Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Especialização em Orientação Educacional (PUC-MG), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, Mestrado em Tecnologia, área de concentração Educação Tecnológica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UEMG e Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FaE/UEMG. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Psicopedagogia. Desenvolve junto as redes públicas e privadas Assessoria Pedagógica e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)
GOMES, MARIA LAURA MAGALHÃES ; GINO, A. S. ; CARDOSO, S. L. ; ZAIDAN, S.. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 31, p. 305-329, issn: 1982-6621, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, ANDRÉA SILVA; GOMES, MARIA LAURA MAGALHÃES. Professoras dos anos iniciais da educação básica: aproximações e afastamentos em relação à Matemática. Educação (PUCRS. Impresso). v. 37, p. 471-481, issn: 0101-465X, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (3)
GINO, ANDRÉA SILVA; SOUZA, Soraya Fátima de.. Formação de Professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UEMG. Em: Michelle G. Rodrigues; Thiago Torres Costa Pereira. (Org.). Coleção UEMG 30 anos - Experiências de Ensino. 1ªed.Belo Horizonte. : EDUEMG. 2020.v. Vol 1, p. 42-59. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C.. APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência - ANAIS. XIIed.Salvador. Em: . : UFBA. 2019.p. 2120-2122. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, ANDRÉA SILVA. A relação da Universidade com a Escola de Educação Básica na formação docente e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Em: Ana Paula Andrade. (Org.). FORMAÇÃO, DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES. 723ed.Belo Horizonte. : Grupo Editorial Letramento. 2018.p. 24-39. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (11)
GINO, A. S. Formação de Professores, Relação Universidade com a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Em: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, v. V1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, ANDRÉA SILVA. Formação de professores, relação da Universidade com a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Em: Simpósio Internacional Trabalho, p. 76-94, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S.; GOMES, M. L. M.. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Em: XIII Conferência Interamericana de Educalçao Matemática, v. 22ªed, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S. A integração de Saberes na Formação de Professores que Ensinam Matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Em: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudesta - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, v. 10º, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S. A produção de saberes de professores que ensinam matemática a partir do Programa de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica - LASEB. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S.; NAGEM, R. L.. Analogias no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo sobre textos produzidos por alunos do curso de pedagogia. Em: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MACHADO, G. C. ; GINO, A. S. ; MAGELA, G.. Formação continuada e em serviço na perspectiva das representações sociais: um relato de experiência. Em: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (3)
SANTOS, L. ; GINO, A. S. ; SANTOS, A. ; BATISTA, E.. QUEM É O BOM PROFESSOR DE LICENCIATURA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PIBID. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: Edufba, p. 2096-2098, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C.. APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, sALVADOR. Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência - ANAIS. Salvador: EDUFBA, p. 2120-2122, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S.; SARTORI, E. C. V. M. ; SANTOS, L.. A IDENTIDADE DO PIBID: A DIMENSÃO DA AUTONOMIA E A CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência - ANAIS. Salvador: EDUFBA, p. 2120-2122, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (2)
GINO, ANDRÉA SILVA. GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018, 2018, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, L. M. A. ; GINO, A. S.. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAE/UEMG. Em: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016, 2016, Belo Horizonte. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (29)
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C.. APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PRO. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.; SARTORI, E. C. V. M. ; SANTOS, L.. A IDENTIDADE DO PIBID: A DIMENSÃO DA AUTONOMIA E A CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.; ALMEIDA, L. M. ; PAULA, S. E.. Reflexões sobre práticas de ensino de Matemática no Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
GINO, ANDRÉA SILVA; ARAUJO, A. C. ; ALVES, C. K. Q.. GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, ANDRÉA SILVA; ALVES, C. K. Q. ; NASCIMENTO, R. A.. Grupo Colaborativo de Formação de professores em Educação Matemática. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, ANDRÉA SILVA. Formação de professores, relação da universidade com a escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, ANDRÉA SILVA; BENFICA, W. A.. PIBID e Residência Pedagógica: contribuições para a formação e prática docente. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, ANDRÉA SILVA; BENFICA, W. A.. PIBID e Residência Pedagógica. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, ANDRÉA SILVA; BENFICA, W. A.. PIBID e Residência Pedagógica. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. ?O PIBID E SUAS INTERFACES COM A PESQUISA E A EXTENSÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.; MARQUES, Roberto Antônio ; METZ, E. G. S. ; JESUS, A. S. ; SANTOS, J. F.. Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S. Jogos Africanos - A Matemática e a Cultura Africana e Afro Brasileira. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
GINO, A. S. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, ANDRÉA SILVA; Marques, Roberto Antônio. Formação de Professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de Belo Horizonte. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S. Narrativas das professoras que ensinam Matemática. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.; GOMES, M. L. M.. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S. A Integração/Produção de Saberes de Professores que Ensinam Matemática a partir do Programa de Especialização Lato Sensu Docência para a Educa~ção Básica-LASEB. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário
GINO, A. S. A contribuição da perspectiva da reflexão para a integração de saberes na formação docente. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.. Jogos Africanos. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra
GINO, A. S. A produção de saberes de professores que ensinam matemática a partir do Programa de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica - LASEB. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S.. Jogos Africanos. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
GINO, A. S. O uso de analogias e metáforas em cursos de formação de professores. 2007. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. Analogias no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo a partir da produção de textos produzidos por alunos do curso de Pedagogia. 2006. Apresentação de Trabalho/Congresso
GINO, A. S. Analogias no ensino: Obstáculo epistemológico ou opção metodológica valiosa?. 2002. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. Um ensaio sobre o uso de analogias como recurso para a construção do conhecimento. 2002. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. Um estudo sobre a utilização de analogias no processo de ensino e de aprendizagem como instrumento de construção e significação do conhecimento. 2001. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GINO, A. S. Conhecimento: relação entre subjetividade, analogias, metáforas e autoria. 2000. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GINO, A. S. Infância: tempo de exílio?. 1996. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (1)
GINO, A. S.; SOUZA, Soraya Fátima de.. Formação de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UEMG. Belo Horizonte: Editora UEMG. 2020. Revista Coleção 30 Anos [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (13)
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C. ; ALMEIDA, L. M. ; PAULA, S. E. ; GONCALVES, M. I. S. M. ; VIEIRA, G. M. ; COSTA, E. A. S. ; TEIXEIRA, M. L. ; ARAUJO, R. S. ; SILVA, J. C. M. ; MOREIRA, P. R.. Relatório técnico do Projeto Práticas de Ensino em Educação Matemática no Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C. ; ALVES, C. K. Q. ; NASCIMENTO, R. A.. Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ANDRADE, A. P. ; CARVALHO, I.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ALVES, C. K. Q. ; NASCIMENTO, R. A.. Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ANDRADE, A. P. ; CARVALHO, I.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ANDRADE, A. P. ; MUSIAL, G. B. S.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; PINTO, L. M. A.. Relatório técnico do projeto Formação Matemática de Professores da Educação Básica de escolas participantes do PIBID. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; MUSIAL, G. B. S. ; ANDRADE, A. P.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; CANELAS, R. S.. Relatório Final de Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Turma XXIII. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; CANELAS, R. S.. Relatório Final do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; NORONHA, A. C. M. ; LEAL, R. R. S. ; CANELAS, R. S. ; CARVALHO, I.. Reformulação do Projeto do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; CANELAS, R. S.. Relatório Final do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Turma XV. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; MATOS, L. ; NORONHA, A. C. M. ; LEAL, R. R. S. ; CANELAS, R. S. ; CHINCARO, G. J.. Projeto do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 1999. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (13)
SANTOS, L. ; ALMEIDA JUNIOR, A. S. ; SANTOS, A. ; GINO, A. S. ; TAVARES, A. G. ; SARTORI, E. C. V. M. ; BEZERRA, E. A. ; BATISTA, E. ; GARIGLIO, J. A. ; ARAUJO, M. J. G. M. ; NORONHA, V. F. A. ; SANTOS, O. P. ; ARAUJO, L. ; RODRIGUES, P. R. S.. PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM IES MINEIRAS: SABERES, PRÁTICAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO. 2018. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
ANDRADE, A. P. ; GINO, ANDRÉA SILVA ; MUSIAL, G. B. S. ; ALEXANDRINO, D. F. L. ; SILVA, C. L. ; CHAVES, A. M. B. M. ; PAMPLIM, R. C. O.. Anais do 2º Seminário PIBID UEMG. 2016. Editoração/Anais [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ANDRADE, A. P. ; MUSIAL, G. B. S.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UEMG. 2015. Relatório [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; ANDRADE, A. P. ; MUSIAL, G. B. S.. Relatório Anual de Atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UEMG. 2014. Relatório [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; NORONHA, A. C. M. ; LEAL, R. R. S. ; CANELAS, R. S. ; CARVALHO, I.. Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2008. Curso de curta duração ministrado/Especialização [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; MENDONÇA, Augusta Aparecida Neves de ; SILVA, Auro da ; MADEIRA, Cristine Dantas Jorge ; TAVARES, Edmary Aparecida Vieira Silva ; MARQUES, Roberto Antônio. Cadernos de Educação Matemática: Discutindo o Ensino de Geometria. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de matemática [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; SILVA, Auro da ; NUNES, Carmem Terezinha Vieira Angelo ; MADEIRA, Cristine Dantas Jorge ; TAVARES, Edmary Aparecida Vieira Silva ; MARQUES, Roberto Antônio. Cadernos de Educação Matemática: Resolução de problemas Problema ou solução. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino da Matemática [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; SILVA, Auro da ; NUNES, Carmem Terezinha Vieira Angelo ; MADEIRA, Cristine Dantas Jorge ; TAVARES, Edmary Aparecida Vieira Silva ; MARQUES, Roberto Antônio. Cadernos de Educação Matemática: Matemática e Cultura Africana e Afro-brasileira. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino da matemática [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; SILVA, Auro da ; NUNES, Carmem Terezinha Vieira Angelo ; MADEIRA, Cristine Dantas Jorge ; TAVARES, Edmary Aparecida Vieira Silva ; MARQUES, Roberto Antônio. Cadernos de Educação Matemática: Tratamento da Informação. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de matemática [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S.; SILVA, Auro da ; NUNES, Carmem Terezinha Vieira Angelo ; MADEIRA, Cristine Dantas Jorge ; TAVARES, Edmary Aparecida Vieira Silva ; MARQUES, Roberto Antônio. Cadernos de Educação Matemática: E por falar em Tabuada. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Matemática [ busca Google | busca Bing ]
GINO, A. S. A Matemática como parte do Letramento na Juventude no. 2006. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
NORONHA, A. C. M. ; GINO, A. S. ; LEAL, R. R. S. ; CANELAS, R. S. ; CHINCARO, G. J. ; MATOS, L.. Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Intitucional. 1999. Curso de curta duração ministrado/Especialização [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Patrícia Meireles de Carvalho. Simbologia Algébrica: A questão do "X" sob o olhar de estudantes de um curso Pró-Técnico. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . 2015. Supervisor: Andréa Silva Gino.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (10)
Edla Ágta Fernandes. Resolução de Problemas como Intervenção nas Dificuldades Matemáticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC, . 2012. Orientador: Andréa Silva Gino.
Kátia Mendonça Santos Fiuza. A Resolução de Problemas (RP) como Perspectiva Metodológica na Psicopedagogia Clínica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC, . 2012. Orientador: Andréa Silva Gino.
Elizabete Borges; Maria C Silva; Rosely Barbosa; Thaís Meire. Contribuições do Psicopedagogo para melhoria da aprendizagem dos estudantes que apresentam dificuldades no processo escolar na Rede Municipal de Belo Horizonte. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Andréa Silva Gino.
Áurea Ferreira de Oliveira Fonseca e outros. Contribuições da Psicopedagogia para o Programa de Promoção da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Andréa Silva Gino.
Dalma Emediato; Érica Dias; Josiane Catizane Natiele Emedia. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA: um estudo de caso de um menino portador de doença falciforme. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Andréa Silva Gino.
Denise Passos; Elaine F; Gabriela O.; Marisa A; Natália G. A PSICOPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO RECONHECIMENTO DO SUJEITO ENQUANTO SER COGNOSCENTE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Andréa Silva Gino.
Aparecida Cunha; Érika Santiago; Sarah Melo; Tandê Martins. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS EM CASOS DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA ORDEM DO SINTOMA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Andréa Silva Gino.
Amanda Rocha Leite de Matos e outros. Alfabetização na educação Infantil: uma análise psicopedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Andréa Silva Gino.
Janete Sandra de Freitas Costa. O conto como referência no trabalho psicopedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Andréa Silva Gino.
Priscila Carolina dos Santos Lopes; Silmara Rocha Dias. A evolução do desenho infantil sobre uma perspectiva psicopedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Andréa Silva Gino.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Érica Gomes de Souza Metz. Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014. Orientador: Andréa Silva Gino.
Orientações de outra natureza (11)
Luiza Maria de Almeida. Práticas de Ensino de Matemática no Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de apoio e desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia MG. 2019. Orientador: Andréa Silva Gino.
Sara Ezequiel Paula. Práticas de ensino de Matemática no Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Andréa Silva Gino.
Cândido Kamayurá Quintino Alves. PIBID Interdisciplinar UEMG - Cultura Afro-brasileira e Educação. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientadores: Andréa Silva Gino, Aline Choucair Vaz.
Rafaela Aguiar Nascimento. Grupo colaborativo de formação de professores em Educação Matemática. (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de apoio e desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia MG. 2018. Orientador: Andréa Silva Gino.
Leonilde Maria de Araujo Pinto. Projeto de Extensão: A formação Matemática de professores da Educação Básica de escolas participantes do PIBID. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Mi. 2016. Orientador: Andréa Silva Gino.
Élida Sousa Soares Silva. Acompanhamento Pedagógico no Laboratótio de Psicopedagogia da FaE/UEMG. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologoa de MG. 2016. Orientador: Andréa Silva Gino.
Cândido Kamayurá Quintino Alves. Projeto de Extensão: A formação docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.. (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Renato Azeredo. 2015. Orientador: Andréa Silva Gino.
Jamille do Nascimento Silva; Mariana Costa Machado. Possibilidade de Atendimento psicopedagógico em Instituição de Acolhimento de Crianças sob Custódia e em Situação de Vulnerabilidade Social. (Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Andréa Silva Gino.
Joyce Ferreira dos Santos. Projeto de Extensão: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Renato Azeredo. 2014. Orientador: Andréa Silva Gino.
Andreia Souza de Jesus. Projeto de Extensão: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Renato Azeredo. 2014. Orientador: Andréa Silva Gino.
Clarissa Araújo Gontijo; Marcela Soares Rodrigues. Projeto de Extensão: Intervindo na aprendizagem nos processos de construção de conhecimentos de alunos em situação de fracasso escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais. 2009. Orientador: Andréa Silva Gino.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2015-Atual. PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM IES MINEIRAS: SABERES, PRATICAS E CONTEXTOS DE FORMACAO Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco de investigação uma das recentes políticas públicas no campo da formação inicial e continuada de professores implementadas em nosso país: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES. Objetiva-se analisar e compreender percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras, identificando os saberes construídos, aprendizados realizados, desafios enfrentados, especificidades dos contextos de formação e perspectivas de entrada e permanência na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e realização de grupos focais com bolsistas de diferentes IES mineiras participantes do Programa. Seus depoimentos serão gravados em áudio e vídeo, e posteriormente transcritos, garantindo-se o anonimato de todos os participantes. As análises se pautarão em referenciais teóricos do campo da formação e trabalho docente, privilegiando-se as categorias analíticas ?saberes docentes?, ?epistemologia da prática? e ?narrativas autobiográficas?. Assim, por meio da produção de narrativas, em contexto de entrevistas coletivas (grupos focais), pretende-se analisar e compreender como professores em formação, atuando em diferentes contextos, constroem e mobilizam saberes, procurando evidenciar os diálogos entre representações e conhecimentos construídos nas trajetórias de vida e formação, os saberes curriculares e acadêmicos e os saberes oriundos da experiência docente. De forma articulada, acreditamos que as narrativas produzidas pelos sujeitos participantes da pesquisa podem indiciar e/ou evidenciar os modos como os mesmos percebem o processo formativo vivenciado no contexto do programa. Com isso, este estudo pretende contribuir para o avanço das pesquisas sobre formação e trabalho docente e para o aprimoramento de políticas públicas no campo da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Andréa Silva Gino - Integrante / Lorene dos Santos - Coordenador / Ev`Angela Batista - Integrante / Olavo Pereira dos Santos - Integrante / Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo - Integrante / Adriana Gomes Tavares - Integrante / Admir Soares de Almeida Júnior - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Emanuela Antunes Bezerra - Integrante / Elaine Cândida Vieira Marrocos de Sartori - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rodrigues - Integrante / José Ângelo Gariglio - Integrante / Lenir Pimenta Dutra - Integrante / Luciana de Araújo - Integrante / Vânia de Fátima Noronha Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Andrea Silva Gino.
2014-2015. Trabalho colaborativo com Professores que ensinam Matematica na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Descrição: Busca conhecer as potencialidades do grupo colaborativo na formação de professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de Belo Horizonte. Utiliza como metodologia a História Oral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Andréa Silva Gino - Coordenador / Roberto Antônio Marques - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Andrea Silva Gino.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (7)
2º lugar prêmio PAEx 2016, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016. Membro: Andréa Silva Gino.
Classificação 1º lugar - Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos para a carreira de professor da educação superior, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016. Membro: Andréa Silva Gino.
2º lugar projeto PAEx 2015, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015. Membro: Andréa Silva Gino.
4ª edição do Prêmio Trienal GEMATEC de Produção Científica, CEFET.. 2014. Membro: Andréa Silva Gino.
2ª edição do Prêmio Trienal de Produção Científica - GEMATEC, Centro Federal de Educação Tecnológica de minas Gerais - CEFET.. 2008. Membro: Andréa Silva Gino.
1ª edição do Prêmio Trienal GEMATEC de Produção Científica, CEFET-MG.. 2005. Membro: Andréa Silva Gino.
Classificação 1º lugar processo seletivo para professor de ensino superior - disciplina Matemática: conteúdos e metodologias, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 1997. Membro: Andréa Silva Gino.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (20)
20º Seminário de Pesquisa e Extensão.O PIBID e suas interfaces com a Pesquisa e a Extensão. 2018. (Seminário).
19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do estado de Minas Gerais.Pareceristas de resumos para 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017. (Seminário).
GEMATEC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Outra).
I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG: Colaboração e Internacionalização.Apresentação do Grupo de Pesquisa CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico ? UEMG -. 2017. (Seminário).
Reflexões sobre o Saber Docente.Que professor se quer formar no Brasil de Hoje?. 2017. (Simpósio).
Ciclo de Palestras sobre Formação Docente.Formação Inicial, Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional de Professores. 2016. (Seminário).
2º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas dos saberes.Mesa de Encerramento do 2º Seminário PIBID/UEMG: Interface dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. (Seminário).
16ª Seminário de Pesquisa e Extensão.Trabalho Colaborativo com Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede Municipal de belo Horizonte. 2014. (Seminário).
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudesta - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. (Congresso).
Ciclo de Seminários.A integração/produção de saberes de professores que ensinam matemática a partir do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Básica. 2011. (Seminário).
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. A integração de saberes na formação de professores que ensinam matemáticana Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2011. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Analogias no processo de ensino e aprendizagem: um estudo a partir de textos produzidos por alunos do curso de pedagogia. 2006. (Encontro).
Etnomatemática, modelagem e educação matemática crítica. 2006. (Seminário).
2ª Semana do Normal Superior da FAME.Fracasso escolar. 2003. (Oficina).
4ª semana presencial Veredas.Abordagens sobre o fracasso escolar. 2003. (Oficina).
III Encontro de Educação Matemática. 2003. (Seminário).
IV semana Presencial do Veredas - Formação superior de professores.Monografia. 2003. (Oficina).
2ª semana presencial Veredas.Jogos Matemáticos. 2002. (Oficina).
GINO, A. S.; BENFICA, W. A. ; SOUZA, Soraya Fátima de.. 4º Seminário PIBID - RP Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento em Tempos de Resistência?. 2019. Outro
ARAUJO, A. C. ; GINO, A. S.. 1º Encontro de Coordenadores de Polo UAB/UEMG. 2018. Outro
GINO, A. S.; ARAUJO, A. C. ; GONCALVES, M. I. S. M. ; COSTA, E. A. S. ; TEIXEIRA, M. L. ; VIEIRA, G. M. ; SILVA, J. C. M.. Seminário de Educação Matemática. 2018. Outro
GINO, ANDRÉA SILVA; ANDRADE, A. P. ; CARVALHO, I.. 3º Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas dos saberes. 2017. Congresso
ANDRADE, Ana Paula; GINO, Andréa Silva ; CARVALHO, Ivana de Oliveira. 3° Seminário PIBID/UEMG: Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2017. Congresso
ANDRADE, Ana Paula; MUSIAL, Gilvanice B. S. ; GINO, Andréa Silva ; ALEXANDRINHO, Daniela F. L. ; SILVA, Cibele Lauria ; Pamplin, Renata C. O.. 2º Seminário PIBID UEMG: Interfaxes dos Saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 2015. Congresso
MUSIAL, G. B. S. ; GINO, A. S. ; ANDRADE, A. P.. 2ª Seminário PIBID UEMG Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento. 2015. Outro
GINO, A. S.; AUGUSTO, Silvana. 1o Seminário Pensando e Repensando a Educação Infantil. 2004. Outro
SANTOS, Lorene dos; SANTOS, A. ; BARROS, E. A. B. R.. QUEM É O BOM PROFESSOR DE LICENCIATURA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PIBID. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: Edufba, p. 2096-2098, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GINO, A. S. ; SANTOS, Lorene dos ; SARTORI, E. C. V. M.. A identidade do PIBID: a dimensão da autonomia e a constituição de um 'terceiro espaço' de formação. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SANTOS, L. ; ALMEIDA JUNIOR, A. S. ; SANTOS, A. ; GINO, A. S. ; TAVARES, A. G. ; SARTORI, E. C. V. M. ; BEZERRA, E. A. ; BATISTA, E. ; GARIGLIO, J. A. ; ARAUJO, M. J. G. M. ; NORONHA, V. F. A. ; SANTOS, O. P. ; ARAUJO, L. ; RODRIGUES, P. R. S.. Percursos Formativos de estudantes participantes do Pibid em IES mineiras: saberes, práticas e contextos de formação. 2018. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
GINO, ANDRÉA SILVA; BENFICA, W. A.. PIBID e Residência Pedagógica: contribuições para a formação e prática docente. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra