Lattes UEMG

Andrea Silva Gino

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Especialização em Orientação Educacional (PUC-MG), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, Mestrado em Tecnologia, área de concentração Educação Tecnológica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UEMG e Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FaE/UEMG. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Psicopedagogia. Desenvolve junto as redes públicas e privadas Assessoria Pedagógica e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-Atual. PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM IES MINEIRAS: SABERES, PRATICAS E CONTEXTOS DE FORMACAO
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco de investigação uma das recentes políticas públicas no campo da formação inicial e continuada de professores implementadas em nosso país: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES. Objetiva-se analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. Seus depoimentos serão gravados em áudio e vídeo, e posteriormente transcritos, garantindo-se o anonimato de todos os participantes. As análises se pautarão em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas ?saberes docentes?, ?epistemologia da prática? e ?narrativas autobiográficas?. Assim, por meio da produção de narrativas, em contexto de entrevistas coletivas (grupos focais), pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. De forma articulada, acreditamos que as narrativas produzidas pelos sujeitos participantes da pesquisa podem indiciar e/ou evidenciar os modos como os mesmos percebem o processo formativo vivenciado no contexto do programa. Com isso, este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Andréa Silva Gino - Integrante / Lorene dos Santos - Coordenador / Ev`Angela Batista - Integrante / Olavo Pereira dos Santos - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Admir Soares de Almeida Júnior - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Emanuela Antunes Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos de Sartori - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rodrigues - Integrante / José Ângelo Gariglio - Integrante / Lenir Pimenta Dutra - Integrante / Luciana de Araújo - Integrante / Vânia de Fátima Noronha Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Silva Gino.
    2. 2014-2015. Trabalho colaborativo com Professores que ensinam Matematica na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
      Descrição: Busca conhecer as potencialidades do grupo colaborativo na formação de professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de Belo Horizonte. Utiliza como metodologia a História Oral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Andréa Silva Gino - Coordenador / Roberto Antônio Marques - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Andrea Silva Gino.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. 2º lugar prêmio PAEx 2016, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    2. Classificação 1º lugar - Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos para a carreira de professor da educação superior, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    3. 2º lugar projeto PAEx 2015, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    4. 4ª edição do Prêmio Trienal GEMATEC de Produção Científica, CEFET.. 2014.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    5. 2ª edição do Prêmio Trienal de Produção Científica - GEMATEC, Centro Federal de Educação Tecnológica de minas Gerais - CEFET.. 2008.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    6. 1ª edição do Prêmio Trienal GEMATEC de Produção Científica, CEFET-MG.. 2005.
      Membro: Andréa Silva Gino.
    7. Classificação 1º lugar processo seletivo para professor de ensino superior - disciplina Matemática: conteúdos e metodologias, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 1997.
      Membro: Andréa Silva Gino.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão.O PIBID e suas interfaces com a Pesquisa e a Extensão. 2018. (Seminário).
    2. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do estado de Minas Gerais.Pareceristas de resumos para 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017. (Seminário).
    3. GEMATEC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Outra).
    4. I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG: Colaboração e Internacionalização.Apresentação do Grupo de Pesquisa CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico ? UEMG -. 2017. (Seminário).
    5. Reflexões sobre o Saber Docente.Que professor se quer formar no Brasil de Hoje?. 2017. (Simpósio).
    6. Ciclo de Palestras sobre Formação Docente.Formação Inicial, Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional de Professores. 2016. (Seminário).
    7. 2º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas dos saberes.Mesa de Encerramento do 2º Seminário PIBID/UEMG: Interface dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. (Seminário).
    8. 16ª Seminário de Pesquisa e Extensão.Trabalho Colaborativo com Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede Municipal de belo Horizonte. 2014. (Seminário).
    9. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudesta - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. (Congresso).
    10. Ciclo de Seminários.A integração/produção de saberes de professores que ensinam matemática a partir do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Básica. 2011. (Seminário).
    11. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemáticana Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. (Congresso).
    12. IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).
    13. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Analogias no processo de ensino e aprendizagem: um estudo a partir de textos produzidos por alunos do curso de pedagogia. 2006. (Encontro).
    14. Etnomatemática, modelagem e educação matemática crítica. 2006. (Seminário).
    15. 2ª Semana do Normal Superior da FAME.Fracasso escolar. 2003. (Oficina).
    16. 4ª semana presencial Veredas.Abordagens sobre o fracasso escolar. 2003. (Oficina).
    17. III Encontro de Educação Matemática. 2003. (Seminário).
    18. IV semana Presencial do Veredas - Formação superior de professores.Monografia. 2003. (Oficina).
    19. 2ª semana presencial Veredas.Jogos Matemáticos. 2002. (Oficina).
    20. 3ª semana presencial Veredas.O fracasso escolar. 2002. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. GINO, A. S.; BENFICA, W. A. ; SOUZA, Soraya Fátima de.. 4º Seminário PIBID - RP Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento em Tempos de Resistência?. 2019. Outro
    2. ARAUJO, A. C. ; GINO, A. S.. 1º Encontro de Coordenadores de Polo UAB/UEMG. 2018. Outro
    3. GINO, A. S.; ARAUJO, A. C. ; GONCALVES, M. I. S. M. ; COSTA, E. A. S. ; TEIXEIRA, M. L. ; VIEIRA, G. M. ; SILVA, J. C. M.. Seminário de Educação Matemática. 2018. Outro
    4. GINO, ANDRÉA SILVA; ANDRADE, A. P. ; CARVALHO, I.. 3º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas dos saberes. 2017. Congresso
    5. ANDRADE, Ana Paula; GINO, Andréa Silva ; CARVALHO, Ivana de Oliveira. 3° Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2017. Congresso
    6. ANDRADE, Ana Paula; MUSIAL, Gilvanice B. S. ; GINO, Andréa Silva ; ALEXANDRINHO, Daniela F. L. ; SILVA, Cibele Lauria ; Pamplin, Renata C. O.. 2º Seminário PIBID UEMG: Interfaxes dos Saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. Congresso
    7. MUSIAL, G. B. S. ; GINO, A. S. ; ANDRADE, A. P.. 2ª Seminário PIBID UEMG Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2015. Outro
    8. GINO, A. S.; AUGUSTO, Silvana. 1o Seminário Pensando e Repensando a Educação Infantil. 2004. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Andréa Silva Gino ⇔ Lorene dos Santos (3.0)
      1. SANTOS, Lorene dos; SANTOS, A. ; BARROS, E. A. B. R.. QUEM É O BOM PROFESSOR DE LICENCIATURA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PIBID. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: Edufba, p. 2096-2098, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GINO, A. S. ; SANTOS, Lorene dos ; SARTORI, E. C. V. M.. A identidade do PIBID: a dimensão da autonomia e a constituição de um 'terceiro espaço' de formação. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      3. SANTOS, L. ; ALMEIDA JUNIOR, A. S. ; SANTOS, A. ; GINO, A. S. ; TAVARES, A. G. ; SARTORI, E. C. V. M. ; BEZERRA, E. A. ; BATISTA, E. ; GARIGLIO, J. A. ; ARAUJO, M. J. G. M. ; NORONHA, V. F. A. ; SANTOS, O. P. ; ARAUJO, L. ; RODRIGUES, P. R. S.. Percursos Formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras: saberes, práticas e contextos de formação. 2018. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Andréa Silva Gino ⇔ Ana Laura do Valle Barros Azevedo (1.0)
      1. GINO, ANDRÉA SILVA; BENFICA, W. A.. PIBID e Residência Pedagógica: contribuições para a formação e prática docente. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04