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Marcio Antonio Ferreira Camargo

Doutorado em Ciências, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos (2010). Mestrado em Ciências, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos (2004). Orientador de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelos Programas PAPq, PAEx e PIBIC/JUNIOR.Membro da Comissão de Avaliação de projetos de iniciação Científica cadastrados no CEPEX, PAPq e PAEx. Professor de Química nos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Educação Física (Bacharelado), Nutrição e Biomedicina da Universidade do Estado de Minas Gerais/Passos. Professor de Química na Educação Básica. Coordenador do Laboratório de Química da UEMG/Passos (02/2014 a 12/2014). Possui experiência na área de Química, com ênfase em instrumentação analítica. Os termos mais freqüentes são: Óleo fúsel, Eletrossíntese Orgânica, Cinética Química, Espumas Poliuretânicas Derivadas de Óleo de Mamona, Descontaminação de PCBs em Óleos Minerais Isolantes, Redução de corantes têxteis em Efluentes, Elementos traço tóxicos, Química Ambiental, Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7989233590654439 (28/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/PASSOS. Av. Juca Stockler 1130 Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296007 URL da Homepage: http://www.fespmg.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Corrosao por cloretos em estruturas de concreto armado
      Descrição: A ausência de estudos comparativos entre armaduras em concreto frente a ação de íons cloretos levou a realização desta pesquisa. Visto que a corrosão de armaduras é uma das principais causas de deterioração de estruturas de concreto armado, as estruturas podem apresentar-se afetadas pela ligação de íons cloreto aos produtos de hidratação incorporado ao concreto, através da composição de aditivos, água, ou areia utilizada na construção civil. Ao atingir níveis críticos, a quantidade de íons de cloreto, pode ocorrer a despassivação da armadura e início do processo de corrosão, que afeta significativamente a durabilidade, ocasionando consequências negativas para a estabilidade, funcionalidade e estética das estruturas, diminuindo drasticamente sua vida útil. Espera-se ainda, com o desenvolvimento deste trabalho, conscientizar os responsáveis sobre os índices de cloretos encontrados, visando à redução dos problemas causados ao meio ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / Gabriel Henrique Feltran Jarreta - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
    2. 2020-Atual. Caraterizacao das principais praticas pedagogicas no ensino das Ciencias da Natureza em escolas publicas de uma cidade do interior de Minas Gerais
      Descrição: É de amplo conhecimento que disciplinas como Química, Física e Biologia, apresentam conteúdos desafiadores durante os primeiros anos do ensino médio do estudante. Associado a isso, se destaca a falta de infraestrutura, tanto em aspectos físicos, como falta de laboratórios, quanto em aspectos materiais. Com isso, todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos necessários à formação de um estudante é gravemente comprometido levando a um desinteresse por parte dos mesmos por não conseguirem assimilar o conteúdo e quando conseguem, não o associa a prática ou mesmo a vivência do dia a dia. Faz-se necessário o reconhecimento e caracterização dos principais obstáculos e impasses no ensino das Ciências da Natureza para que intervenções pedagógicas sejam feitas para aperfeiçoamento da metodologia ativa de ensino bem como inovação e implementação de novos recursos, uma vez que os modelos tradicionais findam por ficar obsoletos perante as novas gerações e o avanço tecnológico e social. Diante do exposto, esse projeto tem o cunho de propor uma investigação ?in loco? junto aos professores das disciplinas que pertencem às Ciências da Natureza, sobre o processo de construção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pensando nisso e tendo a preocupação de que é necessário fazer algo para mudar os conceitos, as práticas pedagógicas e a possibilidade de despertar no aluno o interesse por essas disciplinas, surgiu a ideia do projeto de pesquisa, acreditando que uma mudança de atitude passa por uma reflexão mais ampla.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Integrante / Daniel Henrique Rattis Lemos - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
    3. 2019-2019. Avaliacao do Grau de Capacitacao dos Estudantes de Medicina Frente ao Comportamento Suicida
      Descrição: Uma das melhores formas de se prevenir o suicídio é garantir que os profissionais envolvidos no processo de ideação suicida estejam capacitados para proporcionar uma intervenção de qualidade, num tempo oportuno e de forma eficiente. Para isso é necessário que os estudantes da saúde, como os de medicina, tenham uma preparação adequada por meio de planejamentos de ensino efetivos, que permitam que essa capacitação se inicie desde o início da graduação. Tais ações contribuem para tornar o suicídio um tema recorrente em sala de aula e para a quebra de tabus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Integrante / Leonardo Pim Barcelos - Integrante / Cristopher Mateus Carvalho - Integrante / Mariana Miranda de Fiqueiredo - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
      Descrição: O suicídio consiste em um fenômeno complexo, relacionado a múltiplos fatores variáveis no tempo e no espaço, que resulta na morte intencionalmente autoprovocada (Almeida et al., 2018). O Brasil está entre os dez países com maior número de casos de morte por suicídio (Bahia et al., 2017). Estratégias educacionais para aumentar o desempenho da avaliação de ideação suicida (IS) devem estar disponíveis para todos os estudantes e profissionais envolvidos no atendimento geral e psicossocial do paciente. Assim, reconhecer o suicídio como um problema de saúde pública e destinar recursos para sua revenção é um caminho estratégico que também contribui para a preservação e melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. (Mospan et al., 2017).Nesse cenário, as atitudes dos estudantes de medicina no atendimento aos pacientes no ambiente de prática como Unidades de Saúde da Família (USF) e hospitais são importantes, porque seu conhecimento e sua visão sobre o suicídio, bem como a real disposição em ajudar esses pacientes podem influenciar de forma significativa a continuidade do tratamento. Além disso, a capacidade de identificação precoce por parte destes acadêmicos é fundamental na prevenção do autoextermínio dentro dessas instituições ou de uma determinada população (Magalhães et al., 2014). Objetivo: investigar o grau de capacitação dos estudantes de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ? Passos, na identificação e atendimento dos pacientes com ideação suicida. Metodologia: trata-se de um estudo observacional tipo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CAAE 13805119.6.0000.5112). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário QUACS que contém 21 afirmações sobre atitudes relacionadas ao autoextermínio, aplicado aos estudantes de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) do 6º e 8º períodos. As respostas obtidas sofrerão uma análise univariada por meio de médias e medianas, frequências absolutas e relativas, os dados serão apreciados através de análise descritiva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Leonardo Pim Barcelos - Integrante / Miranda de Figueiredo - Integrante / Cristopher Mateus Carvalho - Integrante / Ciro Luiz Fernandes Reis - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    4. 2018-2018. Prevalencia de sindrome de burnout em academicos da area da saude em uma Universidade Publica de Minas Gerais.
      Descrição: Este estudo pretende avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da Saúde. O trabalho configura-se em uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, que envolverá os cursos de Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina e Nutrição, dos primeiros, terceiros, quintos e sétimos períodos. da Universidade do Estado de Minas Gerais. Estão participando do projeto dois acadêmicos dos cursos de Medicina e um de Comunicação Social. OBJETIVO Além de investigar a prevalência e os fatores ligados à Síndrome de Burnout entre os acadêmicos dos cursos da área da Saúde em uma Universidade publica localizada no sudoeste do Estado de Minas Gerais, a pesquisa busca comparar esses resultados entre os cursos analisados, correlacionando essas comparações aos fatores estressores e aos dados demográficos dos estudantes avaliados. METODOLOGIA A coleta de dados será realizada na própria Universidade. Os participantes da pesquisa deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecedor, garantindo a preservação da identidade dos participantes, em consonância com os postulados da Resolução nº 196/9, do Ministério da Saúde. Neste estudo serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de dados sociodemográficos. Este instrumento objetiva coletar informações sociodemográficas para o levantamento de aspectos inerentes aos participantes do estudo (sexo, idade, estado civil, presença de filhos), acadêmicas (período atual, número de disciplinas cursadas, estágio na área) e psicossociais: estar satisfeito com o curso, pensar em desistir do curso, possuir atividade específica de lazer; e o MBI SS para avaliar a síndrome em estudantes, ou seja, como estes vivenciam seus estudos, de acordo com três dimensões conceituais do MBI GS, exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os dados serão tabulados e analisados estatística e criticamente, o que permitirá uma análise aprofundada sobre os fatores estressores que se inter-relacionam com a síndrome de burnout.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Luciana dos Santos Prates - Integrante / Igor Felix Miziara - Integrante / Rodrigo Amadeu Paulino - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
      Descrição: Este estudo pretende avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da Saúde. O trabalho configura-se em uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, que envolverá os cursos de Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina e Nutrição, dos primeiros, terceiros, quintos e sétimos períodos. da Universidade do Estado de Minas Gerais. Estão participando do projeto dois acadêmicos dos cursos de Medicina e um de Comunicação Social. OBJETIVO Além de investigar a prevalência e os fatores ligados à Síndrome de Burnout entre os acadêmicos dos cursos da área da Saúde em uma Universidade publica localizada no sudoeste do Estado de Minas Gerais, a pesquisa busca comparar esses resultados entre os cursos analisados, correlacionando essas comparações aos fatores estressores e aos dados demográficos dos estudantes avaliados. METODOLOGIA A coleta de dados será realizada na própria Universidade. Os participantes da pesquisa deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecedor, garantindo a preservação da identidade dos participantes, em consonância com os postulados da Resolução nº 196/9, do Ministério da Saúde. Neste estudo serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de dados sociodemográficos ? Este instrumento objetiva coletar informações sociodemográficas para o levantamento de aspectos inerentes aos participantes do estudo (sexo, idade, estado civil, presença de filhos), acadêmicas (período atual, número de disciplinas cursadas, estágio na área) e psicossociais: estar satisfeito com o curso, pensar em desistir do curso, possuir atividade específica de lazer; e o MBI?SS ? para avaliar a síndrome em estudantes, ou seja, como estes vivenciam seus estudos, de acordo com três dimensões conceituais do MBI-GS, exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os dados serão tabulados e analisados estatística e criticamente, o que permitirá uma análise aprofundada sobre os fatores estressores que se inter-relacionam com a síndrome de burnout.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / MAIA, Maria Ambrosina Cardoso - Integrante / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Luciana dos Santos Prates - Integrante / Igor Félix Miziara - Integrante / Rodrigo Amadeu Paulino - Integrante.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    5. 2018-2018. Avaliacao da Concentracao de metais pesados em aguas superficiais no municipio de Pratapolis-MG
      Descrição: Com o advento da descoberta dos metais preciosos no final do século XVII, a mineração se tornou uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil. A extração de metais preciosos, formações rochosas, petróleo e carvão mineral se expandiu e inerentes a essa prática, surgiram as consequências ao meio ambiente e a vida humana (RIO DE JANEIRO, s/d; BRUM, 2000). A contaminação de solos e águas superficiais e subterrâneas, o desmatamento de matas, a sedimentação e poluição de rios e desequilíbrio do ecossistema por evasão dos animais de seu habitat e morte de vida aquática são alguns dos impactos ambientais sentidos em áreas de intensa exploração de minério (WANDERLEY, 2008). O Morro do Níquel localizado no sudoeste mineiro acarreta um aumento na atividade mineradora na região e em detrimento disso, diversas empresas se instalaram na região a fim de explorar suas riquezas e recursos, ocasionando impactos ambientais severos (REZENDE, 2016). Localizada nessa região, a cidade mineira de Pratapólis possui 8807 habitantes segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tendo como principal fonte de geração de empregos a atividade mineradora que é responsável pela produção de termofosfatos, ferro níquel, silicato de magnésio e pedra brita (IBGE, 2010). O estudo busca determinar a presença de metais pesados em águas superficiais, de abastecimento e irrigação da cidade de Pratapólis ? MG, região de atividade mineradora do sudoeste mineiro. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa e de caráter investigativo e experimental. Para Gil (2007), a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. A pesquisa busca por informações referentes à presença dos metais pesados, Cd, Cr, Pb e Mn. Metais esses que causam sérios problemas ao organismo humano quando acumulados em altas concentrações podendo causar também sérios problemas ao meio ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Daniel Henrique Rattis Lemos - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
      Descrição: Com o advento da descoberta dos metais preciosos no final do século XVII, a mineração se tornou uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil. A extração de metais preciosos, formações rochosas, petróleo e carvão mineral se expandiu e inerentes a essa prática, surgiram as consequências ao meio ambiente e a vida humana (RIO DE JANEIRO, s/d; BRUM, 2000). A contaminação de solos e águas superficiais e subterrâneas, o desmatamento de matas, a sedimentação e poluição de rios e desequilíbrio do ecossistema por evasão dos animais de seu habitat e morte de vida aquática são alguns dos impactos ambientais sentidos em áreas de intensa exploração de minério (WANDERLEY, 2008). O Morro do Níquel localizado no sudoeste mineiro acarreta um aumento na atividade mineradora na região e em detrimento disso, diversas empresas se instalaram na região a fim de explorar suas riquezas e recursos, ocasionando impactos ambientais severos (REZENDE, 2016). Localizada nessa região, a cidade mineira de Pratapólis possui 8807 habitantes segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tendo como principal fonte de geração de empregos a atividade mineradora que é responsável pela produção de termofosfatos, ferro níquel, silicato de magnésio e pedra brita (IBGE, 2010). O estudo busca determinar a presença de metais pesados em águas superficiais, de abastecimento e irrigação da cidade de Pratapólis ? MG, região de atividade mineradora do sudoeste mineiro. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa e de caráter investigativo e experimental. Para Gil (2007), a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. A pesquisa busca por informações referentes à presença dos metais pesados, Cd, Cr, Pb e Mn. Metais esses que causam sérios problemas ao organismo humano quando acumulados em altas concentrações podendo causar também sérios problemas ao meio ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Daniel Henrique Rattis Lemos - Integrante.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    6. 2017-2017. Remocao de corantes texteis presentes em efluentes por adsorcao em espumas poliuretanicas derivadas de oleo vegetal
      Descrição: Os efluentes provenientes da indústria de corante ou de processos envolvendo tingimento têxtil, não tratados convenientemente, antes de serem lançados em águas naturais, capazes de atingir reservatórios e estações de tratamento de água são a preocupação ecológica mais emergente. Neste contexto é que se propõe o presente estudo, visto que a utilização de espumas poliuretânicas obtidas a partir de óleo vegetal para a adsorção de corantes têxteis é uma alternativa viável para a solução da questão da poluição dos corantes têxteis no meio aquático, uma vez que essas espumas além de removerem esses contaminantes, são biodegradáveis, diminuindo assim a agressão ao meio ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Integrante / Daniel Henrique Rattis Lemos - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
    7. 2017-2017. Dialogos interdisciplinares: a sala de aula como espaco pedagogico da interacao disciplinar.
      Descrição: A prática interdisciplinar é assunto que vem sendo debatido pelo menos desde a década de setenta no Brasil por alguns estudiosos. Porém, agora com o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e mais recentemente uma proposta que está tramitando no Conselho Nacional de Educação voltado para a adesão no Ensino Médio da utilização de áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática) em substituição as antigas 13 disciplinas, fica mais evidente que tal modelo carece mais do que nunca de ser debatido, principalmente no que se refere à postura e dedicação dos professores e em relação à viabilidade da aplicação desta prática. Esta pesquisa pretende investigar junto aos professores alternativas de ensino aprendizagem voltadas ao campo interdisciplinar e a recepção deste novo modelo na prática docente, no cotidiano, tendo em vista os desafios e possibilidades desta nova proposta para o Ensino Médio, e para além deste foco, buscar um aprofundamento teórico em relação ao processo de inserção desta proposta interdisciplinar e refletir sobre possíveis suportes para sua efetivação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Márcio Francisco de Carvalho - Integrante / Clere Ventura Costa Oliveira - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
      Descrição: A prática interdisciplinar é assunto que vem sendo debatido pelo menos desde a década de setenta no Brasil por alguns estudiosos. Porém, agora com o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e mais recentemente uma proposta que está tramitando no Conselho Nacional de Educação voltado para a adesão no Ensino Médio da utilização de áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática) em substituição as antigas 13 disciplinas, fica mais evidente que tal modelo carece mais do que nunca de ser debatido, principalmente no que se refere à postura e dedicação dos professores e em relação à viabilidade da aplicação desta prática. Esta pesquisa pretende investigar junto aos professores alternativas de ensino aprendizagem voltadas ao campo interdisciplinar e a recepção deste novo modelo na prática docente, no cotidiano, tendo em vista os desafios e possibilidades desta nova proposta para o Ensino Médio, e para além deste foco, buscar um aprofundamento teórico em relação ao processo de inserção desta proposta interdisciplinar e refletir sobre possíveis suportes para sua efetivação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Ferreira de Carvalho - Integrante / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Clere Ventura Costa Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    8. 2015-2016. Avaliacao das concentracoes de metais pesados em agua de irrigacao agricola
      Descrição: O conhecimento sobre os níveis de toxicidade dos metais pesados tóxicos em água de irrigação é muito escasso e bastante variado. Com isso, este trabalho objetivou a avaliação das concentrações de metais pesados tóxicos na lagoa da Fazenda Experimental UEMG, Unidade de Passos - MG. Os metais pesados tóxicos avaliados foram Cádmio (Cd), Cromo (Cr) e Chumbo (Pb). A lagoa foi dividida em dez pontos estratégicos para amostragem, sendo cada ponto amostrado em triplicata. Avaliou-se o pH da água e as concentrações de metais pesados tóxicos presentes. As medições do pH foram realizadas na água ?in natura?, sendo medidas antes e após filtração. Foram encontrados valores na faixa de 6,25 a 7,75. Para as determinações de Cd, Cr, e Pb, foi utilizado um Espectrofotômetro de Absorção Atômica. As amostras foram tratadas com digestão ácida. Os valores de metais pesados tóxicos encontrados foram: Cádmio: 0,727mg/L a 0,754 mg/L; Cromo: 0,177mg/L a 0,256 mg/L e Chumbo: 0,023mg/L a 0,081mg/L. Esses valores encontram-se acima do limite estabelecido pelo CONAMA 357/2005.Os perigos da contaminação da água por metais pesados tóxicos não estão restritos apenas ao consumo direto dessa água, mas também às consequências na cadeia alimentar quando nos referimos a tóxicos bioacumulativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / Thaiany Aparecida Ribeiro Pereira - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
    9. 2011-2012. Adsorcao de corantes texteis em espumas poliuretanicas derivadas de oleo de mamona
      Descrição: A utilização de espumas poliuretânicas obtidas a partir do óleo de mamona para a adsorção de corantes têxteis é uma alternativa viável para a solução da questão da poluição ocasionada por esses corantes no meio aquático, uma vez que essas espumas além de removerem esses contaminantes, são biodegradáveis, diminuindo assim a agressão ao meio ambiente. Nesse contexto o presente estudo tem por objetivo verificar a adsorção de corantes têxteis em espumas poliuretânicas derivadas do óleo de mamona.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio Antonio Ferreira Camargo - Coordenador / William Messias Silva Santos - Integrante.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Honra ao Mérito ao trabalho " Avaliação das concentrações de metais pesados em água utilizada em irrigação agrícola", Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.
    2. Diploma de Honra ao Mérito FESP, Fundação de Ensino Superior de Passos.. 2005.
      Membro: Marcio Antonio Ferreira Camargo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. Gravidez na adolescência nas famílias da camada popular. 2019. (Congresso).
    2. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. 2019. (Congresso).
    3. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. 2017. (Seminário).
    4. 2ª Semana Universitária da Nutrição. 2017. (Outra).
    5. O impacto nos comportamentos de risco no desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.O impacto nos comportamentos de risco no desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. 2017. (Outra).
    6. 10ª Amostra Brasileira de Foguetes- SAB. 2016. (Olimpíada).
    7. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Formação do Conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do ensino-aprendizagem. 2016. (Congresso).
    8. 8ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 5º Simpósito de Pós-Graduação. 2016. (Simpósio).
    9. 8º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.A formação do conhecimento para além da sala de aula. 2016. (Seminário).
    10. Quintall Cultural: Música, Teatro, Dança, Leitura e Manifestações Artísticas.Apresentação Artístico-Cultural. 2016. (Outra).
    11. Quintall Cultural: Música, Teatro, Dança, Leitura e Manifestações Artísticas.Apresentação Artístico - Cultural. 2016. (Outra).
    12. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão.Avaliação das concentrações de metais pesados em água utilizada em irrigação agrícola. 2015. (Seminário).
    13. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.Avaliação das concentrações de metais pesados em água utilizada em irrigação agrícola. 2015. (Seminário).
    14. III Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).
    15. IV Seminário de Pesquisa e Extensão da Fesp. 2014. (Seminário).
    16. X Festival Canta FESP de Interpretação da Música Popular Brasileira.Jurado do X Festival Canta FESP de Interpretação da Música Popular Brasileira. 2014. (Outra).
    17. 3º Congresso Analítica Latin America. 2013. (Congresso).
    18. Capacitação de Metodologia Ativa: Uma nova abordagem para o Ensino Superior. 2013. (Oficina).
    19. Feira Internacional de tecnologia para laboratórios, Análises, Biotecnologia e controle de qualidade eia. 2013. (Feira).
    20. Oficina de Qualificação dos Planos de Ensino.Oficina de Qualificação dos Planos de Ensino. 2013. (Oficina).
    21. I CONSTRUFESP - FEIRA TECNOLÓGICA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2012. (Outra).
    22. II FESP INOVA - XXXV SEMANA DE ENGENHARIA. 2012. (Outra).
    23. III Seminário Estadual de Iniciação Científica.Adsorção de corantes têxteis em espumas poliuretânicas derivadas de óleo de mamona. 2011. (Seminário).
    24. XXXIV Semana da Engenharia. 2011. (Encontro).
    25. Alguns cuidados na interpretação de dados termoanalíticos. 2009. (Outra).
    26. V SIMEA - Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental. 2009. (Simpósio).
    27. 5º Simpósio de Atualização Profissional Rotarat - "Gestão de Resíduos Urbanos". 2008. (Simpósio).
    28. X Festival Canta FESP de Interpretação da Música Popular Brasileira.Jurado do X Festival Canta FESP de Interpretação da Música Popular Brasileira. 2008. (Outra).
    29. II Workshop "Terapia Fotodinâmica: Integração dos Aspectos Moleculares, Tecnológicos e Aplicações na Área de Saúde".Degradação fotossensibilizada do pesticida diflubenzuron. 2007. (Outra).
    30. 4º Seminário de Educação. 2005. (Seminário).
    31. 26ª Semana de Engenharia " II Feira Tecnológica do Sudoeste Mineiro - II FEITEC-SM". 2003. (Outra).
    32. Oxidação dos álcoois presentes no óleo fúsel aos correspondentes aldeídos, utilizando o complexo [Ru(TPY)(BPY)(OH2)](CLO4)2.XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2003. (Encontro).
    33. 25ª Semana de Engenharia "I Feira Tecnológica do Sudoeste Mineiro". 2002. (Outra).
    34. 4ª Semana de Agronomia. 2002. (Outra).
    35. Encontro "Educação em Debate". 2002. (Encontro).
    36. III SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, palestra. 2000. (Outra).
    37. III SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, palestra "ISO 14000 - Fator de Competitividade". 2000. (Outra).
    38. Política Estadual de Recursos Hídricos e seu Financiamento. 1999. (Seminário).
    39. V SEMEL - Seminário de Materiais no Setor Elétrico. 1996. (Seminário).
    40. III Seminário de Materiais no Setor Elétrico. 1992. (Seminário).
    41. III Congresso Latino-Americano de Cromatografia (COLAGRO III). 1990. (Congresso).
    42. 2ª Semana Cultural de Cïências. 1984. (Outra).
    43. 1ª Semana Cultural de Cïências. 1983. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. CAMARGO, M. A. F.. IV Feira de Estágios e Empregos. 2016. .. . 0.
    2. CAMARGO, M. A. F.. Dia da Cultura. 2016. .. . 0.
    3. CAMARGO, M. A. F.. 10ª Mostra Brasileira de Foguetes - SAB. 2016. .. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (12)
    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo (39.0)
      1. ISIDORIO, ERIKA CAMPOS ; GUIDO, JÚLIA VITÓRIA GUSMÃO ; SENA, BÁRBARA LORRANE TEIXEIRA ; OLIVEIRA, ANDRÉ SILVA DE ; SANTOS, RUAN MATHEUS SILVA MATOS DOS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. O uso do tratamento psicológico na melhora da qualidade de vida de pacientes dermatológicos: uma revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e7699109191, issn: 2525-3409, 2020.
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      2. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; DE OLIVEIRA, JACIARA AURORA ; DE PAULO, BIANCA RODRIGUES. O olhar de adolescentes grávidas no ritual de passagem menina-mãe. REVISTA THEMA. v. 17, p. 74-94, issn: 2177-2894, 2020.
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      3. BARCELOS, LEONARDO PIM ; FIGUEIREDO, MARIANA MIRANDA DE ; CARVALHO, CRISTOPHER MATEUS ; REIS, CIRO LUIZ FERNANDES ; REIS, LEONARDO FRASSON ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Avaliação das atitudes e autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida e determinação de fatores associados. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e868986461, issn: 2525-3409, 2020.
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      4. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; MIZIARA, I. F. ; PRATES, L. S. ; PAULINO, R. A.. Incidência da Síndrome de Burnout em Estudantes da Área de Saúde da UEMG - PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-12, issn: 2596-1403, 2020.
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      5. CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, M. A. C. ; CAMARGO, M. A. F. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F.. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS DA CIDADE DE PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-11, issn: 2596-1403, 2020.
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      6. CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA. Effects of Caffeine on the Organism-Literature Review. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-7, issn: 2333-9721, 2019.
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      7. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; RODRIGUES, THAÍS ALVES ; SILVA, THUANE CELLY ; MAIA, MARIA AMBROSINA CARDOSO. Stress and Suffering at Work: Possible Causes. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-10, issn: 2333-9705, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LEMOS, DANIEL HENRIQUE RATTIS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; LANDGRAF, MARIA DIVA. Evaluation on the Concentration of Heavy Metals in Surface Waters in the Municipality of Pratápolis-MG. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-13, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. The Good Teacher of High School in the Representation of the Students Body. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-12, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. LEMOS, DANIEL HENRIQUE RATTIS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Removal of Textile Dyes Present in Effluents by Adsorption in Polyurethane Foams Derived from Vegetable Oil. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-11, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. JÚNIOR, MARCO ANT'NIO COVI ; SANTOS, ANDRESSA GRACIELE DOS ; SILVA, ELIAS DE PAULO ; MAIMONI, GUILHERME FRANQUEIRO ; MARTINS, HELÍSA NAVES ; ASSIS, MARIA LUIZA DE MOURA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Advances in the Treatment of Textile Effluents: A Review. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-13, issn: 2333-9721, 2019.
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      12. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; Souza, Virginia de OLiveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. REVISTA THEMA. v. 16, p. 598-606, issn: 2177-2894, 2019.
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      13. CARDOSO MAIA CAMARGO, CARMEN APARECIDA ; FERREIRA CAMARGO, MARCIO ANTONIO ; DE OLIVEIRA SOUZA, VIRGINIA. Educação infantil e o Ensino Fundamental: a relação entre o docente e as teorias desenvolvimento humano. REVISTA THEMA. v. 15, p. 1335-1350, issn: 2177-2894, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; CARVALHO, MÁRCIO FERREIRA DE ; OLIVEIRA, CLERE VENTURA COSTA. Classroom: A Space of Pedagogical Interaction. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 05, p. 1-8, issn: 2333-9721, 2018.
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      15. LOPES, A. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C.. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. 1ed.Campo Grande - MS. Em: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza.. (Org.). A sociedade em tempos de Covid-19. 1ªed.Campo Grande, MS. : Editora Inovar. 2020.v. 1, p. 1761-1769.
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      16. CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P. ; CAMARGO, M. A. F.. DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Em: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A RIQUEZA DE DIFERENTES OLHARES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 1ªed.Franca-SP. : Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. 2019.v. 6, p. 29-39.
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      17. CAMARGO, C. A. C. M.; Silveira, Vivian Freitas Silva Braga ; CAMARGO, M. A. F. ; BUENO, F. S.. Alimentação: um impacto no Transtorno do Espectro Autista. Em: XVII Semana Universitária - 'Direitos Previdenciários e Assistenciais: Perdas e Consequências Sociais', v. 1, p. 205-216, 2018.
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      18. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, J. A. ; PAULO, B. R.. Gravidez na adolescência e suas representações na passagem menina-mãe. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 87-98, 2018.
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      19. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; Souza, Virginia de OLiveira. Os efeitos da motivação no processo ensino-aprendizagem. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 51-61, 2018.
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      20. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de metais pesados em águas superficiais no município de Pratápolis ? MG. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 228-238, 2018.
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      21. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; PEREIRA, D. L.. Formação do conhecimento para alem da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do ensino-aprendizagem. Em: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária- Ouro Preto, v. v.1, p. 1-12, 2016.
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      22. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os Educadores no Cotidiano Escolar: Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Em: VII Simpósio de Educação - IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca - SP. Educação e Educandos: envolvimentos humanos, técnicos e sociais. Franca: Centro Universitário Municipal de Franca, v. 1, p. 62-63, 2019.
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      23. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, C. V. C. ; CARVALHO, M. F.. Diálogos Interdisciplinares: a sala de aula como espaço pedagógico na interação disciplinar. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017, 2017, Passos. Anaís do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
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      24. MODESTO, R. C. C. ; SOUZA, C. C. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F.. CONSTRUINDO SABERES: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019, Passos. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade do Estado de MG- Passos, v. 1, p. 151-151, 2019.
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      25. BARCELOS, L. P. ; FIGUEIREDO, M.M. ; CARVALHO, C. M. ; REIS, C. L. F. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; REIS, L. F. ; CAMARGO, M. A. F.. AVALIAÇÃO DO GRAU DE CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA FRENTE AO COMPORTAMENTO SUICIDA. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Passos - MG. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte - MG: UEMG, v. 1, p. 268-268, 2019.
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      26. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. Em: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017, 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
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      27. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os educadores no cotidiano escolar: alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      28. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; MODESTO, R. C. C. ; SOUZA, C. C. P.. Construindo saberes: ressignificando o ensino de Química no cotidiano escolar. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
      29. CAMARGO, C. A. C. M. ; BARCELOS, L. P. ; CAMARGO, M. A. F. ; CARVALHO, C. M. ; REIS, C. L. F. ; FIQUEIREDO, M. M. ; REIS, L. F.. Avaliação do Grau de Capacitação dos Estudantes de Medicina Frente ao Comportamento Suicida. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
      30. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de metais pesados em águas superficiais no município de Pratápolis - MG. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      31. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de Metais Pesados em águas Superficiais no município de Pratápolis-MG. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      32. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, Maria Ambrosina Cardoso ; PRATES, L. S. ; MIZIARA, I. F. ; PAULINO, R. A.. Prevalência de Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da saúde em uma universidade Pública de Minas Gerais. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      33. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; PRATES, L. S. ; MIZIARA, I. F. ; PAULINO, R. A.. Prevalência de Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da saúde em uma universidade Pública de Minas Gerais. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      34. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      35. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M.. Formação do Conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do Ensino- Aprendizagem. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      36. CAMARGO, C. A. C. M. Comissão de avaliação de Relatórios finais dos processos contemplados em Editais FAPEMIG-PIC JR/FAPEMIG- PAPq/UEMG. 2017.
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      37. CAMARGO, C. A. C. M. Comissão de avaliação de projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 08/2017 PIBIC-FAPEMIG /UEMG e Edital 09/2017 - BIC JR - CNPq/FAPEMIG/UEMG. 2017.
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      38. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, C. V. C. ; CARVALHO, M. F.. Diálogos interdisciplinares: a sala de aula como espaço pedagógico da interação disciplinar. 2017. Relatório de pesquisa
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      39. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M.. Formação do conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do ensino-aprendizagem. 2016. Relatório de pesquisa
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Maria Ambrosina Cardoso Maia (4.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; MIZIARA, I. F. ; PRATES, L. S. ; PAULINO, R. A.. Incidência da Síndrome de Burnout em Estudantes da Área de Saúde da UEMG - PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-12, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, M. A. C. ; CAMARGO, M. A. F. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F.. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS DA CIDADE DE PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-11, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; RODRIGUES, THAÍS ALVES ; SILVA, THUANE CELLY ; MAIA, MARIA AMBROSINA CARDOSO. Stress and Suffering at Work: Possible Causes. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-10, issn: 2333-9705, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LOPES, A. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C.. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. 1ed.Campo Grande - MS. Em: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza.. (Org.). A sociedade em tempos de Covid-19. 1ªed.Campo Grande, MS. : Editora Inovar. 2020.v. 1, p. 1761-1769.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Evana Barros Pereira Souza (2.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P. ; CAMARGO, M. A. F.. DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Em: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A RIQUEZA DE DIFERENTES OLHARES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 1ªed.Franca-SP. : Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. 2019.v. 6, p. 29-39.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os educadores no cotidiano escolar: alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Jader Gontijo Maia (1.0)
      1. CHAVES, Ana Maria B. M. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Sheylazarth Presciliana Ribeiro (1.0)
      1. CAMARGO, M. A. F.; PIRES, B. S. ; FERREIRA, E. A. ; LEMOS, E. F. ; CARVALHO, R. C. R.. Projeto Político Pedagógico UMEI Pituchinha. 2012.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Rodrigo Fialho Silva (1.0)
      1. CHAVES, Ana Maria B. M. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Antonio Donizeti de Carvalho (1.0)
      1. CHAVES, Ana Maria B. M. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Claudia Fernandes Silva Souza (1.0)
      1. CAMARGO, M. A. F. Comissão de avaliação de projetos PAEx UEMG/2017. 2017.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Leonardo Frasson dos Reis (1.0)
      1. BARCELOS, LEONARDO PIM ; FIGUEIREDO, MARIANA MIRANDA DE ; CARVALHO, CRISTOPHER MATEUS ; REIS, CIRO LUIZ FERNANDES ; REIS, LEONARDO FRASSON ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Avaliação das atitudes e autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida e determinação de fatores associados. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e868986461, issn: 2525-3409, 2020.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Vivian Freitas Silva Braga Silveira (1.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M.; Silveira, Vivian Freitas Silva Braga ; CAMARGO, M. A. F. ; BUENO, F. S.. Alimentação: um impacto no Transtorno do Espectro Autista. Em: XVII Semana Universitária - 'Direitos Previdenciários e Assistenciais: Perdas e Consequências Sociais', v. 1, p. 205-216, 2018.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves (1.0)
      1. CHAVES, Ana Maria B. M. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017.
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    • Marcio Antonio Ferreira Camargo ⇔ Marco Túlio Ferreira Monteiro (1.0)
      1. CHAVES, Ana Maria B. M. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08