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Lucia Pompeu de Freitas Campos

Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestre em Antropologia (2009) e Doutora em Música, História e Sociedade (2016) pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, França. Graduada em Letras (português-francês, 2001) e Música (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora universitária na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, lecionando disciplinas nas áreas de Etnomusicologia e Educação Musical. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Música (Antropologia da Música), atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia das práticas sonoras, patrimônio cultural imaterial, processos de circulação e transmissão da cultura sonora em comunidades urbanas. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Etnomusicologia e da Associação Brasileira de Antropologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9122224580647279 (09/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. Rua Riachuelo - de 501/502 ao fim Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34798300 URL da Homepage: http://www.musica.ufmg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. A escuta de mundos possiveis: sons, cenas, territorios
      Descrição: Este projeto visa refletir sobre a relação da música com a cidade, a partir de abordagens que conjugam estudos em etnomusicologia, história, antropologia, sociologia e educação. Foco será dado a estudos pontuais sobre os usos dos sons e da música, sobre as tensões e fricções que envolvem o sentido da escuta e das organizações sonoras em diferentes agrupamentos sociais, cenas e mundos da arte, instituições e políticas públicas, em estudos de fenômenos históricos e contemporâneos da circulação musical. Nosso intento é dinamizar os estudos sobre música na universidade, tomando a música como um objeto que situa-se na confluência de diferentes abordagens e de diferentes disciplinas. Ao mesmo tempo, busca conectar esses estudos à vida musical da cidade e aos diversos atores que fabricam os ?mundos da música?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Rafael Pimenta - Integrante / Rogério Dias - Integrante / Felipe Odier - Integrante / Agnes Antunes - Integrante / Matthias Koole - Integrante.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    2. 2018-2019. Musica e patrimonio na folia de reis em Minas Gerais
      Descrição: Continuação de projeto anterior com foco no impacto da patrimonialização sobre os grupos, nos processos de aprendizagem musical envolvidos e na proposta de pesquisa-ação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Rodrigo Miranda de Queiroz - Integrante / Fernando Macedo - Integrante / Gabriela Teixeira Rabelo - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    3. 2017-2019. Transmissao musical e patrimonializacao na folia de reis em Minas Gerais
      Descrição: Em 2017 as folias de reis em Minas Gerais foram declaradas patrimônio cultural imaterial pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural. Associações comunitárias do catolicismo popular, as chamadas "folias de reis" se organizam em torno da música, da dança, da poesia e de dramatizações, e circulam de casa em casa geralmente do período natalino até o dia de Reis. Apesar de tão antigas, e também muito numerosas em todo o estado, são ainda pouco estudadas em seus detalhes, sobretudo nos aspectos sonoros e nos processos de transmissão geracional. A declaração como patrimônio suscita novas problemáticas: qual o impacto da patrimonialização sobre os grupos? Como preservar a cultura imaterial sem reificá-la? Embora compartilhem um legado comum, cada grupo tem sua autonomia e desenvolve características próprias, que demandam estudos situados. Esta pesquisa tem um duplo objetivo. Por um lado, visa fazer uma etnografia do grupo Folia de Reis de São Sebastião, do Palmital, em Lagoa Santa, investigando como as formas de transmissão musical entre gerações asseguram a resistência da prática há mais de um século. Por outro lado, pretende avaliar as relações das folias com o poder público: como os mestres e participantes das folias entendem a categoria patrimônio imaterial, qual é o impacto desta nova categoria normativa sobre as práticas e como ela pode interferir na preservação da sua transmissão geracional. Além da etnografia e da análise do processo de patrimonialização, pretende-se também realizar uma pesquisa-ação colaborativa com os integrantes, propondo com eles intervenções em escolas da região, como forma de se pensar a pertinência da categoria patrimônio na vida local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    4. 2010-2016. Das raizes as redes: musicas brasileiras na Europa e o elogio da diversidade
      Descrição: Seguindo grupos musicais brasileiros em turnê pela Europa, o projeto propõe uma análise da construção de uma representação da diversidade étnica e cultural brasileiras no circuito dos festivais de World Music e nos museus etnográficos europeus. Duas questões orientam o estudo: Como os festivais e museus europeus se apropriam do elogio da mestiçagem? Qual o papel das músicas brasileiras na fabricação de um imaginário da diversidade na Europa do início do século XXI? Numa perspectiva de antropologia simétrica (Latour 1997), as experiências etnográficas focalizam, por um lado, a trajetória de cada grupo musical e o processo de adaptação à cena, da passagem de som ao concerto. Por outro lado, as observações e entrevistas revelam as mediações que constroem o mundo da arte (Becker 1988) chamado World Music, numa abordagem multi-situada (Marcus 1995) que entende a mundialização como um fenômeno contextual, que emerge concretamente a partir de negociações pontuais e localizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Denis Laborde - Integrante. Número de produções C, T A: 7
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    5. 2009-2013. Etnografia dos Festivais de Musicas do mundo na Franca e na Alemanha
      Descrição: Ao longo das últimas décadas, o domínio das músicas do mundo foi dividido em dois campos considerados incompatíveis: a World Music e as Musiques du Monde, em francês e no plural, de acordo com Cherif Khaznadar, Presidente do Comitê Cultura da Comissão Nacional francesa para a UNESCO. Nesse contexto, o projeto teve por objetivo colher dados empíricos através de etnografias multi-situadas e analisar em situação as condições de produção dessas músicas, bem como suas limitações acústicas, a posição do público, a difusão do rótulo World Music. Este projeto franco-alemão constituiu um terreno de análise da criação musical e da inventividade no quadro dos processos de reconfiguração dos saberes tecnológicos, das práticas tradicionais e dos dispositivos de escuta trazidos pela globalização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (15) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Marta Amico - Integrante / Jouve-Villard, Laura. - Integrante / Denis Laborde - Coordenador / Talia Bachir - Integrante.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    6. 2006-2008. Pesquisa e documentacao sobre o choro e generos afins em Minas Gerais
      Descrição: Mapeamento de compositores, instrumentistas e partituras de choro e gêneros afins em cidades de Minas Gerais: Diamantina, Ouro Preto, Uberaba, Itabira, Betim, Belo Horizonte, São João Del Rey. Realização de um CD com o repertório recolhido e de um documentário sobre o choro em MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Marcelo Chiaretti - Integrante. Financiador(es): Natura Musical - Auxílio financeiro / Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Telemig Celular - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    7. 2004-2006. Tudo isso junto de uma vez so: o choro, o forro e as bandas de pifanos na musica de Hermeto Pascoal
      Descrição: Seguindo a trajetória musical de Hermeto Pascoal, os trios de forró, os regionais de choro e as bandas de pífanos foram relacionados de modo a entendê-los como formações instrumentais tradicionais no Brasil, pelas quais passaram gêneros musicais diversos. Ao moldar tantas experiências segundo uma intenção musical própria, a música desenvolvida por Hermeto permite questionar categorias musicais estabelecidas ? música popular, folclórica, erudita ? tanto por apresentar elementos de todas essas categorias como também por não se ater a nenhuma delas. O que Hermeto propõe é uma experiência musical integradora a partir de uma escuta ampla e irrestrita que realiza a mistura dentro do tacho de sons.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Carlos Palombini - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    8. 2001-2001. Examinando a Inter-relacao entre Linguagem, Cognicao e Cultura
      Descrição: Revisitando a hipótese do Relativismo Lingüístico à luz das Ciências Cognitivas, foi realizado estudo das inter-relações entre linguagem, cognição e cultura como atividades situadas, processos dinâmicos inter-relacionados que observamos no domínio de existência dos seres vivos, sem o recurso a representações mentais e processos computacionais, sem o universalismo e o essencialismo com que em geral esses fenômenos são abordados. Nosso interesse foi discutir o desenvolvimento contemporâneo da Lingüística Antropológica a partir dos trabalhos de Boas, Sapir, Fodor, Whorf, Geertz e Maturana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Cristina Magro - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    9. 1999-2000. Da trilha sonora ao sound design em curta-metragens de animacao
      Descrição: Investigação sobre os processos de composição de trilhas sonoras para o cinema de animação, desde os primeiros curta-metragens sonoros de Walt Disney até o sound design em animações contemporâneas, passando pelas pesquisas e experimentações de Mc Laren com o som sintético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Coordenador / Heitor Capuzzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.
    10. 1997-1998. Polos de Cidadania
      Descrição: O projeto teve por objetivos: (1) Desenvolver em comunidades exluídas e em situação de risco social os conceitos de cidadania e de emancipação a partir da organização da população em Foruns de Educação, Associações Comunitárias, Redes Sociais Mistas e Oficinas de Cidadania; (2) Utilizar a metodologia de pesquisa-ação para a identificação de parâmetros culturais locais e condições mais efetivas de organização cidadã e emancipada da população, utilizando os marcos teóricos de Boaventura de Sousa Santos e Habermas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lúcia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / Menelick de Carvalho Neto - Coordenador / Miracy de Sousa Gustin - Integrante. Financiador(es): Prefeitura municipal de Belo Horizonte - Bolsa.
      Membro: Lucia Pompeu de Freitas Campos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. 3° Simpósio ICOMOS Brasil.Como pensar o patrimônio no cotidiano? Desafios da patrimonialização do imaterial. 2019. (Simpósio).
    2. Colóquio Escrita, som, imagem. Memória e formação da nação. 2019. (Congresso).
    3. Colóquio Escrita, som, imagem. O presente da memória na voz: arquiteturas sonoras e improvisação poética no maracatu de baque solto. 2019. (Congresso).
    4. Colóquio Internacional: patrimônio em foco.A dimensão participativa nas políticas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 2019. (Seminário).
    5. Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem. Memória e a formação da nação. 2019. (Congresso).
    6. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Quando bate uma caixa surda na beira do rio das Velhas... música e patrimônio na folia de reis em Minas Gerais. 2019. (Congresso).
    7. HAIZEBEGI Les mondes de la musique.Musique, ville, migrations dans le documentaire brésilien. 2019. (Seminário).
    8. Haizebegi - Mondes de la Musique.Ce que l'on prend, ce que l'on rend: communautés indigènes, artistes, ethnologues. 2019. (Simpósio).
    9. 18º Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicasss. Painel OP 133. Musical encounters: from ethnographies to entangled histories. 2018. (Congresso).
    10. 18º Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicasss. Apresentação oral do trabalho: Negociações de som na World Music: das festas locais à elaboração de uma categoria musical. 2018. (Congresso).
    11. 50º Festival de Inverno da UFMG.À escuta de mundos possíveis. 2018. (Outra).
    12. Atividade Complementar da Escola de Música da UFMG.Conferência: Ecos do Brasil na Europa: circulação musical e imaginários da globalização. 2018. (Outra).
    13. Encontro ABEM Sudeste.Currículo em ação: a decolonização dos saberes-fazeres sonoros, importar problemas ou criar conhecimento?. 2018. (Simpósio).
    14. I Fórum de mediação em arte e cultura: educação estética e educação política como estratégias de resistência.Como a música inventa territórios?. 2018. (Simpósio).
    15. II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL.Apresentação oral do trabalho: Transmissão dos saberes musicais e patrimonialização na Folia de Reis (Minas Gerais, Brasil). 2018. (Simpósio).
    16. Intangible Heritage? Workshop with authors (Musique, patrimoine immatériel? Journée d'Études avec les auteur-e-s.Conferência sobre : Transmissão musical e patrimonialização na folia de reis (Minas Gerais, Brasil). 2018. (Seminário).
    17. I SEMINÁRIO NEPPAMCs: PATRIMÔNIO E MEDIAÇÃO CULTURAL.MESA-REDONDA 1: Povos Indígenas, Comunidades Negras e Mediação Cultural. 2018. (Seminário).
    18. Jornadas de Etnomusicologia - ABET Nordeste.À escuta do maracatu de baque solto entre poesia e música: a sambada de pé de parede, o carnaval da cultura popular e a cena musical globalizada. 2018. (Simpósio).
    19. XV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e XI Seminário de Música Brasileira da UEMG.Da roda à sala, do carnaval à cena: a transmissão musical em questão. 2018. (Seminário).
    20. Jornadas de Etnomusicologia.Músicas Urbanas. 2017. (Encontro).
    21. Rodas de Pensar.Etnografia dos processos de transmissão dos saberes musicais e patrimonialização na folia de reis. 2017. (Encontro).
    22. Rodas para pensar - encontros para conhecer o trabalho com música.O Brasil nas redes de World Music: etnografias da mundialização musical. 2017. (Encontro).
    23. Projeto Territórios de Invenção."Os sons da cidade". 2016. (Seminário).
    24. International Conference of Young Heritage Researchers. Mega-events, Heritage and Tourism. 2015. (Congresso).
    25. Le spectacle du patrimoine. As cenas musicais e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial em Pernambuco. 2015. (Congresso).
    26. Haizebegi: festival du film sur les mondes de la musique.Apresentação e debate sobre o documentário Na levada do choro. 2014. (Outra).
    27. Journée d'étude de la Société Française d'Ethnomusicologie.L?ethnomusicologue dans la cité : enjeux scientifiques de la critique et de la production musica. 2014. (Seminário).
    28. Les états généraux des musiques du monde.Musiques brésiliennes et l'éloge de la diversité en Europe. 2013. (Simpósio).
    29. Porto Musical. Pesquisa de Campo. 2013. (Feira).
    30. Conference of the British Forum for Ethnomusicology. Another samba: Northeastern Brazil musical traditions in European festivals. 2010. (Congresso).
    31. Les mardis de la saturation.Une ville saturée de musiques: fêtes de rue au Pernambouc. 2010. (Simpósio).
    32. Séminaire doctoral du Cral - Centre de recherches sur les arts et les langages.Les traditions musicales brésiliennes dans les festivals européens de musiques du monde. 2010. (Seminário).
    33. Womex - World Music Expo. Trabalho de campo. 2010. (Feira).
    34. Création Musicale, World Music et diversité culturelle.Fuloresta do samba: des fêtes du Nord-est du Brésil aux festivals de musiques du monde en Europe. 2009. (Seminário).
    35. Tribune de la musique.Le choro à Minas Gerais. 2009. (Seminário).
    36. "25 ans de Sociologie de la Musique en France". 2008. (Congresso).
    37. Composer, imaginer, innover. La création musicale en contexte global.. 2008. (Encontro).
    38. XV Congresso da ANPPOM. O choro contemporâneo de Hermeto Pascoal. 2005. (Congresso).
    39. 6º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.Banda de Pífanos Cataventoré. 2003. (Encontro).
    40. 6º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.Villa-Lobos e os brinquedos de roda. 2003. (Encontro).
    41. XIV Congresso da ANPPOM. Da trilha sonora ao sound design. 2003. (Congresso).
    42. 53 Reunião Anual da SBPC. A Trilha sonora em curtas de animação. 2001. (Congresso).
    43. I Festival de Percussão de Belo Horizonte.Pandeiro popular brasileiro. 2001. (Oficina).
    44. 8º Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI (Workshop "Música e Animação", por Normand Roger). 2000. (Oficina).
    45. Encontro Internacional de Etnomusicologia. 2000. (Encontro).
    46. IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. A Trilha sonora em curtas de animação. 2000. (Congresso).
    47. Fórum de Debates do Encontro Mundial de Artes Cênicas, promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais. 1998. (Encontro).
    48. I Festival de Workshops Forum Instrumental, Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. 1998. (Oficina).
    49. I Seminário de Educação Musical para os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. 1998. (Seminário).
    50. Colóquio Internacional Narrativas da Modernidade. 1997. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. CAMPOS, Lúcia; Glaura Lucas ; MARTINS, L.. 1a Jornada sobre Patrimônio Cultural Imaterial da UFMG. 2019. Outro
    2. CAMPOS, Lúcia; LABORDE, Denis. ; ASPAHAN, P. ; HIKIJI, R. S.. Colóquio Internacional "Música, imigração, urbanismo". 2019. Congresso
    3. CAMPOS, Lúcia; HORTELIO, L. ; LAGES, L.. Encontros com Lydia Hortélio. 2019. Outro
    4. CAMPOS, Lúcia. Jornada de estudos: À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios. 2018. (Outro).. . 0.
    5. CAMPOS, Lúcia; AMICO, M. ; LISACK, L.. Painel Musical Encounters: from ethnographies to entangled histories. 2018. Congresso
    6. CAMPOS, Lúcia; BARBEITAS, F.. Ciclo de conferências de Denis Laborde na UFMG - Por uma ciência indisciplinada da música. 2018. Outro
    7. CAMPOS, Lúcia; MENEGALE, B. ; BIZZOTTO, P. ; MAFRA, F.. Projeto Territórios de Invenção - residências musicais em Minas Gerais. 2016. Festival
    8. CAMPOS, Lúcia. OfiCENAS: a arte e o ofício de ser músico na Fundação de Educação Artística. 2015. (Outro).. . 0.
    9. CAMPOS, Lúcia; AMICO, M. ; Mafra, M. Colóquio Internacional: a fabricação da diversidade na música - entre a world music e o patrimônio cultural imaterial na Maison des Cultures du Monde (Paris) com o apoio do Centre Georg Simmel, da EHESS e do Institut de Rercherche sur les Musiques du Monde. 2014. Congresso
    10. CAMPOS, Lúcia; AMICO, M.. Jornada de estudos e de debates "Faire Orchestre, Faire Société" no Conservatoire d'Aubervilliers, promovida pelo Festival Ville des Musiques du Monde e pelo Institut de Rercherche sur les Musiques du Monde. 2013. Congresso
    11. CAMPOS, Lúcia; CHIARETTI, M.. Mesa redonda: Le choro: une musique du monde? Contextes de pratique, modes de transmission promovido pelo Festival de Choro de Paris, realizado na Maison du Brésil (Paris). 2012. Festival
    12. CAMPOS, Lúcia; CHAMONE, E. ; Jouve-Villard, Laura.. Mesas redondas: "Conversations Musicales" durante o Festival Villes des Musiques du Monde (Aubervilliers). 2010. Festival
    13. CAMPOS, Lúcia; ROCHA, F.. Festival Internacional de Música de Belo Horizonte (Tema: Percusão: um convite à diversidade) na Fundação de Educação Artística e no Palácio das Artes, com o apoio da Prefeitura Municial de Belo Horizonte (Fundo de Cultura). 2004. Festival
    14. CAMPOS, Lúcia; ROCHA, F.. Projeto Música de Domingo Série de concertos no Teatro Francisco Nunes (Prefeitura de Belo Horizonte). 2003. Concerto

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Lúcia Pompeu de Freitas Campos ⇔ Maria Antonieta Teixeira (1.0)
      1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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    • Lúcia Pompeu de Freitas Campos ⇔ Loque Arcanjo Junior (1.0)
      1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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    • Lúcia Pompeu de Freitas Campos ⇔ Fernanda Abbatepietro Novaes (1.0)
      1. NOVAES, F. A.; renato lealy. Forró Brasil. 2008.
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    • Lúcia Pompeu de Freitas Campos ⇔ Karina Maciel Pádua (1.0)
      1. ARCANJO, Loque. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Curriculum Lattes, concorrentes aos Editais 04/2019 PIBIC e 05/2019 PIBITI CNPq/UEMG, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04