teste-01

Eliane Geralda da Silva Fonseca

Eliane G S Fonseca está em processo de Estágio Pós-Doutoral com previsão de conclusão em agosto de 2021. É Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2020). Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET - MG (2011). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de BH (Habilitação em Português, Inglês e suas Literaturas) 1992. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela FIJ 2006. Atualmente é professora universitária do quadro efetivo da UEMG, nas disciplinas de Leitura e Produção textual, Morfossintaxe da língua portuguesa e Estudos linguísticos. Atuou como professora da Faculdade Minas Gerais- FAMIG nos cursos de Direito e Administração de Empresas, ministrando as disciplinas Língua Portuguesa I e Comunicação Empresarial. Professora do quadro efetivo de Língua portuguesa na Rede Estadual de MG. Subchefe do DELL (Departamento de Letras e Linguística- gestão 2020-2023). Professora representante do curso de Letras no NAE (Núcleo de Assistência ao Estudante). Professora Orientadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras da UEMG - Unidade Ibirité. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, letramento, sujeito-leitor, linguagem, gêneros textuais e discursivos, educação, modelos, analogia e aprendizagem significativa. É orientadora de TCC da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves - UEMG no curso de Pós- Graduação em Gestão Pública e no curso de Letras da Unidade Ibirité. Faz correção de redação técnica e jurídica e é revisora de projetos. Atua também ministrando cursos de curta duração no ensino da língua materna e na correção de textos para publicações diversas. Participa como avaliadora em bancas de defesas de teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso e apresentação de projetos técnicos. É redatora de cerimoniais para eventos diversos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9392552268139738 (28/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG Unidade Ibirité Faculdade de Letras. Rua São Paulo, 3996 Vila do Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35332157 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2018. A Presenca da escrita literaria nos textos de Helena Antipoff ? genero carta e seus usos na formacao de Professores
      Descrição: Projeto de pesquisa de Iniciação Científica aprovado pelo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq/PROUEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eliane Geralda da Silva Fonseca - Coordenador.
      Membro: Eliane Geralda da Silva Fonseca.
    2. 2017-Atual. O PROCESSO DE CONSTITUICAO DE SUJEITO-LEITOR: movimentos e representacoes do licenciando em Letras
      Descrição: Tese de Doutorado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Geralda da Silva Fonseca - Coordenador / Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Integrante.
      Membro: Eliane Geralda da Silva Fonseca.
    3. 2016-Atual. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de lingua portuguesa: a aprendizagem com o hipertexto.
      Descrição: Projeto de pesquisa PAPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Geralda da Silva Fonseca - Coordenador / Andreia Loures Ribeiro - Integrante / Ana Paula Correia Bovo - Integrante / Eliane GS Fonseca - Integrante.
      Membro: Eliane Geralda da Silva Fonseca.
      Descrição: Pesquisa de tecnologias e inovações para ensino de língua portuguesa utilizando do hipertexto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carmem Miriam Maciel Junqueira - Integrante / Ana Paula Corrêa Bovo - Integrante / Eliane Fonseca - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Carmem Miriam Maciel Junqueira.
      Descrição: Tendo em vista a necessidade premente de pensar a incorporação do hipertexto no contexto educacional, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar de que maneira o hipertexto está sendo usado nos materiais didáticos digitais, a saber, nos Planos de Aula (MEC) e Livros Didáticos Digitais como objeto de ensino-aprendizagem na educação básica para fomentar os Letramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Fonseca, Eliane Geralda da Silva - Integrante / Carmem Junqueira - Integrante / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andrea Lourdes Ribeiro.
      Descrição: Descrição: O grupo de pesquisa tem como principal interesse o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às novas formas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais; ao surgimento de novos gêneros textuais em circulação nos computadores, tabletes, celulares, etc; ao letramento digital de professores de língua materna em processo de formação inicial e continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréa Lourdes Ribeiro - Coordenador / Eliane Silva Fonseca - Integrante / Carmen Junqueira Maciel - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Correa Bovo.
    4. 2008-2010. Dissertacao de Mestrado
      Descrição: Implicações da teoria de Vygotsky em processos de construção de Aprendizagem Significativa:A utilização de Modelos, Analogias e metáforas a partir da Mediação Simbólica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eliane Geralda da Silva Fonseca - Integrante / Ronaldo Luiz Nagem - Coordenador.
      Membro: Eliane Geralda da Silva Fonseca.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. Educação em crise: só há saídas para a virtualização nos processos educacionais?. 2020. (Seminário).
    2. FORPIBID- RP Históricos e resistências- conhecer e engajar-se. 2020. (Seminário).
    3. Trinamento sobre a Plataforma MOODLE. 2020. (Encontro).
    4. Trinamento sobre a Plataforma TEAMS. 2020. (Encontro).
    5. Webinar Colaboração entre Estados e Municípios na Pandemia. 2020. (Seminário).
    6. Webinar Efeito da pandemia no financiamento da educação. 2020. (Seminário).
    7. Webinar Experiências internacionais no contexto de retomada das aulas. 2020. (Seminário).
    8. Webinar Os efeitos da pandemia sob a ótica dos docentes. 2020. (Seminário).
    9. Palestra e lançamento de livros. 2016. (Encontro).
    10. Palestra sobre Letramento com a autora Angela Keiman. 2016. (Encontro).
    11. VIII Seminário Internacional da FAMIG: A superação da crise. 2016. (Seminário).
    12. VII Seminário Internacional da FAMIG. 2015. (Seminário).
    13. V Seminário Internacional da FAMIG: circuito de palestras. 2014. (Seminário).
    14. Encontro de professores da Rede Estadual do Estado de MG. 2012. (Encontro).
    15. Ensino Superior na Contemporaneidade: Dilemas e Controvérsias. 2011. (Seminário).
    16. GRUPO DE ESTUDOS DE METÁFORAS E ANALOGIAS NA TECNOLOGIA, NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA- GEMATEC.CONSTRUÇÕES ANALÓGICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Encontro).
    17. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ? O USO SISTEMÁTICO DE ANALOGIAS NA EJA: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O EDUCADOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. 2010. (Congresso).
    18. III CONGRSSO NACIONAL DE LETRAS, ARTE E CULTURA. UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA NO USO DE MODELOS, ANALOGIAS E METÁFORAS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS. 2010. (Congresso).
    19. II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.? A UTILIZAÇÃO DE MODELOS, ANALOGIAS E METÁFORAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS À LUZ DA TEORIA DE VYGOTSKY. 2010. (Simpósio).
    20. II SINEPT SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE VYGOTSKY EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE ENVOLVAM A UTILIZAÇÃO DE MODELOS, ANALOGIAS E METÁFORAS NA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS. 2010. (Seminário).
    21. PHILOSOPHICAL PEDAGOGICAL PROBLEMS WITH CONSTRUTIVISM. 2010. (Encontro).
    22. SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE VYGOTSKY NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DE MODELOS,ANALOGIAS E METÁFORAS. 2010. (Seminário).
    23. XII SEMINÁRIO DE PROGRESSO DE PESQUISA EM PÓS GRADUAÇÃO.? IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE VYGOTSKY EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM QUE ENVOLVEM A UTILIZAÇÃO DE MODELOS, ANALOGIAS E METÁFORAS NA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS. 2010. (Seminário).
    24. III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE. 2009. (Simpósio).
    25. PROJETO MOSTRA EMPRESARIAL.APRESENTAÇÕES DE PROJETOS ECONOMICAMENTE VIÁVEIS PARA APRECIAÇÃO DOS AVALIADORES.. 2009. (Outra).
    26. ENCONTRO DE DOCENTES DO SISTEMA DE FORMAÇÃO GERENCIAL. 2008. (Encontro).
    27. SARAU LITERÁRIO.ORIENTADORA DAS REDAÇÕES VENCEDORAS DO CONCURSO. 2008. (Encontro).
    28. Disseminação da Capacitação de Língua Portuguesa. 2005. (Encontro).
    29. Experiências da Escola da Ponte ( Portugal). 2005. (Congresso).
    30. Grupo de Estudos de Metáforas e Analogias.Vygotsky. 2005. (Seminário).
    31. III Congresso Internacional de Educação - "Ler sem Limites". 2005. (Congresso).
    32. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPLETIVA DO SISTEMA FIEMG. 2005. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. FONSECA, E. G. S.. Feira Cultural. 2012. .. . 0.
    2. FONSECA, E. G. S.. II SENEPT. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. FONSECA, E. G. S.. Concurso de produção de texto. 2010. (Concurso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06