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Sheylazarth Presciliana Ribeiro

Doutora em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é coordenadora do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité. Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano - DCMH - UEMG. Formadora do Programa Esporte e Lazer da Cidade - 2013 - 2019. Tesoureira da Direção Executiva Aduemg - 2018 - 2020. Sub-coordenadora do grupo de estudo Ciranda e participante dos grupos de Estudo GESPEL/ufmg; e Oricolé/UFMG. Interesse em Estudos do Lazer; lazer e políticas públicas; esporte e lazer; lazer e atingidos por barragens; e lazer, infâncias e juventudes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4230678725765206 (25/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, IBIRITÉ. Avenida São Paulo Vila Rosário 32415250 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35333565 URL da Homepage: http://www.uemg.br/apresentacao.php
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-2018. COMPARACAO DOS NIVEIS DE QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCACAO FISICA DA UEMG/ IBIRITE - MG
      Descrição: Esse projeto tem o objetivo de analisar a qualidade de vida de estudantes Universitários iniciantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais. E como objetivos Específicos: * Determinar o perfil de qualidade de vida dos estudantes de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Ibirité. * Analisar o questionário Whoqol bref.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Coordenador / Josiane Fernanda Rosa - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    2. 2017-2018. COMPREENSOES DO LAZER NO POLO DE EDUCACAO INTEGRAL INTEGRADA-IBIRITE DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO/MG.
      Descrição: Com a chegada da educação integral em Minas Gerais a jornada diária escolar foi consideravelmente ampliada, e isso possibilita um debate acerca do Lazer inserido na educação. Assim, este estudo investiga as concepções de Lazer e sua relação com a educação integral, onde a proposta de carga horária extra na escola traz possibilidades práticas do universo do lazer e objetiva proporcionar uma formação diferenciada. As perspectivas de lazer e de educação em autores especialistas nas respectivas áreas e nos documentos referentes aos objetivos, regências e metas da educação integrada integral segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e, finalmente, no contexto da prática, buscaremos compreender as concepções de lazer e educação apropriadas pelos sujeitos envolvidos na execução do programa. A pesquisa de campo será constituída por um estudo em um dos Polos de Educação Integrada Integral, localizado em Ibirité, cuja definição é feita por critérios da administração da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Na coleta dos dados no campo de pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada com a participação de indivíduos envolvidos na execução das ações educativas do programa. A análise e interpretação dos conteúdos serão pautadas em categorias de analises.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Coordenador / Eduardo Martins Ferraz - Integrante / Kaene Nara Rodrigues - Integrante / Debora Lima da Silva - Integrante / Gustavo Henrique Simão de Souza - Integrante / Luciano Silveira Coelho - Integrante / Agnaldo Antônio da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    3. 2017-2018. A PRATICA DO FUTEBOL AMADOR NA CIDADE DE IBIRITE/MG SOBRE A PERSPECTIVADO LAZER SERIO
      Descrição: No futebol amador encontramos os mais diversos tipos de sentimentos que são englobados nesta prática esportiva, e que faz da mesma um grande evento aglutinador de pessoas naquele momento. No Brasil outro esporte de tamanha eloquência, relevância e amplitude é desconhecido, o futebol realmente ocupa grande parte das nossas atenções no que diz respeito ás práticas esportivas. Percebemos essa veracidade quando observamos a mídia, onde a divulgação deste esporte é de tal forma insistente, tendo em vista a existência de grandes campeonatos da atualidade e jogadores famosos que por sua vez são ídolos do povo, quando observamos os lugares destinados ao lazer onde as crianças preferem praticar o futebol, nas escolas onde as aulas de Educação Física ou em qualquer tempo vago a atividade preferencialmente praticada é ?jogar bola?. Na cidade de Ibirité ? MG, região pela qual transcorrerá a pesquisa, a prática do futebol amador é de extrema relevância para a população, pois não há ?lugar vazio? em volta dos campos de futebol daquela região nos fins de semana para o acompanhamento dos jogos que ali serão disputados, e a repercussão em que os mesmos causam nas pessoas no dia a dia. Nesta cidade o futebol amador é representado pelas escolas de futebol destinado ás crianças e adolescentes, dos jogos compostos por ?peladeiros? de fim de semana e dos campeonatos amadores disputados pelos times de maior expressão da cidade. A população participa deste evento de duas formas; diretamente como jogadores atuantes desta modalidade ou indiretamente como público assistente (torcida e organização dos campeonatos e times). Sendo assim, buscaremos investigar se o futebol amador pode ser identificado como uma prática de lazer sério, partindo dos estudos feitos pelo autor americano Robert A. Stebbins, este é professor aposentado da Universidade de Calgary, localizada no Canadá. Stebbins iniciou seus estudos sobre o lazer no ano de 1973 e desde 1975 tem publicado vários artigos, livros e periódicos sobre este assunto onde o autor engloba alguns personagens que de certa forma se identificam com o lazer sério, como por exemplo os músicos, jogadores de futebol, atores, comediantes e dentre outros, todos estes citados exercendo suas funções de forma amadora. (OLIVEIRA S. N.; DOLL J. 2012).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Coordenador / Erick Henrique dos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    4. 2014-2016. Megaeventos e voluntariado
      Descrição: Investigação sobre perfil de pessoas que se voluntariam para a Copa do Mundo de 2014. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Integrante / Ana Cláudia Porfílio Couto - Coordenador / Kátia Lúcia Moreira Lemos - Integrante / Allana Joyce Soares Scopel - Integrante / Rafael Fróis - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    5. 2013-2017. Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC e a Autogestao
      Descrição: O Programa Esporte e Lazer da Cidade ? PELC ? é uma ação que busca incorporar no âmbito comunitário uma pratica que horizontalize as tomadas de decisão sobre o esporte e lazer. As estratégias para descentralizar as decisões do PELC são as questões que norteiam esse texto. Buscamos estudos sobre a autogestão e apresentação de suas técnicas de ação junto ao Programa Esporte e Lazer da Cidade com a revisão bibliográfica, e descrevemos e analisamos atas de reunião do Conselho Gestor do PELC de Barroquinha, no Ceará. Nosso objetivo é investigar autogestão no conselho gestor do PELC de Barroquinha, CE. Concluímos que a Prefeitura de Barroquinha, CE vive o desejo por ações de esporte e lazer, e tem potencializado as decisões do conselho gestor, mas o programa está inserido em contexto amplo no qual as ações do PELC, nem sempre encarna as decisões do conselho. Essas pesquisas foram realizadas a partir da coleta de dados junto a convênios do Programa Esporte e Lazer no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Coordenador / Eduardo Martins Ferraz - Integrante. Número de produções C, T A: 18
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    6. 2013-2017. COMPREENSOES DO LAZER PELOS COORDENADORES DE NUCLEO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: MEDIACOES IMPLICADAS NAS CAPACITACOES DO PROGRAMA
      Descrição: Esta pesquisa aborda o Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte (ME) através de dois eixos de ação, os Coordenadores de Núcleo (CNs) e a Capacitação profissional. Ela investiga como as Capacitações do PST estão envolvidas na construção dos sentidos de lazer dos CNs por meio de um mapeamento das mediações. Buscamos entender que sentidos de lazer têm os CNs, quais são apropriados nas capacitações e, por meio de quais mediações, os CNs se apropriam do sentido de lazer. No que tange as Capacitações, buscamos saber se o PST tem clareza da inclusão do lazer em seus princípios e diretrizes, quais estratégias o PST usa para atuar a partir deles, como o lazer é debatido nas capacitações e se esses debates influenciam a ação pedagógica dos CNs. A partir dessas questões, nosso objetivo se configurou em identificar as mediações estabelecidas nas capacitações do PST que influem na constituição de sentidos de lazer pelos CNs do PST. E como objetivos específicos propusemo-nos: descrever e analisar as propostas das Capacitações do PST (presencial e EaD); identificar e analisar os sentidos que os CNs do PST atribuem ao lazer; e identificar as mediações implicadas na produção desses sentidos por meio das capacitações do PST. A realização dessa pesquisa contou com uma coleta de dados junto aos convênios do PST da região metropolitana de Belo Horizonte/MG que estavam em execução nos anos de 2015 e 2016, cujos CNs já tivessem vivido as Capacitações do Programa. Assim encontramos as cidades de Sabará, Belo Horizonte, Contagem e Betim. Os instrumentos de coleta foram grupos focais, entrevistas semiestruturadas, questionários e acompanhamento de campo. Para o estudo de dados utilizamos a análise de conteúdo e articulamos as categorias dos estudos de recepção. Para tanto, traçamos um eixo conceitual que aborda os estudos culturais junto aos estudos da comunicação, tomamos como referência os autores Martín-Barbero (1995; 2004; 2009; 2014), Stuart Hall (1997; 2003), Veneza Ronsini (2010; 2015), e Costa Filho (2016) entre outros. Esses estudos nos permitiram olhar para as Capacitações do PST como elemento de um sistema de produção cultural. A análise partiu das mediações de Martín-Barbero com relações entre as lógicas de produção, matrizes culturais, formatos dos meios e competências culturais. O deslocamento entre esses conceitos e as Capacitações do PST nos permitiram inferir sobre as mediações configuradas nas ritualidades, sociabilidades, tecnicidades e institucionalidades dos cursos e dos CNs. Tomamos como bússola o mapa noturno de Martín-Barbero e promovemos a discussão das ritualidades e socialidades a partir de desse autor, Hall, Ronsini e Costa Filho compondo as categorias ligadas a identidade (gênero, classe, etnia, trabalho) e debatemos com autores do campo do lazer e do campo do trabalho questões da análise. Para elencar os sentidos de lazer e da Capacitação para os CNs, tomamos a ideia de socialidade de Martín-Barbero e a teoria da codificação e decodificação de Hall e apontamos os sentidos preferenciais, negociados e de oposição. De forma geral, as institucionalidades foram debatidas a partir da regulação cultural de Hall e, sobre as tecnicidades, usamos os modos de endereçamento de Elizabeth Elsworth entre outros autores. Toda a tese é permeada pela presença de estudiosos da área do lazer, políticas públicas de esporte e lazer e Educação Física que foram alimentando todo o debate dentro das categorias elencadas. Como conclusão, demarcamos os sentidos apresentados pelas Capacitações do PST como preferenciais, e, a partir deles, referenciamos os sentidos de lazer dos CNs que são, em sua maioria, preferenciais e negociados com os das Capacitações do PST. Encontramos também CNs com sentidos de lazer opostos aos do ME. Contudo, não conseguimos dados concretos de quais os CNs se apropriam nas Capacitações do PST. Para os CNs, o lazer. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Integrante / Ana Cláudia Porfílio Couto - Coordenador. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    7. 2010-Atual. Educacao Fisica e Lazer
      Descrição: Engloba os trabalhos de conclusão de curso produzidos em conjunto com os estudantes. Trata das temáticas de educação física e lazer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sheylazarth Presciliana Ribeiro - Coordenador. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 9
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Artigo premiado III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer/ XVII Seminário O lazer em Debate., Associação Brasileira de Pesquisa e Pós graduação em Estudos do Lazer.. 2018.
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.
    2. Certificado de Excelência - Top 20 UNIFEMM, UNIFEMM.. 2014.
      Membro: Sheylazarth Presciliana Ribeiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (84)
    1. Ensino Remoto UEMG Ibirité - Informações Importantes e Boas Vindas. Ensino Remoto UEMG Ibirité - Informações Importantes e Boas Vindas. 2020. (Exposição).
    2. Encontro de Formação da equipe de formação, monitoramento e avaliação dos programas esporte e lazer da Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania. 2019. (Encontro).
    3. Encontro de Formação da equipe de formação, monitoramento e avaliação dos programas esporte e lazer da Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.A formação e a municipalização nos projetos Sociais de Esporte e Lazer. 2019. (Encontro).
    4. I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO LAZER.Compreensões do lazer pelos coordenadores de núcleo do ProgramaSegundoTempo: mediações implicadas nas capacitações do programa. 2019. (Outra).
    5. 15º Congresso Mundial de Lazer. COMPREENSÕES DO LAZER PELOS COORDENADORES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. 2018. (Congresso).
    6. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Acompanhamento e Monitoramento do Macro Campo Esporte do Programa de Educação Integral Integrada da Secretaria de Educação do Estado de MG. 2018. (Encontro).
    7. Evento de Formação da Equipe do Programa de Acompanhamento e Avaliação dos programas de esporte e lazer do Ministério do Esporte. 2018. (Encontro).
    8. Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC Petrolina.Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC - Modulo introdutório I. 2018. (Outra).
    9. III Semana da Educação Física.COMPREENSÕES DO LAZER NO POLO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA-IBIRITÉ DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/MG.. 2018. (Encontro).
    10. III Semana da Educação Física.A PRÁTICA DO FUTEBOL AMADOR NA CIDADE DE IBIRITÉ/MG SOBRE A PERSPECTIVADO LAZER SÉRIO. 2018. (Encontro).
    11. III Semana da Educação Física.Projeto: COMPREENSÕES DO LAZER NO POLO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA-IBIRITÉ DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/MG.. 2018. (Encontro).
    12. III Semana da Educação Física.Educação Integral Integrada no Estado de Minas Gerais. 2018. (Encontro).
    13. III Semana da Educação Física.Acompanhamento e Monitoramento do Macro Campo Esporte do Programa de Educação Integral Integrada da Secretaria de Educação do Estado de MG. 2018. (Encontro).
    14. III Semana da Educação Física.Investigação das questões de gênero na atuação dos Coordenadores de Núcleo do Programa Segundo Tempo em Contagem/ MG. 2018. (Encontro).
    15. III Semana da Educação Física.Investigação das questões de gênero na atuação dos Coordenadores de Núcleo do Programa Segundo Tempo em Contagem/ MG. 2018. (Outra).
    16. Mesa Redonda "A atuação profissional no lazer em diferentes setores".A atuação profissional no lazer no setor da Universidade. 2018. (Outra).
    17. XIX ISA World Congress of Sociology. Capacity of Program Second Half (Programa Segundo Tempo - PST): Cultural Matrix of Educational Sport. 2018. (Congresso).
    18. Encontro de formação da Equipe dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável. 2017. (Encontro).
    19. Formação do Programa Esporte e lazer da Cidade.Módulo de Avaliação II. 2017. (Outra).
    20. Formação do Programa Esporte e lazer da Cidade.Módulo de Avaliação I. 2017. (Outra).
    21. Formação do Programa Esporte e lazer da Cidade.Módulo Introdutório I da Formação do PELC. 2017. (Outra).
    22. Formação do Programa Esporte e lazer da Cidade.Módulo Introdutório I da Formação do PELC. 2017. (Outra).
    23. II Semana de Educação Física da UEMG / Ibirité.II Semana da Educação F´sica do curso de licenciatura em Educação Física da UEMG. 2017. (Outra).
    24. II congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. Programa Esporte e Lazer da Cidade: A diversidade de conteúdos no campo do Lazer. 2016. (Congresso).
    25. II Seminário Internacional de artes: Um diálogo entre a dança, o teatro e a ginástica.Políticas Públicas e sustentabilidade em Artes Cênicas e Ginástica. 2016. (Seminário).
    26. VII Formação da Equipe do PELC e do Vida Saudável. 2016. (Outra).
    27. XVI Seminário "O lazer em debate": lazer, desenvolvimento e sustentabilidade. Programa Esporte e Lazer da Cidade: Aproximações entre autogestão e auto-organização. 2016. (Congresso).
    28. XXXIV Encontro anual Helena Antipoff. 2016. (Encontro).
    29. Encontro dos Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável. 2015. (Outra).
    30. II ENCONTRO : A CRIANÇA, A INFÂNCIA E O BRINCAR.lAZER E INFANCIA. 2015. (Encontro).
    31. IV CAPACITAÇÃO GERENCIAL PELC-2015. 2015. (Outra).
    32. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. PROGRAMA SEGUNDO TEMPO EM SETE LAGOAS: PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES NO CURSO DE CAPACITAÇÃO. 2015. (Congresso).
    33. Oficina de Indicadores do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Pelcs P. 2014. (Oficina).
    34. 25º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer.Estudos de recepção e a formação profissional em políticas públicas de esporte e lazer. 2013. (Encontro).
    35. 25º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2013. (Encontro).
    36. III CONGRESSO INTERNACIONAL EM ESTUDOS CULTURAIS. A ?Forma Escolar? e suas Aproximações com o Programa Segundo Tempo do Brasil. 2013. (Congresso).
    37. Oficina de Indicadores do sistema de monitoramento e avaliação dos programas de Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável. 2013. (Oficina).
    38. Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.Implicações de gênero nas aulas de Educação Física. 2013. (Encontro).
    39. XIV Seminário Lazer em Debate.Aproximações entre esporte e lazer no programa Segundo Tempo. 2013. (Seminário).
    40. XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Programa Segundo Tempo como movimento de educação integral: aproximações entre tempo e lazer. 2013. (Congresso).
    41. 36º Encontro Anual ANPOCS.Políticas sociais: reflexões sobre esporte e cidadania. 2012. (Encontro).
    42. IV Encontro de formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade.PELC e a juventude: limites e possibilidades. 2012. (Encontro).
    43. IV Encontro de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 2012. (Encontro).
    44. IV Encontro de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 2012. (Encontro).
    45. Palestra de Lazer e Políticas públicas.Lazer e Políticas Públicas. 2012. (Outra).
    46. X Colóquio sobre questões curriculares - VI Colóquio luso brasileiro de currículo. 2012. (Outra).
    47. VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.O lazer no currículo da formação dos profissionais do Programa Segundo Tempo. 2012. (Outra).
    48. VII Congresso Português de Sociologia. 2012. (Congresso).
    49. VII Congresso Português de Sociologia. A formação profissional nas políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. 2012. (Congresso).
    50. XIII Seminário "o lazer em debate". 2012. (Seminário).
    51. XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).
    52. II Encontro de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 2011. (Encontro).
    53. III Encontro de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 2011. (Encontro).
    54. XII Seminário "O lazer em debate". 2011. (Seminário).
    55. XII Seminário "O Lazer em Debate".Currículo e formação dos profissionais do Programa Segundo Tempo: O lazer em foco. 2011. (Seminário).
    56. XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2011. (Congresso).
    57. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff.A Educação Física Escolar e Inclusão. 2011. (Encontro).
    58. 22º ENAREL.Formação Profissional em Lazer: Análise da Formação no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. 2010. (Encontro).
    59. 22º ENAREL. 2010. (Encontro).
    60. Formação dos Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade-PELC. 2010. (Outra).
    61. VI Seminário do CEMEF-Centro de Memória da Educação Física da UFMG- "História, Circularidade cultural e Educação do Corpo". 2010. (Seminário).
    62. Iniciação ao teatro do Oprimido. 2009. (Oficina).
    63. Seminário.Representante do Programa Segundo Tempo ( gestão 2005-2008). 2009. (Seminário).
    64. Capacitação de Coordenadores- Gerais do Programa segundo Tempo. 2008. (Encontro).
    65. II Conferencia Municipal de Educação. 2008. (Outra).
    66. I Seminário de Políticas Sociais de Educação Física, Esporte e Lazer. 2008. (Seminário).
    67. I Seminário do Centro de Memória e Informação do Esporte - " Memoria das politicas públicas de Esporte de Minas Gerais". 2008. (Seminário).
    68. Juventude e participação: Propostas da Conferência Nacional da Juventude. 2008. (Outra).
    69. Reunião Regional sudeste do Programa Esporte e Lazer da Cidade.Ampliação dos Interesses Culturais. 2008. (Outra).
    70. Encontro de Capacitação do Segundo Tempo. 2007. (Encontro).
    71. I Conferencia Municipal de Esporte e Lazer - Politicas Públicas de Esporte e Lazer. 2007. (Outra).
    72. X Ginpa e Seletiva Nacional para Gymnaestrada Mundial 20077.Mistura Minas. 2006. (Outra).
    73. I Conferência municipal de Educação. 2005. (Outra).
    74. IV Reunião Anual do PROEF. 2005. (Outra).
    75. Seminário de Educação Inclusiva : Desafios e possibilidades. 2005. (Seminário).
    76. Curso de Educação Física na Escola: Perspectivas e Atuação Docente. 2004. (Oficina).
    77. III Reunião Anual do ProEFE -.O Xadrez na Escola: Relato de uma Experiência. 2004. (Outra).
    78. Curso de Ginástica Escolar. 2000. (Oficina).
    79. Festival de ginástica Rítmica Desportiva. 1999. (Outra).
    80. IV Encuentro de Intercambio Cultural de estudiantes y docentes de Educacion Física del Mercosul.La Gimnasia Desportiva en la Escuela. 1999. (Encontro).
    81. IV Encuentro de Intercambio de Estudiantes y Docentes de Educacion Física del Mercosul. 1999. (Encontro).
    82. V Semana Cultural da Escola de Educação Física. 1999. (Encontro).
    83. Simpósio sobre avaliação dos jogos da juventude. 1998. (Simpósio).
    84. IX ENAREL - Encontro Naconal de Recreação e Lazer. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. RIBEIRO, S. P.. Comissão de avaliação do 21 seminario de pesquisa e extensão da UEMG. 2019. (Outro).. . 0.
    2. RIBEIRO, S. P.; DUMOND, J. C.. Comissão especial designada pela portaria da uemg nº 13 de fev de 2019. 2019. Concurso
    3. GUIMARAES, J. B. ; RIBEIRO, S. P. ; REIS, M. B. ; COELHO, L. S.. III SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Interferências das Políticas Públicas na formação discente / docente. 2018. Congresso
    4. RIBEIRO, S. P.. 5ª SEMANA UEMG: Cultura e Arte na Rua. 2017. (Outro).. . 0.
    5. RIBEIRO, S. P.. Experiências do conteúdo ginastico na Educação Física escolar. 2015. (Outro).. . 0.
    6. RIBEIRO, S. P.. I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer: "O Lazer em Debate". 2014. (Congresso).. . 0.
    7. RIBEIRO, S. P.. Coordenadora da atividade "Apresentação de pôster junto aos grupos Temáticos". 2014. (Congresso).. . 0.
    8. RIBEIRO, S. P.. Coordenadora da atividade "Apresentação de comunicação orais junto aos grupos Temáticos no V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. RIBEIRO, S. P.. XIII Seminário " O lazer em debate". 2012. (Congresso).. . 0.
    10. RIBEIRO, S. P.. I conferencia Municipal de Esporte e Lazer do Municipio de Contagem. 2007. (Outro).. . 0.
    11. RIBEIRO, S. P.. IV mostra Cultural do Centro Pedagógico. 1997. (Festival).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06