Lattes UEMG

Daniel Cardoso Alves

Professor do Departamento de Fundamentos Sócio históricos e Filosóficos da Educação, Área de Filosofia e Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (DFSHFE/FaE/UEMG-CBH). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, área de concentração em Educação e Linguagem (2020-2023), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Mestre em Ciências Ambientais, área de concentração Multidisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2014), Especialista em Geografia, área de concentração em Ensino e Análise do Espaço Geográfico (2010) e Licenciado em Geografia (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA). Formação complementar em: Introdução e Didática de Filosofia (2015) pela Faculdade Innovato (FI-GO), Filosofia da Educação I (2015) pela UESB-BA e Instrutoria em gestão acadêmico-administrativa (2015 e 2016) pela Universidade Corporativa do Servidor Público do Estado da Bahia (UCS-BA). Experiência nas Áreas de: Ciências Humanas, com ênfase em Ensino de Geografia, Filosofia da Educação e Educação e Linguagem; Multidisciplinar, com ênfase em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Cultura, Sociedade e Natureza; Ciências Sociais, com ênfase em Legislação Universitária e Gestão Acadêmica no Serviço Público. Participou e participa de projetos de extensão e de pesquisa, bem como, de grupos de pesquisa do CNPQ na UESB-BA, FaE/UEMG-CBH e FaE/UFMG. Foi professor dos Cursos de: Especialização em Educação e Gestão Ambiental da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG-BA); Especialização em Gestão Universitária da UESB-BA; e Ensino Fundamental II, Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação do município de Vitória da Conquista - BA. Exerceu a função de Técnico Universitário na UESB-BA (2003-2017), onde integrou variadas comissões de assuntos acadêmicos e ocupou diversos cargos de educação superior, dentre os quais: Professor especialista, Gestor de Pólo, Coordenador de Matrícula, Coordenador de Vestibular, Coordenador do ENEM, Coordenador de Registro e Controle de Discentes, Secretário de Expediente e Protocolo, Subgerente de Extensão, Coordenador de Programas e Projetos, Coordenador de Pós-Graduação e Diretor Geral de Cursos. Atualmente ministra disciplinas da Área de Filosofia e Educação do DFSHFE para o curso de Licenciatura em Pedagogia da FaE/UEMG-CBH e desenvolve pesquisa de doutoramento no PPGE/FaE/UFMG, área de concentração em Educação e Linguagem, com foco na formação do leitor mediador-cartográfico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1618004302770371 (15/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Pernambuco - até 120 - lado par Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. Praticas de leitura de textos cartograficos multimodais entre pedagogos em formacao inicial (2020-2022)
      Descrição: O objetivo geral deste estudo é compreender a alfabetização cartográfica na sua relação com a cultura digital no contexto de discentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da FaE/UEMG/CBH-FaE/UFMG. O corpus do estudo se constituirá das práticas de leitura cartográfica, especificamente em relação ao gênero mapa, concernentes aos cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados pelas Faculdades de Educação das Universidades do Estado e Federal de Minas Gerais (FaE/UEMG/CBH-FaE/UFMG), com vistas a encontrarmos respostas para os principais questionamentos que permeiam esta pesquisa: Com que inovações, em quais condições e como se configuram as práticas de leitura cartográfica adotadas nesses cursos? Que alfabetização (para qual tempo e espaço) proclamam os currículos desses cursos? Quais práticas envolvendo a cultura digital são vivenciadas/praticadas pelos discentes desses cursos e como eles lidam com elas? Quem são esses discentes no tempo contemporâneo? Eles estão incluídos ou excluídos da cultura digital?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Coordenador.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    2. 2019-2019. Manutencao de acervos do centro de documentacao e memoria da Faculdade de Educacao - FAE
      Descrição: A proposta aqui apresentada se enquadra como um subprojeto do Projeto REDE, que busca fazer levantamento técnico bem como desenvolver ações de manutenção dos acervos do Centro de Documentação e memória da FAE ? CEDOM. O referido centro conta com o Acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional ? SOSP criado pela LEI 482, de 11 de novembro 1949, com a finalidade de ?orientar vocações no meio escolar e estabelecer critérios para a seleção de pessoal destinado à administração pública e organizações particulares?. O referido acervo representa grande potencial de pesquisas para a compreensão das práticas psicológicas e dos processos de construção dos projetos políticos e culturais, que definiram a cultura escolar e organizacional do século XX, além de sua relevância para o campo da Psicologia da Educação. Conta também com o acervo do antigo Curso de Administração Escolar ? CAE do Instituto de Educação de Minas Gerais ? IEMG e com o Acervo Perpétuo da Faculdade de Educação ? FAE. O Centro de Documentação e Memória da FAE ? CEDOM é associado ao Centro de Digitalização de Documentos de Pesquisa em Educação (CEDOC) que tem por objetivo apoiar e aperfeiçoar as pesquisas do Programa de Pós ?graduação em Educação e Formação Humana desta Unidade, efetuando a transposição de acervos documentais, com registros materiais, em acervos eletrônicos, digitalizados. Apresenta potencial para disponibilizar aos pesquisadores formas de inserção de dados em meios eletrônicos e bases de dados a serem constituídas de filmagens, gravações em áudio e vídeo e documentos relevantes obtidos nas pesquisas de professores e alunos; promover o registro dos dados incluindo-se a transcrição de dados em áudio para texto e deverá abrigar documentos durante o processo de digitalização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Coordenador.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    3. 2018-2018. Educacao e Cultura: O discurso sobre Educacao e Memoria no Pensamento Filosofico Ocidental
      Descrição: A Memória, na atualidade, associada à dimensão Educação, ocupa lugar de destaque nos estudos acadêmicos, uma vez que, a ela recorrermos para entender o nosso movimento no mundo. A memória é fonte confiável do lembrar, o que significa dizer que a história da educação ganha legitimidade ao valorizar a capacidade humana de refazer os seus caminhos. Dada essa particularidade, ao se apropriar culturalmente da Educação, a Memória desvela as subjetividades de tempos e espaços moldados por intencionalidades diversas. Nesse sentido, o estudo filosófico a que se propõe este Projeto, possibilitará (des)construir discursos na perspectiva de compreender o estatuto da memória como importante instrumento de análise dos percursos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Lavínia Rosa Rodrigues - Integrante.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    4. 2018-Atual. O brincar e o jogar na formacao dos pedagogos da Faculdade de Educacao da UEMG: pesquisas, teorias e praticas.
      Descrição: As experiências com os jogos, na dimensão do espaço e tempo da Faculdade de Educação da UEMG, remete-nos a história da criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia, o qual vem realizando projetos de pesquisas e de extensão ao longo desses anos. A partir do Programa de Extensão Universitária PROEXT-2004 SESu/MEC foi possível implementar o Laboratório de Psicopedagogia e, por conseguinte, constituir o acervo do mesmo que conta com vários jogos, livros de literatura infantil e materiais pedagógicos. A partir dessas e outras experiências, tem-se o propósito de desenvolver pesquisas, investigar teorias e realizar atividades práticas com os alunos da FaE. A presente pesquisa tem como objetivo investigar, nos pedagogos em formação, as concepções e as funções dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil a partir da análise da vivência lúdica que eles tiveram na infância e do que aprenderam no curso de Pedagogia. A estratégia do estudo será constituída de: (i) levantamento bibliográfico; (ii) coleta de informações qualiquantitativas sobre o currículo da FaE/UEMG; (iii) aplicação de questionário semi-estruturado, contendo quatro questões subjetivas, direcionadas aos estudantes de Pedagogia dos 4º e 8º períodos da FaE/UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Nilzilene Imaculada Lucindo - Integrante / Regina Rosa dos Santos Leal - Coordenador.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (105)
      1. I Ciclo Formativo em Literatura e Infância. 2020. (Encontro).
      2. I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares: os desafios da pesquisa no contexto contemporâneo.Política de quotas na educação superior: uma análise da inserção de povos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB). 2020. (Seminário).
      3. I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares: os desafios da pesquisa no contexto contemporâneo.O povo de quilombo na educação superior. 2020. (Seminário).
      4. I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares: os desafios da pesquisa no contexto contemporâneo.Apropriação pedagógico-formativa de espaços museais. 2020. (Seminário).
      5. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM OLHAR DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA. 2020. (Encontro).
      6. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.PRÁTICA FORMATIVA NO MUSEU: ampliando os campos de atuação do pedagogo. 2020. (Encontro).
      7. UFV Web: Fundamentos e conceitos da Educação mediada por por tecnologias d s digitais - possibilidades e limites. 2020. (Seminário).
      8. Webinário: O papel da equipe docente e do estudante na EaD. 2020. (Seminário).
      9. ?II Simpósio Educação, Formação e Trabalho".APROPRIAÇÃO E USO DO ESPAÇO DO MUSEU COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2019. (Simpósio).
      10. 7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente?.APROPRIAÇÃO E USO DO ESPAÇO DO MUSEU COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2019. (Seminário).
      11. Ciclo de Formação Docente.Sentidos e Experiências Educativas no Museu. 2019. (Oficina).
      12. II Seminário de Pesquisas da Linha Educação e Linguagem. 2019. (Seminário).
      13. Reflexões sobre o Saber Docente 2019: A atuação do pedagogo hospitalar - reflexões a partir da experiência nos hospitais João XXIII e João Paulo II. 2019. (Encontro).
      14. Reflexões sobre o Saber Docente 2019: A Brinquedoteca na formação do pedagogo. 2019. (Outra).
      15. Reflexões sobre o Saber Docente 2019: Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. 2019. (Encontro).
      16. VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.Museu, Universidade e Formação de Professores. 2019. (Seminário).
      17. VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.O imaginário socioambiental de moradores do entorno de unidades de conservação. 2019. (Seminário).
      18. VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.A escola e o despertar para a consciência socioambiental. 2019. (Seminário).
      19. V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE.O imaginário socioambiental de moradores do entorno de unidades de conservação. 2019. (Seminário).
      20. V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE.Museu, Universidade e Formação de Professores. 2019. (Seminário).
      21. V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE.A escola e o despertar para a consciência socioambiental. 2019. (Seminário).
      22. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. O IMAGINÁRIO SOCIOAMBIENTAL DE MORADORES DO ENTORNO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. 2019. (Congresso).
      23. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. A ESCOLA E O DESPERTAR PARA A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. 2019. (Congresso).
      24. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Museu, Universidade e Formação de Professores. 2019. (Congresso).
      25. Ciclo de Formação Docente.Oficina de Percepção de Paisagem. 2018. (Oficina).
      26. Ciclo de Formação Docente.Oficina Um olhar sobre o MHNJB. 2018. (Oficina).
      27. Ciclo de Formação Docente.Oficina A música como leitura dos lugares. 2018. (Oficina).
      28. Ciclo de Formação Docente.As metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem: novas formas, práticas e novos métodos para o ensino. 2018. (Oficina).
      29. I Seminário de Políticas Públicas Educacionais: desafios e perspectivas após o Golpe de 2016.O acesso e a permanência na UESB no contexto do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). 2018. (Seminário).
      30. Evento de Alinhamento para Aplicação do ENEM 2017. 2017. (Outra).
      31. Orientação Vocacional.Formas de acesso ao Ensino Superior. 2017. (Oficina).
      32. Seminário do Projeto Universidade Para Todos. 2017. (Seminário).
      33. XXX Encontro Nacional do ForGRAD. 2017. (Encontro).
      34. Curso autoinstrucional Filosofia. 2016. (Oficina).
      35. Curso autoinstrucional Sociologia. 2016. (Oficina).
      36. Curso Como fazer investimentos - avançado. 2016. (Oficina).
      37. Curso Como fazer investimentos - básico. 2016. (Oficina).
      38. Curso Como Gastar Conscientemente. 2016. (Oficina).
      39. Curso Como organizar o orçamento familiar. 2016. (Oficina).
      40. Curso Como planejar a aposentadoria. 2016. (Oficina).
      41. Curso Como planejar a aposentadoria. 2016. (Oficina).
      42. Curso de Ciência e Tecnologia. 2016. (Oficina).
      43. Curso Diversidade nas Organizações. 2016. (Oficina).
      44. Curso Gestão do Poder Judiciário. 2016. (Oficina).
      45. Curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores. 2016. (Oficina).
      46. Curso O Juiz e a Ética. 2016. (Oficina).
      47. Curso Projeto Ensino Participativo - Teoria e Prática. 2016. (Oficina).
      48. Curso Qualidade em Serviços. 2016. (Oficina).
      49. Curso Quiz : Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto. 2016. (Oficina).
      50. Curso Recursos Humanos. 2016. (Oficina).
      51. Curso Reforma no CPP. 2016. (Oficina).
      52. Curso Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental. 2016. (Oficina).
      53. Curso Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. 2016. (Oficina).
      54. Curso Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. 2016. (Oficina).
      55. Fórum de Discussão: Acesso ao Ensino Superior, as experiências das universidades públicas estaduais na adesão ao SISU.Acesso ao Ensino Superior, as experiências das universidades públicas estaduais na adesão ao SISU. 2016. (Encontro).
      56. Mesa Redonda: Acesso ao Ensino Superior, as experiências das universidades públicas estaduais na adesão ao SISU.Acesso ao Ensino Superior, as experiências das universidades públicas estaduais na adesão ao SISU. 2016. (Encontro).
      57. Oficina Estatuto da Cidade, Participação Popular e Agenda para a Cidade.Estatuto da Cidade, Participação Popular e Agenda para a Cidade. 2016. (Oficina).
      58. Oficina Estatuto da Cidade, Participação Popular e Agenda para a Cidade.Estatuto da Cidade, Participação Popular e Agenda para a Cidade. 2016. (Oficina).
      59. Oficina Formas de acesso ao ensino superior.Formas de acesso ao ensino superior. 2016. (Oficina).
      60. Oficina O papel integrador do professor.Oficina: O papel integrador do professor. 2016. (Oficina).
      61. VI Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. 2016. (Encontro).
      62. Curso Atendimento ao Cidadão. 2015. (Oficina).
      63. Curso Ciclo de Gestão do Investimento Público. 2015. (Oficina).
      64. Curso de Gestão e Ética em EaD. 2015. (Oficina).
      65. Curso Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE. 2015. (Oficina).
      66. Curso Divulgação de Compras - Sem Tutoria. 2015. (Oficina).
      67. Curso e-MAG Conteudista. 2015. (Oficina).
      68. Curso e-MAG Desenvolvedor. 2015. (Oficina).
      69. Curso Ética e Serviço Público. 2015. (Oficina).
      70. Curso Formação de Pregoeiros. 2015. (Oficina).
      71. Curso Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos - nível intermediário. 2015. (Oficina).
      72. Curso Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira. 2015. (Oficina).
      73. Curso Introdução à Gestão de Processo. 2015. (Oficina).
      74. Curso Introdução à Gestão de Projetos. 2015. (Oficina).
      75. Curso Programa Um por Todos e Todos por Um - Capacitação Docente. 2015. (Oficina).
      76. Curso Regulamentação da LAI nos Municípios. 2015. (Oficina).
      77. Curso Turma Piloto - Gestão da Informação e Documentação - Conceitos básicos em Gestão Documental. 2015. (Oficina).
      78. Curso Turma Piloto - Introdução à Interoperabilidade. 2015. (Oficina).
      79. Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação da Região Nordeste (FORGRAD/Nordeste). 2015. (Congresso).
      80. Minicurso Como Organizar o Orçamento Familiar. 2015. (Oficina).
      81. Minicurso Dinâmica de Grupo. 2015. (Oficina).
      82. Minicurso Direitos Humanos e Cidadania. 2015. (Oficina).
      83. Minicurso Métodos de Avaliação de Desempenho. 2015. (Oficina).
      84. Curso de Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreia. 2014. (Oficina).
      85. Curso de Tecnologia em EaD. 2014. (Oficina).
      86. Oficina Formação Inicial para Professores Monitores do Projeto Universidade para Todos - 2014/UESB.Palestra: Métodos e Planejamento Pedagógico. 2014. (Oficina).
      87. 2º Seminário 2013 das CPAs das UEBAs.Vestibular e/ou ENEM nas UESBAs? Experiências e perspectivas. 2013. (Seminário).
      88. Curso de Aperfeiçoamento dos Procedimentos e Rotinas Acadêmicas para Secretários da UESB.Aperfeiçoamento dos Procedimentos e Rotinas Acadêmicas para Secretários da UESB. 2013. (Oficina).
      89. 5º Encontro Singing Along. 2012. (Encontro).
      90. Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20.. 2012. (Outra).
      91. IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade.O Ensino de Geografia e a Formação Socioambiental. 2011. (Simpósio).
      92. Treinamento do Sagres Acadêmico. 2011. (Outra).
      93. XIV Seminário sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior - CONSAE. 2011. (Seminário).
      94. II Ciclo de Debates da Pós-Graduação e do II Seminários Temáticos da Graduação:.O ensino de geografia e o despertar para a consciência socioambiental: a realidade dos discentes do 3º ano do ensino médio do Instituto de Educação Euclides Dantas - IEED. 2010. (Seminário).
      95. Curso de Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. 2009. (Outra).
      96. I Ciclo de Debates Geografia: questões conceituais da atualidade. 2009. (Seminário).
      97. Oficina Paisagem em Movimento: Um Olhar para a Praça Tancredo Neves.Paisagem em Movimento: Um Olhar sobre o Viés da Praça Tancredo Neves. 2009. (Oficina).
      98. Treinamento do BrOffice.org (Calc e Writer). 2009. (Oficina).
      99. VIII Semana de Geografia: A Relação Teoria e Prática e os Desafios para a Ciência Geográfica na Atualidade. 2009. (Outra).
      100. Curso de Registros Acadêmicos do Ensino Superior. 2008. (Oficina).
      101. XI CONPEX. Estudo das causas da evasão escolar nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista. 2008. (Congresso).
      102. Seminário Gestão de Pessoas: a importância do autoconhecimento. 2007. (Seminário).
      103. Curso para Técnico Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 2005. (Outra).
      104. Treinamento do Sagres Acadêmico 2.0 - Tecnologia Educacional. 2005. (Oficina).
      105. Curso Capacitação para Secretários de Colegiados e Departamentos. 2003. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. LUCINDO, N. I. ; RIBEIRO, M. V. G. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. PRÁTICA FORMATIVA NO MUSEU: ampliando os campos de atuação do pedagogo? . 2020. Outro
      2. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM OLHAR DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA. 2020. Outro
      3. ALVES, DANIEL CARDOSO. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. 2019. (Congresso).. . 0.
      4. ALVES, DANIEL CARDOSO. VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. 2019. (Outro).. . 0.
      5. ALVES, DANIEL CARDOSO. V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. 2019. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Nilzilene Imaculada Lucindo (10.0)
        1. ALVES, DANIEL CARDOSO; LUCINDO, N. I. ; AMARAL, J. L.. Apropriação e uso do espaço do Museu como possibilidade de formação docente. Em: VII Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente / II Simpósio Educação Formação e Trabalho, v. 2, p. 01-17, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Museu, Universidade e Formação Docente - o panorama de uma ação extensionista. Em: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba PR. Anais do XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba PR: Editora Universitária Champagnat, v. Único, p. 5114-5116, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LUCINDO, N. I. ; RIBEIRO, M. V. G. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. PRÁTICA FORMATIVA NO MUSEU: ampliando os campos de atuação do pedagogo? ,. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        4. GONÇALVES-RIBEIRO, M.V.; Lucindo, N.I. ; ALVES. Daniel Cardoso. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        5. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. A Formação do Pedagogo para Atuar no Ambiente Hospitalar a Partir da Ação Extensionista. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        6. ALVES, DANIEL CARDOSO; AMARAL, J. L. ; MOUKACHAR, M. B. ; BORGES, L. ; LUCINDO, N. I. ; SANTOS, R. R. L.. O Brincar na Formação de Pedagogos/as na FaE-CBH/UEMG: Um Breve Olhar Sobre o Currículo. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        7. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        8. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Educadores e Museus: aproximações por meio da extensão. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        9. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Museu, Universidade e Formação Docente: o panorama de uma ação extensionista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        10. ALVES, DANIEL CARDOSO; AMARAL, J. L. ; LUCINDO, N. I. ; SANTOS, R. R. L.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário

      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Joyce Lucerna Amaral (3.0)
        1. AMARAL, Joyce L.; ALVES, Daniel C. ; LEAL, Regina R. S.. Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente. Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 32217-32241, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. AMARAL, Joyce L.; LUCINDO, Nilzilene I. ; ALVES, Daniel C.. Apropriação e uso do espaço do museu como possibilidade de formação docente. Em: 7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente? e o ?II Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2019, Belo Horizonte. Formação de Professores e Currículo Integrado, v. 2, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ALVES, Daniel C. ; LUCINDO, Nilzilene I. ; AMARAL, Joyce L. ; LEAL, Regina R. S.. Ciclo de Formação Docente no Museu FaE/UEMG-MHNJB/UFMG. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, p. 1-1, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Cenira Boaventura Schreiber (1.0)
        1. MALETTA, Ana Paula Braz. Parecer em resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Ana Paula Braz Maletta (1.0)
        1. MALETTA, Ana Paula Braz. Parecer em resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro (1.0)
        1. GONÇALVES-RIBEIRO, M.V.; Lucindo, N.I. ; ALVES. Daniel Cardoso. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Daniel Cardoso Alves ⇔ Fernanda de Jesus Costa (1.0)
        1. ALVES, DANIEL CARDOSO. Avaliação de projetos submetidos ao Edital PAEX 01/2018. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04