teste-01

Lorene dos Santos

Doutora em Educação (FaE/UFMG, 2010), Mestre em Educação (FaE/UFMG, 1997), Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais; Outras informações: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História ? LABEPEH/FaE/CP-UFMG (CNPq); Pesquisadora nas áreas do Ensino de História, Educação Escolar e Profissão Docente, com ênfase para os temas: saberes históricos escolares; formação e trabalho docente: saberes, identidades e memórias; políticas educacionais e direito à educação; educação para a diversidade e recepção às Leis 10.639/03 e 11.645/08. Experiência em projetos diversos de formação inicial e continuada de professores e na concepção e implementação de políticas públicas em educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5755158902601110 (18/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação PUC Minas. Prédio Emaús - Av. Itaú, 505 Dom Cabral 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 1686 Telefone: (31) 34127269 URL da Homepage: www.pucminas.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. A INSERCAO NA DOCENCIA POR EGRESSOS DO PIBID: aprendizados e dilemas
      Descrição: Esta pesquisa tem como foco de investigação o processo de inserção na carreira docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Pibid. Pretende-se investigar se, e como, tem se dado este ingresso no magistério pelos egressos das licenciaturas que participaram do Pibid durante sua formação inicial, indagando: estes licenciados estão atuando efetivamente como professores da Educação Básica? Em quais condições (rede pública ou privada? Concursados ou por meio de contratos temporários?)? Se não estão, por quais motivos? Entre os que ingressaram no magistério, pretende-se investigar quais saberes aprendidos durante sua participação no Pibid são reconhecidos como mais potentes para o enfrentamento de desafios recorrentes nos primeiros anos de docência e de que maneira tais saberes contribuem para minimizar o denominado ?choque de realidade? que costuma caracterizar esta fase da carreira, tal como têm enfatizado diversos estudos na área da formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que irá, inicialmente, mapear os egressos das licenciaturas de quatro IES mineiras ? PUC Minas, UEMG, UFMG, UFSJ ? que participaram do Pibid para, em seguida, levantar dados sobre sua atuação profissional, indagar sobre os desafios enfrentados no início da carreira e conhecer as percepções desses sujeitos sobre os aprendizados proporcionados por sua participação no Pibid e de que maneira tais saberes contribuem para minimizar o ?choque de realidade?. A equipe é constituída por pesquisadores das quatro IES, todos com experiência na área da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador / Ev Angela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Admir Soares de Almeida Jr. - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de A raújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Emanuela Antunes de Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori - Integrante / Vânia de Fátima Noronha Alves - Integrante / Andréa Silva Gino - Integrante / José Ângelo Gariglio - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Lorene dos Santos.
    2. 2015-2018. PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM IES MINEIRAS: SABERES, PRATICAS E CONTEXTOS DE FORMACAO
      Descrição: Este projeto tem como propósito analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. As análises se pautam em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas: saberes docentes; epistemologia da prática; e narrativas autobiográficas. Pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. Este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador / Ev Angela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Olavo Pereira Soares - Integrante / Admir Soares de Almeida Jr. - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de A raújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Emanuela Antunes de Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rodrigues - Integrante / Luciana de Araújo - Integrante / Vânia de Fátima Noronha Alves - Integrante / Andréa Silva Gino - Integrante / José Ângelo Gariglio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 6
      Membro: Lorene dos Santos.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco de investigação uma das recentes políticas públicas no campo da formação inicial e continuada de professores implementadas em nosso país: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES. Objetiva-se analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. Seus depoimentos serão gravados em áudio e vídeo, e posteriormente transcritos, garantindo-se o anonimato de todos os participantes. As análises se pautarão em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas ?saberes docentes?, ?epistemologia da prática? e ?narrativas autobiográficas?. Assim, por meio da produção de narrativas, em contexto de entrevistas coletivas (grupos focais), pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. De forma articulada, acreditamos que as narrativas produzidas pelos sujeitos participantes da pesquisa podem indiciar e/ou evidenciar os modos como os mesmos percebem o processo formativo vivenciado no contexto do programa. Com isso, este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Andréa Silva Gino - Integrante / Lorene dos Santos - Coordenador / Ev`Angela Batista - Integrante / Olavo Pereira dos Santos - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Admir Soares de Almeida Júnior - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Emanuela Antunes Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos de Sartori - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rodrigues - Integrante / José Ângelo Gariglio - Integrante / Lenir Pimenta Dutra - Integrante / Luciana de Araújo - Integrante / Vânia de Fátima Noronha Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Silva Gino.
    3. 2014-2016. Os impactos do Pibid na formacao inicial de professores da PUC Minas: saberes e processos formativos
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco de investigação uma das recentes políticas públicas no campo da formação inicial e continuada de professores implementadas em nosso país: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Pibid, sob a gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, por meio de sua Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. O estudo busca compreender os percursos formativos vivenciados pelos licenciandos participantes do Pibid na PUC Minas, tendo como metas traçar o perfil sociocultural e de formação destes estudantes e mapear saberes e práticas construídos no processo formativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador / Andreia dos Santos - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorene dos Santos.
    4. 2011-2014. Com Licenca Poetica para pesquisar Criancas, Adolescentes e Jovens: Um estudo sobre a producao academica nos Cursos de Licenciaturas e Pos-Graduacao Stricto Sensu da PUC Minas
      Descrição: Levantamento e análise da produção acadêmica de estudantes e professores da PUC Minas, dos Cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação Strictu na área de Ciências Humanas, sobre o tema da infância e adolescência. Fontes pesquisadas: dissertações e teses, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e outras produções e documentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador / Magali dos Reis - Integrante / Cleidiane Oliveira - Integrante / Nayson Vinícius A. Souza - Integrante / Taís Xavier - Integrante. Financiador(es): Fundo de Incentivo à Pesquisa PUC Minas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Lorene dos Santos.
    5. 2006-2010. Saberes e praticas em Redes de Trocas: a tematica africana e afro-brasileira em questao.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador.
      Membro: Lorene dos Santos.
    6. 1994-1997. Desafios da Mudanca no Ensino de Historia: um estudo de caso no municipio de Belo Horizonte
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorene dos Santos - Coordenador.
      Membro: Lorene dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (94)
      1. XII Seminário nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE.Quem é o bom professor de licenciatura? Percepções de estudantes bolsistas do Pibid. 2019. (Seminário).
      2. Lançamento de Livros - LABEPEH Convida.Saberes e Práticas Docentes em Redes de Trocas - educação das relações étnico raciais em questão. 2018. (Outra).
      3. VII Encontro Nacional das Licenciaturas / VI Encontro do Pibid.O PIBID COMO EXPERIÊNCIA FORMADORA: DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS E A DIMENSÃO DO TRABALHO COLETIVO. 2018. (Encontro).
      4. XII Seminário Internacional da rede Estrado.O PIBID COMO PROMOTOR DE DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: construindo um ?terceiro espaço? de formação. 2018. (Seminário).
      5. XII Seminário Internacional da Rede Estrado.APRENDIZADOS COM O PIBID: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS BOLSISTAS SOBRE A DIMENSÃO DO TRABALHO COLETIVO. 2018. (Seminário).
      6. XVI Simpósio do ICH - Campos da Política: muitos espaços, vários caminhos.Educação e Política. 2018. (Simpósio).
      7. XXIV Encontro Regional da ANPUH-SP.Ensino de História afro-brasileira: passados sensíveis, tempo presente e os desafios da reconstrução de saberes escolares e docentes. 2018. (Encontro).
      8. XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.A escolha pela docência por bolsistas do Pibid História. 2017. (Encontro).
      9. IV Encontro Internacional do Ensino de História e IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Coordenador do Grupo de Discussão As atuais políticas públicas de formação docente e a construção de novos saberes e práticas no ensino de História. 2015. (Encontro).
      10. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.Formação de professores para o trabalho com a diversidade e a reeducação das relações étnico-raciais. 2015. (Encontro).
      11. III Seminário sobre os direitos das comunidades quilombolas remanescentes de quilombos.A temática quilombola na escola. 2014. (Seminário).
      12. Semana de Educação para a Vida - E.E. Ordem e Progresso.As políticas afirmativas: contexto histórico, dilemas e desafios. 2014. (Outra).
      13. LABEPEH promove Diálogos.Ensino de História, Juventude e Produção de sentido. 2013. (Encontro).
      14. Seminário Integrado TDEDUC e GEPPDOC.A formação de professores em um contexto de cultura digital. 2013. (Seminário).
      15. XI Simpósio do Instituto de Ciências Humanas da PUC MInas.Cultura Digital: implicações e desafios. 2013. (Simpósio).
      16. XXVII Simpósio Nacional de História.Ensino de História e Diversidade: formação de professores no âmbito do PIBID`PUC Minas. 2013. (Simpósio).
      17. 20 Seminário de Iniciação Científica.Com licença poética para estudar as crianças, adolescentes e jovens: um estudo sobre a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas e programas de pós-graduação stricto sensu da PUC Minas. 2012. (Seminário).
      18. X Colóquio sobre questões curriculares VI Colóquio Luso-brasileiro de Currículo. A temática africana e afro-brasileira em questão: saberes escolares em construção. 2012. (Congresso).
      19. I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente / VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.A formação de formadores no âmbito do PIBID PUC Minas: diálogos entre a universidade e as escolas de Educação Básica. 2011. (Encontro).
      20. II Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid. 2011. (Encontro).
      21. VI Seminário de Extensão da PUC Minas.Coordenação do Colóquio de Extensão Infância, Juventude e Educação. 2011. (Seminário).
      22. Aula Inaugural no Curso de História- PUC Minas.Saberes e Práticas em Redes de Trocas: a Temática Africana e Afro-Brasileira em Questão.. 2010. (Outra).
      23. Ciclo de Debates - Câmara Municipal de Belo Horizonte (Participação como ouvinte). 2010. (Outra).
      24. Debate na História: Conferência e Oficinas (Curso de História- PUC Minas).Debate na História. 2010. (Outra).
      25. I Colóquio das Licenciaturas.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2010. (Outra).
      26. I Seminário Nacional Ensino de História e Diversidade: caminhos abertos pela Lei 11.645/2008 ( UFRJ).Saberes e práticas em Redes de Trocas: a temática africana e afro-brasileira em questão. 2010. (Seminário).
      27. Sessão Labepeh promove Diálogos.A temática africana e afro-brasileira em questão: saberes e práticas em construção. 2010. (Encontro).
      28. Ciclo de Debates da História - Educação, Ensino de História e Novas Linguagens.A temática africana e afro-brasileira na Educação Básica: dilemas e desafios. 2009. (Outra).
      29. Comemoração do Mês de Consciência Negra.A temática africana e afro-brasileira na Educação Básica: um estudo de caso no município de Contagem. 2009. (Outra).
      30. Conferência- Escolha de livros didáticos de História e de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental. (Participação como ouvinte). 2009. (Outra).
      31. Formação de Educadores Sociais do Espaço Criança Esperança.A temática africana e afro-brasileira na formação de crianças e adolescentes: a diversidade como direito e o direito à diversidade. 2009. (Outra).
      32. I Mesa de Comunicações do Projeto Socializando Práticas Educativas.Visita ao MAO: uma proposta de Educação Patrimonial na Formação de Professores. 2009. (Outra).
      33. Palestra - Teatro de Memória, Palco de Esquecimentos: Culturas africanas e das diásporas negras em exposições museológicas. (Participação como ouvinte). 2009. (Outra).
      34. Seminário do Curso de Letras.Lendo charges e outras imagens. 2009. (Oficina).
      35. VII Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa - Formação de professores: formação de formadores.VII Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa - Formação de professores: formação de formadores. 2009. (Simpósio).
      36. X Jornadas nacionales y I Internacional de Ensenanza de la Historia.Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira na modalidade Educação à Distância: uma proposta de formação continuada de professores. 2009. (Outra).
      37. Diversidade e Inclusão.A diversidade sob perspectiva do conhecimento escolar: novas temáticas em foco. 2008. (Outra).
      38. Palestra - As tecnologias no processo de desenvolvimento profissional de professores de História: relato de uma experiência. (Participação como ouvinte). 2008. (Outra).
      39. Palestra - Letramento: responsabilidade de todos os professores. (Participação como ouvinte. 2008. (Outra).
      40. X Jornadas Nacionales y I Internacional de Ensenanza de la Historia.A temática africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas. 2008. (Outra).
      41. X Jornadas Nacionales y I Internacional de Ensenanza de la Historia.Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira na modalidade Educação à Distância: uma proposta de formação continuada de professores. 2008. (Outra).
      42. XVI Encontro Regional de História 2008 ANPUH MG.O ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas. 2008. (Outra).
      43. Conferência - História indígena e diversidade cultural no ensino escolar. (Participação como ouvinte). 2007. (Outra).
      44. LABEPEH Promove Diálogos.Novos materiais didáticos de História da África e Culturas Afro-brasileiras. 2007. (Outra).
      45. Minicurso " História e Cultura Afro-brasileira no VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. (Participação como como ouvinte). 2007. (Encontro).
      46. Palestra " Museu e Ensino de História, proferida por Francisco Regis Lopes Ramos. (Participação como ouvinte). 2007. (Outra).
      47. Palestra - Projetos de História da África e culturas Afro-brasileiras na escola: a literatura e a música. (Participação com ouvinte). 2007. (Outra).
      48. Seminário de Ação Educativa - Cultura e Educação: Parceria que Faz História. (Participação com ouvinte). 2007. (Seminário).
      49. V Colóquio de Pesquisa em Educação.Mudanaça Curricular e formação de professores de História. 2007. (Outra).
      50. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Modalidade Educação à Distância: uma proposta de formação continuada de professores. 2007. (Encontro).
      51. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.O Que Dizem os Professores Sobre o Sistema de Cotas para Negros nas Universidades Públicas: entre saberes e representações. 2007. (Encontro).
      52. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. (Participação como ouvinte). 2007. (Encontro).
      53. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas do Instituto de Ciências Humanas.Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica: entre saberes e práticas. 2007. (Simpósio).
      54. Ciclo de Conferências: um legado de Jean Piaget na Psicologia e na Educação - uma avaliação. (Participação como ouvinte). 2006. (Outra).
      55. IV Simpósio de Mostra de Pesquisas Integradas "2006: Filosofia e Ciências Humanas Seis Anos Depois do Fim do Mundo".Desafios da mudança no ensino de história: currículo e formação de professores. 2006. (Simpósio).
      56. Palestra " A música popular no ensino de História: potencialidade e limites". (Participação como ouvinte). 2006. (Outra).
      57. Palestra " Jogos de computador e aprendizagem em História: interfaces possíveis?". (Participação como ouvinte). 2006. (Outra).
      58. Seminário Formação Continuada de Professores.Formação Continuada de Professores em Ensino de Ciências Humanas. 2006. (Seminário).
      59. VII Encontro Nacional de Pesquisadores en Ensino de História.Professores em Formação - saberes e práticas docentes em História e Geografia. CEFOR PUC Minas. Projeto Acadêmico em Curso. 2006. (Encontro).
      60. VIII Seminário PROGRAD: A Formação Geral no Ensino Superior. (Paticipação como ouvinte). 2006. (Outra).
      61. Aula Inaugural " História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileiro". (Participação como ouvinte). 2005. (Outra).
      62. Palestra "O LIvro Didático de História". (Participação como ouvinte). 2005. (Outra).
      63. Palestra "O papel da família na construção social do tempo e do sentido do passado pelas crianças". (Pariticpação como ouvinte).. 2005. (Outra).
      64. Palestra "O que os jovens tem a nos dizer?". (Participação como ouvinte). 2005. (Outra).
      65. Seminário "Espaços da Fé e Figuras do Sagrado". (Participação como ouvinte). 2005. (Seminário).
      66. VII Seminário PROGRAD: Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior. (Participação como ouvinte). 2005. (Seminário).
      67. VI Seminário PROGRAD: Ensino Superior e Tecnologias de Informação e Comunicação. (Participação como ouvinte). 2005. (Seminário).
      68. Semana de História: "40 anos do golpe de 64". (Participação como ouvinte). 2004. (Outra).
      69. 25ª Reunião Anual da ANPEd. (Participação como ouvinte). 25ª Reunião Anual da ANPEd. 2002. (Congresso).
      70. Construindo Nossas Memórias: História de Vida e Práticas Docentes.Construindo Nossas Memórias: História de Vida e Práticas Docentes. 2002. (Outra).
      71. Curso " Encontro com o Museu". (Participação como ouvinte). 2002. (Outra).
      72. Equipe Interdisciplinar SIMAVE/PROEB, 1 Superintendência Regional de Ensino BH metropolitana.História para professores do ensino médio da Rede Pública. 2002. (Oficina).
      73. XIII Encontro regional de História.Educação Patrimonial na formação de professores. 2002. (Encontro).
      74. Pedagogia 2001.Una nueva lógica de foración continua y en servicio. 2001. (Encontro).
      75. 22ª Reunião Anual da ANPEd. A construção do currículo na escola e suas implicações para a formação docente. 1999. (Congresso).
      76. II Encontro do GT de Ensino de História de Minas Gerais.A construção do currículo na escola: um processo formador. 1999. (Encontro).
      77. XX Simpósio Nacional de História.Os currículos de história nas décadas de 80 e 90 - tendências e concepções. 1999. (Simpósio).
      78. III Encontro de Professores Pesquisadores na Área de Ensino de História. (Participação como ouvinte).III Encontro de Professores Pesquisadores na Área de Ensino de História. 1997. (Encontro).
      79. 19ª Reunião Anual da ANPEd. (Participação como ouvinte). 1996. (Congresso).
      80. II Encontro Perspectivas do ensino de História. (Participação como ouvinte). 1996. (Encontro).
      81. 18ª Reunião anual da ANPEd. (Participação como ouvinte). 18ª Reunião anual da ANPEd. 1995. (Congresso).
      82. II Encontro de Professores Pesquisadores na Área de Ensino de História.II Encontro de Professores Pesquisadores na Área de Ensino de História. 1995. (Encontro).
      83. 17ª Reunião Anual da ANPEd. (Participação como ouvinte). 17ª Reunião Anual da ANPEd. 1994. (Congresso).
      84. VII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. (Participação como ouvinte). 1994. (Encontro).
      85. III Seminário Nacional de Educadores Freinet. (Participação como ouvinte).III Seminário Nacional de Educadores Freinet. 1993. (Seminário).
      86. Tiradentes: Mito, Cultura, História. (Participação como ouvinte). 1992. (Seminário).
      87. II Seminário Nacional de Educadores Freinet. (Participação como ouvinte). 1991. (Seminário).
      88. Encontro Regional da ANPUH. (Participação como ouvinte).Encontro Regional da ANPUH. 1990. (Encontro).
      89. Sessenta Anos da revolução de 30. (Participação como ouvinte).Sessenta Anos da Revolução de 30. 1990. (Seminário).
      90. II Encontro Municipal dos profesores de História de belo Horizonte. (Participação como ouvinte).II Encontro Municipal dos professores de História de Belo Horizonte. 1989. (Encontro).
      91. Arte-Educação. (Participação como ouvinte). 1985. (Seminário).
      92. Brasil: 1964-1984, uma perspectiva histórica. (Participação como ouvinte). 1984. (Seminário).
      93. XI Congresso Brasileiro de Comunicação Social. (Participação como ouvinte). 1982. (Congresso).
      94. X Congresso Brasileiro de Comunicação Social. (Participação como ouvinte). 1981. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. SANTOS, Lorene dos; GARIGLIO, J. A. ; NORONHA, V.. LIVE E depois da Licenciatura? Desafios da Docência no Início da vida Profissional. 2020. Outro
      2. BARROS, J. V. ; SILVA, A. R. F. E. ; ARAÚJO, W. R. M ; TEIXEIRA, C. P. ; MORAIS, R. A. ; TEIXEIRA, M. A. ; SA, E. F.. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão - PE, UEMG. 2020. Outro
      3. SANTOS, LORENE DOS; GOMES, I. V. ; IZAU, V. R.. LIVE Desafios e perspectivas da Educação Antirracista: diálogos sobre práticas pedagógicas anti-hegemônicas. 2020. Outro
      4. ZANARDI, T. A. C. ; SANTOS, Lorene dos ; MARQUES, S. M. F. ; BRASILEIRO, S. A.. X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. 2016. Congresso
      5. ZANARDI, T. A. C. ; SANTOS, Lorene dos ; RODRIGUES, S. M. F. M.. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação - Comissão de Coordenação. 2015. Congresso
      6. SANTOS, Lorene dos; RODRIGUES, S. M. F. M.. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação - organização de Sessão Temático. 2015. Congresso
      7. DINIZ, M. A. ; TIMOTEO, H. O. ; CAMPOS, E. N. ; SANTOS, Lorene dos. Coordenação de Mesa Redonda O PENSAMENTO DIALÓGICO DE MIKHAIL BAKHTIN NO TRATAMENTO SEMIÓTICO DA LINGUAGEM: RESSONÂNCIAS NA SALA DE AULA. 2015. Outro
      8. ZANARDI, T. A. C. ; SANTOS, Lorene dos ; RODRIGUES, S. M. F. M. ; REIS Magali ; MARINHO, S. P. P. ; ALVES, V. F. N. ; CURY, C. R. J.. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação - Comitê Científico. 2015. Congresso
      9. RICCI ; SIMAN, L. M. C. ; ARRUDA, E. P. ; SANTOS, Lorene dos. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História. 2015. Congresso
      10. ZANARDI, T. A. C. ; SANTOS, Lorene dos ; RODRIGUES, S. M. F. M. ; REIS, M.. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2013. Congresso
      11. SANTOS, Lorene dos; CONTALDO, S. M. ; BARROS, E. A. B. R.. II Seminário Pibid PUC Minas - Entre as áreas de conhecimento e o trabalho interdisciplinar: percursos da formação docente. 2011. Outro
      12. SANTOS, Lorene dos; CONTALDO, S. M. ; BARROS, E. A. B. R.. III Seminário Pibid PUC Minas: Construindo caminhos com/para a formação inicial e continuada de professores. 2011. Outro
      13. SANTOS, Lorene dos; Campos, Sânia Maria ; FAZZI, Rita ; HATEM, Daniela. I Colóquio das Licenciaturas da PUC Minas. 2010. Outro
      14. SANTOS, Lorene dos; HATEM, Daniela ; FAZZI, Rita ; Campos, Sânia Maria. II Colóquio das Licenciaturas. 2010. Outro
      15. SANTOS, Lorene dos; CONTALDO, S. M.. I Seminário PIBID PUC Minas. 2010. Outro
      16. SANTOS, Lorene dos. Seminário - Desafios da Escola Contemporânea: a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 2009. (Outro).. . 0.
      17. SANTIAGO, C. F. ; SANTOS, Lorene dos ; SIMAN, L. M. C. ; ASSUNCAO, V. O. R.. Seminário Educação e Inclusão: fundamentos e abordagens. 2007. Outro
      18. SANTOS, Lorene dos. VII ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História. 2006. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Lorene dos Santos ⇔ Lana Mara de Castro Siman (5.0)
        1. SANTOS, Lorene dos; SIMAN, L. M. C.. O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas. História & Ensino (UEL). v. 14, p. 95-114, issn: 1414-3488, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTIAGO, C. F. ; SIMAN, L. M. C. ; SANTOS, Lorene dos. Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do CEFOR PUC Minas. Cadernos de História (Belo Horizonte). v. 10, p. 96-111, issn: 1679-5636, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SANTOS, Lorene dos; SIMAN, L. M. C.. •#09;A temática africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas Expositores. Em: X Jornadas Nacionales y I Internacional de Ensenanza de la Historia, p. 1-10, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SANTOS, L. ; FERRETTI, C. ; Junia Sales Pereira ; SIMAN, L. M. C.. SANTOS, Lorene dos ; SIMAN, L. M. C. ; SALLES ; ASSUNCAO, V. O. R. ; SANTIAGO, C. F. . Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO
          [ busca Google | busca Bing ]
        5. FERRETTI, C. ; ASSENCAO, V. R. ; SIMAN, L. M. C. ; SANTOS, L.. Formação de Tutores locais para o curso Ensino de História e cultura africana e afro-brasileira. 2006. Curso de curta duração ministrado/Outra
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Lorene dos Santos ⇔ Andréa Silva Gino (3.0)
        1. SANTOS, Lorene dos; SANTOS, A. ; BARROS, E. A. B. R.. QUEM É O BOM PROFESSOR DE LICENCIATURA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PIBID. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: Edufba, p. 2096-2098, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GINO, A. S. ; SANTOS, Lorene dos ; SARTORI, E. C. V. M.. A identidade do PIBID: a dimensão da autonomia e a constituição de um 'terceiro espaço' de formação. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        3. SANTOS, L. ; ALMEIDA JUNIOR, A. S. ; SANTOS, A. ; GINO, A. S. ; TAVARES, A. G. ; SARTORI, E. C. V. M. ; BEZERRA, E. A. ; BATISTA, E. ; GARIGLIO, J. A. ; ARAUJO, M. J. G. M. ; NORONHA, V. F. A. ; SANTOS, O. P. ; ARAUJO, L. ; RODRIGUES, P. R. S.. Percursos Formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras: saberes, práticas e contextos de formação. 2018. Relatório de pesquisa
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Lorene dos Santos ⇔ Josiane de Paula Nunes (1.0)
        1. SANTOS, Lorene dos; SIMAN, L. M. C.. O ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas. Em: Encontro Regional de História 2008 ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional de História 2008 ANPUH-MG Programação e Caderno de Resumos. Belo Horizonte, p. 153-154, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Lorene dos Santos ⇔ Ely Roberto da Costa Maués (1.0)
        1. MAUÉS, E. R. C.; Maia ; Cunha ; Lemos, H. D. D. ; Santos, L. ; David, M. A, ; Souza, P. D. ; Menezes, P. ; Vasconcelos, R. N. ; Costa, V.. Limites e possibilidades da Pesquisa Qualitativa. Revista do Instituto de Ciências Humanas. v. 6, p. 81-100, issn: 1980-0428, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Lorene dos Santos ⇔ Maria Angela Barros de Carvalho (1.0)
        1. SANTOS, LORENE DOS ; CARVALHO, MARIA ANGELA BARROS DE. Impactos da Lei Orgânica de 1946 na trajetória de normalistas: um estudo de História Oral Temática. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA. v. 20, p. 379/09-404, issn: 1981-416X, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04