Lattes UEMG

Nilzilene Imaculada Lucindo

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2015), é Pós-Graduada (Especialista) em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo Instituto Superior Tupi (IST / SOCIESC). Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela UFOP (2010). Cursou o Ensino Normal (Magistério de 1° Grau) e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento a Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / Secretaria de Estado de Educação (SRE-OP/SEE) de Minas Gerais (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP. Integrou o Conselho Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais - MHNJB/UFMG (2015-2019), o Conselho de Extensão do MHNJB/UFMG (2017-2019), atuou como Secretária do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP (2016-2017) e como pesquisadora colaboradora na investigação desenvolvida com os egressos do curso de Pedagogia da UFOP (2016/2018). Atualmente, é professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus BH, lotada no Departamento de Administração Educacional (DAE) e também trabalha como Secretária Executiva no MHNJB/UFMG, atuando na Secretaria do Centro de Extensão e coordenando um projeto extensionista voltado para a formação de pedagogos e licenciandos de Pedagogia e outro voltado para a formação de professores. Integra o FOPROFI; o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia da UEMG; o Colegiado do Curso do Pedagogia da FAE/UEMG como membro suplente do DAE. Temas de interesse: Formação de Professores; Formação e atuação de Pedagogos em espaços escolares e não escolares, Políticas Públicas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0024344916424773 (28/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Museu de História Natural. Rua Gustavo da Silveira, 1035 Santa Inês 31080010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34097650 URL da Homepage: http://www.mhnjb.ufmg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. O brincar e o jogar na formacao dos pedagogos da Faculdade de Educacao da UEMG
      Descrição: As experiências com os jogos, na dimensão do espaço e tempo da Faculdade de Educação da UEMG, remete-nos a história da criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia, o qual vem realizando projetos de pesquisas e de extensão ao longo desses anos. A partir do Programa de Extensão Universitária PROEXT-2004 SESu/MEC foi possível implementar o Laboratório de Psicopedagogia e, por conseguinte, constituir o acervo do mesmo que conta com vários jogos, livros de literatura infantil e materiais pedagógicos. A partir dessas e outras experiências, tem-se o propósito de desenvolver pesquisas, investigar teorias e realizar atividades práticas com os alunos da FaE. A presente pesquisa tem como objetivo investigar, nos pedagogos em formação, as concepções e as funções dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil a partir da análise da vivência lúdica que eles tiveram na infância e do que aprenderam no curso de Pedagogia. A estratégia do estudo será constituída de: (i) levantamento bibliográfico; (ii) coleta de informações qualiquantitativas sobre o currículo da FaE/UEMG; (iii) aplicação de questionário semi-estruturado, contendo quatro questões subjetivas, direcionadas aos estudantes de Pedagogia dos 4º e 8º períodos da FaE/UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilzilene Imaculada Lucindo - Integrante / Daniel Cardoso Alves - Integrante / Joyce Lucerna Amaral - Coordenador / Liliana Borges - Integrante / Regina Rosa dos Santos Leal - Integrante / Merie Bitar Moukachar - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.
      Descrição: As experiências com os jogos, na dimensão do espaço e tempo da Faculdade de Educação da UEMG, remete-nos a história da criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia, o qual vem realizando projetos de pesquisas e de extensão ao longo desses anos. A partir do Programa de Extensão Universitária PROEXT-2004 SESu/MEC foi possível implementar o Laboratório de Psicopedagogia e, por conseguinte, constituir o acervo do mesmo que conta com vários jogos, livros de literatura infantil e materiais pedagógicos. A partir dessas e outras experiências, tem-se o propósito de desenvolver pesquisas, investigar teorias e realizar atividades práticas com os alunos da FaE. A presente pesquisa tem como objetivo investigar, nos pedagogos em formação, as concepções e as funções dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil a partir da análise da vivência lúdica que eles tiveram na infância e do que aprenderam no curso de Pedagogia. A estratégia do estudo será constituída de: (i) levantamento bibliográfico; (ii) coleta de informações qualiquantitativas sobre o currículo da FaE/UEMG; (iii) aplicação de questionário semi-estruturado, contendo quatro questões subjetivas, direcionadas aos estudantes de Pedagogia dos 4º e 8º períodos da FaE/UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Nilzilene Imaculada Lucindo - Integrante / Regina Rosa dos Santos Leal - Coordenador.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    2. 2016-2018. Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetoria e o lugar profissional desses egressos.
      Descrição: Este projeto integrado, vinculado ao Grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas, cadastrado no CNPQ, da Faculdade de Educação da PUC/SP investiga a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP Nº1/2006, estão exercendo e as influências positivas ou negativas do curso de formação. Integram-se ao projeto quatro instituições: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS, Universidade Cidade de São Paulo- UNICID, localizadas no Estado de São Paulo e Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP, do Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nilzilene Imaculada Lucindo - Integrante / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Regina Magna Bonifácio Araújo - Coordenador / Célia Maria Haas - Integrante / Helena Machado de Paula Albuquerque - Integrante / Martiniana Ferreira de Oliveira - Integrante / Tamires Afonso de Oliveira - Integrante / Letícia Bernini Canton - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 15
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.
    3. 2016-2017. Conhecendo o publico do MHNJB: perfil e percepcoes
      Descrição: O projeto Conhecendo o público do MHNJB: perfil e percepções configura-se como uma pesquisa de público que tem como objeto de estudo o público espontâneo que visita o MHNJB aos finais de semana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa cujo objetivo geral é conhecer quem é o público espontâneo que visita o MHNJB e suas percepções sobre a instituição. Como objetivos específicos, a investigação se propõe a: identificar o perfil do público espontâneo do MHNJB; verificar os motivos que conduzem esse público a visitar o MHNJB; averiguar quais são as expectativas desse público e se as atividades propostas corresponderam a essas expectativas; avaliar a infraestrutura do museu e o atendimento dos monitores; levantar aspectos da instituição/visita passíveis de melhoria. Utilizaremos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, os quais serão tratados pela análise de conteúdo. Palavras-chave: Museu. Público. Estudo de público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Nilzilene Imaculada Lucindo - Coordenador / Armanda Sales - Integrante / Edilene de Assis Simões e Avelar - Integrante / Júlia Cristina Alves de Oliveira - Integrante / Fernando Elias Campos Barboza - Integrante / Samuel Alexandre Barbosa - Integrante / Mateus Scoralik Mendes Silva - Integrante / Vanessa de Fátima Silva - Integrante / Lorene Correia Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.
    4. 2016-2017. A formacao de pedagogos para atuar em espacos nao escolares
      Descrição: Esta pesquisa está associada a uma ação de extensão, "Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu", que tem como público-alvo os licenciandos de Pedagogia que participarão desses encontros no ano de 2016. A pesquisa tem por objetivo discutir sobre a formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu como um desses campos de atuação. Dentre os objetivos específicos, o estudo busca caracterizar o perfil dos licenciandos; identificar os motivos que os levam a ingressar no curso de Pedagogia; levantar as áreas que um pedagogo pode atuar e quais áreas os licenciandos pretendem atuar após se formarem; verificar o conhecimento deles em relação ao Projeto Pedagógico do curso, a ênfase desse e as áreas em que deverão realizar o estágio; identificar as disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia visando a formação para atuar em espaços não escolares; verificar se o curso propicia visitas técnicas ou outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo; averiguar se o museu constitui-se um campo de atuação do pedagogo e quais atribuições o profissional poderia desenvolver nesse espaço. A investigação é de caráter qualitativo, toma como procedimentos a análise documental, a pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados serão coletados a partir de um questionário com questões abertas e fechadas e tratados pela técnica de análise de conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilzilene Imaculada Lucindo - Coordenador. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.
    5. 2013-2015. Quem sao os pedagogos que atuam nas instituicoes de ensino publico da SRE-OP: um estudo sobre o perfil, a formacao e a trajetoria desses profissionais.
      Descrição: A pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP tem como objeto de estudo o pedagogo no exercício da coordenação pedagógica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido na perspectiva biográfica, cujo objetivo geral consiste em conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto ? S.R.E.O.P. e como objetivos específicos busca conhecer os aspectos históricos e legais do curso de Pedagogia; identificar o perfil dos pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da S.R.E.O.P.; investigar os motivos que levaram esses pedagogos a ingressarem no curso de Pedagogia; verificar como se constituiu seu processo de formação inicial e como vem ocorrendo a formação continuada. A metodologia fez uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo que utilizou um questionário para identificar o perfil dos sujeitos e uma entrevista semiestruturada que levantou os aspectos sobre a trajetória desses profissionais. Participam do estudo empírico 15 pedagogos que atuam na referida região. Os dados serão tratados por meio da análise do conteúdo, tendo por base os relatos coletados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nilzilene Imaculada Lucindo - Integrante / Regina Magna Bonifácio Araújo - Coordenador. Número de produções C, T A: 45
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Trabalho de Relevância Acadêmica - Semana do Conhecimento - XVIII Encontro de Extensão, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.
    2. Trabalho de Relevância Acadêmica - UFMG Conhecimento e Cultura / III Jornada de Produção de Conhecimento dos TAE's, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Nilzilene Imaculada Lucindo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (240)
    1. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPED. 2020. (Outra).
    2. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPED.O Profissional de Pedagogia em Espaços Não Escolares: um breve panorama da produção cientifica. 2020. (Outra).
    3. 1º Seminário Interdisciplinar INFÂNCIAS na CIDADE - Desafios para as pesquisas e intervenções em tempos de incerteza.. 2020. (Seminário).
    4. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A Formação do Pedagogo para Atuar no Ambiente Hospitalar a Partir da Ação Extensionista. 2020. (Seminário).
    5. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O Brincar na Formação de Pedagogos/as na FaE CBH/UEMG Um Breve Olhar Sobre o Currículo. 2020. (Seminário).
    6. Aula Inaugural do curso de Pedagogia da PUCMG: Docência, Discência e Decência. 2020. (Outra).
    7. Ciclo de Atividades do FORMEPE. 2020. (Seminário).
    8. Ciclo Virtual de Seminarios de Investigadores Iberoamericanos - Entre proyecto y tesis doctoral. 2020. (Seminário).
    9. Ciclo Virtual de Seminarios de Investigadores Iberoamericanos - Escritura del Texto Científico. 2020. (Seminário).
    10. Ciclo Virtual de Seminarios de Investigadores Iberoamericanos - Estado del Arte y Metodología en una tesis doctoral. 2020. (Seminário).
    11. Ciclo Virtual de Seminarios de Investigadores Iberoamericanos - Tendencias en la Investigación y producción científica en educación: Oportunidades y desafíos. 2020. (Seminário).
    12. Conferencia y debate: Corpo, Memória e DIreitos Humanos. 2020. (Outra).
    13. Conferencia y debate: Do presencial ao virtual. Gênero e sexualidade na escola em tempos de isolamento. 2020. (Outra).
    14. Conferencia y debate: Preceptor como mediador en la escuela secundaria. 2020. (Outra).
    15. Conferencia y debate: Trabalho pedagógico com meios audiovisuais na quarentena. 2020. (Outra).
    16. Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 - Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade. 2020. (Congresso).
    17. Congresso Virtual UFBA Universidade em Movimento 2020. 2020. (Congresso).
    18. Debate Temático Remoto Extracurricular: "Financiamento Educacional na Perspectiva do FUNDEB". 2020. (Outra).
    19. Debate Temático Remoto Extracurricular: A Educação no Pós-Pandemia: o que pensam os Prefeitos da Região dos Inconfidentes. 2020. (Outra).
    20. Debate Temático Remoto Extracurricular: Financiamento da Educação Básica: caminhos cruzados. 2020. (Outra).
    21. Debate Virtual Fazer a diferença: O papel dos museus na sociedade atual. 2020. (Outra).
    22. Desafios e possibilidades pedagógicos em um ambiente hospitalar. 2020. (Outra).
    23. Encontro Diálogos e Confluências Online ? Saúde e Comunicação na Pandemia. 2020. (Encontro).
    24. Encontro Estadual ANPAE-MG ? 2020: PENSANDO A EDUCAÇÃO NAS GERAES. 2020. (Encontro).
    25. Ensino Híbrido: a convergência entre o presencial e o virtual - Online. 2020. (Outra).
    26. Fundação Renova como renovação do Crime Corporativo. 2020. (Outra).
    27. I Ciclo de Formação: ?Políticas de ações afirmativas: um diálogo necessário entre universidade e comunidade, cotas para Quê(m)??. 2020. (Outra).
    28. II FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFV. 2020. (Outra).
    29. III Semana da Consciência Negra: racismo e encarceramento em massa. 2020. (Outra).
    30. II WEBINAR: PRIMEIROS PASSOS PARA SE TORNAR UM PESQUISADOR - Como fazer pesquisa de campo?. 2020. (Outra).
    31. I WEBINAR: PRIMEIROS PASSOS PARA SE TORNAR UM PESQUISADOR: Como submeter projeto ao Comitê de Ética. 2020. (Outra).
    32. LIVE: Fascismo no Brasil: uma análise de conjuntura. 2020. (Outra).
    33. LIVE: Novo FUNDEB e CAQ: desafios e garantias para o direito à educação. 2020. (Outra).
    34. LIVE: Paulo Freire: um legado ameaçado. 2020. (Outra).
    35. LIVE:Políticas de Educação infantil em contextos de incertezas: cenários e lutas. 2020. (Outra).
    36. LIVE ?Divulgação da Pesquisa em Educação e seus públicos?. 2020. (Outra).
    37. LIVE ?Falar de Educação na Internet: experiências?. 2020. (Outra).
    38. LIVE "Revisão Bibliográfica em Educação". 2020. (Outra).
    39. Live A Pandemia e a Atualidade da Teoria do Estado em Marx. 2020. (Outra).
    40. Live A Precariedade do Trabalho Docente no Brasil. 2020. (Outra).
    41. Live Debate do Livro de Paulo Freire: "Professora Sim, Tia Não". 2020. (Outra).
    42. LIVE - Ensino remoto da alfabetização na pandemia. 2020. (Outra).
    43. LIVE PENSAR AO VIVO Escola. Presente?Tempos, espaços e pedagogias possíveis na pandemia". 2020. (Outra).
    44. Matutando - Diálogos Formativos. 2020. (Outra).
    45. Mesa: Desafios da formação na contemporaneidade: Da crítica ao anacronismo da escola moderna e a desestruturação da docência em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    46. Mesa: Ensino à distância, Educação Remota e o papel da escola em período de isolamento social. 2020. (Outra).
    47. Paulo Freire como potencializador do trabalho extensionista.. 2020. (Outra).
    48. Pensar a Educação Pensar o Brasil: LIVE - Extensão Universitária no Cenário Atual ? Ano 2020. 2020. (Outra).
    49. Reflexões sobre a ação do Pedagogo: Ensino remoto emergencial em Minas Gerais: Formação e atuação profissional em tempos de COVID. 2020. (Outra).
    50. Reflexões sobre a ação do Pedagogo: NEPPPE discute: como tem se dado a concretização do Parecer Nº05/2020 nas escolas de Educação Básica? O Parecer Nº 05/2020: do chão da sala de aula às telas digitais. 2020. (Outra).
    51. Reflexões sobre a ação do Pedagogo: Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos em tempos de ensino remoto. 2020. (Outra).
    52. Roda de Conversa: Paulo Freire e a pedagogia crítica: seu legado para uma pedagogia do sul. 2020. (Encontro).
    53. Seminário: A creche como contexto social de desenvolvimento. 2020. (Seminário).
    54. Seminário: Infâncias, Mídia e Tecnologias. 2020. (Seminário).
    55. Seminário Desafios em meio à pandemia: Experiências da Gestão Educacional no Ensino Superior. 2020. (Seminário).
    56. Seminário Interdisciplinar do Mestrado Profissional em Educação - Educação a distância: metodologias e tecnologias na contemporaneidade. 2020. (Seminário).
    57. Seminários Integrados: Currículo e campos de experiência na educação infantil. 2020. (Seminário).
    58. Seminário Soluções Tecnológicas para educação. 2020. (Seminário).
    59. UFV Web: Fundamentos e conceitos da educação mediada por tecnologias digitais - possibilidades e limites. 2020. (Outra).
    60. UFV Web: Metodologias e práticas educacionais mediadas pelas TDIC. 2020. (Outra).
    61. WEBConferências GEDUC 2020: Cibercultura e Educação: debates em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    62. WEBConferências GEDUC 2020: Direito à educação e o retorno às aulas. 2020. (Outra).
    63. WEBConferências GEDUC 2020: Pandemia, Crise Democrática e o Futuro da Escola Pública. 2020. (Outra).
    64. Webinar: A Gestão de Pessoas e Serviços: soluções para driblar a crise frente à pandemia.. 2020. (Outra).
    65. Webinar: Brasil Pós-Pandemia: desafios e oportunidades. 2020. (Outra).
    66. Webinar: Reflexões sobre o meio ambiente em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    67. Webinário: Infraestrutura tecnológica de acesso à internet no Brasil. 2020. (Outra).
    68. Webinário: O papel da equipe docente e do estudante na EaD. 2020. (Outra).
    69. Webinário: Políticas de EAD e financiamento - limites e possibilidades. 2020. (Outra).
    70. Webinário: Relatos de experiências - boas práticas de educação com uso de TDIC. 2020. (Outra).
    71. Webinário Vidas em pandemia: contextos políticos, sociais e educacionais. 2020. (Outra).
    72. Webinar Os desafios para o Ensino Superior em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    73. XII Seminário Regional Sudeste da ANPAE / IV Semnário Federalismo e Políticas Educacionais.Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. (Seminário).
    74. XII Seminário Regional Sudeste da ANPAE / IV Semnário Federalismo e Políticas Educacionais.O pedagogo em espaços não escolares: mapeando o campo. 2020. (Seminário).
    75. XI Seminário de Pesquisa sobre formação e atuação de professores - GEPFAPE. 2020. (Seminário).
    76. XI Seminário do GEPFAPe. 2020. (Seminário).
    77. XI Seminário Regional da ANPAE Centro-Oeste: ?Políticas Educacionais Democráticas em Tempos de Resistência?. 2020. (Seminário).
    78. XI Seminário Regional da ANPAE Centro-Oeste: ?Políticas Educacionais Democráticas em Tempos de Resistência?.Educadores e Museus: aproximações por meio da extensão. 2020. (Seminário).
    79. 7º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente / II Simpósio Educação, Formação e Trabalho.Apropriação e uso do espaço do museu como possibilidade de formação docente. 2019. (Seminário).
    80. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".Museu: espaço para sentir, vivenciar e aprender.. 2019. (Encontro).
    81. Fórum de Pesquisa da 35ª Semana Científica do Cruso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMGFa.A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na Faculdade de Educação da UEMG.. 2019. (Outra).
    82. I Semana de Estudos em Educação da UFOP.Pesquisa com Egressos do Curso de Pedagogia da UFOP 2012 - 2015. 2019. (Outra).
    83. I Semana de Estudos em Educação da UFOP: Mesa Referenciais Teóricos e Metodológicos de pesquisas com professores.Quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP?. 2019. (Outra).
    84. Palestra "Pedagogia e suas abordagens: Escola da Serra". 2019. (Outra).
    85. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo.O Pedagogo no Espaço Não Escolar: Museu, Hospital e Sistema Prisional. 2019. (Outra).
    86. Reflexões sobre o Saber Docente: A atuação do pedagogo hospitalar: reflexões e possibilidades a partir da experiência nos hospitais João XXIII e João Paulo II. 2019. (Outra).
    87. Reflexões sobre o Saber Docente 2019: A Brinquedoteca na formação do pedagogo. 2019. (Outra).
    88. Reflexões sobre o Saber Docente: Metodologias Ativas para uma aprendizagem significativa. 2019. (Outra).
    89. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. 2019. (Congresso).
    90. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Museu, Universidade e Formação Docente - o panorama de uma ação extensionista. 2019. (Congresso).
    91. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG 2018.Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. (Seminário).
    92. 45º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos / CERU.Com os pés no chão: lembranças escolares de um estudante da Educação de Jovens e Adultos. 2018. (Encontro).
    93. 6º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente / I Simpósio Educação, Formação e Trabalho..Relatos de Pedgogos da SRE-OP sobre sua formação inicial. 2018. (Seminário).
    94. 6º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente / I Simpósio Educação, Formação e Trabalho..A formação de pedagogos para atuar em espaços não escolares. 2018. (Seminário).
    95. Reflexões sobre a ação do Pedagogo: Desafios da Formação e Atuação na Contemporaneidade.Reflexões sobre a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: o museu em foco. 2018. (Outra).
    96. Seminário Internacional Museu e Educação "60 anos da Declaração do Rio de Janeiro".Licenciandos de Pedagogia e a construção de um novo olhar sobre o museu: uma experiência do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 2018. (Seminário).
    97. Seminário Internacional Museu e Educação "60 anos da Declaração do Rio de Janeiro". 2018. (Seminário).
    98. XII Seminario Internacional de La Red Estrado "Derecho a la Educación Pública y Trabajo Docente: Resistencias y Alternativas".El curso de Pedagogía y la profesión de pedagogo en la perspectiva de los egresados de una universidad brasileña. 2018. (Seminário).
    99. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Estudo com Egressos do Curso de Pedagogia: o caso de uma IES Federal. 2018. (Encontro).
    100. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação "Formação de Professores:contextos sentidos e práticas". 2017. (Congresso).
    101. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação "Formação de Professores:contextos sentidos e práticas". A formação de pedagogos para atuar em espaços não escolares: o museu como um desses campos de atuação. 2017. (Congresso).
    102. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação "Formação de Professores:contextos sentidos e práticas". Egressos do curso de Pedagogia da UFOP (2012/2015): Perfil e Formação Acadêmica. 2017. (Congresso).
    103. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação "Formação de Professores:contextos sentidos e práticas". Egressos do curso de Pedagogia da UFOP: A inserção no mercado de trabalho. 2017. (Congresso).
    104. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2017. (Encontro).
    105. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2017. (Encontro).
    106. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2017. (Encontro).
    107. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2017. (Encontro).
    108. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2017. (Encontro).
    109. I Seminário de Educação Museal da Rede de Museus da UFMG.Os olhares do público espontâneo: subsidios para avaliar as ações do MHNJB.. 2017. (Seminário).
    110. I Seminário de Educação Museal da Rede de Museus da UFMG. 2017. (Seminário).
    111. I Seminário de Educação Museal da Rede de Museus da UFMG.O museu como campo de formação e atuação do Pedagogo. 2017. (Seminário).
    112. IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistência.A inserção no mercado de trabalho de egressos do curso de Pedagogia da UFOP: uma análise preliminar. 2017. (Encontro).
    113. XI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.A atuação do pedagogo em espaços não escolares: o museu em foco. 2017. (Simpósio).
    114. XI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2017. (Simpósio).
    115. XI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Conhecendo o perfil e a formação acadêmica dos egressos do curso de Pedagogia da UFOP. 2017. (Simpósio).
    116. XVI Jornada de Extensão da UFMG "Extensão contemporânea: experiências de transformação". 2017. (Outra).
    117. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.O que pensam os licenciandos de Pedagogia sobre a atuação do pedagogo no museu. 2016. (Encontro).
    118. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. 2016. (Encontro).
    119. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".O Pedagogo no Museu. 2016. (Encontro).
    120. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".O Pedagogo no Museu. 2016. (Encontro).
    121. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu".O Pedagogo no Museu. 2016. (Encontro).
    122. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.O Pedagogo no Museu. 2016. (Encontro).
    123. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários,tensões e perspectivas.. Museu: um campo de atuação profissional do Pedagogo?. 2016. (Congresso).
    124. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários,tensões e perspectivas.. 2016. (Congresso).
    125. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários,tensões e perspectivas.. Que lugar a pesquisa vem ocupando (e deve ocupar) na formação inicial de pedagogos?. 2016. (Congresso).
    126. IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste / IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação RN.Por que optei por cursar Pedagogia? Análise das motivações dos pedagogos que atuam nas escolas públicas da SRE-OP. 2016. (Seminário).
    127. IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste / IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação RN.O Professor no Museu: a extensão com foco nos docentes que visitam o MHNJB. 2016. (Seminário).
    128. IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste / IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - RN. 2016. (Seminário).
    129. Semana do Conhecimento UFMG 2016.Quem é o visitante espontâneo do MHNJB e o que ele pensa sobre museus?. 2016. (Outra).
    130. Semana do Conhecimento UFMG 2016 - VI Jornada de Apresentação da Produção de Conhecimento dos Técnicos-Administrativos em Educação.O museu como campo de formação e atuação do Pedagogo. 2016. (Outra).
    131. V Jornadas Nacionales - III Jornadas Latinoamericanas de Investigadores/as em Formación en Educación. Cuáles son los maestros que trabajan en las instituciones de educación pública de SRE-OP: un estudio sobre el perfil y su formación. 2016. (Outra).
    132. V Jornadas Nacionales - III Jornadas Latinoamericanas de Investigadores/as em Formación en Educación.El museo como un campo de formación y desempeño profesional del educador. 2016. (Outra).
    133. XVIII ENDIPE "Didática e Prática de Ensino no contexto político conteporâneo: cenas da educação brasileira". 2016. (Encontro).
    134. XVIII ENDIPE "Didática e Prática de Ensino no contexto político conteporâneo: cenas da educação brasileira".O curso de Pedagogia e a formação do pedagogo: o que indicam as pesquisas. 2016. (Encontro).
    135. 13ª Semana de Museus - II Colóquio da História Natural. 2015. (Outra).
    136. 37ª Reunião da Anped - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação publica brasileira.Perfil, formação e trajetórias: um estudo sobre os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP. 2015. (Outra).
    137. 37ª Reunião da Anped - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação publica brasileira. 2015. (Outra).
    138. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação "Formação de professores, complexidade e trabalho docente". Quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP: um estudo sobre o perfil, a formação e a trajetória desses profissionais. 2015. (Congresso).
    139. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação "Formação de professores, complexidade e trabalho docente". 2015. (Congresso).
    140. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação "Formação de professores, complexidade e trabalho docente e ". Museu também é lugar de Pedagogo. 2015. (Congresso).
    141. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.O Pedagogo no Museu. 2015. (Encontro).
    142. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.Museu espaço de conhecimento e formação: O Pedagogo no Museu. 2015. (Encontro).
    143. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu.Museu: espaço de conhecimento e formação - O Pedagogo no Museu. 2015. (Encontro).
    144. Semana do Conhecimento - V Jornada de Produção do Conhecimento dos TAE's.Perfil, Formação e Trajetórias: um estudo sobre os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino públido da SRE-OP.. 2015. (Outra).
    145. V Congresso Brasileiro de Educação "Pesquisa e formação de professores: politicas e programas". Os pedagogos e as práticas de formação continuada no contexto escolar. 2015. (Congresso).
    146. V Congresso Brasileiro de Educação "Pesquisa e formação de professores: politicas e programas". A formação inicial dos pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da S.R.E. de Ouro Preto. 2015. (Congresso).
    147. V Congresso Brasileiro de Educação "Pesquisa e formação de professores: politicas e programas". 2015. (Congresso).
    148. V Seminário de Formação de Educadores do MHNJB.Relatos de Experiências - Narrativas de Ex-Monitores do MHNJB. 2015. (Seminário).
    149. V Seminário de Formação de Educadores do MHNJB/UFMG.O Professor no Museu: a extensão com foco no professor. 2015. (Seminário).
    150. XIV Jornada de Extensão "UFMG: Espaço de Inclusão? Desafios da Interação Campus - Cidade - Campo". 2015. (Outra).
    151. X Simpósio de Formação e Profissão Docente "Alteridade, Formação e Condição Docente".O Museu visto sob o olhar de Licenciandos em Pedagogia e Pedagogos. 2015. (Simpósio).
    152. X Simpósio de Formação e Profissão Docente "Alteridade, Formação e Condição Docente".A escolha de Pedagogos pelo curso de Pedagogia: por que ingressaram?. 2015. (Simpósio).
    153. X Simpósio de Formação e Profissão Docente "Alteridade, Formação e Condição Docente". 2015. (Simpósio).
    154. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2015. (Simpósio).
    155. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A formação inicial no curso de Pedagogia: leituras de pedagogos sobre o seu processo formativo. 2015. (Simpósio).
    156. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A produção científica do campo da Pedagogia: um balanço das dissertações e teses dos anos de 2002 a 2012. 2014. (Outra).
    157. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Outra).
    158. Encontro de Saberes - I Mostra de Pós Graduação da UFOP.Perfil, formação e trajetórias: um estudo sobre os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da jurisdição da S.R.E.O.P.. 2014. (Encontro).
    159. Encontro de Saberes - XXII Seminário de Iniciação Científica - SEIC.A utilização das TDIC por professores de duas escolas públicas do interior de Minas Gerais.. 2014. (Encontro).
    160. Encontro de Saberes - XXII Seminário de Iniciação Científica - SEIC.Por que escolhi ser Pedagogo? Reflexões de Pedagogos acerca da escolha pela profissão.. 2014. (Encontro).
    161. I Colóquio de Extensão Universitária na Educação a Distância. 2014. (Outra).
    162. I Congresso Nacional de Extensão, Cultura e Arte da UFOP. 2014. (Congresso).
    163. I Congresso Nacional de Extensão, Cultura e Arte da UFOP. O Professor no Museu: os achados de uma experiência do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.. 2014. (Congresso).
    164. II Congresso Nacional de Formação de Professores / XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.. 2014. (Congresso).
    165. II Congresso Nacional de Formação de Professores / XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.. Percepções de Alunos da Pedagogia sobre a Ação Educativa em Museus e o Espaço de Atuação do Pedagogo em Ambientes não formais de Educação.. 2014. (Congresso).
    166. II Congressso Nacional de Formação de Professores / XII Congressso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.. Formação Continuada de Professores em espaços não formais de educação: uma experiência do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.. 2014. (Congresso).
    167. III Oficina O Professor no Museu.O MHNJB como espaço educativo: Educação em Museus. 2014. (Oficina).
    168. I Seminário de Educação e Tecnologias: Discutindo Diretrizes da Educação Básica. 2014. (Seminário).
    169. I Seminário Educação Trabalho e Sociedade.Quem são e o que buscam os alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos: revelando perfis e trajetórias. 2014. (Seminário).
    170. IV Jornada do NESFE - Núcleo de Estudos Sociedade Família Escola. 2014. (Outra).
    171. IV Jornadas Nacionales II Jornadas Latinoamericanas de Investigadores/as en formación en educación.Formação Continuada no Contexto Escolar: o que os Pedagogos têm a nos contar?. 2014. (Outra).
    172. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente.Itinerários da pesquisa sobre Formação de Professores ? Região dos Inconfidentes. 2014. (Seminário).
    173. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente.As percepções dos Pedagogos sobre suas condições de trabalho: o que revela uma pesquisa da Região dos Inconfidentes?. 2014. (Seminário).
    174. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente. 2014. (Seminário).
    175. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente.A vida contada como aporte para a formação humana: narrativas de vida de alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).
    176. V Ciclo de Pedagogos. 2014. (Outra).
    177. V Ciclo de Pedagogos.O Pedagogo no Museu. 2014. (Outra).
    178. VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2014. (Congresso).
    179. VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. No passado, a educação negada. No presente, a realização de um sonho acalentado. Que histórias nos contam alunos e alunas da EJA?. 2014. (Congresso).
    180. VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Conversando com Peagogos... O que eles narram sobre a motivação para cursar Pedagogia, a identificação com a área educacional e suas escolhas.. 2014. (Congresso).
    181. V SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.. 2014. (Simpósio).
    182. V SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade..Nas vozes dos alunos da EJA a infuência do trabalho na vida e na educação dos jovens trabalhadores.. 2014. (Simpósio).
    183. XIII Congreso Internacional de Formación del Profesorado: Investigar para acompañar el cambio educativo y social. El papel de la Universidad.. El papel de los pedagogos en espacios educativos no formales: que dicen los estudiantes del curso de Pedagogia acerca de la actividad educativa en museos.. 2014. (Congresso).
    184. X Seminário Internacional da Rede Estrado "Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa.".Um olhar sobre a produção científica do campo da Pedagogia: o que dizem as dissertações e teses nos anos de 2002 a 2012. 2014. (Seminário).
    185. X Seminário Internacional da Rede Estrado "Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa.". 2014. (Seminário).
    186. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.TDIC: que usos fazem os docentes de duas escolas públicas de um município do interior de Minas Gerais. 2014. (Encontro).
    187. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
    188. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. 2014. (Outra).
    189. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Como o Pedagogo no exercício da função se forma e propicia a formação docente. 2014. (Outra).
    190. 36ª Reunião Anual da ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais. 2013. (Outra).
    191. 64º Congresso Nacional de Botânica "Botânica Sempre Viva". Mini-curso: Educação Ambiental em Jardins Botânicos e Ambientes de Educação Não Formal. 2013. (Congresso).
    192. Encontro de Saberes da UFOP - XXI Seminário de Iniciação Científica - SEIC.Avaliador de Resumos submetidos ao evento. 2013. (Encontro).
    193. III Colóquio Internacional de Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Outra).
    194. III Jornada do NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola. 2013. (Outra).
    195. III Seminário de Formação de Ações Educativas do MHNJB/UFMG.Oficina "O Professor no Museu". 2013. (Seminário).
    196. III Seminário de Formação de Ações Educativas do MHNJB/UFMG. 2013. (Seminário).
    197. III Seminário de Formação de Ações Educativas do MHNJB/UFMG.A Extensão na UFMG. 2013. (Seminário).
    198. IV Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Avaliador da Sessão de Pôsteres.. 2013. (Encontro).
    199. IV Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC / III Seminário Nacional do Pibid. 2013. (Encontro).
    200. IV Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC / III Seminário Nacional do Pibid.Os impasses e desafios dos professores da EJA: um estudo da modalidade em uma escola do interior de MG. 2013. (Encontro).
    201. IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Simpósio).
    202. Oficina Estudando a Imagem Leitura Crítica e Produção. In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC / III Seminário Nacional do Pibid. 2013. (Oficina).
    203. Palestra O Papel dos Museus de História Natural no Séc. XXI - XI Semana Nacional de Museus. 2013. (Outra).
    204. Redes de Pesquisa em Formação Infanto Juvenil: Vida na Escola e a Escola da Vida. 2013. (Seminário).
    205. UFMG Conhecimento e Cultura - III Jornada de Produção de Conhecimento pelos TAE's.Os impasses e desafios dos professores da EJA: um estudo da modalidade em uma escola do interior de MG.. 2013. (Outra).
    206. VII Encontro de Pesquisa em Educação / II Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos / II Simpósio de Ética na Pesquisa. 2013. (Encontro).
    207. VII Encontro de Pesquisa em Educação / II Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos / II Simpósio de Ética na Pesquisa.Os impasses e desafios dos professores da EJA: um estudo da modalidade em uma escola do interior de MG. 2013. (Encontro).
    208. V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente- Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas. 2013. (Seminário).
    209. V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas..Os impasses e desafios dos professores da EJA: um estudo da modalidade em uma escola do interior de Minas Gerais.. 2013. (Seminário).
    210. XVI Fórum de EJA da Região dos Inconfidentes. 2013. (Outra).
    211. Grupo de Trabalho sobre Ação Educativa em Museus - In: V Fórum Nacional de Museus. 2012. (Congresso).
    212. III Seminário sobre o Combate ao Assédio Moral. 2012. (Seminário).
    213. II Seminário de Formação de Educadores de Ações de Extensão. 2012. (Seminário).
    214. I Seminário de Programas de Extensão da UFMG. 2012. (Seminário).
    215. IV Seminário da RIMC - Ações Educativas em Debate: Aprendizagens e Avaliações. 2012. (Seminário).
    216. Oficina "Objetos em deslocamentos: seus múltiplos sentidos nas concepções das exposições.". 2012. (Oficina).
    217. Oficina "O Professor no Museu". 2012. (Oficina).
    218. Seminário Internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos.. 2012. (Seminário).
    219. Seminário Museus em um mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações para a Formação de Público.. 2012. (Seminário).
    220. V Fórum Nacional de Museus. 2012. (Congresso).
    221. XIV Fórum de EJA da Região dos Inconfidentes. 2012. (Outra).
    222. Seminário de Formação de Monitores do MHNJB/UFMG. 2011. (Seminário).
    223. I Workshop Vocações, Diretrizes e Metas do MHNJB. 2010. (Seminário).
    224. Congresso Internacional de Educação. 2009. (Congresso).
    225. Mesa Redonda sobre Gestão Escolar.A Gestão de Pessoas como uma das componentes da Gestão Escolar. 2009. (Outra).
    226. Palestra "Capital Social e Desenvolvimento Sustentável". 2009. (Outra).
    227. Palestra "Marketing Pessoal e Marketing Profissional". 2009. (Outra).
    228. III Encontro de Coordenadores e Alunos Extensionistas da UFOP. 2008. (Encontro).
    229. Audiências Públicas: Políticas de Ações Afirmativas - Reserva de Vagas na UFOP.Políticas de Ações Afirmativas - Parecer da S.R.E. Ouro Preto. 2007. (Outra).
    230. I Jornada UFOP com a Escola: Plano de Intervenção Pedagógica. 2007. (Seminário).
    231. II Congresso Estadual de Alfabetização. 2006. (Congresso).
    232. I Seminário de Educação Cooperativista. 2006. (Seminário).
    233. Congresso de Educadores da Rede Pitágoras. 2002. (Congresso).
    234. Oficinas do Curso de Secretariado Executivo.Motivação e Criatividade: Ferramentas Essenciais para o Empreendedor. 2002. (Oficina).
    235. Ciclo de Palestras da Semana do Secretariado. 2000. (Outra).
    236. I Seminário do Trabalhador Escolar. 1999. (Seminário).
    237. Workshop de Desenvolvimento do Potencial Humano. 1999. (Outra).
    238. I Congresso de Educadores da Rede Pitágoras. 1998. (Congresso).
    239. VIII Congresso de Sensibilização de Educadores. 1997. (Congresso).
    240. VII Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1996. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (51)
    1. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2019. Outro
    2. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2019. Outro
    3. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2019. Outro
    4. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; LOPES, B. E. M. ; FRANCA, C. S. ; MARCENES, M. I. ; NERY, P. G.. Mesa Redonda "O Pedagogo no Espaço Não Escolar: Museu, Hosptial e Sistema Prisional" in Reflexões sobre a Ação do Pedagogo. 2019. Outro
    5. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2019. Outro
    6. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2019. Outro
    7. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2019. Outro
    8. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2018. Outro
    9. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2018. Outro
    10. LUCINDO, N. I.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. (Outro).. . 0.
    11. LUCINDO, N. I.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. (Outro).. . 0.
    12. LUCINDO, N. I.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. (Outro).. . 0.
    13. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2017. Outro
    14. AVELAR, E. A. S. ; LUCINDO, N. I.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2017. Outro
    15. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2017. Outro
    16. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2017. Outro
    17. LUCINDO, N. I.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2017. (Outro).. . 0.
    18. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos "O Pedagogo no Museu". 2016. Outro
    19. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2016. Outro
    20. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2016. Outro
    21. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2016. Outro
    22. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S. E. ; CASELA, G. T. ; RESENDE, A. A. ; FARIA, F. S.. V Seminário de Formação de Educadores do MHNJB. 2015. Outro
    23. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S. ; CASELA, G. T.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2015. Outro
    24. LUCINDO, N. I.; CASELA, G. T.. IV Oficina "O Professor no Museu". 2015. Outro
    25. LUCINDO, N. I.; CASELA, G. T.. Encontro de Formação de Pedagogos - "O Pedagogo no Museu". 2015. Outro
    26. AVELAR, E. A. S. ; FARIA, F. S. ; CASELA, G. T. ; LUCINDO, N. I.. XIII Semana de Museus - "Museus para uma sociedade sustentável". 2015. Outro
    27. LUCINDO, N. I.; AVELAR, E. A. S. ; CASELA, G. T.. Encontro de Formação de Pedagogos - O Pedagogo no Museu. 2015. Outro
    28. LUCINDO, N. I.; RESENDE, A. A. ; FARIA, F. S. ; AVELAR, E. A. S.. III Oficina "O Professor no Museu". 2014. Outro
    29. LUCINDO, N. I.. Painel "Os egressos dos curso de Pedagogia e sua experiência profissional". 2014. (Outro).. . 0.
    30. LUCINDO, N. I.; COSTA, L. A. ; MARTINS, J. C. C. ; MACEDO, J. C. ; SANTOS, M. C. F. ; MOREIRA, T. X.. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente. 2014. Outro
    31. SANTOS, M. M. D. ; LUCINDO, N. I. ; RESENDE, A. A. ; SALES, A. ; AVELAR, E. A. S.. II Oficina "O Professor no Museu". 2013. Outro
    32. AVELAR, E. A. S. ; LUCINDO, N. I. ; FREITAS, T. A. L.. V Colônia de Férias do Verão no Museu. 2013. Outro
    33. FRANCA., A. R. ; RESENDE, A. A. ; FERNANDINO, F. J. ; FARIA, F. S. ; LUCINDO, N. I. ; CARDOSO, C. C. ; AVELAR, E. A. S.. XI Semana Nacional de Museus. 2013. Outro
    34. LUCINDO, N. I.; RESENDE, A. A. ; AVELAR, E. A. S.. II Oficina "O Professor no Museu". 2013. Outro
    35. FARIA, F. S. ; FRANCA., A. R. ; SANTOS, M. M. D. ; BRANT, M. A. C. ; LUCINDO, N. I.. X Semana Nacional de Museus - Seminário Museus em um mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações para a Formação de Público. 2012. Outro
    36. MULELOS, C. M. C. ; LUCINDO, N. I. ; VIANA, J. G. C. ; NEVES, A. P. R. ; FAGUNDES, A. M. G.. IV Semana do Magistério: "Educação para quê?". 2012. Outro
    37. FARIA, F. S. ; FRANCA., A. R. ; LUCINDO, N. I. ; RESENDE, A. A. ; SANTOS, M. M. D. ; SOUSA JÚNIOR, Mário A.. Seminário Museu em Debate: Os Novos Rumos do MHNJB. 2011. Outro
    38. MULELOS, C. ; LUCINDO, N. I. ; MULELOS, C. M. C. ; BRITO, R. S. ; ALVES, C. B.. III Semana do Magistério "Profissão e Saberes Docentes: O professor do século XXI". 2011. Outro
    39. SANTOS, M. M. D. ; FARIA, F. S. ; RESENDE, A. A. ; LUCINDO, N. I. ; FRANCA., A. R.. I Workshop: Vocações, Diretrizes e Metas do MHNJB. 2010. Outro
    40. LUCINDO, N. I.; SOUSA JÚNIOR, Mário A.. Curso de Iniciação a Gestão Pública Universitária. 2010. Outro
    41. SILVA, F. A. O. R. ; LUCINDO, N. I.. Lançamento Oficial da Ação UFOP com a Escola. 2008. Outro
    42. LUCINDO, N. I.; JUNQUEIRA, E. M.. I Encontro Regional de Auxiliares de Serviços de Educação Básica. 2007. Outro
    43. LUCINDO, N. I.; JUNQUEIRA, E. M.. Solenidade de Posse dos Diretores da Rede Estadual Gestão 2007/2010. 2007. Outro
    44. LUCINDO, N. I.; GOMES, D. R. F.. Capacitação de Gestores. 2007. Outro
    45. CORREA, R. A. ; NUNES, C. M. F. ; GOMES, D. R. F. ; LUCINDO, N. I.. Encontro Preparatório do Curso Resgatando o Papel do Especialista na Escola. 2007. Outro
    46. LUCINDO, N. I.; MARQUES, M. M. A. ; GOMES, D. R. F.. Congresso Mineiro de Educação Fase Regional. 2006. Congresso
    47. MARQUES, M. M. A. ; LUCINDO, N. I. ; LAMOUNIER, L. M. M.. Sessão Solene de Lançamento do Plano Decenal de Educação. 2005. Outro
    48. LAMOUNIER, L. M. M. ; LUCINDO, N. I.. Curso de Capacitação de Professores de Língua Inglesa. 2005. Outro
    49. LUCINDO, N. I.. II Circuito de Ensino e Aprendizagem de Itabirito. 2004. (Outro).. . 0.
    50. LUCINDO, N. I.; LAMOUNIER, L. M. M.. Capacitação de Diretores e Vice-Diretores da Rede Estadual Gestão 2004 / 2007. 2004. Outro
    51. LUCINDO, N. I.. I Circuito de Ensino e Aprendizagem de Itabirito. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Nilzilene Imaculada Lucindo ⇔ Daniel Cardoso Alves (10.0)
      1. ALVES, DANIEL CARDOSO; LUCINDO, N. I. ; AMARAL, J. L.. Apropriação e uso do espaço do Museu como possibilidade de formação docente. Em: VII Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente / II Simpósio Educação Formação e Trabalho, v. 2, p. 01-17, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Museu, Universidade e Formação Docente - o panorama de uma ação extensionista. Em: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba PR. Anais do XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba PR: Editora Universitária Champagnat, v. Único, p. 5114-5116, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LUCINDO, N. I. ; RIBEIRO, M. V. G. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. PRÁTICA FORMATIVA NO MUSEU: ampliando os campos de atuação do pedagogo? ,. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      4. GONÇALVES-RIBEIRO, M.V.; Lucindo, N.I. ; ALVES. Daniel Cardoso. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      5. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. A Formação do Pedagogo para Atuar no Ambiente Hospitalar a Partir da Ação Extensionista. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      6. ALVES, DANIEL CARDOSO; AMARAL, J. L. ; MOUKACHAR, M. B. ; BORGES, L. ; LUCINDO, N. I. ; SANTOS, R. R. L.. O Brincar na Formação de Pedagogos/as na FaE-CBH/UEMG: Um Breve Olhar Sobre o Currículo. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      7. RIBEIRO, M. V. G. ; LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      8. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Educadores e Museus: aproximações por meio da extensão. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      9. LUCINDO, N. I. ; ALVES, DANIEL CARDOSO. Museu, Universidade e Formação Docente: o panorama de uma ação extensionista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      10. ALVES, DANIEL CARDOSO; AMARAL, J. L. ; LUCINDO, N. I. ; SANTOS, R. R. L.. Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Nilzilene Imaculada Lucindo ⇔ Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro (2.0)
      1. LUCINDO, NILZILENE IMACULADA; GONÇALVES, MACILENE VILMA. Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia. https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p105a131. v. 12, p. 105-131, issn: 1982-8632, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GONÇALVES-RIBEIRO, M.V.; Lucindo, N.I. ; ALVES. Daniel Cardoso. Formação do Pedagogo para atuar no ambiente hospitalar: um olhar do graduando de Pedagogia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Nilzilene Imaculada Lucindo ⇔ Joyce Lucerna Amaral (1.0)
      1. ALVES, Daniel C. ; LUCINDO, Nilzilene I. ; AMARAL, Joyce L.. Relatório do Ciclo de Formação Docente no Museu. 2018. Relatório de Ação de Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05