Lattes UEMG

Ana Paula Braz Maletta

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu "Educação e Formação Humana" (PPGE/FaE/UEMG). Professora de Didática, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Conhecimento e Educação (COED) da FaE/UEMG. Integrante do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância- PPGE PUC Minas. Doutora (2017) e Mestre (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal, em 2015, financiado pela CAPES. É pós-graduada em Gestão de Processos Educativos e Avaliação pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais (2004) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002). Possui grande experiência como professora e coordenadora pedagógica na Ed. Básica. As grandes áreas de atuação são principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociais da Infância, Linguagens, Educação Infantil, Conhecimento, Currículo e Didática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3229403829455473 (10/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba 29 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: ana.maletta@uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. O lugar das culturas da infancia nas propostas curriculares elaboradas a partir da BNCC
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as culturas da infância se fazem presentes nas propostas curriculares das Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte- MG, elaboradas a partir da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, inicialmente será feito um levantamento bibliográfico sobre como a categoria culturas da infância aparecem nos documentos oficiais curriculares, em seguida um mapeamento das propostas curriculares das Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte- MG que já estão orientadas pela BNCC. A partir destes dados buscaremos compreender a noção de culturas da infância presente nos currículos, bem como se há orientações pedagógicas para a prática e formação dos professores em relação as culturas da infância.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Coordenador / Carollaine Aquino dos Santos - Integrante.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    2. 2019-Atual. Laboratorio de praticas e de formacao do (a) professor (a) alfabetizador (a)
      Descrição: Este projeto desenvolve pesquisas e estudos voltados para a formulação e implementação de práticas docentes, trazendo à luz a devida teorização sobre os processos de ensino da língua escrita e da leitura, tendo como referencial as obras das professoras do curso de Pedagogia do IEMG e as atuais pesquisas sobre a alfabetização, com o intuito de criar ações educacionais que visem à formação de professores/as e a melhoria do ensino na área da alfabetização. Para isso, tem sido desenvolvido um espaço virtual de memória e de documentação de fontes como: materiais didáticos, livros, cartilhas, entrevistas, dissertações, teses, ensaios, artigos científicos ( https://danielabandeira6.wixsite.com/pesquisanepel).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Danielle lameirinhas carvalhar - Integrante / SANTUZA AMORIM DA SILVA - Integrante / ELIANA GOMES SILVA MACHADO - Integrante / DANIELA PERRI BANDEIRA - Coordenador / Janayna Alves Brejo - Integrante / Andréa Cristina Ulisses de Jesus - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Luciano Andrade Ribeiro - Integrante / Jéssica Bruna Teixeira Pereira - Integrante.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    3. 2018-2019. O brincar como linguagem essencial da crianca e suas territorialidades em espacos escolares
      Descrição: A presente proposta de pesquisa, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem ? NEPEL da FaE/UEMG tem como objetivo fazer uma análise sobre como o brincar se faz presente nas escolas de Educação Infantil em Belo Horizonte- MG, visando construir um possível diálogo entre os conceitos, território e educação, por meio de indagações sobre como o brincar se configura nas territorialidades infantis constituídas pelas crianças nos espaços escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Coordenador / Danielle lameirinhas carvalhar - Integrante / Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva - Integrante / Nathália Monte Santos Ferreira - Integrante / Laís Neves Peixoto - Integrante / Letícia Ramos dos Santos - Integrante / Manuela Francisca Ferreira Alves - Integrante.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    4. 2015-2015. Analise das implicacoes dos modelos curriculares para a educacao da infancia portuguesa na formacao das criancas de 5 a 6 anos com a participacao delas
      Descrição: A presente Pesquisa se configura como parte do projeto geral da pesquisa de doutorado intitulada ?ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E PORTUGAL SOBRE AS IMPLICAÇÕES DOS MODELOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A PARTICIPAÇÃO DELAS?. Trata-se da segunda etapa de realização da pesquisa, que foi desenvolvida no Jardim de Infância do Cedro (JI) no município de Vila Nova de Gaia- Portugal, buscando verificar e analisar, com a participação das crianças de 5 a 6 anos, as implicações que os modelos curriculares para a educação da infância têm em sua formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    5. 2013-2017. Estudo comparado entre Brasil e Portugal sobre as implicacoes dos modelos curriculares para a educacao da infancia na formacao das criancas, com a participacao delas
      Descrição: Analisar as implicações que a forma como o currículo é pensado e organizado na escola tem na formação das crianças na Ed. Infantil a partir de um estudo etnográfico que visa compreender esse processo sob a ótica das crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    6. 2006-2008. O curriculo e a sala de aula: Um olhar sobre as diferencas nas series iniciais do ensino Fundamental
      Descrição: A presente pesquisa teve como principal objetivo pesquisar uma sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de Belo Horizonte no intuito de investigar como o Currículo proposto pela escola é recontextualizado na sala de aula, a fim de verificar se ele atende ou não às necessidades dos alunos com ?dificuldades no aprender?. Estes alunos são aqueles que apresentam ritmos de aprendizagem diferenciados, ou seja, que necessitam de um tempo diferente para aprender e que muitas vezes não encontram espaço dentro da escola, ou a mesma nada flexibiliza para eles, quando as variáveis tempo, aprendizagem e diferenças são tratadas como sendo problema dos alunos. Nesta perspectiva tornou-se relevante levantar os seguintes objetivos específicos: ? Analisar a Proposta Curricular Oficial do Ensino Fundamental da instituição; ? Pontuar como é estabelecida, neste currículo, a proposta pedagógica para as séries iniciais; ? Investigar como o currículo prescrito é posto em prática pelos professores regentes nas salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental: a. Investigar como este ?currículo em ação? atende aos alunos, verificando se ele leva em conta suas diferenças pessoais e culturais, b. Identificar situações de aprendizagem que favoreçam e que dificultam a gestão da diversidade na sala de aula, c. Identificar questões conflituosas entre o currículo proposto e a realidade dentro da sala de aula; ? Identificar quais as ações do professor e da escola para explicar e encaminhar as dificuldades apresentadas pelos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. ENDIPE.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2020. (Encontro).
      2. II Congresso de Estudos da Infância POLITIZAÇÕES E ESTESIAS. Infância e suas expressões. 2019. (Congresso).
      3. II Congresso de Estudos da Infância- politizações e estesias. O brincar como linguagem e produção'de cultura da criança nas escolas de infância. 2019. (Congresso).
      4. XV Encontro Mineiro de Educação. 2019. (Encontro).
      5. Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias. VENTURAS E DESVENTURAS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2018. (Congresso).
      6. II Fórum de Internacionalização da UEMG: caminhos a seguir.II Fórum de Internacionalização da UEMG: caminhos a seguir. 2018. (Outra).
      7. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. OS DESAFIOS, RISCOS E TRAVESSURAS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA COM CRIANÇAS. 2018. (Congresso).
      8. II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política.As escrevivências das trajetórias escolares das juventudes negras. 2018. (Simpósio).
      9. I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias.I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégi. 2017. (Outra).
      10. Reflexões sobre o saber docente.Escrita de si: leitura de mundo, vivências e empoderamento da juventude negra.. 2017. (Oficina).
      11. Reflexões sobre o saber docente.Território e Educação : Um diálogo possível?. 2017. (Encontro).
      12. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.Intergeracionalidade na Escola. 2016. (Simpósio).
      13. Congreso Latinoamericano sobre Niñez e Políticas Públicas. políticas Curriculares para a Educação da Infância e a participação das crianças. 2014. (Congresso).
      14. I Seminário Internacional Diferenças e Educação.Currículo e as diferenças no aprender:uma análise sobre a materialização do currículo nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. (Seminário).
      15. Semana da Pedagogia- Imaginação e Criação na Educação.O curriculo e a sala de aula: Um olhar sobre as diferenças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Outra).
      16. XI Simpósio do ICH Ensino, Pesquisa e Extensão 70 anos com as humanidades.Currículo e as diferenças no aprender: uma análise sobre a materialização do currículo na sala de aula das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Simpósio).
      17. As contribuições da neurociência para educação. 2012. (Seminário).
      18. Curso de Atualização em projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. 2012. (Oficina).
      19. Encontro de Coordenadores Pedagógicos. 2012. (Encontro).
      20. V Congresso internacional conexão RCE. 2012. (Congresso).
      21. VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.O Currículo e as singularidades no processo de aprender: _ Uma reflexão sobre as práticas curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).
      22. X ANPED- Centro-Oeste.Respeitar as diferenças no processo de aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental- Uma reflexão necessária. 2010. (Encontro).
      23. I Encontro de Pesquisadores em Educação.O curriculo e a sala de aula: Um olhar sobre as diferenças nas séries iniciais do ensino Fundamental. 2009. (Encontro).
      24. IX Encontro de pesquisa da Região Sudeste ANPEDINHA.O curriculo e a sala de aula: Um olhar sobre as diferenças nas séries iniciais do ensino Fundamental. 2009. (Encontro).
      25. Congresso Internacional. A Desnaturalização das Diferenças dentro da Escola. 2008. (Congresso).
      26. Abertura da Campanha da Fraternidade."Amazônia: Conhecer para te Amar!". 2007. (Seminário).
      27. Colóquio sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Outra).
      28. IX Congresso Paulista de Formação de Educadores. DESVENDAR A SALA DE AULA PARA ENTENDER E MUDAR A ESCOLA: DIMENSÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA. 2007. (Congresso).
      29. Anped. 2006. (Encontro).
      30. IV Colóquio de Pesquisa em Educação do Mestrado em Educação Puc Minas. 2006. (Outra).
      31. V Seminário de Educação da AEC-MG. 2006. (Seminário).
      32. IV Seminário de Educação da AEC-MG. 2005. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. MALETTA, A. P. B.; JESUS, A. C. U.. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo. 2020. Outro
      2. SILVA, S. A. ; MALETTA, Ana Paula Braz. II Colóquio Nepel- Educação e Linguagens:alfabetização, literatura e tecnologias na produção de saberes. 2019. Outro
      3. PORTES, N. E. ; MALETTA, Ana Paula Braz. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo- identidade, formação e atuação profissional no tempo presente. 2019. Outro
      4. MALETTA, Ana Paula Braz. Minicurso Educação Maker. 2019. (Outro).. . 0.
      5. MALETTA, A. P. B.; PORTES, N. E.. Reflexões Sobre o Saber Docente- ?Os saberes da Docência nos 30 anos de UEMG?. 2019. Outro
      6. MALETTA, A. P. B.; SILVA, J. V. B. F. G.. Cinema Comentado- Tarja Branca. 2019. Outro
      7. MALETTA, A. P. B.; SILVA, J. V. B. F. G.. ENCONTRO COM FERNANDA CLÍMACO: O brincar como linguagem. 2019. Outro
      8. SILVA, J. V. B. F. G. ; MALETTA, A. P. B.. Cinema Comentado- Terreiros do Brincar. 2019. Outro
      9. MALETTA, A. P. B.; PORTES, N. E.. Reflexões sobre o Saber Docente 2018. 2018. Outro
      10. MALETTA, A. P. B.; FRANCISQUINI, L. B.. OFICINA O brincar e a música como experiências de linguagem da criança. 2018. Outro
      11. PORTES, N. E. ; MALETTA, A. P. B.. Reflexões sobre o Saber Docente- "Os saberes da docência nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido". 2018. Outro
      12. MALETTA, A. P. B.. Seminário Ofício de ser professor(a): Diversidade em foco. 2016. (Outro).. . 0.
      13. MALETTA, A. P. B.. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação com o tema: os desafios da formação docente na contemporaneidade.. 2015. (Outro).. . 0.
      14. MALETTA, A. P. B.. Semana Integrada de Letras e Pedagogia da Faculdade Pitágoras. 2013. (Outro).. . 0.
      15. MALETTA, A. P. B.. VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2013. (Outro).. . 0.
      16. MALETTA, A. P. B.. Mostra de trabalhos da Pedagogia:. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ José Heleno Ferreira (1.0)
        1. MALETTA, A. P. B. A construção de um currículo por competências na Educação Infantil e séries iniciais- Diálogos com a Base Nacional Comum Curricular!. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ José Márcio Silva Barbosa (1.0)
        1. MALETTA, A. P. B. ; BARBOSA, J. M. S.. Território e Educação: um diálogo possível?. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ Cenira Boaventura Schreiber (1.0)
        1. MALETTA, Ana Paula Braz. Parecer em resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ Daniel Cardoso Alves (1.0)
        1. MALETTA, Ana Paula Braz. Parecer em resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ Daniela Oliveira Ramos dos Passos (1.0)
        1. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Comissão Científica do 7o. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e II Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ Juliana Cordeiro Soares Branco (1.0)
        1. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Comissão Científica do 7o. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e II Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Ana Paula Braz Maletta ⇔ Liliane Souza e Silva (1.0)
        1. MALETTA, Ana Paula Braz ; SOUSA, Cirlene Cristina ; SILVA, Liliane Souza e. A pesquisa em seu princípio educativo: experiencias de alunos da educação básica. Em: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, 2018, Braga - Portugal. Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas. Braga -Portugal: IIICICSE_2018, v. 1, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04