Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Ensino Superior nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Experiência na área de Linguagem, com ênfase em assuntos relacionados a alfabetização (teorias da alfabetização, práticas e metodologias de alfabetização, consciência fonológica); Multiletramentos (Estudos sobre tecnologias na Educação, estudos sobre os novos letramentos realizados pelo grupo de Londres, letramento digital, textos multimodais e diversidade cultural); Formação de professores alfabetizadores (políticas públicas de formação e programas de formação).. (Texto informado pelo autor)
ASSIS, L. ; BODOLAY, A. N. ; BANDEIRA, D. P. ; VIVAS, A. ; PITANGUI, C. G.. Grapphia®: Novos Módulos e Ferramentas para auxiliar o Ensino/Aprendizagem da Ortografia. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-646. v. 6, p. 82895-82909, issn: 2525-8761, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-235. v. 6, p. 87342-87354, issn: 2525-8761, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. O que dizem os professores sobre a entrada da cultura digital no espaço acadêmico: análise realizada a partir de uma pesquisa na Faculdade de Educação da UFMG no período de (2007-2009). Educação & Tecnologia. v. 15, p. 9-22, issn: 1414-5057, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. O letramento digital em contextos específicos: reflexões de uma pesquisa realizada no espaço da Faculdade de Educação da UFMG, no período de 2007-2008. Língua escrita (UFMG). v. 6, p. 61-76, issn: 1981-6847, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P.; SILVA, S. A. (Org.) ; MACHADO, E. G. S. (Org.). Educação e Linguagem: culturas plurais, leituras e tecnologias na construção dos saberes. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020. p. 121. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (5)
BANDEIRA, D. P. ALFABETIZAÇÃO NO FINAL DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO DESAFIO PARA OS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Em: Marcelo Máximo Purificação;Katielly Vila Verde Araújo Soares; Denilra Mendes Ferreira. (Org.). Argumentação e linguagem 3. 3ed.Ponta Grossa. : Atena. 2020.v. 3, p. 56-62. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BODOLAY, A. N. ; ASSIS, L. ; VIVAS, A. ; BANDEIRA, D. P.. GRAPPHIA: UMA FERRAMENTA M-LEARNING PARA ENSINO DA ORTOGRAFIA. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). GRAPPHIA: UMA FERRAMENTA M-LEARNING PARA ENSINO DA ORTOGRAFIA. 2ed.Ponta Grossa. : Atena. 2019.v. 2, p. 286-295. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. O digital nas culturas do escrito. Em: Jinzenji, Mônica; Galvão, Ana; Melo, Juliana. (Org.). O digital nas culturas do escrito. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2017.p. 405-421. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. A INCLUSÃO DIGITAL DE ADULTOS DAS CAMADAS POPULARES INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE MICROSSOCIOLÓGICA. Em: Gláucia Jorge. (Org.). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVA CRÍTICA E LETRAMENTOS. 1ed.Ouro Preto. : Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). 2014.p. 34. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de letramento digital. Em: Ana Elisa Ribeiro; Ana Maria Nápoles Vilela; Jerônimo Coura Sobrinho; Rogério Barbosa da Silva. (Org.). Linguagem, Tecnologia e Educação. São Paulo. : Peirópolis. 2010.p. 116-125. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (10)
BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea ; PEROTTI, I. L. ; ANDRADE, L ; CALDEIRA, M. C. S.. Formação Inicial e Continuada de Professores em Prol de uma Prática de Ensino mais Efetiva e Afetiva na Educação Básica. Em: XX ENDIPE FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, v. 2, p. 783-821, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. Em: Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização ? Conbalf 2019., v. I, p. 883-897, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. ALFABETIZAÇÃO NO FINAL DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO DESAFIO PARA OS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Em: VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA (SIMELP), p. 373-381, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. Trajetórias de Estudantes Universitários de meios populares em busca de letramento digital. Em: III Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. Trajetórias de Estudantes Universitários de Meios Populares em Busca de Letramento Digital. Em: I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação de Belo Horizonte, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. Trajetórias de Estudantes Universitários de Meios Populares em Busca de Letramento Digital. Em: 17o Congresso de Leitura do Brasil (COLE) - É preciso transver o mundo, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
BANDEIRA, D. P.; SA, R. L. ; CASSIA, R.. Alfabetização e Letramentos: novos desafios para os licenciandos do curso de Letras. Em: Jornada Políticas Linguísticas: Internacionalização e Extensão Universitária, 2018, Belo Horizonte. Políticas Linguísticas: Internacionalização e Extensão Universitária. Belo Horizonte: UFMG, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (2)
BANDEIRA, D. P. Trajetórias de Estudantes Universitários de meios populares em busca de letramento digital. Em: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos - SP. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P. Novos Letrados: um estudo sobre o processo de formação de letrados no meio digital. Em: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica: a pesquisa em educação, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
SILVA, C. L. ; BANDEIRA, D. P. ; MAGALHAES, J. M. P. ; BORGES, L. ; CUNHA, M. M. ; LISBOA, P. R. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. Formação Docente:processo em permanente construção. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
BANDEIRA, D. P.; JORGE, G. S. ; GOMES, S. ; MAXIMINO, M. E. ; ROCHA, A. N. ; TEIXEIRA, A.. Do letramento digital aos multiletramentos: reflexões sobre a ampliação de um conceito. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (4)
GOMES, S. S. ; JORGE, G. S. ; BANDEIRA, D. P. ; MAXIMINO, M. E. ; ROCHA, A. N. ; TEIXEIRA, A.. Letramento digital, multimodalidade e hibridismo no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2018. Resumo expandido [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACEDO, M. S. A. N. ; DEZOTTI, M. ; BENFICA, W. A. ; BANDEIRA, D. P. ; NERY, P. G.. ALFABETIZAÇÃO EM REDE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA COVID-19 - RELATÓRIO TÉCNICO (PARCIAL). 2020. PARCIAL). 2020. (Relatório de pesquisa [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (14)
Simone Regina Pinto Pereira et al. A importância do conhecimento da linguística para a formação do professor alfabetizador. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Fabiana Helena Rodrigues et al. A utilização de práticas psicopedagógicas na sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Cláudia Lúcia Reis de Sá Andrade et al. A importância da Consciência Fonológica na Alfabetização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Alfabetização e Letramentos) - Universidade Estadual de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Lúcia Helena Timóteo. A formação de leitores no ciclo de alfabetização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2008. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Margareth de Souza da Mata. A Literatura é um prazer! A difícil arte de experimentá-la no ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Sirlene da Silva Cardoso. Intervenções Pedagógicas no processo de apropriação do sistema de escrita: a importância da relação fonema-grafema. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Cleuza Glória de Fátima Amorim Oliveira. Alfabetização na Internet/computador:um novo espaço de interação com a leitura e com a escrita. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Cássia Monteiro. A influência da consciência fonológica no aprendizado da leitura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Flávia do Carmo Quirino da Silva. Práticas de Letramento na Educação Infantil: um estudo sobre as práticas desenvolvidas na UMEI Jatobá. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Sidinéia Alves de Melo. Contribuição da Leitura para o desenvolvimento da escrita na alfabetização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Tânia Maria Dias Pedro. Os contos de fadas como estratégia de alfabetização:possibilidades e desafios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2007. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Sandra Regina Querino. A leitura de diferentes gêneros textuais na educação de jovens e adultos: papel da escola, do trabalho ou da vida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2006. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Sandra Teixeira Dias. Ortografia: como é trabalhada em algumas escolas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2006. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Ana Aparecida Duarte Silva. Contribuição da Literatura para o aprendizado da leitura e da escritas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, . 2006. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Lucélia Fernandes Muniz ; Peron Marques Lourenço. PROFESSORES E REDES SOCIAIS NA SALA DE AULA: POSSÍVEIS DIFICULDADES. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . 2017. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Edileusa da Conceição Gomes; Vanessa Aparecida Cordeiro Siqu. ANALFABETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: análise de textos de alunos com defasagens no aprendizado da leitura e da escrita. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . 2017. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Emiliene de Araújo et al. Utilização do Moodle no Letramento digital. (Graduação em Bacharelado em Humanidades (BHU)) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . 2016. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Trabalho realizado em grupo. A influência da oralidade na escrita no momento da alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Daniela Perri Bandeira.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (8)
2020-Atual. LABORATORIO DE PRATICAS E DE FORMACAO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) Descrição: O presente projeto tem como objetivo consolidar as ações e as pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEPEL ? Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem, constituído por pesquisadores da graduação e pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. O foco deste projeto se dá em torno dos estudos dos processos de aquisição da língua escrita, da formação, dos saberes e práticas educativas desenvolvidos pelos professores em relação à alfabetização desde a última turma do Curso de Administração Escolar (1970), formação oriunda da Escola de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), até os dias atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Janayna Brejo - Integrante / Eliana Gomes Silva Machado - Integrante / Danielle Lameirinhas Carvalhar - Integrante / Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Maria Cristina da Silva - Integrante / Andrea Ulisses de Jesus - Integrante / Luciano Andrade Ribeiro - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Patrícia Gonçalves Nery - Integrante / Maria de Lourdes Teixeira - Integrante / Jéssica Bruna Teixeira Pereira - Integrante / Arlete Inocência Menezes Leal Granados - Integrante / Welessandra Aparecida Benfica - Integrante / Magda Dezotti - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2 Membro: Daniela Perri Bandeira.
2020-Atual. ALFABETIZACAO EM REDE: uma investigacao sobre o ensino remoto da alfabetizacao na pandemia Covid-19 e da recepcao da PNA pelos docentes da Educacao Infantil e Anos Iniciais do E.F. Descrição: A pesquisa ALFABETIZAÇÃO EM REDE tem como um dos objetivos compreender de forma aprofundada a situação da alfabetização de crianças no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Registrada na Plataforma Brasil, sob o código 36333320.0.0000.5151, é conduzida pelo coletivo ALFABETIZAÇÃO EM REDE, formado no primeiro semestre de 2020, constituído por 117 pesquisadoras(es) de 28 universidades, localizadas em todos os estados e regiões do país, que assinam este relatório, sob a coordenação da professora Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Integrante / Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / Patrícia Gonçalves Nery - Integrante / Welessandra Aparecida Benfica - Integrante / Magda Dezotti - Integrante. Membro: Daniela Perri Bandeira.
2019-2019. LABORATORIO DE PRATICAS E DE FORMACAO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) Descrição: O presente projeto tem como objetivo consolidar as ações e as pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEPEL ? Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem, constituído por pesquisadores da graduação e pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. O foco deste projeto se dá em torno dos estudos dos processos de aquisição da língua escrita, da formação, dos saberes e práticas educativas desenvolvidos pelos professores em relação à alfabetização desde a última turma do Curso de Administração Escolar (1970), formação oriunda da Escola de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), até os dias atuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Janayna Brejo - Integrante / Eliana Gomes Silva Machado - Integrante / Danielle Lameirinhas Carvalhar - Integrante / Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Luciano Andrade - Integrante / Ivane Perotti - Integrante / Andrea Ulisses de Jesus - Integrante. Membro: Daniela Perri Bandeira. Descrição: Este projeto desenvolve pesquisas e estudos voltados para a formulação e implementação de práticas docentes, trazendo à luz a devida teorização sobre os processos de ensino da língua escrita e da leitura, tendo como referencial as obras das professoras do curso de Pedagogia do IEMG e as atuais pesquisas sobre a alfabetização, com o intuito de criar ações educacionais que visem à formação de professores/as e a melhoria do ensino na área da alfabetização. Para isso, tem sido desenvolvido um espaço virtual de memória e de documentação de fontes como: materiais didáticos, livros, cartilhas, entrevistas, dissertações, teses, ensaios, artigos científicos ( https://danielabandeira6.wixsite.com/pesquisanepel).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Danielle lameirinhas carvalhar - Integrante / SANTUZA AMORIM DA SILVA - Integrante / ELIANA GOMES SILVA MACHADO - Integrante / DANIELA PERRI BANDEIRA - Coordenador / Janayna Alves Brejo - Integrante / Andréa Cristina Ulisses de Jesus - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Luciano Andrade Ribeiro - Integrante / Jéssica Bruna Teixeira Pereira - Integrante. Membro: Ana Paula Braz Maletta.
2017-Atual. GRAPPHIA: Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Moveis para Auxiliar o Ensino da Ortografia Descrição: O projeto GRAPPHIA visa o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis(celulares ou tablets) para auxiliar o ensino da Ortografia, principalmente, no que se refere aos casos de irregularidade ortográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Adriana Nascimento Bodolay - Integrante / Luciana Assis - Integrante / Alessandro Vivas - Integrante. Membro: Daniela Perri Bandeira.
2015-2017. FORPROLL: Formacao de Professores de Linguas e Literatura Descrição: Estudar a aplicação, aceitação e eficacia de diferentes propostas e metodologias de ensino de Língua Materna tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, Técnica e Tecnológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Heliandro Rosa de Jesus - Integrante / Renato de Oliveira Dering - Integrante / Silvane Aparecida Gomes - Integrante / Omar da Silva Lima - Integrante / Rosangela do Nascimento Costa - Integrante / Maria de Fátima Furtado Baú - Integrante. Membro: Daniela Perri Bandeira.
2010-2012. A Construcao de Modos de Participacao nas Culturas do Escrito por Novos Letrados: Descrição: O programa de pesquisas proposto neste projeto tem como objetivo, a partir da realização de oito estudos, compreender por meio de que processos ?novos letrados? se aproximam e participam das culturas do escrito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Integrante / Adlene Silva Arantes - Integrante / Maria José Francisco de Souza - Integrante / Juliana Ferreira de Melo - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador / Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (UFMG) - Integrante / Isabel Cristina Frade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Daniela Perri Bandeira.
2007-2010. Novos letrados:estudos monograficos em Minas Gerais e Pernambuco Descrição: Trata-se de um programa de pesquisas - composto por oitoudos monográficos - que visa compreender os processos de aproximação e participação nas culturas do escrito por indivíduos e grupos sociais tradicionalmente associados à oralidade, ao longo do século XX e na contemporaneidade em Minas Gerais e em Pernambuco. Situação:. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Integrante / Antônio Augusto Gomes Batista - Integrante / Adlene Silva Arantes - Integrante / Fabiana Cristina da Silva - Integrante / Maria Betânia e Silva - Integrante / Maria José Francisco de Souza - Integrante / Juliana Ferreira de Melo - Integrante / Patrícia Cappuccio de Resende - Integrante / Kelly Aparecida Queirós - Integrante / Denise Moraes Pimenta - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Daniela Perri Bandeira.
2004-Atual. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Descrição: O Grupo tem produzido artigos, livros, dissertações, teses e relatórios de pesquisa que têm como objeto as culturas do escrito em diversas perspectivas. Essas investigações têm buscado descrever e analisar: a) os diferentes lugares simbólicos e materiais que o escrito ocupa em/para determinados grupos sociais, comunidades ou sociedades, em diferentes períodos históricos; b) as múltiplas vias de entrada para se estudar as culturas do escrito: as instituições que ensinam ou que possibilitam a circulação do escrito; os objetos que lhe dão suporte; os meios de inscrição utilizados nos suportes por meio dos quais o escrito é difundido e ensinado; os sujeitos que, em suas vivências cotidianas, constroem, historicamente, os lugares simbólicos e materiais que o escrito ocupa nos grupos e nas sociedades que os constituem (e, que, ao mesmo tempo, ajudam a constituir); os meios de produção e transmissão das múltiplas formas que o fenômeno assume.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (14) . Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Integrante / Maria Betânia e Silva - Integrante / Maria José Francisco de Souza - Integrante / Juliana Ferreira de Melo - Integrante / Kelly Aparecida Queirós - Integrante / Ana Maria de Oliveira Galvão - Coordenador / Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (UFMG) - Integrante / Isabel Cristina Frade - Integrante / Mônica Yumi Jinzenji - Integrante / Ana Paula Pedersoli Pereira - Integrante / Joseni Pereira Meira Reis - Integrante / Josiley Francisco de Souza - Integrante / Keu Apoema - Integrante / Simone Aparecida Neves - Integrante. Membro: Daniela Perri Bandeira.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (43)
22 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Laboratório de práticas e de formação do(a) professor(a) alfabetizador(a). 2020. (Seminário).
Reflexões sobre a ação do pedagogo.Linguagens: Alfabetização e Literatura. 2020. (Seminário).
XX ENDIPE FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, insurgências e políticas. Formação Inicial e Continuada de Professores em Prol de uma Prática de Ensino mais Efetiva e Afetiva na Educação Básica. 2020. (Congresso).
XXII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FIC no Campus: experiência estética em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
I Congresso Estadual de Pedagogos Especialistas em Educação Básica. A Importância do Conhecimento Linguístico na Formação do professor Alfabetizador. 2019. (Congresso).
IV CONBALF: Congresso Brasileiro de Alfabetização. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. 2019. (Congresso).
Reflexões sobre a ação do pedagogo.O FIC no Campus como uma experiência de integração entre Educação e Arte. 2019. (Outra).
Reflexões sobre o saber docente 2019.Resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem - NEPEL. 2019. (Outra).
VII SIMELP: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.ALFABETIZAÇÃO NO FINAL DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO DESAFIO PARA OS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Simpósio).
XXI Seminário de Pesquisa e Extensão 2019.Laboratório de práticas e de formação do(a) professor(a) alfabetizador(a). 2019. (Seminário).
II Congresso Nacional em Educação. Alfabetização no final do segundo ciclo do Ensino Fundamental: um novo desafio para os graduandos do Curso de Pedagogia. 2018. (Congresso).
Reflexões sobre a ação do pedagogo.Programa Escola Integrada: relatos de experiências formativas de alunos/as do curso de Pedagogia. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre a ação do pedagogo.Contação de histórias e formação do leitor literário. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre o saber docente 2018.Contribuições Freireanas: discussões em torno das potencialidades das experiências formativas do Programa Escola Integrada. 2018. (Outra).
XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Letramento digital, multimodalidade e hibridismo no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2018. (Encontro).
XX Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.Formação Docente:processo em permanente construção. 2018. (Seminário).
XX Seminário de Pesquisa e Extensão 2018. 2018. (Seminário).
IV Primavera das Letras da UFVJM.Projeto GRAPPHIA:uso de jogos digitais na aprendizagem da ortografia. 2017. (Seminário).
IV Primavera das Letras da UFVJM.Alfabetização e Letramentos: novos desafios para licenciandos do Curso de Letras. 2017. (Seminário).
IV Primavera das Letras da UFVJM.Comunicações Orais das Áreas de Língua Portuguesa e Linguística. 2017. (Seminário).
Projeto Institucional de Iniciação à docência da UFVJM.Alfabetização e Letramentos: novos desafios para os licenciandos do Curso de Letras. 2017. (Encontro).
Reflexões sobre o saber docente 2017.As habilidades de consciência fonológica nos jogos de alfabetização. 2017. (Outra).
20 COLE: Nas Dobras do Imposssível. Do letramento digital aos multiletramentos: reflexões sobre a ampliação de um conceito. 2016. (Congresso).
Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no contexto do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da UFVJM. 2016. (Exposição).
Projeto Institucional de Iniciação à docência da UFVJM.Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2016. (Encontro).
16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2014. (Seminário).
I Encontro Letramento(s) Dentro e Fora da Escola.Alfabetização Mediada pelas Tecnologias Digitais. 2012. (Encontro).
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - INPLA.O digital nas culturas do escrito. 2011. (Outra).
Reflexões sobre o saber docente.Criação do espaço virtual de apoio à Escola Integrada. 2011. (Seminário).
III Colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita.Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de letramento digital. 2010. (Outra).
Revolucionando a Gramática - Questões atuais sobre Teoria, Prática e Ensino. 2010. (Outra).
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Trajetórias de Estudantes Universitários em busca de Letramento Digital. 2009. (Congresso).
I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte.Trajetórias de Estudantes Universitários de Meios Populares em Busca de Letramento Digital. 2009. (Encontro).
III Encontro Nacional sobre Hipertexto.Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de letramento digital. 2009. (Encontro).
II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2008. (Outra).
16º Congresso de Leitura do Brasil. Um estudo sobre o processo de formação de letrados em meio digital. 2007. (Congresso).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Novos Letrados? Um estudo sobre o processo de formação de letrados em meio dgital. 2007. (Encontro).
15º Congresso de Leitura do Brasil. Práticas de Leitura na Internet - Letramento Digital?. 2005. (Congresso).
28ª Anped. 2005. (Congresso).
Semana Ser Professor.A escrita na internet. 2005. (Oficina).
Jogo do Livro V: Democratizando a leitura.Letramento de adolescentes na Internet. 2003. (Encontro).
VIII Congresso Internacional Abralic. 2002. (Congresso).
VIII Encontro de pesquisa FaE.A influência da internet no processo de letramento de adolescentes. 2002. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (10)
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir ; BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; DIAS, S. A. A. ; Cible Lauria Silva ; Telma I. V ; GOMES, L. V.. I FIC no Campus Internacional - XIV FIC no Campus - I Conexão UBUNTU. 2020. Congresso
MACHADO, J. C. ; BANDEIRA, D. P.. minicurso Análise de Discurso e Opressão: as linguagens de opressão e os sentidos de liberdade. 2020. Outro
BANDEIRA, D. P.; SILVA, S. A. ; MACHADO, E. G. S. ; CARVALHAR, D. L. ; BREJO, J. ; MALETTA, A. P. B.. II Colóquio Nepel - Educação e Linguagens: alfabetização, literatura e tecnologias na produção de saberes. 2019. Outro
BANDEIRA, D. P.. IV CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2019. (Congresso).. . 0.
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; LISBOA, P. R. ; COURY, S. ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada - 30 anos da UEMG. 2019. Outro
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; LISBOA, P. R. ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; COURY, S. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. XI XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada: Reflexão sobre a formação em políticas públicas e direitos humanos. 2019. Outro
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; COURY, S. ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. IX XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada: uma trajetória do Design pela capital mineira. 2019. Outro
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; COURY, S. ; OLIVEIRA, T. C. P. R. ; LISBOA, P. R.. VIII XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada: 75 anos da Escola Guignard. 2019. Outro
BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; COURY, S. ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. X XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada no Reflexões sobre a Ação do Pedagogo. 2019. Outro
BANDEIRA, D. P.; MARCENES, I. ; MARTINS, F. A. S. ; LUCERNA, J.. Contribuições Freireanas: discussões em torno das potencialidades das experiências formativas do Programa Escola Integrada. 2018. Outro
BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-235. v. 6, p. 87342-87354, issn: 2525-8761, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BANDEIRA, D. P.; Ulisses, Andrea. A importância dos estudos linguísticos para a formação de professores alfabetizadores. Em: Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização ? Conbalf 2019., v. I, p. 883-897, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACHADO, Eliana Gomes S.; PERRI, D. (Org.) ; SILVA, S. A. (Org.). Educação e Linguagem: culturas plurais, leituras e tecnologias na construção dos saberes. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1, p. 121. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BORGES, Liliana; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; OLIVEIRA, Thereza Portes ; SILVA, Cibele Lauria ; BANDEIRA, Daniela Perri ; LISBOA, Paulo Roberto. FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
BANDEIRA, D. P. ; PEROTTI, I. ; RIBEIRO, Luciano Andrade ; JESUS, A. C. U. ; CALDEIRA, M. C. S.. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM PROL DE UMA PRÁTICA DE ENSINO MAIS EFETIVA E AFETIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Em: XX ENDIPE FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, v. 2, p. 783-821, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACHADO, Eliana Gomes S.; PERRI, D. (Org.) ; SILVA, S. A. (Org.). Educação e Linguagem: culturas plurais, leituras e tecnologias na construção dos saberes. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1, p. 121. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACHADO, Eliana Gomes S.; PERRI, D. (Org.) ; SILVA, S. A. (Org.). Educação e Linguagem: culturas plurais, leituras e tecnologias na construção dos saberes. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1, p. 121. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]