teste-01

Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves

Professora Ajunta VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na unidade de Poços de Caldas. Licenciada em História (PUCMinas), mestre em Ensino Superior (PUCCampinas) e doutora em Educação (USP). Realiza pesquisas na temática da formação de professores das escolas públicas, e atua como coordenadora colaboradora de área do PIBID ? Licenciatura em Pedagogia, desde 2011. Desenvolve projetos e cursos de extensão no campo da educação, em parceria com professores de escolas municipais e estaduais, além de órgãos públicos municipais e estaduais. Atuou como Professora Adjunta IV na PUCMinas, entre 1999 e 2017. Possui experiência docente na Educação Básica. Membro de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Pública (NEPEP). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6962857951929460 (02/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Poços de Caldas. Avenida Padre Cletus Francis Cox , 300 Country Club 37701355 - Poços de Caldas, MG - Brasil Telefone: (35) 37143004
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-2019. O uso da biologia de insetos como recurso pedagogico na Educacao Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
      Descrição: Alunos(as) da Educação Infantil, são extremamente curiosas e investigativas. Assim, a aprendizagem por meio da experimentação se mostra muito eficiente para alunos desta faixa etária. Portanto, conhecimentos sobre insetos podem contribuir de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem. Insetos são organismos que apresentam grande diversidade de formas, hábitats e comportamentos, vivendo em praticamente todos os ambientes. Seja em sociedade ou solitariamente, eles têm grande importância na manutenção e funcionamento de diversos ecossistemas, podendo afetar diretamente a vida humana. Mas qual a relação dos insetos e os alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental? A partir da grande diversidade eco-morfológica e etológica mencionada é possível utilizá-los como recurso pedagógico para aprendizagem de diversos temas, tanto de Ciências Naturais quanto interdisciplinares, além de Temas Transversais propostos pelos PCNs, como Ética, Meio Ambiente e Saúde. O objetivo desta linha de pesquisa é testar a eficiência do uso de diferentes grupos de insetos como recurso pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto levaremos insetos vivos para as salas de aula propiciando a observação e o contato direto com os alunos. Também criaremos e aplicaremos intervenções pedagógicas tendo como base aspectos biológicos do inseto em questão auxiliando o processo de ensino-aprendizagem do tema proposto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Integrante / Renata Christian de Oliveira Pamplin - Integrante / Ernesto Canedo Jr - Coordenador / Márcia Aparecida Barbosa Vianna - Integrante / emerson batista ferreira mota - Integrante / Ketiuce Ferreira Silva - Integrante / Carla Rodrigues Ribas - Integrante / Brígida de Souza - Integrante / Graziele Santiago - Integrante / Rodrigo Fagundes Braga - Integrante.
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    2. 2018-Atual. PAPIN - Programa de Apoio aos Professores Iniciantes da rede publica de ensino de Pocos de Caldas: subsidios para acoes de politicas publicas
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe discutir o início da docência, os dilemas, dificuldades e desafios dos professores iniciantes da rede pública de ensino de Poços de Caldas, de forma a possibilitar a proposição de ações para programa de inserção profissional docente realizado pelo poder público municipal e estadual, no âmbito das ações de políticas públicas. Tem como objetivo principal, identificar os dilemas, dificuldades e desafios dos professores iniciantes da Educação Básica e que atuam na rede pública de ensino de Poços de Caldas/MG e região visando a consolidação de políticas específicas de formação continuada para docentes iniciantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Coordenador / Lígia Maria de Mendonça Chaves Incrocci - Integrante / Carla Fernanda Figueiredo Félix - Integrante / PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA - Integrante / Ernesto Canedo Jr - Integrante / Caroline Costa Silva Candido - Integrante / Daniele Oliveira Diniz - Integrante.
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    3. 2016-2017. Acompanhamento de egressas do PIBID (UEMG/FaE/Pocos de Caldas)
      Descrição: O presente projeto busca avaliar o subprojeto PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia, curso fora de sede em Poços de Caldas, além de identificar os impactos (dificuldades, desafios e avanços) na prática docente de alunas egressas que participaram da 1ª equipe e atuam como professoras na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Poços de Caldas. Está sendo realizado o acompanhamento da inserção docente pós-formação inicial da alunas egressas do programa. Propõe-se, também, acompanhar as dificuldades e dilemas encontrados pelas alunas egressas, articulando-as com o subprojeto, possibilitando uma melhor avaliação do subprojeto desenvolvido e criar instrumentos de acompanhamento de egressas/os do PIBID, considerando sua expansão e desafios que surgem com os novos alunos/as bolsistas participantes do programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    4. 2013-2015. Perfil das/os profissionais da Educacao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educacao de Pocos de Caldas
      Descrição: A pesquisa traz à tona o tema Perfil das/os profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas, buscando conhecer os profissionais da Educação de Poços de Caldas, de maneira a propor ações do poder pública de formação continuada. O projeto conta com a parceria do Centro de Referência do Professor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Integrante / Renata Christian de Oliveira Pamplin - Integrante / Heloisa Santos Molina Lopes - Coordenador / Ana Carolina Pinto Abreu - Integrante.
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    5. 2010-2012. Acompanhamento da pratica docente de professores/as iniciantes ? egressos/as da UEMG em Pocos de Caldas
      Descrição: Como propósito geral da pesquisa, pretendeu-se identificar os impactos e dilemas encontrados pelos professores iniciantes, egressos/as do Curso de Pedagogia da UEMG, em Poços de Caldas, na atualidade. Foram considerados a relação entre a formação à formação acadêmico-profissional e o trabalho (e prática) docente na atualidade, contextualizados a partir da perspectiva da precarização e intensificação do trabalho docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    6. 2005-2007. Transcricao do manuscrito sobre Pocos de Caldas (1893)
      Descrição: Transcrição de manuscrito sobre Poços de Caldas, datado de 1893, encontrado no Arquivo Público Mineiro, que apresenta respostas do questionário conhecido como "Enquete Campista", logo após a proclamação da República, e a tentativa de reorganização do ensino em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Coordenador / Fernanda Mendes Resende - Integrante / Luiz Fernando Rezende - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.
    7. 2002-2002. Recuperacao da Memoria Iconografica de Pocos de Caldas
      Descrição: A pesquisa pautou-se por catalogar e digitalizar 352 imagens do município de Poços de Caldas, que datam do período compreendido entre o final do século XIX e meados do século XX, e são pertencentes ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Coordenador / Rene Corrêa do Nascimento - Integrante / Luiz Fernando Rezende - Integrante.
      Membro: Ana Maria Brochado de Mendonca Chaves.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE / XL Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP.a) Programa de apoio aos professores iniciantes (PAPIN): a promoção da inserção profissional docente pela pesquisa e extensão universitárias - b) O início da docência sob a perspectiva da cultura colaborativa: um relato de vivência sobre o PIBID. 2019. (Seminário).
    2. III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Programa de apoio aos Professores Iniciantes da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas: subsídios para programa de inserção profissional. 2018. (Congresso).
    3. IV Congresso Nacional de Formação de Professores - XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educacadores. Ações de extensão e pesquisa universitárias na formação continuada de professores iniciantes da rede pública de ensino de Poços de Caldas/ MG (PAPIN). 2018. (Congresso).
    4. II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero- Americanos; V Seminário Institucional do PIBID. Programa de apoio aos Professores Iniciantes da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. 2016. (Congresso).
    5. Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade: Luso- brasileira- alemão. 2016. (Simpósio).
    6. 2º Seminário PIBID/UEMG - Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento.A participação no PIBID: Avanços para o Início da Docência. 2015. (Seminário).
    7. 2º Seminário PIBID/UEMG - Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento.Escolas participantes do Subprojeto PIBID em Poços de Caldas. 2015. (Seminário).
    8. I Seminário Interdisciplinar das Equipes PIBID/UEMG.I Seminário Interdisciplinar das Equipes PIBID/UEMG. 2013. (Seminário).
    9. Juventude e Violência. 2013. (Outra).
    10. Olhares para o Mundo.Vivendo as Esperanças: A Militância dos Movimentos Sociais. 2013. (Outra).
    11. Semana do Pedagogo. 2007. (Outra).
    12. VIII Seminário PROGRAD (PUC Minas - Campus Poços de Caldas). 2006. (Seminário).
    13. 1º Ciclo de Estudos sobre o Meio Ambiente (PUC Minas - Campus Poços de Caldas). 2003. (Seminário).
    14. II Seminário de Educação (PUC Minas - Campus Poços de Caldas). 2003. (Seminário).
    15. I Fórum: profissões.O profissional do Turismo e suas possibilidades. 2002. (Encontro).
    16. II Mini-ONU (PUC Minas). 2001. (Outra).
    17. Seminário: 5ª série - uma difícil travessia (Prefeitura Contagem). 1993. (Seminário).
    18. Seminário: Educação - A hora da chamada (ALMG). 1991. (Seminário).
    19. I Congresso Internacional sobre a Inquisição - USP (SP). 1987. (Congresso).
    20. Simpósio Minas Gerais e a Constituinte (ALMG). 1986. (Simpósio).
    21. Ciclo de Conferências sobre a História Judaica (PUC Minas). 1984. (Outra).
    22. Semana de Estudos Clássicos (PUC Minas). 1984. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA ; CHAVES, ANA MARIA BROCHADO DE MENDONÇA ; CANEDO JR, E.. IV Seminário PIBID/UEMG - Residência Pedagógica. 2019. Outro
    2. ANDRADE, Ana Paula; MUSIAL, Gilvanice B. S. ; GINO, Andréa Silva ; ALEXANDRINHO, Daniela F. L. ; SILVA, Cibele Lauria ; Pamplin, Renata C. O.. 2º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. Congresso
    3. CHAVES, Ana Maria B. M.; PAMPLIN, R. C. O. ; SOUZA, M. M.. 4ª Semana UEMG e os contextos escolares: discutindo as agressões verbais presentes em escola da educação básica. 2015. Outro
    4. CHAVES, Ana Maria B. M.. Exposição fotográfica: Memória sobre a Ditadura Civil Militar no Brasil. 2014. (Exposição).. . 0.
    5. CHAVES, Ana Maria B. M.; FRANCISCO, A. M.. 3º Seminário PIBID do Curso de Pedagogia - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - CBH / FaE / Poços de Caldas. 2014. Outro
    6. CHAVES, Ana Maria B. M.; ABREU, A. C. P. ; LOPES, H. S. M. ; JACINTO, S. M. ; ZANETTI, S. S.. Projeto Olhares para o Mundo. 2013. Outro
    7. CHAVES, Ana Maria B. M.; FRANCISCO, A. M.. 2º Seminário PIBID do Curso de Pedagogia/UEMG/Poços. 2013. Outro
    8. CHAVES, Ana Maria B. M.; FRANCISCO, A. M.. 1º Seminário PIBID do Curso de Pedagogia/UEMG/Poços. 2012. Outro
    9. CHAVES, Ana Maria B. M.. Projetos e Pesquisas: integração entre Universidade e Comunidade. 2011. (Outro).. . 0.
    10. CHAVES, Ana Maria B. M.. Semana UEMG - 2011 - evento anual de extensão e divulgação da Universidade. 2011. (Outro).. . 0.
    11. CHAVES, Ana Maria B. M.; SCASSIOTTI, M. J. ; PEREIRA FILHO, G. ; RESENDE, F. M.. Retrospectiva 1964-2004: 40 anos do Golpe Militar. 2004. Outro
    12. CHAVES, Ana Maria B. M.; NASCIMENTO, R. C. ; RESENDE, F. M.. Exposição fotográfica: Memória Iconográfica de Poços de Caldas. 2002. Exposição

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09