teste-01

Elizabeth Dias Munaier Lages

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação - ênfase em Sociologia da Educação e História da Profissão Docente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação - ênfase em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG-Unidade Ibirité, tendo ocupado de junho de 2016 a junho de 2017 a função de Diretora Acadêmica nesta unidade. Desempenhou também a função de Pró-Reitora de Ensino da UEMG no período de junho de 2017 a julho de 2018.Atualmente é Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais para o biênio 2017-2019. .Foi docente na Faculdade Pedro II, em Belo Horizonte, MG por 08 anos. Participou de março de 2015 a maio de 2017 da equipe da Coordenação compartilhada do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG. Foi docente de graduação e pós-graduação da Universidade Nacional de Timor-Leste no ano de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Sociologia e Sociologia do Desenvolvimento, Análise do Impacto Social e Intervenção Social, Políticas Públicas, Antropologia, Formação de Professores, Inclusão Social, Educação Rural, Educação Especial e Sucesso e Fracasso escolares. Possui larga experiência em gestão e coordenação de Educação Integrada e Integral. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-2019. Perspectivas de formacao cidada pelo Projeto ?Escola de Helena?: desafios propostos para/na construcao de um curriculo de uma escola em tempo integral
      Descrição: Tendo como perspectiva e foco de investigação as oficinas desenvolvidas no projeto de educação integral "Escola de Helena: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral? desenvolvido em 2016, pergunta-se como tem se dado a constituição do currículo nas escolas parceiras do ?Projeto Escola de Helena?, após o convênio da Fundação Helena Antipoff com as escolas e, com implementação até o final de 2018, haja vista que em 2019 ainda não se tem certeza de sua continuidade? Em especial questionamos: como tem sido influenciado o currículo das escolas parceiras, em seus aspectos práticos e teóricos, bem como tem se dado a ação docente no trabalho com os alunos das escolas envolvidas, face a tarefa de parceria das escolas com as oficinas ofertadas pelo projeto de educação integral nos contraturnos escolares? Mais ainda especificamente, buscam-se respostas para as possíveis ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras, enquanto proposta de formação para a cidadania dos alunos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante / Amanda Carla da Cruz Santos - Integrante.
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    2. 2016-2017. Projeto de Educacao Integral no Polo Fundacao Helena Antipoff: diaolgos com a perspectiva antipoffiana
      Descrição: Proposta interinstitucional que envolve alunos de pós-graduação da linha de pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, professores e graduandos da UEMG-Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena Freitas Campos - Integrante / Maria do Carmo Lara - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    3. 2016-2016. Projeto ?Escola de Helena?: vivencia e experiencia de construcao de um curriculo de uma escola de tempo integral
      Descrição: O projeto ?Escola de Helena? se constitui em um projeto de educação integral, financiado em parte pelo Programa Mais Educação, e que se configura em uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff (FHA) e três escolas estaduais do entorno da UEMG, no município de Ibirité. Atualmente, este projeto ampliou o seu atendimento a mais duas escolas estaduais, na proporção de mais de 600 crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, no contra turno escolar. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar na prática o funcionamento do Projeto ?Escola de Helena? em sua articulação com os macro campos do Programa Mais Educação, buscando-se as ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além de buscar também compreender os objetivos das oficinas ofertadas, evidenciando-se o que está implícito em seu currículo e, verificando junto aos monitores e professores do projeto as possíveis incongruências entre o previsto e o praticado na execução desse programa de educação integral. Para proceder com a investigação científica proposta, tornou-se imprescindível o estudo da arte que contemplasse a concepção de educação integral segundo diversos teóricos da atualidade, bem como bibliografia que subsidiasse a temática da construção do currículo escolar. Importante destacar também a análise dos documentos legais que versam sobre o assunto. Em sua concepção metodológica, tendo como orientação tal natureza da pesquisa qualitativa e tendo em vista o objeto de interesse pesquisado, no caso a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, foram realizadas visitas de sensibilização às escolas envolvidas no projeto e, a partir do resultado destas visitas e da leitura da bibliografia utilizada foi elaborado o questionário aplicado aos professores e coordenadores de oficinas. Como instrumento que subsidia a pesquisa também foi realizada entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma das gestoras principais do projeto. Verifica-se como resultado, portanto, a partir da análise dos dados, a inexistência de interação entre escolas, o projeto ?Escola de Helena? e a Fundação Helena Antipoff, situação que pode comprometer a eficácia do projeto nos moldes como fora proposto. Além disso, ainda que se perceba um interesse em uma formação global do sujeito, a partir das temáticas ofertadas pelas oficinas, também se percebe um distanciamento em relação ao currículo efetivado pela escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    4. 1995-1996. Avaliacao Escolar - perspectiva socio-antropologica
      Descrição: -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Lucíola L C P Santos - Coordenador / Ana Lúcia Amaral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.
    5. 1993-1994. Avaliacao da adequacao pedagogica do conteudo curricular das quatro ultimas series do 1o grau
      Descrição: -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Lucíola L C P Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Elizabeth Dias Munaier Lages.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Congresso).
    2. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: ferramenta de publicização e construção de ideias. 2016. (Encontro).
    3. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Encontro).
    4. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Projeto Escola de Helena: Experiências e vivências de Educação Integral na FundaçãoHelena Antipoff. 2016. (Encontro).
    5. 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Evento. 2015. (Congresso).
    6. 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia e Formação de Professores. 2015. (Congresso).
    7. X Seminário Internacional da Rede Estrado.Da prática à valorização do saber docente: um relato de experiência com estudantes do curso de pedagogia. 2014. (Seminário).
    8. X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).
    9. XXIX Encontro Helena Antipoff.Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas prática pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. (Encontro).
    10. I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).
    11. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço dos século XX e desafios para o século XXI.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e so 20 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).
    12. XXVII Encontro Anual Helena Antipoff. 2009. (Encontro).
    13. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Educação humanista, libertadora, democrática e emancipatória: uma (re) leitura das obras de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2007. (Congresso).
    14. XXV Encontro Anual Helena Antipoff.Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).
    15. XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Movimentos sociais, Educação Rural e formação de professores: contribuições, limites e desafios à sociedade contemporânea. 2007. (Encontro).
    16. XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Coordenadora da Mesa-Redonda: Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).
    17. XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana. 2007. (Encontro).
    18. 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPED. 2006. (Outra).
    19. A psicologia nas Instituições de Educação e saúde mental no Brasil: história e atualidade. 2006. (Encontro).
    20. III Simpósio Trabalho e Educação (NETE-UFMG). 2005. (Simpósio).
    21. 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).
    22. II Simpósio sobre trabalho e educação: A relação Trabalho e Educação no atual contexto de regulação social.Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. 2004. (Simpósio).
    23. Passado, presente e futuro da formação de professores. 2003. (Congresso).
    24. Revistas científicas brasileiras: da quantidade que temos para a qualidade que queremos. 2003. (Encontro).
    25. A pesquisa na pós-graduação em Educação. 2002. (Seminário).
    26. II Telecongresso Internacional de Educaçào de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).
    27. Fórum de Educação - Pedagogo: que profissional é esse?.Fórum de Educação - Pedagogo: que profissional é esse?. 2002. (Outra).
    28. Pós-graduaçào e Pesquisa em Educação no Brasil Região Sudeste: Tendências e Desafios. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. LAGES, E. D. M.. I Seminário de Formação Docente. 2018. (Outro).. . 0.
    2. LAGES, Elizabeth Dias Munaier; ANTONIO, N. J. ; SILVA, C. Z.. III Colóquio sobre Educação, Direitos Humanos e Cidadania. 2018. Outro
    3. LAGES, Elizabeth Dias Munaier. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/ Centro de Documentação. 2015. (Outro).. . 0.
    4. LAGES, Elizabeth Dias Munaier. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Outro).. . 0.
    5. LAGES, Elizabeth Dias Munaier. IX Semana do Conhecimento "Educação Integral-lugares e possibilidades". 2013. (Outro).. . 0.
    6. LAGES, E. D. M.. Semana do Conhecimento: Profissão docente: atuação, formação e politicas.. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Elizabeth Dias Munaier Lages ⇔ Marilene Oliveira Almeida (1.0)
      1. ALMEIDA, Marilene Oliveira; ASSIS, R. M. ; ANTIPOFF, C. A. ; LAGES, E. D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Elizabeth Dias Munaier Lages ⇔ Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio (1.0)
      1. LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z.. A constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?: uma experiência de educação integral. Em: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, v. 1, p. 214-217, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06