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Lana Mara de Castro Siman

Doutora em Didática da História pela Université Laval/Canadá (1997). Professora aposenta da Faculdade de Educação da UFMG; Professora efetiva e em exercício da Faculdade de Educação da Universidade Estado de Minas Gerais UEMG , sendo corpo permanente Programa de Pós- Graduação em Educação( stricto- sensu) dessa mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa Polis Mnémosine: Educação,cultura e memória da UEMG, pesquisadora do LABEPEH UFMG; pesquisadora do grupo Cronos e da Participou da rede de correspondentes internacionais da Revista Le cartable de Clio ( Suiça) , do conselho científico da Revista IBER ( Barcelona), foi membro do comité editorial e editora chefe da Revista Educação em Foco de Minas Membro da Câmara de Assessoramento Ciências Humanas e Educação , da FAPEMIG. No mestrado em Educação da UEMG participa da linha de pesquisa Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Tem longa experiência em formação de professores, com ênfase em Ensino e aprendizagem de História, saberes e práticas docente, atuando e investigando nos temas: Educação, História e Memória; Educação Patrimonial; Educação Museal, História local e políticas curriculares; educação das sensibilidades. Desenvolve projeto de pesquisa em parceria nacional com o Museu do Ouro /IBRAM e internacional com Université Laval Québec/Canadá junto à CLÉ Sciences et Développement durable. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8177087400835460 (17/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba 29 Funcionários 30130-140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34995329 Fax: (31) 3132395907 URL da Homepage: http://fae.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. Mae Domingas: educacao pelas aguas do Rio Sabara
      Descrição: O Rio Sabará foi eleito como foco de nosso projeto por ser um rio urbano da cidade de Sabará que recebe esgotos domésticos, efluentes industriais e grande quantidade de lixo jogado pela população, expressando o afastamento físico, social, cultural e afetivo dos moradores em relação às suas águas. O referido afastamento dos moradores em relação ao rio levou-nos a Formular a hipótese de que o rio perdeu a capacidade de simbolizar a história do lugar e das pessoas que ali vivem e que esta perda compromete a compreensão do rio como bem patrimonial coletivo a ser protegido. Nesse sentido, perguntamos que referências simbólicas e materiais do rio estão na invisibilidade; quais sujeitos e/ou grupos as detêm; em que outras fontes podem ser encontradas?#10;A pesquisa considera o papel das sensibilidades na apreensão e compreensão do mundo, em que os sentidos, as emoções, as memórias, a imaginação, a intuição, a fruição estética inauguram formas outras de conceber, sentir e agir no mundo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa será de caráter qualitativo, associada à perspectiva metodológica da história oral e à do inventário participativo. Um grupo aproximado de 20 lavadeiras do Rio Sabará, mulheres de 50 a 90 anos, serão as participantes desta pesquisa por deterem experiências e memórias sobre o processo de transformação das águas do rio e por possuírem o potencial de promover ressonâncias junto a outros moradores. Este projeto, ao tomar o rio como patrimônio cultural, compreendendo suas águas, margens e o inventário cultural do seu entorno como repletos de significados simbólicos capazes de reconectar o homem com a natureza, pretende contribuir para a formação ecocidadã de moradores de Sabará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / Karla Cunha Padua - Integrante / FÁTIMA RISÉRIO - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante / jezulino Lùcio Braga - Integrante / Barbara Bader - Integrante / ISABELLA CARVALHO DE MENEZES - Integrante / JÚNIA PATRÍCIA CARDOSO - Integrante / CAMILA CRISTIAN CONTÃO - Integrante / IVANGILDA BISPO DOS SANTOS - Integrante / ALINE LÚCIA NOGUEIRA MEDEIROS - Integrante / Andréia Neves Figueredo - Integrante / Wanessa Gonçalves Gomes - Integrante / geize lumena - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 7
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    2. 2016-2019. Interculturalidade e relacoes etnico-raciais: saberes, territorialidades, culturas no contexto do Programa Abdias do Nascimento
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade Federal de MInas Gerais, Universidade de Coimbra/CES, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de ?cidades educadoras? por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os ?processos próprios de aprendizagem? presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Karla Cunha Padua - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Bruno Sena Martins - Integrante / Barbara Bader - Integrante / Suzana de Matos Viegas - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Daniela Amaral Silva Freitas - Integrante / Eufêmia Vicente Rocha - Integrante / Maria Jorge S. P. Almeida Rama Ferro - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
      Descrição: Inserido no Programa Abdias Nascimento, o qual é voltado para o fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional, editado numa parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto visa proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa com a inserção de estudantes de graduação e doutorado autodeclarados pretos, pardos, indígenas. Desenvolve-se em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade de Coimbra, de Lisboa, de Cabo Verde, da Colômbia e de Laval. Tem por objetivo partilhar conhecimentos no campo da Interculturalidade e Relações Étnico-raciais, com enfoque em: 1) Territorialidades, cultura e patrimônio, que enfatiza as formas de constituição de "cidades educadoras" por meio de construção de Trilhas Patrimoniais para evidenciar, no cenário urbano, nas ruralidades e territórios tradicionais, múltiplas camadas temporais e de sentidos, atribuídos pelos grupos sócio e étnico-culturais e raciais participantes da História no passado e no presente. 2) Saberes, Culturas e Linguagens com ênfase na linguagem que circula em documentos oficiais da educação, materiais didáticos e literários e objetivo de investigar de que maneira discursos são atualizados, questionados e recriados nesses materiais, que discursos circulam e concorrem para a produção de outros dizeres e saberes sobre os africanos, afro-brasileiros e indígenas. 3) Saberes Tradicionais e Práticas de Conhecimento, que tematiza a educação escolar indígena e quilombola na perspectiva do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento acadêmico e os "processos próprios de aprendizagem" presentes nos rituais e nas atividades da vida cotidiana com o objetivo de refletir sobre instrumentos pedagógicos acessados para a proposição da educação diferenciada e as práticas de gestão das escolas indígenas e quilombolas enquanto desenho de uma arte da convivência intercultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Integrante / SILVA, Santuza Amorim - Integrante / Daniela Amaral Silva Freitas - Integrante / José Eustáquio de Brito - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / José de Souza Miguel Lopes - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Bruno Sena Martins - Integrante / Antonio Gomes Alves Ferreira - Integrante / Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - Integrante / António Manuel Rochette Cordeiro - Integrante / Barbara Bader - Integrante / Suzana de Matos Viegas - Integrante / Miriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Eufêmia Vicente Rocha - Integrante / Maria Jorge S. P. Almeida Rama Ferro - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Karla Cunha Padua.
      Descrição: O projeto apresenta a proposta de mobilidade internacional de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) resulta de uma experiência bem sucedida de cooperação interinstitucional ocorrida nos últimos três anos visando a execução do Projeto de Formação Pré-Acadêmica: equidade na Pós-Graduação. Essa proposta foi desenvolvida pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG ? Faculdade de Educação e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais ? NEPER/UEMG da Faculdade de Educação da UEMG, com recursos da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas e voltou-se para a formação e preparação de jovens negros, pardos, indígenas e do campo com vistas ao ingresso em Programas de PósGraduação stricto sensu.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Eustáquio de Brito - Integrante / Shirley Aparecida de Miranda - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Eustaquio de Brito.
    3. 2014-2016. MEMORIA E HISTORIA LOCAL: A POTENCIA EDUCATIVA DOS INVENTARIOS DE REFERENCIAS CULTURAIS
      Descrição: projeto de pesquisa tem como questão central o inventário das referências culturais/patrimoniais por meio de memórias de antigos moradores de Venda Nova, de diferentes grupos sociais e étnicos- raciais que, sintonizados com gestos de salvaguarda do patrimônio guardam, em estado de arquivos privados, documentos escritos, imagéticos, objetos que indiciam a existência de práticas e lugares que contribuíram e, ainda contribuem para a construção e resignificações de sentidos de suas identidades. Nossa hipótese é a de que a relação de continuidade/ mudança, tem o potencial de promover um contexto favorável à formação da consciência histórica social dos sujeitos, pois oferece referências históricas, sociais e culturais que recolocam em relação o passado, o presente e o futuro. Tal movimento permite a reconstituição de laços identitários, assim como estabelecimento de orientações para a vida cotidiana diária e construindo perspectivas de futuro. Trata-se, portanto, de um projeto que se insere política e socialmente na perspectiva do direito à memória e à cidade, entendidos como direitos de cidadania que aprofundam os processos de democratização da sociedade e que tem o potencial de contribuir para uma proximidade entre diferentes gerações, para educar para diversidade e para a alteridade na e pelo patrimônio cultural da cidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / SORAIA FREITAS DUTRA - Integrante / Kelly Freitas - Integrante / Karla Lobato Fonseca - Integrante / Vanessa Barboza de Araujo - Integrante / Atiná Pinter - Integrante / Ana Maria da Silva - Integrante / Flávia Bittar - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    4. 2014-2016. A Cultura Afro- Brasileira abordada no Museu: a mediacao entre sujeitos e objetos
      Descrição: O projeto tem por objetivo acompanhar visitas que tenham como foco a Trilha- Afro buscando, por meio das interações entre o educador do museu, os visitantes e os objetos museais, identificar e analisar os saberes e representações que circulam durante a visita respeito do negro e da cultura- afro-brasileira. As trilhas oferecidas por museus de Belo Horizonte respondem a uma demanda do projeto Território Negro criado e gerenciado pelo Núcleo das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / Atiná Pinter - Integrante / Vanda Lúcia Praxedes - Integrante / Luisa Teixeira Andrade - Integrante / Nayra Borges Teixeira - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    5. 2013-2016. Educar pela Cidade: Memoria e Patrimonio Cultural e Ambiental
      Descrição: O projeto, elaborado por professores do PPGE-UEMG, procura dar continuidade a estudos e pesquisas desenvolvidos por pesquisadores da linha Sociedade, Educação e Formação Humana, que resultem em produtos que possam ser aplicados na solução de problemas da Educação Básica pública mineira, por meio de uma rede de colaboração interinstitucional que envolve professores e alunos da graduação e da pós-graduação da UEMG e da UFMG, o Centro Cultural de Venda Nova (CCVN), a Gerência de Educação da Administração Regional de Venda Nova, o setor educativo e de processamento técnico de acervos do Museu Histórico Abílio Barreto, docentes de escolas públicas de Venda Nova, entre outras organizações comunitárias. A pesquisa visa a coleta, o registro e a organização de fontes sobre a memória e o patrimônio cultural e ambiental, com a finalidade de produzir artefatos culturais e pedagógicos inovadores voltados para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e produção de conhecimentos socialmente relevantes na escola básica. Ao propor a articulação de dois eixos: memória e patrimônio cultural e memória e patrimônio ambiental, como dimensões da educação pela cidade, a pesquisa pretende estimular docentes da Educação Básica a inserir nos currículos temas contemporâneos relacionados à vida dos alunos e das comunidades nas quais estão inseridos. Nesta perspectiva, buscará de forma articulada com o CCVN, identificar, conservar e disponibilizar bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e ambiental da região de Venda Nova de modo a promover interfaces entre diferentes lugares de memória e de cultura da cidade, como também produzir e publicar materiais didático-pedagógicos em linguagens impressas e digitais que contemplem as necessidades de professores e alunos no estudo da memória e patrimônio da localidade, na perspectiva da cidade educadora e cidadã. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Kelly Freitas - Integrante / Karla Cunha Padua - Coordenador / Karla Lobato Fonseca - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
      Descrição: A pesquisa visa a coleta, o registro e a organização de fontes sobre a memória e o patrimônio cultural e ambiental de Venda Nova, com a finalidade de produzir artefatos culturais e pedagógicos inovadores voltados para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e produção de conhecimentos socialmente relevantes na escola básica. Propõe a articulação dos eixos cultural e ambiental na discussão da memória e patrimônio e como dimensões relevantes da educação pela cidade. Por meio de uma rede de colaboração interinstitucional que envolve professores e alunos da graduação e da pós-graduação da UEMG e da UFMG, o Centro Cultural de Venda Nova (CCVN), a Gerência de Educação da Administração Regional de Venda Nova, o setor educativo e de processamento técnico de acervos do Museu Histórico Abílio Barreto, docentes de escolas públicas de Venda Nova, entre outras organizações comunitárias, o projeto busca identificar, conservar e disponibilizar bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e ambiental da região de Venda Nova de modo a promover interfaces entre diferentes lugares de memória e de cultura da cidade. Visa também produzir e publicar materiais didático-pedagógicos em linguagens impressas e digitais que contemplem as necessidades de professores e alunos no estudo da memória e patrimônio da localidade, na perspectiva da cidade educadora e cidadã.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Karla Cunha Padua - Coordenador / Fátima da Silva Risério - Integrante / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Ana Maria da Silva - Integrante / Atiná Aguiar Pinter Cordeiro - Integrante / Dilma Célia Mallard Scaldaferri - Integrante / Karla Lobato Fonseca - Integrante / Kelly Amaral de Freitas - Integrante / Patrícia Pinheiro de Souza - Integrante / Roseli Correia da Silva - Integrante / Sebastião Éverton de Oliveira - Integrante / Soraia Freitas Dutra - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 5
      Membro: Karla Cunha Padua.
    6. 2013-Atual. CIDADE, EDUCACAO e CULTURA :sujeitos materiais e praticas educativas e culturais em espacos escolares e nao escolares
      Descrição: EDUCAÇÃO E CIDADE: sujeitos, projetos, materiais e práticas educativas e culturais #10;O presente projeto de pesquisa tem como premissa a compreensão de que educação, a aprendizagem de conhecimentos científicos, de saberes e sensibilidades ocorrem nas instituições escolares, nas instituições culturais e de memória social, nos espaços públicos e outros territórios apropriados e ressignificados pelos sujeitos. Pressupõe, ainda, que tais lugares tem o potencial de propiciar às crianças, aos jovens e adultos o poder de criar, recriar e fortalecer vínculos de pertencimento à polis, como também de se engajarem em projetos de transformação social, cultural e ambiental. Pressupõe, por fim, que professores e mediadores culturais são atores privilegiados desses lugares e necessitam de formação que envolva a relação entre educação, cultura e memória na constituição dos diferentes sujeitos em diversidade social e cultural. A pesquisa estrutura-se em quatro grandes eixos: 1- produção de novos conhecimentos a respeito de sujeitos, seus saberes e conhecimentos adquiridos dentro e fora da escola; produção de novos conhecimentos a respeito materiais e práticas que ocorrem nesses ou para diferentes lugares educativos; acompanhamento dos usos de materiais e práticas educativas e culturais; produção de materiais ou dispositivos educativos de diferentes suportes, com o objetivo central de potencializar o seu uso em processos de formação de professores e mediadores culturais. O projeto contempla procedimentos investigativos tais como: observação participante, entrevistas narrativas, entrevistas semiestruturadas, questionários, pesquisa documental de materiais didáticos e dispositivos educativos de diferentes suportes, pesquisa leituras e usos de imagens e narrativas visuais por diferentes sujeitos; pesquisa-ação. Tem como objetivos: 1) mapear analisar projetos, práticas e materiais e dispositivos educativos que expressam relação entre cultura, educação, memória e patrimônio; 2) Descrever e analisar os fundamentos e finalidades de projetos, práticas e materiais e dispositivos educativos; 3) Identificar para quem, por quem e para quais finalidades tem sido elaborados; 4) promover a produção de materiais e dispositivos educativos, em diferentes suportes. #10;Este é um projeto quot;guarda - chuva do Grupo Polis Mnemosine; cultura, memória e educação em relação com a suas sublinhas de pesquisa, pesquisadores do PPGE UEMG, , orientandos discentes do PPGE, discentes egressos do PPGE ,Articula investigações desenvolvidas por pesquisadores e pesquisadores em formação de diferentes instituições grupos ide pesquisa nacionais e internacional e professores da educação básica do município de Belo Horizonte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / ARACI RODRIGUES COELHO - Integrante / SORAIA FREITAS DUTRA - Integrante / Roseli Corrêa da Silva - Integrante / Vanessa Barboza de Araujo - Integrante / Ana Maria da Silva - Integrante / Fabíola de Lourdes Moreira Rabelo - Integrante / Barbara Bader - Integrante / JÚNIA PATRÍCIA CARDOSO - Integrante / CAMILA CRISTIAN CONTÃO - Integrante / DÉBORA MARIA DE SOUZA LANA - Integrante / NÉRIA EUNICE DE OLIVEIRA SILVA - Integrante / RENATA GOMES DE ALMEIDA FONSECA - Integrante / ANDREIA DE ASSIS FERREIRA - Integrante / Sidnei Marinho de Souza - Integrante / Lucinei Pereira da Silva - Integrante / Geize Luene da Silva. - Integrante / IVANGILDA BISPO DOS SANTOS - Integrante / Jordânia Machado - Integrante / Andreia Neves Figueiredo - Integrante / Paola Reis Almeida - Integrante / Rosângela Guerra de Andrade - Integrante / kelly Amaral de Freitas - Integrante / Francilene Ramos Lourenço Soares - Integrante / Dilma Célia Mallard Scaldaferri - Integrante / Frederico Luiz Moreira - Integrante / LUCIANA PAULA BONFIM - Integrante / GRAZIELA MIRANDA - Integrante / KARLA LOBATO - Integrante / Daniel Silva Porto - Integrante / Herbert de Oliveira Timóteo - Integrante. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 12
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    7. 2011-2013. PROFESSORES DE HISTORIA LEVAM SEUS ALUNOS AOS MUSEUS: ENTRE CONCEPCOES E PRATICAS DE EDUCAR PELA MEMORIA, HISTORIA E OBJETOS MUSEAIS
      Descrição: No campo do ensino-aprendizagem da história tem-se elegido a compreensão das relações memória e história em suas múltiplas formas enunciativas para problematizar as práticas educativas mediadas registros materiais e simbólicos da cultura, ou a história “através dos objetos” (MENEZES, 1994, RAMOS 2004, SIMAN 2007, 2008, PEREIRA et al, 2007, 2009, dentre outros) expostos nos museus. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / LORENE SANTOS - Integrante / Edson Nascimento Campos - Integrante / João Carlos Ribeiro de Andrade - Integrante / Herbert de Oliveira Timoteo - Integrante / Vanessa Barbosa - Integrante / Lívia Torres Cabral - Integrante / Mariano Diniz - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    8. 2010-2012. Memoria dos Oficios: potencialidades das narrativas de experiencias vividas para o ensino da Historia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / MARCUS VINICIUS CORREA CARVALHO - Integrante / Edson Nascimento Campos - Integrante / Frederico Alves Pinho - Integrante / João Carlos Ribeiro de Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    9. 2008-2011. Literacias/Letramentos Praticas e Discursos em Contextos Educativos escolares e nao escolares
      Descrição: Convênio construído com base no desenvolvimento de dois projetos de pesquisa e de atividades que têm por objeto, em perspectivas complementares, o enfrentamento teórico-metodológico de questões relativas ao letramento/literacia no âmbito escolar e não escolar, no Brasil e em Portugal, por meio de convênio entre a Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e a Universidade do Minho, Braga, Portugal. Propõe-se o desenvolvimento de dois projetos integrados de pesquisa Literacias/Letramentos – Práticas e Discursos em Contextos Educativos escolares e não escolares (Cied – Universidade do Minho, Ceale, Labepeh – UFMG, e Programas de pós-graduação de ambas as instituições), tendo em vista a concretização de interesses comuns e a necessidade de confrontar as dificuldades e potencialidades dos sistemas e práticas educacionais dos dois países. Atualmente, ambas as equipes encontram-se em processo de definição e aprofundamento do referencial teórico comum e, de posse dos primeiros dados exploratórios de suas pesquisas sobre essas atividades partilhadas, trabalhos foram apresentados na 16ª European Conference on Reading, UMinho, Braga, Julho de 2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Coordenador / ARACI RODRIGUES COELHO - Integrante / SORAIA FREITAS DUTRA - Integrante / Dilma Mallard - Integrante / Luisa Teixeira Andrade - Integrante / Roseli Corrêa da Silva - Integrante / Cláudia Sapag Ricci - Integrante / Maria do Céu de Melo Esteves Pereira - Integrante / PEREIRA, SALES JUNIA - Integrante / Andréia Assis - Integrante / Edson Nascimento Campos - Integrante / Marco Antonio da Silva - Integrante / Rita Enriques - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 2
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    10. 2008-2009. Um duplo olhar sobre as acoes educativas dos Museus de Minas Gerais
      Descrição: Estudo das práticas educativas em 5 museus de Minas Gerais e da relação entre os públicos e os objetos expositivos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lana Mara de Castro Siman - Integrante / SORAIA FREITAS DUTRA - Integrante / Silvania Souza do Nascimento - Integrante / Carla Ferretti - Integrante / PEREIRA, SALES JUNIA - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. PRÊMIO DE ESTÍMULO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    2. Prêmio De Estímulo à Produção Científica - 1º Edição - edital 06/2017, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.
    3. Prêmio de Estímulo ao desenvolvimento de Projetos de Pesquisa - PEDP PEDP no edital 07/2017 – 3º Edição, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Lana Mara de Castro Siman.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (116)
    1. I CONGRESO INTERNACIONAL EDUCACIÓN HISTÓRICA Y ADQUISICIÓN DE COMPETENCIAS CLAVE. 2017. (Congresso).
    2. I Congresso Internacional Educación Histórica y Adquisición de Competencias Clave de. Los Jóvenes y la ciudad: educacion patrimonial para participación ciudadana. 2017. (Congresso).
    3. I J O R N A D A C O M O GRUPO DE PESQUISA PÓLIS E MNÉMOSINE PATRIMÔNIO E CIDADE EM PROCESSOS EDUCATIVOS.A Cidade e a Educação. 2017. (Seminário).
    4. I J O R N A D A C O M O GRUPO DE PESQUISA PÓLIS E MNÉMOSINE PATRIMÔNIO E CIDADE EM PROCESSOS EDUCATIVOS. 2017. (Seminário).
    5. I Seminário Educação e Cidade: Leituras Urbanas.Caminhos de Belo Horizonte. 2017. (Seminário).
    6. I Seminário Educação e Cidade: Leituras Urbanas. 2017. (Seminário).
    7. XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. 2017. (Congresso).
    8. XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. História Local e Desdobramentos Curriculares nas Terras do Rio sem dono: Narrativas e Vozes Docentes. 2017. (Congresso).
    9. XXXV Congreso Internacional de la Asociación de Estudios Latinoamericanos la. Novas cartografias urbanas e educação cidadã. 2017. (Congresso).
    10. XXXV Congreso Internacional de la Asociación de Estudios Latinoamericanos lá. 2017. (Congresso).
    11. 4º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Cartografias ambientais: um diálogo entre a América do Norte e Minas Gerais. 2016. (Seminário).
    12. II Encontro de Pesquisadores Mineiros: Pesquisa e Reflexão da Educação Básica CAPES/FAPEMIG - Edital 13/2012. Práticas e Experiências Educacionais. 2015. (Congresso).
    13. I Jornada de Estudos sobre Mémoria, Educação e Sensibilidades. Palestra quot; Memória, Educação e Sensibilidadesquot;.. 2015. (Congresso).
    14. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de Historia e IV Encontro Internacional do Ensino de História.Experiência do sentido do tempo no Memorial Minas Vale. 2015. (Encontro).
    15. VII Fórum Mestres e Conselheiros - agentes multiplicadores do patrimônio quot;patrimônio e cidadesquot;. Trilhas que encontram a educação: O Movimento Culturarte em Venda Nova. 2015. (Congresso).
    16. VII Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes multiplicadores do patrimônio quot;patrimônio e cidadesquot;. Oficina de um quot;concertadorquot; de sapatos e suas possibilidades de tocar dimensões da educação patrimonial na/da cidade. 2015. (Congresso).
    17. VII Mestres e Conselheiros - Agentes multiplicadores do patrimônio. Cidade visível, cidade sensível, cidade educadora. 2015. (Congresso).
    18. Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. Educação, mudança e espaço público: como pode a educação influenciar as transformações culturais?. 2014. (Congresso).
    19. Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento sustentável. “Educação, mudança e espaço público: como pode a educação influenciar as transformações culturais?”. 2014. (Congresso).
    20. Jornada de Estudos e Pesquisa em formação Docente, Saberes e Pr´stiáticas de História e Geografia.Experiencias de Pesquisa com Livros Didáticos. 2013. (Outra).
    21. Saberes e práticas docente.Pesquisas sobre usos do Livro didático. 2013. (Encontro).
    22. SEMANA UEMG.“Ações educativas em museus”. 2013. (Seminário).
    23. X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA.Pesquisa sobre Ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. (Encontro).
    24. X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA.“20 anos de Pesquisadores do Ensino de História”. 2013. (Encontro).
    25. 14º Seminário de Pesquisa e Extensão.Cidade e Memória. 2012. (Seminário).
    26. 35° Reunião Anual da ANPEd- 2012.Reunião do FORPRED- Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Outra).
    27. Ciclo de Debates Oficinas de História 2012.A temporalidade histórica como categoria central do pensamento histórico. 2012. (Seminário).
    28. VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. Cartografia s) da(s) memória(s) sensíveis na/da cidade. 2012. (Congresso).
    29. VIII Encontro Nacional Perspectivas do ensino de História III encontro Internacional de ensino de História.quot;Aprendizagem da história no espaço da Cidade. 2012. (Encontro).
    30. X Colóquio sobre questões curriculares/ VI colóquio luso brasileiro de currículo.quot;Práticas Culturais: Cheiro de currículo de história que emerge doos tempos usados nos fazeres de uma alfabetizadora com a EJA. 2012. (Outra).
    31. X Colóquio sobre questões curriculares VI Colóquio luso Brasileiro de currículo.Curriculo e ensino das disciplinas escolares: saberes e práticas em tempos de mudança. 2012. (Outra).
    32. 10° Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste- Pós- Graduação m educação na Região SUdeste e, Múltiplas Dimensõe.quot; Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Formação de Professoresquot;. 2011. (Encontro).
    33. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Relações entre História e Memória nos Fazeres Docentes Ordinários com a EJA. 2011. (Encontro).
    34. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.O CAMPO PROBLEMÁTICO DA MEMÓRIA SOCIAL E DE SUAS INTERFACES COM O ENSINO DE HISTÓRIA: questões teóricas e de pesquisa. 2011. (Encontro).
    35. XI Semana de História da Universidade Federal de São João del-Rei. quot; O campo teórico e as práticas do ensino de história. 2011. (Congresso).
    36. Congresso Internacional sobre ensinanza da historia: pensar históricamente en tempos de globalización. . La enseñanza de la Historia en Brasil: la superación de la historia hecha por los blancos. 2010. (Congresso).
    37. Diálogos com o Labepeh UFMG.O que aprendem as crianças com os relatos orais. 2010. (Encontro).
    38. ENDIPE. A cidade como espaço de aprendizagem da História. 2010. (Congresso).
    39. I Semana de História do Pontal- Cultura, Educaão e Ambiente/ III Seminário de Práticas educativas.Educação, Patrimônio, Cultura e Ensino de História. 2010. (Seminário).
    40. Programa Nacional do livro Didático-2011 (PNLD).Avaliação Pedagógica dos livros de História. 2010. (Outra).
    41. XV Endipe.A cidade como espaço de aprendizagem da História. 2010. (Encontro).
    42. XV Endipe.Comissão científica: subtema quot;Ensino de Históriaquot;. 2010. (Encontro).
    43. XV ENDIPE.Avaliação de trabalhos da Seção Ensino de História. 2010. (Simpósio).
    44. European Conference onreading and 1st Ibero- American Forum of Literacies. Livro Didático lido em sala de aula de História. 2009. (Congresso).
    45. I Encontro de Pesquisadores em Educação dos programas de Pós Graduação em Educação de Belo horizonte.quot;Inserção Social das Pesquisas dos Programas para Belo Horizontequot;. 2009. (Seminário).
    46. I Forum Ibero- Amerciano de Literacias/16 th European Conference of Reading.Leitura e escrita da História : desafios para pesquisa e prática docente. 2009. (Simpósio).
    47. VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de Historia.O ensino de história nos primeiros anos de escolarização. 2009. (Encontro).
    48. VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História.Memórias, patrimônio e Ensino de História. 2009. (Encontro).
    49. VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História.Comissão científica: VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História. 2009. (Encontro).
    50. VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História.O ensino de História nos primeiros anos de escolarização. 2009. (Encontro).
    51. VII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Mesa: A narrativa em W Benjamin e M. Bakhtin: elementos para o trabalho com entrevistas. 2009. (Encontro).
    52. VIII Encontro nacional Perspectivas para o ensino de História.quot; GT-6- Memória, patrimônio e ensino de Históriaquot;. 2009. (Encontro).
    53. VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral/ABHO- centro de Pesquisa em História Oral: Trajetórias, abordagense avaliações requot;.A narrativa em W Benjamin e M. Bakhtin: elementos para o trabalho com entrevistas. 2009. (Encontro).
    54. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Avaliação do discente universitário. 2008. (Outra).
    55. I Forum Ibero americano de Leteracias/16 European Conference on reading.Práticas de Leitura em salas de aula de História. 2008. (Simpósio).
    56. LABEPEH promove Diálogos (Faculdade de Educação/UFMG).Leitura e Escrita no Ensino de História. 2008. (Outra).
    57. LABEPEH promove Diálogos (Faculdade de Educação/ UFMG).Letramento: responsabilidade de todos os professores. 2008. (Outra).
    58. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Aprendizagem da História. 2008. (Encontro).
    59. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Pesquisas em salas de aula de História. 2008. (Encontro).
    60. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Aula de História: cultura, discurso e conhecimento. 2008. (Encontro).
    61. VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História.Conhecimento escolar: linhas de investigação. 2008. (Encontro).
    62. XVI Encontro Regional de História da ANPUH.Ensino e aprendizagem de História: saberes e práticas em diferentes ambientes educativos. 2008. (Encontro).
    63. XXVI Encontro Anual Helena Antipoff/ VI Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Patrimônio cultural, museus, ciência e educação: diálogos. 2008. (Encontro).
    64. Colloque annuel international des didactiques de la géographie et de l'histoire.LA LECTURE DU TEXTE HISTORIQUE EN SALLE DE CLASSE: LES MEDIATIONS DIALOGIQUES. 2007. (Simpósio).
    65. História e Educação.Balanço do ensino de História no Brasil. 2007. (Encontro).
    66. I Seminário Educação e Cidade: Leituras Urbanas. 2007. (Seminário).
    67. Livro Didático: Educação e História.Processo de escolha de livros didáticos de história: atores, cenários e tramas. 2007. (Simpósio).
    68. Livro Didático: Educação e História.A prática pedagógica mediada pelo livro didático. 2007. (Simpósio).
    69. Oficina de Expografia. 2007. (Oficina).
    70. Patrimônio e Educação: diálogos e práticas.Esscola e Museu: diálogos e práticas. 2007. (Encontro).
    71. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Livros Didáticos de História: o que quot;guiaquot; as escolhas dos professores?. 2007. (Encontro).
    72. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.A produção do conhecimento em aulas de História: currículos e espaços de aprendizagem. 2007. (Encontro).
    73. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Currículos, Políticas Públicas e Ensino de História. 2007. (Encontro).
    74. Congresso Euro-Brasileiro - Gestão Patrimonio Cultural. Mesa Redonda - Patrimônio Cultural e Educação. 2006. (Congresso).
    75. Formação Continuada de Porfessores.O lugar das Ciências Humanas na Educação Básica. 2006. (Seminário).
    76. Seminário Formação continuada de Professores.O lugar das ciências Humanas na Educação básica. 2006. (Seminário).
    77. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Fórum de Discussão - Grupos de pesquisa e laboratórios em ensino de História no Brasil: temáticas, abordagens e perspectivas de articulação nacional e internacional. 2006. (Congresso).
    78. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de Historia.quot;Salas de Aula de História Perspectivas Teóricas e Metodologias de Pesquisas. 2006. (Encontro).
    79. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História.Aprendizagem em História: cognição, cultura e linguagem.. 2006. (Encontro).
    80. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História - Novos Problemas e Novas Abordagens. Salas de Aula de História: perspectivas teóricas e metodológicas de pesquisa. 2006. (Congresso).
    81. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.quot;Salas de Aula de História Perspectivas Teóricas e Metodológicas de Pesquisasquot;. 2006. (Encontro).
    82. VII Semana da Educação da FAFISETE.Palestrante da Mesa-redonda “Relato de Grupos de Pesquisa”. 2006. (Encontro).
    83. UFMG Jovem - Semana do Conhecimento da UFMG.Os Jovens e a História: discutindo a conjuntura política atual. 2005. (Outra).
    84. VII encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VII ecncontro de Pesquisa em Educação no Brasil/ Região Sudeste- Educação: Direito ou Serviço?. 2005. (Encontro).
    85. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educação Direito ou Serviço?. 2005. (Encontro).
    86. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.O CAMPO PROBLEMÁTICO DA MEMÓRIA SOCIAL E DE SUAS INTERFACES COM O ENSINO DE HISTÓRIA: questões teóricas e de pesquisa. 2005. (Encontro).
    87. II Semana Acadêmica do Curso de História “Repensando a República: História, Pesquisa e Ensino”.Mesa-redonda “A Prática de Leitura e o Ensino de História”.. 2004. (Encontro).
    88. Rede de trocas - A rede discute suas experiências.Curriculo de História: perspectivas de mudança. 2004. (Outra).
    89. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.quot; Tempo, memória e ambiente familiar no desenvolvimento do pensamento histórico de crianças de meios Popularesquot;. 2004. (Encontro).
    90. Educação e representação do tempo.Mesa redonda: O tempo e produção do conhecimento escolar. 2003. (Seminário).
    91. Linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino.Participação em mesa redonda e sessão coordenada: Linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino. 2003. (Encontro).
    92. Presence of the Past. Congresso internacional de Ensino de História. 2003. (Congresso).
    93. VI Jornada Pedagógica - Educação: Desafios e Possibilidades - Oficinas: Violência na escola.Oficinas de formação de professores. 2003. (Oficina).
    94. XXII Simpósio Nacional de História.Da relação com o saber: condições de produção , transmissao e aquisção do conhecimento histórico escolar. 2003. (Simpósio).
    95. .Seminário organizado pelo GT DE ENSINO DE HSITÓRIA DE MINAS GERAIS. 2001. (Seminário).
    96. .Participação no comitê de correspondentes internacionais da Revista le Cartable Clio. 2001. (Outra).
    97. Indentités, mémoires et conscience historique. Congresso organizado pela Société pour la Didactique de l'histoire. 2001. (Congresso).
    98. IV Seminário Perspectivas de Ensino de História.Perspectivas do ensino de História. 2001. (Seminário).
    99. IV Seminário Perspectivas do Ensino de História.Perspectivas do Ensino de História. 2001. (Seminário).
    100. JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. 2001. (Encontro).
    101. Seminário.Discursos e imagens no ensino da história. 2001. (Seminário).
    102. Seminário dos cursos de História e Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce.Apresentação de 3 palestras para alunos dos Cursos de Graduação em História e Pedagogia. 2001. (Seminário).
    103. XXI Simpósio Nacional de História.A História no novo milênio:entre o individua e o coletivo.. 2001. (Simpósio).
    104. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA.GT ENSINO DE HISTÓRIA. 1999. (Encontro).
    105. II ENCOTNRO GT E ENSINO DE HISTÓRIA DE MINAS GERAIS.GT E ENSINO DE HISTÓRIA DE MINAS GERAIS. 1999. (Encontro).
    106. XX Simpósio Nacional de História.Fronteiras e mediações no Ensino de história. 1999. (Simpósio).
    107. O Curso de pedagogia em Discussão.Cursos de pedagogia: reformulações recentes, mesa redonda. 1998. (Seminário).
    108. CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Área de História, para o 1o e 2o ciclos do Ensino. 1997. (Congresso).
    109. Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.Mudança de programa, Mudança do Paradigma e Embates Sócio-Políticos no Ensino de História: o caso de Minas Gerais.. 1997. (Encontro).
    110. III Encontro Estadual de Geografia- MG.quot;A proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino fundamental de Geografia e História e as Novas Tendências Curriculares. 1997. (Encontro).
    111. II SEMANA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA.Mesa Redonda: Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Área de História.. 1997. (Encontro).
    112. Mesa Redonda aos Alunos de História.Mesa-Redonda: Currículos e Programas no Ensino de História na Escola Fundamental. 1997. (Seminário).
    113. Simpósio Nacional de História.Mudanças no Ensino de História em Minas Gerais. 1997. (Simpósio).
    114. II Seminário Internacional Educação Escolar no marco das novas políticas educacionais.II Seminário Internacional: Educação Escolar no marco das novas políticas educacionais. 1996. (Seminário).
    115. Seminário de Lançamento da Cátedra UNESCO: Formação de professores.Finalidades e perspectivas de desenvolvimento da Cátedra da UNESCO em formação de professores, na modalidade do ensino à distância.. 1996. (Seminário).
    116. Seminário Internacional de Didática de História. Du front de combat a la diversité de perspectives: les avancés et les impasses vécus par les enseignants d'histoire au Brésil.. 1995. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. VIANA, R. S. ; ENGLER, R. C. ; NAVEDA, L.. I Forum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias. 2017. Congresso
    2. SIMAN, LANA MARA DE CASTRO. I J O R N A D A C O M O GRUPO DE PESQUISA PÓLIS E MNÉMOSINE PATRIMÔNIO E CIDADE EM PROCESSOS EDUCATIVOS. 2017. (Congresso).. . 0.
    3. SIMAN, L. M. C.; KARWOSKI, A. M. ; MOREIRA, A. F. ; OLIVEIRA, B. J. ; FARIA FILHO, Luciano Mendes ; CARMO, M. A. A. ; OTONI, M. A. R. ; DINIZ, M.. III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. Congresso
    4. SIMAN, L. M. C.; RICCI, C. S. ; ARRUDA, Eucidio Pimenta. XI Perspectivas do Ensino de História e II Perspectivas Internacional. 2015. Congresso
    5. SIMAN, L. M. C.; SILVA, S. A. ; BRITO, J. E.. quot; s Museus em Cabo Verde: reconversão museológica do sítio histórico da Cidade Velhaquot;. 2014. Outro
    6. SIMAN, L. M. C.; AGUIAR JÚNIOR, O. ; Junia Sales Pereira. Ensino de História- XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2010. Outro
    7. VILELA, R. A. T. ; SIMAN, L. M. C.. I ENCONTRO DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE. 2009. Outro
    8. Siman, Lana Mara Castro; PEREIRA, M. C. M. E.. Escolas onde a Literacia Florece. 2009. Outro
    9. DUTRA, S. F. ; SIMAN, L. M. C.. DIÁLOGOS COM LABEPEH. 2007. Outro
    10. SIMAN, L. M. C.. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História. 2006. (Congresso).. . 0.
    11. COELHO, A. R. ; SIMAN, L. M. C.. Diálogos com o LABEPEH. 2006. Outro
    12. SIMAN, L. M. C.. TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNDO OCIDENTAL. 1999. (Outro).. . 0.
    13. SIMAN, L. M. C.. PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS E NOVS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 1999. (Outro).. . 0.
    14. SIMAN, L. M. C.. EMBATES POLÍTICOS EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Lana Mara de Castro Siman ⇔ Lorene dos Santos (5.0)
      1. SANTOS, Lorene dos; SIMAN, L. M. C.. O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas. História & Ensino (UEL). v. 14, p. 95-114, issn: 1414-3488, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTIAGO, C. F. ; SIMAN, L. M. C. ; SANTOS, Lorene dos. Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do CEFOR PUC Minas. Cadernos de História (Belo Horizonte). v. 10, p. 96-111, issn: 1679-5636, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, Lorene dos; SIMAN, L. M. C.. •#09;A temática africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas Expositores. Em: X Jornadas Nacionales y I Internacional de Ensenanza de la Historia, p. 1-10, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SANTOS, L. ; FERRETTI, C. ; Junia Sales Pereira ; SIMAN, L. M. C.. SANTOS, Lorene dos ; SIMAN, L. M. C. ; SALLES ; ASSUNCAO, V. O. R. ; SANTIAGO, C. F. . Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO
        [ busca Google | busca Bing ]
      5. FERRETTI, C. ; ASSENCAO, V. R. ; SIMAN, L. M. C. ; SANTOS, L.. Formação de Tutores locais para o curso Ensino de História e cultura africana e afro-brasileira. 2006. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Lana Mara de Castro Siman ⇔ Luísa Teixeira Andrade (4.0)
      1. ANDRADE, Luisa Teixeira ; SIMAN, L. M. C.. •#09;História em sala de aula: interações discursivas e conhecimento. Em: X Jornadas nacionales y I Internacional de Enseñanza de la Historia, p. 1-10, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, Luisa Teixeira ; SIMAN, L. M. C.. “Aula de História: princípios e práticas culturais. Em: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ANDRADE, Luísa Teixeira; SIMAN, L. M. C.. A pratica pedagógica mediada pelo livro didático: instituindo princípios e práticas culturais em sala de aula. Em: Simpósio Internacional ? Livro Didático: Educação e História, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SIMAN, L. M. C. ; COELHO, Araci ; ANDRADE, Luísa Teixeira ; FURTUNATO, Bruno. As Leituras e usos dos livros didáticos de História em salas de aula. 2006. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Lana Mara de Castro Siman ⇔ Karla Cunha Padua (1.0)
      1. PADUA, K. C.; SIMAN, L. M. C. (Org.) ; SCALDAFERRI, D. C. M. (Org.). MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: Contribuições para os estudos da localidade na Educação Básica. 1 ed. Belo Horizonte: Mazza, 2017. v. 1, p. 161.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Lana Mara de Castro Siman ⇔ Eduardo Goulart Collares (1.0)
      1. COLLARES, Eduardo Goulart; CARVALHO, R. C. R.. Introdução. Em: PÁDUA, Karla Cunha; SIMAN, Lana Mara de Castro; SCALDAFERRI, Dilma Célia Mallard. (Org.). MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: Contribuições para os estudos da localidade na Educação Básica. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Prismas. 2017.v. 1, p. 17-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04