Lattes UEMG

Santuza Amorim da Silva

Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação/UEMG em 2013/14. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5328277676660908 (20/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Pernambuco, 47B Funcionários 30130-150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 32742254
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2017-Atual. A diversidade na formacao Inicial de Professores: a preparacao para o trato das questoes etnico-raciais nos cursos de Pedagogia da UEMG Pedagogia da UEMG
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar práticas e temáticas curriculares voltadas para a implementacao da Lei 10.639/03, atualizada pela Lei 11.645/08, no currículo e na perspectiva de discentes dos últimos períodos do curso de graduação em Pedagogia da FAE/CBH/UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador / Flávia Paola Félix Meira - Integrante / Thaís Ferreira de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    2. 2017-Atual. O que sabemos e o que nao sabemos sobre a condicao docente das/os professoras/es da Rede Estadual de Educacao de Minas Gerais?
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é analisar uma década de produção acadêmica sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no Estado. Para tal, analisaremos os conteúdos dos seguintes materiais publicados entre os anos de 2005 e 2015: teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil, artigos publicados em revistas de nível internacional (A1 e A2) e de nível nacional (B1 a B5) da área, bem como livros e capítulos de livro que tenham sido publicados por editoras de abrangência nacional. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Ines Assunção de Castro Teixeira - Integrante / PÁDUA, K - Integrante / Maria Célia de Freitas Fernandes - Integrante / Julio Emilio Pereira Diniz - Coordenador / Margareth Diniz - Integrante.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é analisar uma década de produção acadêmica sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no Estado. Para tal, analisaremos os conteúdos dos seguintes materiais publicados entre os anos de 2005 e 2015: teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil, artigos publicados em revistas de nível internacional (A1 e A2) e de nível nacional (B1 a B5) da área, bem como livros e capítulos de livro que tenham sido publicados por editoras de abrangência nacional. Ao final da pesquisa, pretendemos responder às seguintes perguntas: quais as principais temáticas privilegiadas nas pesquisas sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais nos últimos dez anos? Tais temáticas se vinculam a quais linhas de pesquisa? Quais as principais lacunas sobre esse tema? Quais autores (teóricos) têm mais influenciado essa temática de pesquisa? Quais as principais metodolgias utilizadas nessas investigações acadêmicas? A ideia básica desta ?meta-pesquisa? é, então, contribuir para um melhor conhecimento da condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Inês A. de Castro Teixeira - Integrante / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Margareth Diniz - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador / JOSÉ ANGELO GARILGIO - Integrante / SIMONE GRACE DE PAULA - Integrante / MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA - Integrante / SUZANA DOS SANTOS GOMES - Integrante / ÁLIDA ANGÉLICA ALVES LEAL - Integrante / WAGNER AHMAD AUAREK - Integrante.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    3. 2016-Atual. Interculturalidade e relacoes etnico-raciais: saberes, territorialidades, culturas, no contexto do Programa Abdias do Nascimento
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade de Coimbra, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de "cidades educadoras" por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os "processos próprios de aprendizagem" presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / kARLA Cunha Pádua - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Daniela Amaral Freitas - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade Federal de MInas Gerais, Universidade de Coimbra/CES, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de ?cidades educadoras? por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os ?processos próprios de aprendizagem? presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Karla Cunha Padua - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Bruno Sena Martins - Integrante / Barbara Bader - Integrante / Suzana de Matos Viegas - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Daniela Amaral Silva Freitas - Integrante / Eufêmia Vicente Rocha - Integrante / Maria Jorge S. P. Almeida Rama Ferro - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade de Coimbra, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de "cidades educadoras" por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os "processos próprios de aprendizagem" presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / SILVA, Santuza Amorim - Integrante / Daniela Amaral Silva Freitas - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / José de Souza Miguel Lopes - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Bruno Sena Martins - Integrante / Antonio Gomes Alves Ferreira - Integrante / Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - Integrante / António Manuel Rochette Cordeiro - Integrante / Barbara Bader - Integrante / Suzana de Matos Viegas - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Eufêmia Vicente Rocha - Integrante / Maria Jorge S. P. Almeida Rama Ferro - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Karla Cunha Padua.
      Descrição: O projeto apresenta a proposta de mobilidade internacional de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) resulta de uma experiência bem sucedida de cooperação interinstitucional ocorrida nos últimos três anos visando a execução do Projeto de Formação Pré-Acadêmica: equidade na Pós-Graduação. Essa proposta foi desenvolvida pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG ? Faculdade de Educação e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais ? NEPER/UEMG da Faculdade de Educação da UEMG, com recursos da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas e voltou-se para a formação e preparação de jovens negros, pardos, indígenas e do campo com vistas ao ingresso em Programas de PósGraduação stricto sensu.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Eustáquio de Brito - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Eustaquio de Brito.
    4. 2013-2016. De leitor para leitor: letramento literario, diversidade e relacoes etnicorraciais no 2o Ciclo de formacao do Ensino Fundamental.
      Descrição: Esta pesquisa tem por principal objetivo formar leitores do 2o Ciclo do Ensino Fundamental e divulgar literatura de qualidade para crianças e jovens, a partir de três ações orientadoras: 1. Oficina ?De leitor para leitor?, em que serão ministradas e pesquisadas práticas de letramento literário (Paulino, 1999; Cosson, 2006) no 2o ciclo na E.M. Dep. Milton Salles, Belo Horizonte. 2. Registro e divulgação virtual da pesquisa. Para isso, serão produzidos vídeos com recomendação crítica dos alunos sobre os textos lidos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / Miria Gomes de Oliveira - Coordenador / Célia Abikail - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    5. 2012-2017. Literatura e diversidade: o contexto das praticas
      Descrição: Esta pesquisa dá prosseguimento e é um desdobramento da Literatura e diversidade: fios e desafios para inclusão e encontra-se vinculada ao Projeto de Pesquisa Integrado denominado Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa. Nessa proposta de estudo pretende desvelar as práticas de leitura que estão sendo desenvolvidas nas escolas públicas do município de Belo Horizonte, com a literatura infanto-juvenil com o objetivo de incorporar a temática que trata das questões voltadas para as relações étnico- raciais e da cultura afro-brasileira. A partir de 2015 a pesquisa começa o mapeamento de práticas nas escolas da rede estadual de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador / Daniela Amaral Freitas - Integrante / Sara Clementina Silva - Integrante / Marlene do Carmo Meirelles - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    6. 2012-Atual. Lingua e Literatura: relacoes raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em paises de lingua portuguesa
      Descrição: Esta pesquisa é um desdobramento da pesquisa realizada, com apoio do CNPq, sobre os discursos e representações da África e dos negros nos manuais escolares em países de língua portuguesa, em referência às leis 10.639/03 e 11.645/08. Nesta investigação, pretende-se realizar uma análise crítica do discurso (DIJK, 2008) de três tipos de impressos em países de língua portuguesa trabalhando em três eixos. O primeiro deles dá continuidade à pesquisa anterior ao focalizar os manuais escolares de Português e de História do Ensino Básico em relação às políticas públicas de distribuição e ao conteúdo discursivo dos textos verbais e visuais neles contidos que traduzem traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade (FORQUIN, 1993). O segundo eixo, abordando o letramento literário (PAULINO, 1999; COSSON, 2006), trabalha com obras literárias produzidas para crianças e jovens, com o objetivo de localizar e analisar, além das temáticas relacionadas à diferença, à diversidade e às relações etnicorraciais, os aspectos culturais de cada país, as representações de infância e juventude, as concepções sobre os leitores literários em formação, bem como a materialidade discursiva e a elaboração artística e literária das obras. O terceiro eixo, lidando com o patrimônio imaterial (OLIVEIRA, 2009) de cada país, busca analisar, em documentos oficiais e midiáticos, as tensões que se estabelecem entre a língua oficial e as línguas maternas, segunda língua e/ou línguas estrangeiras, considerando a identidade, as relações etnicorraciais, a diversidade sociocultural e a interculturalidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Francisca Izabel Pereira Maciel - Integrante / Hércules Toledo Correa - Integrante / Aracy Alves Martins - Coordenador / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / José Raimundo Lisbôa da Costa - Integrante / Rildo José Cosson Mota - Integrante / Maria Zélia Versiani Machado - Integrante / Roxane Rojo - Integrante / Robert Anderson - Integrante / Paulo Vinicius Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    7. 2011-2013. Os discentes dos cursos de licenciatura: novos perfis e configuracoes?
      Descrição: Busca-se, analisar as variações constituintes do novo perfil dos alunos da licenciaturas - considerando a heterogeneidade social e cultural que caracteriza esse indivíduo e suas disposições em relação à docência. Procura-se, ainda, compreender em que medida a inserção de um grupo social, em sua maioria das camadas populares, está interrogando os cursos de formação do ponto de vista cultural, do ensino e dos projetos de formação. Este projeto possui dois subprojetos: Formação de professores para a educação básica no curso de Pedagogia: realidade e expectativas de alunos iniciantes ( concluído), financiado pela FAPEMIG e "Os novos discentes dos cursos de licenciatura em Educação do campo" ( financiado pela FAPEMIG, concluído). Pesquisa em andamento (2015) sobre o Percursos e trajetórias de estudantes negros inseridos no projeto afirmação na pós. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    8. 2010-2012. Obervatorio da Educacao do Campo: educacao de jovens e adultos, letramento e alternancias educativas
      Descrição: Projeto realizado em Rede, envolvendo os Programas de Pós Graduação em Educação da Universidade federal de Viçosa, Universidade Federal de São João Del Rei e Universidade do estado de Minas Gerais, financiado pelaà Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES no âmbito do Edital nº 038/2010 - CAPES/INEP Programa Observatório da Educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (12) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador / Lourdes Helena Silva - Integrante / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Gilvanice Barbosa da Silva Musial - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    9. 2009-2014. Literatura e diversidade: fios e desafios para inclusao
      Descrição: Projeto desenvolvido nos contextos da pesquisa em Educação e Formação Humana na consolidação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Educação da FaE-CBH-UEMG. Além disso, ele se integra aos seguintes núcleos de estudos e pesquisa: NEPEL/UEMG - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem da FAE/UEMG, PRODOC/UFMG - Grupo de Estudos sobre a Formação e a Condição Docente e o Programa Ações Afirmativas na UFMG. Trata-se de três grupos de estudo e pesquisa aos quais a pesquisadora proponente se integra, da seguinte forma: no primeiro, há um ano, como coordenadora; no segundo, há mais de cinco anos, como pesquisadora; e no último, há quatro anos. Embora mantenham suas especificidades, esses núcleos apresentam uma preocupação comum que perpassa seus projetos de pesquisa e extensão: a formação docente. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar as obras dos Kits de literatura afro disponibilizadas às escolas, no sentido de verificar as tendências desta literatura e a apropriação e o uso das mesmas pela comunidade escolar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador / Daniela Amaral Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    10. 2009-2011. FORMACAO DE PROFESSORES PARA EDUCACAO BASICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REALIDADE E EXPECTATIVAS DE ALUNOS INICIANTES
      Descrição: A partir de meados dos anos oitenta, a configuração do alunado de Pedagogia vem mudando radicalmente, sendo o curso procurado por profissionais de outras áreas que não têm experiência na área de educação. A pesquisa incide sobre esses alunos e tem como objetivo geral oferecer subsídios para orientar e ampliar as perspectivas de revisão dos Projetos Político-Pedagógicos de Pedagogia, fornecendo às Instituições de ensino superior elementos para problematizar e lidar com a realidade dos alunos que não tem trajetória na área da educação. serão investigados cursos de Pedagogia de seis instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte, Minas Gerais: Faculdade de Educação da UFMG, Faculdade de Educação da UEMG, PUC Minas, UNI-BH, Centro Universitário UNA e Pitágoras Sistema de Educação Superior. O trabalho investigativo se constituirá de dois momentos interligados e concomitantes: o estudo teórico/contextual e a pesquisa empírica: aplicação de questionário aos alunos do 1º e 2º períodos de Pedagogia, visando sua caracterizando e a identificação daqueles que não têm experiência na área de educação. serão selecionados, através de critérios estabelecidos a partir da análise dos questionários, dez alunos de cada instituição pesquisada, para serem submetidos a entrevistas semi-estruturadas, organizadas em três grandes temas: 1) O curso de Pedagogia como uma nova profissão; 2) A vida acadêmica na Pedagogia; 3) O que fazer com a Pedagogia. As entrevistas serão gravadas e transcritas. Os dados serão analisados à luz dos estudos realizados na primeira fase, buscando oferecer subsídios para o planejamento dos Cursos de Pedagogia e para o melhor atendimento a esses alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Magali de Castro - Coordenador / Carla de Almeida Soares - Integrante / Eliurde Elínea Rodrigues - Integrante / Maria Célia de Freitas Fernandes - Integrante / Geralda Magela Rocha - Integrante.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    11. 2009-2010. Trajetorias de leitores: praticas e condicoes de leitura dos estudantes do curso de Licenciatura em Educacao do Campo da FAE/UFMG
      Descrição: Pretende-se com a pesquisa conhecer a relação dos estudantes que frequentam os cursos da Licenciatura do Campo em relação à cultura letrada e à leitura: disposições, usos, modos de ler, gostos, efeitos sociais e culturais. Dar visibilidade às práticas de leitura desse grupo de estudantes. Identificar os gestos e repertórios de leitura dos/as estudantes. Conhecer os modos de apropriação dos textos acadêmicos por esse grupo. Enfim, a partir do conhecimento de suas experiências e vivências em diferentes espaços e contextos, pretende-se compreender as disposições dos/as estudantes da Licenciatura em Educação do Campo em relação a essa prática na vida concreta e cotidiana e suas condições de produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    12. 2008-2011. Discursos e representacoes sobre a Africa e os negros nos manuais escolares em Mocambique e no Brasil
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver, em Moçambique e no Brasil, estudos sobre os discursos que circulam em livros didáticos/manuais escolares de História e de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar as dimensões organizacionais, mercadológicas e estruturais das políticas públicas sobre esses instrumentos de ensino-aprendizagem; analisar os processos de escolhas pelos professores; analisar os gêneros verbais e iconográficos escolhidos para compor as obras e suas articulações, bem como as atividades destinadas aos alunos, no tocante à história e culturas afro-brasileiras, à representação dos negros e às relações étnico-raciais, como contribuição para a formação de professores desde o Ensino Básico, apontando, pelo ponto de vista discursivo, estratégias de construção de um discurso racista (DIjk, 2008). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Aracy Alves Martins - Coordenador / Nilma Lino Gomes - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / José Raimundo Lisbôa da Costa - Integrante / Iris Amâncio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    13. 2008-2009. A configuracao da formacao inicial do pedagogo e suas implicacoes para a adocao das praticas de letramento literario no contexto da escola
      Descrição: A formulação desse trabalho que se encontra em andamento foi elaborada com base em reflexões e questionamentos, cujas discussões centram em questões afetas às trajetórias e práticas de leitura de professores/as e as práticas escolares de leitura. Constitui-se como objetivo da pesquisa, investigar os processos e as práticas de formação inicial de pedagogos/professores das séries iniciais do ensino fundamental na área da leitura, particularmente no que tange ao letramento literário, bem como a apropriação dos processos e práticas de formação nessa área pelos futuros mestres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Coordenador.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    14. 2007-2008. As Invasoes Barbaras: professores e professoras de Portugues da geracao/1970
      Descrição: O estudo tem por objetivo apreender para uma geração de formados em Letras (egressos do curso de licenciatura em Letras na década de 1970), os impactos econômicos, sociais e culturais e éticos da aquisição do diploma e de uma inserção mais ou menos feliz num universo cultural que tem seu traço distintivo marcado por uma relação desenvolta e diletante com a língua e a literatura legítimas, em grande parte distante do universo cultural de origem dos formados. A investigação se interessa, sobretudo, pelas características do capital simbólico e cultural adquiridos e por seu peso na construção de um estilo de vida e de uma relação com a cultura legitimada associada ao curso. Interessa-se, também, pelo peso dos capitais adquiridos em sua conversão em capital econômico e social, principalmente na constituição de um dote escolar definidor de uma inserção no mercado matrimonial e nas possibilidades, no caso daqueles que constituíram famílias, de escolarização e inserção profissional dos filhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / BATISTA, Antônio Augusto G. - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    15. 2006-2007. Memorias e Percursos de Professores Negros na UFMG
      Descrição: A pesquisa abordou a reconstituição de histórias e trajetórias de professores (as) negro (as) na UFMG. Pretende-se não apenas registrar, mas analisar, de um modo geral e na discussão com os sujeitos da pesquisa, as condições e origem de sua chegada e inserção na vida acadêmica, bem como as principais experiências que marcaram e constituíram estes tempos e espaços de suas vidas. Estão sendo tematizados aspectos e questões relativas aos significados e sentimentos que os sujeitos viveram e atribuíram a estas experiências, tanto no plano individual quanto de seus grupos familiares e de origem. Pretende-se discutir esses aspectos na sua inter-relação com os contextos de suas dificuldades, expectativas e frustrações, analisando os limites e possibilidades, bem como aos pontos de tensão que constituíram estas experiências e percursos. É necessário destacar ainda a importância deste estudo, seja no que se refere à história da UFMG e de sua população negra, seja pelo que o projeto tem representado no sentido da formação inicial de estudantes negros que estão atuando como auxiliares de pesquisa, nos domínios do trabalho com a pesquisa e com a História Oral, em particular. Ressalta-se, ainda que o estudo tem considerado além dos aspectos étnico-raciais e geracionais, outras dimensões das clivagens sociais dos sujeitos de pesquisa, entre elas, sua origem rural e urbana, sua condição de gênero, as áreas do conhecimento e formação universitárias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Ines Assunção de Castro Teixeira - Coordenador / kARLA Cunha Pádua - Integrante / PRAXEDES, V. - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    16. 2005-2006. Memorias e Trajetorias de Estudantes Negros na UFMG
      Descrição: A pesquisa trata da reconstituição de histórias e trajetórias de estudantes (as) negro (as) na UFMG. Pretende-se não apenas registrar, mas analisar, de um modo geral e na discussão com os sujeitos da pesquisa, as condições e origem de sua chegada e inserção na vida acadêmica, bem como as principais experiências que marcaram e constituíram estes tempos e espaços de suas vidas. Estão sendo tematizados aspectos e questões relativas aos significados e sentimentos que os sujeitos viveram e atribuíram a estas experiências, tanto no plano individual quanto de seus grupos familiares e de origem. Pretende-se discutir esses aspectos na sua inter-relação com os contextos de suas dificuldades, expectativas e frustrações, analisando os limites e possibilidades, bem como aos pontos de tensão que constituíram estas experiências e percursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Ines Assunção de Castro Teixeira - Coordenador / PRAXEDES, V. - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    17. 1998-1998. Escola Publica: espaco para o ser-sujeito
      Descrição: Projeto de pesquisa-ação realizada a partir de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora responsável pela pesquisa junto à Escola Estadual Elise Laborne e Vale. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Francisca dos Santos Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    18. 1992-1993. Fontes de Historia de Minas
      Descrição: Participação como Bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa desenvolvido no Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, sob a coordenação da Prof. Maria Efigênia Lage. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Santuza Amorim da Silva - Integrante / Maria Efigênia Lage - Coordenador.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Prêmio para projeto de Extensão: ATELIÊ DE FORMAÇAO: POSSIBILIDADES DE USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRITICO E A INCLUSAO, UEMG.. 2017.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    2. Concurso público para Analista de políticas públicas( Bibliotecário ), Secretaria Municipal de Educação ( SMED/PBH).. 1998.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    3. Classificação em 1o. Lugar no Concurso Público para o Cargo de Professor do 3o. Grau, na Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 1997.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    4. Classificação em 1o. Lugar no Concurso Público para Professor Substituto na área de Biblioteca e Sociedade, UFMG/Escola de Biblioteconomia.. 1995.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.
    5. Concurso público para Técnico de Ensino Superior ( Bibliotecário ), Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.. 1994.
      Membro: Santuza Amorim da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O trato da questão etnico racial na formação de professores. 2018. (Seminário).
    2. III Seminário Nacional Afirmação das Diversidades do CEFET-MG.A prática de leitura de livros literários afro brasileiros na Educação Básica. 2018. (Seminário).
    3. IX Colóquio Mala dde Leitura.A formação de mediadores de leitura. 2018. (Seminário).
    4. 19º Seminário de Pesquisa e Exensão da Uemg.Relações etnico-raciais e as práticas pedagógicas na educação básica: longos caminhos a trilhar. 2017. (Seminário).
    5. VI Colóquio Internacional sobre Letramentos e Cultura Escrita. Práticas de leitura de graduandos de Pedagogia: relações entre trajetórias e significações. 2017. (Congresso).
    6. XI SIMPOED- Simpósio de Formação e Profissão docente.A LEI 10.639/03 NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA REVISÃO ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO.. 2017. (Simpósio).
    7. 12ª Reunião Cientifica Regional Sudeste da Anped. Disposições para longevidade escolar e a trajetória de bolsistas do programa Internacional de Bolsas da Fundação FORD. 2016. (Congresso).
    8. XVII ENDIPE. A presença da literatura nas escolas e as abordagens das questões étnico-raciais. 2014. (Congresso).
    9. I Workshop de Integração Ensino e Extensão do Campus do Mucuri (UFVJM).Relações étnico-raciais e educação infantil. 2013. (Outra).
    10. IX SIMPOED- Simpósio de Formação e Profissão docente.Novos cursos: novos sujeitos e perfis. 2013. (Simpósio).
    11. Seminários Integrados de Graduação e Pós-Graduação.Literatura e Diversidade: educação plural e inclusiva. 2010. (Seminário).
    12. VI Encuentro International Red Kipus: Asseguramiento de la calidad de la professión docente. Web de las acciones y relaciones en contextos de formación del profesorado. 2010. (Congresso).
    13. VII Colóquio Nacional de pesquisa em Educação: Qual conhecimento? Qual Educação?.Educação Rural e do Campo. 2010. (Seminário).
    14. 17o. Congresso de Leitura do Brasil. 2009. (Congresso).
    15. I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte. 2009. (Seminário).
    16. Seminário Acadêmico Labepeh-Prodoc - Investigação narrativo-biográfica em educação. Promoção: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Faculdade de Educação/UFMG). 2009. (Seminário).
    17. Seminário Diversidade Cultural e Escola: Desafios na França e no Brasil - Mostra de Cinema Comentado.Coordenação dos Trabalhos da 3a. Sessão Comentada do Filme L'esquive. 2009. (Seminário).
    18. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania. Novas perspectivas da Sociologia da Educação. Desvelando a trama: a formação e o trabalho docente à luz dos estudos da sociologia da educação. 2008. (Congresso).
    19. Seminário Reflexões sobre a Ação do Pedagogo, promovido pelo Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG.Debatedora na Sessão de Apresentação do Filme Vista a Minha Pele. 2008. (Seminário).
    20. V Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-Graduação e X Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação do CEFET-MG.Abordagem colaborativa na pesquisa em educação. 2008. (Encontro).
    21. II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica: tempos, narrativas, e ficções: a invenção de si. 2006. (Congresso).
    22. XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).
    23. II Colóquio NEIA ? Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da Faculdade de Letras da UFMG.Programa de Ações Afirmativas na UFMG. 2005. (Outra).
    24. Seminaire Débats en Sociologie/Sociologie des Débats animer par Prof. Louis Pinto.Seminário de Estudos. 2005. (Outra).
    25. Seminaire Histoire Sociale des pratiques de l'écriture aux époques moderne et contemporaine - coord. Prof. Roger Chartier et Jean Hébrard - Centre de Recherche Historique/EHESS.Seminário de Estudos. 2005. (Seminário).
    26. Sessão Cineducação do Curso de Pedagogia do UNI-BH.Mesa de debates sobre o filme Machuca. 2005. (Outra).
    27. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).
    28. 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).
    29. Congresso Internacional de Literatura Comparada. 2002. (Congresso).
    30. Participação no CEALE Debate. Palestra Formação de Professores: desafios e perspectivas de atuação, proferida pela Professora Anne Marie Chartier, do Institut National de Recherche Pédagogique, de Paris. 2002. (Seminário).
    31. 24a. Reunião Anual da ANPEd. 2001. (Congresso).
    32. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - Formação de Professores, promovido pelo Ministério da Educação. 2001. (Congresso).
    33. 52a. Reunião Anual da SBPC. Coordenação da Sessão de Pôsteres na área de Educação. 2000. (Congresso).
    34. Seminário do Curso de Biblioteconomia da UFMG.Biblioteca Escolar e Educação. 1999. (Seminário).
    35. Seminário Biblioteca Escolar: Espaço de Ação Pedagógica. 1998. (Seminário).
    36. II Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).
    37. 19a. Reunião Anual da ANPEd. Tema: A Política de Educação no Brasil: Globalização e Exclusão Social. 1996. (Congresso).
    38. Ciclo de Estudos sobre Leitura. 1996. (Outra).
    39. I Congresso Nacional de Educação. 1996. (Congresso).
    40. 10o. Congresso de Leitura do Brasil. 1995. (Congresso).
    41. O Jogo do Livro Infantil - Encontro de Trabalho e Algazarra, promovido pelo CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG. 1995. (Encontro).
    42. Simpósio Nacional Interdisciplinar - Estruturalismo: Memória e Repercussões. 1995. (Simpósio).
    43. 17a. Reunião Anual da ANPEd: Ética, Ciência e Educação. 1994. (Congresso).
    44. 2o. Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação e 17o. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 1994. (Congresso).
    45. Seminário Olhar sobre o Trabalho. 1993. (Seminário).
    46. Seminário Minas e as Utopias, promovido pela UFMG, UFOP e FIAT do Brasil. 1992. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. BREJO, J.A.; SILVA, S. A. ; MACHADO, E. G. S. ; MALETTA, A. P. B. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHAR, D. L.. II Colóquio Nepel - Educação e Linguagens: alfabetização, literatura e tecnologias na produção de saberes. 2019. Outro
    2. SILVA, S. A.. I colóquio Nepel: letramentos e suas perspectivas no contexto escolar. 2017. (Outro).. . 0.
    3. ABREU JUNIOR, L. M. ; PORTES, Écio Antônio ; DINIZ, M. ; SILVA, S. A.. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. Congresso
    4. SILVA, S. A.; GODINHO, A. ; SIMAN, L. ; NOGUEIRA, V.. II Seminário de Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2014. Outro
    5. SILVA, S. A.. Saber ler/ gostar de ler: um par em evolução ou em via de separação? Um estudo das condições associadas à compreensão do escrito por parte de jovens de 15 anos no âmbito da pesquisa PISA.. 2013. (Outro).. . 0.
    6. SILVA, Santuza Amorim ; PADUA, K. C.. Seminário de Integração entre a Graduação e a Pós-Graduação: Tradições culturais na contemporaneidade. 2012. Outro
    7. SILVA, S. A.. Educação: tendencias e debates na contemporaneidade. 2012. (Outro).. . 0.
    8. SILVA, S. A.. 3º Seminário de Pesquisa e Extensão:Reflexões sobre o saber docente. 2010. (Congresso).. . 0.
    9. CASTRO, M. ; PORTES, Écio Antônio ; SILVA, S. A.. VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação:Qual conhecimento?Qual Educação?. 2010. Congresso
    10. SILVA, S. A.. Comissão Organizadora do Evento: NEPEL Debate - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. SILVA, S. A.. Colaboradora na Comissão Organizadora do Colloque Discours, Savoir et Pouvoir: recherches et dialogues dans l'année du Brésil en France - Paris, Maison du Brésil. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05