Lattes UEMG

Karla Cunha Padua

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0070726136449085 (04/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. R. Paraíba, 29 Santa Efigênia 30130-140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2020-Atual. Narrativas docentes: sociedade, cultura e educacao
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo registrar as memórias das vidas de professoras, de suas experiências docentes e de seus percursos profissionais e de formação. A intenção é compreender as significações que trazem das experiências marcantes de suas vidas e de suas trajetórias profissionais, considerando os principais ciclos da carreira docente (HUBERMAN, 2000). Que lembranças emergem desses percursos? Como aspectos chaves da profissão se cruzam com momentos da vida pessoal e familiar? Como as fases mais importantes da carreira docente se relacionam aos contextos históricos e sociais mais amplos do país e do mundo? Tal projeto tem como metodologia principal a realização de entrevistas narrativas com docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. As análises serão conduzidas segundo a perspectiva hermenêutica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    2. 2019-Atual. MEMORIA E TERRITORIALIDADE EM NARRATIVAS DE PROFESSORES (AS) PATAXO
      Descrição: Este é um subprojeto de um projeto maior, intitulado narrativas docentes: sociedade, cultura e educação, dando continuidade a pesquisas anteriores que buscavam relacionar escola, cultura e território tomando como eixo o tema da interculturalidade e tomando como sujeitos professores/as indígenas da aldeia Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica, no centro oeste mineiro. Tem como objetivo principal ? mapear as referências toponímicas e memoriais, presentes nas narrativas orais dos Pataxó, acerca dos caminhos de circulação pelo território entre a Bahia e Minas Gerais na área conhecida como Atlântico-Leste.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Flávio Henrique de Oliveira Santos - Integrante / Maria Clara Fernandes Rarez - Integrante.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    3. 2017-2018. Subjetivacao e Violencia Etica em Contextos Educacionais
      Descrição: O projeto se constitui a partir de pesquisas que investigam a produção de subjetividades em contextos educacionais. Para isto dialoga com a noção de reconhecimento e seus limites, especificamente das produções de Judith Butler e de narrativas de sujeitos localizados em contexto de violência ética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Marco Antônio Torres - Coordenador.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    4. 2017-Atual. O QUE SABEMOS E O QUE NAO SABEMOS SOBRE A CONDICAO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA REDE ESTADUAL DE EDUCACAO DE MINAS GERAIS?
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é analisar uma década de produção acadêmica sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no Estado. Para tal, analisaremos os conteúdos dos seguintes materiais publicados entre os anos de 2005 e 2015: teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil, artigos publicados em revistas de nível internacional (A1 e A2) e de nível nacional (B1 a B5) da área, bem como livros e capítulos de livro que tenham sido publicados por editoras de abrangência nacional. Ao final da pesquisa, pretendemos responder às seguintes perguntas: quais as principais temáticas privilegiadas nas pesquisas sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais nos últimos dez anos? Tais temáticas se vinculam a quais linhas de pesquisa? Quais as principais lacunas sobre esse tema? Quais autores (teóricos) têm mais influenciado essa temática de pesquisa? Quais as principais metodolgias utilizadas nessas investigações acadêmicas? A ideia básica desta ?meta-pesquisa? é, então, contribuir para um melhor conhecimento da condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Inês A. de Castro Teixeira - Integrante / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Margareth Diniz - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador / JOSÉ ANGELO GARILGIO - Integrante / SIMONE GRACE DE PAULA - Integrante / MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA - Integrante / SUZANA DOS SANTOS GOMES - Integrante / ÁLIDA ANGÉLICA ALVES LEAL - Integrante / WAGNER AHMAD AUAREK - Integrante.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    5. 2016-2019. Interculturalidade e suas trilhas: escola, cultura e territorio
      Descrição: Parto do pressuposto de que, no mundo contemporâneo, a interculturalidade é cada vez mais imprescindível e requer habilidades e destrezas que ainda não possuímos. Isto justifica a importância do presente estudo, que se propõe a realizar um ?estado da arte? da temática entre autores latino-americanos, assim como levantar concepções e práticas interculturais realizadas em uma escola indígena. O objetivo é compreendê-las em sua interrelação com a cultura, o território e outras dimensões da vida social. Além disso, a pesquisa pretende identificar percursos espaço-temporais, presentes nos saberes-memórias dos docentes e nas práticas escolares. Refletir o tema a partir de experiências concretas e numa perspectiva comparativa poderá contribuir para repensar a interculturalidade como uma perspectiva a ser trabalhada por todos nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / LUCIANA RABELO SILVA BECHARA - Integrante / Flávio Henrique de Oliveira Santos - Integrante / Jacqueline Castro Gonçalves - Integrante / Fábio Júnio Mesquita - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 6
      Membro: Karla Cunha Padua.
    6. 2016-2018. Interculturalidade e relacoes etnico-raciais: saberes, territorialidades, culturas, no contexto do Programa Abdias do Nascimento
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade de Coimbra, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de "cidades educadoras" por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os "processos próprios de aprendizagem" presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / SILVA, Santuza Amorim - Integrante / Daniela Amaral Silva Freitas - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / José de Souza Miguel Lopes - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Bruno Sena Martins - Integrante / Antonio Gomes Alves Ferreira - Integrante / Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - Integrante / António Manuel Rochette Cordeiro - Integrante / Barbara Bader - Integrante / Suzana de Matos Viegas - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Eufêmia Vicente Rocha - Integrante / Maria Jorge S. P. Almeida Rama Ferro - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Karla Cunha Padua.
      Descrição: O projeto apresenta a proposta de mobilidade internacional de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) resulta de uma experiência bem sucedida de cooperação interinstitucional ocorrida nos últimos três anos visando a execução do Projeto de Formação Pré-Acadêmica: equidade na Pós-Graduação. Essa proposta foi desenvolvida pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG ? Faculdade de Educação e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais ? NEPER/UEMG da Faculdade de Educação da UEMG, com recursos da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas e voltou-se para a formação e preparação de jovens negros, pardos, indígenas e do campo com vistas ao ingresso em Programas de PósGraduação stricto sensu.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Eustáquio de Brito - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Eustaquio de Brito.
    7. 2013-2016. EDUCAR PELA CIDADE: MEMORIA E PATRIMONIO CULTURAL E AMBIENTAL
      Descrição: A pesquisa visa a coleta, o registro e a organização de fontes sobre a memória e o patrimônio cultural e ambiental de Venda Nova, com a finalidade de produzir artefatos culturais e pedagógicos inovadores voltados para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e produção de conhecimentos socialmente relevantes na escola básica. Propõe a articulação dos eixos cultural e ambiental na discussão da memória e patrimônio e como dimensões relevantes da educação pela cidade. Por meio de uma rede de colaboração interinstitucional que envolve professores e alunos da graduação e da pós-graduação da UEMG e da UFMG, o Centro Cultural de Venda Nova (CCVN), a Gerência de Educação da Administração Regional de Venda Nova, o setor educativo e de processamento técnico de acervos do Museu Histórico Abílio Barreto, docentes de escolas públicas de Venda Nova, entre outras organizações comunitárias, o projeto busca identificar, conservar e disponibilizar bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e ambiental da região de Venda Nova de modo a promover interfaces entre diferentes lugares de memória e de cultura da cidade. Visa também produzir e publicar materiais didático-pedagógicos em linguagens impressas e digitais que contemplem as necessidades de professores e alunos no estudo da memória e patrimônio da localidade, na perspectiva da cidade educadora e cidadã.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Fátima da Silva Risério - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Ana Maria da Silva - Integrante / Atiná Aguiar Pinter Cordeiro - Integrante / Dilma Célia Mallard Scaldaferri - Integrante / Karla Lobato Fonseca - Integrante / Kelly Amaral de Freitas - Integrante / Patrícia Pinheiro de Souza - Integrante / Roseli Correia da Silva - Integrante / Sebastião Éverton de Oliveira - Integrante / Soraia Freitas Dutra - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 5
      Membro: Karla Cunha Padua.
    8. 2012-2016. REPERCUSSOES DA FORMACAO INTERCULTURAL NA VIDA DE PROFESSORES/AS INDIGENAS
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Pós Graduação em Educação em Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com o apoio da FAPEMIG na concessão de uma Bolsa de Iniciação Científica (ediital 07/2011 PIBIC/UEMG/FAPEMIG), renovado no edital 06/2012-PIBIC/UEMG/FAPEMIG). A pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões da formação intercultural no universo cultural mais amplo e nas práticas escolares de professores/as indígenas, por meio da realização de entrevistas narrativas com ex-alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de observação participante nas aldeias. Pretende ainda observar a incorporação de novos elementos e aspirações nas vidas cotidianas dos/as professores/as indígenas após o curso de formação intercultural que realizaram; investigar possíveis mudanças ocorridas em suas práticas escolares e nas significações a respeito da educação intercultural; e apreender as formas de articular e combinar orientações específicas de suas tradições étnico-culturais com as novas influências adquiridas em suas trajetórias de formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Maria Regina Lins Brandão Veas - Integrante / Kátia Gardênia Henrique Campelo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 2
      Membro: Karla Cunha Padua.
    9. 2010-2011. Explorando narrativas como recurso de aprendizagem em Educacao Ambiental
      Descrição: Levantamento de problemas socioambientais de bairros por meio de narrativas de antigos moradores, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador. Financiador(es): Cnpq - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 2
      Membro: Karla Cunha Padua.
    10. 2009-2010. A utilizacao de narrativas na elaboracao de diagnosticos ambientais: novas perspectivas para a educacao ambiental
      Descrição: Desdobramento da atuação do projeto de extensão "Manuelzão vai à escola" no bairro Granja de Freitas. A pesquisa visava a elaboração de diagnóstico ambiental do bairro por meio da realização de entrevistas narrativas com antigos moradores, para assessorar o trabalho de sensibilização ambiental desenvolvido nas escolas, com a participação de estagiários e professores da FaE-UEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    11. 2009-2010. Pesquisa de Avaliacao de Implementacao dos cursos de qualificacao profissional/ Projeto Usina do Trabalho
      Descrição: Consultoria na pesquisa IPEAD/SEDESE, no eixo de egressos dos cursos de qualificação profissional no âmbito da Política Estadual de Qualificação, desenvolvendo atividades de planejamento do trabalho de campo, coleta de dados, participação em reuniões da equipe técnica, análise dos dados e elaboração de relatórios de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Cristina Almeida Cunha Filgueira - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    12. 2009-2009. Perfil das professoras das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais
      Descrição: Demanda da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para repetir a pesquisa survey realizada pelo Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), da UFMG, doze anos antes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Inês A. de Castro Teixeira - Integrante / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Luiz Alberto Oliveira Gonçalves - Integrante / Nigel Brooke - Integrante / Maria Amália de A. Cunha - Coordenador / Álida Alves - Integrante / Diogo César Pereira - Integrante / Flaviane Oliveira - Integrante / Gleidson Carlos Pintos - Integrante / Junio Rezende - Integrante / Laila Rosane Batista - Integrante / Leonardo Melo Lins - Integrante / Lucas de M. Sardinha Pinto - Integrante / Mateus Felipe B. Bahia Fritzons - Integrante / Rebeca Ribeiro - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    13. 2005-2006. Memorias e percursos de professores e estudantes negros da UFMG
      Descrição: Colaboração voluntária na pesquisa do Programa Ações Afirmativas, coordenada por Inês A. de Castro Teixeira, utilizando a metodologia da entrevista narrativa com estudantes e professores negros/as da UFMG. Participação no delineamento da metodologia, na formação de bolsistas, no planejamento do trabalho de campo, na análise de dados e elaboração de relatórios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Inês A. de Castro Teixeira - Coordenador. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Karla Cunha Padua.
    14. 2002-2003. Juventude, Violencia e Escola: um estudo na classe media alta
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Adriana Raimunda de Jesus - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    15. 2000-2001. A Educacao Ambiental nos Projetos de Ecoturismo, Cidadania pelas Aguas e Reciclagem do Lixo
      Descrição: Investiga a educação ambiental desenvolvida nos projetos de extensão do Centro Universitário Newton Paiva e em escolas da Educação Básica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Camila Pereira Lima - Integrante / Doralice Aparecida Dumont - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    16. 1999-2000. O profissional da Educacao e sua formacao: exigencias e possibilidades do momento atual
      Descrição: Conhecimento das atuais necessidades e possibilidades relativas à formação do profissional da educação, inserindo essa discussão na prática de professores e alunos do Unicentro Newton Paiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Ana Teresa Drumond Rodrigues - Coordenador / Maria do Carmo Brandão de Faria - Integrante / Wanda Lúcia Gomes - Integrante / Cristiane Martins Teixeira - Integrante / Daniela Araújo Pereira - Integrante / Marcelle Freires Colares - Integrante / Patrícia Cristina Vieira Pedrosa - Integrante / Rúbia Germano Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    17. 1996-1996. Inventario de Bens Culturais da Cidade de Betim
      Descrição: Coleta de dados para a pesquisa da Funarbe, coordenada por Ana Lúcia Modesto (UFMG). Levantamento de bens culturais de Betim.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Ana Lúcia Modesto - Coordenador.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    18. 1996-1996. Perfil das professoras das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais
      Descrição: Levantamento do perfil socio-econômico e cultural das professoras da rede estadual de Minas Gerais. Pequisa executada pelo Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, em convênio com a UFMG e a Fundação Ford. Participação em reuniões da equipe, elaboração do instrumento de coleta de dados e aplicação de questionários em campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Inês A. de Castro Teixeira - Integrante / PARAISO, Marlucy - Integrante / Luiz Alberto Oliveira Gonçalves - Integrante / João Antonio Filocre Saraiva - Coordenador / Eliane Marta Teixeira Lopes - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Denilton Ferreira Varandas - Integrante / Maria Helena de Oliveira Prates - Integrante / Maria Madalena Silva de Assunção - Integrante / Marinez Fulgêncio Murta - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Sonia Roedel - Integrante / Zenaide Ferreira Fernandes de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.
    19. 1994-1995. Inventario do Patrimonio Urbano e Cultural de Belo Horizonte- Eixo Raja Gabaglia
      Descrição: Inventário Cultural do Aglomerado Morro das Pedras: aspectos sociológicos. Levantamento de dados em campo, sistematização e análise de dados e elaboração de relatórios para a Diretoria de Memória e Patrimônio da Secretaria Miunicipal de Cultura de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Leonardo Barci Castriota - Integrante / Glória Regina Oliva Perpétuo - Integrante. Financiador(es): Secretaria Miunicipal de Cultura de Belo Horizonte - Outra. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Karla Cunha Padua.
    20. 1987-1988. As greves dos trabalhadores da construcao civil em 1979
      Descrição: Realização do trabalho de campo para a tese de doutorado em Ciência Política, na USP, de Nair Heloísa Bicalho de Sousa. Realização de entrevistas com operários da construção civil e lideranças sindicais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Nair Heloísa Bicalho de Sousa - Integrante.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    21. 1986-1986. Creche no Local de Trabalho: a lei e os fatos
      Descrição: Pesquisa sobre o cumprimento dos artigos da CLT, referente ao atendimento dos filhos da mulher trabalhadora nas empresas de Comércio e Serviços em Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / Maria Bernadeth Carvalho - Integrante / Nanci Tavares - Integrante / Sonia Nicolau dos Santos - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Karla Cunha Padua.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa - PEDP - Edital 06/2016 - 2a. Edição, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    2. Diploma de Honra ao Mérito, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 1997.
      Membro: Karla Cunha Padua.
    3. Diploma de Honra ao Mérito pelo seu detaque como professor homenageado do curso de Pedagogia, do 1o. semestre de 1997, Faculdades Integradas Newton Paiva.. 1997.
      Membro: Karla Cunha Padua.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (105)
    1. 14a. Reunião Regional da Anped Sudeste. Construindo uma metodologia para mapear as andanças dos Pataxó pelo território. 2020. (Congresso).
    2. 22o Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG.MEMÓRIA E TERRITORIALIDADE EM NARRATIVAS DE PROFESSORES(AS) PATAXÓ. 2020. (Seminário).
    3. IV Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Memórias e narrativas do povo Pataxó. 2020. (Feira).
    4. VI Congresso da Associação Latino-Americana de Antropologia. Andanças pelo território e escola indígena em narrativas Pataxó. 2020. (Congresso).
    5. VIII Simpósio Internacional -Trabalho, relações de trabalho, educação e identidade - SITRE.Escola e interculturalidade: narrativas de docentes indígenas Pataxó. 2020. (Simpósio).
    6. 7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e I Simpósio Educação, Formação e Trabalho?.Mesa redonda - Narrativas nas pesquisas educacionais: contexto, anãlise e experiência. 2019. (Seminário).
    7. IV Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária. APRENDER NO CAMINHAR: O POVO PATAXÓ E O AMBIENTE. 2019. (Congresso).
    8. Reflexões sobre a ação do pedagogo.Diálogos com a Pós: o Mestrado em Educação da UEMG. 2019. (Outra).
    9. VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA. Coordenação de Painel: Ambientes e culturas: modos diversos de relação. 2019. (Congresso).
    10. VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA. Conectando experiência e sentido no ambiente do Cerrado. 2019. (Congresso).
    11. 18 Congresso Mundial IAUES. Escola e relação com o território: caminhos percorridos pelos Pataxó entre a Bahia e Minas Gerais. 2018. (Congresso).
    12. 6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e I Simpósio Educação, Formação e Trabalho?.Narrativas Indígenas em Materiais Didático-Pedagógicos. 2018. (Seminário).
    13. 6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e I Simpósio Educação, Formação e Trabalho?.Histórias Indígenas Pataxó: Instrumentos de Educação Ambiental. 2018. (Seminário).
    14. Diálogo com a Pós: ESCOLA, CULTURA E TERRITÓRIO.Coordenação de mesa redonda. 2018. (Seminário).
    15. II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.Delegada institucional, representante pela UEMG, da Educação Superior e Tecnológica. 2018. (Outra).
    16. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Sofrimento e resistência nas periferias do mundo: o relato da diretora que luta por sua escola na tragédia de Mariana/MG. 2018. (Congresso).
    17. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Simpósio Experiências com pesquisas narrativas na constituição socio-histórica dos sujeitos. 2018. (Congresso).
    18. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão.HISTÓRIA E A CULTURA INDÍGENA EM MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: UM ENFOQUE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).
    19. GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE ? FOPROFI.Pesquisa e Processos Formativos: uma experiência no Curso de Formação Intercultural de Educadores IndígenasPesquisa e Processos Formativos: uma experiência no Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas. 2017. (Encontro).
    20. I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias.Grupo de Trabalho ͞INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO͟. 2017. (Outra).
    21. II Conferência Regional de Educação Escolar Indígena.Representante da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2017. (Outra).
    22. Os fins neste mundo: imagens do Antropoceno. 2017. (Seminário).
    23. Prodoc: 20 anos de investigações acadêmicas e de encontros do núcleo de pesquisa sobre condição e formação docentte. 2017. (Seminário).
    24. XII Encontro Regional Sudeste de História Oral.MUDANÇAS NA PAISAGEM E A ESCOLA NA MEMÓRIA DA DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL BENTO RODRIGUES. 2017. (Encontro).
    25. XI SIMPOED?Simpósio de Formação e Profissão Docente.Mesa 5: Educação Quilombola, do Campo e Indígena. 2017. (Simpósio).
    26. XI SIMPOED? Simpósio de Formação e Profissão Docente.ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA. 2017. (Simpósio).
    27. XI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Culturas Infantis. 2017. (Simpósio).
    28. XI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Patrimônio na interface Ambiente e Cultura. 2017. (Simpósio).
    29. 18o. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Interculturalidade e suas trilhas: cultura, escola e território. 2016. (Seminário).
    30. 4o. Colóquio Ibero Americano Paisagem cultural, patrimônio e projetoo. A PAISAGEM CULTURAL DO MUSEU E JARDIM BOTÂNICO INHOTIM COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. 2016. (Congresso).
    31. Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades. Conhecimentos tradicionais e educação ambiental: um diálogo sobre a transmissão do saber ambiental e a relação ser humano/natureza. 2016. (Congresso).
    32. III Ciclo de Debates do GPFEM- Feminismo Descolonial: um debate sobre.Gênero e povos indígenas: algumas contribuições. 2016. (Outra).
    33. III Encontro de Pesquisadores Mineiros.Educar pela cidade: memória e património cultural e ambiental. 2016. (Encontro).
    34. I Seminário Internacional Diálogos sobre Arte e Educação.Palestrante da Roda de Conversa "Experiências com a pesquisa biográfica". 2016. (Seminário).
    35. IV Colóquio Internancional Povos e Comunidades Tradicionais. A CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS TRADICIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DOS SABERES LOCAIS AOS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS. 2016. (Congresso).
    36. IV Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente.Mesa redonda: Cartografias ambientais: um diálogo entre América do Norte e Minas Gerais. 2016. (Seminário).
    37. Seminários do PPGE/NESFE/NEABI.Interculturalidade e suas trilhas: escola e cultura. 2016. (Seminário).
    38. VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Coordenação do Painel: Ambientes e Culturas: modos diversos de relação com a natureza. 2016. (Congresso).
    39. XI Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia/I Festival de sementes crioulas da Bahia.Educação Ambiental: diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos. 2016. (Simpósio).
    40. Colóquio "Quintais e terrreiros, memórias e resistências".Os Saberes dos Quintais. 2015. (Outra).
    41. II Encontro de Pesquisadores Mineiros: pesquisa e reflexão na Educação Básica.Patrimônio Cultural e ambiental: um diálogo entre escola e memória em Venda Nova. 2015. (Encontro).
    42. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História.QUINTAIS E ÁREAS VERDES NAS TRILHAS DA MEMÓRIA E DA PAISAGEM DE VENDA NOVA. 2015. (Encontro).
    43. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo."Nossa mata, nosso rio, nosso mangue": a escola em narrativas de professores/as indígenas. 2015. (Seminário).
    44. VI Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio.Trilhas de Memória que encontram a Educação: o Movimento Culturarte em Venda Nova. 2015. (Outra).
    45. VI Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimonio.FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA INHOTIM ? REFLEXÕES DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RELAÇÃO MUSEU / ESCOLA. 2015. (Outra).
    46. VI Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimonio.Trilhas de Memória que encontram a Educação: o Movimento Culturarte em Venda Nova. 2015. (Outra).
    47. X SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente.O proceso de retomada de mitos e histórias tradicionais na educação intercultural da aldeia Muã Mimatxi. 2015. (Simpósio).
    48. 11o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Interfaces entre cultura e educação na infância indígena: uma pesquisa com crianças da aldeia Canuanãn(Formoso do Araguaia-TO). 2014. (Encontro).
    49. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia. Escola Indígena e Formação do Educador: potencialidades a serem exploradas em redes de colaboração. 2014. (Congresso).
    50. I Encontro de Coordenadores de Projetos Financiados pelo. 2014. (Encontro).
    51. II Seminário Educação e Formação: Desafios do Tempo Presente.Educação, Cultura e Diversidade. 2014. (Seminário).
    52. Seminário Diálogos com a Pós: Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio.Os quintais: cotidiano e memória. 2014. (Seminário).
    53. XXI Colóquio da Seção Portuguesa da AFIRSE.MEMÓRIA VERDE DOS QUINTAIS: ENVOLVENDO AS ESCOLAS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL DE VENDA NOVA. 2014. (Outra).
    54. XXI Colóquio da Seção Portuguesa da AFIRSE.A FORMAÇÃO EM NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS PATAXÓ: O CALENDÁRIO SOCIOECOLÓGICO E SUAS POTENCIALIDADES INTERCULTURAIS. 2014. (Outra).
    55. Seminário Diálogos com a Pós: Socialidade indígena e Educação.Diálogos de pesquisa com populações indígenas. 2013. (Seminário).
    56. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo P. 2013. (Seminário).
    57. V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Diálogos com professores indígenas na textualização de narrativas sobre a formação intercultural. 2013. (Congresso).
    58. XI SIMPOED.Percurso Acadêmico e interculturalidade na formação de educadores indígenas. 2013. (Simpósio).
    59. 14o. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.REPERCUSSÕES DA FORMAÇÃO INTERCULTURAL NA VIDA DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS. 2012. (Seminário).
    60. 14o. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.CRIANÇAS INDÍGENAS DAS ALDEIAS AVA-CANOEIROS E JAVAÉ (FORMOSO DO ARAGUAIA - TO): RELAÇÃO ENTRE CULTURA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).
    61. 14º. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Cidade e Memória. 2012. (Seminário).
    62. Reflexões sobre o saber docente/ 5o. Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Alguns olhares sobre a infância. 2012. (Seminário).
    63. VII Internacional Conference PBL 2012.Authentic Experience APBL Cartagena. 2012. (Outra).
    64. X Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo.REPENSANDO O CURRÍCULO DA FaE/UEMG: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS QUESTÕES. 2012. (Outra).
    65. XVI ENDIPE. A CULTURA CONTEMPORÂNEA EM QUESTÃO COMO EIXO PARA REINVENTAR A EDUCAÇÃO NA ESCOLA PUBLICA. 2012. (Congresso).
    66. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Bairro Granja de Freitas: Histórias Narradas por Antigos Moradores. 2011. (Seminário).
    67. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.A constituição das identidades profissionais docente: o caso da FaE/CBH/UEMG. 2011. (Seminário).
    68. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade. 2011. (Encontro).
    69. IV EIDE - Encontro Ibero Americano de Educação.Os sentidos de ser professor: ambiguidades da (in)satisfação profissional. 2011. (Encontro).
    70. IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Outra).
    71. Seminário Estadual - Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais: debatendo dos os finais da pesquisa. 2011. (Seminário).
    72. 11o. Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. 2010. (Congresso).
    73. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Identidades como trilhas: lições de sociabilidade ameríndia. 2010. (Congresso).
    74. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo: onde encontrá-las?.Possibilidades do trato pedagógico das questões raciais e da história da África e dos Afro-brasileiros no cotidiano escolar. 2010. (Seminário).
    75. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo: onde encontrá-las?.Possibilidades do trato pedagógico das questões raciais e da história da África e dos Afro-brasileiros no cotidiano escolar. 2010. (Seminário).
    76. Reflexões sobre a ação do Pedagogo. Pedagogias: onde encontrá-las?.Possibilidades do trato pedagógico das questões raciais e da história da África e dos afrobrasileiros no cotidiano escolar. 2010. (Encontro).
    77. Reflexões sobre o saber docente e 3o. Seminário de Pesquisa e Extensão- SEPEX.Pensando o ambiente através de narrativas. 2010. (Seminário).
    78. Reflexões sobre o saber docente e 3º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividades de Pesquisa e Extensão realizadas na FaE-CBH-UEMG. 2010. (Seminário).
    79. Reflexões sobre o saber docente e 3º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Formação Intercultural de Educadores Indígenas. 2010. (Seminário).
    80. Seminários Integrados de Graduação e Pós-Graduação.Literatura e Diversidade: educação plural e inclusiva. 2010. (Seminário).
    81. Seminários Integrados de Graduação e Pós-Graduação.As novas identidades culturais: uma contextualização histórica. 2010. (Seminário).
    82. Seminários Integrados de Graduação e Pós-graduação- Mestrado.Literatura e diversidade: educação plural e inclusiva. 2010. (Seminário).
    83. XV ENDIPE.As Novas Identidades Culturais: Painel "A educação das relações étnicoraciais na prática e na formação docente". 2010. (Encontro).
    84. VIII Reunión de Antropologia del Mercosur. Os índios e a escola: narrativas sobre a formação de educadores em contextos de interculturalidade. 2009. (Congresso).
    85. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Movimentos Identitários, Educação e Povos Indígenas: Novos Desafios para a Antropologia da Educação. 2008. (Congresso).
    86. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania. Educação e Processos Identitários na Experiência do Curso de Formação Intercultural de Professores Indígenas da UFMG. 2008. (Congresso).
    87. I Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação - Família, Escola e Juventude: olhares cruzados Brasil/Portugal. 2008. (Outra).
    88. Reflexões sobre a ação do Pedagogo.Inclusão étnico racial. 2008. (Outra).
    89. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo.Inclusão Étnico-Racial. 2008. (Seminário).
    90. I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil.Etnicidade, "raça" e política de identidade no Brasil atual. 2007. (Seminário).
    91. 9o. congresso do sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. Diversidade cultural na sala de aula. 2006. (Congresso).
    92. II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. Virtualidades e Alcances da Entrevista Narrativa. 2006. (Congresso).
    93. 1o. Seminário UEMG, Campus das Artes, da Educação e da Tecnologia.Manuelzão vai à escola: uma parceria entre a Faculdade de Educação e o Projeto Manuelzão. 2005. (Seminário).
    94. Manuelzão vai à escola.Seminário Temático "Os projetos de extensão na FAE". 2005. (Seminário).
    95. Seminário Temático: Os projetos de Extensão na FAE.Manuelzão vai à escola. 2005. (Seminário).
    96. 3o. Congresso Nacional de Iniciação Científca/1o. Congresso Internancacional de Iniciação Científica. Juventude, Violência e Escola: um estudo na classe média alta. 2003. (Congresso).
    97. Fórum de Educação- Pedgogo: que profissional é esse?.O profissional da educação e sua formação: exigências e possibilidades do momento atual. 2002. (Outra).
    98. 1o. Encontro de Iniciação Científica.O profissional da educação e sua formação: exigências e possibilidades do momento atual. 2001. (Encontro).
    99. 2o. Encontro de Iniciação científica.A educação nos projetos de ecoturismo, cidadania pelas águas e reciclagem do lixo. 2001. (Encontro).
    100. I Encontro de Extensão /II Encontro de Pesquisa.A educação ambiental nos projetos de ecoturismo, cidadania pelas águas e reciclagem de lixo. 2001. (Encontro).
    101. I Encontro de Extensão e II Encontro de Pesquisa.A educação ambiental nos projetos de ecoturismo, cidadania pelas águas e reciclagem do lixo. 2001. (Encontro).
    102. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. O profissional da Educação e sua formação: exigências e possibilidades do momento atual. 2000. (Congresso).
    103. IV Seminário de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento. 1999. (Seminário).
    104. Seminário de Educação e Relações de Gênero. 1996. (Seminário).
    105. 18o. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1994. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. GIROLA, C. ; FILGUEIRAS, C. A. C. ; PADUA, K. C. ; MEDEIROS, R. P.. Palestra Virtual Vidas em situação de rua: reflexividade e narrativas de um itinerário etnográfico nos subúrbios de Paris. 2020. Outro
    2. PADUA, K. C.; TEIXEIRA, I. A. C. ; OLIVEIRA, V. ; MESQUITA, F. J.. Mesa redonda - Narrativas nas pesquisas educacionais:contexto, análise e experiência. 2019. Outro
    3. MILLER, F. S. ; PADUA, K. C.. Painel: Ambientes e culturas: modos diversos de relação. 2019. Outro
    4. PADUA, K. C.; CARDOSO, T. M. ; ALMADA, E. D. ; AMARAL, K. C. A. V.. Mesa redonda: Escola, cultura e território. 2018. Outro
    5. PADUA, K. C.; TORRES, M. A.. Narrativas Docentes: entrevista com a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. 2017. Outro
    6. PEIXOTO FILHO, J. P. ; PADUA, K. C. ; NOGUEIRA, V. L.. IV Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente. 2016. Outro
    7. COUTRIM, R. M. E. ; DINIZ, Margareth ; PADUA, K. C.. I Evento Pré-Colóquio LEPSI, NESFE, SOU MAIS JUVENTUDE: Qual o lugar da juventude na contemporaneidade?. 2016. Outro
    8. MILLER, F. ; PADUA, K. C.. Ambientes e culturas: modos diversos de relação com a natureza. 2016. Congresso
    9. PADUA, K. C.; VEAS, M. R. L. B. ; POLESE, N. C. ; PATAXO, K. ; BRAZ, S. A. ; BRAZ, S. S.. Escola Indígena e materiais didáticos diferenciados. 2015. Outro
    10. PADUA, K. C.; BITTENCOURT, C. ; SILVA, R. C. ; SIMAN, L. M. C.. História, cultura e ambiente: entre saberes e práticas. 2015. Outro
    11. PADUA, K. C.. Seminário Diálogos com a Pós: Educar pela cidade: memória e patrimônio. 2014. (Outro).. . 0.
    12. PADUA, K. C.. Seminário Diálogos com a Pós: Socialidade Indígena e Educação. 2013. (Outro).. . 0.
    13. SILVA, Santuza Amorim ; PADUA, K. C.. Seminário de Integração entre a Graduação e a Pós-Graduação: Tradições culturais na contemporaneidade. 2012. Outro
    14. SIMAN, L. M. C. ; PADUA, K. C. ; SILVA, Santuza Amorim ; BRITO, J. E.. X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Karla Cunha Padua ⇔ Santuza Amorim da Silva (7.0)
      1. Ruza, Fábio Machado ; SILVA, SANTUZA AMORIM DA ; PÁDUA, Karla C.. Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Críticas (UnB). v. 21, p. 179-199, issn: 1516-4896, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, Santuza Amorim ; PADUA, K. C.. Explorando narrativas: algumas reflexões sobre suas possibilidades na pesquisa. Em: CAMPOS, Regina Célia. (Org.). Pesquisa e Educação e formação humana: nos trilhos da história.. 1ed.Belo Horizonte. : Autêntica. 2010.v. 1, p. 105-126.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, Santuza Amorim ; PADUA, K. C.. ATORES SOCIAIS DA ESCOLA (verbete). Em: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte. : Faculdade de Educação - UFMG. 2010.v. 1, p. 1-5.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, Santuza Amorim ; PADUA, K. C. ; SOUZA, A. X.. "Pontos fora da curva": narrativas de professores negros da UFMG. Em: TEIXEIRA, I. PRAXEDES, V.. (Org.). Memórias e percursos de professores (as) negros(as) na UFMG.. 1ªed.Belo Horizonte. : Autêntica. 2009.p. 211-221.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PADUA, K. C.; SILVA, Santuza Amorim ; FREITAS, Daniela A. S.. Diversidade Cultural e Educação: o/a negro/a na literatura. Em: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. 1, p. 1-33, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. RUZA, Fábio Machado ; PADUA, K. C. ; SILVA, Santuza Amorim. Os sentidos de ser professor: ambiguidades da (ins)satisfação profissional. Em: IV EIDE - Encontro Ibero Americano de Educação, 2011, Araraquara. Encotro Iberoamericano de Educação. Araraquara: UNESP/Universidade de Alcalá, p. 1-1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. GOMEZ, Margarita Victoria ; PADUA, K. C. ; SILVA, Santuza Amorim. A cultura contemporânea em questão como eixo para reinventar a educação na escola pública. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Karla Cunha Padua ⇔ Ana Paula Andrade (2.0)
      1. ANDRADE, Ana Paula; NAVES, Claudia Motta da Rocha ; ARAUJO, Frederico Antônio de ; PÁDUA, Karla Cunha. Repensando o curriculo da FAE-UEMG: Trajetória Histórica e Novas Questões. Em: X Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo, v. 1, p. 1-17, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, Ana Paula; NAVES, Claudia Motta da Rocha ; ARAUJO, Frederico Antônio de ; PÁDUA, Karla Cunha. REPENSANDO O CURRÍCULO DA FaE/UEMG: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS QUESTÕES. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Karla Cunha Padua ⇔ Andrea Vicente Toledo Abreu (1.0)
      1. PADUA, K. C. T. Andrea. Comitê de Avaliação de Área do Conhecimento de Educação da EdUEMG. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Daniela Oliveira Ramos dos Passos (1.0)
      1. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. ?Diálogos com o PPGE/UEMG: as pesquisas no contexto da Pandemia?. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Karla Cunha Padua ⇔ Lana Mara de Castro Siman (1.0)
      1. PADUA, K. C.; SIMAN, L. M. C. (Org.) ; SCALDAFERRI, D. C. M. (Org.). MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: Contribuições para os estudos da localidade na Educação Básica. 1 ed. Belo Horizonte: Mazza, 2017. v. 1, p. 161.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Emmanuel Duarte Almada (1.0)
      1. PADUA, K. C.; RISERIO, F. S. ; SILVA, R. C.. Quintais como patrimônio biocultural. Em: Emmanuel Duarte Almada; Mariana Oliveira e Souza. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.v. 1, p. 15-29.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Erika Barroso Dauanny (1.0)
      1. DAUANNY, Erika Barroso. Comitê de Avaliação de Área do Conhecimento da EdUEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Mariana Oliveira e Souza (1.0)
      1. PADUA, K. C.; RISERIO, F. S. ; SILVA, R. C.. Quintais como patrimônio biocultural. Em: Emmanuel Duarte Almada; Mariana Oliveira e Souza. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.v. 1, p. 15-29.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Isabel Noemi Campos Reis (1.0)
      1. REIS, I. N. C. Oficinas de Memória. 2003. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Karla Cunha Padua ⇔ Magda Lucia Chamon (1.0)
      1. CHAMON, Magda Lucia; PADUA, K. C. ; FAVACHO, André Márcio Picanço. Ambientes significativos de aprendizagem na ead e formação de professores. Em: Internacional conference PBL 2012, v. 1, p. 1-17, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04