Lattes UEMG

Vera Lucia Nogueira

Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência na área da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Educação de Jovens e Adultos; Gestão da Educação e da Escola. Pesquisadora da História da Educação e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? NEPHE/FaE/UEMG - Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Editora-Chefe da revista Educação em Foco (UEMG) Vice-coordenadora do Forpred Sudeste (10/2017 a 10/2018). Coordenadora do PPGE/UEMG (10/2015 a 10/2019) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3537916564986264 (05/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 232 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 30295260 URL da Homepage: http://fae.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2020-Atual. Educacao e instrucao na sociedade oitocentista: a atuacao de legisladores no executivo provincial de Minas Gerais (1834-1889)
      Descrição: O Projeto de pesquisa aqui apresentado tem como tema as políticas pÚblicas voltadas para a difusão do ensino na Província de Minas Gerais, no período de 1834 a 1889. O seu principal objetivo é analisar as políticas de escolarização implementadas pelos deputados provinciais quando no exercício da vice-presidência da província. Toma como marco inicial a criação da Assembleia Legislativa Provincial, quando a educação passa ao rol das competências das províncias, e como marco final o término do Regime imperial. As fontes principais são os Anais da Assembleia Legislativa provincial, as Atas da Câmara e do Senado Imperial, os Relatórios e Fallas dos presidentes da província de Minas, além do ordenamento produzido pelo Legislativo Mineiro e dos principais jornais que circularam no período. Os documentos encontram-se disponíveis nos acervos virtuais do Arquivo PÚblico Mineiro, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Propõe-se o diálogo entre a História Política e a História da Educação, seja no uso de seus conceitos ou nas recomendações para o trato das fontes documentais. A presidência da Província e a Assembleia Legislativa, além dos próprios documentos - relatórios, Anais e legislação, tomados como fontes, são aqui considerados como lugares de produção de discursos e de produção das intenções de elaboração do pensamento político brasileiro. O estudo da relação entre o Governo e as políticas pÚblicas, a partir de uma documentação de natureza oficial, pauta-se pela compreensão de que as formulações constantes das leis e regulamentos expressam uma determinada relação de poder na qual se fazem presentes vozes autorizadas e silenciadas. O método de análise do perfil e da atuação dos ocupantes do cargo de vice-presidente da província será o prosopográfico. A pesquisa contribuirá para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da escolarização na província de Minas Gerais, como integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional. Espera-se sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial. Espera-se, ainda, produzir e socializar um conhecimento teórico que amplie a compreensão sobre a instrução pÚblica primária e, bem assim, suprir lacunas na produção científica sobre a História da Educação em Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Anna Luiza Moreno Moura Marim - Integrante / Isabella Rodrigues Cançado - Integrante / Lívia Rezende Santos Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    2. 2020-Atual. Avaliacao do perfil dos egressos do Programa de Pos-Graduacao stricto sensu ? Mestrado em Educacao e Formacao Humana da Universidade de Estado de Minas Gerais (2011-2020)
      Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de pesquisa sobre os egressos do Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG, titulados no período de 2011 a 2020. O conhecimento acerca do destino dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado, passou a se constituir, atualmente, um importante indicador da avaliação da qualidade da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil dos egressos do Mestrado em Educação. Também, conhecer o que pensam sobre a formação recebida no Curso e como se inscrevem no quadro mais geral da inserção profissional no país. A pesquisa a ser desenvolvida consiste num estudo de natureza descritiva, ou seja, buscará descrever as caraterísticas do perfil dos egressos e de suas trajetórias profissional e acadêmica, estabelecendo relações entre as variáveis qualitativas e quantitativas definidas para a coleta de dados. Além de questionário, a coleta de dados será feita nos documentos arquivados na Secretaria do Programa e na Plataforma Lattes. Espera-se, entre outros, construir, alimentar e manter um banco de dados sobre os egressos do PPGE, bem como subsidiar a elaboração do relatório quadrienal de avaliação da Capes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Juliana Cristina Martins de Souza - Integrante / Juliana Cordeiro Soares - Integrante / Nicole Marine de Assis - Integrante / Maria Betânia Pereira Santos - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    3. 2019-Atual. Politica, poder e instrucao publica nas Minas Oitocentistas
      Descrição: O Projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo é compreender os possíveis impactos da composição e da atuação dos presidentes na administração provincial, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Anna Luiza Moreno Moura Marim - Integrante / Isabella Rodrigues Cançado - Integrante / Lívia Rezende Santos Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    4. 2017-2019. Espaco publico e educacao no Brasil Imperial: a trajetoria politica de Herculano Ferreira Penna (1811- 1867)
      Descrição: Sub projeto de pesquisa vinculado ao Projeto intitulado: O IMPÉRIO DAS MINAS GERAIS: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889). Pretende-se verticalizar os estudos prosopográficos focalizando a figura do Presidente de província Herculano Ferreira Penna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / JÚNIA MARIA DOS SANTOS SILVA - Integrante / MARIANA SPELTZ ALBERNAZ - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    5. 2017-Atual. O IMPERIO DAS MINAS GERAIS: relacoes entre politica, poder, educacao e cultura na administracao dos negocios da provincia (1834-1889)
      Descrição: O Projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo geral é analisar as relações que se estabeleceram entre a província de Minas Gerais e o Governo Central de modo a compreender os possíveis impactos da composição e da atuação do segundo escalão da burocracia imperial ? a presidência ? na administração dos negócios da Província, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O estudo da província fundamenta-se nos estudos historiográficos que elegeram ?o regional? como importante eixo teórico-metodológico na produção da pesquisa e no ensino de história da educação. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país, no período. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. E também sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial, na perspectiva da racionalização de manifestações culturais diversificadas, da instrução, civilização e da educação dos corpos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Dalvit Greiner de Paula - Integrante / Juliana Caires Pereira - Integrante / Romilda Oliveira Alves - Integrante / MAX WILLIAN BARBOSA MONTE ALTO - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Integrante / TAINAH FERNANDES TEIXEIRA LESSA - Integrante / LEANDRO CARVALHO SILVA - Integrante / Rodrigo Matias Ferreira Andrade - Integrante / JÚNIA MARIA DOS SANTOS SILVA - Integrante / MARIANA SPELTZ ALBERNAZ - Integrante / Jennifer Cristina Rodrigues da Silva - Integrante / Sara Tiemi Peixoto Sagawa - Integrante / Esther Cardoso Costa - Integrante / Fernanda Queren Dos Reis Campos Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 5
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    6. 2017-Atual. A educacao nos projetos de Brasil: espaco publico, modernizacao e pensamento historico e social brasileiro nos seculos XIX e XX
      Descrição: Este Programa de Pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos, por intermédio da pesquisa, fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre a modernização, presentes nesses projetos. As ações investigativas se concentram em dois eixos principais: Intelectuais e pensamento educacional e Escola, seus objetos e as práticas de ensinar. Partimos do suposto que ideias, argumentos e conceitos mobilizados pela intelectualidade brasileira ao elaborar projetos de Brasil expressam dilemas e ambiguidades vividos pela sociedade, em face da urgência de se instaurar processos de universalização e totalização que deveriam servir como guia das sociedades interessadas/ envolvidas com o paradigma da modernidade. A investigação contempla a perspectiva da longa duração e pretende produzir conhecimento sobre as articulações e desdobramentos da relação entre os intelectuais e a educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Irlen Antônio Gonçalves - Integrante / ILKA MIGLIO DE MESQUITA - Integrante / ELAINE APARECIDA TEIXEIRA PEREIRA - Integrante / Matheus da Cruz e Zica - Integrante / Raylane Andreza Dias Navarro Barreto - Integrante / LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO - Coordenador / Rosana Areal - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    7. 2014-2018. POLITICA E EDUCACAO NA PROVINCIA DE MINAS GERAIS: IMPLICACOES DA ALTA ROTATIVIDADE NO CARGO DE PRESIDENTE NA FORMULACAO DAS POLITICAS DE INSTRUCAO PUBLICA PRIMARIA (1850-1889)
      Descrição: Este projeto objetiva investigar as implicações da instabilidade administrativa resultante da alta rotatividade no cargo de presidente de província na formulação das políticas de instrução pública primária em Minas Gerais, no período de 1850 a 1889. Inscrita no âmbito da historiografia da educação, a pesquisa propõe o estabelecimento de um diálogo com a História da Educação e a História Política, seja no uso de seus conceitos ou nas recomendações para o trato das fontes documentais. A presidência da Província e a Assembleia Legislativa, além dos próprios documentos - relatórios, Anais e legislação, tomados como fontes, serão considerados como lugares de produção de discursos e de produção das intenções de elaboração do pensamento político. Tal estudo, da relação entre o Governo e as políticas públicas, a partir de uma documentação de natureza oficial, pauta-se pela compreensão de que as formulações constantes das leis e regulamentos expressam uma determinada relação de poder na qual se fazem presentes vozes autorizadas e silenciadas. No sentido de se compreender as práticas discursivas dos presidentes e deputados que serão mobilizadas as proposições de Patrick Charaudeau (2008), para quem o discurso deve ser considerado, ao mesmo tempo, pelo que ele diz e pelo que ele não diz, bem como pela intencionalidade de influenciar o outro com quem se dialoga. O método de análise a ser utilizado para se compreender quem foram os ocupantes dos cargos de presidente da província mineira será o prosopográfico. Espera-se com isso, produzir e socializar um conhecimento teórico que amplie a compreensão sobre a instrução pública primária e, bem assim, suprir lacunas na produção científica sobre a História da Educação em Minas Gerais. Integra este o Subprojeto A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA DE ADULTOS NA PROVÍNCIA MINEIRA (1870-1889), que objetiva investigar as implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária na Província de Minas Gerais, no período de 1870 a 1889, com especial atenção às proposições relativas à escolarização dos adultos. Espera-se com isso, produzir e socializar um conhecimento teórico que amplie a compreensão sobre a escolarização do adulto das camadas pobres na sociedade brasileira imperial e, bem assim, suprir lacunas na produção científica sobre a história da educação dos adultos em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Juliana Serpa de Andrade - Integrante / Dalvit Greiner de Paula - Integrante / Loyane Cristine Cafieiro Monteiro - Integrante / Keila de Souza e Silva Batista - Integrante / Amanda Coimbra Ferreira - Integrante / Izabela Rodrigues Zacarias - Integrante / Rafaela Lisboa Gomes de Aveliz - Integrante / Max Monte Alto - Integrante / Alexsander Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    8. 2014-2014. A INSTRUCAO PUBLICA PRIMARIA DE ADULTOS NA PROVINCIA MINEIRA (1870-1889)
      Descrição: Este projeto objetiva investigar as implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária na Província de Minas Gerais, no período de 1870 a 1889, com especial atenção às proposições relativas à escolarização dos adultos. Inscrita no âmbito da historiografia da educação propõe o estabelecimento de um diálogo com a História da Educação e a História Política, seja no uso de seus conceitos ou nas recomendações para o trato das fontes documentais. A presidência da Província e a Assembleia Legislativa, além dos próprios documentos: relatórios, Anais e legislação, serão tomados como lugares de produção do discurso e lugares de produção das intenções de elaboração do pensamento político, tendo como referência de análise as proposições de Patrick Charaudeau. Espera-se com isso, produzir e socializar um conhecimento teórico que amplie a compreensão sobre a escolarização do adulto das camadas pobres na sociedade brasileira imperial e, bem assim, suprir lacunas na produção científica sobre a história da educação dos adultos em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Juliana Serpa de Andrade - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    9. 2013-2017. A escolarizacao das atividades manuais e a formacao do trabalhador mineiro sob o ponto de vista do lexico republicano (1891-1930)
      Descrição: Esta proposta refere-se a uma pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas nos 40 anos iniciais da República, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político. São mudanças acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos vários setores da vida social e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora. Elas ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o político e o educacional. De maneira específica, visa a tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador, na esfera das políticas públicas da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocupavam os espaços do executivo e legislativo no período proposto; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu a primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza no ano de 1930, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária e na proposição de uma formação de crianças para a de jovens e adultos. As fontes contempladas serão as mensagens dos presidentes, os anais do Congresso Legislativo, os relatórios dos Secretários da Instrução Pública e as dissertações e teses defendidas pelos bacharéis em direito que estudaram na Faculdade de Direito de São Paulo e que ocuparam, posteriormente, cargos de Presidentes, Secretários, Deputados e Senadores em Minas Gerais. As referências teóricas que serão utilizadas para o diálogo com as fontes contarão com o aporte da História Política e com a análise dos discursos políticos, notadamente a partir dos teóricos Berstein e Charaudeau.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / ILKA MIGLIO DE MESQUITA - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    10. 2012-2016. Moderno, Modernidade, Modernizacao: a educacao nos projetos de Brasil ? sec. XIX e XX. (2a Fase).
      Descrição: Este projeto de pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos por intermédio da pesquisa fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projetos (2a fase). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Juliana Cesário Hamdan - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante / ILKA MIGLIO DE MESQUITA - Integrante / RAYLANE NAVARRO - Integrante / ANA AMÉLIA BORGES - Integrante / ROSANA AREAL DE CARVALHO - Integrante / Matheus da Cruz e Zica - Integrante / Marcus Aurélio Taborda de Oliveira - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    11. 2011-2014. As representacoes sobre o trabalhador mineiro no ideario educativo modernizador do Estado de Minas Gerais (1892-1920)
      Descrição: A pesquisa, financiada pela Fapemig, pretende analisar o processo de produção do ideário educativo modernizador, de Minas Gerais, com vistas a apreender as representações sobre o trabalhador construída nos e pelos discursos proferidos no Congresso Mineiro e no Executivo, nas e pelas legislações do período, relativas à política de instrução primária do trabalhador mineiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Irlen Antônio Gonçalves - Integrante / ANNA LUIZA BARCELLOS DE OLIVEIRA - Integrante / Clarice Silva Pales - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    12. 2010-2011. As representacoes sobre o trabalhador mineiro sob o ponto de vista do lexico republicano (1892-1924)
      Descrição: A pesquisa objetiva analisar as representações sobre o trabalhador mineiro construída nos e pelos discursos proferidos no Congresso Mineiro e no Executivo, bem como nas e pelas legislações educacionais do período, relativas à política de formação profissional no Estado. Intenciona-se, com isso, compreender o tratamento conferido pelas elites políticas mineiras (presentes no Congresso Legislativo e no executivo) aos novos agentes sociais que passaram a constituir a sociedade brasileira, a partir do final do século XIX: os trabalhadores assalariados, e, assim, compreender como foram produzidas essas representações, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador no Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Jaqueline Andrade Gomes - Integrante / Michelle Reis de Alvarenga - Integrante / Natasha Salim Ribeiro - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    13. 2009-2010. A INSTRUCAO PRIMARIA DOS OPERARIOS DA INDUSTRIA TEXTIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS DA VIRADA DO SECULO XIX A SEGUNDA DECADA DO SECULO XX.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo dar continuidade à pesquisa intitulada ?A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DOS OPERÁRIOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX, desenvolvida no Programa de Pesquisa e Iniciação Científica ? ProPIC FUMEC ? 2008/2009. Estuda as iniciativas de escolarização dos operários mineiros desenvolvidas pelas fábricas de tecidos no Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Jaqueline Andrade Gomes - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    14. 2008-2009. A INSTRUCAO PRIMARIA DOS OPERARIOS DA INDUSTRIA TEXTIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS NA PRIMEIRA DECADA DO SECULO XX.
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos: investigar o processo de instrução primária do operário mineiro, desenvolvido pelos proprietários de fábricas têxteis, na primeira década do século XX; Compreender o significado das iniciativas privadas de escolarização na relação com as políticas de institucionalização da educação para os trabalhadores e os fenômenos político-culturais daí decorrentes; Identificar as relações entre o processo de escolarização do trabalhador mineiro e as temáticas do progresso econômico, político e cultural, pretendido para o Estado nas primeiras décadas da República.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Alana da Silva Perico - Integrante. Financiador(es): Funadesp - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    15. 2006-2007. O ENSINO NOTURNO EM BELO HORIZONTE: UM ESTUDO SOBRE O GRUPO ESCOLAR NOTURNO ?ASSIS DAS CHAGAS? (1937-1967).
      Descrição: A pesquisa buscou dar continuidade aos estudos sobre o primeiro grupo escolar noturno do Estado de Minas Gerais, destinado a alunos operários, até o encerramento de suas atividades, em 1967.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador. Financiador(es): Funadesp - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    16. 2005-2006. O PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ADULTOS EM BELO HORIZONTE NAS TRES PRIMEIRAS DECADAS DO SECULO XX: O GRUPO ESCOLAR NOTURNO ASSIS DAS CHAGAS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador. Financiador(es): Funadesp - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Nogueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa - PEDP. Edital 06/2016, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Vera Lúcia Nogueira.
    2. PARANINFA DOS FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FUMEC.. 2011.
      Membro: Vera Lúcia Nogueira.
    3. Melhor da área de Ciências Humanas, UNIARAXÁ - Centro Universitário.. 2005.
      Membro: Vera Lúcia Nogueira.
    4. Melhores trabalhos, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2002.
      Membro: Vera Lúcia Nogueira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. Reflexões sobre a ação do Pedagogo.Diálogos com a Pós: o Mestrado em Educação da UEMG (2009-2019). 2019. (Encontro).
    2. Reflexões sobre o saber docente.Pesquisas: Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação. 2019. (Outra).
    3. X Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação- COPEHE. A Companhia Auxiliadora da Instrução Pública de Ouro Preto (1839) como projeto político do professor Herculano Ferreira Penna (1811-1867). 2019. (Congresso).
    4. XI Congresso de Pesquisa e Extensão: Educação, política e sociedade: desafios contemporâneos.. Perspectivas da pesquisa na pós-graduação na atualidade. 2018. (Congresso).
    5. XIII Congreso Iberoamericano de História de la Educación. POLÍTICA, PODER E INSTRUÇÃO PÚBLICA NA ADMINISTRAÇÃO DA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1834-1867). 2018. (Congresso).
    6. IX Congresso Brasileiro de Historia da Educação. Política e educação nas Minas Gerais: estudo sobre os presidentes da província e a instrução pública (1850-1889). 2017. (Congresso).
    7. V Encontro Internacional: Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores.Retrospectiva histórica da Educação Profissional no Brasil. 2017. (Encontro).
    8. II Encontro Internacional da Sociedade Brasileira do Oitocentos.De professor público a presidente de província: anotações sobre a trajetória política de Herculano Ferreira Penna (1811-1867). 2016. (Seminário).
    9. XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. EDUCAÇÃO E POLÍTICA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A CONTRADANÇA DOS PRESIDENTES DE PROVÍNCIA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA (1850-1889. 2016. (Congresso).
    10. XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. ESCOLA BRASILEIRA: O PROJETO DE EDUCAÇÃO MORAL PARA A MOCIDADE EM JOSÉ DA SILVA LISBOA, O VISCONDE DE CAIR. 2016. (Congresso).
    11. 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG.OS PRESIDENTES DE PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS: BIOGRAFIA COLETIVA E INFLUÊNCIAS POLÍTICAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA (1860 A 1870).. 2015. (Seminário).
    12. 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG.: INSTRUÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA NAS MINAS PROVINCIAIS DA 2ª METADE DO SÉCULO XIX.. 2015. (Seminário).
    13. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.OS PRESIDENTES DE PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS: BIOGRAFIA COLETIVA E INFLUÊNCIAS POLÍTICAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA (1860 A 1870).. 2015. (Seminário).
    14. 8o Congresso de Pesquisa e Ensino da História da Educação em Minas Gerais. POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS: PROSOPOGRAFIA INICIAL DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA MINEIRA (1870-1880). 2015. (Congresso).
    15. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Coordenação de Mesa: Eixo 1 - Pesquisa, Educação e seus Fundamentos. 2014. (Encontro).
    16. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira. A Educação de Adultos na cultura filantrópica da província mineira - Brasil (1870-1889).. 2014. (Congresso).
    17. XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO LATINO AMERICANA. AS AULAS NOTURNAS NO BRASIL IMPÉRIO: ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE NA INSTRUÇÃO E CIVILIZAÇÃO DOS ADULTOS LIVRES, LIBERTOS E ESCRAVOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.. 2014. (Congresso).
    18. V Encontro de Pesquisa em Educação - FAE/UFMG.História da Educação: múltiplos olhares. 2013. (Encontro).
    19. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Cirrcuitos e Fronteiras da Educação no Brasil. O ENSINO DA LEITURA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NOTURNAS DE MINAS GERAIS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. 2013. (Congresso).
    20. VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. As escolas noturnas da província mineira nos anos 70 e 80 do século XIX. 2013. (Congresso).
    21. A Investigação em trabalho, profissão e condição docentes: desafios teóricos e metodológicos. 2012. (Seminário).
    22. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. A ESCOLA PRIMÁRIA NOTURNA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (BRASIL) NA PERSPECTIVA DOS INSPETORES ESCOLARES (1892-1920). 2012. (Congresso).
    23. A documentação na educação infantil: estratégia que revela e comunica os processos, as relações, a ação educativa e as aprendizagens. 2011. (Seminário).
    24. I Congresso Mineiro de Ensino Superior. 2011. (Congresso).
    25. IV Fórum Nacional de Pedagogia: Pedagogia - Interlocuções entre Formação, Saberes e Práticas. 2011. (Outra).
    26. Seminário mineiro: a inovação e seus impactos sobre a pesquisa e a extensão.As representações sobre o trabalhador mineiro sob o ponto de vista do léxico republicano (1892-1924). 2011. (Seminário).
    27. VI Congresso Brasileiro de História da Educação:Invenções, Tradições e Escritas da História da Educação no Brasil. As representações sobre o trabalhador mineiro sob o ponto de vista do léxico republicano (1892-1924). 2011. (Congresso).
    28. Lançamento da Revista Paideia n. 7.A educação de jovens e adultos. 2010. (Outra).
    29. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A ESCOLARIZAÇÃO DOS OPERÁRIOS EM MINAS GERAIS: AS ESCOLAS DAS FÁBRICAS TÊXTEIS AO FINAL DO SÉCULO XIX. 2010. (Congresso).
    30. IX CONGRESSO HIBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANO - CIHELA. O ENSINO NOTURNO MINEIRO NA POLÍTICA EDUCACIONAL REPUBLICANA (1891-1925). 2009. (Congresso).
    31. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd.A instrução primária dos operários da indústria têxtil do estado de Minas Gerais nas décadas iniciais da República. 2008. (Outra).
    32. V Congresso Brasileiro de História da Educação. Políticas educacionais, intelectuais da Educação e pensamento pedagógico. 2008. (Congresso).
    33. V Congresso Brasileiro de História da Educação. O ensino e a pesquisa em História da Educação. O Ensino Noturno Mineiro: a constituição da política para a educação do adulto em Minas Gerais na virada no século XIX e primeiras décadas do século XX. 2008. (Congresso).
    34. IV CONGRESSO DE ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.. O ENSINO NOTURNO EM BELO HORIZONTE: O GRUPO ESCOLAR NOTURNO ?ASSIS DAS CHAGAS? (1917-1967). 2007. (Congresso).
    35. VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA: ?CONTACTOS, CRUCES Y LUCHAS EN LA HISTORIA DE LA ECUACIÓN LATINOAMERICANA?.. : A instrução dos operários do estado de Minas Gerais na primeira década do século XX.. 2007. (Congresso).
    36. Semana da Pedagogia - Uni-BH.Memórias e Perspectivas. 2006. (Seminário).
    37. Semana Paulo Freire - FCH/Fumec.A atualidade de Paulo Freire. 2006. (Outra).
    38. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O ENSINO NOTURNO EM BELO HORIZONTE NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE A PRIMEIRA ESCOLA NOTURNA DA CAPITAL ? O GRUPO ESCOLAR ?ASSIS DAS CHAGAS?. 2006. (Congresso).
    39. II Encontro de Pesquisas das IES do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais.O Ensino de Jovens e Adultos em Belo Horizonte nas três primeiras décadas do século XX: um estudo sobre o Grupo Escolar Noturno. 2005. (Encontro).
    40. Seminário de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação.História Social da mulher: gênero e educação. 2005. (Seminário).
    41. III Fórum Oeste Mineiro de Educação de Jovens e Adultos.Formação e Identidade do Aluno da Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Outra).
    42. I Seminário de Extensão Universitária da FUMEC.Os discursos oficiais: produzindo sentidos para as políticas de alfabetização de adultos.. 2004. (Seminário).
    43. 1o Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da FUMEC.A construção da cultura escolar em Minas Gerais: apropriação dos objetos escolares por professores e alunos da escola primária. 2003. (Seminário).
    44. Educação de Jovens e Adultos - NEJA/UFMG.Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Outra).
    45. 25ª Reunião Anual da ANPED - Educação: manifestos, lutas e utopias. Mulheres adultas das camadas populares: a especificidade da condição feminina no processo da busca de escolarização. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. NOGUEIRA, V. L.; LAGE, A. C. P. ; MORENO, A. ; CARVALHO, C. H. ; AZEVEDO, D. S. ; GONCALVES, I. A. ; AREAL, R. ; GONCALVES NETO, W.. X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais: Minas no passado e no presente: percursos da História da Educação. 2019. Congresso
    2. NOGUEIRA, V. L.; GONCALVES, I. A. ; FERRY, A. S. ; RAMOS, I. J. ; PADUA, K. C. ; SILVA, L. H. ; FARIA FILHO, L. M. ; COSTA, M. A.. 7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente - II Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2019. Outro
    3. NOGUEIRA, V. L.; GONCALVES, I. A. ; COSTA, M. A. ; GUIMARAES, A. V.. 6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente - I Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2018. Outro
    4. JACOMELI, M. R. ; NOGUEIRA, V. L. ; FERRACO, C. E. ; MARTINS, M. F. ; CARDOSO, M. F. ; FERREIRA, E. B.. 13a Anped Sudeste - Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências. 2018. Outro
    5. GONCALVES, I. A. ; NOGUEIRA, V. L. ; FREITAS, D. A. S. ; COSTA, M. A. ; SILVA, W. A.. 5o Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2017. Outro
    6. NOGUEIRA, V. L.; PRAXEDES, V. L. ; SOUZA, M. J. F. ; SIMAN, L. M. C.. 3o Seminário Educação e formação Humana: desafios do tempo presente. 2015. Outro
    7. CHAMON, Carla Simone ; LINHALES, M. A. ; FERREIRA, R. A. ; FONSECA, T. N. L. E. ; NOGUEIRA, V. L.. 8º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais ? COPEHE. 2015. Congresso
    8. SILVA, S. A.; GODINHO, A. ; SIMAN, L. ; NOGUEIRA, V.. II Seminário de Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2014. Outro
    9. NOGUEIRA, V. L.; Neves, R. C. ; OLIVEIRA, E., A. de ; MESQUITA, J. M. C. ; GOMES, O. A. ; LAIA, S., A., C., DE. I SEMINÁRIO MINEIRO DA UNIVERSIDADE FUMEC: a inovação e seus impactos sobre a pesquisa e a extensão - 8º Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - 7º Seminário de Extensão. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Vera Lúcia Nogueira ⇔ Adálcio Carvalho de Araújo (1.0)
      1. ARAÚJO, A. C.; NOGUEIRA, Vera Lúcia. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um olhar sobre as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em EAD apresentadas na ANPEd /2011-2013. Em: Inajara de Sales Viana Neves; wagner Corradi; Carmem Lucia Freitas de Castro; Juliana Cordeiro Soares Branco. (Org.). EAD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. 1ed.Barbacena. : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016.v. 1, p. 33-46.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05