Lattes UEMG

Eliane Ferreira de Sa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação (2003) e Especialista em Ensino de Ciências (1996) também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Física (1994) e Ciências Físicas e Biológicas (1992) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga. Professora de Ciências e de Física da Educação Básica de 1992 a 2012, nas redes de ensino privadas e públicas, com experiência na gestão da educação. Professora da Educação Superior e de Pós Graduação desde 2005. Atualmente é professora do Mestrado Profissional, Educação e Docência da UFMG - PROMESTRE e professora de cursos de graduação da UEMG. Temas de interesse: ensino de ciências, ensino de física, formação de professores, educação à distância e ensino por investigação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0775285355654581 (17/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Av. São Paulo (Rod MG 040 URB), 3996 Vila Rosário 32412190 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219500 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. A Investigacao Cientifica nos Livros de Ciencias da Natureza dos Anos Iniciais
      Descrição: Nas últimas décadas assistimos, vários movimentos de renovação pedagógica direcionados ao currículo de ciências. Muitas ideias desses movimentos chegam a sala de aula por meio do livro didático. Nessa direção, esse projeto apresenta como foco analisar como os pressupostos do ensino por investigação estão refletidos nas propostas de atividades dos livros didáticos de ciências da natureza dos nos iniciais, aprovados no último PNLD.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Coordenador / Eliane da Silva Machado - Integrante / Ely Maués - Integrante / Ana Elisa Braga - Integrante / Franciele Fernanda dos Santos Pinto - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    2. 2020-Atual. Marcas da Iniciacao Cientifica na Formacao e na Pratica Docente de Egressos dos Cursos de Licenciatura da UEMG/Ibirite
      Descrição: A Iniciação Científica é uma atividade formadora no processo de desenvolvimento acadêmico dos estudantes bolsistas e que pode despertar neles o interesse para o prosseguimento na vida acadêmica. Nesse contexto, este projeto apresenta como foco investigar as ?marcas? que a Iniciação científica deixou nos bolsistas de IC, egressos dos cursos de licenciatura da Unidade de Ibirité. Acreditamos que essas ?marcas? carregam informações sobre a formação que os bolsistas tiveram ao longo de suas pesquisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Coordenador / Eliane da Silva Machado - Integrante / Ely Maués - Integrante / Ana Elisa Braga - Integrante / Franciele Fernanda dos Santos Pinto - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    3. 2019-Atual. Discursos e praticas de professoras dos anos iniciais sobre atividades experimentais no ensino de ciencias
      Descrição: Esse projeto pretende investigar as concepções e práticas de experimentação de professoras dos anos iniciais egressas do curso Pedagogia pela UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Coordenador / Eliane da Silva Machado - Integrante / Daniele Santos Bento - Integrante / Carla Maline - Integrante / Walesson Gomes da Silva - Integrante / Ely Maués - Integrante / DIONE ANDRE DA SILVA PIRES - Integrante / LUIZA FERNANDA NASCIMENTO FONTES - Integrante / MARILIA RODRIGUES PEREIRA ALVES - Integrante / VIVIANE GABRIELA GREGORIO FRANÇA - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    4. 2017-Atual. Mala Cientifica: Construindo possibilidades para ler e aprender ciencias
      Descrição: É um projeto que apresenta propostas diversificadas de abordagens de temas de ciências para crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de oficinas e sequências didáticas, numa perspectiva investigativa, são abordados assuntos sobre corpo humano, animais, plantas, astronomia, entre outros. As propostas de atividades da Mala Científica funcionam como objetos mediadores com os quais a professora pode organizar sua aula de maneira particular, de acordo com os interesses das crianças, suas necessidades formativas e aspectos do currículo. Entender as possibilidades e limitações que esses objetos trazem para o contexto da aula da educação infantil e ciclo de alfabetização, contribuirá para aprofundarmos o entendimento que estamos construindo das aulas de ciências nos primeiros segmentos de escolarização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Coordenador / Eliane da Silva Machado - Integrante / Priscila Nadia Oliveira - Integrante / Ely Roberto da Costa Maués - Integrante / Daniele Santos Bento - Integrante / Carla Maline - Integrante / Walesson Gomes da Silva - Integrante / DIONE ANDRE DA SILVA PIRES - Integrante / LUIZA FERNANDA NASCIMENTO FONTES - Integrante / MARILIA RODRIGUES PEREIRA ALVES - Integrante / VIVIANE GABRIELA GREGORIO FRANÇA - Integrante / Karla Cristina Hastenreiter Porto - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    5. 2015-2017. Objetos mediadores usados por professores do ensino superior: historico, possibilidades e limites
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Coordenador / Ana Luiza Quadros - Integrante / Penha das Dores Souza Silva - Integrante / Luciana Moro - Integrante / Renata Reis Pereira - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    6. 2012-2015. Caracterizacao de Aulas da Graduacao da UFMG
      Descrição: A aula de graduação, apesar de sua importância para a Universidade, nunca foi objeto de um estudo sistemático e abrangente. A ausência de indicadores relacionados às aulas de graduação nas avaliações das agências de fomento pode estar contribuindo para que essa atividade não seja priorizada no momento em que os professores organizam seu tempo. Afinal, o professor hoje é muito mais pressionado pela atividade de pesquisa e produção científica qualificada, essa sim, o mais importante indicador considerado pelas agências de fomento na sua avaliação, de seus projetos e de seu programa de pós-graduação. As iniciativas de melhoria das aulas por professores, isolados ou em grupos, têm pouca repercussão na comunidade externa ao curso. A aula continua a ser, de certa forma, um problema individual de cada professor e professora. O objetivo deste projeto é estudar a aula de graduação na UFMG, nas suas múltiplas dimensões, afim de caracterizar a diversidade das aulas existentes na instituição, estudar estratégias alternativas já implementadas nas diferentes modalidades de aulas e, finalmente, propor e acompanhar a implementação de modelos alternativos que possam ser amplamente disseminados na instituição. Esses três objetivos configuram três fases distintas no projeto, sendo que as duas primeiras serão executadas por meio deste projeto e a terceira será objeto de um projeto posterior. O estudo da aula requer um olhar transdisciplinar, que só pode ser conseguido por meio de equipe composta por pesquisadores com formação diversa dispostos a trabalhar na interface de suas áreas para a construção desse objeto. Alguns pesquisadores e grupos de pesquisa da Faculdade de Educação vêm estudando a sala de aula como espaço/tempo de ensino e aprendizagem, usando metodologias relacionadas ao registro em vídeo das aulas (por exemplo, Mortimer, 2000; Mortimer e Scott, 2002 e 2003; Castanheira, 2004; Aguiar e Mortimer, 2005;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Coordenador / Ana Luiza Quadros - Integrante / Penha das Dores Souza Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    7. 2008-2009. Avaliacoes das primeiras turmas do Curso de Licenciatura do Campo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Maria Isabel Antunes Rocha - Coordenador.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    8. 2006-2010. Examinando propositos, estrategias e formas de participacao dos estudantes no discurso das salas de aulas de ciencias em diferentes ambientes de aprendizagem
      Descrição: Esta pesquisa pretende aprofundar aspectos relacionados à participação dos estudantes na definição de conteúdos e estrutura do discursos nas salas d eaual de física, química e ciências. O trablaho vem aprofundar estudos realizados pro nosso grupo de pesquisa acerca do processo de cosntrução mediada de significadso em salas de aula de ciências. Do ponto de vista teórico, nos baseamos nas ferramentas analíticas desenvolvidas por Mortimer e Scott (2003) e Mortimer et al (2007) com a intenção de ampliá-la de modo a contemplar os propósitos, ações e intervenções dos estudantes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Orlando Gomes de Aguiar Júnior - Coordenador / Nilma Soares da Silva - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Integrante / Douglas Henrique de Mendonça - Integrante.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    9. 2000-2004. INOVAR - Curriculos: desenvolvendo o pensar e o pensamento cientifico
      Descrição: Este projeto integrado consiste de uma série de ações dirigidas para uma melhor compreensão de aspectos relacionados à inovação educacional no ensino de Ciências. Ele visa explorar o uso de novas tecnologias no ensino de Ciências e na construção de ambientes que facilitem a aprendizagem das idéias fundamentais das ciências. Este ambiente deve possibilitar aos estudantes a modelagem de suas idéias, o uso e a revisão de seus modelos. Acreditamos que ambientes desse tipo podem contribuir para a superação de muitas das dificuldades relacionadas com a aprendizagem e aplicação dos conceitos científicos básicos. Acreditamos que só assim, poderemos suportar múltiplas maneiras de aprender dos estudantes e ajudá-los nos processos de representar e usar as 'grandes idéias' que os cientistas inventaram para entender o mundo. Para alcançar esse objetivo, torna-se necessário repensar todo o currículo de ciências desde o nível básico até o ensino médio, isto é, seus objetivos, conteúdos, seqüenciação, recursos e materiais para o ensino. Devemos também tomar decisões sobre quais são as grandes idéias que usamos para entender o mundo, e como a aprendizagem delas pode ser facilitada, tornando-as acessíveis a todos os estudantes. Tem-se também que considerar como os estudantes representam e usam tais idéias, e como tais idéias mudam com suas experiências de aprendizagem. Esperamos com o desenvolvimento desse projeto ganhar mais conhecimentos sobre os processos de inovação curricular, de facilitação da aprendizagem e, subsidiariamente, desenvolver produtos que possam ser disseminados para as demais escolas de ensino médio. O projeto integrado consiste de dois projetos específicos, um voltado para o desenvolvimento da proposta curricular, dos materiais de ensino e da investigação dos seus efeitos sobre a aprendizagem. O outro enfoca os usos e as funções das atividades práticas no ensino de Física.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Oto Neri Borges - Integrante / Helder de Figueiredo e Paula - Integrante / Antonio Tarciso Borges - Coordenador / MARCUS VINICIUS D SILVA - Integrante / LÚCIA MARIA BATISTA - Integrante / Alexandre A Barbosa Xavier - Integrante / Adriana Ferreira Nogueira - Integrante / Bruno Augusto Rodrigues - Integrante / ALESSANDRO D. TRANI GOMES - Integrante / MARIA LUIZA COSTA NEVES - Integrante / CARMEM MARIA DE CARO - Integrante / MORGANA MESSIAS MONTEIRO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.
    10. 1998-2000. INOVACAO E DESENVOLVIMENTO DE CURRICULOS DE FISICA
      Descrição: A linha geral deste projeto é o desenvolvimento de um currículo de Física para a escola média, com o foco inicial em Eletricidade e Magnetismo. O desenvolvimento de um currículo compreende atividades como a seleção de metas, objetivos e programas, orientadas pelas pesquisas educacionais recentes, bem como do desenvolvimento de materiais e recursos didáticos concretos. A escolha do tema é motivada pelo fato de estar envolvido com a pesquisa em modelos mentais de eletricidade e eletromagnetismo, e por estar correntemente ensinando essas disciplinas tanto no nível de ensino médio como no de especialização, para professores de Física. Tudo isso tem contribuído para um crescente interesse em estratégias e currículos que incentivem os estudantes a se envolverem em exercícios de construção, avaliação e revisão de modelos explicativos e que os estimule a pensar qualitativamente com tais modelos (White Frederiksen, 1986). Aprender, desse ponto de vista, significa adquirir modelos mais robustos e de maior abrangência sobre o funcionamento e comportamento de sistemas físicos. Uma das estratégias que tem o potencial de facilitar a mudança conceitual é a modelagem de fenômenos e eventos físicos, porque requer que o aprendiz se envolva conscientemente em atividades de construção, aplicação e revisão de modelos, que adquirem o status de ferramentas para o raciocínio e a explicação. O processo de modelagem tem por objetivo criar e explorar um modelo de um fenômeno ou sistema, e a criação de modelos é uma etapa fundamental na compreensão de como as coisas funcionam e por quê funcionam de uma forma particular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Ferreira de Sá - Integrante / Oto Neri Borges - Integrante / Marina Assis Fonseca - Integrante / Antonio Tarciso Borges - Coordenador / MARCUS VINICIUS D SILVA - Integrante / LÚCIA MARIA BATISTA - Integrante / Alexandre A Barbosa Xavier - Integrante / João Paulino Vale Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eliane Ferreira de Sa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Aprovação em concurso publico para o cargo de professor adjunto da FAE/UFMG - 2º lugar, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2009.
      Membro: Eliane Ferreira de Sá.
    2. Aprovação em concurso público para o cargo de Tutora do curso de Especialização em Ensino de Ciências por investigação -1º Lugar, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2007.
      Membro: Eliane Ferreira de Sá.
    3. Aprovação em concurso público para o cargo de professor da educação básica - ensino médio - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.. 1998.
      Membro: Eliane Ferreira de Sá.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A investigação científica nas atividades de livros didáticos de ciências da natureza dos anos iniciais. 2020. (Seminário).
    2. 2º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.O zoológico como questão sociocientífica: Uma investigação desenvolvida em um curso de Pedagogia. 2020. (Encontro).
    3. XIII EPEF - Encontro Nacional de Ensino de Física.Ressignificações do uso de meios mediacionais nas ações de um professor em sala de aula. 2020. (Encontro).
    4. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Concepções de Professores Sobre Currículo de Ciências. 2019. (Seminário).
    5. 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica. USO DO JOGO BRINQUELONA ECOLÓGICA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS ANOS INICIAIS. 2019. (Feira).
    6. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Mala Científica: Construindo possibilidades para Ensinar Ciências para Crianças. 2018. (Seminário).
    7. 2ª Feira Mineira de Iniciação Científica. Dando asas à imaginação a partir da literatura infantil. 2018. (Feira).
    8. 6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente? e?I Simpósio Educação, Formação e Trabalho.Educação em Ciências nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental: que conhecimentos as professoras necessitam?. 2018. (Seminário).
    9. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR DE PAULO FREIRE. 2018. (Congresso).
    10. Literatura na escola: II ciclo de debates do GPEALE.LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. (Encontro).
    11. XVII EPEF- Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Físicas.ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL. 2018. (Encontro).
    12. 19º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG.Educação em Ciências nos anos iniciais e na Educação Infantil (Mesa Redonda). 2017. (Seminário).
    13. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão.LITERATURA INFANTIL E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO COM PESQUISAS PUBLICADAS NA ÚLTIMA DÉCADA. 2017. (Seminário).
    14. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.PRÁTICA DE PROFESSORES COM O USO DE LONGA- METRAGEM ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. 2017. (Encontro).
    15. EnECI - Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Uso de Objeto Mediador em uma Perspectiva Investigativa na Educação Superior. 2017. (Encontro).
    16. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Utilização de vídeos e vídeoaulas em planejamentos didáticos de Física do Ensino Médio. 2017. (Encontro).
    17. Encontro de Física - 2016.Mediações Pedagógicas em Aulas do Ensino Superior. 2016. (Encontro).
    18. ESERA 2015 Conference - ESERA 2015 Conference- International Conference for the European Science Education Reseach Association. Multimodal Orquestration in Higher Education Class. 2015. (Congresso).
    19. X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Interação entre a prosódia e outros modos de comunicação no ensino superior. 2015. (Encontro).
    20. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.INTERAÇÕES ENTRE MODOS SEMIÓTICOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE ENSINO SUPERIOR. 2014. (Encontro).
    21. European Science Education Research Association. UNDERGRADUATE PROFESSORS'S CLASSES: PLANNING, TEACHING STRATEGIES AND STUDENT PARTICIPATION. 2013. (Congresso).
    22. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.INFLUÊNCIA DE MODOS SEMIÓTICOS NA GESTICULAÇÃO DO PROFESSOR DURANTE A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS. 2013. (Encontro).
    23. X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Características de um currículo de Licenciatura em Educação do Campo. 2012. (Encontro).
    24. X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Uso de Estratégias Pedagógicas em Aulas de Graduação. 2012. (Encontro).
    25. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.ANÁLISE MULTIMODAL DE INTERAÇÕES EM UMA AULA DE FÍSICA. 2012. (Encontro).
    26. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em.Desafios da implementação de uma proposta curricular coerente com as demandas atuais da Educação em Ciências. 2011. (Encontro).
    27. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em.Discutindo a Objetividade na Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Encontro).
    28. Seminário de Alinhamento: Regimento Escolar.Grupo de Trabalho (GT): Gestão e Inclusão. 2010. (Seminário).
    29. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. 2009. (Encontro).
    30. XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Reflexões de Professores acerca de um curso de Especiailização em Ensino de Ciências. 2009. (Simpósio).
    31. Círuculo-Rodas de Conversas Bakhtiniana.Bakhtin e a Ideologia; Bakhitn e o Markismo; Bakhtin e o Humanismo. 2008. (Encontro).
    32. XI Colóquio Bakhtiniano. 2008. (Encontro).
    33. XVII Semana de Iniciação Científica.Comissão de Avaliação. 2008. (Outra).
    34. VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As caracterísitcas das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em ensino de ciências. 2007. (Encontro).
    35. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Atividades Investigativas no ensino de física: planejamento e desenvolvimento em múltipas abordagens. 2007. (Simpósio).
    36. II Encontro Internacional Liguagens e Mediações na Educação em Ciências.II Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências. 2005. (Encontro).
    37. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.V Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).
    38. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. 2004. (Encontro).
    39. IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.A Natureza dos objetivos que os alunos identificam nas atividades práticas. 2003. (Encontro).
    40. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.APRENDIZAGEM DE OBJETIVOS IMPLÍCITOS DURANTE UMA AULA DE LABORATÓRIO. 2002. (Encontro).
    41. III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.Como os alunos e professores entendem o propósito de uma ativiade de laboratório. 2001. (Encontro).
    42. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.Atividades práticas e o desenvolvimento de capacidades e habilidades. 2000. (Encontro).
    43. III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. 1999. (Encontro).
    44. XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1999. (Simpósio).
    45. 5ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Estudo de Luz e visão na oitava série do ensino fundamental. 1997. (Outra).
    46. XII Simpósio Nacional de Ensino de Física.XII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1997. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. SÁ, E.F.; SILVA, Nilma Soares da ; MAUES, E. ; FRANCO, L. G.. Encontro de Ensino de Ciências Por Investigação. 2020. Congresso
    2. SILVA, A. R. F. E. ; TEIXEIRA, C. P. ; SÁ, E.F. ; BARROS, J. V. ; TEIXEIRA, M. A. ; ARAUJO, W. R. M.. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão (PE) da UEMG. 2020. Outro
    3. SILVA, Nilma Soares da ; Silva, P. D. S ; TAVARES, M. L. ; SÁ, E.F.. II Mostra de Ciências da UFMG: Ciências e Tecnologia no mundo dos Esportes. 2013. 2013.
    4. Anunciação, A. C ; SÁ, Eliane Ferreira de.. JOVEM: Jogos e Vivências Esportivas das Escolas Municipais de Belo Horizonte. 2011. Festival
    5. SÁ, Eliane Ferreira de.; Anunciação, A. C. 1ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. 2011.
    6. Anunciação, A. C ; RODRIGUES, S. H. ; SÁ, Eliane Ferreira de.. 1ª Jornada Literária da Rede Municipal de Educação /PBH. 2011. Festival
    7. SÁ, Eliane Ferreira de.. 5ª SBPC Jovem. 1997. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Eliane Ferreira de Sá ⇔ Ely Roberto da Costa Maués (9.0)
      1. Sá E. F. ; MAUÉS, E. R. C. ; MACHADO, E. S.. Um instrumento para identificar as concepções de professores sobre o currículo de ciências. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 1, p. 50-63, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RAMOS, A. F. ; SÁ, E.F. ; DAVID, Marciana Almendro ; MAUES, E.. Desenvolvimento de atividades colaborativas em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 1, p. 64-77, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SÁ, ELIANE FERREIRA DE ; MALINE, CARLA ; MAUÉS, ELY ; SOUZA, ALESSANDRA DE CAUX. Ressignificação do Trabalho Docente ao Ensinar Ciências na Educação Infantil em uma Perspectiva Investigativa. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 18, p. 993-1024, issn: 1806-5104, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SÁ, Eliane Ferreira de.; MUNFORD, D. ; MAUES, Ely Roberto da Costa ; DAVID, Marciana Almendro. Ensino de Ciências com Caráter Investigativo I. Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte. Em: Maria Emília Caixeta de Castro Lima; Carmen Maria De Caro Martins; Danusa Munford. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação ? ENCI. 1ed.Belo Horizonte. 2008.v. 1, p. 83-108.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, P. N. S. ; Sá E. F. ; Maline, C. ; MAUÉS, E. R. C.. ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL. Em: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SÁ, E.F.; MAUES, Ely Roberto da Costa ; AGUIAR JÚNIOR, O. G.. CONSENSOS CONSTRUÍDOS ACERCA DE CARACTERÍSTICAS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS POR FORMADORES DE PROFESSORES. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      7. SÁ, E.F.; MAUES, Ely Roberto da Costa ; DUMONT, M. A. R. B. ; SILVA, Nilma Soares da. Especialização em Ensino de Ciências por Investigação: uma experiência de uma década. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      8. SILVA, Nilma Soares da ; SÁ, E.F. ; MAUES, Ely Roberto da Costa. Perspectivas Investigativas presentes no material didático de um curso de Pós-Graduação a distância. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
      9. SÁ, Eliane Ferreira de.; JÚLIO, Josimeire Meneses ; MAUES, Ely Roberto da Costa. Atividades Investigativas no ensino de física: planejamento e desenvolvimento em múltiplas abordagens. 2007. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Eliane Ferreira de Sá ⇔ Eliane da Silva Machado (1.0)
      1. SÁ, E.F.; MACHADO, E.S ; MAUES, E. R. C. ; OLIVEIRA, P. N. S.. Dando asas à imaginação a partir da literatura infantil. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06