Lattes UEMG

Loque Arcanjo Junior

Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Pós-doutorado pela Escola de Música do Depto de Música da UFMG na linha de pesquisa Música e Cultura. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa PAMVILLA - Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos da ECA/USP e ao Grupo de Pesquisa Corpo, Música e Cultura da Escola de Música da UEMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Departamento de Teoria Musical da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde desenvolve pesquisa nas áreas de Música e História no Centro de Pesquisa da Escola de Música. É membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Escola de Música, do Comitê de Avaliação da Editora da UEMG e do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-UEMG). Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Heitor Villa-Lobos na América Hispânica: estudo da nternacionalização da obra do compositor brasileiro a partir do Acervo Curt Lange (1930-1945) -PaPQ-UEMG. Leciona as disciplinas de História da Arte, História da Música Brasileira e Antropologia Cultural. Professor dos cursos de História, Pedagogia e Música Popular do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e coordenador do Laboratório Multidisciplinar do IED-Instituto de Educação. Leciona as disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos, Teoria da História, e Historiografia Contemporânea e História da Arte. É autor dos livros: Heitor Villa-Lobos os sons de uma nação imaginada (Editora Letramento, 2016) e O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (Editora E-papers, 2008). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5721916789388301 (03/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. Rua Riachuelo 1321 Padre Eustáquio 31110320 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34798301 URL da Homepage: .http://esmu.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. Heitor Villa-Lobos na America Hispanica: estudo da internacionalizacao da obra do compositor brasileiro a partir do Acervo Curt Lange (1930-1945
      Descrição: Este projeto propõe uma análise crítica das visitas de Villa-Lobos ao Uruguai e à Argentina, realizadas em 1940, juntamente com a ?Embaixada Artística Brasileira?, destacando-se as questões históricas envolvendo os intercâmbios político-culturais entre estes países naquele contexto, articuladas com a construção de imagens e significados sobre Villa-Lobos e sua obra a partir destes intercâmbios. Além disso, estas viagens fizeram com que ele estreitasse relações com personalidades muito significativas da música latina americana. Exemplo pouco explorado consiste no seu diálogo com o musicólogo alemão naturalizado uruguaio Francisco Curt Lange com o qual estabeleceu um fecundo diálogo. A proposta consiste em discutir as questões relacionadas a história da diplomacia brasileira destacando as relações entre música e diplomacia cultural no contexto do Estado Novo (1937-1945) como instrumento de reflexão para nosso tempo presente. Como estudo de caso, pretende-se analisar produção musical do compositor Heitor Villa-Lobos e sua relação com a política externa brasileira no contexto do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial revisitando de modo crítico diversas fontes históricas, tais como críticas publicadas em periódicos, programas de concerto, iconografia e cartas em articulação com a linguagem musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Paulo de Tarso Salles - Integrante / Luiz Bavaresco Naveda - Integrante / Alexandre Reis - Integrante / Juliana Caetano - Integrante / Rubens Natal Giaquinto - Integrante / Gabriel Barreto Aramuni - Integrante / João Nery - Integrante / Samuel Assis - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    2. 2019-2020. Os Sons das Imagens: Os sons das imagens: praticas e representacoes sociais na iconografia musical brasileira
      Descrição: Ao longo da história da história da música, percebe-se que as fontes de caráter não iconográfico, ou seja, aquelas ?escritas? foram privilegiadas pelas pesquisas até bem recentemente. As imagens, quando utilizadas pelo historiador, se apresentavam sob a lógica da ?ilustração?. Este material iconográfico deve ser integrado à problemática da música enquanto patrimônio cultural. A partir do estudo crítico dos significados que atribuem sentido histórico às práticas musicais, sua historicidade se apresenta de modo mais claro. Os objetos musicais podem ser entendidos como objetos sociais e, em consequência, como representações sociais. É por esta razão que ?o modo como indivíduos e grupos reagem ante eles [os objetos musicais] seria influenciado pelas representações que os indivíduos têm sobre música e sobre a instituição a que estão vinculados?. Assim, ?a abordagem das representações sociais é um modelo conceitual capaz de explicar os processos de criação e apreciação artísticos, integrando aspectos históricos, sociais e culturais?. Esta abordagem permite ?analisar o fenômeno musical em seu duplo papel, tanto como produto da realidade social quanto como parte do processo de construção da realidade? . O estudo iconográfico e histórico cultural das representações acerca da produção musical no Brasil torna-se instrumento para a articulação da música enquanto patrimônio imaterial a partir do reconhecimento histórico de seus significados... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Luiz Bavaresco Naveda - Integrante / Alexandre Reis - Integrante / Juliana Caetano - Integrante / Rubens Natal Giaquinto - Integrante / Samuel Assis - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 2
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    3. 2019-2019. Heitor Villa-Lobos na America Hispanica: estudo da internacionalizacao da obra do compositor brasileiro a partir do Acervo Curt Lange (1930-1945
      Descrição: Este projeto propõe uma análise crítica das visitas de Villa-Lobos ao Uruguai e à Argentina, realizadas em 1940, juntamente com a ?Embaixada Artística Brasileira?, destacando-se as questões históricas envolvendo os intercâmbios político-culturais entre estes países naquele contexto, articuladas com a construção de imagens e significados sobre Villa-Lobos e sua obra a partir destes intercâmbios. Além disso, estas viagens fizeram com que ele estreitasse relações com personalidades muito significativas da música latina americana. Exemplo pouco explorado consiste no seu diálogo com o musicólogo alemão naturalizado uruguaio Francisco Curt Lange com o qual estabeleceu um fecundo diálogo. A proposta consiste em discutir as questões relacionadas a história da diplomacia brasileira destacando as relações entre música e diplomacia cultural no contexto do Estado Novo (1937-1945) como instrumento de reflexão para nosso tempo presente. Como estudo de caso, pretende-se analisar produção musical do compositor Heitor Villa-Lobos e sua relação com a política externa brasileira no contexto do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial revisitando de modo crítico diversas fontes históricas, tais como críticas publicadas em periódicos, programas de concerto, iconografia e cartas em articulação com a linguagem musical... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Luiz Bavaresco Naveda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    4. 2018-2019. Arquivo Joao Etienne Arreguy Filho (1918-1998): Jornalismo, literatura e artes em Minas Gerais
      Descrição: Projeto de pesqusia que tem como objetivo central o estudo historiográfico da trajetória de João Etienne Arreguy Filho, atuante, sobretudo no jornalismo, na literatura e no teatro. A pesquisa também se deterá na atuação de Etienne no âmbito da intelectualidade mineira e sua relação com intelectuais de envergadura nacional, como Alceu Amoroso Lima (1893-1983) ? de quem, inclusive, Etienne foi secretário ? e Mário de Andrade (1893-1945), mentor de toda uma geração.Este estudo tem como documentação principal parte de seu acervo pessoal que foi doado para o Laboratório de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário de Belo Horizonte.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / DUARTE, Cláudio monteiro - Integrante / Raul de Oliveira Amaro Lanari - Integrante / Izamara Barbosa Arcanjo Ferreira Silva - Integrante.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    5. 2018-2019. Musica, Musicologia e Historia: dialogos sobre a musica brasileira na correspondencia de Francisco Curt Lange (1930-1945)
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve as relações entre História, Música e Ciências Sociais que consiste na analise da construção de redes de sociabilidades desenhadas por Francisco Curt Lange com a música e a musicologia brasileiras representadas por Mário de Andrade, Koellreuter e Villa-Lobos. O estudo da troca de cartas entre estes interlocutores é significativo para a história da música e para a musicologia brasileiras. Na perspectiva das Ciências Sociais, estes diferentes projetos constantemente se apresentam num campo de manifestação de discursos constituem uma rede de sociabilidades a ser analisada na especificidade desses diálogos e em relação ao social . O mapeamento desta tipologia de fonte consiste na identificação do volume de cartas endereçadas a cada um dos correspondentes e sua distribuição temporal, sua periodicidade e a regularidade das trocas, cujos resultados permitirão visualizar a rede em pleno funcionamento, rede esta que envolve diferentes projetos musicais e musicológicos tanto no âmbito nacional quanto internacional... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / NASCIMENTO, Alexandra - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    6. 2017-2018. Olhares sobre o bairro Lagoinha: cotidiano, memorias, educacao e patrimonio
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve História Cultural, Educaçãp Patrimonial, Antropologia Urbana, e Artes. A pesquisa tem como objetivo desenvolver um trabalho sobre a memória do bairro Lagoinha em Belo Horizonte. Mapear as diferentes representações construídas pelos moradores a partir da pesquisa oral. Compreender como sujeitos constroem um imaginário sobre a Lagoinha e sobre sua própria existência. A fotografia como instrumento de análise da percepção e interpretação do patrimônio na busca pela intersubjetividade e sensibilidade como interpretação do patrimônio. Os membros do projeto como multiplicadores para desenvolverem atividades/oficinas de educação patrimonial juntamente com que os alunos das escolas do bairro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Ana Rosa Vidigal - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    7. 2017-2018. FRANCISCO CURT LANGE E CARLOS DRUMMOND ANDRADE: PRATICAS MUSICAIS E REDES DE SOCIABILIDADE NO BRASIL (1941-1950)
      Descrição: São diversos os personagens do nacionalismo musical brasileiro que trocaram cartas com o musicólogo alemão radicado no Uruguai, Francisco Curt Lange, (1903-1997). A proposta dessa segunda etapa da pesquisa da qual este resumo é resultado se concentrou no estudo das cartas inéditas trocadas entre Curt Lange e um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond Andrade. O ineditismo destas cartas, ainda não utilizadas como objeto de pesquisa, até aquele momento, demonstraram a relevância desta investigação que ainda está em andamento. Embora o foco da segunda etapa se concentrar nas cartas trocadas entre Francisco Curt Lange e Carlos Drummond Andrade, durante a pesquisa, diversos outros atores tais como, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Koellreuter e Claudio Santoro apareceram dentro de uma rede de sociabilidades tecida em especial pelo projeto musicológico de Francisco Curt Lange. A ampliação do estudo desta rede de sociabilidades se concentra agora nas cartas trocadas entre Francisco Curt Lange e Carlos Drummond Andrade (1902-1987). O presente trabalho se concentrará naquelas cartas trocadas entre os anos de 1941 e 1950. Nesse momento procurava-se construir uma identidade nacional por parte dos brasileiros e surgia ? por outro lado ? um outro nacionalismo idealizado por Francisco Curt Lange. Esse contexto político e cultural bastante significativo para a história da música no Brasil é nossa área de atuação nessa etapa do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Alexnadra Nascimento Passos - Integrante.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    8. 2017-2018. A MUSICA COLONIAL MINEIRA NA MUSICOLOGIA E NA CORREPONDENCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1944-1946)
      Descrição: A proposta de pesquisa foi elaborada para se desenvolver em duas fases. Durante a primeira fase se concentrará na leitura da bibliografia produzida por Francisco Curt Lange na qual o musicólogo analisa as temáticas referentes à musica mineira colonial. Esta se refere às obras de Francisco Curt Lange sobre a música colonial produzida nas Minas de fins do século XVIII ao século XIX. Juntamente com esta leitura, o objetivo consiste no levantamento e a leitura da produção historiográfica atual sobre a temática: artigos, dissertações e teses. Num segundo momento, o projeto se concentrará na pesquisa a ser desenvolvida no Acervo Curt Lange, localizado na Biblioteca Central da UFMG para desenvolver um mapeamento na correspondência de Curt Lange com pesquisadores brasileiros cuja temática a ser pesquisada se refere a musica colonial mineira setecentista e oitocentista, em especial aquelas cartas trocadas entre Lange e Carlos Drummond de Andrade, nesta fase iniciará a digitalização, organização temporal, leitura e levantamento temático da correspondência trocada entre Curt Lange e o poeta mineiro (produzida no recorte temporal 1940-1946), presente na série 2. Correspondência. O trabalho consiste em estabelecer a regularidade das cartas, as temáticas presentes nas escritas, os personagens citados nas mesmas, e fundamentalmente, o debate sobre o projeto de pesquisa de Lange que resultou na ?descoberta? da música colonial mineira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Rangel Cerceau Netto - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    9. 2016-2017. MUSICA, MUSICOLOGIA E HISTORIA: DIALOGOS SOBRE A MUSICA BRASILEIRA NA CORRESPONDENCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1930-1945)
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve as relações entre História, Música e Ciências Sociais que consiste na analise da construção de redes de sociabilidades desenhadas por Francisco Curt Lange com a música e a musicologia brasileiras representadas por Mário de Andrade, Koellreuter e Villa-Lobos. O estudo da troca de cartas entre estes interlocutores é significativo para a história da música e para a musicologia brasileiras. Na perspectiva das Ciências Sociais, estes diferentes projetos constantemente se apresentam num campo de manifestação de discursos constituem uma rede de sociabilidades a ser analisada na especificidade desses diálogos e em relação ao social . O mapeamento desta tipologia de fonte consiste na identificação do volume de cartas endereçadas a cada um dos correspondentes e sua distribuição temporal, sua periodicidade e a regularidade das trocas, cujos resultados permitirão visualizar a rede em pleno funcionamento, rede esta que envolve diferentes projetos musicais e musicológicos tanto no âmbito nacional quanto internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Alesandra Nascimento - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    10. 2015-2016. Inventario do Patrimonio Cultural do bairro Santa Tereza, Belo Horizonte/MG, e oficinas de Educacao Patrimonial em conexao com as midias sociais.
      Descrição: O projeto pretende realizar um inventário das edificações e manifestações culturais históricas existentes no bairro Santa Tereza, Belo Horizonte, um dos mais antigos da capital mineira e local de grande efervescência cultural. Serão realizadas visitas técnicas periódicas às edificações e locais de ocorrência das manifestações culturais, com registro fotográfico e a realização de entrevistas para identificar as percepções dos moradores do local sobre as transformações ocorridas na região nas últimas décadas. A partir desses dados, do confronto deles com a bibliografia nas áreas do Patrimônio Cultural, Antropologia Urbana e Pedagogia (especificamente a Educação Patrimonial) e das discussões em grupo, pretende-se elaborar artigos acadêmicos e cartilhas para a distribuição em escolas públicas da região e oficinas de Educação Patrimonial entre os alunos do Centro Universitário de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa também serão disponibilizados para a consulta em uma página da internet a ser criada pelos integrantes do projeto, com conexões com redes sociais como o Facebook e o Twitter. Espera-se, dessa forma, difundir as informações obtidas para um público mais amplo que o dos acadêmicos dedicados ao estudo do patrimônio cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Integrante / Rangel Cerceau Netto - Coordenador / Raul de Oliveira Amaro Lanari - Integrante.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    11. 2015-2016. Olhares Sobre o Bairro Lagoinha: imagens, cotidiano e memorias.
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve História Cultural, Educaçãp Patrimonial, Antropologia Urbana, e Artes. A pesquisa tem como objetivo desenvolver um trabalho sobre a memória do bairro Lagoinha em Belo Horizonte. Mapear as diferentes representações construídas pelos moradores. Compreender como sujeitos constroem um imaginário sobre a Lagoinha e sobre sua própria existência. A pesquisa pretedente construir um banco de dados por meio da pesquisa oral para ser disponibilizada pelo LADEPH, Laboratório de Ensino e Pesquisa do UNIBH,bem como utilizar a fotografia como instrumento de análise da percepção que os alunos das escolas do bairro constróem sobre o espaço urbano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Rangel Cerceau Netto - Integrante / Raul de Oliveira Amaro Lanari - Integrante / NASCIMENTO, Alexandra - Integrante / ANDRADE, Luisa Teixeira - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    12. 2015-2016. MUSICA, MUSICOLOGIA E HISTORIA: DIALOGOS SOBRE A MUSICA BRASILEIRA NA CORRESPONDENCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1930-1945)
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve as relações entre História, Música e Ciências Sociais que consiste na analise da construção de redes de sociabilidades desenhadas por Francisco Curt Lange com a música e a musicologia brasileiras representadas por Mário de Andrade, Koellreuter e Villa-Lobos. O estudo da troca de cartas entre estes interlocutores é significativo para a história da música e para a musicologia brasileiras. Na perspectiva das Ciências Sociais, estes diferentes projetos constantemente se apresentam num campo de manifestação de discursos constituem uma rede de sociabilidades a ser analisada na especificidade desses diálogos e em relação ao social . O mapeamento desta tipologia de fonte consiste na identificação do volume de cartas endereçadas a cada um dos correspondentes e sua distribuição temporal, sua periodicidade e a regularidade das trocas, cujos resultados permitirão visualizar a rede em pleno funcionamento, rede esta que envolve diferentes projetos musicais e musicológicos tanto no âmbito nacional quanto internacional... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Domingos Sávio Lins Brabdão - Integrante / Alesandra Nascimento - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    13. 2014-2015. MUSICA, MUSICOLOGIA E HISTORIA: DIALOGOS SOBRE A MUSICA BRASILEIRA NA CORRESPONDENCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1930-1945)
      Descrição: Projeto interdisciplinar que envolve as relações entre História, Música e Ciências Sociais que consiste na analise da construção de redes de sociabilidades desenhadas por Francisco Curt Lange com a música e a musicologia brasileiras representadas por Mário de Andrade, Koellreuter e Villa-Lobos. O estudo da troca de cartas entre estes interlocutores é significativo para a história da música e para a musicologia brasileiras. Na perspectiva das Ciências Sociais, estes diferentes projetos constantemente se apresentam num campo de manifestação de discursos constituem uma rede de sociabilidades a ser analisada na especificidade desses diálogos e em relação ao ?social?. O mapeamento desta tipologia de fonte consiste na identificação do volume de cartas endereçadas a cada um dos correspondentes e sua distribuição temporal, sua periodicidade e a regularidade das trocas, cujos resultados permitirão visualizar a rede em pleno funcionamento, rede esta que envolve diferentes projetos musicais e musicológicos tanto no âmbito nacional quanto internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / alexandra nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
    14. 2012-2019. A PRODUCAO MUSICAL MINEIRA: UMA PERSPECTIVA ATRAVES DA EDICAO DE OBRAS PERTENCENTES AO ACERVO MAESTRO CHICO ANICETO
      Descrição: Transcrever digitalmente, analisar musicologicamente e editar obras selecionadas do Acervo; pesquisar a biografia dos compositores cujas obras se encontram no Acervo. ampliar os debates acadêmicos sobre a música no Brasil e a sua inter-relação com outras áreas afins; difundir a experiência e o conhecimento adquiridos no processo de editoração de obras musicais raras incentivar a promoção de eventos públicos e de audições das obras editadas .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Loque Arcanjo Junior - Coordenador / Domingos Sávio Lins Brabdão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Loque Arcanjo Junior.
      Descrição: ? Transcrever digitalmente, analisar musicologicamente e editar obras selecionadas do Acervo; ? pesquisar a biografia dos compositores cujas obras se encontram no Acervo. ? ampliar os debates acadêmicos sobre a música no Brasil e a sua inter-relação com outras áreas afins; ? difundir a experiência e o conhecimento adquiridos no processo de editoração de obras musicais raras ? incentivar a promoção de eventos públicos e de audições das obras editadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Domingos Sávio Lins Brandão - Coordenador / Guilherme Matozinhos da Silva - Integrante / Aline Martins de Oliveira - Integrante / Isabela Pereira Grossi Alvarenga - Integrante.
      Membro: Domingos Savio Lins Brandao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (67)
      1. I FIC no Campus-Seminário de Articulação entre Formação Inicial e Continuada,."A Internacionalização da obra de Villa-Lobos na Argentina no contexto do Estado Novo (1940)". 2020. (Seminário).
      2. Projeto Repente.História Cultural, Arte e Regimes de Historicidade. 2020. (Encontro).
      3. 13a Primavera dos Museus-Villa-Lobos 60 de celebração.Heitor Villa-Lobos no Acervo Curt Lange. 2019. (Seminário).
      4. Colóquio de Música Antiga.Francisco Curt Lange e a reinvenção da descoberta: mulatismo musical, modernismo e patrimõnio. 2019. (Seminário).
      5. IX SEMINÁRIO DE ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.Música, diversidade e Patrimônio Histórico. 2019. (Seminário).
      6. IX Simpósio Internacional de Musicologia.Perspectivas historiográficas para a obra de Heitor Villa-Lobos (1959-2019). 2019. (Simpósio).
      7. V Congresso Internacional da ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK. O filme Roma: entre as narrativas cinematográfica e historiográfica: autobiografia, micro-narrativa e memória. 2019. (Congresso).
      8. V Simpósio Villa-Lobos.Heitor Villa-Lobos; um embaixador brasileiro no Uruguai. 2019. (Simpósio).
      9. X Seminário de Música Brasileira e I Coloquio de Pesquisa em Música.Heitor Villa-Lobos; um embaixador brasileiro no Uruguai. 2019. (Seminário).
      10. Ciclo de Debates do Depto de Ciência Política FAFICH/UFMG: Soberania e política externa: o embate entre "nacionalistas" e "entreguistas" redivivo?.O Dossiê Villa-Lobos e o Choros n° 10: modernismo, ?plágio? e opinião pública em tempos de crise política no Brasil (1952-54). 2018. (Outra).
      11. EXPOSIÇÃO COLECIONAR O MUNDO: OBJETOS CIÊNCIA E CULTURA.Acervo Curt Lange: olhares e escutas sobre o patrimônio musical. 2018. (Oficina).
      12. II ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DO CAMPO DAS VERTENT.Francisco Curt Lange e as políticas patrimoniais no Brasil no contexto do Estado Novo (1937-1945). 2018. (Encontro).
      13. IV Simpósio Villa-Lobos.O Dossiê Villa-Lobos e o Choros n° 10: modernismo, ?plágio? e opinião pública em tempos de crise política no Brasil (1952-54). 2018. (Outra).
      14. Seminário Musica e Cultura.Francisco Curt Lange e o mulatismo musical: historiografia, musicologia e patrimônio musical. 2018. (Seminário).
      15. 1o Coloquio de Pesquisa em Música. Cláudio Santoro e o Americanismo Musical de Francisco Curt Lange: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidades no Brasil (1940-1946). 2017. (Congresso).
      16. III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões. Festival Villa-Lobos 2017..Heitor Villa-Lobos e o americanismo musical de Francisco Curt Lange. 2017. (Simpósio).
      17. III Simpósio Villa-Lobos: novos desafios interpretativos.A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940. 2017. (Simpósio).
      18. Seminário Acervo Curt Lange.A MÚSICA COLONIAL MINEIRA NA MUSICOLOGIA E NA CORREPONDÊNCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1944-1946). 2017. (Seminário).
      19. VI EPHIS 2017- Encontro de Pesquisa em História da UFMG."Olhares sobre o Bairro Lagoinha: cotidiano, memórias, Educação e Patrimônio". 2017. (Encontro).
      20. VI EPHIS 2017- Encontro de Pesquisa em História da UFMG."Os sons de uma cidade moderna: a Suite Popular Brasileira e o modernismo carioca no violão de Heitor Villa-Lobos 1908-1923". 2017. (Encontro).
      21. X Seminário de Música Brasileira.A MÚSICA COLONIAL MINEIRA NA MUSICOLOGIA E NA CORREPONDÊNCIA DE FRANCISCO CURT LANGE (1944-1946). 2017. (Seminário).
      22. X Seminário de Música Brasileira.Mesa redonda: "250 anos do nascimento do Pe. José Maurício".. 2017. (Seminário).
      23. História e Memória no Museu da Memória do Judiciário Mineiro.História e Memória no Museu da Memória do Judiciário Mineiro. 2016. (Seminário).
      24. IX Seminário de Musica Brasileira da Escola de Música da UEMG:.Cláudio Sabtoro, Fancisco Curt Lange e J. Koellreuter: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidades no Brasil entre os anos de 1940-1946. 2016. (Seminário).
      25. 1a Semana de Arte Moderna da Casa JK.Villa -Lobos. 2015. (Encontro).
      26. Virada Cultural do Instituto de Educaçao do UNIBH.O violão brasileiro de Heitor Villa-lobos de Bach a João Pernambuco. 2015. (Encontro).
      27. Ditadura militar e eleições 2014.Movimentos sociais e eleiçoes presidenciais nas redes sociais e nas mídias. 2014. (Seminário).
      28. III Encontro de Pesquisa em História.Música, musicologia e história: diálogos sobre a música brasileira na correspondecia de Francisco Curt Lange.. 2014. (Encontro).
      29. Seminário Internacional de História da Arte : História e Cultura, Genero Artístico- processo artístico. O universo cultural da obra de arte.O Impressionismo de Claude Debussy na obra de HEitor Villa-Lobos como expressão do Modernismo Brasileiro. 2014. (Seminário).
      30. Tarte de Cultura 2014.Curt Lange e a redescoberta da música barroca mineira.. 2014. (Encontro).
      31. VII SEMINÁRIO DE MÚSICA BRASILEIRA DA ESMU/UEMG.Diálogos musicais entre Mário de Andade e Francisco Curt Lange: a música brasileira entre o Pan-germanismo, o Pan-americanismo e o Latino-americanismo. 2014. (Seminário).
      32. VII SEMINÁRIO DE MÚSICA BRASILEIRA DA ESMU/UEMG.Cláudio Sabtoro, Fancisco Curt Lange e J. Koellreuter: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidades no Brasil entre os anos de 1940-1946. 2014. (Seminário).
      33. X Semana de História e V Colóquio de iniciação científica.História e Música: a modernidade musical da obra para violão de Heitor Villa-lobos.. 2014. (Encontro).
      34. 15° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A PRODUÇÃO MUSICAL MINEIRA: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA EDIÇÃO DE OBRAS PERTENCENTES AO ACERVO MAESTRO CHICO ANICETO. 2013. (Seminário).
      35. II Encontro de Pesquisa em História da UFMG ---- EPHIS.O violão de Heitor Villa-Lobos entre a Bellle Epoque e as rodas de choro. 2013. (Encontro).
      36. II Encontro de Pesquisa em História da UFMG ---- EPHIS,.A América Latina e o Americanismo Musical de Franz Curt Lange. 2013. (Encontro).
      37. UNI+Educação.Entre os Muros da Escola. 2013. (Seminário).
      38. VI Seminário de Música Brasileira e II Seminário de Música Contemporânea.Os sons de uma nação imaginada: reflexões sobre o nacionalismo musical na obra de Heitor Villa-Lobos. 2013. (Seminário).
      39. XI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e X Seminário de Progressos da ESMU/UEMG.A Contemporaneidade da Música Antiga. 2013. (Seminário).
      40. 1o Mini-Seminário de Análise e Teoria Musical da UEMG.História e Análise Musical. 2012. (Seminário).
      41. I Encontro de Pesquisa em História da UFMG ---- EPHIS.As identidades musicais de Heitor Villa-Lobos: "bandeirante" da música brasileira e carioca das rodas de choro. 2012. (Encontro).
      42. O Brasil em dois tempos: História, pensamento social e tempo presente. 2012. (Seminário).
      43. X Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e IX Seminário de Progressos da Escola de Música da UEMG.História da Música em Questão. 2012. (Seminário).
      44. V Semana de História.Por uma música Nacional; por "outra música Latino Americana: modernismos musicais, política e redes sociais na correspondencia entre Mário de Andrade e Francisco Curt Lange (1932-1944). 2011. (Outra).
      45. III Seminário Dimensões da Política na História: culturas políticas, redes sociais e relaçoes de poder.Francisco Curt Lange e o modernismo musical no Brasil (1930-1946): identidade nacional, política e diálogos musicais sobre a nação.. 2010. (Seminário).
      46. I Simpósio Regional de Turismo. 2008. (Simpósio).
      47. Semana Cultural 2008.80 anos de Macunaíma e do Manifesto Antropofágico: A modernidade do modernismo brasileiro. 2008. (Outra).
      48. Semana de História d Centro Universitário de Belo Horizonte.Clio Amordaçada: o impacto da pos-modernidade sobre o metier do historiador. 2008. (Encontro).
      49. VI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Musica/UEMG.O Ritmo da Mistura e O Compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. 2008. (Seminário).
      50. V SEPEX Semana de Pesquisa e Extensão.Avaliador. 2008. (Outra).
      51. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Coordenaçao Comunicaçao livre da mesa 2 História e Cultura. 2008. (Encontro).
      52. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Coordenaçao Comunicaçao livre da mesa 3 História e Cultura. 2008. (Encontro).
      53. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Coordenaçao Comunicaçao livre da mesa 1 História e Cultura. 2008. (Encontro).
      54. Semana Literária do Colégio Salesiano de Belo Horizonte.120 anos de Heitor Villa-Lobos. 2007. (Outra).
      55. VI Semana de Relações Internacionais-temas contemporâneos de Relações Internacionais.Produçao Artística e relações culturais: a trajetória de dois artistas. 2007. (Encontro).
      56. Cinema e Educaçao: a História através das imagens.Cinema e Educaçào: a história através das imagens. 2006. (Seminário).
      57. Curso de Atualizaçao Cultural.O Modernismo na Arte Brasileira. 2006. (Outra).
      58. III SEPEX-Semana de Pesquisa e Extensão.Turismo 2. 2006. (Seminário).
      59. IV Semana do Turismo do Centro Universitário de Belo Horizonte.Diálogos entre História e Turismo Cultural. 2006. (Seminário).
      60. Encontro Brasil - Portugal: sociedades, Culturas e Formas de Governar do Mundo Português - séculos XVI a XVII -. 2005. (Encontro).
      61. Semana de História do Centro Universítário de Belo Horizonte. 2000. (Outra).
      62. Curso Marxismo e História/UNIBH. 1999. (Outra).
      63. Curso A Formaçào do Estado Nacional Brasileiro/UNIBH. 1998. (Outra).
      64. Encontro nacional dos Estudantes de História/UFMG. 1998. (Encontro).
      65. Encontro Regional de Estudantes de História/UFMG. 1997. (Encontro).
      66. Semana de História do Centro Universitário de Belo Horizonte. 1997. (Outra).
      67. Vida e Obra de Heitor Villa-Lobos/Palácio das Artes. 1996. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. ARCANJO, Loque. XVII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.- Escola de Música-UEMG. 2020. (Congresso).. . 0.
      2. BARROS, José Márcio ; ARCANJO, Loque. Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes -UEMG. 2020. Congresso
      3. ARCANJO, Loque; COUTINHO, Ulisses Amaral ; BELÉM, Alice. X Seminário de Música Brasileira e Coloquio de Pesquisa - Escola de Música - UEMG. 2019. Congresso
      4. ARCANJO, Loque; Napoli, Francesco. Segunda Mostra de Arte e História do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. 2011. Festival
      5. Napoli, Francesco ; ARCANJO, Loque. Primeira Mostra de História e Arte do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. 2010. Festival

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (11)
      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Domingos Sávio Lins Brandão (3.0)
        1. ARCANJO, Loque; BRABDAO, D. S. L. ; Santos, Paulo Sérgio M.. Pesquisa e Divulgação da Música Brasileira. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
        2. ARCANJO, Loque; BRABDAO, D. S. L.. A Contemporaneidade da Música Antiga. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        3. ARCANJO, Loque; CANEDO, Sérgio. A História da Música em Questão. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Fabio Riemenschneider (2.0)
        1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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        2. GONÇALVES, GESIANNI AMARAL. Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao EDITAL 01/2018 ? PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2018.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Maria Antonieta Teixeira (1.0)
        1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Ariete Pontes de Oliveira (1.0)
        1. VIEIRA, Radamés Andrade. Os restos do solene: Considerações sobre as salvaguardas institucionais fiadoras das competições da FIFA no Brasil e seus desdobramentos para a nossa experiência de democracia. In: Hélio Rodrigues de Oliveira Jr.; Daniel Medeiros de Freitas; João Bosco Moura Tonucci Filho. (Org.). Belo Horizonte: os impactos da Copa do Mundo 2014. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : Centro Universitário Newton Paiva. 2014.v. 1, p. 121-155.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Gesianni Amaral Gonçalves (1.0)
        1. GONÇALVES, GESIANNI AMARAL. Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao EDITAL 01/2018 ? PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2018.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Pamela da Rocha Patrício (1.0)
        1. PATRICIO, P. R.. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao EDITAL 01/2018 ? PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2018.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Fernando Macedo Rodrigues (1.0)
        1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Lúcia Pompeu de Freitas Campos (1.0)
        1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Marília Nunes Silva (1.0)
        1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Radamés Andrade Vieira (1.0)
        1. VIEIRA, Radamés Andrade. Os restos do solene: Considerações sobre as salvaguardas institucionais fiadoras das competições da FIFA no Brasil e seus desdobramentos para a nossa experiência de democracia. In: Hélio Rodrigues de Oliveira Jr.; Daniel Medeiros de Freitas; João Bosco Moura Tonucci Filho. (Org.). Belo Horizonte: os impactos da Copa do Mundo 2014. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : Centro Universitário Newton Paiva. 2014.v. 1, p. 121-155.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Loque Arcanjo Junior ⇔ Karina Maciel Pádua (1.0)
        1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04