Lattes UEMG

Marilia Nunes Silva

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG/2010), Especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina (FAVI), possui graduação em Música (Flauta doce) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2005) e graduação em Psicologia pela UFMG (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Psicologia e Educação e Psicometria, e na área de Música, com ênfase em performance em música barroca (Flauta doce e canto). Atuou como professora designada de Neuropsicologia, Psicodiagnóstico infantil e Psicologia da Educação no curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis, e de metodologia de ensino e flauta doce nos cursos de Licenciatura, Bacharelado e musicalização infantil na Escola de Música (ESMU) da UEMG. Atualmente é professora efetiva da ESMU/UEMG, ministrando Psicologia e Educação, Flauta doce como instrumento musicalizador, Prática musical em conjunto e Práticas em Pesquisa (TCC); e professora do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG, ministrando disciplinas sobre a relação entre Artes e Neurociências.Tem como principal área de pesquisa a Neuropsicologia da Música, desenvolvendo trabalhos sobre: Processamento cognitivo musical; Amusias; Avaliação neuropsicológica das habilidades musicais; Processamento musical na Síndrome de Williams; Música e relaxamento; Relações entre o processamento numérico e musical; Modularidade do processamento cognitivo musical; Percepção musical e transtornos de aprendizagem e; Memória e emoções musicais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Cognicao e Mediacao: A influencia do priming semantico sobre a percepcao de uma pintura
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é verificar em que medida a apresentação de um priming semântico pode influenciar a percepção de uma obra de arte visual. Partimos da hipótese de que os primings de ativação oferecidos aos participantes podem influenciar a interpretação que eles fizeram da obra. Participarão do estudo 60 indivíduos, divididos aleatoriamente em três grupos de 20 indivíduos. Os participantes observarão a imagem de uma pintura e posteriormente marcarão quais elementos figurativos identificaram. O primeiro grupo receberá antes da realização da tarefa um texto fictício sem relação com o tema da pintura. O segundo grupo receberá informações corretas sobre a pintura. O terceiro grupo realizará a tarefa sem receber nenhuma informação. Com isso poderemos observar como os participantes respondem, conforme a condição apresentada anteriormente à tarefa, buscando entender a relação entre o priming semântico e a percepção de uma obra e como essa relação pode influenciar os processos de mediação e da interpretação livre de uma obra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Letícia Reis Arrighi Cerqueira - Integrante / Giovane da Silva Diniz - Integrante / Mirella SPINELLI - Integrante.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    2. 2019-Atual. A relacao entre o musico e seu instrumento: Avaliacao neurofisiologica e motora em condicoes de performance habituais e alteradas
      Descrição: Durante a performance do músico, muitos mecanismos e processos cognitivos estão envolvidos, principalmente relacionados à memória e aprendizagem, representação mental, planejamento motor, mecanismos de feedback, e coordenação motora. A prática de um instrumento é uma habilidade complexa de ação seriada e a programação motora que conduzirá à execução desta ação depende do funcionamento de mecanismos de feedbacks sensoriais. A ocorrência destes mecanismos de ajuste motor é decorrente também da relação entre o músico e o seu instrumento. O objetivo deste projeto é investigar, com base na avaliação de dados neurofisiológicos e motores, o impacto da mudança dos objetos e contextos nos processos cognitivos, dentro da relação músico-instrumento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Integrante / Ricardo Gomes Rodrigues - Integrante / Ana Raissa da Luz - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    3. 2018-Atual. O efeito da valencia e excitabilidade emocional sobre a memoria musical
      Descrição: Apesar do processamento de estímulos musicais estar associada à ativação do sistema límbico, envolvido tanto indução de emoções quanto nos processos de memória, a maioria dos estudos sobre memória musical não contempla o papel das emoções na memorização e aprendizagem de melodias. O presente estudo de comparação entre grupos tem por objetivo principal investigar se emoções suscitadas pelo estímulo musical podem modular o desempenho em tarefas de memória musical. Estima-se a participação de 120 indivíduos com idades entre 18 e 40 anos, sendo destes 60 músicos e 60 não músicos. Os participantes responderão primeiro às escalas Beck para verificar a presença e nível de ansiedade e depressão. Depois realizarão uma tarefa de memória musical (codificação e memória imediata) e, em seguida, realizarão uma tarefa de apreensão de dígitos. Após aproximadamente 24h de iniciada a tarefa de memória musical para avaliar a memória imediata, realizarão novamente esta tarefa de memória para investigar a memória musical tardia. Será verificado se melodias com alta excitabilidade são mais fáceis de serem recordadas do que melodias com baixa excitabilidade, tanto por músicos quanto por não-músicos e se melodias de valência positiva são mais fáceis de serem recordadas do que de valência negativa em ambos os grupos. Entender os mecanismos envolvidos na associação entre memória e emoção musical pode contribuir para os processos de aprendizagem musical e desempenho cognitivo em geral tanto em contextos educacionais quanto clínicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Integrante / Ricardo Gomes Rodrigues - Integrante / Ana Raissa da Luz - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    4. 2018-Atual. Estimulos musicais para avaliacao das emocoes
      Descrição: O estímulo musical é frequentemente associado à indução de emoções. Esta associação entre músicas e emoções tem bases neurobiológicas, pois a audição de estímulos musicais está associada à ativação de estruturas do sistema límbico e paralímbico. A elaboração de estímulos musicais para a avaliação das emoções dentro do contexto da pesquisa tem se fundamentado nos modelos discretos e dimensionais das emoções. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a eficácia de estímulos musicais compostos para suscitar alegria, medo/raiva, tristeza e serenidade. Serão elaborados estímulos musicais com características que possam suscitar estas quatro emoções básicas evidenciadas a partir de levantamento bibliográfico inicial. Os estímulos serão testados em uma amostra de 100 indivíduos com idades entre 18 e 40 anos, sendo destes 50 músicos e 50 não músicos, pareados por idade cronológica e sexo. Os participantes responderão qual a emoção sentem ao ouvir o estímulo, qual é a sua valência emocional (positiva ou negativa) e a sua excitabilidade (pouco estimulante até muito estimulante). Espera-se que os estímulos musicais sejam adequados para avaliar alegria, medo/raiva, tristeza e serenidade e serem utilizados em pesquisas sobre emoções musicais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Integrante / Ricardo Gomes Rodrigues - Integrante / Ana Raissa da Luz - Integrante / Guilherme Francisco Furtado Bragança - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    5. 2015-2016. Avaliacao do perfil neuropsicologico de percepcao e memoria musical de criancas e adolescentes com transtorno de deficit de atencao e hiperatividade.
      Descrição: Estudos da relação entre música e outras funções cognitivas indicam que o treinamento musical está associado com o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas, tais como verbais, visuoespaciais, consciência fonológica, leitura, inteligência e habilidades matemáticas. Por esta associação, a música tem sido utilizada clinicamente como parte do tratamento de doenças que envolvem déficits motores, afetivos, de atenção, memória, autorregularão, afetivos e de comunicação. Neste sentido, a música também tem sido utilizada com crianças e adolescentes que possuem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O presente estudo tem por objetivo avaliar as funções de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e verificar se há relação entre o desempenho desses indivíduos nas tarefas que avaliam a cognição musical e tarefas que avaliam outras funções cognitivas. Participarão deste estudo de comparação entre grupos, um total de 40 indivíduos com idades entre 7 e 14 anos, divididos em dois grupos de 20 participantes cada: um grupo clínico constituído por indivíduos portadores de TDAH, e um grupo de comparação constituído por indivíduos com desenvolvimento típico, sendo pareado por idade cronológica e sexo com o grupo de TDAH. As crianças e adolescentes participarão de pelo menos duas sessões de testagens individuais de cerca de uma hora cada para avaliação da cognição musical, cognição numérica, inteligência e linguagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza - Integrante / Marilene Tavares Cortez - Integrante / Aline Aparecida Rocha Caetano - Integrante / Thayna Luiza de Araújo Dias - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    6. 2015-Atual. Avaliacao da cognicao musical
      Descrição: A música não é considerada somente uma atividade artística e social, mas também uma função cognitiva complexa. Nos últimos anos, os estudos sobre o processamento cognitivo musical e suas bases neuroanatômicas tiveram consideráveis avanços que permitiram a evolução de seu conhecimento teórico e dos construtos a ele relacionado. Por se tratar de uma função cognitiva complexa, o estudo do processamento musical pode fornecer insights também para a compreensão de outras funções cognitivas e das redes neurais envolvidas no funcionamento cerebral de alta ordem. Este projeto aglutinador tem por objetivo desenvolver medidas para a avaliação da cognição musica e avaliar a cognição musical tanto em indivíduos com desenvolvimento típico quanto atípico (amusias e outros transtornos genéticos do desenvolvimento). Estes estudos permitem verificar o padrão de desempenho de indivíduos com desenvolvimento típico, para compreender melhor a cognição musical e identificar os domínios comprometidos e preservados do processamento musical em indivíduos com desenvolvimento atípico, visando melhor caracterizar o seu perfil e elaborar estratégias mais eficazes de diagnóstico e reabilitação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Ricardo Gomes Rodrigues - Integrante / Ana Raissa da Luz - Integrante / Gleidiane Salomé de Souza Oliveira - Integrante.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    7. 2013-2017. Avaliacao da percepcao e memoria musical em criancas e adolescentes com Sindrome de Williams
      Descrição: A Síndrome de Williams (SW) é um transtorno genético caracterizado por habilidades sociais, verbais e de reconhecimento de faces relativamente preservadas, e habilidades visuoespaciais e numéricas comprometidas. O presente projeto objetiva descrever, a partir de uma série de casos, o desempenho de adolescentes com SW em tarefas de percepção e memória musical no contexto da avaliação neuropsicológica. Participarão do estudo, cinco adolescentes portadores de SW, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Pedro Henrique Santos Abreu - Integrante / Flávia Neves Almeida - Integrante.
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    8. 2011-2015. Investigacao da relacao entre o processamento de magnitudes nos dominios da cognicao numerica e da cognicao musical
      Descrição: Os estudos que investigam o processamento cognitivo musical têm cada vez mais contribuído para o entendimento dos mecanismos e redes neurais subjacentes à percepção e execução musical, permitindo a elucidação dos mecanismos subjacentes. A relação entre as habilidades musicais e outras funções cognitivas também contribui para identificar quais domínios são específicos do processamento musical, contribuindo para levantar evidências quanto à hipótese da modularidade e especificidade do processamento musical. Dentro deste contexto a relação entre música e matemática, apesar de muito debatida no âmbito pedagógico, tem sido pouco investigada do ponto de vista neurocientífico. Estudos utilizando estímulos musicais, principalmente relacionados à altura, têm mostrado que o sulco intraparietal pode desempenhar um papel importante no processamento de magnitudes e manipulação de informações relacionadas a estes estímulos, sugerindo que o processamento de identificação de alturas no domínio auditivo possa estar relacionado ao processamento de numerosidade no domínio visual. O presente projeto tem por objetivo investigar a relação entre processamento de magnitudes numéricas e de magnitudes tonais em crianças e adolescentes com síndrome de Williams, em indivíduos com amusia tonal (pitch deafness) e controles com desenvolvimento típico. Estima-se que os grupos experimentais sejam constituídos de 30 indivíduos cada e cada grupo controle de 60 indivíduos sem déficit de aprendizagem e sem história pregressa de doenças neurológicas e/ou otorrinolaringológicas, pareados por idade (cronológica e mental no caso da SW), sexo e escolaridade com os grupos experimentais. Os participantes realizarão no mínimo três sessões de avaliações utilizando testes neuropsicológicos. Os escores obtidos pelos participantes serão tabulados em um banco de dados que servirá de base às análises estatísticas. Serão utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais para caracterização da amostra e comparação en. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Pedro Henrique Santos Abreu - Integrante / Leonardo Araújo Alves - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    9. 2010-2016. Avaliacao de musicas compostas para inducao de relaxamento e de seus efeitos psicologicos
      Descrição: As técnicas de relaxamento se configuram como importantes estratégias utilizadas durante o processo terapêutico, tendo sido consolidadas como procedimentos válidos de intervenção psicológica ao longo do século XX. Estudos indicam que a utilização da música pode auxiliar na promoção do relaxamento e consequente facilitação do processo terapêutico. Os efeitos psicofisiológicos eliciados pela audição de músicas com características específicas podem contribuir para a redução do estresse e dos níveis de cortisol. O presente estudo tem por objetivo avaliar as características das músicas compostas para a fase preparatória da ADI/TIP e seus efeitos psicológicos, buscando verificar se elas podem contribuir para a indução de relaxamento. Para tanto, será realizada por dois profissionais graduados em música uma análise teórica das características das músicas compostas. Além disso, participarão do estudo 42 voluntários que responderão a um protocolo de avaliação da percepção subjetiva de sentimentos e emoções antes e depois de ouvirem a música, o que permitirá avaliar se as músicas são percebidas por eles como relaxantes e comparar com os dados obtidos na análise das músicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Liliane Cristina Moreira - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Marilia Nunes Silva.
    10. 2008-2010. Adaptacao de uma Bateria de Testes para Avaliacao de Amusia para uso com Adolescentes no Brasil
      Descrição: O projeto tem como objetivo adaptar a Montreal Battery of Evaluation of Amusia MBEA para uso com adolescentes em Belo Horizonte, tendo em vista ampliar as possibilidades diagnósticas dos diversos déficits de habilidades musicais, agrupados sobre o termo amusia, no contexto brasileiro. Estudos realizados com indivíduos que apresentaram déficits seletivos de habilidades musicais oriundos de lesões cerebrais permitiram a construção de modelos úteis para a compreensão da amusia e dos componentes envolvidos no processamento musical, tal como o proposto por Izabelle Peretz (Peretz e cols., 2003). Este modelo guiou o desenvolvimento da MBEA, que tem se mostrado fidedigna e válida para o diagnóstico de diversos tipos de amusia sendo mais seletiva, em relação a outros testes, para identificar qual componente do processamento musical é deficiente. Os procedimentos gerais para adaptação serão: análise dos domínios e itens do teste por juízes, tradução das instruções, aplicação do teste em amostra piloto (pré-teste) e aplicação do teste em uma amostra constituída por cerca de 150 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, de ambos os sexos e procedentes de instituições públicas e privadas de ensino de Belo Horizonte. Depois de realizada a caracterização da amostra, os dados obtidos serão comparados com os resultados dos estudos pregressos realizados para a validação do instrumento em sua cultura de origem para verificar as características psicométricas do teste nesta amostra. Peretz, I., Champod, S. Hyde, K. (2003). Varieties of Musical Disorders: The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of Sciences, 999, 58-75. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Cybelle Maria Veiga Loureiro - Integrante / Maurício Alves Loureiro - Integrante. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Marilia Nunes Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor trabalho na área de Música, 5º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Neurociências, Univerisidade Federal de Minas Gerais... 2011.
      Membro: Marília Nunes Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. CPM para todos: conectados pelo mundo.O poder emocional da música: Insights das neurociências. 2020. (Outra).
    2. 89º Congresso INS e 18º Congresso da SBNP. Cognitive effects of music training: Differences between musicians and non-musicians in performing emotion discrimination of musical stimuli. 2019. (Congresso).
    3. Brain Connection. Mecanismos de feedback sensoriais envolvidos na relação entre o músico e seu instrumento. 2019. (Congresso).
    4. XII Seminário de Música Brasileira e IX Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da UEMG.Estímulos musicais para avaliação das emoções: Diferenças entre músicos e não músicos. 2019. (Seminário).
    5. 11th International Conference of Students of Systematic Musicology. Evaluation of music cognition in children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder. 2018. (Congresso).
    6. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG.Avaliação do processamento numérico na amusia congênita. 2018. (Seminário).
    7. I Fórum de Mediação em arte e cultura: Educação estética educação política como estratégias de resistência.?Bases teóricas da educação estética e da educação política?, dentro da perspectiva das Neurociências. 2018. (Outra).
    8. V Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia e II Encontro de Cognição Musical.Aprofundamento sobre pesquisas neurocientíficas e de cognição musical para o desenvolvimento humano. 2018. (Encontro).
    9. 13º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM).Avaliação da cognição musical: Contextos e perspectivas. 2017. (Simpósio).
    10. Lançamento do Portal Periódico de Minas. 2017. (Encontro).
    11. Simpósio dos Normalistas.Desenvolvimento e estimulação musical na infância. 2017. (Simpósio).
    12. 12º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.A cognição musical em adolescentes com Síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos. 2016. (Simpósio).
    13. Congresso Sensu de Psicologia. Minicurso Avaliação Neuropsicológica. 2016. (Congresso).
    14. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com TDAH. 2015. (Seminário).
    15. 4ª Semana UEMG.Mesa redonda: Saúde e Meio ambiente. 2015. (Encontro).
    16. Apresentação dos trabalhos do Núcleo de Saúde Coletiva da UEMGMG.Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2015. (Outra).
    17. III Mostra Mineira de Práticas de Psicologia: A Psicologia e seus fazeres. 2015. (Outra).
    18. I Seminário de Psicologia da saúde e desenvolvimento humano.Psicologia e Neurociências. 2015. (Seminário).
    19. Seminário - Grupo Sant'anna Gomes de Estudos Musicológicos.Investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical. 2015. (Seminário).
    20. 21iéme Journée Scientifique du Centre de recherche en Neuropsychologie et cognition (CERNEC). 2013. (Congresso).
    21. 25th Concert-Lecture - exploring the area of the Biology of Music. 2013. (Outra).
    22. 5e Journée scientifique - Institut Neurologique de Montréal. 2013. (Encontro).
    23. Festival de Musique Montreal Baroque.Performance musical com Cléa Galhano. 2013. (Outra).
    24. Inaugural Symposium on Language and Music: Development. 2013. (Simpósio).
    25. Musicians: Born or made? Scientific workshop on Music and Talent. 2013. (Oficina).
    26. Neuromusic Conference: "Modeling the Musical Experience". Validity evidence and norms for MBEA in a Brazilian sample and verification of the influence of some independent variables over the musical perception ability. 2013. (Congresso).
    27. Séminaire CERNEC - Pierre Rainville - Neurophénoménologie de la douleur : de la nociception au Zen.. 2013. (Seminário).
    28. Society for Music Perception and Cognition (SMPC) Conference. 2013. (Congresso).
    29. I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Comissão científica. 2012. (Congresso).
    30. III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC).Avaliação da percepção e memória musical em adolescentes com Síndrome de Williams. 2012. (Encontro).
    31. II Semana/ VI Simpósio de Neurociências da UFMG. 2012. (Simpósio).
    32. 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e emoções. Validação e normatização de um instrumento para avaliação de funções musicais e verificação da influência de outras funções cognitivas sobre seus resultados. 2011. (Congresso).
    33. III Congresso Latinoamericano de Arteterapia/ IV Congresso do Mercosul de Arteterapia. Interfaces entre a Arteterapia e as Neurociências: um diálogo possível. 2011. (Congresso).
    34. III Congresso Latinoamericano de Arteterapia/ IV Congresso do Mercosul de Arteterapia. A Arteterapia possibilitando a reabilitação de adolescentes, adultos e idosos com demência. 2011. (Congresso).
    35. III Semana de Música Antiga.Participação do madrigal da IIISMA - Concerto Spirituale a Grand Choeur. 2011. (Outra).
    36. III Simpósio de Natal de Neuropsico​logia. 2011. (Simpósio).
    37. I Simpósio do laboratório de Investigação da Arquitetura cognitiva (LaiCo) - Teoria de resposta ao item. 2011. (Simpósio).
    38. V Simpósio de Neurociências da UFMG: Interfaces com a Engenharia Biomédica.Avaliação das funções musicais em adolescentes e investigação da influência de outras funções cognitivas sobre o seu desempenho. 2011. (Simpósio).
    39. 3ª Jornada de Neuropsicologia do LND. 2010. (Outra).
    40. 3ª Jornada de Neuropsicologia - LND - Conhecimentos da neurociências em prol da educação. 2010. (Outra).
    41. III Congresso Internacional de Música, Neurociências, Arte e Terapia. Validação e normatização da bateria Montreal de avaliação de amusia para uso com adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Congresso).
    42. IV Simpósio de Neurosciências da UFMG. 2010. (Simpósio).
    43. IX Encontro Mineiro de Avaliação psicológica - EMAP.Evidências de Validade da Bateria Montreal de Avaliação de Amusia e Normatização para Adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Encontro).
    44. Simpósio CIEM 2010: Esclerose Múltipla em 2010. 2010. (Simpósio).
    45. III Simpósio do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG. 2009. (Simpósio).
    46. II Semana de Música Antiga da UFMG: os sentidos da meraviglia. 2009. (Oficina).
    47. O centro e o todo: Simpósio Internacional e Interdisciplinar sobre Experiência Elementar. 2009. (Simpósio).
    48. V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional.Adaptação de uma bateria de testes para avaliação de Amusia. 2009. (Simpósio).
    49. XIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia/ XI Fórum Paraense de Musicoterapia/ IX Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia.Uma visão crítica sobre contribuições de diferentes abordagens da psicologia para a Musicoterapia. 2009. (Simpósio).
    50. II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. 2008. (Simpósio).
    51. XIX Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2008. (Encontro).
    52. "Música: desafio para Neurociências" - Simpósio de Inauguração do Programa de Pós-Graduação em Neurociências. 2007. (Simpósio).
    53. II Encontro de Licenciatura em Psicologia.O uso de dinâmicas de grupo como recurso didático para o professor de psicologia. 2007. (Encontro).
    54. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A música como recurso terapêutico em hospitais. 2007. (Congresso).
    55. II Mostra de Música Colonial Latino-Americana. 2006. (Outra).
    56. Simpósio em saúde e espiritualidade. 2006. (Simpósio).
    57. XVI Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2006. (Encontro).
    58. Fórum das Artes.Apresentação do Grupo de Flautas de Bico da UFOP. 2004. (Outra).
    59. III Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2004. (Seminário).
    60. II Seminário Mitologia, Oralidade, Arte e Educação.Músico na palestra "A Música no Teatro de Shakespeare". 2004. (Seminário).
    61. IX Encontro de Flauta Doce: Oficinas "Cada Dedo - Cada Som" e "Contrução de Pífaros". 2004. (Encontro).
    62. II Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2003. (Seminário).
    63. I Seminário Integrado de Música. 2002. (Seminário).
    64. IX Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2002. (Encontro).
    65. X Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. NUNES-SILVA, MARILIA; REZENDE, A. R.. O método Suzuki e a flauta doce (atividade de extensão. 2016. atividade de extensão. 2016. (Outro
    2. NUNES-SILVA, M.; PIMENTA, A. M. G.. Oficina de improvisação na Renascença. 2016. Outro
    3. RIBEIRO, A. M. ; NUNES-SILVA, M. ; LANA, A. M. A.. II Semana/ VI Simpósio de Neurociências da UFMG. 2012. Congresso
    4. NUNES-SILVA, M.. I Semana de Neurociências - V Simpósio de Neurociências - Interfaces com a engenharia biomédica. 2011. (Congresso).. . 0.
    5. HOLZ, R. ; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. ; NUNES, M. ; SOUZA, M. M. S.. Luthier de Flauta Doce: palestra com Roberto Holz. 2004. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Marília Nunes Silva ⇔ Aline Azevedo Costa (15.0)
      1. COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; GOMES FILHO, W. ; NUNES, M.. Orquestra 415 de Música Antiga: Uma viagem no tempo. 2012.
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      2. AZEVEDO, Aline.; XAVIER, E.. O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010.
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      3. AZEVEDO, Aline.; XAVIER, E.. O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010.
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      4. AZEVEDO, Aline.; SILVA, M. N.. 3ª Audição de Alunos - Música de Câmara. 2005.
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      5. AZEVEDO, Aline.; VALADAO, P.. Audição de Alunos - Prof.: Patrícia Itaborahy. 2005.
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      6. AZEVEDO, Aline.; VALADAO, P.. Audição de alunos - Prof.: Patrícia itaborahy. 2005.
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      7. AZEVEDO, Aline.; CAMPELO, D. ; TEIXEIRA, H. K.. Recital de Formatura Heloiza Kennia. 2005.
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      8. AZEVEDO, Aline.; VALADAO, P.. Audição de alunos - profa.: Patrícia Itaborahy. 2004.
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      9. AZEVEDO, Aline.; CASTRO, M. T. M. ; MAGALHAES, D. ; SILVA, M. N. ; SOUZA, M. M. S.. Recital comentado das obras de Daniel Magalhães - 9º Encontro de Flauta Doce. 2004.
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      10. NUNES, M.; BARBOSA, M.R. ; SOUZA, M. M. S.. Concerto beneficente de Natal. 2004.
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      11. AZEVEDO, Aline.; SILVA, M. N. ; CASTRO, M. T. M. ; ANGELO,. Concerto com Quarteto de flautas de Bico da UFOP - Fórum das Artes. 2004.
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      12. AZEVEDO, Aline.; CASTRO, M. T. M. ; SILVA, M. N. ; SOUZA, M. M. S. ; VALADAO, P.. Recital de Flauta doce - IV período. 2003.
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      13. AZEVEDO, Aline.; SILVA, M. N. ; BRITO, M.. Audição de Música Antiga ? XIII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2002.
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      14. AZEVEDO, Aline.; SILVA, M. N. ; SOUZA, M. M. S.. Recital Dolce trio - I Seminário Integrado dos Cursos de graduação da ESMU-UEMG. 2002.
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      15. AZEVEDO, Aline.; HARTMANN, H. F. ; SILVA, M. N.. Recital de Flauta doce - II período. 2002.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Diego de Almeida Pereira (2.0)
      1. FIGUEIREDO, N. ; NUNES, M.. Concerto Spirituale a Grand Choeur. 2011.
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      2. AZEVEDO, Aline.; XAVIER, E.. O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Bárbara Guimarães Penido (1.0)
      1. XAVIER, E. D. ; PENIDO, B. G.. Balletto de la belleza com Seconda Prattica Ensemble. 2011.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Cláudia Araújo Garcia (1.0)
      1. GARCIA, Cláudia Araújo. Audição de Alunos. 2003.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Elisete Dias Xavier (1.0)
      1. AZEVEDO, Aline.; XAVIER, E.. O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Fabio Henrique Viana (1.0)
      1. NUNES, M.; BARBOSA, M.R.. concerto didático. 2007.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Fernando Macedo Rodrigues (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Loque Arcanjo Junior (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Sheila Sampaio Ribeiro (1.0)
      1. RIBEIRO, S. S.; VIEGAS, S. ; TANAKA, L. ; TITINGER, C. ; BURGARELLI, D. ; POMPEU, M. ; SPERANDIO, S.. Orquestra 415 - Abertura da Temporada 2017 - 06/04. 2017.
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    • Marília Nunes Silva ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes aos editais 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq, 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq e 04/2020 PIBIC AF /UEMG/CNPq da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04