teste-01

Ely Roberto da Costa Maues

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente está cursando o doutorado em educação pela UFMG e é professor concursado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento pedagógico de conteúdo, ensino por investigação, saberes docentes, identidade docente e Educação em Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9790326030969704 (19/06/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Universitário de Sete Lagoas, UEGE/UEFI. Av. Marechal Castelo Branco, 2765 Santo Antônio 35701-242 - Sete Lagoas, MG - Brasil Telefone: (31) 21062106 URL da Homepage: http://www.unifemm.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. Mala Cientifica: Construindo possibilidades para Ensinar Ciencias para Criancas
      Descrição: Neste projeto pretendemos descrever e analisar os limites e as possibilidades do uso de livros literatura destinados às crianças: literatura infantil, paradidáticos, livros de divulgação científica e atividades investigativas, para ensinar ciências na educação infantil e no ciclo básico de alfabetização que serrão organizados em uma ?Mala para ensinar ciências para crianças?. Esses recursos, que denominamos de objetos mediadores, funcionam como materiais com os quais a professora pode organizar sua aula de maneira particular, ou seja, de acordo com os interesses das crianças, suas necessidades formativas e aspectos do currículo. Entender as possibilidades e limitações que esses objetos trazem para o contexto da aula da educação infantil e ciclo de alfabetização, contribuirá para aprofundarmos o entendimento que estamos construindo das aulas de ciências nos primeiros segmentos de escolarização, além de colaborar para a projeção de novas formas de uso de objetos mediacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ely Roberto da Costa Maués - Integrante / Eliane Ferreira de Sá - Coordenador / Eliane da Silva Machado - Integrante / Priscila Nádia de Oliveira - Integrante / Ana Celia Gomes Reis - Integrante.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maues.
    2. 2010-2011. Desenvolvimento de recursos pedagogicos para o ensino de fisica (Projeto de Iniciacao cientifica)
      Descrição: Nesse projeto, procuramos estabelecer a partir da construção de recursos pedagógicos, uma relação entre a sala de aula e as pesquisas desenvolvidas na área de educação em ciências. Assim a partir da construção de atividades temáticas, do desenvolvimento de jogos, da construção de aparelhos e aparatos experimentais, do desenvolvimento de roteiros de atividades práticas o aluno passa a investigar as pesquisas e propostas na área da educação em ciências. Tendo acesso as pesquisas sobre temas como: ensino por meio da investigação, Alfabetização Científica e Tecnológica, formação de conceitos, mudança conceitual e utilização da historia e filosofia da ciência no ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ely Roberto da Costa Maués - Coordenador.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maues.
    3. 2006-2007. ENCI - Especializacao em Ensino de Ciencias por Investigacao
      Descrição: O Ensino de ciências por investigação caracteriza-se como desafio à separação entre as aulas experimentais, a resolução de problemas e as atividades experimentais. O ENCI busca construir um referencial teórico-metodológico, apoiado no uso de novas tecnologias da informação e da comunicação para professores do curso de especialização em química, física e biologia de Belo Horizonte, Grande BH e Teófilo Otoni.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Emília Caixeta de Castro Lima - Coordenador/ Orlando Aguiar Júnior - Integrante /Carmen de Caro Martins - Integrante / Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Ademilde Dias Alves Ornelas - Integrante / Nilma Soares da Silva - Integrante / Marciana Almendro David - Integrante / Ely Roberto da Costa Maues - Integrante / Josimeire Meneses Júlio - Integrante / Marina Assis Fonseca - Integrante / Vania Mintz - Integrante / . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Maria Emília Caixeta Castro Lima - Coordenador / Orlando Gomes de Aguiar Júnior - Integrante / Carmen De Caro Martins - Integrante / Ademilde Dias Alves Ornelas - Integrante / Nilma Soares da Silva - Integrante / Marciana Almendro David - Integrante / Ely Roberto da Costa Maues - Integrante / Josimeire Meneses Júlio - Integrante / Marina Assis Fonseca - Integrante / Eliane Ferreira de Sá - Integrante. Finaciador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ely Roberto da Costa Maués - Integrante / Maria Emília Caixeta de Castro Lima - Coordenador.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maues.
    4. 2004-2007. INOVAR-PRO: Inovacao, Tradicao e Diversidade
      Descrição: Investigamos a introdução de inovações no ensino das ciências e ao modo como professores da área na educação básica lidam com iniciativas inovadoras em educação. O foco é a relação de pesquisadores e professores com o desenvolvimento de currículos e estratégias de ensino que inovem e revigorem o ensino de ciências, propiciando o desenvolvimento do pensar e do pensamento científicos dos alunos. Nossos objetivos são (1) analisar os efeitos para a pesquisa da estratégia desses agentes de produzir relatos de experiências de ensino em parceria, (2) descrever quais as dificuldades dessa estratégia e (3) analisar as propostas apresentadas para contornar tais dificuldades. Conceitos como comunidade de prática e grupo operativo nos inspiram para conceber as estratégias de coleta e de análise de dados... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ely Roberto da Costa Maués - Integrante / Arnaldo Vaz - Coordenador.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental da UEMG - Edital SEPLAG 08/2014, UEMG.. 2017.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maués.
    2. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor substituto da UFOP, para disciplinas da área de ensino de Física, UFOP.. 2017.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maués.
    3. TOP 20 BRONZE UNIFEMM 1o semestre 2013, UNIFEMM.. 2013.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maués.
    4. Paraninfo dos formandos de 2013 do curso de Licenciatura em Física da UNIFEMM, UNIFEMM.. 2013.
      Membro: Ely Roberto da Costa Maués.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. XVII simpósio nacional de ensino de física.Atividades investigativas:concepções, vivência e potencial de utilização no ensino de física. 2007. (Simpósio).
    2. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Atividades investigativas no ensino de Física: planejamento e desenvolvimento em múltiplas abordagens. 2007. (Simpósio).
    3. II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biografica. Diferentes apropriações das narrativas no campo da formação de Professores. 2006. (Congresso).
    4. XI Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino.Narrativas e saber docente: um estudo da relação entre conhecimento Pedagógico de conteúdo e conhecimento de conteúdo das professoras das séries iniciais. 2006. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F. ; Freitas, B. Z.. VII Encontro de Atividades de Formação Continuada. 2015. Outro
    2. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F. ; Freitas, B. Z.. VI Encontro de Atividades de Formação continuada. 2015. Outro
    3. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F. ; Freitas, B. Z.. V Encontro de Atividades de Formação Continuada. 2014. Outro
    4. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; Freitas, B. Z. ; ANDRADE, R. F. ; FARIAS, S. P.. II Encontro de Atividades de Formação continuada. 2013. Outro
    5. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F. ; Freitas, B. Z.. III Encontro de Atividades de Formação Continuada. 2013. Outro
    6. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F. ; Freitas, B. Z.. IV Encontro de Atividades de Formação Continuada. 2013. Outro
    7. SCARPELLI, R. S. ; PICININI, T. L. ; MAUÉS, E. R. C. ; Freitas, B. Z. ; FARIAS, S. P. ; ANDRADE, R. F.. I Encontro Atividades de Formação continuada. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Ely Roberto da Costa Maués ⇔ Eliane Ferreira de Sá (9.0)
      1. Sá E. F. ; MAUÉS, E. R. C. ; MACHADO, E. S.. Um instrumento para identificar as concepções de professores sobre o currículo de ciências. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 1, p. 50-63, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RAMOS, A. F. ; SÁ, E.F. ; DAVID, Marciana Almendro ; MAUES, E.. Desenvolvimento de atividades colaborativas em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 1, p. 64-77, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SÁ, ELIANE FERREIRA DE ; MALINE, CARLA ; MAUÉS, ELY ; SOUZA, ALESSANDRA DE CAUX. Ressignificação do Trabalho Docente ao Ensinar Ciências na Educação Infantil em uma Perspectiva Investigativa. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 18, p. 993-1024, issn: 1806-5104, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SÁ, Eliane Ferreira de.; MUNFORD, D. ; MAUES, Ely Roberto da Costa ; DAVID, Marciana Almendro. Ensino de Ciências com Caráter Investigativo I. Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte. Em: Maria Emília Caixeta de Castro Lima; Carmen Maria De Caro Martins; Danusa Munford. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação ? ENCI. 1ed.Belo Horizonte. 2008.v. 1, p. 83-108.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, P. N. S. ; Sá E. F. ; Maline, C. ; MAUÉS, E. R. C.. ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL. Em: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SÁ, E.F.; MAUES, Ely Roberto da Costa ; AGUIAR JÚNIOR, O. G.. CONSENSOS CONSTRUÍDOS ACERCA DE CARACTERÍSTICAS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS POR FORMADORES DE PROFESSORES. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      7. SÁ, E.F.; MAUES, Ely Roberto da Costa ; DUMONT, M. A. R. B. ; SILVA, Nilma Soares da. Especialização em Ensino de Ciências por Investigação: uma experiência de uma década. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      8. SILVA, Nilma Soares da ; SÁ, E.F. ; MAUES, Ely Roberto da Costa. Perspectivas Investigativas presentes no material didático de um curso de Pós-Graduação a distância. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      9. SÁ, Eliane Ferreira de.; JÚLIO, Josimeire Meneses ; MAUES, Ely Roberto da Costa. Atividades Investigativas no ensino de física: planejamento e desenvolvimento em múltiplas abordagens. 2007. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Ely Roberto da Costa Maués ⇔ Lorene dos Santos (1.0)
      1. MAUÉS, E. R. C.; Maia ; Cunha ; Lemos, H. D. D. ; Santos, L. ; David, M. A, ; Souza, P. D. ; Menezes, P. ; Vasconcelos, R. N. ; Costa, V.. Limites e possibilidades da Pesquisa Qualitativa. Revista do Instituto de Ciências Humanas. v. 6, p. 81-100, issn: 1980-0428, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ely Roberto da Costa Maués ⇔ Santuza Amorim da Silva (1.0)
      1. MAUÉS, E. R. C. Metodologia da Pesquisa Científica. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Curso
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04