teste-01

Maria Imaculada de Souza Marcenes Goncalves

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (UNI-BH), e especialização em Educação Matemática na mesma instituição. Possui mestrado em Educação, Administração e Comunicação na Universidade São Marcos (2002) e doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (FaE - UFMG) (2013). Experiência na área de Educação Básica e no Ensino Superior. Lecionou no Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, como professora adjunta A do curso de Licenciatura em Matemática e disciplinas do núcleo de matemática para os cursos de Engenharia na mesma Instituição. Atualmente leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para o curso de Pedagogia, como professora efetiva da Faculdade de Educação. Coordena o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Matemática NEPEEM da FaE - UEMG. Atuou como coordenadora do projeto de extensão Centro de Apoio Matemático Pedagógico Júnior (CAMP JR) e do curso de pós graduação em Educação Matemática do UNI-BH. O interesse de pesquisa está relacionado à Educação Matemática e à psicologia da Educação Matemática. Atua também na formação de professores da Rede Municipal de Belo Horizonte. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5673036669395169 (01/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba 29 Santa Efigênia 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 32395906 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. UMA ANALISE E CATEGORIZACAO DE ERROS MATEMATICOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Descrição: Pesquisar o erro dos alunos em atividades de matemática pode ser de grande importância não só pensando no desempenho dos alunos, mas na formação continuada de professores e no crescimento dos professores pesquisadores. De acordo com Cury (2007), quando um erro é utilizado como fonte de novas descobertas, ´´(...) está sendo considerada a possibilidade de que este erro se transforme em um problema para que os alunos [e o professor] se debrucem sobre ele e tentem inventar soluções que promovam o aprendizado (p.80). Segundo Moser et. al., 2011 (apud Boaler, 2018) ?(...) estudantes com mentalidade de crescimento apresentam mais atividade cerebral positiva quando cometem erros, com mais regiões cerebrais se iluminando, e mais atenção e correção de erros.? (Grifo nosso). Esta proposta de pesquisa tem como objetivo identificar e categorizar os erros dos alunos nas operações básicas com o intuito de potencializar o ensino/aprendizagem de matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Imaculada de Souza Marcenes Gonçalves - Coordenador / Evandro Alexandre da Siva Costa - Integrante.
      Membro: Maria Imaculada de Souza Marcenes Goncalves.
    2. 2009-2012. Um Estudo Exploratorio da Relacao entre as Crencas ?Matematicas? de Alunos Iniciantes em um Curso de Licenciatura em Matematica e suas Dificuldades em Lidar com os Numeros Racionais
      Descrição: Este estudo visa investigar uma possível relação entre as crenças de um grupo de alunos iniciantes em um curso de Licenciatura em Matemática acerca da matemática e dificuldades desses alunos em lidar com números racionais. De acordo com Chacón (2003) as crenças defendidas pelo sujeito têm uma consequência direta em seu comportamento em situações de aprendizagem e em sua capacidade de aprender. Assim, entendemos que a identificação de crenças dos alunos em relação à matemática e, em particular, aos números racionais pode fornecer informações relevantes para a compreensão de dificuldades na disciplina e no trabalho com esses números.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Imaculada de Souza Marcenes Gonçalves - Coordenador / Cristina Frade - Integrante.
      Membro: Maria Imaculada de Souza Marcenes Goncalves.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Profissão docente: desafios do professor de matemática. 2020. (Encontro).
    2. XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020. (Seminário).
    3. 21 Seminário de Pesquisa e Extensão.Núcleo de Desenvolvimento de Habilidades e Competências Mtemáticas. 2019. (Seminário).
    4. Reflexões sobre o saber docente.Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática. 2019. (Seminário).
    5. 20 seminário de Pesquisa e Extensão.Práticas de Numeramento e Letramento. 2018. (Seminário).
    6. RELME 27. Crenças e dificuldades de futuros professores de matemática no domínio dos números racionais. 2013. (Congresso).
    7. Investigación y Formación Didáctica. 2011. (Seminário).
    8. 34th Conference of International Group for the Psychology of Mathematics Education. Mathematical belies and dificulties in dealing with rational numbers. 2010. (Congresso).
    9. Encontro de Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).
    10. XIV EBRAPEM.Um Estudo Exploratório da Relação entre as Crenças Matemáticas de Alunos Iniciantes em um Curso de Licenciatura em Matemática e suas Dificuldades em Lidar com os Números Racionais.. 2010. (Encontro).
    11. 11 th International Congress on Mathematical Education. 2008. (Congresso).
    12. Professor e Matemática: expectativas e Perspectivas sobre o saber e o ser.As relações afeto-cognição e o conheciemnto mediado de Feuerstein. 2008. (Outra).
    13. IV Iberoamerican conference on geometry. 2007. (Congresso).
    14. IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Experiências matemáticas com educandos do projeto Curumim. 2007. (Congresso).
    15. Encontro Nacional De Aprendizagem Significativa. 2005. (Encontro).
    16. III Jornada Acadêmica de Matemática.As abordagens do conceito de fração nos livros didáticos de Matemática. 2004. (Outra).
    17. III Encontro Mineiro de Educação Matemática.Reflexões sobre a bordagem do conceito de frações nos livros didáticos de matemática. 2003. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. GONÇALVES, M. I. S. M.; RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I.. O pedagogo no Espaço Não Escolar: Museu, Hospital e Sistema Prisional. 2019. Outro
    2. GONÇALVES, M. I. S. M.. Os saberes da Docência nos 50 anos de pedagogia do oprimido. 2018. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05