Lattes UEMG

Emmanuel Duarte Almada

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado em em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, também pela UFMG (2008) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência em várias no campo dos estudos socioambientais, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Ecologia Humana, Ecologia Urbana, Etnoecologia, Ecologia Política, Educação do campo, Educação Ambiental, Saberes Ecológicos e Comunidades Tradicionais, Teoria Antropológica, Ecologia de Saberes e Antropologias Multiespécies. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão junto a povos tradicionais e das periferia de áreas urbanas, especialmente carroceiros, benzedeiras, raizeiras, ciganos, povos de terreiros e povos indígenas. Professor e coordenador do Laboratório de Estudos Bioculturais, Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, do Mutiró - Núcleo de Estudos em Agroecologia, da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana e da Articulação Embaúba - raizeiras, benzedeiras e parteiras da RMBH. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4322718529316744 (30/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Avenida São Paulo 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35332157 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2018-Atual. PARA ALEM DOS CURRAIS: ETNOECOLOGIA CARROCEIRA, TRABALHO HUMANO E EQUINO EM BELO HORIZONTE (MG)
      Descrição: A diversidade de mundos produzidos pelas relações entre humanos e não-humanos tem sido um tema de crescente interesse para a antropologia urbana. Os carroceiros e seus companheiros de trabalho, os cavalos, são os sujeitos da pesquisa, e produzem os espaços urbanos por meio da circulação das carroças. Por meio de uma abordagem etnográfica, a pesquisa tem como objetivo principal descrever a etnoecologia e o modo de vida dos carroceiros e carroceiras de BH, bem como sua mobilização e organização política em meio ao conflito ambiental resultante das tentativas de proibição da tração animal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Ricardo Alexandre Pereira de Oliveira - Integrante.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    2. 2017-Atual. Programa Cidade e alteridade: convivencia multicultural e justica urbana
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Ana Beatriz Vianna Mendes - Integrante / Miracy Barbosa de Souza Gustin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    3. 2016-Atual. Nas asas da memoria: etnoecologia de passarinheiros em Belo Horizonte -MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Márcio Guimarães Júnior - Integrante.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    4. 2016-Atual. O MANEJO DE CONHECIMENTOS PARA O ETNODESENVOLVIMENTO NA RESEX MARINHA DE CASSURUBA, EXTREMO SUL DA BAHIA: RAZAO GOVERNAMENTAL, CIENCIA MODERNA E CONHECIMENTO ECOLOGICO TRADICIONAL.
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal como objetivo principal produzir subsídios para a garantia e ampliação de direitos adquiridos pelos Povos e Comunidades Tradicionais. A partir dele, desdobra-se os seguintes objetivos específicos: i. Etnodesenvolver um escopo de gestão na ?RESEX de Cassurubá? que seja compatível com o PNPCT e o SNUC; ii. Produzir coletivamente ([co]produzir) contra-informação às Políticas de Desenvolvimento para o Extremo sul da Bahia tendo-se em vista os danos e os impactos socioambientais destas nos Povos e Comunidades Tradicionais da RESEX de Cassurubá (Por Ex. os relatórios de monitoramento ambiental da Fibria Celulose S.A. sobre os impactos socioambientais produzidos pela dragagem do Canal do Tomba); iii. Subsidiar o Plano de Manejo da RESEX de Cassurubá; iv. Apoiar e subsidiar os programas de geração de renda na RESEX de Cassurubá.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Gustavo Goulart Moreira Moura - Coordenador.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    5. 2015-Atual. Plantas de poder: complexos apotropaicos no ecossistema urbano de Ibirite-MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Geisa Gabriela da Silva - Integrante / Alessandra Suriani Martins - Integrante / Yan Victor Leal da Silva - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    6. 2013-2015. GEOGRAFIA DA BIODIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SUSTENTABILIDADE NO CERRADO
      Descrição: A rede de pesquisas que compõe o projeto é formada por instituições de seis federações (BA, DF, MA, MG, MT, TO) com projetos referentes à instalação de grades permanentes para inventários integrados com protocolos padronizados e posterior monitoramento de biodiversidade em áreas de prioritárias do Cerrado para conservação com intuito de conhecer, comparar, valorizar e fazer o uso sustentável da biodiversidade, levando em conta os componentes abióticos, bióticos e socioeconômicos das áreas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Geraldo Wilson Fernandes - Coordenador / Yumi Oki - Integrante.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    7. 2013-Atual. O Parque Nacional da Serra do Cipo (MG) e populacoes locais: desvelando conflitos e historias marginalizadas
      Descrição: A expulsão de pessoas que vivem em áreas que passam a ser reconhecidas como Parques suscita questões relativas ao papel da ciência e do Estado em termos de regulação dos usos e apropriações do território e, sobretudo, relativas ao respeito à diversidade de modos de relacionamento entre homem e natureza. Pretende-se, a partir do levantamento da história das pessoas que viviam e vivem no Parque Nacional da Serra do Cipó, compreender como foi a implantação do parque do ponto de vista dessas pessoas e quais foram suas implicações em termos de relação com a natureza, sociabilidade e dinâmicas identitárias. A metodologia empregada consiste em pesquisa etnográfica, coleta de história oral e depoimentos dos diversos atores relacionados ao Parque, bem como pesquisa e análise documental e bibliografia sobre a história da região. Pretende-se, a partir de pesquisa etnográfica, resgatar os usos e apropriações antigos e atuais dos moradores em relação à área que passou a ser definida como Parque, incluindo suas dimensões simbólicas, econômicas e sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Ana Beatriz Vianna Mendes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    8. 2013-Atual. Agrobiodiversidade Urbana: compreendendo os quintais como sistemas socioecologicos
      Descrição: O projeto tem como objetivo o registro da diversidade biológica e cultural de quintais urbanos e peri-urbanos bem como compreender os fatores socioculturais e biofísicos envolvidos na construção dessa sociobiodiversidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Priscila Suely Rodrigues - Integrante / Geisa Gabriela da Silva - Integrante / Alessandra Suriani Martins - Integrante / Yan Victor Leal da Silva - Integrante / Regiane Fonseca Soares - Integrante / Phillipe Henrique Cesario - Integrante / Claudilayne Soares Werneck - Integrante. Número de orientações: 7
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    9. 2011-Atual. Agrobiodiversidade, extrativismo e saberes ecologicos em comunidades rurais na Serra do Cipo, Jaboticatubas/MG
      Descrição: A partir de uma abordagem etnoecológica e participativa, esse projeto busca descrever e valorizar os saberes ecológicos de quatro comunidades rurais na Serra do Cipó. Através da pesquisa com participação dos próprios moradores, oficinas e espaços de experimentação, tem-se o objetivo de promover as formas de uso tradicional do Cerrado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e conservação dos ecossistemas locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Daya Gloor Vellasco - Integrante. Financiador(es): Instituto Sociedade População e Natureza - Auxílio financeiro.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    10. 2009-2012. Entre as Serras: os Saberes, o Povo, o Cerrado e a Floresta
      Descrição: A partir da abordagem etnoecológica, o objetivo central deste projeto é realizar um estudo comparativo dos saberes etnoecológicos sobre o entorno vegetal em duas comunidades quilombolas situadas em ecossistemas de características biofísicas distintas e em certos aspectos contrastantes: a Mata Atlântica e o Cerrado. Os dois biomas são hotspots de diversidade, com processos intensos de ocupação e, especificamente nos locais onde será realizado o projeto, apresentam um avanço vertiginoso da urbanização e aumento das atividades turísticas. As seguintes hipóteses serão testadas no projeto: (i) As características da estrutura e da composição da vegetação típica dos ecossistemas onde se encontram as comunidades conduzem a diferentes padrões de conhecimento e uso das espécies e dos processos ecológicos associados. (ii) os fatores mais importantes para a distribuição do conhecimento etnecológico em cada comunidade são a idade, o gênero e atividade econômica desempenhada pelo indivíduo. (iii) As mudanças sócio-econômicas e culturais na região de cada comunidade têm conduzido a uma perda e transformação dos saberes etnoecológicos das mesmas. (iv) As espécies de plantas nativas mais conhecidas e utilizadas em cada comunidade correspondem ao tipo de formas de vida vegetal (herbáceo, arbustivo e arbóreo) mais freqüentes em cada ecossistema. Através das metodologias usualmente utilizadas nas etnoeciências, os saberes das duas comunidades sobre a estrutura da vegetação, bem como sobre processos ecológicos como polinização, dispersão e ciclagem de nutrientes serão descritos para posterior comparação. Também serão analisados os saberes entre diferentes grupos sociais dentro de cada comunidade, em relação ao gênero, idade e atividade e econômica. Para se entender os padrões atuais, a história ambiental da região de cada comunidade também será descrita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Carlos Alfredo Joly - Integrante / José Geraldo Wanderley Marques - Integrante.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    11. 2008-Atual. Etnoecologia e Conservacao das Plantas Medicinais da Serra do Cipo.
      Descrição: O avanço das pressões antrópicas coloca em risco várias espécies de plantasmedicinais, de alto valor cultural, biológico e econômico. A região da Serra do Cipó ?MG, situada na Cadeia do Espinhaço, possui elevada riqueza de espécies de plantas medicinais e enorme sociobiodiversidade. No entanto, a região passa por um sério quadro de degradação ambiental por processos de urbanização desordenada e especulação imobiliária. Junto a outros fatores, como mineração e práticas agrícolas, esta situação é uma ameaça real de extinção dessas espécies, bem como do conhecimento tradicional a ela associados. O objetivo central desse projeto é realizar um estudo etnoecológico das plantas medicinais daSerra do Cipó, permitindo compreender os valores culturais a elas associados (em escalas espaciais e temporais), avaliar o grau de ameaça a essas espécies e criar mecanismos que permitam a construção participativa de planos de conservação e manejo para as plantas medicinais nativas da região. Para alcançar tais objetivos a hipótese testada é que mudanças culturais e econômicas têm conduzido a uma perda não só da diversidade como também do conhecimento tradicional associado às plantas medicinais na região Serra do Cipó-MG. E ainda, que as características biológicas das plantas, somadas a aspectos sócio-culturais, podem ser bons indicadores do grau de ameaça a que estão submetidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Coordenador / Geraldo Wilson Fernandes - Integrante / Marina Batista Morais Costa - Integrante.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    12. 2007-2009. Distribuicao de insetos indutores de galhas ao longo de gradientes altitudinais na Cadeia do Espinhaco
      Descrição: Entender o padrão de diustriubuiçaõ das espécies e os mecanismos geradores é um dos grandes objetivos da ecologia. Nesse projeto, buscamos compreender os fatores que regulam a distribuiçãod e insetos galhadores ao longo de gradientes altitudibnais na cadeia do Espinhaço. Nosso estudo vem contribuir para preencher uma lacuna não só no estudo de insetos galhadores bem como da ecologia realizada no país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Geraldo Wilson Fernandes - Coordenador / Marco Antonio Alves Carneiro - Integrante / Carlos Eduardo Duarte Braga - Integrante / Marina Batista Morais Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    13. 2004-2004. Efeito da fragmentacao florestal sobre a comunidade de plantas herbaceas terrestres
      Descrição: Este projeto teve por objetivo correlacionar as variações na comunidade de herbáceas terrestres na Amazônia central com as váriações da composição do solo bem como topográficas, típicas das florestas de Terra-Firme. Além disso, foi avaliado o efeito da fragmentaçãoi florestal sobre a estrutura e composição da comunidade de herbáceas terrestres.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Flavia Capelloto Costa - Coordenador. Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Bolsa / Smithsonian Tropical Research Institute - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    14. 2002-2008. Insetos Galhadores em areas de mineracao de bauxita em Porto Trombetas- PA
      Descrição: Levantamento da riqueza de insetos galhadores bem como a variação ao longo do processo de sucessão em área de reflorestamento com espécies nativas em área de mineração de bauxitana Amzônia Oriental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Geraldo Wilson Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Mineração Rio do Norte - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    15. 2002-2003. Potencial regenerativo dos solos do cerrado na Serra do Cipo - MG
      Descrição: Nesse projeto, o potencial regenerativo dos solos da Serra do Cipó foi avaliado através da germinação espontânea do banco de sementes de várias fisonomias vegetais (campos rupestres, campos arenosos, matas ciliares, turfeiras e cerrados). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Branca Medina - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.
    16. 2002-2002. Reproducao de teleosteos dulcicolas de interesse comercial da Bacia do Sao Francisco: definicao do ciclo reprodutivo atraves de analise histologica de gonadas
      Descrição: Através da análise histológica de gônadas, é possível se definir o ciclo reprodutivo de espécies de peixes de água doce, fator impoprtante para se prever efeitos de impcatos ambientais sobre a dinâmica de populações em ambientes naturais. Nesse projeto a espécie estuda foi Serrasalmus branditti (Serrasalmidae) do médio São Francisco.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Emmanuel Duarte Almada - Integrante / Elizete Rizzo - Integrante / Nilo Bazzoli - Coordenador. Financiador(es): Não informado / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa-PEDP, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Emmanuel Duarte Almada.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. Congresso Latinoamericano de Etnobiologia. SOBRE ORIXÁS, CARROÇAS E BATEIAS: COSMOPOLÍTICA DOS SABERES TRADICIONAIS NO SUDESTE BRASILEIRO. 2019. (Congresso).
    2. Congresso Latinoamericano de Etnobiologia. Etnoecologia marginal: saberes subalternos e cosmopolíticas na América Latina. 2018. (Congresso).
    3. VI Congresso em Desenvolvimento Social. Desenvolvimento e Bens Comuns. 2018. (Congresso).
    4. XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia. ETNOECOLOGIA CARROCEIRA: REGIMES DE CONHECIMENTO E DIREITO A CIDADE. 2018. (Congresso).
    5. Povos Tradicionais, identidade e território: relações humano/não humano.Povos Tradicionais, identidade e território: relações humano/não humano. 2017. (Seminário).
    6. V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología. 2017. (Congresso).
    7. XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Em busca da Terra Sem Mal: etnoecologia política e a luta pelos territórios tradicionais. 2016. (Congresso).
    8. Seminário Sustentabilidade e Agronegócio.Debate do filme "A lei da Água". 2015. (Seminário).
    9. Seminário Diálogos com a Pós: Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio.Os quintais: cotidiano e memória. 2014. (Seminário).
    10. III Simpósio do Mestrado em Ciências Biolólogicas.A prática etnoecológica e a arrogância biológica: sobre saberes, naturezas e poder. 2013. (Simpósio).
    11. 13th Congress of the International Society of Ethnobiology. Traditional ecological knowledge and sociotechnical networks in transition. 2012. (Congresso).
    12. III Congreso Latinoamericano de Etnobiología. Manejando saberes: La etnoecología en los conflictos socioambientales. 2012. (Congresso).
    13. I Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental.Belo Monte: uma visão interdisciplinar. 2012. (Outra).
    14. Semana Nacional de Oceanografia.Etnoecologia: a interdisciplinaridade entre as ciências sociais e ecológicas. 2011. (Outra).
    15. II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia. Sociobiodiversidade Urbana: por uma etnoecologia das cidades. 2010. (Congresso).
    16. V Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.Cidade em transe: repensando as relações socioambientais a partir da agricultura urbana. 2010. (Encontro).
    17. V Congresso Internacional de Etnobotânica. Saberes Ecologicos Tradicionales en comunidades rurales de Serra do Cipó, Brasil. 2009. (Congresso).
    18. 3ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2008. (Outra).
    19. 58 Congresso Nacional de Botânica. Alometria e potencial reprodutivo em paepalanthus vellozioides na Serra do Cipó, Minas Gerais. 2007. (Congresso).
    20. Curso de Verão 2007- Ecologia: cuidando da integridade da criação. 2007. (Encontro).
    21. VII Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology. 2007. (Seminário).
    22. Coisa Tudo em Língua Indígena. 2006. (Outra).
    23. Congresso Brasileiro de Agricultura Organica. 2006. (Congresso).
    24. I Encontro de Jovens Indígenas e Jovens soldidários com a causa indígena.Água e Meio Ambiente. 2006. (Encontro).
    25. IV Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2006. (Congresso).
    26. ATBC Meeting 2005 Frontier in Tropical Biology and Conservation.Influence of soil and Topography on the community of galling insects in the central Amazonian understory forest. 2005. (Encontro).
    27. Estágio de Adaptação ä Selva para Integrantes do Projeto Rondon. 2005. (Outra).
    28. VII Congresso de Ecologia do Brasil. Galhas induzidas por insetos galhadores em florestas de Terra-Firme na Amazonia Oriental. 2005. (Congresso).
    29. XIV Semana de Iniciação Científica - UFMG.Influencia de Fatores topográficos e Edáficos em uma floresta de Terra-Firmwe na Amazonia Central. 2005. (Outra).
    30. Simpósio sobre o Projeto Dinamica Biológica de Fragmentos Florestais (INPA - SI) / International Symposia on Long-Term Ecological Studies. 2004. (Simpósio).
    31. IV Reunião Anual UFMG Jovem.Heterópteros Aquáticos. 2003. (Outra).
    32. XII Semana de Iniciação Científica.Efeito de Borda na Comunidade Vegetal da Estação Ecológica da UFMG. 2003. (Outra).
    33. Curso de Extensão em Educa\cão Ambiental. 2002. (Outra).
    34. Curso de Procedimentos e Técnicas de Coleta em Limnologia e Ictiologia. 2002. (Outra).
    35. XIV Encontro da AssociaçÃo Mineira de Aquicultura. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. ALMADA, E. D.; SOLDATI, G. T. ; COSTA NETO, E. M. ; KUBO, R. R. ; BARROS, F. B.. XVI CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA. 2018. Congresso
    2. ALMADA, E. D.; SOUZA, M. O. ; OLIVEIRA, R. A. P.. Seminário - Roça Grande: naturezas-culturas da cidade. 2018. Outro
    3. THE, A. P. G. ; SOLDATI, G. T. ; ALMADA, E. D.. X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. 2014. Congresso
    4. ALMADA, E. D.; COUTINHO, M.N. ; Dala-Paula, B.M. ; GUIMARAES, A. Q. ; KREPSKY, P. B. ; ROCHA, F. C. ; SOUZA, F. L. ; VELLASCO, D.G. ; SOUTO, A. L. ; BRITO, L. S. C.. Saberes Ecológicos Tradicionais: biodiversidade, cultura e poder popular. 2009. Outro
    5. ALMADA, E. D.. Ciclo de Palestras em Ecologia Humana. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Emmanuel Duarte Almada ⇔ Mariana Oliveira e Souza (11.0)
      1. ALMADA, E. D. (Org.) ; SOUZA, M. O. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1 ed. Belo Horizonte: ed. UEMG, 2017. v. 1, p. 192.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PADUA, K. C.; RISERIO, F. S. ; SILVA, R. C.. Quintais como patrimônio biocultural. Em: Emmanuel Duarte Almada; Mariana Oliveira e Souza. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.v. 1, p. 15-29.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMADA, E. D. ; SOUZA, M. O. ; GONCALVES, C. S. ; SILVA, G. G. ; SILVA, Y. V. L. ; CANDIDO, A. P. S. ; SILVA, S. F. M. ; GUIMARAES JUNIOR, M. ; ESTEVES, C. M. D. ; OLIVEIRA, K. S.. Saberes do quintal: diálogos em educação popular, agroecologia e patrimônio biocultural. Em: Aline Aparecida Angelo; Elizete Oliveira de Andrade; Nágela Aparecida Brandão. (Org.). Educação no campo: Diálogos com a extensão universitária. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.p. 156-174.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, Y. V. L. ; SILVA, G. G. ; GONCALVES, C. S. ; SOUZA, M. O. ; ALMADA, E. D.. Memórias e Saberes nos quintais urbanos de Ibirité/MG. Quintais: memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. Em: Emmanuel Duarte Almada; Mariana Oliveira e Souza. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.p. 31-43.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. TAVARES, L. ; SILVA, I. A. ; ALMADA, E. D. ; SOUZA, M. O.. Saberes do Quintal: biodiversidade e educação popular. Em: 21 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2019, Ibirité. Anais do 21 Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, p. 1-1, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SILVA, I. A. ; ESTEVES, C. M. D. ; TEIXEIRA, I. M. ; RIBAS, R. G. ; SOUZA, M. O. ; ALMADA, E. D.. SABERES DO QUINTAL: BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR. Em: 20 Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG, 2018, Belo Horizonte. Anais do 20 Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SILVA, Y. V. L. ; SILVA, G. G. ; GONCALVES, C. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; Martins, I. ; SOUZA, M. O. ; ALMADA, E. D.. MEMÓRIAS E SABERES ECOLÓGICOS NOS QUINTAIS URBANOS DE IBIRITÉ (MG). Em: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2016, Feira de Santana. Anais do XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, v. 1, p. 604-604, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SILVA, S. F. M. ; CANDIDO, A. P. S. ; ESTEVES, C. M. D. ; OLIVEIRA, K. S. ; GUIMARAES JUNIOR, M. ; SOUZA, M. O. ; ALMADA, E. D.. QUINTAIS DA MEMÓRIA: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO POPULAR E SABERES TRADICIONAIS NA CIDADE. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Belo Horizonte. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. GUIMARAES JUNIOR, M. ; ESTEVES, C. M. D. ; SOUZA, M. O. ; SILVA, T. G. O. ; BORGES, T. M. ; ALMADA, E. D.. Sobre arapucas, saberes e afetos: memória biocultural de passarinheiros de Belo Horizonte - MG. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Belo Horizonte. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. GONCALVES, C. S. ; CANDIDO, A. P. ; SILVA, S. ; GUIMARAES JUNIOR, M. ; SILVA, G. G. ; SILVA, Y. V. L. ; ALMADA, E. D. ; CARVALHO, T. M. ; SOUZA, M. O.. QUINTAIS URBANOS: MEMÓRIAS, ATORES E REDES. Em: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, v. 1, p. 1-1, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. ALMADA, E. D. ; OLIVEIRA, M.. Saúde popular e plantas medicinais. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Emmanuel Duarte Almada ⇔ Karla Cunha Padua (1.0)
      1. PADUA, K. C.; RISERIO, F. S. ; SILVA, R. C.. Quintais como patrimônio biocultural. Em: Emmanuel Duarte Almada; Mariana Oliveira e Souza. (Org.). Quintais: Memória, resistência e patrimônio biocultural. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UEMG. 2017.v. 1, p. 15-29.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06