Lattes UEMG

Andrea Lourdes Ribeiro

Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Língua Portuguesa (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Língua Portuguesa (1996) pela Fundação Cultural de Belo Horizonte e Especialização em Educação a Distância (2008) pelo SENAC/MG. Há mais de quinze anos no ensino superior, acumulou como coordenadora e professora do curso de Letras da Faculdade de Minas (FAMINAS-BH) experiência nas áreas de planejamento, gestão, ensino, pesquisa e extensão. Atualmente encontra-se vinculada como docente ao curso de Letras ? habilitação Português e Inglês ? da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desenvolve estudos e pesquisa sobre a inserção das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa, no campo da leitura e da produção textual (oral e escrita). No âmbito da extensão, participa como formadora em programas de formação/capacitação de professores para o uso de novas tecnologias em sala de aula. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2019. Formacao docente: novos desafios, novos saberes, novas praticas
      Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Patrícia K S S DOROTÉIO - Integrante / Dina M P DANTAS - Integrante.
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa define como objetivo geral compreender como os cursos de licenciatura apresentam em seus Projetos Pedagógicos espaços e tempos destinados à profissionalização docente no que se refere ao conhecimento pedagógico e à apropriação das TIC como recurso para a práxis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Patrícia Karla dos Santos Dorotéio - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    2. 2016-Atual. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de lingua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto
      Descrição: Tendo em vista a necessidade premente de pensar a incorporação do hipertexto no contexto educacional, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar de que maneira o hipertexto está sendo usado nos materiais didáticos digitais, a saber, nos Planos de Aula (MEC) e Livros Didáticos Digitais como objeto de ensino-aprendizagem na educação básica para fomentar os Letramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Fonseca, Eliane Geralda da Silva - Integrante / Carmem Junqueira - Integrante / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
      Descrição: Descrição: O grupo de pesquisa tem como principal interesse o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às novas formas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais; ao surgimento de novos gêneros textuais em circulação nos computadores, tabletes, celulares, etc; ao letramento digital de professores de língua materna em processo de formação inicial e continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Eliane Silva Fonseca - Integrante / Carmen Junqueira Maciel - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    3. 2011-2012. Novas tecnologias e matrizes do letramento digital
      Descrição: Pesquisa que visa a revisar aspectos das avaliações sistêmicas de leitura e de suas matrizes em relação a elementos da cibercultura. Haverá testagem de matrizes de letramento digital em contexto escolar, relatando suas especificidades e a proposição de refinamentos para a matriz de letramento digital de Dias e Novais (2009)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Integrante / COSCARELLI, Carla Viana - Integrante / Ana Elisa Ferreira Ribeiro - Coordenador / Ana Elisa Novais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
    4. 2009-Atual. 1maginari0: poeticas computacionais
      Descrição: O projeto possui como linha de pesquisa o ALADIM (Alfabetização e letramento em ambientes digitais interativos multimodais) que procura criar aplicativos para mídias CD-ROM/www como uma forma de contribuir para a alfabetização e o letramento, incluive o digital, usando para isso ambientes virtuais. Considerando-se que os games sejam uma maneira eficiente e prazerosa de fazer isso, nesta pesquisa busca-se investigar caminhos alternativos para desenvolver habilidades de alfabetização/letramento por meio do uso de games.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Integrante / Delaine Cafiero Bicalho - Integrante / COSCARELLI, Carla Viana - Coordenador / Isabe Cristina Alves da Silva Frade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
    5. 2005-2009. Leitura e escrita na educacao superior
      Descrição: Esse projeto tem como objetivos identificar e descrever os gêenros em circulação na educação superior, realizar o levantamento das habilidades e competências do aluno de graduação necessárias à leitura e à produção de textos teórico-científicos neste nível de ensino, buscar elementos que fundamentem o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita no âmbito acadêmico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Maria Aparecida Leite Mendes Cota - Integrante / Adriana Nascimento Bodolay - Integrante. Financiador(es): Faculdade de Minas - BH - Remuneração. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
    6. 2005-2005. Projeto de leitura e formacao do leitor
      Descrição: Estudo dos principais projetos de leitura desenvolvidos na região de Belo Horizonte e seus impactos e contribuições para a formação do leitor. A investigação dos projetos de leitura demonstrou que a principal preocupação é com a formação de habilidades e competências do leitor literário, não havendo neles o preparo do leitor para lidar com os outros gêneros que circulam no âmbito social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Faculdade de Minas - BH - Remuneração. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O hipertexto no livro digital de língua portuguesa. 2019. (Simpósio).
      2. 6o. Seminário de Educação e formação humana: desafios do tempo presente.Meme de internet como evento de letramento. 2018. (Seminário).
      3. Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior.Blogário: uma experiência colaborativa no curso de Letras. 2018. (Simpósio).
      4. 18o. Seminário de Pesquisa e Extensão PE UEMG.O ENSINO DO HIPERTEXTO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Seminário).
      5. IV SIELP.Hipertexto no ensino de Língua Portuguesa: análise dos Planos de Aula no Portal do Professor do MEC. 2016. (Seminário).
      6. SEVFALE.Jogos digitais na sala de aula de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).
      7. Encontro Internacional sobre Novos Letramentos.Novos Letramentos: em cena os jogos digitais online. 2012. (Encontro).
      8. II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Letramento Digital. 2012. (Simpósio).
      9. II Simpósio Internacional de Língua Portuguesa.Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. 2012. (Simpósio).
      10. 17th European Conference on Reading. Developing literacy abilities using digital games. 2011. (Congresso).
      11. 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación. LACLO 2011. Alfabetização e Jogos Digitais em Ambientes Interativos Multimodais. 2011. (Congresso).
      12. IIIEncontro Nacional sobre Hipertexto.jogos online para alfabetização:o que a internet oferece hoje. 2009. (Encontro).
      13. VI Congresso Internacional da ABRALIN. A leitura e a produção do título no artigo científico. 2009. (Congresso).
      14. ABRALIN em cena Piauí. Dificuldades de leitura e escrita na educação superior: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2008. (Congresso).
      15. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Apagamento x polifonia: o jogo discursivo no gênero resumo acadêmico. 2008. (Simpósio).
      16. VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Análise de sites de alfabetização. 2008. (Outra).
      17. X Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.Os gêneros científicos na educação superior. 2008. (Outra).
      18. II Encontro Nacional sobre Hipertexto.Fórum: novo gênero em EAD. 2007. (Encontro).
      19. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. A leitura e a escrita na educação superior: uma perspectiva em ação. 2007. (Congresso).
      20. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.A leitura no ensino superior. 2006. (Simpósio).
      21. 1o. Encontro Mineiro de Análise do Discurso: gêneros, comunicação e sociedade.O gênero resumo no contexto acadêmico. 2005. (Encontro).
      22. II Encontro de iniciação científica FAMINAS Zona da Mata.Projetos de Leitura e formação do leitor. 2005. (Encontro).
      23. 1º Seminário de práticas pedagógicas de ciências, geografia e história mediadas por computadores. 2005. (Seminário).
      24. IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Resumo acadêmico: uma tentativa de definição. 2005. (Congresso).
      25. 1o. Congresso de Alfabetização. Leitura: uma abordagem do ensino e avaliação. 2004. (Congresso).
      26. 52o. GEL - Simpósio Ensino/Aprendizagem Língua Materna.A encenação discursiva no gênero resumo acadêmico. 2004. (Simpósio).
      27. 55a. Reunião Anual da SBPC.Resumo acadêmico: um gênero constituído ou em construção?. 2003. (Outra).
      28. VII Semana de Letras: letras, leitura e letramento.Gênero resumo acadêmico: configuração e funcionamento. 2003. (Outra).
      29. IV Encontro Internacional de Estudos Medievais.As Cantigas de Santa Maria: formas de expressão do tempo. 2001. (Encontro).
      30. IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Expressão de tempo nas Cantigas de Santa Maria. 2000. (Congresso).
      31. III Encontro Internacional de Estudos Medievais.Aspectos da linguagem das Cantigas de Santa Maria: da gramática ao discurso. 1999. (Encontro).
      32. II Encntro Internacional de Estudos Medievais.Da marcação de espaço e tempo nas Cantigas de Santa Maria. 1997. (Encontro).
      33. VI Semana de Letras.O uso das preposições no discurso político: carências e excessos. 1997. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. RIBEIRO, A. L.; GONTIJO, Terezinha A. ; COSENZA, Braz A. P. ; LYRA, Glaciene J. H. ; BITTENCOURT, Alexandre H. C.. 17o. Seminário de Pesquisa e Extensão 2015 UEMG. 2015. Outro
      2. RIBEIRO, A. L.. 4a. Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: interações, mediações e conhecimento. 2015. (Outro).. . 0.
      3. RIBEIRO, A. L.; BRAGA, Júnia Carvalho Fidelis. 4o. Congresso Regional de Educação - tecnologias na escola: um olhar artístico e cultural na formação de alunos da Educação Básica. 2011. Congresso
      4. RIBEIRO, A. L.; SANTOS, E. M.. V Semana de Letras - Educação e tecnologia. 2008. Outro
      5. RIBEIRO, A. L.; LIMA JR, Luiz Fernando Braga. IV Semana de Letras. 2007. Outro
      6. RIBEIRO, A. L.; MENICONI, F. C.. III Semana de Letras. 2006. Outro
      7. RIBEIRO, A. L.; BODOLAY, A. N.. II Semana de Letras. 2005. Outro
      8. RIBEIRO, A. L.; BODOLAY, A. N.. I Semana de Letras. 2004. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05