Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Língua Portuguesa (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Língua Portuguesa (1996) pela Fundação Cultural de Belo Horizonte e Especialização em Educação a Distância (2008) pelo SENAC/MG. Há mais de quinze anos no ensino superior, acumulou como coordenadora e professora do curso de Letras da Faculdade de Minas (FAMINAS-BH) experiência nas áreas de planejamento, gestão, ensino, pesquisa e extensão. Atualmente encontra-se vinculada como docente ao curso de Letras ? habilitação Português e Inglês ? da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desenvolve estudos e pesquisa sobre a inserção das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa, no campo da leitura e da produção textual (oral e escrita). No âmbito da extensão, participa como formadora em programas de formação/capacitação de professores para o uso de novas tecnologias em sala de aula. (Texto informado pelo autor)
RIBEIRO, A. L.; BOVO, A. P. C. ; DOROTEIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS: Educação, comunicação e tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; SOUSA, Cirlene Cristina de ; SILVA, Priscila Lima e. VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR. Fólio - Revista de Letras. v. 11, p. 273-298, issn: 2176-4182, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; TEIXEIRA, A. G. D. ; BRAGA, Junia C F. VOCÊ.COM: a relação dialógica entre a sociedade e a universidade no processo de difusão das TICS. LUMEN ET VIRTUS. v. IX, p. 205-221, issn: 2177-2789, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FONSECA, Eliane G.S. ; RIBEIRO, A. L. ; BOVO, Ana Paula M. C. ; JUNQUEIRA, Carmem. A entrada do hipertexto no ensino de Língua Portuguesa. LIBERTAS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. v. 7, p. 149-156, issn: 2236-5354, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. O papel da escola básica como agência promotora do letramento digital. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH. v. 3, p. 1-15, issn: 1984-767X, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MESQUITA, B. N. ; SILVA, J. T. M. ; RIBEIRO, A. L.. O papel do professor na formação do bacharel em Turismo: um estudo de caso. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996). v. 1, p. 41-61, issn: 1519-3322, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Bovo, Ana Paula Martins Corrêa ; RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES ; Landim, Alanna. BLOGÁRIO. Em: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas 2. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 2, p. 274-282. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C.. Desafios contemporâneos na formação do professor de Português . Em: Ana Paula MC Bovo; Fernanda J Costa; Lílian Cañete; Patrícia Dorotéio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2018.v. 1, p. 85-100. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. Jogos on-line: contribuições didático-pedagógicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Em: Carla Coscarelli. (Org.). Tecnologias para aprender. 1ed.São Paulo. : Parábola Editorial. 2016.p. 153-168. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. Status Educativo dos Jogos Digitais On-line. Em: Jean Santos Otoni. (Org.). Linguística e literatura: reflexões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte/MG. : Literato. 2014.p. 09-33. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, Ana Elisa ; NOVAIS, Ana Elisa Costa ; RIBEIRO, A. L.. Literatura Multimídia: Curta(s) no Google. Em: RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa Costa. (Org.). Letramento Digital em 15 Cliques. 1ed.Belo Horizonte. : RHJ Livros Ltda.. 2012.v. 1, p. 9-192. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L.; SANTOS, Annie Rose dos. Noções sobre a elaboração de resumo. Em: Annie Rose dos Santos; Eliana Alves Greco; Tânia Braga Guimarães. (Org.). A produção textual e o ensino. Maringá. : Eduem. 2010.v. 1, p. 29-48. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C.. Blogário: uma experiência colaborativa no curso de Letras. Em: Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, v. 1, p. 1-8, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, Maria Alice ; RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES. Meme de internet como evento de letramento. Em: 6o. Seminário de Educação e formação humana: desafios do tempo presente, v. 6, p. 1-13, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C. ; FONSECA, Eliane G.S. ; JUNQUEIRA, Carmem M. M.. Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos planos de aula no Portal do Professor do MEC. Em: VI Simpósio Internacional de Ensino de Lingua Portuguesa, v. 1, p. 941-951, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BOVO, Ana Paula C.; COSTA, F. J. ; RIBEIRO, A. L. ; CANETE, L. S. C.. EAD e formação de professores: uma perspectiva para a implementação da modalidade. Em: Simpósio Internacional de Educação a distância: formação, v. 1, p. 01-10, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, J. C. F. ; RIBEIRO, A. L. ; CARNEIRO, M. M.. Da Taba à Aldeia Global: Comunidade de Prática na Formação de Discentes. Em: III Congresso Internacional das TIC na Educação, v. 1, p. 1094-1096, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L.; COSCARELLI, Carla Viana ; CAFIEIRO, DELAINE. Alfabetização e Jogos Digitais em Ambientes Interativos Multimodais. Em: Sexta Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologias de la Educación, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
BRAGA, Júnia Carvalho Fidelis ; RIBEIRO, A. L. ; CARNEIRO, M. M.. Da Taba à Aldeia Global: Comunidade de Prática na Formação de Discentes. Em: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, p. 1094-1096, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (1)
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; Bovo, Ana Paula Martins Corrêa ; FONSECA, Eliane G.S. ; JUNQUEIRA, Carmem. Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos planos de aula no Portal do Professor do MEC. Em: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia. Caderno de Resumo, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (32)
RIBEIRO, A. L. Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos Planos de Aula no Portal do Professor do MEC. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES. O ENSINO DO HIPERTEXTO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio
RIBEIRO, A. L. O lúdico e a aprendizagem: jogos na sala de aula. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RIBEIRO, A. L. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Novos letramentos: em cena os jogos digitais online. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Jogos digitais online: ampliando o(s) letramento(s) em sala de aula. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. O professor de línguas e o ambiente digital: o papel da reflexão e da prática na busca por uma aprendizagem mais significativa. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
RIBEIRO, A. L.. Letramento Digital. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
RIBEIRO, A. L.; COSCARELLI, Carla Viana ; CAFIEIRO, DELAINE. Alfabetização e Jogos Digitais em Ambientes Interativos Multimodais. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Integrando Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Explorando o espaço digital no ensino de Língua Espanhola. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSCARELLI, Carla Viana ; RIBEIRO, A. L. ; CAFIEIRO, DELAINE. Developing literacy abilities using digital games. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. A leitura e a produção do título no artigo científico. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L.; COSCARELLI, Carla Viana. JOGOS ONLINE PARA ALFABETIZAÇÃO: o que a internet oferece hoje. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Análise de sites de alfabetização. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Apagamento x polifonia: o jogo discursivo no gênero Resumo Acadêmico. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Os gêneros científicos na educação superior. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Dificuldades de leitura e de escrita na educação superior: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Fórum: novo gênero em EAD. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Leitura e produção de textos na educação superior: uma perspectiva em ação. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. A leitura no ensino superior. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, Andréia Alves da ; MARQUES, Liete de Oliveira ; RIBEIRO, A. L.. Projetos de leitura e formação do leitor. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
RIBEIRO, A. L. Resumo Acadêmico: uma tentativa de definição. 2005. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. O gênero resumo no contexto acadêmico. 2005. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. A encenação discursiva no gênero Resumo Acadêmico. 2004. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Gênero Resumo Acadêmico: configuração e funcionamento. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Resumo Acadêmico: um gênero constituído ou em construção?. 2003. Apresentação de Trabalho/Outra
RIBEIRO, A. L. As Cantigas de Santa Maria: formas de expressão do tempo. 2001. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Expressão de Tempo nas Cantigas de Santa Maria. 2000. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Aspectos da linguagem das Cantigas de Santa Maria: da gramática ao discurso. 1999. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. Da marcação de espaço e tempo nas Cantigas de Santa Maria. 1998. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RIBEIRO, A. L. O uso de preposições no discurso político: carências e excessos. 1997. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (13)
RIBEIRO, A. L.; SILVA, Ceris Salete Ribas da. Avaliação de Livros Didáticos do 6o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental - PNLD 2011. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; BRAGA, P.. Parlatorium - Revista Eletrônica da FAMINAS-BH. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; BRAGA, P.. Parlatorium - Revista Eletrônica da FAMINAS-BH. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Letramento digital: a leitura e a escrita na Web. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; et alli. Avaliação de Livros Didáticos de 5a. a 8a. séries - PNLD 2008. 2007. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Projeto do Laboratório de Prática de Ensino. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; COTA, M. A. L. M.. Projeto de Nivelamento em Língua Portuguesa. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. A encenação discursiva no gênero resumo acadêmico. 2005. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Projeto Pedagógico do curso de Letras. 2004. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; et alli. Avaliação dos livros didáticos de 5ª a 8ª séries - PNLD 2005. 2003. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; et alli. Avaliação pedagógica dos livros e dicionários da Língua Portuguesa de 1ª a 4ª séries - PNLD 2004. 2002. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Estratégias de marcação temporal nas Cantigas de Santa Maria. 1999. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (13)
RIBEIRO, A. L. Momento Pedagógico com a Web 2.0. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Integração de Ferramentas Web 2.0 no ensino de Inglês. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; Coscarelli, Carla Viana. Seminário de Tópico Variável em Linguagem e Tecnologia: Letramento Digital. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Seminário "Tecnologia na prática pedagógica". 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Oficina "WebQuest". 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Oficina "Movie Maker". 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Oficina "WebQuest: planejando e construindo conhecimento". 2011. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Integração das novas tecnologias na sala de aula: webquest. 2010. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L.; COSTA, G. A. ; BARBIERI, R. S.. Manual do aluno. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Leitura: uma abordagem do ensino e avaliação. 2004. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Oficina de textos: produção e análise. 2000. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RIBEIRO, A. L. Oficina de textos: produção e análise. 2000. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Joana D'arc Martins Silva. Tecnologias digitais e a educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Priscila Lima e Silva. Percursos linguageiros nos processos e experiências de letramento de jovens poetas participantes do Slam interescolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Supervisor: Andréa Lourdes Ribeiro.
Maria Cecília Villaça Lima. Curso de Libras para ouvintes: uma pesquisa exploratória. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Supervisor: Andréa Lourdes Ribeiro.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (7)
Carlos Eduardo Caldeira Ferreira Pinto. Músicas: retratos de uma sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2011. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Luiza Cristina Pirri Moreira. Internet para a maturidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2011. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Marta Carlos Costa Malta. Curso de formação: tecnologia de comunicação e informação na prática pedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2011. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Vânia Maria Moreira Clozato. Educação de jovens e adultos a distância: etapa final da educação básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2011. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Marta Maria de Barros Figueiredo. Curso de capacitação a distância: currículo por competência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2011. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Patrícia Mara Laje Simões. Curso de Pós-graduação Lato Sensu a Distância em Análise e Avaliação das Áreas de Ocupação Urbana. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2010. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Cíntia da Costa Freitas. Curso de atualização profissional: gestão de pessoas articulada por competências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, . 2010. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (10)
Camila Alves dos Santos/ Fabiana Simões Lemos Ribeiro. Videoaulas no Youtube: uma ferramenta de ensino na era digital. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2020. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Isadora Lorraine e Silva; Stanismarly F Barbosa de Freitas. Análise do uso da persuasão em textos publicitários de cosméticos e perfumaria femininos. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Nilton Alves da Silva Junior. MMORPG: Um aliado para a aquisição de língua inglesa. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Nara Fernandes Damião; Surlane Silva Soares. O cordel: expressão da literatura regional e da variação linguística. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Andréia de Oliveira Fonseca; Jéssica Ariane Gomes de Lima. O uso de emojis nas conversas de WhatsApp: interpretação e sintaxe. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Cíntia Taís Silva; Fernanda Aparecida de Oliveira. A navegação pelos links na leitura do hipertexto. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Daiane da Cruz S Oliveira; Priscila Cristina R Fernandes. O uso do computador como recurso pedagógico: desafios e possibilidades no ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Paulo C R Santos; Lindaura S Carvalho; Flaviana D J Paulino. A variação fonética no poema de cordel: matuto do sertão nordestino. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Andréia Bessa de Oliveira Campos. Letramento literário na formação escolar dos alunos do ensino médio. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Irlaine Ferrarêz Fernandes. O dialogismo, a polifonia e a intertextualidade nas propagandas publicitárias da Bombril. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Iniciação científica (6)
Luíza Nathália de Carvalho. Projeto formação docente: novos desafios, novos saberes, novas práticas. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2019. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Fabiana Simões Lemos Ribeiro. Formação docente: novos desafios, novos saberes, novas práticas. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2018. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Wanaide de Carvalho Beato. Formação docente: novos desafios, novos saberes, novas práticas.. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2018. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Joana D'Arc Martins Silva. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Mi. 2016. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Daiane da Cruz Silva Oliveira. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Andréia Alves da Silva. Projeto de Leitura e Formação do Leitor. (Graduando em Letras) - Faculdade de Minas - BH, . 2005. Orientador: Andréa Lourdes Ribeiro.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (6)
2018-2019. Formacao docente: novos desafios, novos saberes, novas praticas Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Patrícia K S S DOROTÉIO - Integrante / Dina M P DANTAS - Integrante. Membro: Andrea Lourdes Ribeiro. Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante. Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
2016-Atual. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de lingua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto Descrição: Tendo em vista a necessidade premente de pensar a incorporação do hipertexto no contexto educacional, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar de que maneira o hipertexto está sendo usado nos materiais didáticos digitais, a saber, nos Planos de Aula (MEC) e Livros Didáticos Digitais como objeto de ensino-aprendizagem na educação básica para fomentar os Letramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Fonseca, Eliane Geralda da Silva - Integrante / Carmem Junqueira - Integrante / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante. Número de produções C, T A: 1 Membro: Andrea Lourdes Ribeiro. Descrição: Descrição: O grupo de pesquisa tem como principal interesse o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às novas formas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais; ao surgimento de novos gêneros textuais em circulação nos computadores, tabletes, celulares, etc; ao letramento digital de professores de língua materna em processo de formação inicial e continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Eliane Silva Fonseca - Integrante / Carmen Junqueira Maciel - Integrante. Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
2011-2012. Novas tecnologias e matrizes do letramento digital Descrição: Pesquisa que visa a revisar aspectos das avaliações sistêmicas de leitura e de suas matrizes em relação a elementos da cibercultura. Haverá testagem de matrizes de letramento digital em contexto escolar, relatando suas especificidades e a proposição de refinamentos para a matriz de letramento digital de Dias e Novais (2009)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Integrante / COSCARELLI, Carla Viana - Integrante / Ana Elisa Ferreira Ribeiro - Coordenador / Ana Elisa Novais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
2009-Atual. 1maginari0: poeticas computacionais Descrição: O projeto possui como linha de pesquisa o ALADIM (Alfabetização e letramento em ambientes digitais interativos multimodais) que procura criar aplicativos para mídias CD-ROM/www como uma forma de contribuir para a alfabetização e o letramento, incluive o digital, usando para isso ambientes virtuais. Considerando-se que os games sejam uma maneira eficiente e prazerosa de fazer isso, nesta pesquisa busca-se investigar caminhos alternativos para desenvolver habilidades de alfabetização/letramento por meio do uso de games.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Integrante / Delaine Cafiero Bicalho - Integrante / COSCARELLI, Carla Viana - Coordenador / Isabe Cristina Alves da Silva Frade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra. Número de produções C, T A: 1 Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
2005-2009. Leitura e escrita na educacao superior Descrição: Esse projeto tem como objetivos identificar e descrever os gêenros em circulação na educação superior, realizar o levantamento das habilidades e competências do aluno de graduação necessárias à leitura e à produção de textos teórico-científicos neste nível de ensino, buscar elementos que fundamentem o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita no âmbito acadêmico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Maria Aparecida Leite Mendes Cota - Integrante / Adriana Nascimento Bodolay - Integrante. Financiador(es): Faculdade de Minas - BH - Remuneração. Número de produções C, T A: 13 Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
2005-2005. Projeto de leitura e formacao do leitor Descrição: Estudo dos principais projetos de leitura desenvolvidos na região de Belo Horizonte e seus impactos e contribuições para a formação do leitor. A investigação dos projetos de leitura demonstrou que a principal preocupação é com a formação de habilidades e competências do leitor literário, não havendo neles o preparo do leitor para lidar com os outros gêneros que circulam no âmbito social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Faculdade de Minas - BH - Remuneração. Número de produções C, T A: 1 Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (33)
VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O hipertexto no livro digital de língua portuguesa. 2019. (Simpósio).
6o. Seminário de Educação e formação humana: desafios do tempo presente.Meme de internet como evento de letramento. 2018. (Seminário).
Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior.Blogário: uma experiência colaborativa no curso de Letras. 2018. (Simpósio).
18o. Seminário de Pesquisa e Extensão PE UEMG.O ENSINO DO HIPERTEXTO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Seminário).
IV SIELP.Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos Planos de Aula no Portal do Professor do MEC. 2016. (Seminário).
SEVFALE.Jogos digitais na sala de aula de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos.Novos Letramentos: em cena os jogos digitais online. 2012. (Encontro).
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Letramento Digital. 2012. (Simpósio).
II Simpósio Internacional de Língua Portuguesa.Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. 2012. (Simpósio).
17th European Conference on Reading. Developing literacy abilities using digital games. 2011. (Congresso).
6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación. LACLO 2011. Alfabetização e Jogos Digitais em Ambientes Interativos Multimodais. 2011. (Congresso).
IIIEncontro Nacional sobre Hipertexto.jogos online para alfabetização:o que a internet oferece hoje. 2009. (Encontro).
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A leitura e a produção do título no artigo científico. 2009. (Congresso).
ABRALIN em cena Piauí. Dificuldades de leitura e escrita na educação superior: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2008. (Congresso).
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Apagamento x polifonia: o jogo discursivo no gênero resumo acadêmico. 2008. (Simpósio).
VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Análise de sites de alfabetização. 2008. (Outra).
X Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.Os gêneros científicos na educação superior. 2008. (Outra).
II Encontro Nacional sobre Hipertexto.Fórum: novo gênero em EAD. 2007. (Encontro).
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. A leitura e a escrita na educação superior: uma perspectiva em ação. 2007. (Congresso).
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.A leitura no ensino superior. 2006. (Simpósio).
1o. Encontro Mineiro de Análise do Discurso: gêneros, comunicação e sociedade.O gênero resumo no contexto acadêmico. 2005. (Encontro).
II Encontro de iniciação científica FAMINAS Zona da Mata.Projetos de Leitura e formação do leitor. 2005. (Encontro).
1º Seminário de práticas pedagógicas de ciências, geografia e história mediadas por computadores. 2005. (Seminário).
IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Resumo acadêmico: uma tentativa de definição. 2005. (Congresso).
1o. Congresso de Alfabetização. Leitura: uma abordagem do ensino e avaliação. 2004. (Congresso).
52o. GEL - Simpósio Ensino/Aprendizagem Língua Materna.A encenação discursiva no gênero resumo acadêmico. 2004. (Simpósio).
55a. Reunião Anual da SBPC.Resumo acadêmico: um gênero constituído ou em construção?. 2003. (Outra).
VII Semana de Letras: letras, leitura e letramento.Gênero resumo acadêmico: configuração e funcionamento. 2003. (Outra).
IV Encontro Internacional de Estudos Medievais.As Cantigas de Santa Maria: formas de expressão do tempo. 2001. (Encontro).
IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Expressão de tempo nas Cantigas de Santa Maria. 2000. (Congresso).
III Encontro Internacional de Estudos Medievais.Aspectos da linguagem das Cantigas de Santa Maria: da gramática ao discurso. 1999. (Encontro).
II Encntro Internacional de Estudos Medievais.Da marcação de espaço e tempo nas Cantigas de Santa Maria. 1997. (Encontro).
VI Semana de Letras.O uso das preposições no discurso político: carências e excessos. 1997. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (8)
RIBEIRO, A. L.; GONTIJO, Terezinha A. ; COSENZA, Braz A. P. ; LYRA, Glaciene J. H. ; BITTENCOURT, Alexandre H. C.. 17o. Seminário de Pesquisa e Extensão 2015 UEMG. 2015. Outro
RIBEIRO, A. L.. 4a. Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: interações, mediações e conhecimento. 2015. (Outro).. . 0.
RIBEIRO, A. L.; BRAGA, Júnia Carvalho Fidelis. 4o. Congresso Regional de Educação - tecnologias na escola: um olhar artístico e cultural na formação de alunos da Educação Básica. 2011. Congresso
RIBEIRO, A. L.; SANTOS, E. M.. V Semana de Letras - Educação e tecnologia. 2008. Outro
RIBEIRO, A. L.; LIMA JR, Luiz Fernando Braga. IV Semana de Letras. 2007. Outro
RIBEIRO, A. L.; MENICONI, F. C.. III Semana de Letras. 2006. Outro
RIBEIRO, A. L.; BODOLAY, A. N.. II Semana de Letras. 2005. Outro
RIBEIRO, A. L.; BODOLAY, A. N.. I Semana de Letras. 2004. Outro
RIBEIRO, A. L. ; BOVO, A. P. M. C. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JUNQUEIRA, Carmem Miriam Maciel; FONSECA, E. ; RIBEIRO, A. L. ; Ana Paula Marins Corrêa Bovo. A ENTRADA DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. LIBERTAS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. v. 7, p. 149-156, issn: 2236-5354, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C.. Desafios contemporâneos na formação do professor de Português . Em: Ana Paula MC Bovo; Fernanda J Costa; Lílian Cañete; Patrícia Dorotéio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2018.v. 1, p. 85-100. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C.. Blogário: uma experiência colaborativa no curso de Letras. Em: Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, v. 1, p. 1-8, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BOVO, Ana Paula C.; COSTA, F. J. ; RIBEIRO, A. L. ; CANETE, L. S. C.. EaD e Formação de professores: uma perspectiva para a implementação da modalidade. Em: Simpósio Internacional de Educação a distância: formação, v. 1, p. 01-10, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C. ; FONSECA, Eliane G.S. ; JUNQUEIRA, Carmem M. M.. Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos planos de aula no Portal do Professor do MEC. Em: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, v. 4, p. 941-952, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JUNQUEIRA, Carmem Miriam Maciel; FONSECA, E. ; RIBEIRO, A. L. ; Ana Paula Marins Corrêa Bovo. A ENTRADA DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. LIBERTAS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. v. 7, p. 149-156, issn: 2236-5354, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; BOVO, Ana Paula M. C. ; FONSECA, Eliane G.S. ; JUNQUEIRA, Carmem M. M.. Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos planos de aula no Portal do Professor do MEC. Em: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, v. 4, p. 941-952, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, ANDRÉA LOURDES; SOUSA, Cirlene Cristina de ; SILVA, Priscila Lima e. VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR. Fólio - Revista de Letras. v. 11, p. 273-298, issn: 2176-4182, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JUNQUEIRA, Carmem Miriam Maciel; FONSECA, E. ; RIBEIRO, A. L. ; Ana Paula Marins Corrêa Bovo. A ENTRADA DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. LIBERTAS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. v. 7, p. 149-156, issn: 2236-5354, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BOVO, Ana Paula C.; COSTA, F. J. ; RIBEIRO, A. L. ; CANETE, L. S. C.. EaD e Formação de professores: uma perspectiva para a implementação da modalidade. Em: Simpósio Internacional de Educação a distância: formação, v. 1, p. 01-10, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RIBEIRO, A. L. ; BOVO, A. P. M. C. ; DOROTÉIO, P. K. S. S.. Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais. SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 79-93, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]