teste-01

Elaine Kendall Santana Silva

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2017/2020). Graduada em Letras (Licenciatura) pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa FUNEDI/UEMG (2000), com especialização em Língua Portuguesa pela UNIFOR ( 2001) e em Educação à distância SENAC/MG( 2009) e mestrado em Língua Portuguesa pela PUCMinas (2006). Membro do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq: Sistêmica, Ambientes e Linguagem (SAL) da Universidade Federal de Santa Maria. Docente na Educação Básica, com experiência na área de Língua Portuguesa, na Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e em escolas da rede estadual e particular. Docente no Ensino Superior nos cursos de licenciatura (Pedagogia e Letras) da UEMG. Coordenadora do Núcleo de Estágio das Licenciaturas da UEMG. Docente na UNA - Unidade de Divinópolis. Membro do Núcleo de Estudos para a Diversidade da UEMG/Divinópolis (2015-2017). Coordenadora do CRPE - Centro de Referência dos Profissionais da Educação de Divinópolis (2011 -2019) com ampla experiência na formação continuada dos profissionais da rede municipal. Coordenadora dos estágios da Rede municipal de ensino de Divinópolis. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5695426463755160 (12/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Divinópolis. Rua Dom Pedro II Vila Cruzeiro 35500096 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293500
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-2019. Estrategias linguisticas na construcao de identidade e nas representacoes sobre a profissao docente: Contribuicoes do Estagio Supervisionado na area de Letras
      Descrição: Este projeto tem como tema a formação de professor na área de Letras e pretende realizar um estudo que envolve questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem do professor de língua que está em formação no curso de Letras da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Divinópolis/MG. Mais especificamente, o estudo proposto, pretende, fundamentado em algumas teorias da linguagem, verificar como se dá a construção da identidade profissional do licenciando em Letras e qual é a concepção de professor de língua que permeia o discurso presente em relatórios e questionários que compõem a pasta de estágio supervisionado. Para isso, pretende também embasar-se, em teorias além das especificamente lingüísticas, que contribuem para a compreensão do objeto de estudo deste trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / Victor Pierre de Sousa Paiva - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    2. 2018-2018. O PIBID DA UEMG/DIVINOPOLIS: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS ALNOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Descrição: Com o objetivo de aprimorar a formação de futuros docentes, a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis - enviou projeto para participar do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência) e fazem parte desse projeto, seis cursos de licenciatura beneficiando mais de 250 bolsistas, dentre eles alunos e professores da universidade, bem como, professores da rede pública de educação básica. Dentre os cursos que possuem sub-projeto do PIBID, está o curso de Pedagogia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / LUIZ FILIPE MOREIRA - Integrante / Otávio André Gomes Santos Custódio - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    3. 2018-2018. ESTRATEGIAS LINGUISTICAS NA CONSTRUCAO DE IDENTIDADE E NAS REPRESENTACOES SOBRE A PROFISSAO DOCENTE: CONTRIBUICOES DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA AREA DE LETRAS
      Descrição: Esse projeto de pesquisa visa investigar, através da análise das estratégias de textualização, como se dá a construção identitária do professor em formação no curso de licenciatura em Letras da cidade de Divinópolis, por meio do Estágio Supervisionado, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários e relatórios de estágio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / LUIZ FILIPE MOREIRA - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    4. 2017-2017. O PIBID SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA EDUCACAO BASICA
      Descrição: Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do sub-projeto de Letras, surgiu a necessidade de uma pesquisa que buscasse analisar e discutir como alunos das escolas públicas participantes deste programa avaliam o seu impacto para a sua formação. Estaria este programa contribuindo para a formação destes alunos? Os alunos do ensino fundamental, participantes do PIBID de Letras, percebem o programa como um diferencial para a sua formação? Em relação às outras atividades escolares, o que pensam esses alunos sobre as ações do PIBID? Que impressões eles têm sobre a atividades realizadas durante as ações do PIBID? Que comparações fazem em relação às outras atividades propostas pela escola?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Francischetto - Integrante / luisa cardoso leal avelar - Integrante / Luiza Capanema Lara - Integrante / Alessandra Fonseca de Morais - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    5. 2017-2017. PIBID E ESTAGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUICOES PARA A FORMACAO IDENTITARIA DOS LICENCIANDOS DA UEMG - CAMPUS DIVINOPOLIS/MG
      Descrição: O objetivo geral desse projeto de pesquisa é investigar, através da análise das estratégias de textualização, como se dá a construção identitária do professor em formação nos cursos de licenciatura da cidade de Divinópolis, através do PIBID e do Estágio Supervisionado, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários e relatórios de estágio. Para isso, será proposta aos alunos a produção de um relatório reflexivo – entendendo-se esse gênero textual como um texto no qual os alunos registram suas expectativas, descobertas e reflexões, realizadas no decorrer do PIBID e do Estágio Supervisionado. É, também, objetivo dessa pesquisa analisar as representações que esse aluno tinha/tem sobre a profissão “professor”, através da análise de respostas dadas aos questionários e se, através das pistas lingüísticas, é possível verificar diferença na construção identitária de bolsistas que vivenciam/vivenciaram o PIBID e de alunos que fazem somente o Estágio Supervisionado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / CORGOSINHO, Rosana Rios - Integrante / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto da Rocha Aamaral - Integrante / luisa cardoso leal avelar - Integrante / Alessandra Fonseca de Morais - Integrante / Maurício José de Faria - Integrante / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Karine Helen Mendes - Integrante / Luna Favarini Gontijo - Integrante / Thaís Cardoso Silva - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
      Descrição: PROINPE - CIEPP nº 16712253-17. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Maurício José de Faria - Integrante / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes - Integrante / Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / Alessandra Fonseca Morais - Integrante / Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Geralda Pinto Ferreira - Integrante / Fernanda Maria Francischetto - Integrante.
      Membro: Mauricio Jose de Faria.
    6. 2017-2017. A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMACAO DE PRE-LEITORES
      Descrição: Projeto com o objetivo de refletir sobre a literatura infantil no processo educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / Flávia Aparecida Soares - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    7. 2016-2017. O ESTAGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUCAO IDENTITARIA DOS ESTAGIARIOS DAS LICENCIATURAS DA UEMG UNIDADE DE DIVINOPOLIS
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar, através da análise das estratégias de textualização, como se dá a construção identitária do professor em formação nos cursos de licenciatura da UEMG/Divinópolis, por meio do Estágio Supervisionado, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de relatórios, baseado nos estudos de Bakhtin (1999),Koch (2000, 2001,2003), Matencio (2003, 2004), Matencio e Silva (2003), dentre outros, que discutem sobre questões relacionadas ao funcionamento da língua(gem).#10;#10;Dessa forma, para entender como se dá a construção identitária desses professores em formação, é preciso que se tenha em mente que tal construção revela um conjunto de representações, de ideias que os sujeitos da pesquisas tinham/têm dessa profissão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / CORGOSINHO, Rosana Rios - Integrante / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto da Rocha Aamaral - Integrante / luisa cardoso leal avelar - Integrante / gabriel bonfim silveira - Integrante / andre luis da silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
      Descrição: O objetivo geral desse projeto de pesquisa é investigar, através da análise das estratégias de textualização, como se dá a construção identitária do professor em formação nos cursos de Letras e de Pedagogia da cidade de Divinópolis, através do Estágio Supervisionado, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Elaine Kendall Santana - Coordenador / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    8. 2016-2016. ESCOLA MUNICIPAL E CIDADE: ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE AS PRATICAS EDUCATIVAS ESCOLARES E OS ESPACOS URBANOS PUBLICOS DE LAZER
      Descrição: Estudo sobre a relação entre as práticas educativas escolares das escolas públicas municipais de Divinópolis- que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental - e os espaços públicos urbanos de lazer .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Integrante / CORGOSINHO, Rosana Rios - Coordenador / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / ana clara da silva oliveira - Integrante / tatiane raissa fonseca - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    9. 2015-2016. CONTRIBUICOES DO PIBID E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMACAO IDENTITARIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINOPOLIS/MG
      Descrição: Análise de questionários e relatórios de alunos que fazem o estágio Supervisionado e o PIBID para observar a contribuição para a construção identitária de alunos do Pedagogia e Letras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / CORGOSINHO, Rosana Rios - Integrante / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Regina Aparecida de Morais - Integrante / luisa cardoso leal avelar - Integrante / gabriel bonfim silveira - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    10. 2015-2015. ESCOLA E CIDADE: ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE AS PRATICAS EDUCATIVAS ESCOLARES E OS ESPACOS URBANOS PUBLICOS DE LAZER
      Descrição: A pesquisa pretende diagnosticar a interpretação e a relação que as escolas públicas estaduais dos anos iniciais do ensino fundamental existentes em Divinópolis estabelecem com os espaços públicos urbanos de lazer e recreação na realização de práticas educativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Integrante / CORGOSINHO, Rosana Rios - Coordenador / Wagner Francis Martiniano de Faria - Integrante / elaine cordeiro araujo - Integrante / thays kauane ferreira - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.
    11. 2014-2014. ESTAGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUICOES PARA A CONSTRUCAO IDENTITARIA DOS ESTAGIARIOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACAO DE DIVINOPOLIS
      Descrição: Análise das estratégias de textualização, de como o Estágio Supervisionado contribui para a construção identitária do professor em formação nos cursos de Letras e Pedagogia, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva dos relatórios, produzidos pelo aluno, bem como através da metodologia da história oral, coletada em entrevistas dos alunos já formados, e, ainda, como se constroem as representações que esse aluno tinha/tem sobre a profissão “professor”, analisadas a partir das respostas dadas aos questionários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elaine Kendall Santana Silva - Coordenador / CORGOSINHO, Rosana Rios - Integrante / FERREIRA, Geralda Pinto - Integrante / Pinto, Thadeu Menezes - Integrante / LIMA, Bárbara Ellen de Souza - Integrante.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Cidades inteligentes categoria Educação - Projeto Minha cidade lê, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.. 2017.
      Membro: Elaine Kendall Santana Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. II TEIAS. Projeto Minha cidade lê. 2019. (Congresso).
    2. 5 Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Formação Docente e construção identitária de licenciandos da UEMG - Unidade Divinópolis/MG. 2017. (Seminário).
    3. 6 Colóquio Internacional sobre Letramento e cultura escrita.Letramento e construção identitária do professor em formação: um olhar sobre os licenciandos da UEMG - Unidade Divinópolis/MG. 2017. (Outra).
    4. V SENEPT.Contribuição do currículo na construção identitária de licenciandos de Letras e Pedagogia. 2017. (Seminário).
    5. CLAFPL - Congresso Latino americano de Formação de Professores de Língua. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG. 2016. (Congresso).
    6. Comissão Julgadora Municipal de Divinópolis da 5 Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Comissão Julgadora Municipal de Divinópolis - 5 edição da Olimpíada da Língua Portuguesa quot;Escrevendo o futuroquot;. 2016. (Olimpíada).
    7. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Repensando o estágio a partir da análise de memoriais. 2016. (Congresso).
    8. Comissão Julgadora Municipal de Divinópolis da 4 Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Comissão Julgadora Municipal de Divinópolis - 4 edição da Olimpíada da Língua Portuguesa quot;Escrevendo o futuroquot;. 2015. (Olimpíada).
    9. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Os desafios da formação docente na contemporaneidade. 2015. (Simpósio).
    10. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Impactos do PIBID nos cursos de Licenciaturas da UEMG-Unidade de Divinópolis. 2015. (Simpósio).
    11. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Construção Identitária de Estagiários de Letras e Pedagogia da UEMG de Divinópolis/MG. 2015. (Encontro).
    12. Movimento Currículo em debate.Movimento Currículo em debate. 2015. (Seminário).
    13. I Seminário do PIBID FUNEDI/UEMG.Coordenador de Mesa Redonda. 2014. (Seminário).
    14. FUNEDI/UEMG.COORDENADORA DO SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS – DATA: 04/10/13. 2013. (Seminário).
    15. FUNEDI/UEMG.COORDENADORA DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS DO ISED (20/09/2013). 2013. (Encontro).
    16. FUNEDI/UEMG. MEMBRO DA EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DO ISED – 15/09/13. 2013. (Exposição).
    17. MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO DO COLETIVO DE EDUCADORES.TRABALHO DESENVOLVIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS-MG – 2012/2013. 2013. (Outra).
    18. MEMBRO DA EQUIPE DE FORMADORES DO CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – CRPE.TRABALHO DESENVOLVIDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS- MG. 2013. (Outra).
    19. MEMBRO DA EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DAS “OFICINAS NAS ESCOLAS”.TRABALHO REALIZADO POR TODOS OS CURSOS DO ISED – (DE ABRIL A OUTUBRO DE 2013). 2013. (Outra).
    20. ORIENTADORA DO PROJETO DE ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL.TRABALHO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS COM ALUNOS DE LETRAS, PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA DO ISED – (DE FEVEREIRO À DEZEMBRO DE 2013). 2013. (Outra).
    21. PROJOVEM URBANO DE DIVINÓPOLIS.FORMADORA DOS EDUCADORES DO PROJOVEM NO PERÍODO (DE JUNHO DE 2012 À DEZEMBRO DE 2013.). 2013. (Outra).
    22. Comissão Julgadora Municipal da 3 edição da Olimpíada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Comissão Julgadora Municipal da 3 edição da Olimpíada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2012. (Olimpíada).
    23. Formação Continuada Minha Cidade Lê - Secretaria Municipal de Educação.Divinópolis - Gêneros que contam uma história - 8horas.. 2011. (Encontro).
    24. FUNDEB/SIOPE e Educação Fiscal.Educação Fiscal - Fontes de Financiamento, Planejamento e Controle Orçamentério da Educação - 8horas.. 2011. (Encontro).
    25. Programa de Ações Articuladas - CENTRESAF/MG, UNDIME/MG..Educação Fiscal - Fontes de Financiamento, Planejamento e Controle Orçamentário da Educação - 08horas/aulas.. 2011. (Encontro).
    26. Superintendência Regional de Ensino.Capacitação CBC Anos Finais do Ensino Fundamental - período da tarde. 2011. (Encontro).
    27. Semana do Serviço Social - Coordenação Serviço Social - FUNEDI/UEMG.Os desafios da atuação profissional do Assistente Social - Palestrante Assistente Social - Consuelo Rodrigues da Silva - 3horas. 2010. (Encontro).
    28. Participação em cursos oferecidos para professores do Ensino Fundamental.Período: total de 404 horas. 2009. (Encontro).
    29. Programa Capacidades - Qualificação em Gestão Municipal. Oficina de Capacitação em Planejamento Municipal - período 27 e 28/10/2009.. 2009. (Congresso).
    30. Coordenadora da Mesa temática - III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.“Educação, Linguagens e Memória” - FUNEDI/UEMG.. 2007. (Seminário).
    31. Apresentação na Terceira oficina do Projeto Temático.Avanços Teóricos e Metodológicos - UNICAMP – IEL – Instituto de Estudos da Linguagem. 2006. (Oficina).
    32. Apresentação no 9º Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. Educação. 2006. (Congresso).
    33. Apresentação no II Simpósio Internacional sobre Práticas de na escola.Letramento e Representação - USP – Universidade de São Paulo. 2006. (Simpósio).
    34. Apresentação no I Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na escola.Letramento e Representação - USP – Universidade de São Paulo. 2005. (Simpósio).
    35. Apresentação no Seminário de Pesquisa e Extensão - Universidade do Estado de Minas Gerais.Apresentação no Seminário de Pesquisa e Extensão. 2005. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M.. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. 2019. Exposição
    2. SILVA, Elaine Kendall Santana. II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS DA UEMG/DIVINÓPOLIS. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SILVA, Elaine Kendall Santana; VASCONCELOS, J.. Concurso Minha cidade lê. 2019. Concurso
    4. SILVA, Elaine Kendall Santana; VASCONCELOS, J.. Formação continuada para professores da Rede Municipal de Divinópolis. 2019. Outro
    5. SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, A. P. M. ; FERREIRA, Geralda Pinto. BASES PEDAGÓGICAS DO TRABALHO DOCENTE. 2019. Exposição
    6. SAITO, F. S.; RODRIGUES, A. C. F. C. ; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, L. M. N. ; PEIXOTO, M. A. S. ; ASSIS, D. S.. VII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UEMG - Unidade Carangola. 2019. Outro
    7. SILVA, E. K. S.. Seminário de Estágio das licenciaturas. 2018. (Outro).. . 0.
    8. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M.. OS MULTILETRAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. 2018. Exposição
    9. FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S.. Semana acadêmica do curso de Letras. 2018. Outro
    10. SILVA, E. K. S.. Letramentos múltiplos: um desafio na educação básica. 2017. (Exposição).. . 0.
    11. SILVA, E. K. S.; MORAIS, A. F. ; FONSECA, A. P. M.. Sarau literário: Alma de Poeta. 2017. Outro
    12. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M.. Falares Brasileiros: a variação que vemos e a variação que esquecemos de ver. 2017. Exposição
    13. SILVA, E. K. S.; NEVES, M. S.. Jornada Pedagógica de Língua Inglesa. 2017. Outro
    14. SILVA, E. K. S.; FERREIRA, Geralda Pinto ; CORGOSINHO, Rosana Rios ; PRADA, Lenir Rosa André. Exposição de Brinquedos Pedagógicos para Educação Infantil. 2016. Exposição
    15. SILVA, E. K. S.; FERREIRA, Geralda Pinto ; CORGOSINHO, Rosana Rios. Exposição de Jogos Pedagógicos para o desenvolvimento da Leitura e da Matemática. 2016. Exposição
    16. SILVA, E. K. S.; FERREIRA, Geralda Pinto ; CORGOSINHO, Rosana Rios. Teatro do Oprimido. 2016. Outro
    17. SILVA, E. K. S.; FERREIRA, Geralda Pinto. Sarau Literário de Poesias dos escritores divinopolitanos. 2015. Outro
    18. SILVA, E. K. S.; FERREIRA, Geralda Pinto ; MORAIS, A. F.. Leitura dramática - um diálogo entre Carlos Drummond de Andrade e Pereira da Viola. 2013. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral (21.0)
      1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Revista Brazilian Journal of Development. v. v. 5, n.10, n. 10, p., p. 19348-19360-19360, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional. Revista Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 19503-19517-19517, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Silva, Elaine Kendall Santana e ; Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA ; Gontijo, Míriam Rabelo. LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UEMG UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: . : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 146-157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. AAMARAL, F. M. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos. Em: VII SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO RELAÇÕES DE TRABALHO, v. VII, p. 139-155, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SILVA, Elaine Kendall Santana; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R.. Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional. Em: VII SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO RELAÇÕES DE TRABALHO, v. 1, p. 1, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; MORAIS, A. F.. LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LICENCIANDOS DA UEMG ? UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE DE FLEXIBILIZAR OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DO SUPERVISOR DE ÁREA SOBRE O PROGRAMA. Em: V SENEPT - V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-18, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. CONTRIBUIÇÃO DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, A. P. M. ; AAMARAL, F. M. F. R.. FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DA UEMG – UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG1. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. AAMARAL, F. M. F. R. ; SILVA, Elaine Kendall Santana ; FERNANDES, A. C. F. R.. A FORMAÇÃO DO DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, p. 1-13, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-11, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R.. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTAGIÁRIOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG DE DIVINÓPOLIS/MG. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO -Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-16, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FRANCISCHETTO, F.. Formação docente e construção identitária de licenciandos da UEMG - Unidade de Divinópolis/MG. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
      19. ROCHA, F. M. F.; FERNANDES, A. C. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; KENDALL, E. ; SILVA, M. A. M. ; PIRES, A. S.. 'OFICINA DO CUIDADOR: FORMAÇÃO DE CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
      20. ROCHA,F.M.F.; FERNANDES, A. C. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; KENDALL, E. ; MATOS, J. O. T.. FUNCIONALIDADE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS-MG. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
      21. Ana Paula Martins Fonseca; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID de Letras como uma possibilidade de flexibilizar os currículos dos cursos de licenciaturas. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Ana Paula Martins Fonseca (19.0)
      1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Revista Brazilian Journal of Development. v. v. 5, n.10, n. 10, p., p. 19348-19360-19360, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional. Revista Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 19503-19517-19517, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. AAMARAL, F. M. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos. Em: VII SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO RELAÇÕES DE TRABALHO, v. VII, p. 139-155, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS. Em: VII Simpósio Internacional Trabalho, v. VII, p. 57-75, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; MORAIS, A. F.. LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LICENCIANDOS DA UEMG ? UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE DE FLEXIBILIZAR OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DO SUPERVISOR DE ÁREA SOBRE O PROGRAMA. Em: V SENEPT - V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-18, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. CONTRIBUIÇÃO DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. FERNANDES, A. C. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; SILVA, V.. A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: percepção dos professores da rede municipal de ensino. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; CORGOSINHO, Rosana Rios ; FERREIRA, Geralda Pinto ; MORAIS, R. A.. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG. Em: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, v. 2, p. 263-277, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana ; FERNANDES, A. C. F. R.. CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO - FUNCIONAL (LSF). Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, A. P. M. ; AAMARAL, F. M. F. R.. FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DA UEMG – UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG1. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-11, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R.. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTAGIÁRIOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG DE DIVINÓPOLIS/MG. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO -Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-16, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. Ana Paula Martins Fonseca; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID de Letras como uma possibilidade de flexibilizar os currículos dos cursos de licenciaturas. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Alessandra Fonseca de Morais (4.0)
      1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Silva, Elaine Kendall Santana e ; Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA ; Gontijo, Míriam Rabelo. LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UEMG UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: . : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 146-157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Míriam Rabelo Gontijo (3.0)
      1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. E. ; GONTIJO, M.R.. “SER PROFESSOR”: COMO LICENCIANDOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS (TRANS) FORMAM E CONSTROEM SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E SEU LETRAMENTO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ José Heleno Ferreira (1.0)
      1. SILVA, E. K. S.; GOMES, H. E. C. ; CORGOSINHO, Rosana Rios. A interdisciplinaridade e a formação de professores: reflexão e prática. Caderno de Estudos Acadêmicos do Curso Normal Superior Funei Uemg. v. 1, p. 07-12, issn: 1808-0545, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Maurício José de Faria (1.0)
      1. SILVA, N. A. ; FARIA, M. J. ; SANTIAGO, P. F. ; SILVA, E. K. S.. O ensino de língua materna: das dificuldades às novas posturas. Professores em formação. v. 1, p. 15-20, issn: 2236-7128, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Elaine Kendall Santana Silva ⇔ Viviane Gontijo Augusto (1.0)
      1. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02