Ambientes de aprendizagem e a formação docente. 2017. (Encontro).
      12. Avanços e perspectivas da EaD na UEMG.Avanços e perspectivas da EaD na UEMG - Unidade Ibirité. 2017. (Outra).
      13. Desafios Interculturais de Avaliações Internacionais em Educação: o PISA em questão.Análise comparativa das respostas dos alunos ao exercício aplicado. 2017. (Seminário).
      14. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática.A Educação a Distância e a Formação Docente. 2017. (Outra).
      15. Práticas de linguagem e letramentos em diferentes frentes. 2017. (Outra).
      16. Semana de Letras UEMG Ibirité.Mesa Redonda Desafios contemporâneos da formação e do trabalho docente. 2017. (Outra).
      17. UEADSL - Universidade, EaD e Software Livre. Mesa Práticas de gênero discursivo e letramento em São Gonçalo do Rio das Pedras. 2017. (Congresso).
      18. UEADSL - Universidade, EaD e Software Livre. Mesa Construção da ironia em tirinhas. 2017. (Congresso).
      19. UEADSL - Universidade, EaD e Software Livre. Mesa Letramentos de um jovem de assentamento rural. 2017. (Congresso).
      20. II Jornada Pedagógica.Coordenador da mesa temática: Pesquisas na UEMG - Ibirité. 2016. (Outra).
      21. SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos planos de aula no portal do professor do MEC. 2016. (Simpósio).
      22. 4o Semana UEMG.Oficina de Minicontos. 2015. (Encontro).
      23. I Colóquio sobre Letramentos Acadêmicos: epistemologias e práticas em interfacce. 2015. (Outra).
      24. 16o Seminário de Pesquisa e Extensão.Oficina de Minicontos. 2014. (Seminário).
      25. CIELLI - 3o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Hipertexto - utopia desejada?. 2014. (Outra).
      26. IV Seminário de Educação a Distância - Tão longe, Tão perto.Interação e Linguagem em Ambientes de Aprendizagem. Virtuais?. 2012. (Seminário).
      27. Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre - UEAD SL. Bullying nas redes sociais: uma análise semiótica de comentários para o jornal O Povo. 2011. (Congresso).
      28. Primeiro Encontro Presencial do Curso de Letras do Centro Universitário do Sul de Minas - GEaD.Oficina Língua, Linguística e Literatura Portuguesa. 2011. (Encontro).
      29. Segundo Encontro Presencial do Curso de Letras do Centro Universitário do Sul de Minas - GEaD.Oficina de Minicontos. 2011. (Encontro).
      30. CT - Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET.Oficina de Minicontos. 2009. (Outra).
      31. Travessias - IX Congresso Internacional Abralic. Antônio Conselheiro - travessia de representações. 2004. (Congresso).
      32. Terras Gentes - VII Congresso Abralic. Memorial do Convento - A História Segundo José Saramago. 2000. (Congresso).
      33. I Jornada Científica Saber Urbano e Linguagem. 1998. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. BRANCO, J. S. ; BOVO, A.P.C. ; DANTAS, D. M. P.. III Webseminário: Formação Docente, Educação, Comunicação e Tecnologia. 2019. Outro
      2. BOVO, Ana Paula C.. Diálogos em EaD - Ibirité. 2016. (Outro).. . 0.
      3. Iglesias, P. ; BOVO, Ana Paula C.. Cuentos em el aula de ELE. 2008. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05