teste-01

Ana Paula Andrade

Doutora em Educação pelo PPGE FE UFRJ. Mestre em Educação pelo PROPED UERJ. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/ UEMG, onde atua como docente de História da Educação e Currículo. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área da educação: formação docente, currículo, história da educação, e gênero. É membro dos núcleos: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógido NFTD/FaE/UEMG; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação NEPHE/FaE/UEMG; e, também, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia NEPESF; em especial, trabalhos fundamentados na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Foi também Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UEMG de 2014 a 2017. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8913755381980151 (23/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Santa Efigênia 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 30130140 Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. SERIES DE STREAMING EM DIALOGOS COM FOUCAULT: constituicoes de nossa sociedade contemporanea
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Izabella de Avelar Pessoa - Integrante / Juliana França Marques Lemos - Integrante.
      Membro: Ana Paula Andrade.
    2. 2018-2019. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMACAO DE PROFESSORES E O CAMPO DO CURRICULO: constituicao da formacao docente no Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Marina Minelle - Integrante.
      Membro: Ana Paula Andrade.
    3. 2015-2017. PRATICA REFLEXIVA: regularidades discursivas sobre a formacao docente no Brasil
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a prática reflexiva como regularidades discursivas sobre a formação docente no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Reny Bragança - Integrante / Izabel Reis - Integrante / Luciene Coelho - Integrante / Lilian Mendonça Fava - Integrante / Isabela Lenoir de Oliveira Rodrigues - Integrante / Fernando Alvarenga Cardoso Coelho - Integrante / Alanna Cardoso Linhares Ribeiro Amorim - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Andrade.
    4. 2013-2015. Arqueologia da pratica reflexiva
      Descrição: Esta pesquisa, portanto, tem como objeto o discurso, especificamente, o pedagógico que constituiu a prática reflexiva, através da arqueologia discursiva fundamentada em Michel Foucault. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Marcelo Gonçalves Martins - Integrante / Reny Bragança - Integrante / Shirley Coury - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ana Paula Andrade.
    5. 2013-2014. Pratica reflexiva: na busca da origem do professor reflexivo
      Descrição: A prática reflexiva é inserida nos cursos de formação de professores, no Brasil, desde a década de 1990, principalmente, após a LDB, Lei N. 9.394 de 1996. Tal prática reflexiva crítica é influenciada por autores, como Schön (2000), que a pensa como parte essencial da formação do professor reflexivo. O professor reflexivo precisa de três momentos para a sua reflexão crítica, denominadas pelo autor de "conhecimento na ação", "reflexão na ação" e "reflexão sobre a reflexão na ação". Aqui destacamos a prática reflexiva na "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, por meio da análise do discurso foucaultiano - a partir desta buscamos, então, o dito do discurso. A pesquisa teve dois momentos: um o do entendimento da análise do discurso de Foucault e outro o estudo da referida obra. As considerações finais da pesquisa mostram a compreensão de que a prática reflexiva na obra de Freire perpassa pelo "pensar certo", que é a transformação da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica. O "pensar certo" permite ao professor uma prática reflexiva, crítica, que norteia os "saberes necessários à prática educativa", que são apresentados em cada uma das partes da obra, como mostramos na pesquisa realizada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Marcelo Gonçalves Martins - Integrante.
      Membro: Ana Paula Andrade.
    6. 2012-2013. O professor reflexivo: sua concepcao e influencia na formacao docente
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Ana Carolina Ferreira Guimarães - Integrante / Sandra Barbosa Nogueira Borges - Integrante.
      Membro: Ana Paula Andrade.
    7. 2009-2011. As concepcoes de formacao docente existentes na Revista Educacao Sociedade
      Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as concepções de formação docente existentes na Revista Educação Sociedade. O interesse da pesquisa é contribuir para os estudos sobre a formação docente. É pertinente o estudo para o aprofundamento sobre as concepções de formação docente através dos artigos da revista. Assim, propõe um debate sobre o tema, o que permite mudanças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Coordenador / Liliene Lorraine de Castro Pereira - Integrante / Rayanna Ceres Maciel de Miranda - Integrante / Cristina Paixão Câmara - Integrante / Maíra Rodrigues Ligeiro - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Andrade.
    8. 2007-2010. A Pedagogia na contemporaneidade
      Descrição: Este projeto pretende investigar a Pedagogia na contemporaneidade. Discute o que é a crise da Pedagogia, através da análise dos boletins e revistas da Anped: como a crise da pedagogia veio sendo tratada ao longo de quase três décadas em que esse debate é feito. O interesse da pesquisa é contribuir para os estudos sobre a Pedagogia. Assim, propõe um debate amplo sobre a natureza dessa crise, suas implicações e possibilidades de mudança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Andrade - Integrante / André Márcio Picanço Favacho - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Andrade.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio pelo Projeto de Extensão - 1o lugar, UEMG.. 2016.
      Membro: Ana Paula Andrade.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. VIII Diálogos Extemporâneos. Interseccionalidades no Colóquio Mulheres da FaE UEMG. 2019. (Congresso).
    2. VII Diálogos Extemporâneos.Nietzsche, Foucault e a Estilística da Existência. 2018. (Seminário).
    3. I Colóquio Mulheres da Faculdade de Educação da UEMG: gênero, violência e educação. 2017. (Seminário).
    4. 18o Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Prática reflexiva: modo de formar o professor hoje no Brasil. 2016. (Seminário).
    5. 18o Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Prática reflexiva: modos de governo do professor. 2016. (Seminário).
    6. Colóquio Internacional Saberes e Formação Docente Brasil-França-África.O professor que se quer formar hoje no Brasil. 2016. (Outra).
    7. 2o Seminário PIBID/UEMG: interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimentos.Mesa de Encerramento. 2015. (Seminário).
    8. 2o Seminário PIBID/UEMG: interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimentos. 2015. (Seminário).
    9. 2o Seminário PIBID/UEMG: interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimentos.Mesa de Abertura. 2015. (Seminário).
    10. 2o Seminário PIBID/UEMG: interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimentos.PIBID da UEMG e a produção de saberes. 2015. (Seminário).
    11. 4a Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência/ Interações, Mediações e (Re) Conhecimento.PIBID/UEMG: política pública de formação docente em Minas Gerais. 2015. (Outra).
    12. 4a Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência/ Interações, Mediações e (Re) Conhecimento.PIBID: política pública de formação docente no cenário atual. 2015. (Outra).
    13. 8o Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE-MG. Prática reflexiva: um saber na formação de professores. 2015. (Congresso).
    14. 8o Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE-MG. 2015. (Congresso).
    15. IV Colóquio Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha: 40 anos de Vigiar e Punir. 2015. (Congresso).
    16. IV Colóquio Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha: 40 anos de Vigiar e Punir. Jogos de verdade na formação de professores: uma constituição da prática reflexiva. 2015. (Congresso).
    17. Mesa Redonda Estudos Interdisciplinares de Ciências Humanas em Pós-Colonialidade. 2015. (Outra).
    18. Reflexões sobre a ação do pedagogo. 2015. (Outra).
    19. 16o Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Caminhos da prática reflexiva. 2014. (Seminário).
    20. 16o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A reflexão na formação de professores. 2014. (Seminário).
    21. I Encontro Regional do FORPIBID Sudeste. 2014. (Encontro).
    22. IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (IV SENEPT 2014).Do conhecimento e da informação: uma análise do professor intelectual na contemporaneidade. 2014. (Seminário).
    23. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente. 2014. (Seminário).
    24. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente.A prática reflexiva e o "pensar certo" de Paulo Freire. 2014. (Seminário).
    25. 15o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG."Pedagogia da Autonomia" e o discurso pedagógico da prática reflexiva. 2013. (Seminário).
    26. Comunicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.Formação docente: uma análise da formação dos professores de dança da Fundação Clóvis Salgado. 2013. (Outra).
    27. III Colóquio Nacional Michel Foucault: política - pensamento e ação. 2013. (Outra).
    28. VIII Colóquio Internacional Michel Foucault e os Saberes do Homem. 2013. (Outra).
    29. 14o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Concepção de formação docente: uma análise do professor reflexivo. 2012. (Seminário).
    30. Colóquio Currículo, Formação Docente e Racionalidades.Perspectivas curriculares e a influência na formação docente. 2012. (Outra).
    31. REFLEXÕES SOBRE O SABER DOCENTE E 5o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPEX.A influência do consumo e da mídia na criança: fim da Infância?. 2012. (Outra).
    32. REFLEXÕES SOBRE O SABER DOCENTE E 5o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPEX.Coordenação de trabalhos: "Educação infantil: as dimensões entre o cuidar e o Educar"; "As relações étnico-raciais na educação infantil"; "A influência do consumo e da mídia na criança". 2012. (Outra).
    33. Semana UEMG: 50 anos pós Guignard.Oficina - Uma vivência sobre o profissional reflexivo de Schön: um diálogo possível entre teoria e prática. 2012. (Oficina).
    34. X Colóquio sobre questões curriculares - VI Colóquio luso brasileiro de currículo. 2012. (Outra).
    35. X Colóquio sobre Questões Curriculares/ VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Repensando o Currículo da FAE/UEMG: trajetória histórica e novas questões. 2012. (Outra).
    36. XIV Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Do mal-estar docente à produção do saber inédito. 2012. (Seminário).
    37. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo - EMBATES E DILEMAS: a formação e a ação do Pedagogo.A Formação do Pedagogo na FaE/CBH/UEMG: uma análise da proposta pedagógica de 1998. 2011. (Outra).
    38. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo - EMBATES E DILEMAS: a formação e a ação do Pedagogo.Formação de Professores. 2011. (Outra).
    39. REFLEXÕES SOBRE O SABER DOCENTE E 4o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPEX.A emergência da escola rural em MInas Gerais (1892-1899): quando a distinção possibilita a exclusão. 2011. (Outra).
    40. Seminário da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente - REDE ESTRADO BRASIL. 2011. (Seminário).
    41. VIII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2011. (Simpósio).
    42. I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. Reflexões sobre a formação docente para a educação de jovens e adultos. 2010. (Congresso).
    43. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Formação docente do professor da Educação de Jovens e Adultos: uma análise do Projeto EJA/BH. 2010. (Congresso).
    44. Reflexões sobre o Saber Docente e 3o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Concepções de formação docente. 2010. (Seminário).
    45. Conferência de Boaventura de Sousa Santos: Epistemologias do Sul: o papel dos movimentos sociais na produção de saberes. 2009. (Outra).
    46. I SEMINÁRIO: OS DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.Palestras: "Afinal, o que quer o discurso tecnológico com a educação contemporânea?" e "Inclusão digital em profundidade e de superfície". 2009. (Seminário).
    47. Reflexões sobre a ação do pedagogo.Inclusão escolar na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. 2008. (Outra).
    48. 4o Encontro de Professores da Educação Superior da Rede Privada. 2007. (Encontro).
    49. I Ciclo de Palestras do Curso de Geografia:.Perspectivas e diferenças da educação urbana e rural. 2003. (Outra).
    50. VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.A mulher moderna em Noite de Reis. 1999. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. ANDRADE, Ana Paula; MANSUR, Úrsula Viana ; AMORIM, Alanna Cardoso Linhares Ribeiro ; RODRIGUES, Isabela ; BRITO, Verilucy Cristine Pinheiro. III Colóquio Mulheres da Faculdade de Educação da UEMG. 2019. Congresso
    2. ANDRADE, Ana Paula; MANSUR, Úrsula Viana ; MINELLE, Marina ; AMORIM, Alanna Cardoso Linhares Ribeiro ; RODRIGUES, Isabela ; BRITO, Verilucy Cristine Pinheiro. II Colóquio Mulheres da Faculdade de Educação da UEMG. 2018. Congresso
    3. ANDRADE, Ana Paula; GINO, Andréa Silva ; CARVALHO, Ivana de Oliveira. 3° Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2017. Congresso
    4. ANDRADE, Ana Paula; AMORIM, Aparecida ; BOMFIM, Ana Carolina Pereira ; RODRIGUES, Isabela ; BRITO, Verilucy Cristine Pinheiro ; AMORIM, Alanna Cardoso Linhares Ribeiro. I Colóquio Mulheres da Faculdade de Educação da UEMG. 2017. Congresso
    5. ANDRADE, Ana Paula; MUSIAL, Gilvanice B. S. ; GASSE, Stéphanie. Colóquio Internacional Saberes e Formação Docente Brasil-França-África. 2016. Outro
    6. ANDRADE, Ana Paula; MUSIAL, Gilvanice B. S. ; GINO, Andréa Silva ; ALEXANDRINHO, Daniela F. L. ; SILVA, Cibele Lauria ; Pamplin, Renata C. O.. 2° Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2015. Outro
    7. ANDRADE, Ana Paula; FAVACHO, André Márcio Picanço. I Seminário do NFTD: Os Discursos Contemporâneos na Educação Brasileira. 2009. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Ana Paula Andrade ⇔ Karla Cunha Padua (2.0)
      1. ANDRADE, Ana Paula; NAVES, Claudia Motta da Rocha ; ARAUJO, Frederico Antônio de ; PÁDUA, Karla Cunha. Repensando o curriculo da FAE-UEMG: Trajetória Histórica e Novas Questões. Em: X Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo, v. 1, p. 1-17, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, Ana Paula; NAVES, Claudia Motta da Rocha ; ARAUJO, Frederico Antônio de ; PÁDUA, Karla Cunha. REPENSANDO O CURRÍCULO DA FaE/UEMG: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E NOVAS QUESTÕES. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Ana Paula Andrade ⇔ Cristiane Silva França (1.0)
      1. ANDRADE, Ana Paula. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04