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Nubia Braga Ribeiro

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MINAS (1989), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo - USP-SP (1996) e Doutora em Ciências na área de História Social pela Universidade de São Paulo - USP-SP (2008). Atuo nas áreas de História, Educação e Gestão Pública. Desenvolvo pesquisas que tratam dos sujeitos históricos na construção de seus direitos e das diversas formas de manifestações coletivas, principalmente, as que estão relacionadas a trajetória e as lutas históricas dos escravos, dos libertos, dos afrodescendentes e dos povos indígenas. Atualmente, sou professora da Faculdade de Políticas Públicas "Tancredo Neves" (FaPP - UEMG) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania na mesma Instituição. Fui Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública na modalidade a distância do Programa PNAP/CAPES/MEC da Universidade Aberta do Brasil. Também coordenei o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública para os Servidores da UEMG e para o público externo. Dedico-me aos temas de estudo que contemplam o campo da cidadania, dos direitos humanos, da segurança pública, das políticas públicas, da democracia, da participação social, da diversidade étnica e cultural, bem como as reflexões em torno da ética e da responsabilidade social, de suas concepções históricas e seus significados no mundo contemporâneo. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2019-Atual. Observatorio de Politicas em Seguranca Publica no Brasil a Luz da Participacao Social Pos Constituicao de 1988 a 2019
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo central criar um observatório de políticas em segurança pública no Brasil à luz da participação social pós Constituição de 1988 a 2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / Junia Fátima do Carmo Guerra - Coordenador / Sirley Aparecida Araújo Dias - Integrante / Jane Noronha Carvalhais - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo central criar um observatório de políticas em segurança pública no Brasil à luz da participação social pós Constituição de 1988 a 2019. A fim de elaborar os indicadores para o observatório desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta última partiu de documentos oriundos dos sites institucionais de governos e entidades de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Júnia Fátima do Carmo Guerra - Coordenador / Núbia Braga - Integrante / Sirley Araújo - Integrante / Jane Noronha Carvalhaes - Integrante / Diogo Luna - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Junia Fatima do Carmo Guerra.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo central criar um observatório de políticas em segurança pública no Brasil à luz da participação social pós Constituição de 1988 a 2019. A fim de elaborar os indicadores para o observatório desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta última partiu de documentos oriundos dos sites institucionais de governos e entidades de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jane Noronha Carvalhais - Integrante / Núbia Braga Ribeiro - Integrante / Diogo Luna Moureira - Integrante / Sirley Aparecida Araujo Dias - Integrante / Júnia Fátima do Carmo Guerra - Coordenador.
      Membro: Jane Noronha Carvalhais.
    2. 2018-Atual. Testemunhos da Escravatura: a historia, a justica e a memoria de vidas enredadas pos-Constituicao Federal de 1988.
      Descrição: A pesquisa se propõe investigar a atuação do Judiciário trabalhista nos julgamentos envolvendo o combate de trabalho escravo contemporâneo, bem como quer verificar qual a perspectiva das vítimas deste crime acerca da justiça e quais os elementos de permanência da cultura escravista tecida historicamente na sociedade brasileira. Para tanto, será realizada uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, por meio da análise dos processos jurídicos trabalhistas que envolvem o tema, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A investigação é de natureza interdisciplinar entre História e Direito. A primeira hipótese deste trabalho é que no Judiciário trabalhista prevalece a perspectiva individual de compreensão dos conflitos de organização do trabalho transvestido, no entanto, por um pseudo tratamento coletivo. A segunda hipótese é que as vítimas não têm uma compreensão mais ampla do problema enquanto crime consubstanciado pela escravidão contemporânea a que estão submetidas devido às precárias condições de vida e às desigualdades socioeconômicas manifestas estruturalmente em nossa sociedade. Esta pesquisa visa recuperar junto à Justiça, à história e a sua matéria mais cara - a memória -, o tratamento dado à problemática e os depoimentos dos trabalhadores e trabalhadoras nos processos trabalhistas para que se consiga perceber a teia que é tecida sobre essas vítimas e desnudar a cultura e a instituição da escravidão ainda presentes. Neste contexto e para esta pesquisa os processos jurídicos se transforam em registros da memória a partir dos relatos dos depoentes sobre as condições de trabalho análogas à escravidão e violadoras de direitos humanos. Ainda, cabe mencionar que este projeto é parte do Acordo de Cooperação Técnica entre UEMG e OAB/MG - n. 16/020 com a finalidade de contribuir com a Cevenb - Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador / Stefania Becattini Vaccaro - Integrante / Eduardo Basques - Integrante / Camila Jesus de Moura - Integrante / Carolina Freire Rodrigues de Miranda - Integrante / Rafael Ferraz Arreguy - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    3. 2018-Atual. O desafio do trabalho escravo no judiciario trabalhista mineiro: uma analise dos processos no contexto da reinvencao da escravidao
      Descrição: A pesquisa quer investigar a atuação do Judiciário Trabalhista nos julgamentos envolvendo o combate de trabalho escravo contemporâneo para verificar qual papel este órgão tem desempenhado. Para tanto, será realizada uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, por meio da análise dos processos jurídicos trabalhistas que envolvem o tema, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A investigação é de natureza interdisciplinar entre História e Direito.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador / Stefania Becattini Vaccaro - Integrante / Eduardo Basques - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    4. 2014-2017. Participacao Social, processos de consulta e deliberacao publicas nas interfaces da cultura e da comunicacao: uma aproximacao comparativa a processos no nivel nacional, estadual e municipal
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / José Marcio Pinto de Moura Barros - Coordenador / Camila Alvarenga - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
      Descrição: Este projeto consiste na expansão do Projeto 01, no sentido de realizar uma análise crítica e comparativa dos processos de participação social e de construção de proposições e articulações emanadas do campo da cultura e voltadas às questões da comunicação, realizadas no nível federal, no nível estadual e no nível municipal. Ou seja, trata-se de se buscar compreender as continuidades e descontinuidades do exercício da participação social na construção de políticas públicas de cultura e comunicação no nível nacional, comparando-o com a realidade dos processos desenvolvidos para o estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte. Serão analisados e comparados os processos e resultados da construção das Metas do Plano Nacional de Cultura, da Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e Cultura Digital e das proposições do programa Comunica Diversidade do MINC, com os processos e resultados da construção do Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais e do Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte em curso na atualidade. Estágio atual: projeto em fase de captação de financiamento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Márcio Pinto de Moura Barros - Coordenador / Jose Oliveira Jr - Integrante / Raquel Salomão Utsch de Carvalho - Integrante / Nubia Braga Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Marcio Pinto de Moura Barros.
    5. 2014-2016. Comunicacao e Cultura: um estudo sobra a participacao social e as proposicoes em processos de consulta e deliberacao publicas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / José Marcio Pinto de Moura Barros - Coordenador / Camila Alvarenga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
      Descrição: Partindo-se do pressuposto de que comunicação e cultura possuem um caráter estrategicamente indissociável é que se propõe aqui a análise crítica do processo de construção e de acompanhamento das metas do PNC, do processo da Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e Cultura Digital e do programa Comunica Diversidade, de modo a se compreender, a) como a questão da comunicação é pautada e transformada em proposições que integram as atuais práticas das políticas públicas de cultura, nestas três plataformas de proposição e ação?; b) de que maneira na construção das metas do PNC e no processo de acompanhamento de suas realizações, a questão da comunicação mobiliza ou não a participação social? E na Conferencia Livre?; c) e por fim, de que maneira tanto as propostas quanto o debate sobre as mesmas, e o Programa Comunica Diversidade, articulam de forma efetiva a diversidade cultural e a diversidade midiática? Trata-se aqui de buscar compreender se os avanços no modelo de participação e deliberação apresentam apenas um conjunto de discursividades, e neste caso, desvelar suas lógicas de agenciamento se mostram importantes, ou se apresentam efetivamente proposições exequíveis de mudanças. II.1 ? Objetivo geral Pesquisar as proposições e articulações voltadas à comunicação que emanam do campo da participação social na área da cultura, buscando compreender suas lógicas, discursividades e efetividades. II.2 - Objetivos específicos ? Articular conceitualmente cultura, comunicação e diversidade cultural, no contexto do exercício dos novos modelos de participação e deliberação na área das políticas públicas de cultura no Brasil; ? Aprofundar na compreensão do exercício da participação social na construção de políticas públicas de cultura e comunicação no Brasil; ? Descrever e interpretar as articulações e proposições que relacionam cultura e comunicação nas Metas do Plano Nacional de Cultura, na Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e Cultura Digital e nas proposições do programa Comunica Diversidade do MINC;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Márcio Pinto de Moura Barros - Coordenador / Nubia Braga Ribeiro - Integrante / Camila Alvarenga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Jose Marcio Pinto de Moura Barros.
    6. 2014-Atual. Nucleo de Estudos em Politicas Publicas
      Descrição: O Núcelo de Estudos em Políticas Públicas é certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil pelo Cnpq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador / Cynthia Rúbia Braga Gontijo - Integrante / José Marcio Pinto de Moura Barros - Integrante / Stefania Becattini Vaccaro - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    7. 2013-2013. Etica, responsabilidade Social e Sustentabilidade
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    8. 2013-Atual. Diversidade Cultural e Midiatica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / José Marcio Pinto de Moura Barros - Coordenador.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    9. 2012-2013. Responsabilidade Social e Cidadania
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    10. 2012-2012. Nucleo de Pesquisas em Politicas Publicas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador / Karla da Silva Costa Batista - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    11. 2011-2013. Caminhos da Africa - a construcao da geopolitica dos Estados africanos.
      Descrição: O projeto busca realizar um levantamento sobre a constituição da África. Participo do projeto como pesquisadora, sob a coordenação de Adir Assumpção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / Adir Assumpção. - Coordenador. Financiador(es): TAI Criação e Produção Ltda. - Auxílio financeiro.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    12. 2011-2011. Etica e Responsabilidade Social
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    13. 2005-2007. Os Povos Indigenas em Minas no Seculo XVIII e Os Povos Indigenas nos Sertoes Coloniais.
      Descrição: Os projetos envolveram alunos de iniciação científica, com os seguintes objetivos: realizar pesquisa documental no Arquivo Público Mineiro; elaborar revisão bibliográfica sobre os temas; recuperar a trajetória dos povos indígenas nas áreas de fronteiras e nas áreas consideradas sertões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Centro Universitário de Belo Horizonte - Auxílio financeiro.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    14. 2005-2005. Estado Portugues: colonizacao e questao indigena em Minas no seculo XVIII.
      Descrição: O projeto teve como objetivo realizar levantamento e análise documental das fontes nos acervos portugueses acerca dos povos indígenas no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Cátedra Jaime Cortesão USP-SP - Bolsa.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    15. 2004-2008. Historia e Historiografia do Antigo Sistema Colonial
      Descrição: Aborda a problemática da historiografia da escravidão e da crise do antigo sistema colonial através das experiências singulares recuperadas pelos projetos de pesquisa sob orientação do Professor Fernando Antonio Novais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Integrante / Fernando Antonio Novais - Coordenador / Gustavo Henrique Tuna - Integrante / Maria Fátima de Melo Toledo - Integrante.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    16. 2002-2005. O governo Gomes Freire.- problematizacao e levantamento documental - 1735-1763
      Descrição: Levantamento de fontes primárias manuscritas e impressas em arquivos sobre a administração do governo Gomes Freire.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador / Marco Antônio Silveira - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário de Belo Horizonte - Auxílio financeiro.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.
    17. 1998-2001. Vila Viva: a historia oral da vila Pedreira Prado Lopes.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo recuperar a memória e origem da Vila Pedreira Prado Lopes, uma das mais antigas de Belo Horizonte. A pesquisa tem como base os depoimentos dos moradores mais antigos da Vila e a realização de levantamento documental no Arquivo da Cidade de Belo Horizonte para elaboração da história dessa comunidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Núbia Braga Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Nubia Braga Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Tese de doutorado aprovada com distinção, Universidade de São Paulo - USP.. 2008.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    2. Honra ao Mérito como Professora Homenageada no Curso de História, Uni-BH.. 2006.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    3. Aprovada em concurso com concessão de bolsa de estudo em Lisboa, Cátedra Jaime Cortesão (USP/SP) e Instituto Camões.. 2005.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    4. Honra ao Mérito como Professora Homenageada no Curso de História, Uni-BH.. 2005.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    5. Honra ao Mérito como Professora Homenageada no Curso de História, Uni-BH.. 2004.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    6. Honra ao Mérito como Professora Homenageada no Curso de História, Uni-BH.. 2003.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    7. Mérito reconhecido pela Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes do Projeto de pesquisa - Vila viva: cidadania e memória da Pedreira Prado Lopes., FAPEMIG.. 2001.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.
    8. Dissertação de mestrado aprovada com distinção, Universidade de São Paulo - USP.. 1996.
      Membro: Núbia Braga Ribeiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. 10 anos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.Educação, Direitos Humanos e Formação Humana: desafios e emblemas da atualidade.. 2019. (Seminário).
    2. Atividade de Integração Pedagógica (AIP) - FAE/UEMG.Reflexões acerca da formação do Pedagogo por uma educação em Direitos Humanos e Cidadania. 2019. (Outra).
    3. II Seminário de Pedagogia da Unidade Barbacena/UEMG.Os Impactos das Políticas Públicas na Educação e na Formação Humana. 2019. (Seminário).
    4. Reflexões sobre a ação do pedagogo.Mesa Redonda O FIC no Campus como uma experiência de integração entre Educação e Arte. 2019. (Encontro).
    5. Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos. 2019. (Encontro).
    6. Seminário de Meio Termo da Área de Ciência Política e Relações Internacionais. 2019. (Seminário).
    7. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O desafio do trabalho escravo no Judiciário trabalhista mineiro: uma análise dos processos no contexto da reinvenção da escravidão. 2018. (Seminário).
    8. 2º Congresso Trabalho Escravo Contemporâneo: Governança, Compliance e Due Dilligence?ce. 2018. (Congresso).
    9. Educação em Direitos Humanos.Educação em Direitos Humanos. 2018. (Encontro).
    10. I Ciclo de debates sobre Direitos Humanos. Direitos Humanos para quem e para quê? Da desconstrução dos esteriótipos às violações históricas e permanentes no Brasil. 2018. (Congresso).
    11. IX GIGAPP Congresso Internacional Gobierno Administación y Políticas Públicas. El desafío de la esclavitud contemporánea en el Poder Judicial del Trabajo: análisis de los procesos legales en el contexto de reinvención de la esclavitud. 2018. (Congresso).
    12. Mesa Redonda - Democracia às avessas: o assassinato de Marielle Franco.Democracia às avessas: o assassinato de Marielle Franco. 2018. (Outra).
    13. Seminário Pesquisa Pra Quê? Extensão Pra Quem?.Subjetividade nos espaços sociais: cidade e moradia: espaços sociais, direito e cidadania. 2018. (Seminário).
    14. Palestra ?Social Enterprise: Sri Lanka and Research and postgraduate studies in the University of Huddersfield (UK)?. 2017. (Encontro).
    15. 1 Encontro do Ciclo de Debates da Regional Centro Sul.Diversidade Cultural e Práticas Pedagógicas. 2016. (Encontro).
    16. IV Encontro Regional do Gegop-Clacso. 2016. (Encontro).
    17. Lançamento do Portal de Periódicos de Minas - Fapemig. 2016. (Encontro).
    18. Projeto Fala Pesquisador.A História Oral na Vila Pedreira Prado Lopes como Lugar da Memória e da Luta pelo Direito à Cidade. 2016. (Seminário).
    19. 4 Fórum da Área de Administração Pública. 2014. (Congresso).
    20. I Encontro de Capacitação de Tutores Presenciais e a Distância.Roda de Conversa sobre os Cursos na Modalidade EaD. 2014. (Encontro).
    21. I Oficina de planejamento estratégico/UAB/UEMG. 2014. (Oficina).
    22. 3 semana UEMG - Saberes em diálogo UEMG em movimento.MST: a prática da economia solidária com sustentabilidade - Coordenadora de comunicação. 2013. (Seminário).
    23. 3 semana UEMG - Saberes em diálogo UEMG em movimento.Ética nas organizações - coordenei a mesa. 2013. (Seminário).
    24. 3 semana UEMG - Saberes em diálogo UEMG em movimento.Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social - Papel Semente um exemplo de grandes ações - Coordenadora de comunicação. 2013. (Seminário).
    25. I Fórum Nacional das Áreas do Sistema Univerrsidade Aberta do Brasil (UAB). 2013. (Congresso).
    26. I Ciclo de debates - semana acadêmica - FaPP/UEMG.Pôsteres temáticos - Ética, Políticas Públicas no Brasil e Conselhos de Direitos. 2012. (Seminário).
    27. II Forum da Área de Administração Pública do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2012. (Congresso).
    28. Imagem dos Povos..Imagem dos Povos - Imagem das Américas.. 2010. (Seminário).
    29. Imagem dos Povos..África, Caribe e Brasil.. 2009. (Seminário).
    30. Tradição, história e cidadania no contexto dos hábitos alimentares - UFMG - Escola de Enfermagem.Tradição, história e cidadania no contexto dos hábitos alimentares. 2007. (Outra).
    31. Évora quinhentista - Universidade Nova de Lisboa. 2005. (Outra).
    32. Semana de História Uni-bh.Semana de História. 2005. (Seminário).
    33. V Semana de História - UFSJ.História Indígena. 2005. (Encontro).
    34. 2 mostra do curso sequencial artes cênicas: aperfeiçoamento do comunicador..Becos da Memória. 2004. (Oficina).
    35. Semana de História.Violência nas Minas setecentista. 2004. (Seminário).
    36. SEPEX.História, tradição e memória.. 2004. (Seminário).
    37. XIV Encontro Regional de História - ANPUH-MG.História e Historiografia colonização e povos indígenas em Minas no século XVIII.. 2004. (Encontro).
    38. Eduardo D´ Oliveira França: um mestre formando gerações. 2003. (Seminário).
    39. Encontro das Comunidades e Escolas da Região da Pedreira Prado Lopes.A história oral da vila Pedreira Prado Lopes. 2003. (Encontro).
    40. Programa: Quartas com a História Oral.Palestra: A Vila Pedreira Prado Lopes no caminho de sua História Oral. 2003. (Seminário).
    41. A História Oral.A História Oral - Curso: Turismo do UNI-BH. 2002. (Seminário).
    42. XIII Encontro Regional de História - ANPUH-MG.Memória e resistência indígena em Minas Colonial. 2002. (Encontro).
    43. As fontes primárias no século XVIII para a História de Minas Gerais.Palestra - As fontes primárias no século XVIII para a História de Minas Gerais. Arquivo Público Mineiro.. 2001. (Seminário).
    44. Belo Horizonte Revisitada - Evento da Prefeitura de BH e CRAV.Palestra: Vila Viva: cidadania e memória da Pedreira Prado Lopes. 2001. (Seminário).
    45. Projeto Visões da Cidade do Arquivo Público de Belo Horizonte.Palestra - Vila Viva: Cidadania e Memória da Pedreira Prado Lopes. 2001. (Seminário).
    46. Ciclo de Estudos e Debates: História Oral e Contemporaneidade. Prof. Paul Thompson. 2000. (Seminário).
    47. Festival de Inverno de Ouro Preto.Palestra: Ouro Preto: Memória, Cidadania e Cultura. 2000. (Outra).
    48. V Encontro da UNOESTE.Vila viva: cidadania e memória da Pedreira Prado Lopes.. 2000. (Encontro).
    49. I Seminário de Pesquisa - PUC-MINAS.Comunicação Livre - Cotidiano e Liberdade: um estudo sobre os alforriados em Minas no século XVIII. 1999. (Seminário).
    50. Liberdade e Cotidiano em Minas Gerais no século XVIII - SMACON.Liberdade e Cotidiano em Minas Gerais no século XVIII. 1999. (Outra).
    51. Semana de História Uni-bh.Palestra: Liberdade e cotidiano: em busca da cidadania.. 1999. (Seminário).
    52. A pesquisa em História e a produção do conhecimento. UNICENTRO Newton Paiva..Palestra: A pesquisa em História e a produção do conhecimento. 1998. (Seminário).
    53. Semana de História PUC-MINAS.Mesa Redonda: A profissão do Historiador. 1998. (Seminário).
    54. Seminário LDB e Plano Nacional de Educação. 1998. (Seminário).
    55. Seminário Interfaces da História. PUC-MNAS.Mesa Redonda: História, Ensino e Pesquisa. 1994. (Seminário).
    56. III Conferência Nacional de Arquivos Públicos - Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais. 1991. (Congresso).
    57. V Semana de História da PUC-MINAS.História: Ensino e Pesquisa. 1991. (Seminário).
    58. II Semana de História - Minas Inconfidente - PUC-MINAS. 1989. (Seminário).
    59. Segundo Encontro Municipal dos Professores de História de Belo Horizonte. 1989. (Encontro).
    60. Seminário - Brasil: Cem anos de República PUC-MINAS. 1989. (Seminário).
    61. Painel: interdisciplinaridade em História - PUC-MINAS. 1988. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; SILVA, C. L. ; Andrade, José Rocha ; MAGALHAES, J. M. P. ; CUNHA, M. M. ; Ribeiro, Núbia Braga ; LISBOA, P. R. ; COURY, S. ; Diniz, Sirley Aparecida Araújo ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada - 30 anos da UEMG. 2019. Outro
    2. Ribeiro, Núbia Braga. Aula Inaugural Reflexões sobre o campo da pesquisa e perspectivas no cenário atual em Segurança Pública e Cidadania. 2019. (Outro).. . 0.
    3. RIBEIRO, Núbia Braga. Mesa redonda - Democracia às avessas: o assassinato de Marielle Franco. 2018. (Outro).. . 0.
    4. Ribeiro, Núbia Braga; VACCARO, S. B.. Primeira mostra de experiências públicas-privadas em prol Brasil amigo da pessoa idosa. 2018. Outro
    5. RIBEIRO, Núbia Braga. Pensando o contemporâneo - o olhar de Zygmunt Bauman (minicurso). 2017. (Outro).. . 0.
    6. RIBEIRO, Núbia Braga. Mesa Redonda - Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e em Minas Gerais - desafios e possibilidades. 2017. (Outro).. . 0.
    7. RIBEIRO, Núbia Braga. Colóquio ' A ditadura civil-empresarial-militar e o genocídio indígena. 2015. (Outro).. . 0.
    8. RIBEIRO, Núbia Braga. I Encontro de Capacitação de Tutores Presenciais e a Distância da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2014. (Outro).. . 0.
    9. RIBEIRO, Núbia Braga. I Oficina de Planejamento Estratégico/UAB/UEMG-UAB no Contexto da UEMG: Onde Estamos?. 2014. (Outro).. . 0.
    10. RIBEIRO, Núbia Braga. 15 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2013. (Outro).. . 0.
    11. RIBEIRO, Núbia Braga. O Ensino de História: do discurso à prática.. 1994. (Congresso).. . 0.
    12. RIBEIRO, Núbia Braga. O Ensino de História em Questão: Problemas e Perspectivas. 1993. (Congresso).. . 0.
    13. RIBEIRO, Núbia Braga. 5 série: uma difícil travessia na escola de 1 grau.. 1993. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Núbia Braga Ribeiro ⇔ José Márcio Pinto de Moura Barros (2.0)
      1. RIBEIRO, Núbia Braga; BARROS, José Marcio Pinto de Moura ; ALVARENGA, C. ; AQUINO, R.. A comunicação no Plano Nacional de Educação do Brasil: uma aproximação crítica. Cuadernos.info. v. 35, p. 69-81, issn: 0719-367X, 2014.
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      2. BARROS, José Marcio Pinto de Moura ; RIBEIRO, Núbia Braga. O Decreto da Polêmica - disputas midiáticas em torno da participação social no Brasil. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. v. 5, p. 21-43, issn: 2178-602X, 2014.
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    • Núbia Braga Ribeiro ⇔ Patrícia Rosania de Sá Moura (1.0)
      1. Ribeiro, Núbia Braga; MOURA, P. R. S.. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA GESTÃO COMPARTILHADA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG). Em: Cynthia Rúbia Braga Gontijo; Robert Delano de Souza Correa; Adálcio Carvalho de Araújo. (Org.). Educação a distância e gestão pública ? tecendo políticas. 1ed.Contagem. : Editora Escola Cidadã. 2019.v. 1, p. 117-131.
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    • Núbia Braga Ribeiro ⇔ Santuza Amorim da Silva (1.0)
      1. Ribeiro, Núbia Braga. História Oral como metodologia de pesquisa - uma experiência na Pedreira Prado Lopes. 2014. Curso de curta duração ministrado/Especialização
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    • Núbia Braga Ribeiro ⇔ Stela Willians de Carvalho (1.0)
      1. RIBEIRO, Núbia Braga. Educação Escolar Indígena. In: CASTRO, C.L.F.;GONTIJO, C.R.B.;DIAS, D. S. (Org.). Políticas Públicas de Educação: a inclusão e a diversidade. 1ed.Barbacena. Em: Carmem Lúcia Freitas de Castro. (Org.). As Políticas Educacionais Brasileiras: uma breve revisão histórica. 1ed.Barbacena. : EdUEMG. 2015.v. 1, p. 93-122.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05