Lattes UEMG

Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos ( 1988), graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Passos- MG( 1975), Mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca ( 2000), Pós-Graduação em Psicopedagogia ( 1997). Professora de Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG/Passos. Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG/Passos. Participa da comissão de Avaliação de Projetos de Iniciação Científica , cadastrados na Coordenação de Pesquisa e Extensão da UEMG/Passos. Orientadora de Iniciação Científica pela FAPEMIG, e dos Programas PAPq e PAEX da UEMG. Integra Comitê de Assessoramento de Avaliação de Àrea de conhecimento de Metodologia da EdUEMG. Membro e ex presidente da Associação Regional dos Psicólogos do Sudoeste Mineiro/ ARP/SM, Passos/MG. Representante como Delegada no Conselho Regional de Psicologia- CRP-MG. Possui experiência na área Recursos Humanos, Psicologia Clínica e Psicopedagogia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6655-3658 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3258414700576189 (05/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/PASSOS. Avenida Juca Stockler, 1130 Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (035) 35296000 Fax: (035) 35296001 URL da Homepage: www.fespmg.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-2019. Estudo sobre o sofrimento psiquico vivenciado pelas mulheres diante do diagnostico de cancer de mama
      Descrição: O câncer representa o conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor, é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele. Este tipo de câncer causa temor na sociedade em geral e principalmente nas mulheres, em decorrência do elevado índice de morbimortalidade e de mutilação, com consequente comprometimento da autoestima e do desenvolvimento social para o paciente, pois interfere sobremaneira nas relações sociais, pessoais, profissionais e afetivas (INCA, 2015). Portanto, é plausível afirmar que a mulher, receber a confirmação da existência do tumor maligno, passa por várias fases de conflitos internos, de negação à busca por meios de fortalecer sua esperança de haver uma cura. Nesta vertente se insere a pesquisa, o pensar sobre o sofrimento psíquico vivenciado pela mulher diante do diagnóstico de câncer de mama, em três grupos diferenciados: recém-diagnosticadas com neoplasia mamária, em pós-operatório e em tratamento quimioterápico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Maria Ambrosina Cardoso Maia - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / LUCIANA HELENA SILVA SATURNINO - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    2. 2019-2019. Avaliacao do grau de capacitacao dos estudantes de Medicina frente ao comportamento suicida.
      Descrição: O suicídio consiste em um fenômeno complexo, relacionado a múltiplos fatores variáveis no tempo e no espaço, que resulta na morte intencionalmente autoprovocada (Almeida et al., 2018). O Brasil está entre os dez países com maior número de casos de morte por suicídio (Bahia et al., 2017). Estratégias educacionais para aumentar o desempenho da avaliação de ideação suicida (IS) devem estar disponíveis para todos os estudantes e profissionais envolvidos no atendimento geral e psicossocial do paciente. Assim, reconhecer o suicídio como um problema de saúde pública e destinar recursos para sua revenção é um caminho estratégico que também contribui para a preservação e melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. (Mospan et al., 2017).Nesse cenário, as atitudes dos estudantes de medicina no atendimento aos pacientes no ambiente de prática como Unidades de Saúde da Família (USF) e hospitais são importantes, porque seu conhecimento e sua visão sobre o suicídio, bem como a real disposição em ajudar esses pacientes podem influenciar de forma significativa a continuidade do tratamento. Além disso, a capacidade de identificação precoce por parte destes acadêmicos é fundamental na prevenção do autoextermínio dentro dessas instituições ou de uma determinada população (Magalhães et al., 2014). Objetivo: investigar o grau de capacitação dos estudantes de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ? Passos, na identificação e atendimento dos pacientes com ideação suicida. Metodologia: trata-se de um estudo observacional tipo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CAAE 13805119.6.0000.5112). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário QUACS que contém 21 afirmações sobre atitudes relacionadas ao autoextermínio, aplicado aos estudantes de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) do 6º e 8º períodos. As respostas obtidas sofrerão uma análise univariada por meio de médias e medianas, frequências absolutas e relativas, os dados serão apreciados através de análise descritiva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Leonardo Pim Barcelos - Integrante / Miranda de Figueiredo - Integrante / Cristopher Mateus Carvalho - Integrante / Ciro Luiz Fernandes Reis - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    3. 2018-2019. Prevalencia de sintomas depressivos em dois grupos de idosos da cidade de Passos-MG
      Descrição: O processo de envelhecimento da população é algo frequente em todo o mundo (NOBREGA, et al, 2015). A tendência de envelhecimento da população brasileira aumentou como revela a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009). Os idosos, pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2011) mostra que a população com mais de 60 anos passou de 4,1%, em 1940, para 8,6% em 2000. Baseado nesses dados do envelhecimento populacional, o estudo, feito de 2007 a 2010, verificou a existência de apenas 3.548 instituições de longa permanência no território brasileiro, como os asilos. A depressão é um transtorno muito prevalente na população idosa, entretanto, é bastante subdiagnosticada e na maioria das vezes não é percebida pelos profissionais de saúde. Dessa forma, muitos idosos que sofrem desse problema não recebem o tratamento adequado, tendo assim, muitos prejuízos em sua vida (COHEN et al.,2015). Dessa forma, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas depressivos nessa fase da vida, considerando as particularidades de cada indivíduo e levando em consideração os aspectos sociais e culturais de cada um. Só assim é possível detectar precocemente a depressão e realizar um tratamento adequado, evitando que essa parte da população sofra uma diminuição em sua qualidade de vida (MAGALHÃES, et al., 2016; LEAL, et al.,2014). Espera-se ainda, com o desenvolvimento deste trabalho, conscientizar os responsáveis pelas unidades participantes sobre os índices encontrados em cada instituição, visando os trabalhos de prevenção e intervenção em cada localidade. O objetivo geral do estudo é investigar a prevalência de sintomas depressivos em idosos residentes em instituição de longa permanência, ou seja, no Lar São Vicente de Paulo e idosos participantes da Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), da cidade de Passos/MG. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / MAIA, Maria Ambrosina Cardoso - Integrante / Gabriela Gonçalves Ferreira - Integrante / Tácio Fariñas Rodrigues - Integrante / edro Henrique Santos Ribeiro - Integrante.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    4. 2018-2018. Avaliacao da Concentracao de metais pesados em aguas superficiais no municipio de Pratapolis-MG
      Descrição: Com o advento da descoberta dos metais preciosos no final do século XVII, a mineração se tornou uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil. A extração de metais preciosos, formações rochosas, petróleo e carvão mineral se expandiu e inerentes a essa prática, surgiram as consequências ao meio ambiente e a vida humana (RIO DE JANEIRO, s/d; BRUM, 2000). A contaminação de solos e águas superficiais e subterrâneas, o desmatamento de matas, a sedimentação e poluição de rios e desequilíbrio do ecossistema por evasão dos animais de seu habitat e morte de vida aquática são alguns dos impactos ambientais sentidos em áreas de intensa exploração de minério (WANDERLEY, 2008). O Morro do Níquel localizado no sudoeste mineiro acarreta um aumento na atividade mineradora na região e em detrimento disso, diversas empresas se instalaram na região a fim de explorar suas riquezas e recursos, ocasionando impactos ambientais severos (REZENDE, 2016). Localizada nessa região, a cidade mineira de Pratapólis possui 8807 habitantes segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tendo como principal fonte de geração de empregos a atividade mineradora que é responsável pela produção de termofosfatos, ferro níquel, silicato de magnésio e pedra brita (IBGE, 2010). O estudo busca determinar a presença de metais pesados em águas superficiais, de abastecimento e irrigação da cidade de Pratapólis ? MG, região de atividade mineradora do sudoeste mineiro. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa e de caráter investigativo e experimental. Para Gil (2007), a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. A pesquisa busca por informações referentes à presença dos metais pesados, Cd, Cr, Pb e Mn. Metais esses que causam sérios problemas ao organismo humano quando acumulados em altas concentrações podendo causar também sérios problemas ao meio ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Daniel Henrique Rattis Lemos - Integrante.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    5. 2018-2018. Prevalencia de sindrome de burnout em academicos da area da saude em uma Universidade Publica de Minas Gerais.
      Descrição: Este estudo pretende avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da Saúde. O trabalho configura-se em uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, que envolverá os cursos de Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina e Nutrição, dos primeiros, terceiros, quintos e sétimos períodos. da Universidade do Estado de Minas Gerais. Estão participando do projeto dois acadêmicos dos cursos de Medicina e um de Comunicação Social. OBJETIVO Além de investigar a prevalência e os fatores ligados à Síndrome de Burnout entre os acadêmicos dos cursos da área da Saúde em uma Universidade publica localizada no sudoeste do Estado de Minas Gerais, a pesquisa busca comparar esses resultados entre os cursos analisados, correlacionando essas comparações aos fatores estressores e aos dados demográficos dos estudantes avaliados. METODOLOGIA A coleta de dados será realizada na própria Universidade. Os participantes da pesquisa deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecedor, garantindo a preservação da identidade dos participantes, em consonância com os postulados da Resolução nº 196/9, do Ministério da Saúde. Neste estudo serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de dados sociodemográficos ? Este instrumento objetiva coletar informações sociodemográficas para o levantamento de aspectos inerentes aos participantes do estudo (sexo, idade, estado civil, presença de filhos), acadêmicas (período atual, número de disciplinas cursadas, estágio na área) e psicossociais: estar satisfeito com o curso, pensar em desistir do curso, possuir atividade específica de lazer; e o MBI?SS ? para avaliar a síndrome em estudantes, ou seja, como estes vivenciam seus estudos, de acordo com três dimensões conceituais do MBI-GS, exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os dados serão tabulados e analisados estatística e criticamente, o que permitirá uma análise aprofundada sobre os fatores estressores que se inter-relacionam com a síndrome de burnout.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / MAIA, Maria Ambrosina Cardoso - Integrante / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Luciana dos Santos Prates - Integrante / Igor Félix Miziara - Integrante / Rodrigo Amadeu Paulino - Integrante.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    6. 2017-2018. Perfil Nutricional de deficientes neurologicos da APAE de Passos - MG
      Descrição: O Transtorno do Espectro Autista é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), caracterizado pela dificuldade de comunicação e socialização, comportamentos restritos, repetitivos e em alguns casos, agressivos. As causas do autismo, bem como a sua cura, ainda são desconhecidas e as manifestações podem apresentar-se antes dos três anos de idade, que variam de indivíduo para indivíduo. Alguns sintomas mais comuns (com intensidade e gravidade diferentes em cada caso) são: falta de interesse ou dificuldade de se comunicar e desenvolver amizade com outras pessoas, contato visual ausente ou pouco presente, movimentos repetitivos (estereotipias), inabilidade de envolvimento afetivo, crises de agressividade ou auto-agressividade. Além dos comportamentos característicos, há uma série de desordens gastrointestinais devido à dieta de baixa qualidade. Está pesquisa tem como foco estudar a processo nutricional das pessoas diagnosticadas com o transtorno, o assunto é bem complexo, envolve vários sistemas metabólicos, hoje temos fortes evidências através de pesquisas científicas que o autismo é uma espécie de inflamação cerebral. A alimentação ajuda a diminuir esta inflamação, dando chances para uma recuperação maior das funções cerebrais. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o perfil dos educandos, com a faixa etária de cinco a dezenove anos, portadores do Transtorno do Espectro Autista, matriculados na APAE de Passos/MG, a fim de avaliar o estado nutricional dos pesquisados, a correlação entre a obesidade e desnutrição e orientar os cuidadores quanto à alimentação adequada. A metodologia da pesquisa utilizada é a pesquisa descritiva e a exploratória, de abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados para a pesquisa será realizada na APAE de Passos- MG, composta por três fases. A primeira: a observacional, para reconhecimento do local e análise de prontuários; a segunda: a aplicação de questionários para investigar aspectos alimentares e revisão de sistemas e a terceira: a aferição dos dados antropométricos. O questionário, aplicado aos pais e cuidadores, contém doze questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados qualitativos será utilizado o método de análise de conteúdo. Os dados coletados quantitativamente serão transformados em números que, após análise serão sistematizados os dados em tabelas. Pretende-se com a pesquisa desencadear reflexões sobre a alimentação de portadores de deficiência neurológica, especificamente o Transtorno do Espectro Autista, procurando minimizar possíveis prejuízos à saúde causados pela falta ou excesso de nutrientes, garantindo assim uma melhor qualidade de vida aos indivíduos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Vivian Freitas S.B. Silveira - Integrante / Gilvan Costa Farias Júnior - Integrante / Thayane Coimbra Boaventura Oliveira - Integrante / Fabiola Silva Bueno - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    7. 2017-2017. Dialogos Interdisciplinares: a Sala de Aula como Espaco Pedagogico da Interacao Disciplinar
      Descrição: A prática interdisciplinar é assunto que vem sendo debatido pelo menos desde a década de setenta no Brasil por alguns estudiosos. Porém, agora com o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e mais recentemente uma proposta que está tramitando no Conselho Nacional de Educação voltado para a adesão no Ensino Médio da utilização de áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática) em substituição as antigas 13 disciplinas, fica mais evidente que tal modelo carece mais do que nunca de ser debatido, principalmente no que se refere à postura e dedicação dos professores e em relação à viabilidade da aplicação desta prática. Esta pesquisa pretende investigar junto aos professores alternativas de ensino aprendizagem voltadas ao campo interdisciplinar e a recepção deste novo modelo na prática docente, no cotidiano, tendo em vista os desafios e possibilidades desta nova proposta para o Ensino Médio, e para além deste foco, buscar um aprofundamento teórico em relação ao processo de inserção desta proposta interdisciplinar e refletir sobre possíveis suportes para sua efetivação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Marcio Ferreira de Carvalho - Integrante / Marcio Antonio Ferreira Camargo - Integrante / Clere Ventura Costa Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    8. 2016-2016. Gravidez na adolescencia nas familias da camada popular no PROMAI
      Descrição: O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado ?Gravidez na adolescência nas famílias de camada popular?. O objetivo deste é investigar os impactos causados pela gravidez na vida das adolescentes de camadas populares. A preocupação com a gravidez na adolescência tem despertado grande interesse no âmbito das políticas públicas. Enfatiza um problema social, com conseqüências biológicas, psicológicas e sociais. Para realização do trabalho utilizou-se a pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, formulada em 15 perguntas abertas e fechadas, aplicada às adolescentes grávidas assistidas pelo Programa Materno Infantil ? PROMAI, da Santa Casa de Misericórdia de Passos/MG, com a finalidade conhecer seu universo social e familiar e o que mudou após a gravidez. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Maria Ambrosina Cardoso Maia - Integrante / Jaciara Aurora de Oliveira - Integrante / Aline Abreu Garcia Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    9. 2015-2016. O docente e o desenvolvimento humano: terias e praticas em um ritual de passagem
      Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ? o docente e o desenvolvimento humano: teorias e práticas em um ritual de passagem? tem como objetivo central demonstrar que as teorias do desenvolvimento humano, especialmente a de Piaget, podem oferecer subsídios pertinentes na otimização da prática docente para a melhoria da qualidade da educação no ritual de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O conhecimento do desenvolvimento humano, pelo docente, especificadamente sobre a aprendizagem, é fundamental ao levar em consideração que cada faixa etária possui suas individualidades e que estas se fazem presentes no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido a teoria de Jean Piaget, que dividiu o desenvolvimento humano em estágios cognitivos, fornece um embasamento extremamente válido para a prática docente em sala de aula, pois quando o professor possui o conhecimento tanto sobre o desenvolvimento humano quanto sobre a teoria piagentiana, pode entrelaçar tais saberes com didáticas e metodologias que favoreçam uma aprendizagem emancipatória. Essa relação entre o desenvolvimento humano e a prática docente torna-se ainda mais pertinente na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, onde além de lidar com esse ritual de passagem, que possui rupturas e continuidades, o docente depara-se com a inserção da criança aos seis anos de idadeno Ensino Fundamental devido a mudanças na educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / Virginia de Oliveira Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.
    10. 2009-2009. Gravidez na adolescencia nas familias da camada popular
      Descrição: Programa de Bolsas de Iniciação científica PIBIC/UEMG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo - Coordenador / MELO,Laiz Jackeline de - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (112)
    1. 10º Congresso Nacional de Psicologia. Avaliação de propostas. 2019. (Congresso).
    2. 10º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais. Delegada do Conselho de Psicologia de Minas Gerais. 2019. (Congresso).
    3. 10º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais. Delegada do Conselho de Psicologia de Minas Gerais. 2019. (Congresso).
    4. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. Gravidez na adolescência nas famílias da camada popular. 2019. (Congresso).
    5. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. Comportamento auto-lesivos não suicidários e fenómenos de grupo. 2019. (Congresso).
    6. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. 3rd Internacional Conference on Childhood and Adolescence. 2019. (Congresso).
    7. Interprofissionalidade: diferentes formas de ouvir na Saúde Mental. 2019. (Simpósio).
    8. iX Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio. 2019. (Simpósio).
    9. lSINN-Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia. 2019. (Simpósio).
    10. V Semana de Enfermagem Integrada de Passos.Apresentação Pôster. 2019. (Outra).
    11. Família: ontem e hoje. 2018. (Outra).
    12. I Simpósio da Liga de Pediatria ( LAPED).Depresssão Infantil. 2018. (Simpósio).
    13. Semana Acadêmica do curso de Pedagogia.Bullying: o sofrimento psíquico. 2018. (Outra).
    14. 19ª Seminário de Pesquisa e Extensão. 2017. (Seminário).
    15. 2ª Semana Universitária da Nutrição. 2017. (Outra).
    16. O impacto nos comportamentos de risco no desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.O impacto nos comportamentos de risco no desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. 2017. (Outra).
    17. Semana Acadêmica.O Bullying na Escola. 2017. (Outra).
    18. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017.Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. 2017. (Seminário).
    19. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017.Gravidez na adolescência nas famílias da camada popular. 2017. (Seminário).
    20. VIII Conferência Municipal de Saúde: " O SUS é nosso". 2017. (Outra).
    21. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016.Mesa redonda: Alma de Campeão: como se alimentar, pensar e ser vencedor. 2016. (Seminário).
    22. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Formação do Conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do Ensino-Aprendizagem. 2016. (Congresso).
    23. Palestra da Associação dos Psicólogos. 2016. (Outra).
    24. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão.Núcleo de Apoio a criança com obesidade - NACO. 2015. (Seminário).
    25. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão.O docente e o desenvolvimento humano: teorias e práticas em um ritual de passagem. 2015. (Seminário).
    26. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.Afetividade na relação professor-aluno: a importância do carinho na efetivação da aprendizagem. 2015. (Seminário).
    27. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.Perfil nutricional de deficientes neurológicos. 2015. (Seminário).
    28. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.O docente e o desenvolvimento humano: teorias e práticas em um ritual de passagem. 2015. (Seminário).
    29. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.Educação Nutricional: uma abordagem por meio de Gibi. 2015. (Seminário).
    30. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.jogos Pedagógicos na Educação. 2015. (Seminário).
    31. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.A formação do conhecimento para além da sala de aula: Uma perspectiva interdisciplinar do ensino-aprendizagem. 2015. (Seminário).
    32. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.A intervenção do professor na motivação escolar. 2015. (Seminário).
    33. 5º Seminário de Pesquisa e Extensão.Nucleo de Apoio a Criança com obesidade- NACO. 2015. (Seminário).
    34. XlV Semana De Serviço Social de Passos. 2015. (Outra).
    35. Fesp Inova - Mini Curso. 2014. (Outra).
    36. OFICINA IV- ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E ATIVIDADES INTEGRADAS.OFICINA IV- ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E ATIVIDADES INTEGRADAS. 2013. (Oficina).
    37. Curso: Neuropsicopedagogia: Uma proposta aos desafios educacionais da atualidades. 2013. (Outra).
    38. Dependencia Quimica. 2013. (Outra).
    39. Intrumentos Normativos e de Avaliação de cursos do MEC. 2013. (Oficina).
    40. Metodologias Ativas do Processo Ensino Aprendizagem. 2013. (Oficina).
    41. OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO.OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO. 2013. (Oficina).
    42. Organização Didático-Pedagógica do Curso. 2013. (Oficina).
    43. Palestra "Dependência Química". 2013. (Oficina).
    44. Processo Ensino Aprendizagem Centrado no Aluno.Mini-Curso:Processo Ensino Aprendizagem Centrado no Aluno. 2013. (Outra).
    45. Visitação e Contetualização dos Laboratorios e Espaços de Ensino-Aprendizagem. 2013. (Outra).
    46. A Prática Profissional do Assistente Social:espaço público e privado. 2012. (Outra).
    47. A prática profissional dos Assistente Social: espaço público e privado. 2012. (Outra).
    48. Formar para Transformar. 2012. (Seminário).
    49. Seminário Educar para transformar. 2012. (Seminário).
    50. XI Semana de serviço Social. 2012. (Outra).
    51. XI Semana de Serviço Social-FESP INOVA. 2012. (Outra).
    52. Avaliação e Ética no processo ensino e aprendizagem. 2011. (Outra).
    53. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. 2011. (Congresso).
    54. X Semana de Serviço Social de Passos.Avaliadora das mesas de Comunicação de artigos científicos. 2011. (Encontro).
    55. La escuela concepcionista: lugar de cultura y evangelización. 2010. (Congresso).
    56. lX Semana de Serviço Social de Passos.Comissão científica - seleção de artigos científicos. 2010. (Encontro).
    57. Motivação e comprometimento: novos caminhos no ensino acadêmico. 2010. (Outra).
    58. Noções básicas sobre elaboração e implementação de projetos para alunos do nível Médio C. 2009. (Outra).
    59. Simposio Mineiro do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2009. (Simpósio).
    60. VIII Semana de Serviço Social. 2009. (Outra).
    61. 4º Treinamento da Coleção Trabalhabilidade.Treinamento. 2008. (Outra).
    62. Congresso de Pais. 2007. (Congresso).
    63. O método Kumon. 2007. (Outra).
    64. Seminário de Pesquisa e Extensão.Imagem da mulher obesa. 2007. (Seminário).
    65. Congresso de Pais. 2006. (Congresso).
    66. Gestão Escolar: O papel de cada um na Escola. 2006. (Encontro).
    67. Noções de Orientação Profissional para Professores do Ensino Médio. 2006. (Outra).
    68. 11º Encontro dos Maiores Conferencistas do Brasil. 2005. (Encontro).
    69. 4º Seminário de Educação - Associação de Educação Católica - MG. 2005. (Seminário).
    70. Congresso de Pais. 2005. (Congresso).
    71. I Seminário Psicopedagógico de Franca. 2005. (Seminário).
    72. Adolescência: Aspectos do Desenvolvimento e Comportamento de Risco. 2004. (Oficina).
    73. Adolescência: Aspectos do Desenvolvimento e Comportamento de Risco/Drogas, Sexualidade e Problemas Emocionais. 2004. (Oficina).
    74. Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).
    75. 1º Fórum Regional de Saúde Mental. 2003. (Seminário).
    76. II Semana de Serviço Social. 2003. (Outra).
    77. 1º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).
    78. Jornada da SPAGESP. 2003. (Seminário).
    79. 3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).
    80. SPAGESP.Grupos na Saúde e na Educação. 2003. (Seminário).
    81. 2º Simpósio de Atualização Profissional Rotaract. 2002. (Simpósio).
    82. 6º Simpósio Nacional sobre Distúrbios de Aprendizagem. 2002. (Simpósio).
    83. Avaliação da Aprendizagem. 2002. (Encontro).
    84. Avaliação Psicológica, Laudos, Pareceres e Perícias Judiciais. 2002. (Encontro).
    85. Criação e Planejamento de Coleções. 2002. (Seminário).
    86. Encontro Educação em Debate. 2002. (Encontro).
    87. Seminário: Criação e Planejamento de Coleções - Sebrae. 2002. (Seminário).
    88. VII Encontro Mineiro de Educação. 2002. (Encontro).
    89. Análise do desenho da Figura Humana.Curso. 2001. (Outra).
    90. I Seminário Internacional do Ensino Fundamental "Caminhos e Descaminhos da Educação, entre a Realidade e a Utopia". 2001. (Seminário).
    91. Jornada da SPAGESP.Grupos na Atualidade. 2001. (Seminário).
    92. Jornada da SPAGESP. 2001. (Seminário).
    93. Liderança Inteligente: a melhor arma contra a crise. 2001. (Seminário).
    94. Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata. 2001. (Outra).
    95. VI Encontro Mineiro de Educação. 2001. (Encontro).
    96. Avaliação: uma atividade formativa. 2000. (Outra).
    97. Falando sobre Grupos, em Grupo. 2000. (Oficina).
    98. Grupos e Psicossomática.Participação no curso. 2000. (Outra).
    99. II Fórum Concepcionista de Educação. 2000. (Simpósio).
    100. Seminário Ibero-Americano de Adolescência. 2000. (Seminário).
    101. Supervisão de Casos Clínicos em Grupoterapia. 2000. (Oficina).
    102. VI Congresso Qualidade em Educação. 2000. (Congresso).
    103. VI Congresso Qualidade em Educação. 2000. (Congresso).
    104. II Simpósio de Saúde Mental de Passos - Saúde Mental: Consciência e Mobilização. 1999. (Simpósio).
    105. O poder do Atendimento na conquista e manutenção de alunos.Participação no curso. 1999. (Outra).
    106. Seminário Novo Ensino Médio - Uma reflexão sobre a implantação do Ensino Médio a partir dos PCNs. 1999. (Seminário).
    107. I Fórum Concepcionista de Educação. 1997. (Simpósio).
    108. III Simpósio Internacional de Distúrbios de Aprendizagem. 1997. (Seminário).
    109. 1ª Jornada de Qualidade. 1996. (Encontro).
    110. Adolescência e a Sociedade Pós-moderna. 1996. (Oficina).
    111. Administração de Desempenho e Potencial.Particiapação no curso. 1993. (Outra).
    112. Curso Básico de Programação Neurolinguística.Participação no curso. 1992. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. CAMARGO, C. A. C. M.. Comissão Científica dos trabalhos científicos - XVII Semana de Serviço Social. 2019. (Outro).. . 0.
    2. CAMARGO, C. A. C. M.. Comissão Organizadora dos trabalhos científicos - XVII Semana de Serviço Social. 2019. (Outro).. . 0.
    3. CAMARGO, C. A. C. M.; FONSECA, R. A. S. ; FORMAGIO, R. P.. II Semana da Pedagogia: Pedagogia e suas possibilidades na atualidade. 2019. Outro
    4. CAMARGO, C. A. C. M.. XVII Semana Universitária do Serviço Social. 2018. (Outro).. . 0.
    5. CAMARGO, C. A. C. M.. Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2018. (Outro).. . 0.
    6. CAMARGO, C. A. C. M.; MACHADO, Camila Silva. Comissão Científica do Fórum Social. 2016. Outro
    7. CAMARGO, C. A. C. M.. XIlI Semana de Serviço Social. 2014. (Outro).. . 0.
    8. CAMARGO, C. A. C. M.. XII Semana de Serviço Social. 2013. (Outro).. . 0.
    9. CAMARGO, C. A. C. M.. X Semana de Serviço Social. 2011. (Outro).. . 0.
    10. CAMARGO, C. A. C. M.; MACHADO, Camila Silva. IX Semana de Serviço Social de Passos. 2010. Outro
    11. CAMARGO, C. A. C. M.. 6ª Jornada da SPAGESP. 2003. (Outro).. . 0.
    12. CAMARGO, C. A. C. M.. Jornada Da SPAGESP. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (21)
    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Marcio Antonio Ferreira Camargo (39.0)
      1. ISIDORIO, ERIKA CAMPOS ; GUIDO, JÚLIA VITÓRIA GUSMÃO ; SENA, BÁRBARA LORRANE TEIXEIRA ; OLIVEIRA, ANDRÉ SILVA DE ; SANTOS, RUAN MATHEUS SILVA MATOS DOS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. O uso do tratamento psicológico na melhora da qualidade de vida de pacientes dermatológicos: uma revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e7699109191, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; DE OLIVEIRA, JACIARA AURORA ; DE PAULO, BIANCA RODRIGUES. O olhar de adolescentes grávidas no ritual de passagem menina-mãe. REVISTA THEMA. v. 17, p. 74-94, issn: 2177-2894, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BARCELOS, LEONARDO PIM ; FIGUEIREDO, MARIANA MIRANDA DE ; CARVALHO, CRISTOPHER MATEUS ; REIS, CIRO LUIZ FERNANDES ; REIS, LEONARDO FRASSON ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Avaliação das atitudes e autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida e determinação de fatores associados. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e868986461, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; MIZIARA, I. F. ; PRATES, L. S. ; PAULINO, R. A.. Incidência da Síndrome de Burnout em Estudantes da Área de Saúde da UEMG - PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-12, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, M. A. C. ; CAMARGO, M. A. F. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F.. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS DA CIDADE DE PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-11, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA. Effects of Caffeine on the Organism-Literature Review. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-7, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; RODRIGUES, THAÍS ALVES ; SILVA, THUANE CELLY ; MAIA, MARIA AMBROSINA CARDOSO. Stress and Suffering at Work: Possible Causes. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-10, issn: 2333-9705, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LEMOS, DANIEL HENRIQUE RATTIS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; LANDGRAF, MARIA DIVA. Evaluation on the Concentration of Heavy Metals in Surface Waters in the Municipality of Pratápolis-MG. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-13, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. The Good Teacher of High School in the Representation of the Students Body. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-12, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. LEMOS, DANIEL HENRIQUE RATTIS ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Removal of Textile Dyes Present in Effluents by Adsorption in Polyurethane Foams Derived from Vegetable Oil. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-11, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. JÚNIOR, MARCO ANT'NIO COVI ; SANTOS, ANDRESSA GRACIELE DOS ; SILVA, ELIAS DE PAULO ; MAIMONI, GUILHERME FRANQUEIRO ; MARTINS, HELÍSA NAVES ; ASSIS, MARIA LUIZA DE MOURA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Advances in the Treatment of Textile Effluents: A Review. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-13, issn: 2333-9721, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; Souza, Virginia de OLiveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. REVISTA THEMA. v. 16, p. 598-606, issn: 2177-2894, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. CARDOSO MAIA CAMARGO, CARMEN APARECIDA ; FERREIRA CAMARGO, MARCIO ANTONIO ; DE OLIVEIRA SOUZA, VIRGINIA. Educação infantil e o Ensino Fundamental: a relação entre o docente e as teorias desenvolvimento humano. REVISTA THEMA. v. 15, p. 1335-1350, issn: 2177-2894, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; CARVALHO, MÁRCIO FERREIRA DE ; OLIVEIRA, CLERE VENTURA COSTA. Classroom: A Space of Pedagogical Interaction. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 05, p. 1-8, issn: 2333-9721, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. LOPES, A. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C.. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. 1ed.Campo Grande - MS. Em: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza.. (Org.). A sociedade em tempos de Covid-19. 1ªed.Campo Grande, MS. : Editora Inovar. 2020.v. 1, p. 1761-1769.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P. ; CAMARGO, M. A. F.. DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Em: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A RIQUEZA DE DIFERENTES OLHARES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 1ªed.Franca-SP. : Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. 2019.v. 6, p. 29-39.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. CAMARGO, C. A. C. M.; Silveira, Vivian Freitas Silva Braga ; CAMARGO, M. A. F. ; BUENO, F. S.. Alimentação: um impacto no Transtorno do Espectro Autista. Em: XVII Semana Universitária - 'Direitos Previdenciários e Assistenciais: Perdas e Consequências Sociais', v. 1, p. 205-216, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, J. A. ; PAULO, B. R.. Gravidez na adolescência e suas representações na passagem menina-mãe. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 87-98, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; Souza, Virginia de OLiveira. Os efeitos da motivação no processo ensino-aprendizagem. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 51-61, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de metais pesados em águas superficiais no município de Pratápolis ? MG. Em: XVII Semana Universitaria - Serviço Social, v. 1, p. 228-238, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; PEREIRA, D. L.. Formação do conhecimento para alem da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do ensino-aprendizagem. Em: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária- Ouro Preto, v. v.1, p. 1-12, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os Educadores no Cotidiano Escolar: Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Em: VII Simpósio de Educação - IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca - SP. Educação e Educandos: envolvimentos humanos, técnicos e sociais. Franca: Centro Universitário Municipal de Franca, v. 1, p. 62-63, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, C. V. C. ; CARVALHO, M. F.. Diálogos Interdisciplinares: a sala de aula como espaço pedagógico na interação disciplinar. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017, 2017, Passos. Anaís do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. MODESTO, R. C. C. ; SOUZA, C. C. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F.. CONSTRUINDO SABERES: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019, Passos. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade do Estado de MG- Passos, v. 1, p. 151-151, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. BARCELOS, L. P. ; FIGUEIREDO, M.M. ; CARVALHO, C. M. ; REIS, C. L. F. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; REIS, L. F. ; CAMARGO, M. A. F.. AVALIAÇÃO DO GRAU DE CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA FRENTE AO COMPORTAMENTO SUICIDA. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Passos - MG. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte - MG: UEMG, v. 1, p. 268-268, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. Em: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017, 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os educadores no cotidiano escolar: alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      28. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; MODESTO, R. C. C. ; SOUZA, C. C. P.. Construindo saberes: ressignificando o ensino de Química no cotidiano escolar. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
      29. CAMARGO, C. A. C. M. ; BARCELOS, L. P. ; CAMARGO, M. A. F. ; CARVALHO, C. M. ; REIS, C. L. F. ; FIQUEIREDO, M. M. ; REIS, L. F.. Avaliação do Grau de Capacitação dos Estudantes de Medicina Frente ao Comportamento Suicida. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
      30. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de metais pesados em águas superficiais no município de Pratápolis - MG. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      31. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Avaliação da concentração de Metais Pesados em águas Superficiais no município de Pratápolis-MG. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      32. CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, Maria Ambrosina Cardoso ; PRATES, L. S. ; MIZIARA, I. F. ; PAULINO, R. A.. Prevalência de Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da saúde em uma universidade Pública de Minas Gerais. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      33. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; PRATES, L. S. ; MIZIARA, I. F. ; PAULINO, R. A.. Prevalência de Síndrome de Burnout em acadêmicos da área da saúde em uma universidade Pública de Minas Gerais. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
      34. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; LEMOS, D. H. R.. Remoção de corantes têxteis presentes em efluentes por adsorção em espumas poliuretânicas derivadas de óleo vegetal. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      35. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M.. Formação do Conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do Ensino- Aprendizagem. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      36. CAMARGO, C. A. C. M. Comissão de avaliação de Relatórios finais dos processos contemplados em Editais FAPEMIG-PIC JR/FAPEMIG- PAPq/UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]
      37. CAMARGO, C. A. C. M. Comissão de avaliação de projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 08/2017 PIBIC-FAPEMIG /UEMG e Edital 09/2017 - BIC JR - CNPq/FAPEMIG/UEMG. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]
      38. CAMARGO, M. A. F.; CAMARGO, C. A. C. M. ; OLIVEIRA, C. V. C. ; CARVALHO, M. F.. Diálogos interdisciplinares: a sala de aula como espaço pedagógico da interação disciplinar. 2017. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      39. CAMARGO, M. A. F.; CARVALHO, M. F. ; CAMARGO, C. A. C. M.. Formação do conhecimento para além da sala de aula: uma proposta interdisciplinar do ensino-aprendizagem. 2016. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Maria Ambrosina Cardoso Maia (12.0)
      1. LOPES, ANA PAULA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; MAIA, MARIA AMBROSINA CARDOSO. Sofrimento psíquico vivenciado por mulheres diante do diagnóstico de câncer de mama: uma revisão bibliográfica reflexiva. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE. v. sup., p. e3556-7, issn: 2178-2091, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C. ; MIZIARA, I. F. ; PRATES, L. S. ; PAULINO, R. A.. Incidência da Síndrome de Burnout em Estudantes da Área de Saúde da UEMG - PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-12, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, M. A. C. ; CAMARGO, M. A. F. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F.. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS DA CIDADE DE PASSOS - MG. Revista Atenas Higeia. v. 2, p. 6-11, issn: 2596-1403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA ; RODRIGUES, THAÍS ALVES ; SILVA, THUANE CELLY ; MAIA, MARIA AMBROSINA CARDOSO. Stress and Suffering at Work: Possible Causes. OPEN ACCESS LIBRARY JOURNAL. v. 06, p. 1-10, issn: 2333-9705, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. LOPES, A. P. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; MAIA, M. A. C.. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA ACERCA DO IMPACTO DA COVID-19 NO COTIDIANO DOS IDOSOS. 1ed.Campo Grande - MS. Em: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza.. (Org.). A sociedade em tempos de Covid-19. 1ªed.Campo Grande, MS. : Editora Inovar. 2020.v. 1, p. 1761-1769.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, M. A. C. ; SATURNINO, L. H. S. ; LOPES, A. P.. Estudo sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelas mulheres com câncer de mama. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão, v. 1, p. 71-85, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. FORMAGIO, J. M. ; RODRIGUES, L. L. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, Maria Ambrosina Cardoso. A intervenção do professor na motivação escolar. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG Unidade de Passos - 5º 2015, v. 1, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. RODRIGUES, L. L. ; FORMAGIO, J. M. ; CAMARGO, C. A. C. M. ; MAIA, Maria Ambrosina Cardoso. Jogos pedagógicos na educação infantil. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG Unidade de Passos - 5º 2015, v. 1, p. 1-7, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Rodrigues, T. A. ; SILVA, T. C. ; MAIA, Maria Ambrosina Cardoso ; CAMARGO, C. A. C. M.. Um estudo sobre as fontes de sofrimento no trabalho. Em: II Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, v. 1, p. 1-12, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CAMARGO, C. A. C. M.; OLIVEIRA, D. R. G. ; MELO, L. J. ; MAIA, M. A. C.. Uma reflexão sobre a necessidade de construção de redes sociais de apoio para adolescentes grávidas. Em: VIII Semana de Serviço Social de Passos, v. 1, p. 1-11, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. CAMARGO, C. A. C. M. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F. ; MAIA, M. A. C.. Prevalência de sintomas depressivos em dois grupos de idosos da cidade de Passos-MG. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018, 2018, Belo Horizonte - MG. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018. Belo Horizonte: uemg, v. 1, p. 1-1, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. CAMARGO, C. A. C. M. ; FERREIRA, G. G. ; RODRIGUES, T. F. ; MAIA, M. A. C.. Avaliação de fatores depressivos em dois grupos de idosos: Institucionalizados e Universidade Aberta para a maioridade. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro (4.0)
      1. PEREIRA, SANDRA DE SOUZA ; COSTA, DAMARIS RODRIGUES GOMES OLIVEIRA ; SANTOS, FREDERICO SILVEIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; GRACIANO, CAMILLA SILVA MACHADO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho. Relato de experiência de um atendimento de saúde mental em uma unidade de pronto atendimento. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e143985350-143985350-10, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, SANDRA DE SOUZA ; COSTA, DAMARIS RODRIGUES GOMES OLIVEIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; GRACIANO, CAMILLA SILVA MACHADO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho. Pet saúde interprofissionalidade: dificuldades apontadas pelas equipes de atenção básica em relação à saúde mental. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 948975240-13, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho ; CAMARGO, C. A. C. M. ; PEREIRA, S. S. ; GRACIANO, C. S. M. ; COUTO, B. D. B.. Limites e potencialidades da interprofissionalidade em saúde: revisão de literatura. Revista de Iniciação Científica da Libertas. v. 10, p. 28-39, issn: 2238-782X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARINHO, GIOVANNA DE PAULA ; MARINHO, ISABELLA DE PAULA ; GRACIANO, CAMILLA SILVA MACHADO ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; RIBEIRO, MARIA INÊS LEMOS COELHO ; PEREIRA, SANDRA DE SOUZA ; Rosa, Walisete de Almeida Godinho. Relato de experiência de acadêmicas de medicina segundo parâmetros interprofissionais em hospital regional. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e817998003, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Sandra de Souza Pereira (3.0)
      1. PEREIRA, SANDRA DE SOUZA ; COSTA, DAMARIS RODRIGUES GOMES OLIVEIRA ; SANTOS, FREDERICO SILVEIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; GRACIANO, CAMILLA SILVA MACHADO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho. Relato de experiência de um atendimento de saúde mental em uma unidade de pronto atendimento. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e143985350-143985350-10, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, SANDRA DE SOUZA ; COSTA, DAMARIS RODRIGUES GOMES OLIVEIRA ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; GRACIANO, CAMILLA SILVA MACHADO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho. Pet saúde interprofissionalidade: dificuldades apontadas pelas equipes de atenção básica em relação à saúde mental. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 948975240-13, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ROSA, WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ; RIBEIRO, Maria Inês Lemos Coelho ; CAMARGO, C. A. C. M. ; PEREIRA, S. S. ; GRACIANO, C. S. M. ; COUTO, B. D. B.. Limites e potencialidades da interprofissionalidade em saúde: revisão de literatura. Revista de Iniciação Científica da Libertas. v. 10, p. 28-39, issn: 2238-782X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Vivian Freitas Silva Braga Silveira (3.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M.; Silveira, Vivian Freitas Silva Braga ; CAMARGO, M. A. F. ; BUENO, F. S.. Alimentação: um impacto no Transtorno do Espectro Autista. Em: XVII Semana Universitária - 'Direitos Previdenciários e Assistenciais: Perdas e Consequências Sociais', v. 1, p. 205-216, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Silveira,V F S B ; CAMARGO, C. A. C. M. ; GOULART, S. C. ; Silva, J. S. ; Souza, L.S. ; Avelar, T. R.. Núcleo de Apoio à Criança com Obesidade - NACO. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG Unidade de Passos - 5º 2015, v. 1, p. 1-7, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMARGO, C. A. C. M.; BUENO, F. S. ; Silveira, Vivian Freitas Silva Braga ; OLIVEIRA, T. C. B. ; FARIAS JUNIOR, G. C.. Perfil Nutricional de deficientes neurológicos da APAE de Passos- MG. Em: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 19,2017, 2017, Passos. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Evana Barros Pereira Souza (2.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. ; SOUZA, E. B. P. ; CAMARGO, M. A. F.. DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Em: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A RIQUEZA DE DIFERENTES OLHARES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 1ªed.Franca-SP. : Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. 2019.v. 6, p. 29-39.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGO, C. A. C. M. ; CAMARGO, M. A. F. ; SOUZA, E. B. P.. Desafios para os educadores no cotidiano escolar: alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Dedilene Alves de Jesus (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Luiz Ernesto Guimarães (1.0)
      1. COTA, Luiz Gustavo Santos. Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de 2017 concorrentes ao Edital 09/2015 ? PIBIC-FAPEMIG/UEMG, Edital 10/2015 - BIC JR - FAPEMIG/UEMG e Edital 03/2017- PAPQ/UEMG da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Luiz Gustavo Santos Cota (1.0)
      1. COTA, Luiz Gustavo Santos. Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de 2017 concorrentes ao Edital 09/2015 ? PIBIC-FAPEMIG/UEMG, Edital 10/2015 - BIC JR - FAPEMIG/UEMG e Edital 03/2017- PAPQ/UEMG da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Maurício José de Faria (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Valderí de Castro Alcântara (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Tatiane Kelly Pinto de Carvalho (1.0)
      1. COTA, Luiz Gustavo Santos. Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de 2017 concorrentes ao Edital 09/2015 ? PIBIC-FAPEMIG/UEMG, Edital 10/2015 - BIC JR - FAPEMIG/UEMG e Edital 03/2017- PAPQ/UEMG da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Welessandra Aparecida Benfica (1.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M.; PINATI, C. T. ; SILVA, C. B. ; MACHADO, J. C. ; BERNARDES, M. F. F. ; FONSECA, R. A. S.. Reformulação do Projeto Político pedagógico do Curso de Pedagogia. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Adriana de Souza Guimarães (1.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. Comissão de avaliação de Projetos e/ou currículo lattes, concorrentes ao edital 01/2018 - PAPq / UEMG. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Antonio Donizeti de Carvalho (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Elder Francisco Latorraca (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Frederico Daia Firmiano (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Hipólito Ferreira Paulino Neto (1.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. Parecerista de resumos para o 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Karina Maciel Pádua (1.0)
      1. CAMARGO, C. A. C. M. Avaliadora de trabalhos na modalidade BANNER - na disciplina de Projeto Integrador I - Curso Biomedicina. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Leonardo Frasson dos Reis (1.0)
      1. BARCELOS, LEONARDO PIM ; FIGUEIREDO, MARIANA MIRANDA DE ; CARVALHO, CRISTOPHER MATEUS ; REIS, CIRO LUIZ FERNANDES ; REIS, LEONARDO FRASSON ; CAMARGO, CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA ; CAMARGO, MARCIO ANTONIO FERREIRA. Avaliação das atitudes e autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida e determinação de fatores associados. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e868986461, issn: 2525-3409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo ⇔ Márcia Aparecida Barbosa Vianna (1.0)
      1. LATORRACA, Elder Francisco. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes - Edital 06/2019 - PAPq/UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07