Lattes UEMG

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Foi professor, de 1998 a 2004, das disciplinas Ciências - para o Ensino Fundamental, e Biologia - para o Ensino Médio, na Rede Particular de Ensino em Belo Horizonte. Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas; é Coordenador Geral dos cursos de Formação de Professores, do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Professor dos cursos de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Microbiologia e Neurociência Educação, ofertados pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participa como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa intitulados (Ciência, Arte, Saúde e Alegria: Cultura e Desenvolvimento) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz e (Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde) da Universidade do Estado de Minas Gerais. Recebeu o Prêmio de Teses Alexandre Peixoto, do Instituto Oswaldo Cruz, em 2015 (pela originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do país; e pelo valor agregado pela pesquisa ao sistema educacional) e o Prêmio Special Tribute, em 2020 (que premia as melhores práticas em educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança, preparando o ser humano para ideias de inovação que valorizam a vida e impactam a sociedade). É credenciado como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - PG-EBS (nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES, em 2017) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital SEPLAG / UEMG nº 08/2014, vaga nº 165 (UM1074): Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (40 horas, sem dedicação exclusiva). Belo Horizonte - Unidade: Faculdade de Educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3426609037202095 (23/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Avenida Dom José Gaspar, nº 500 Coração Eucarístico 30535610 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194162 URL da Homepage: www.pucminas.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2019-Atual. Conteudos da educacao cientifica apresentados em livros didaticos de Ciencias das series iniciais do Ensino Fundamental, a luz da BNCC (2017)
      Descrição: No Brasil, o livro didático é o principal recurso pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula. Estima-se que, para a maioria dos professores, o livro didático seja a única fonte para a prática da leitura e para a aquisição de informações. Diante das condições precárias encontradas em muitas escolas, o livro didático é praticamente o único recurso auxiliar para o desenvolvimento das atividades de ensino. Além disso, o livro didático é a principal referência teórica e metodológica para os professores, pois organiza e orienta os conteúdos e atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. Exatamente por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que avalia e autoriza a aquisição, com recursos públicos, das coleções de livros didáticos para o uso nas escolas públicas de todo o país. Desse modo, os alunos das escolas públicas brasileiras, matriculados no Ensino Fundamental, recebem do MEC livros didáticos sem qualquer custo. O PNLD vem aperfeiçoando continuamente os aspectos formais e os requisitos de conteúdo e de metodologia apresentados pelos autores e editoras, evitando a presença de erros conceituais e a comercialização dos livros reprovados. O presente projeto pretende verificar como são apresentados os conteúdos da educação científica em livros didáticos de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental, inseridos entre o(a) primeiro(a) ano (série) e o(a) quinto(a) ano (série), à luz da BNCC (2017).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Coordenador.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    2. 2019-Atual. Ciencia e Arte como estrategias para a Educacao Ambiental
      Descrição: O ensino da Educação Ambiental nas escolas de Educação Básica apresenta desafios que vão desde a formação deficitária de professores, com concepções equivocadas ou distorcidas sobre o assunto, até confrontos de natureza epistemológica. Considerando que a compreensão cientificamente correta da Educação Ambiental é fundamental para o entendimento dos processos educativos como um todo, o professor, em sua prática pedagógica, deve lançar mão de diferentes recursos didáticos a fim de garantir o sucesso no ensino e, principalmente, no aprendizado do tema. Diante do exposto, pretende-se atrelar os conhecimentos científicos aos conhecimentos de natureza artística, de forma que tais associações possam favorecer o desenvolvimento de práticas exitosas em Educação Ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Coordenador.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (34)
    1. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2º semestre de 2019, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2020.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    2. Prêmio Special Tribute, CAP SUR L'ECOLE INCLUSIVE EN EUROPE - Projeto Erasmus.. 2020.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    3. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 1º semestre de 2019, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    4. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 1º semestre de 2018, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    5. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2º semestre de 2018, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    6. Prêmio de melhor trabalho do curso de Ciências Biológicas na categoria Extensão - III Mostra PEX, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    7. Professor Homenageado dos formandos do curso de Biomedicina, 2-2017, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    8. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2º semestre de 2017, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    9. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 1º semestre de 2016, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    10. Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2º semestre de 2016, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    11. Prêmio de Teses Alexandre Peixoto, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.. 2015.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    12. Prêmio de melhor trabalho acadêmico apresentado na XXIX Jornada de Biologia, intitulado Compreendendo a importância da higiene das mãos através de tirinhas e charges, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    13. Tese indicada ao Prêmio CAPES de Tese - Ensino. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, CAPES.. 2015.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    14. Professor Homenageado dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 1-2012., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - unidade Betim... 2012.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    15. Professor Homenageado por ocasião dos 40 anos do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2012.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    16. Professor Patrono dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 1-2011., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim... 2011.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    17. Professor Homenageado dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 2-2011., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim... 2011.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    18. Professor Patrono dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 1-2010., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim.. 2010.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    19. Professor Homenageado dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 2-2010., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim.. 2010.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    20. Professor Patrono dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 1-2009., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim.. 2009.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    21. Professor Patrono dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 2-2009., Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim.. 2009.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    22. Professor Patrono dos formandos do curso de Ciências Biológicas, 2-2008., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim.. 2008.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    23. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 2004.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    24. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 2003.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    25. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 2002.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    26. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 2001.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    27. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 2000.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    28. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 1999.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    29. Professor Homenageado pelos formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Arnaldinum São José.. 1998.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    30. Destaque acadêmico do curso de Ciências Biológicas - 7º período da graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 1997.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    31. Destaque acadêmico do curso de Ciências Biológicas - 8º período da graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 1997.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    32. Destaque acadêmico do curso de Ciências Biológicas - 5º período da graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 1996.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    33. Destaque acadêmico do curso de Ciências Biológicas - 6º período da graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 1996.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
    34. Destaque acadêmico do curso de Ciências Biológicas - 2º período da graduação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 1994.
      Membro: Marcelo Diniz Monteiro de Barros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (91)
    1. 4th National Workshop on UI GreenMetric World Universities Ranking for Brazilian Universities. 2020. (Oficina).
    2. I Ciclo Dialógico Digital - interfaces da Educação Popular em Saúde e seus desdobramentos na Pandemia da da COVID-19.-. 2020. (Outra).
    3. I Congresso Online de Pedagogia - UFMA. 2020. (Congresso).
    4. Interrogando a Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil - olhares, traduções e experiências com a Amédrica Ladina. 2020. (Seminário).
    5. VI Congresso Internacional de Neurociências e Educação na Infância e na Adolescência. 2020. (Congresso).
    6. VIII Semana da Biomedicina do curso de Biomedicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2020. (Outra).
    7. VII Seminário de Ética em Pesquisa da Faculdade IELUSC - A Relevância da Análise Ética para a Qualificação de Pesquisas com Seres Humanos. 2020. (Seminário).
    8. XIII Simpósio de Pedagogia da PUC Minas. 2020. (Simpósio).
    9. Construindo uma Cultura de Avaliação: 15 anos de CPA PUC Minas. 2019. (Outra).
    10. III Fórum de Internacionalização da UEMG. 2019. (Outra).
    11. As séries de TV: diálogos com Literatura e Educação.Sobre uma tentativa de associação entre materiais audiovisuais e a educação formal. 2018. (Outra).
    12. 6º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - ABRAMD. 2017. (Congresso).
    13. III Seminário de Educação - A reforma do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
    14. II Web Seminário Internacional em Educação e Tecnologia: Educação e Cultura Digital. 2017. (Seminário).
    15. III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4. Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades.Membro da Comissão Científica do Evento. 2015. (Encontro).
    16. Semana de Meio Ambiente da PUC Minas, unidade Betim.Meio ambiente e o ensino em espaços formais e não formais: desafios e perspectivas. 2015. (Outra).
    17. Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).
    18. VII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2. Tecendo laços docentes entre Ciência e Cultura.O sistema cardiovascular em oficinas dialógicas de música. 2015. (Encontro).
    19. 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Outra).
    20. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Descobrindo Ciências em Letras de Músicas. 2014. (Encontro).
    21. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1ª região.Orientação sexual: vivências de professores da rede pública de ensino e como esse tema transversal tem sido abordado. 2014. (Encontro).
    22. 6º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Outra).
    23. II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência.O desenvolvimento de oficinas associando a música ao ensino e à saúde no nordeste do Brasil. 2013. (Encontro).
    24. IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Aprendendo o grupo dos insetos de forma táctil: uma proposta para viabilizar o ensino a alunos cegos e videntes. 2013. (Simpósio).
    25. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3.A importância do ser aluno em um curso de produção de material didático especializado (Instituto Benjamin Constant) na formação continuada de dois professores de Ciências Biológicas... um relato de experiência. 2013. (Seminário).
    26. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2013. (Outra).
    27. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente..Jogos interativos: uma possibilidade no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos.. 2012. (Encontro).
    28. V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação.Por um ensino mais humanista: algumas aproximações entre o ensino de ciências e a educação inclusiva em uma disciplina de um curso de formação de professores. 2012. (Encontro).
    29. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.Desenvolvimento de um folder educativo acerca da leishmaniose visceral - uma proposta de educação em saúde. 2012. (Encontro).
    30. 3º Fórum de Integração dos alunos de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz. 2011. (Outra).
    31. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff.A música como ferramenta de inclusão escolar para o portador de necessidades educativas especiais visuais.. 2011. (Encontro).
    32. III Simpósio Acadêmico de Ciências Biológicas - Doenças negligenciadas: desafios e perspectivas do século XXI.. 2010. (Simpósio).
    33. I Seminário do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. 2010. (Seminário).
    34. IV Encontro das Instituições de Ensino Superior Inclusivas - "Avanços e desafios da inclusão nas instituições de ensino superior". 2010. (Encontro).
    35. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2..Ensinando microbiologia para portadores de necessidades educacionais especiais.. 2010. (Seminário).
    36. V Jornada Formadora - Laboratório de Estudos em Museus e Educação - LEME - FaE - UFMG. 2010. (Outra).
    37. V Seminário de Extensão: transformando vidas dentro e fora da universidade.Ensino de Biologia: jogos e modelos didáticos como instrumentos facilitadores. 2010. (Seminário).
    38. XXIV Jornada de Biologia da PUC Minas.O papel da educação como facilitadora da participação popular nas políticas públicas. 2010. (Outra).
    39. II Simpósio Acadêmico do curso de Ciências Biológicas - Leishmanioses em foco: atualidades e perspectivas.. 2009. (Simpósio).
    40. Inclusão: fazendo a diferença na educação.. 2009. (Seminário).
    41. IV Seminário de Extensão Universitária da PUC Minas. 2009. (Seminário).
    42. VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Avaliação e comparação dos conhecimentos de alunos do Ensino Médio, no tocante a prevenção da dengue, em duas regiões de Belo Horizonte com diferentes índices de notificação. 2009. (Simpósio).
    43. VII Simpósio da mostra integrada de pesquisas do ICH - PUC Minas. 2009. (Simpósio).
    44. A prostituição feminina: um olhar interdisciplinar. Uma abordagem antropológica, teológica e jurídica.. 2008. (Seminário).
    45. II Seminário de Ciências Biológicas da UNIPAC - Mobilizando conhecimento num saber-fazer pedagógico.A música popular brasileira e o ensino de ciências naturais. 2008. (Seminário).
    46. I Seminário de Educação Ambiental da PUC Minas. 2008. (Seminário).
    47. VI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.O uso da música popular brasileira como recurso auxiliar na formação de professores de ciências naturais.. 2008. (Simpósio).
    48. V Seminário Sociedade Inclusiva - Diversidade e Sustentabilidade: do local ao global..O ensino de protozoários para portadores de necessidades especiais - deficiências visuais.. 2008. (Seminário).
    49. 1ª Semana de Ciência e Cultura: Universidade, Comunidade e Diversidade.Mesa Redona - Múltiplos olhares sobre o cálculo renal. 2007. (Outra).
    50. II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia.A música popular brasileira e o ensino de ciências naturais. 2007. (Encontro).
    51. V SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2007. (Simpósio).
    52. 57º Congresso Nacional de Botânica. A construção de folders educativos de Botânica para a prática da extensão universitária. 2006. (Congresso).
    53. 57º Congresso Nacional de Botânica. A construção de um jogo didático de Botânica: descobrindo o mundo mágico dos vegetais. 2006. (Congresso).
    54. Biotecnologia para professores. 2006. (Seminário).
    55. II Jornada de Neuropsicologia. 2006. (Outra).
    56. II Semana do alimento orgânico.. 2006. (Outra).
    57. II Seminário de Educação Infantil do Fórum Micro-regional da educação infantil do Alto São Francisco e do Vale do Itapecerica.Música lúdica em educação infantil. 2006. (Seminário).
    58. II Seminário internacional Brasil-África. 2006. (Seminário).
    59. IV SIMPOED - Simpósio de formação e profissão docente. 2006. (Simpósio).
    60. IX Seminário PROGRAD. Projetos Pedagógicos: nortes e tendências. 2006. (Seminário).
    61. Seminário Interdisciplinar do curso de Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais da PUC Minas.Oficina de Educação Ambiental. 2006. (Seminário).
    62. VIII Seminário PROGRAD. A formação geral no Ensino Superior. 2006. (Seminário).
    63. XIV Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial - CicloPET. 2006. (Outra).
    64. 1º Seminário de práticas pedagógicas de ciências, geografia e história mediadas por computadores. 2005. (Seminário).
    65. A dimensão psicossociológica e filosófica de cenas do cotidiano relacional humano.Participação em mesa redonda. A peça e seus cenários no campo da biologia. 2005. (Outra).
    66. VII Seminário PROGRAD. Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior. 2005. (Seminário).
    67. VI Seminário PROGRAD. Ensino Superior e Tecnologias de Informação e Comunicação. 2005. (Seminário).
    68. 1º Seminário de solidariedade do Colégio Marista Dom Silvério. 2004. (Seminário).
    69. 1º Seminário Internacional Brasil - África. 2004. (Seminário).
    70. Educação e sexualidade na adolescência.Educação e sexualidade na adolescência. 2003. (Outra).
    71. 1º Congresso Brasileiro de Educação Verbita. Física para crianças. 2002. (Congresso).
    72. 2º Simpósio internacional de estudos africanos.Sobre uma breve experiência de dois missionários leigos em Zâmbia. 2002. (Simpósio).
    73. 1º Simpósio Brasileiro de Biologia Matemática e Computacional. 2001. (Simpósio).
    74. XVII Congresso Nacional de Educação da AEC. 2001. (Congresso).
    75. 5º Encontro de Educação Verbita. 1999. (Encontro).
    76. 4º Encontro de Educação Verbita. 1998. (Encontro).
    77. Parâmetros curriculares nacionais - uma abordagem filosófica. 1998. (Encontro).
    78. V Ciclo de Palestras do Programa Especial de Treinamento - PET - CAPES - MEC / DCB - PUC-MG. 1998. (Outra).
    79. XII Jornada de Biologia.Levantamento e distribuição espacial de comunidades de pequenos mamíferos do Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho (Parque do Buritis), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 1998. (Outra).
    80. 19º Encontro Regional de Botânicos. 1997. (Encontro).
    81. 49º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Hábitos alimentares em alevinos de trairão Hoplias lacerdae Ribeiro, 1908 (Characiformes, Erythrinidae) em diferentes idades. 1997. (Outra).
    82. I Encontro PET - Ciências Biológicas de Minas Gerais. 1997. (Encontro).
    83. XII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Reprodução do Bryconops cf. affinis (Gunther, 1864) (Teleostei: Characiformes) em uma lagoa isolada do Pantaninho, município de Lagoa da Prata, MG. 1997. (Encontro).
    84. XIII Encontro Anual da Associação Mineira de Aquicultura.Reprodução e tipo de desova do Bryconops cf. affinis na lagoa do Pantaninho, Lagoa da Prata, MG. 1997. (Encontro).
    85. XI Jornada de Biologia. 1997. (Outra).
    86. 18º Encontro Regional de Botânicos. 1996. (Encontro).
    87. X Jornada de Biologia. 1996. (Outra).
    88. IX Jornada de Biologia. 1995. (Outra).
    89. XII Encontro Anual da Associação Mineira de Aquicultura e I Seminário da Bacia do rio Grande. 1995. (Encontro).
    90. I Ciclo de Palestras do Programa Especial de Treinamento - PET - CAPES - MEC / DCB - PUC-MG. 1994. (Outra).
    91. VIII Jornada de Biologia. 1994. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. COSTA, F.L.P. ; BARROS, M. D. M.. III NeuroTópicos. 2019. Outro
    2. COSTA, F.L.P. ; BARROS, M. D. M.. I NeutoTópicos. 2018. Outro
    3. ALVES, A.C.V. ; MAUÉS, E.R.C. ; VILLANI, F.N.A. ; CATÃO, L.P. ; SANTOS, L.C. ; BARROS, M. D. M.. Comissão Organizadora do III Seminário do NEMAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio ambiente e Saúde. 2018. Outro
    4. COSTA, F.L.P. ; BARROS, M. D. M.. II NeuroTópicos. 2018. Outro
    5. BARROS, M. D. M.; SARAIVA, I. S. ; FIGUEIREDO, M. C. O. ; FREITAS, N. A. ; CHARBAJE, R. R.. IV Colóquio de Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, unidade Betim. 2013. Outro
    6. BARROS, M. D. M.. XXV Jornada de Biologia da PUC Minas.. 2011. (Outro).. . 0.
    7. BARROS, M. D. M.; STARLING, M.F.V. ; ZANELLA, P.G.. XXIII Jornada de Biologia da PUC Minas. 2009. Outro
    8. BARROS, M. D. M.; STARLING, M.F.V.. XXII Jornada de Biologia da PUC Minas. 2008. Outro
    9. BARROS, M. D. M.; STARLING, M.F.V.. XXI Jornada de Biologia da PUC MInas. 2007. Outro
    10. BARROS, M. D. M.; STARLING, M.F.V.. XX Jornada de Biologia da PUC Minas. 2006. Outro
    11. BARROS, M. D. M.. IV Ciclo de Palestras do Programa Especial de Treinamento ? PET ? CAPES ? MEC / DCB ? PUCMG.. 1997. (Outro).. . 0.
    12. BARROS, M. D. M.. III Ciclo de Palestras do Programa Especial de Treinamento ? PET ? CAPES ? MEC / DCB ? PUCMG.. 1996. (Outro).. . 0.
    13. BARROS, M. D. M.. II Ciclo de Palestras do Programa Especial de Treinamento ? PET ? CAPES ? MEC / DCB ? PUCMG.. 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Marcelo Diniz Monteiro de Barros ⇔ Fernanda de Jesus Costa (2.0)
      1. COSTA, F. J.; ZANELLA, P. G. ; BARROS, M. D. M.. História e Filosofia da ciência... contribuições ao ensino de ciências. Em: XXV Jornada de Biologia da PUC Minas - A vida no planeta: das florestas às metrópoles, 2011, Belo Horizonte. XXV Jornada de Biologia da PUC Minas - A vida no planeta: das florestas às metrópoles. Caderno de Resumos, v. 1, p. 24-24, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZANELLA, P. G. ; COSTA, F. J. ; BARROS, M. D. M.. A música como ferramenta de inclusão escolar para o portador de necessidades educativas especiais visuais. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04