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Cirlene Cristina de Sousa

Professora da Pós-graduação (Mestrado) e do curso de Graduação (Pedagogia) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Comunicação E Culturas (convênio das irmãs Paulinas com a PUC-SP/COGEAE), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho - Portugal (2013). É pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG. Desenvolve sua pesquisa nas áreas de educação, linguagens, cultura midiática e juventudes, ensino Médio e políticas educacionais juvenis, escola e diversidades, comunicação e educação, formação de professores e pesquisa em educação.. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9127893910137084 (01/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 32395900 URL da Homepage: www.fafich.ufmg.br/~gris
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Educacao Etnico-racial, Movimentos Sociais e seus sujeito: Contribuicoes Metodologicas das Pesquisas de perspectiva decolonial
      Descrição: O projeto de pesquisa "Educação Étnico-racial, Movimentos Sociais e seus sujeito: Contribuições Metodológicas das Pesquisas de perspectiva decolonial" visa Identificar as possíveis contribuições metodológicas de trabalhos acadêmicos decoloniais para o estudo da tríade: educação étnico-racial, movimentos sociais e seus sujeitos. Mais especificamente, categorizar as produções sobre educação étnico-racial, os movimentos sociais e seus sujeitos, ancoradas em perspectiva decolonial, selecionada no catálogo de teses e dissertações CAPES.; Identificar e analisar os aspectos metodológicos dos trabalhos selecionados.; Pontuar possíveis contribuições metodológicas dessas dissertações e teses para a área da educação no cumprimento da lei 10.639 e da lei 11.645.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Liliane Souza e Silva - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Eduardo Leal Fernandes - Integrante / Brenda Lívia da Silva Giacomeli - Integrante.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    2. 2020-Atual. Experiencias educativas em cartas: dialogos entre juventudes negras e lgbts e educadores/as da educacao basica
      Descrição: Projeto de Extensão. O presente projeto visa a continuidade de trabalhos de extensão intitulado ?Educar-se pela escrita do outro? que vem sendo desenvolvidos nos últimos dois anos (2018/2019) no âmbito da Faculdade de Educação da UEMG. O foco destes trabalhos são a interpretação dos encontros postos entre cartas escritas por jovens negros/as e homossexuais e cartas respostas de professores e professoras a tais escritas juvenis. Respostas estas que se traduzem em agradecimentos, pedido de desculpas, sentimento de indignação, conversas pedagógicas, críticas curriculares, aprendizagens afetivas entre outras. Nesse sentido, as cartas instaram um processo de conversação, elas são uma abertura ao diálogo. Tal diálogo se torna formador dos sujeitos envolvidos, pois elas despertam curiosidades, se abrem às dúvidas, aos conflitos cotidianos e às críticas pedagógicas. Nelas as palavras e os corpos se colocam em um movimento de intercâmbio, de interrogações e de respostas educativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Licínia Maria Corrêa - Integrante / Liliane Souza e Silva - Integrante / Francisco André Silva Martins - Coordenador / Eduardo Leal Fernandes - Integrante / Brenda Lívia da Silva Giacomeli - Integrante / Mauro Pena de Faria Junior - Integrante.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    3. 2020-Atual. Conversas Educativas em Tempos de Trabalho Remoto
      Descrição: o Conversas Educativas visa proporcionar uma reflexão, promover um olhar educativo emancipador sobre este contexto estrutural racista em que todos e todas nós estamos inseridos. Complementar as atividades dos PETs com esta temática do racismo estrutural pode ser um passo importante para pensarmos nossa participação nesta luta coletiva antirracista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Marcos Antônio Silva - Integrante / Shirley Santos - Integrante / Paula Fernanda Oliveira Sousa - Integrante / Cledson Renato - Integrante / Ana Clara Melo - Integrante / Laura Beatriz - Integrante.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    4. 2019-2019. CONTRIBUICOES METODOLOGICAS DAS PESQUISAS DE PERSPECTIVA DECOLONIALPARA OS ESTUDOS DAS INFANCIAS E DAS JUVENTUD
      Descrição: O presente projeto visa sistematizar e analisar possíveis contribuições das metodologias decoloniais, presentes na produção de teses e dissertação dos programas de pós-graduação em educação, para os estudos e as pesquisas sobre as infâncias e as juventudes brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico no banco de teses da CAPES (CoordenaçãodeAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo central é traçar um ?estado da arte? das possíveis contribuições metodológicas desses trabalhos científicos, de perspectiva decolonial, para se pensar e debater sobre a condição das infâncias e das juventudes contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Mauro Pena de Oliveira Júnior - Integrante / Liliane Souza e Silva - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Eduardo Leal Fernandes - Integrante / Brenda Lívia da Silva Giacomeli - Integrante / Irvana Chaves Alberto - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    5. 2019-Atual. Educar-se pela escrita das juventudes negras e Lgbts e suas afetacoes na formacao continuada de professores/as da educacao basica
      Descrição: O projeto Educar-se pela escrita das juventudes negras e LGBTS é uma parceria entre o grupo de pesquisa da educação básica (DEA), a UEMG e o Observatório da Juventude da UFMG. O objetivo do projeto é promover um processo de conscientização para e sobre a presença dessas juventudes na escola.Em termos metodológicos, trabalha-se com a escrita de cartas juvenis que narram suas trajetórias escolares na educação básica. Para a análise de tais cartas, baseou-se no conceito de escrevivências de Conceição Evaristo e na discussão de Bartolomeu Campos de Queiroz sobre os sentidos das palavras: palavras que devem adormecer, acordar, sonhar e ir mais longe na formação do povo brasileiro. ? Em um primeiro momento o grupo recebe as cartas escritas por jovens negros/as e LGBTS do ensino médio (totalizando 42 cartas). A questão central dessa fase foi pensar quais narrativas tais juventudes traziam para as escolas. ? Na segunda fase, o objetivo foi a formação de professores/as do ensino médio. Tais formações se fazem por meio de oficinas, que acontecem nos espaços escolares e universitários, visando sensibilizar e causar reflexões sobre as respectivas práticas docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Licínia Maria Corrêa - Integrante / Marcos Antônio Silva - Integrante / Mauro Pena de Oliveira Júnior - Integrante / Júlia Fernandes Dias - Integrante / Liliane Souza e Silva - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Eduardo Leal Fernandes - Integrante / Brenda Lívia da Silva Giacomeli - Integrante / Irvana Chaves Alberto - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    6. 2018-2018. Interfaces entre a Educacao Comunicativa Freireana e as abordagens contemporaneas da Comunicacao Humana Midiatizada
      Descrição: A presente pesquisa visa sistematizar as interfaces entre o princípio comunicativo da educação freireana e as abordagens contemporâneas da midiatização da comunicação humana. Mais, especificamente, busca-se as possíveis contribuições teórico-metodológicas dessas interfaces para as pesquisas acadêmicas que investigam a relação entre Juventudes, Educação e Cultura midiática . No que diz respeito à perspectiva da educação comunicativa freireana, a vida humana se concretiza no mundo da comunicação. Neste mundo, homens e mulheres estabelecem relações com a realidade em que estão situados. Entre essas relações encontra-se o processo da educação humana, processo este que se vê envolvido por jogos de mútuas negociações entre os sujeitos e os objetos implicados na interação, o que faz da educação uma prática comunicativa. Segundo Bastos (2016), Paulo Freire em toda a sua prática docente faz recusa à ?domesticação? dos seres humanos. Para ele a tarefa de educar é comunicação e não extensão . Em sua obra Extensão ou comunicação? Paulo Freire trata estes dois termos de forma dialética: extensão (mecanização-passividade-domesticação), comunicação (relação-perguntas-libertação). Assim, toda ação pensante exige ?um sujeito, um objeto pensado, que mediatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comunicação entre ambos, que se dá através de signos linguísticos. O mundo humano é, desta forma, um mundo de comunicação? (Freire, 1983, p.44). Em base semântica, o termo extensão está ligado a uma relação educativa transmissiva, mecânica, de invasão cultural, de manipulação, entre outros. Numa educação extensiva, todos estes termos envolvem ?ações que, transformando o homem em quase ?coisa?, o negam como um ser de transformação do mundo? (Freire, 1983, p.22). Já na educação comunicativa, reconhece-se que ?o mundo social e humano, não existiria como tal se não fosse um mundo de comunicabilidade fora do qual é impossível dar-se o conhecimento humano? (idem, p.65). Ainda, segundo Bastos (2016), com esta distinção semântica, Paulo Freire marca o mundo humano como mundo da comunicação, que se dá na afetação da intersubjetividade no fazer-se humano. Ou seja, numa relação comunicativa não há instrumentalidade, não há sujeitos passivos, mas sim coparticipação, reciprocidade, mútua afetação entre os envolvidos, por meio de intensas e tensas intencionalidades. No que diz respeito à perspectiva da midiatização da comunicação humana contemporânea (França, 2003), a comunicação é inscrita como um processo de interação, uma ?atividade organizante? através da qual os sujeitos se envolvem e coordenam suas ações mutuamente. Nessa perspectiva interativa da comunicação, o modo de olhar os sujeitos no mundo requer a operacionalização de uma dinâmica de mão dupla (a reciprocidade entre os indivíduos e a sociedade). Para Kellner (2001), a cultura midiática é uma emergência contemporânea de novas formas de construção social da existência humana. É uma cultura que se fundamenta em relações interdependentes entre as novas tecnologias, as novas formas de conhecimento científico, os saberes tradicionais da cultura, as formações imaginárias do mundo da vida, e a apropriação e reconstrução subjetiva que os indivíduos e as comunidades realizam nas suas práticas cotidianas. Nesse cenário, os dispositivos tecnológicos são parcela mínima de um novo mundo configurado pelo processo de midiatização da sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Sérgio Pedro de Abreu - Integrante.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    7. 2018-2018. EDUCAR-SE PELAS ESCREVIVENCIAS DAS JUVENTUDES NEGRAS E LGBTTQ+ DA REDE ESTADUAL DE EDUCACAO MINEIRA
      Descrição: Esta pesquisa investiga como as escrevivências das trajetórias escolares das juventudes negras e LGBTTQ+ afetam e educam as docências nelas envolvidas. Nosso objetivo geral foi escutar as vozes desses jovens a partir de suas escritas. Mais especificamente: analisamos como as escrevivências juvenis traz indagações sobre o currículo escolar e suas docências; analisamos como a escrita juvenil negra e LGBTTQ+ traz memórias sobre suas infâncias na escola básica e produzimos materiais para formação de professores no tema da diversidade étnico-racial e sexual. Para tanto, trabalhamos como o conceito de Escrevivências de Conceito Evaristo (2006, 2007). Para tal autora, as escrevivências como projetos de escritas de si têm como pretensão dar visibilidade à narrativa de diversos excluídos sociais, como os moradores das favelas, moradores de rua, de¬sempregados, alcoólatras, prostitutas, etc. Em geral, os personagens das obras de Conceição Evaristo exemplificam, no plano da ficção, um universo marginal que a sociedade tenta ocultar. Sua proposta de escrevivências apresenta-se como uma possibilidade de (re)construir a vida através de percursos e leituras de si com um cunho biográfico. Diferente de outras escritas, as escrevivências não têm a intenção de ser neutra, pois se utiliza conscientemente de palavras trabalhadas, escolhidas e escritas para incomodar, mexer e transformar. São exatamente os relatos de histórias de vida, os desafios diários, o cotidiano nas favelas, os afetos perdidos, as discriminações de gênero e raciais, a pobreza, o corpo violado que se misturam nesta escrita, caracterizando assim, as escrevivências. Outro aspecto relevante contido na escrevivência é a consciência de um eu coletivo. De acordo com a sua criadora, Conceição Evaristo, as escrevivências apresentam tanto um viés biográfico, quanto um viés memorialístico, pois são ?a escrita de um corpo, de uma condição, de uma experiência negra no Brasil? (Evaristo, 2007, p. 20). Ainda segundo esta autora, para além da escrita de si, as escrevivências seriam também importantes instrumentos de conscientização, afirmação de si e denúncia social. Em nossa pesquisa, as escrevivências juvenis são, por um lado, notadas como formas de denúncia de possíveis práticas discriminatórias, racistas e homofóbicas na escola de educação básica. Por outro lado, são inscritas como produções que possam contribuir para o direito da juventude pesquisada saber-se, sujeitos de direito. E, consequentemente, entender os processos de violências e inferiorização a que foram e são submetidas? Como destaca Arroyo (2014), os jovens invisibilizados na sociedade brasileira têm direito a saber-se vítimas de históricos processos de segregação. Para que seus saberes, leituras de mundo e de si sejam reconhecidas em nossas concepções pedagógicas escolares e universitárias. Os(as) dez jovens que participaram do nosso projeto, apresentaram-nos suas escrevivências através de cartas. Estas cartas mais do que gênero textual se configuraram como um processo de hibridização entre palavras e vidas. Por expressarem todo um contexto de intenções, experiências, motivações, emoções, conflitos individuais, sociais. Nesse sentido, as cartas juvenis são notadas como uma possibilidade de encontro entre a escola básica e as vidas juvenis postas em debate. Portanto a carta é uma forma de escrita que exige de nós a escuta do outro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Coordenador / Thales Ude Marques Martins - Integrante / Débora Rossi Fatini - Integrante.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    8. 2010-2013. Praticas comunicativas, valores e instituicoes
      Descrição: Dando continuidade a 15 anos de pesquisa, e concluindo o nosso sexto projeto (conforme indicado na introdução, a seguir), vimos consolidar-se uma abordagem da comunicação que enfatiza sua dimensão relacional, sua inserção no domínio da experiência e do cotidiano, bem como os atravessamentos de sentido provocados pelas inserções vivas e dinâmicas de sujeitos reais. Mídia e vida social são marcadas por um movimento de reflexividade. A consolidação desta perspectiva nos permite buscar, no âmbito das práticas midiáticas (e particularmente no campo da televisão), uma leitura do quadro normativo e axiológico de nossa sociedade. A mídia constitui um lugar atravessado pelas instituições sociais; ela atua na consolidação, debate e mudança de valores. Assim, análises de acontecimentos midiáticos, da construção de figuras públicas (e de celebridades) nos dão a ver, mais do que eventos conjunturais ou trajetórias individuais, a dinâmica de fortalecimento / enfraquecimento de normas e valores, a solidez ou fragilidade de algumas instituições básicas da sociedade. É em torno desta proposta que construímos e apresentamos este novo projeto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Paulo Bernardo Vaz - Integrante - Integrante / Maria Beatriz S. Bretas - Integrante - Integrante / VERA REGINA VEIGA FRANÇA = COORDENADORA - Coordenador.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    9. 2007-2010. Narrativas do cotidiano III: a interface televisiva e os sujeitos ordinarios
      Descrição: O projeto se propõe a uma análise das narrativas midiáticas na sua inserção e diálogo com a vida cotidiana, com os valores e dinâmica de grupos sociais específicos. Nesta fase, se volta especificamente para a formatação das interações midiáticas, particularmente televisivas, e na maneira como determinados programas, personalidades e acontecimentos midiáticos são capazes de constituir, afetar e mobilizar um público. A televisão espelha valores, papéis e modelos de relacionamento sancionados socialmente, é lugar de reprodução e de apropriação. Assim, analisar as práticas interativas entre apresentadores e participantes dentro de um programa, bem como a interação proposta pelo programa a seus públicos; analisar seus enquadramentos e as performances realizadas nos permite apreender modelos instituídos e valores predominantes num determinado momento da vida social. Dentro desta perspectiva, vários estudos estão sendo desenvolvidos no âmbito do projeto: análise de celebridades, análise de programas de cunho mais popular, análise de acontecimentos. O caminho analítico privilegia, por um lado, uma análise da formatação dos programas, a identificação dos quadros de sentido, a caracterização da performance e apelo interativo dos apresentadores e/ou personagens envolvidos. Por outro, buscamos também a dinâmica de constituição dos públicos, a maneira como estes se posicionam e intervêm face aos programas, acontecimentos, ídolos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Paulo Bernardo Vaz - Integrante - Integrante / Maria Beatriz S. Bretas - Integrante - Integrante / VERA REGINA VEIGA FRANÇA = COORDENADORA - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    10. 2003-2006. Narrativas do cotidiano - na midia, na rua. Fase II: Consonancias e dissonancias (CNPq); Subprojeto: O povo na TV, o povo para alem da TV
      Descrição: Dando continuidade ao projeto anterior, nesta 2a fase buscamos analisar, em narrativas produzidas em diferentes suportes, a natureza mais ou menos hegemônica das representações, atentando para presença de possiveis rupturas e dissonâncias. No meu subprojeto, tomei como objeto de estudo os programas populares na TV, observando, no tratamento e presença de figuras populares nos programas, momentos de tensão e deslizamento provocados por esses novos sujeitos no seio da TV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Paulo Bernardo Vaz - Integrante - Integrante / Carlo Alberto Ávila Araújo - Integrante - Integrante / César Geraldo Guimarães - Integrante - Integrante / Maria Beatriz S. Bretas - Integrante - Integrante / VERA REGINA VEIGA FRANÇA = COORDENADORA - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    11. 2001-2003. Narrativas do cotidiano - na midia, na rua ; Subprojeto: A fala das ruas - um outro tipo de producao
      Descrição: O projeto Integrado, recortando diferentes empirias, buscou identificar e analisar as multiplas narrativas que, dando sentido ao cotidiano de uma sociedade, marcam também o lugar e a identidade dos sujeitos. No meu subprojeto especifico, fizemos um estudo de recepçao de TV junto a um grupo de adultos em processo de alfabetização,no sentido de apreender o uso e apropriação da TV, o tipo de interação estabelecida, bem como a circularidade entre as representaçõeos midiaticas e a vivência cotidiana do grupo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Paulo Bernardo Vaz - Integrante - Integrante / Carlo Alberto Ávila Araújo - Integrante - Integrante / César Geraldo Guimarães - Integrante - Integrante / Carlos M. Camargo Mendonça - Integrante - Integrante / Maria Beatriz S. Bretas - Integrante - Integrante / VERA REGINA VEIGA FRANÇA = COORDENADORA - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.
    12. 1999-2001. Imagens do Brasil - modos de ver, modos de conviver - Subprojeto: Discurso de identidade, discurso de alteridade - o Outro por si mesmo
      Descrição: No momento da comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, o projeto Integrado buscou analisar as muitas imagens(retratos),produzidas por diferentes sujeitos sociais,que falam de uma "identidade" brasileira. No nosso recorte especifico,trabalhamos com as falas e praticas comunicativas de moradores de uma favela de Belo Horizonte... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Cirlene Cristina de Sousa - Integrante / Paulo Bernardo Vaz - Integrante - Integrante / Regina Helena A. Silva - Integrante - Integrante / César Geraldo Guimarães - Integrante - Integrante / VERA REGINA VEIGA FRANÇA = COORDENADORA - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Cirlene Cristina de Sousa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. 7 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do tempo presente. II Simpósio Educação Formação e Trabalho.LEITURA CRÍTICA NO GOOGLE: A PRODUÇÃO DO SABER NO IMBRICAMENTO ENTRE SUJEITO-ALUNO E ESPAÇO CIBERCULTURAL. 2019. (Seminário).
      2. 6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente. I Simpósio Educação, Formação e trabalho.OS NÓS DA DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2018. (Seminário).
      3. II Simpósio Nacional "Aproximações com o mundo juvenil".As indiferanças que nos atrai:: relações étnico-raciais e vivências homoafetivas em escolas estaduais de Minas Gerais. 2018. (Simpósio).
      4. IIº Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global. A educação no seu sentido comunicativo: contribuições de Paulo Freire. 2018. (Congresso).
      5. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo. Educar-se pelas escrevivências do outro. 2018. (Exposição).
      6. Por uma Pedagogia das Juventudes:: reflexões sobre pedagogias de trabalho com jovens.Vozes Juvenis no Ensino Médio: por uma pedagogia educomunicativa.. 2017. (Seminário).
      7. Reflexões sobre o saber docente - o saber da docência no campo da formação de professores.cartas juvenis sobre A condição homoafetiva na escola pública ? um diálogo com PROFESSORES (AS). 2017. (Oficina).
      8. Reflexões sobre o saber docente - o saber da docência no campo da formação de professores.Roda de conversa. 2017. (Outra).
      9. I Simpósio Aproximações com o Mundo Juvenil.Juventudes e Ensino Médio: acessos, sentidos e trajetórias. 2016.Juventudes, temporalidade e projeto de futuro. 2016. (Simpósio).
      10. Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB. 2015. (Seminário).
      11. Palestra: Teorias do Reconhecimento. 2015. (Outra).
      12. Seminário Nacional "Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempo, espaços e saberes"s,. 2015. (Seminário).
      13. Mesa Redonda.Identidade Religiosa e mídia: um olhar sobre a juventude contemporânea. 2014. (Encontro).
      14. I Colóquio Internacional de Ciências da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação.Midiatização: modos de ser jovem e ser aluno no contexto da cultura contemporânea. 2013. (Outra).
      15. I Colóquio Internacional de Ciências da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação.Os Grupos Virtuais e as escolhas culturais: o curtir e o compartilhar. 2013. (Outra).
      16. II Congresso Literacia, Media e Cidadania. 2013. (Congresso).
      17. III Encontro de Educadores Franciscanos. 2012. (Encontro).
      18. III Congresso de Educação. Mídia, escola e família. 2011. (Congresso).
      19. Projeto Juventudes em Debate. Tema:Juventudes e Práticas educativas.. 2010. (Encontro).
      20. Escola: espaço do devir. 2009. (Outra).
      21. Semana teológica da Faculdade Dehoniana: Imagem e Semelhança de Deus.Mídia, Igreja e Juventude. 2009. (Encontro).
      22. Colóquio Internacional Televisão e Realidade.Um olhar comunicacional sobre o programa Mano Brown no Roda Viva. 2008. (Outra).
      23. I Colóquio em Imagem e Sociabilidade - Comunicação Midiática: instituições, juventude e escola.Os fios constituivos da interação: televisão, juventude e escola. 2008. (Outra).
      24. Seminários Gris.Metodologia de Pesquisa. 2008. (Outra).
      25. Curso de formação Positivo. 2007. (Encontro).
      26. IX Colóquio de Comunicação sobre a Escola Latina Americana de Comunicação. Interações Comunicativas na Favela Santa Fé: relação entre mídia, comunicação e vida social. 2005. (Congresso).
      27. Seminários Gris.Palestra Juventude, Malhação e Escola. 2005. (Outra).
      28. Educação, Escola e Vida: Qual é a relação?. 2001. (Encontro).
      29. Semana Cultura do Instituto de Ciências Humanas - PUC-MINAS,. 1995. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. SOUSA, C. C.. Curso de formação de jovens - projeto Interagindo. 2012. (Outro).. . 0.
      2. SOUSA, C. C.; Denise Figueiredo Barros do Prado. Curso de Metodologia da Pesquisa em Comunicação. 2010. Outro
      3. FRANÇA, V.R.V. ; BRETAS, Beatriz.S.B. ; VAZ, Paulo Bernardo. ; SOUSA, C. C.. Seminários de Pesquisa Gris. 2004. Outro
      4. FRANÇA, V.R.V. ; GUIMARÃES, C.G. ; BRETAS, Beatriz.S.B. ; INTEGRANTE, P. B. V. ; ARAÚJO, C.A.A. ; MENDONÇA, C.M.C. ; SOUSA, C. C.. Seminários de Pesquisa Gris. 2003. Outro
      5. FRANÇA, V.R.V. ; BRETAS, Beatriz.S.B. ; GUIMARÃES, C.G. ; SILVA, R. H A. ; VAZ, Paulo Bernardo. ; SOUSA, C. C.. Seminários de Pesquisa Gris. 2002. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04