Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação - ênfase em Sociologia da Educação e História da Profissão Docente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação - ênfase em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG-Unidade Ibirité, tendo ocupado de junho de 2016 a junho de 2017 a função de Diretora Acadêmica nesta unidade. Desempenhou também a função de Pró-Reitora de Ensino da UEMG no período de junho de 2017 a julho de 2018.Atualmente é Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais para o biênio 2017-2019. .Foi docente na Faculdade Pedro II, em Belo Horizonte, MG por 08 anos. Participou de março de 2015 a maio de 2017 da equipe da Coordenação compartilhada do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG. Foi docente de graduação e pós-graduação da Universidade Nacional de Timor-Leste no ano de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Sociologia e Sociologia do Desenvolvimento, Análise do Impacto Social e Intervenção Social, Políticas Públicas, Antropologia, Formação de Professores, Inclusão Social, Educação Rural, Educação Especial e Sucesso e Fracasso escolares. Possui larga experiência em gestão e coordenação de Educação Integrada e Integral. (Texto informado pelo autor)
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga. As políticas de aceleração de aprendizagem na experiência de professores e alunos de camadas populares. Escritos sobre Educação. v. 3, n. 2, p. 13-21, issn: 1677-9843, 2004. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga. A política de aceleração de aprendizagem em Minas Gerais na experiência de professores e alunos. Revista Brasileira de Administração da Educação. v. 20, n. 1, p. 98-113, issn: 0101-8981, 2004. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; SOUZA, C. F. ; SOUZA, L. C. A. ; PEREIRA, R. D.. Mudanças Tecnológicas e sua influência sobre o trabalho educacional e coordenação pedagógica. Trabalho & Educação (UFMG). v. 1, p. 34-46, issn: 1516-9537, 1996. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
LAGES, Elizabeth D. M.; RAMALDES, C. (Org.) ; EIRAS, E. (Org.). A Educação Integral e o Programa de Escola Integrada: uma preciosa atuação de extensão da FAE UEMG e suas possibilidades formativas. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. v. 1, p. 112. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (1)
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. Direitos humanos e movimentos sociais urbanos e do campo: uma luta permanente pela democracia na educação. Em: Érica Lourenço; Maria do Carmo Guedes; Regina Helena Freitas Campos. (Org.). Patrimônio cultural, museus, psicologia e educação: diálogos. 1ªed.Belo Horizonte. : Editora Pucminas. 2009.p. 269-286. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
SILVA, J. C. M. ; LAGES, Elizabeth D. M. ; CUSTODIA, M. P.. Da prática à valorização docente do saber docente: um relato de experiência com estudantes do curso de pedagogia. Em: X Seminário Internacional da Rede Estrado, p. 1-12, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. 50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988. Em: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. 50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. Em: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M. A família e a escola na configuração de percursos escolares de alunos do programa de aceleração de aprendizagem. Em: Seminário de Pesquisa do Mestrado em Educação da PUC Minas, 2002. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (3)
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO NO ?PROJETO ESCOLA DE HELENA?: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Em: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, v. 1, p. 214-218, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, Elizabeth D. M.; SILVA, C. Z.. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HELENA ANTIPOFF E TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENTORNO DA UEMG-IBIRITÉ. Em: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Ouro Preto ? Minas Gerais - 2016, 2016, Ouro Preto. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Ouro Preto ? Minas Gerais - 2016, v. 1, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. Em: 2 Congresso de Extensão da AUGM, 2015, Campinas. Extensão e Sociedade: a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extesnão, p. 239-240, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (5)
LAGES, Elizabeth D. M. A construção do diálogo com a educação rural no Brasil,, a partir dos textos e propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. Em: XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2014, Ibiirité. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, v. 25, p. 79-80, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. Políticas do Direito à Educação: diálogos possíveis em Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da democratização e da inclusão. Em: XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff em associação ao IX Encontro Interstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2010, Belo Horizonte-MG. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, v. 22, p. 77-78, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M. Educação humanista, libertadora, democrática e emancipatória: uma (re)leitura das obras de Helena Antipoff e Paulo Freire. Em: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, v. CDROOM, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga. As políticas públicas de aceleração de aprendizagem na experiência de professores e alunos de camadas populares. Em: I Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2003, Campo Largo - Paraná. Passado, presente e futuro da formação de professores. Campo Largo- Paraná: Biblioteca da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy, v. 1, p. 59-59, 2003. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga. A família e a escola na configuração de percursos escolares de alunos do programa de aceleração de aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação-Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação, 2002, Águas de Lindóia-SP. Pós-graduação e Pesquisa em Educação no Brasil Região Sudeste: Tendências e Desafios, 2002. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Formação cidadã em Direitos Humanos: o gibi como instrumento pedagógico para a aprendizagem de alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: o gibi como proposta pedagógica para a formação de gestores, professores e alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. Projeto Escola de Helena: experiência e vivência de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth D. M. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth D. M. O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: Ferrameneta de publicização e construção de ideias. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth D. M.; SILVA, C. Z.. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HELENA ANTIPOFF E TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENTORNO DA UEMG-IBIRITÉ,. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. O projeto Escola de Helena: a construção do currículo e os desafios da práiica. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Projeto ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. O diálogo com a educação rural no Brasil, a partir dos textos e propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Lições para a construção de uma Escola Integrada. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Formação Político-pedagógica sobre Gestão Democrática. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Eduação em Direitos Humanos e Cidadania: diaólogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e três escolas do entorno da UEMG-Ibirité. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
Lages, Elzabeth Dias Munaier Lages; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Gestão Escolar, Cultura Organizacional e aprendizagem: dilemas, possibilidades e desafios na mediação pedagógica. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LAGES, E. D. M. Compreendendo conceitos importantes como a Educação Rural, a Formação de professores e a Intervenção Social na aboradagem freireana. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R.. Polítcas do Direito à Educação: diálogos possíveis em Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da democratização e inclusão. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
LAGES, E. D. M. Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. 2004. Apresentação de Trabalho/Simpósio
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO NO ?PROJETO ESCOLA DE HELENA?: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Belo Horizonte: Pucminas. 2017. Resumo em Anais [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (1)
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z.. Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (13)
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Avaliadora I Seminário Local de Pesquisa e Extensão. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Comitê Local de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão da UEMG Ibirité. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Comitê Local de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão da UEMG Ibirité. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Comitê Local de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão da UEMG Ibirité. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Coordenadora de Extensão da UEMG-Ibirité. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, E. D. M.; MOREIRA, Sebastião Rogerio Gois ; RODRIGUES, Eronilde Do Carmo R.. Revista Escritos Sobre Educação. 2002. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Da construção civil para a edificação do conhecimento. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Colóquio sobre educação, direitos humanos e cidadania. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M. Diálogos entre Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da Intervenção social e da Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M. Colóquios em Gestão Pública: reflexões a partir do NEGEPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
ALMEIDA, Marilene Oliveira; ASSIS, R. M. ; ANTIPOFF, C. A. ; LAGES, E. D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M. Educação Integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; CANETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O. ; MEIRA, C. J. ; OTONI, J. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (6)
LAGES, E. D. M.; SILVA, C. Z. ; ANTONIO, N. J.. Coleção Duda e Felipe volume 3 e 4 'A história dos direitos humanos no Brasil' e 'Violência urbana e doméstica e a instituição escolar'. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gibis [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z.. Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2017. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gibis [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral. 2016. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. A RELAÇÃO DA FAMÍLIA, DA CIDADANIA E DA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS PARA UMA ANÁLISE DA CONTEMPORANEIDADE. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M. Administração Pública. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos e apostilas [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, E. D. M. Projeto Família, Cidadania e Educação. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (5)
Vicência Medeiros Félix Dias. A inclusão escolar na Rede Particular de Ensino: uma análise do Colégio Batista Mineiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2009. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Noeme Lino de Oliveira. A inclusão escolar no Colégio Batista Mineiro na perspectiva dos alunos deficentes e de suas famílias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2009. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Ellis Regina Conrado. A inclusão social na Escola Plural: impactos sobre a educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2009. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Luciana Aguiar Pacheco. A inclusão do deficiente na escola regular: um estudo na Rede Municipal de Belo Horizonte. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2007. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Solange de Cecília Lima Fonseca. A inclusão do deficiente visual no mercado de trabalho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2007. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
Aparecida F. de Almeida, M de Fátima Nogueira e Marina da Mo. Educação Integral: Escola de Helena, Ensino e Aprendizagem em um projeto integral. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité, . 2016. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Iêda Cristina Lopes Maciel. Políticas Educativas para a diversidade sexual e gênero: conquistas, singularidades e integração escolar. (Graduação em Ciências Biológicas) - UEMG-Unidade Ibiirité, . 2016. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Carla C N S Duarte, Girlaine M A Barcelos, Sabrina S Oliveir. A utilização e produção de materiais didáticos para o primeiro seguimento da Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité, . 2015. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Diana Chaves Silva;Marlene O. S. Costa;Ludmila de Freitas. A participação da família na escola: um estudo de caso em escolas públicas. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2013. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Patrícia da Silva Bernardes; Sarah Eloiza Damasceno Borges. O Programa Escola da Gente: Educação integral ou Educação integrada. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF, . 2013. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Rosilene Aparecida Rodrigues e Virlene Leal Cardoso. A função da família no rendimento escolar do aluno. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II, . 2011. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Gisele Cardoso Serapião e Soraya Anjos de Sousa Silva. A importância da relação família e escola no processo ensino-aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II, . 2010. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (5)
2019-2019. Perspectivas de formacao cidada pelo Projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construcao de um curriculo de uma escola em tempo integral Descrição: Tendo como perspectiva e foco de investigação as oficinas desenvolvidas no projeto de educação integral "Escola de Helena: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral? desenvolvido em 2016, pergunta-se como tem se dado a constituição do currículo nas escolas parceiras do ?Projeto Escola de Helena?, após o convênio da Fundação Helena Antipoff com as escolas e, com implementação até o final de 2018, haja vista que em 2019 ainda não se tem certeza de sua continuidade? Em especial questionamos: como tem sido influenciado o currículo das escolas parceiras, em seus aspectos práticos e teóricos, bem como tem se dado a ação docente no trabalho com os alunos das escolas envolvidas, face a tarefa de parceria das escolas com as oficinas ofertadas pelo projeto de educação integral nos contraturnos escolares? Mais ainda especificamente, buscam-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras, enquanto proposta de formação para a cidadania dos alunos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante / Amanda Carla da Cruz Santos - Integrante. Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
2016-2017. Projeto de Educacao Integral no Polo Fundacao Helena Antipoff: diaolgos com a perspectiva antipoffiana Descrição: Proposta interinstitucional que envolve alunos de pós-graduação da linha de pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, professores e graduandos da UEMG-Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena Freitas Campos - Integrante / Maria do Carmo Lara - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante. Número de produções C, T A: 4 Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
2016-2016. Projeto ?Escola de Helena?: vivencia e experiencia de construcao de um curriculo de uma escola de tempo integral Descrição: O projeto ?Escola de Helena? se constitui em um projeto de educação integral, financiado em parte pelo Programa Mais Educação, e que se configura em uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff (FHA) e três escolas estaduais do entorno da UEMG, no município de Ibirité. Atualmente, este projeto ampliou o seu atendimento a mais duas escolas estaduais, na proporção de mais de 600 crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, no contra turno escolar. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar na prática o funcionamento do Projeto ?Escola de Helena? em sua articulação com os macro campos do Programa Mais Educação, buscando-se as ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além de buscar também compreender os objetivos das oficinas ofertadas, evidenciando-se o que está implícito em seu currículo e, verificando junto aos monitores e professores do projeto as possíveis incongruências entre o previsto e o praticado na execução desse programa de educação integral. Para proceder com a investigação científica proposta, tornou-se imprescindível o estudo da arte que contemplasse a concepção de educação integral segundo diversos teóricos da atualidade, bem como bibliografia que subsidiasse a temática da construção do currículo escolar. Importante destacar também a análise dos documentos legais que versam sobre o assunto. Em sua concepção metodológica, tendo como orientação tal natureza da pesquisa qualitativa e tendo em vista o objeto de interesse pesquisado, no caso a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, foram realizadas visitas de sensibilização às escolas envolvidas no projeto e, a partir do resultado destas visitas e da leitura da bibliografia utilizada foi elaborado o questionário aplicado aos professores e coordenadores de oficinas. Como instrumento que subsidia a pesquisa também foi realizada entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma das gestoras principais do projeto. Verifica-se como resultado, portanto, a partir da análise dos dados, a inexistência de interação entre escolas, o projeto ?Escola de Helena? e a Fundação Helena Antipoff, situação que pode comprometer a eficácia do projeto nos moldes como fora proposto. Além disso, ainda que se perceba um interesse em uma formação global do sujeito, a partir das temáticas ofertadas pelas oficinas, também se percebe um distanciamento em relação ao currículo efetivado pela escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante. Número de produções C, T A: 2 Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
1995-1996. Avaliacao Escolar - perspectiva socio-antropologica Descrição: -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Lucíola L C P Santos - Coordenador / Ana Lúcia Amaral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
1993-1994. Avaliacao da adequacao pedagogica do conteudo curricular das quatro ultimas series do 1o grau Descrição: -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Lucíola L C P Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Congresso).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: ferramenta de publicização e construção de ideias. 2016. (Encontro).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Encontro).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Projeto Escola de Helena: Experiências e vivências de Educação Integral na FundaçãoHelena Antipoff. 2016. (Encontro).
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Evento. 2015. (Congresso).
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia e Formação de Professores. 2015. (Congresso).
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Da prática à valorização do saber docente: um relato de experiência com estudantes do curso de pedagogia. 2014. (Seminário).
X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).
XXIX Encontro Helena Antipoff.Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas prática pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. (Encontro).
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço dos século XX e desafios para o século XXI.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e so 20 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).
XXVII Encontro Anual Helena Antipoff. 2009. (Encontro).
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Educação humanista, libertadora, democrática e emancipatória: uma (re) leitura das obras de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2007. (Congresso).
XXV Encontro Anual Helena Antipoff.Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Movimentos sociais, Educação Rural e formação de professores: contribuições, limites e desafios à sociedade contemporânea. 2007. (Encontro).
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Coordenadora da Mesa-Redonda: Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana. 2007. (Encontro).
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPED. 2006. (Outra).
A psicologia nas Instituições de Educação e saúde mental no Brasil: história e atualidade. 2006. (Encontro).
III Simpósio Trabalho e Educação (NETE-UFMG). 2005. (Simpósio).
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).
II Simpósio sobre trabalho e educação: A relação Trabalho e Educação no atual contexto de regulação social.Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. 2004. (Simpósio).
Passado, presente e futuro da formação de professores. 2003. (Congresso).
Revistas científicas brasileiras: da quantidade que temos para a qualidade que queremos. 2003. (Encontro).
A pesquisa na pós-graduação em Educação. 2002. (Seminário).
II Telecongresso Internacional de Educaçào de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).
Fórum de Educação - Pedagogo: que profissional é esse?.Fórum de Educação - Pedagogo: que profissional é esse?. 2002. (Outra).
Pós-graduaçào e Pesquisa em Educação no Brasil Região Sudeste: Tendências e Desafios. 2002. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (6)
LAGES, E. D. M.. I Seminário de Formação Docente. 2018. (Outro).. . 0.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; ANTONIO, N. J. ; SILVA, C. Z.. III Colóquio sobre Educação, Direitos Humanos e Cidadania. 2018. Outro
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/ Centro de Documentação. 2015. (Outro).. . 0.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Outro).. . 0.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. IX Semana do Conhecimento "Educação Integral-lugares e possibilidades". 2013. (Outro).. . 0.
LAGES, E. D. M.. Semana do Conhecimento: Profissão docente: atuação, formação e politicas.. 2011. (Outro).. . 0.
ALMEIDA, Marilene Oliveira; ASSIS, R. M. ; ANTIPOFF, C. A. ; LAGES, E. D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. Em: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, v. 1, p. 214-217, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]